You are on page 1of 6

Anais da 61 Reunio Anual da SBPC - Manaus, AM - Julho/2009

O MAPA ETNO-HISTRICO DE CURT NIMUENDAJU

George de Cerqueira Leite Zarur (FLACSO)

Curt Nimuendaj, como diz Roque Laraia em artigo de 1988, constituiu-se em

uma das poucas entidades mitolgicas da etnologia brasileira.

O que fez de Curt Nimuendaj nosso heri cultural? A resposta que inaugurou um padro de trabalho que se tornaria modelo para geraes de antroplogos brasileiros. Esse paradigma, no qual eu e tantos outros nos formamos, associava intenso trabalho de campo com apaixonado indigenismo. Herbert Baldus o considera, no necrolgio que escreveu para o American Anthropologist, talvez o maior indianista de todos os

tempos. Alfred Metraux, no necrolgio para a Revista da Societ des Americanistes


aponta o carter revolucionrio de sua obra, que nos trouxe uma nova imagem do ndio

brasileiro e mudou nossas noes tradicionais sobre a etnografia sul-americana.


Sempre me impressionou a rejeio de Nimuendaj aos brasileiros do interior. Por isso perguntei a pessoas que o conheceram, como Herbert Baldus, Dona Heloisa Alberto Torres, Eduardo Galvo e Orlando Villas- Boas, a razo dessa atitude. Tinha a ver, naturalmente, com justificado sentimento frente aos que desejavam assassinar os ndios, escraviz-los e tomar suas terras. Esta era uma de suas motivaes, mas havia, tambm, uma espcie de desprezo cultural, uma vez, que valorizava os ndios puros, pois percebia as populaes caboclas como culturalmente inferiores, como ndios decadentes. Comparar para melhor e pior culturas diferentes algo a ser realizado com multiplicadas ressalvas metodolgicas, mas no resta dvida quanto s melhores condies materiais de vida de ndios que mantm o controle de seus territrios tradicionais e dos recursos naturais neles existentes. Pessoas exploradas nos seringais, por exemplo, esto em piores condies de vida do que as de ndios que produzem para o seu prprio sustento.

A prpria vinda de Nimuendaj para o Brasil, com o presumvel objetivo de conhecer os ndios, manifesta a caracterstica feio romntica da cultura alem de ento, que valorizava as pessoas simples, o folclore campons, e as lendas antigas, em uma

tradio, que chega at Wagner. O ambiente cultural amplo em que se formou, mesmo fora dos muros acadmicos, deve ter contribudo para a excelncia de seu trabalho, pois Nimuendaj era um autor sensvel a problemas importantes e, por vezes, bastante sofisticado.

Outro fator a explicar a excelncia da obra Nimuendaj foi o tempo que permaneceu no campo. Embora intermediasse perodos de campo mais longos ou curtos, o fato que com os guarani de So Paulo permaneceu por dois anos. Seu trabalho A Lenda da Criao e Destruio do Mundo na Religio dos Apopokuva-Guarani foi considerado por Egon Schaden como obra monumental. Metraux, no obiturio de Nimuendaj que escreveu para a Societ des Amricanistes (1950) a considera uma obra

clssica. Herbert Baldus (1946) a classifica como uma de suas publicaes mais importantes.
Este seu estudo foi publicado em 1915, tempo em que no tinha qualquer contato com Erland Nordeskild ou com Robert Lowie, com quem posteriormente estaria associado. Melatti (1985, 10) contesta que Nimuendaj estivesse guiado pela mo de

Lowie, pois quando do trabalho de campo entre os J centrais, antes de seu contato com
Robert Lowie, demonstrava j estar interessado em questes sobre as quais publicaria em conjunto com esse antroplogo norte-americano.

Longos perodos de campo propiciam um conhecimento nico da cultura e da sociedade indgenas adquirido de duas maneiras: primeiro, devido ao conhecimento da lngua da populao estudada; segundo, por induzir a uma atitude que respeita os ndios como seres humanos e valoriza sua cultura. Essa atitude posicionava Nimuendaj como aprendiz de um conhecimento que considerava valioso. No tinha formao universitria, mas aprendeu com os prprios ndios, seguindo a metodologia que distingue a antropologia das demais cincias sociais. Essa humildade frente cultura indgena marca a melhor etnologia.

Alm da sua importncia para a etnologia brasileira e para o indigenismo, a publicao do Mapa de Nimuendaj representava uma forma de homenagear seu lendrio

autor. Da o interesse recorrente de geraes de antroplogos, na publicao de seu mapa, sua obra mais original. Tive a felicidade de conseguir reunir os meios necessrios para publicar seu Mapa em 1981.

Um pequeno volume acompanha a obra publicada. Inclui, de autoria de Curt Nimuendaj, suas Observaes sobre o mapa, alm do ndice de Tribos, do ndice

Bibliogrfico e do ndice dos Autores. Compreende, ainda, cinco artigos, um de autoria


do gegrafo Virglio Correa Filho; outro de autoria do antroplogo Luiz de Castro Faria; um terceiro de autoria do Cartgrafo do IBGE Rodolpho Pinto Barbosa; artigo de autoria das lingistas Charlotte Emmerich e Yonne Leite; e outro de minha autoria.

O mapa de Nimuendaj consiste em um gigantesco banco de dados sobre a distribuio no espao e no tempo das tribos indgenas brasileiras. um grande testemunho do estado da arte da etnologia de seu tempo. Foi artesanalmente elaborado com os recursos da poca, o desenho a nanquim. Rene, em sua ltima verso, praticamente toda a literatura ento disponvel para a identificao do nome das tribos indgenas brasileiras atuais e extintas, conhecidas at a data sua elaborao, sua classificao lingstica, sua localizao atual, sua localizao histrica e, em muitos casos o sentido de suas migraes.

Embora a publicao de 1981, fosse baseada no mapa de propriedade do Museu Nacional elaborado em 1944, Nimuendaj desenhou trs mapas. O primeiro foi concludo em 1942 para o Handbook of South American Indians. Como demonstram Emmerich e Leite em seu artigo que acompanha a publicao do Mapa em 1981, foi considerado demasiado grande e com insuperveis problemas grficos para sua publicao devido ao excesso de cores usadas na classificao lingistica. Houve uma simplificao, na qual, embora reconhecido o valor do trabalho, sacrificaram-se aspectos importantes. Fascinados pela obra apresentada ao Handbook, diretores de diferentes instituies brasileiras a encomendaram a Nimuendaj. A segunda verso do mapa foi elaborada em 1943, por encomenda de Carlos Estevo de Olivdeira, Diretor do Museu Paraense, hoje, Museu Paraense Emlio Goeldi. Segundo Nunes Pereira (1946, pg., 30) havia, ainda, uma

verso em propores menores desenhado a pedido de Jos Maria da Gama Malcher, Inspetor de ndios do Par. Esta ltima verso, cujo destino se desconhece, mas que pode ter sido destruda no incndio do SPI de 1968, segundo a mesma fonte foi realizada com o apoio do cartgrafo Mayr Fortuna da Comisso de Limites. A terceira verso de 1944 foi encaminhada ao Museu Nacional, a pedido de sua Diretora, D. Heloisa Alberto Torres. Esta ltima verso a mais completa. Compreende 1400 nomes tribais e 972 referncias bibliogrficas. Foi como se as verses anteriores, com menor nmero de referncias, representassem um ensaio para uma aproximao mais precisa do retrato dos ndios brasileiros apresentado pelo Mapa.

Nimuendaj afastou-se das aldeias indgenas para elaborar seus mapas aps encontrar problemas para obter autorizao para se deslocar ao campo, devido ao fato de ter nascido na Alemanha, pas com o qual o Brasil estava em guerra e, ainda, devido a problemas de sade.

Segundo Emmerich e Leite (op.cit.), D. Heloisa Alberto Torres, na condio de Diretora do Museu Nacional fez repetidas tentativas para publicar o mapa, sempre esbarrando nas mesmas dificuldades grficas que levaram ao empobrecimento de sua publicao pelo Handbook of South American Indians. Ainda, segundo essas autoras, em 1964, Roberto Cardoso de Oliveira, ento Chefe da Diviso de Antropologia do Museu Nacional mandou redesenhar o mapa, com o objetivo de divulg-lo.

O crdito pela publicao do Mapa foi-me generosamente concedido por Castro Faria em seu artigo sobre Nimuendaj no livreto que o acompanha e por Roque Laraia em seu artigo A Morte e as Mortes de Curt Nimuendaj". O reconhecimento de meus professores e colegas bem mais valioso e gratificante do o que poderia ter sido concedido pelos Presidentes do IBGE e da Fundao Pr-Memria nos textos autolaudatrios que escreveram para a publicao.

Por indicao do Professor Roberto Cardoso de Oliveira, aceitei, em 1975, a posio de Diretor da FUNAI, na qual permaneci at 1976. Em pleno processo de abertura poltica do governo Geisel, o ento Presidente da FUNAI, General Ismarth Arajo Oliveira,

comprometido com esse projeto, procurava um antroplogo para esse cargo. Minha primeira providncia, ao ocupar o gabinete que me foi designado, foi a de por uma fotografia de Nimuendaj em local de destaque.

Colegas antroplogos insistiram para que o mapa fosse publicado. De fato, alm de seu interesse acadmico, o mapa de Nimuendaj representava ento e representa hoje, importante arma para a defesa das terras indgenas. Todas as constituies brasileiras, desde 1934, garantem o direito indgena s terras que ocupam. Mesmo sem fazer referncia explcita tese da imemorialidade, a demonstrao da permanncia histrica dos ndios no local em que se encontram, consiste em argumento jurdico essencial para a garantia de seu direito terra.

Sa da Funai em 1976, quando fui convidado para trabalhar no antigo Centro Nacional de Referncia Cultural - CNRC, que viria a dar origem atual Fundao PrMemria. O CNRC, onde assumi a funo de Coordenador de Cincias Humanas e Sociais, era um rgo de proteo do patrimnio cultural. A preservao, proteo e publicao de documentos importantes para a memria nacional eram alguns de seus objetivos.

Aps ganhar o apoio do CNRC, estive no Museu Nacional, onde vi o Mapa e conversei com Luiz de Castro Faria, meu professor no mestrado no Museu Nacional, e com minhas colegas e amigas, as lingistas Charlotte Emmerich e Yone Leite. No IBGE, inicialmente, entrei em contato com o Speridio Faissol, Superintendente de Indicadores Sociais do rgo, um cientista puro sangue considerado o lder da geografia quantitativa no Brasil. Faissol, meu grande amigo e meu tio, colocou-me em contacto com Rodolpho Barbosa que, ento, chefiava um setor na rea de cartografia do IBGE.

Aps obter o apoio de meus colegas antroplogos e lingistas e de tcnicos e pesquisadores do IBGE, restava fechar politicamente a publicao, o que consegui aps costurar uma reunio do Presidente da Fundao Pr-Memria com o Presidente do IBGE.

Em 1979, aps muito trabalho, viagens, reunies e encontros, o trabalho j estava praticamente pronto. Consegui o mapa do Museu Goeldi para que fosse cotejado com o do Museu Nacional. Escrevi uma introduo para a publicao, que explorava sua importncia para o indigenismo, mas resolvi evitar esse assunto. Era to feroz a luta travada em torno das terras indgenas, que apregoar a importncia do Mapa para sua defesa poderia impedir a publicao. Era mais sensato enfatizar seus aspectos acadmicos e artsticos, seu perfil de patrimnio cultural, e ocultar sua funo poltica de instrumento de defesa dos territrios indgenas, exatamente para que, uma vez publicado, pudesse exerc-la. Portanto, em manobra diversionista, concentrei-me na avaliao do impacto da publicao para o problema do peso do meio ambiente versus o da cultura tradicional, no texto que, acreditava, seria a apresentao da publicao. Essa introduo, aps meu afastamento do CNRC, transformou-se em captulo do livro que acompanha a obra e foi substituda por textos oficiais dos Presidentes do IBGE e da Fundao PrMemria.

Este a histria da publicao do Mapa Etno-histrico de Nimuendaj. um registro da cultura, da sociedade e da antropologia brasileira de um tempo que passou. Pode ser de interesse confront-la com os sistemas atuais de publicao de obras acadmicas, mais profissionais e impessoais do que na poca de Nimuendaj e do tempo em que trabalhei para a publicao de seu Mapa.

You might also like