You are on page 1of 13

Texto I Conhea a Profisso de Tcnico em Segurana do Trabalho

O profissional Tcnico em Segurana do Trabalho um dos mais requisitados hoje em dia. O Brasil sempre teve altos ndices de acidentes no trabalho. H uma lei especfica na rea de Segurana, a NR 4, que exige a presena deste profissional em seu quadro funcional na maioria das empresas com 100 ou mais funcionrios. O Tcnico em Segurana do Trabalho atua na eliminao, controle e reduo de acidentes de trabalho, orientando empregador e empregados sobre riscos, atividades e ambientes perigosos ou que causam danos a sade. Ele colabora com treinamentos, campanhas e outras atividades de sensibilizao para a preveno, como o uso adequado de equipamentos de proteo individual (capacete, botas, cintos de segurana etc). Em caso de acidentes, deve investigar a causa, apontando o motivo e meios de preveno.

Moral e tica: Os termos possuem origem etimolgica distinta. A palavra tica vem do Grego ethos que significa modo de ser ou carter. J a palavra moral tem origem no termo latino morales que significa relativo aos costumes. Moral significa algo relativo aos costumes, portanto, um conjunto de normas, prescries e valores que regulamentam o comportamento dos indivduos em sociedade. Ou seja, so os limites que o homem estabelece para si nas suas aes e intervenes na realidade e na convivncia na sociedade, ou seja so os costumes, regras, tabus e convenes estabelecidas por cada sociedade. Portanto moral so normas sociais, ou seja, um conjunto de condutas prestabelecido por uma sociedade, e que so consideradas corretas PELO GRUPO, e no por um nico indivduo. Por exemplo: Ter um nico companheiro(a) num casamento um valor moral pr-estabelecido pela nossa sociedade e que pode mudar em outras sociedades. H pases em q a poligamia algo normal. tica um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relao aos outros homens na sociedade em que vive. So normas individuais, ou seja, um conjunto de condutas tomadas por uma pessoa sem

que necessitem de leis para isso, ela segue essas normas pelo simples fato de SABER que elas so CORRETAS. Por exemplo: Algum deixa cair alguma coisa no cho sem perceber, voc, v, pega o que caiu no cho e vai atrs da pessoa para devolver. ESSA UMA CONDUTA TICA PARA. Voc fez isso porque achava ser uma atitude correta. tica = Convices pessoais; atitude pessoal; Moral = Regras impostas pela sociedade; Segundo o Professor Mario Sergio Cortella filosofo contemporneo, tica o conjunto de valores e princpios que usamos para decidir as 3 grandes questes da vida que so: quero- devo- posso isto. Tem coisa que eu quero mais no devo. Tem coisa que eu devo mais no posso. Tem coisa que eu posso mais no quero.

tica conjunto de valores que eu uso para definir

tica um principio: ex: no pegar o q no me pertence Moral pratica da tica - roubar ou no Qual a importncia da tica e da Moral? O mundo da moral e da tica se faz importante pelo fato de no poder existir vida em sociedade sem que haja regras e normas de conduta da vida social. Isso quer dizer que onde quer que vivam dois ou mais seres humanos prximos uns dos outros, necessariamente havero normas e regras a serem seguidas por ambos. No possvel, em se falando em vida social, se viver sem freios morais e podendo fazer tudo que se quer. Vale ressaltar que as leis e normas jurdicas so elaboradas tomando por referncia (base) as normas e regras morais. Alm de que, sem a existncia da moral e da tica, a vida numa sociedade regulada apenas por leis jurdicas acabaria por praticarem excessos e injustias de poucos em relao a muitos.

Portanto a moral e a tica servem tambm de freio para os excessos sociais. Ambas permitem que os seres humanos ajam de modo razoado e consciente, livre e responsvel. O que tica profissional? tica profissional o conjunto de normas morais pelas quais um indivduo deve orientar seu comportamento profissional. A tica importante em todas as profisses, e para todo ser humano, para que todos possam viver bem em sociedade. Todos os cdigos de tica profissional, trazem em seu texto a maioria dos seguintes princpios: honestidade no trabalho, lealdade na empresa, alto nvel de rendimento, respeito a dignidade humana, segredo profissional, observao das normas administrativas da empresa e muitos outros. O Cdigo de tica um instrumento criado para orientar o desempenho das empresas em suas aes e na interao com seus pblicos. Para um envolvimento maior, importante que a empresa faa um cdigo de tica bem objetivo, para facilitar a compreenso dos seus funcionrios. Alm das empresas, a maioria das profisses possuem seu prprio Cdigo de tica, principalmente em reas da sade onde envolve muitas questes ticas como vida, morte, que o caso de mdicos, enfermeiros, psiclogos tcnicos em segurana do trabalho e etc.

A TICA PROFISSIONAL E O TCNICO EM SEGURANA DO TRABALHO


O que tica profissional? o conjunto de princpios morais que se deve seguir no exerccio de uma profisso. Assim como em muitas profisses, o TST est sempre envolvido com a tica

profissional. Muitas vezes ele se v em situaes onde, falar ou no falar sobre algo, questo de sobrevivncia at para a empresa. Em outras oportunidades a tica aparece entre os prprios profissionais.

TICA PROFISSIONAL PARA COM A EMPRESA (TAMBM CHAMADA DE TICA CORPORATIVA) Aqui aparece a questo em que o profissional se envolve em assuntos relacionados empresa. Vejamos um exemplo:

Voc o TST que elabora os PPP's da empresa e recebe um pedido sigiloso para fazer um PPP (Perfil Profissiogrfico Previdencirio) de um funcionrio. fcil imaginar que a empresa est pensando em demitir o tal funcionrio. Acontece que voc v o nome e descobre que um amigo seu. Voc contaria para ele ou no? bvio que a tica lhe diz para no comentar nada com ningum, mesmo sendo ele seu melhor amigo. Isso tica para com a empresa. Em contrapartida, ser tico para com a empresa no significa concordar com o que ela faz de errado. At porque, em se tratando de preveno de acidentes, voc tambm poder ser penalizado futuramente pela negligncia da empresa. No se esquea que voc est l para aplicar a legislao. Se voc deixar de aplicar as normas porque a empresa est te pressionando, isso no tica para com a empresa - isso negligncia.

TICA PROFISSIONAL PARA COM O COLEGA DE PROFISSO (TAMBM CHAMADA DE TICA PESSOAL) claro que ningum perfeito e pode cometer erros, porm isso deve ser discutido com o grupo para tentar alinhar o trabalho do Departamento de segurana e no ficar trocando picuinhas pr l e pr c. Em alguns casos especiais, onde o colega parece estar desinteressado, bom que se converse em particular para tentar descobrir o que est acontecendo e juntos arranjar uma soluo. bom lembrar que, ser tico com o colega no carreg-lo nas costas. Cada um tem que fazer a sua parte para que ningum fique sobrecarregado. Para isso o chefe do departamento tem que avaliar seus subordinados e ver se algum est deixando a desejar antes que a situao saia fora do controle. Pode ser que algum esteja desmotivado e at pensando em sair da empresa. Neste caso melhor, eticamente falando, que voc chegue at o chefe e exponha seu descontentamento, mas nunca prejudique seus colegas de trabalho.
Quais so os elementos da tica? Sigilo a capacidade de guardar informaes importantes, sejam pessoais e/ou profissionais. Mantenha discrio sempre em relao a assuntos que no lhe dizem respeito, no fazendo perguntas e comentrios desnecessrios.

Confidencialidade a capacidade de identificar informaes sigilosas e mant-las em segredo para o bem comum do trabalho e da organizao. Honestidade a capacidade de mostrar a sinceridade, a confiana e a decncia. ter responsabilidade. Por exemplo, no tomar posse de objetos que pertencem a outros colegas e/ou empresa e no se ausentar no horrio de trabalho. Princpios ticos Seja educado e corts com todos os funcionrios da empresa. No utilize recursos da empresa para benefcio prprio. Seja discreto no exerccio de sua profisso. Siga as normas administrativas. Seja respeitoso com seus superiores hierrquicos e colegas de trabalho. Se vista de forma adequada ao ambiente de trabalho. No utilize trfico de influncia para conseguir a benevolncia (boa vontade) do chefe. No seja egosta na transmisso de experincias e conhecimentos aos colegas de Trabalho. No se oponha a colaborar com determinado trabalho que lhe seja solicitado. No se utilize de informaes e influncias para conseguir vantagens pessoais. No estimule a discrdia no ambiente de trabalho. Ao usar uniforme, no modifique o modelo original. Eis alguns hbitos do profissional tico: Saber dar valor as aes de seus companheiros e chefes; No hesitar em assumir as responsabilidades de suas aes. Se cometer um erro, assuma -o, tente consert-lo e no o cometa de novo; No se envolver em mentiras e fofocas no ambiente de trabalho; Saber separar as informaes pessoais dos profissionais; Ser sigiloso e discreto.

CONCLUSO A tica profissional para os TST est presente no dia a dia. Tomar as decises certas pode fazer muita diferena, tanto para voc como para a empresa. Ser tico saber falar e calar na hora certa. saber o que falar e para quem falar. Ser tico para com a empresa fazer o que ela pede, sem negligenciar a sua condio de prevencionista. Ser tico para com o colega respeitar as limitaes profissionais e culturais de cada um e sempre tentar ajudar. fazer crticas construtivas. ser emptico. ser amigo mesmo que as diferenas existam, pois apesar de sermos diferentes tambm podemos ser muito parecidos em diversos aspectos. Portanto, ser tico reconhecer que somos seres humanos e como tal, sujeito a erros.

"Na antiguidade, todos os filsofos entendiam a tica como o estudo dos meios de se alcanar a felicidade (eudaimonia) e investigar o que significa felicidade." Ento, se voc tico, possivelmente uma pessoa feliz! A CONDUTA DO TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO A conduta do Tcnico em Segurana do Trabalho TST registrado no Estado de So Paulo regulada pelo Cdigo de tica elaborado pelos integrantes da Cmara de tica do Conselho Regional dos Tcnicos de Segurana do Trabalho do Estado de So Paulo. O profissional da rea deve alm de respeitar tal norma, zelar por seu cumprimento, garantindo uma convivncia harmnica e tica entre seus pares. Seu desconhecimento no justificativa para o descumprimento, tanto porque obrigao primeira do profissional conhecer as regras que disciplinam sua atividade, quanto porque o documento legaliza apenas condutas moralmente corretas. Nada h na norma tica alm das atitudes que se espera de um bom profissional e um bom cidado, de modo que basta agir naturalmente com tica, moral e responsabilidade para se enquadrar dentro das regras do Cdigo. No h mistrio, no h segredo, no h dificuldade em cumpri-lo, basta ser um cidado tico.

Introduo ao Cdigo de tica Tcnico de Segurana do Trabalho.


Considerando : a intensificao do relacionamento do profissional na rea da Segurana do Trabalho, sendo imperativo para a disciplina profissional, resolve adotar o Cdigo de tica do Tcnico de Segurana do Trabalho, elaborado pelos integrantes da cmara tica do Tcnico de Segurana do Trabalho do Estado de So Paulo, na forma prevista na letra N do artigo 27 da Lei N5 de 24 de Dezembro de 1966.

Resolve: Art.01- fica aprovado o anexo Cdigo de tica Profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho no Estado de So Paulo. Art.02 a presente resoluo entra em vigor na data de sua aprovao.

Art.03 revogam-se as disposies em contrrio.

Tcnico de Segurana do Trabalho Armando Henrique Presidente

Cdigo de tica Profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho.


CAPITULO I DA ATIVIDADE PROFISSIONAL Art.04 As funes, quando no exerccio profissional do Tcnico de Segurana do Trabalho, so definidas pela portaria 3.275 de 21 de Setembro de 1989, no sendo permitido o desvio desta;

CAPITULO II DO PROFISSIONAL Art.05 Exercer o trabalho profissional com competncia, zelo, lealdade e honestidade, observando as prescries legais e regulamentares da profisso e resguardando os interesses dos trabalhadores conforme Portaria 3.214 e suas Nrs.. Art.06 Acompanhar a legislao que rege o exerccio profissional da Segurana do Trabalho, visando a cumpri-la corretamente e colaborar para sua atualizao e aperfeioamento. Art.07 O Tcnico de Segurana do Trabalho poder delegar parcialmente a execuo dos servios a seu cargo a um colega de menor experincia, mantendo-os sempre sob sua responsabilidade tcnica. Art.08 Considerar a profisso como alto ttulo de honra e no praticar nem permitir a prtica de atos que comprometam a sua dignidade; Art.09 Cooperar para o progresso da profisso, mediante o intercmbio de informaes sobre os seus conhecimentos e contribuio de trabalho s associaes de classe e a colegas de profisso;

Art.10 Colaborar com os rgos incumbidos da aplicao da Lei de regulamentao do exerccio profissional e promover, pelo seu voto nas entidades de classe, a melhor composio daqueles rgos; Art.11 O esprito de solidariedade, mesmo na condio de empregado, no induz nem justifica a participao ou conivncia com o erro ou com os atos infrngentes de normas tcnicas que regem o exerccio da profisso.

CAPITULO III DOS DEVERES Art.12 Guardar sigilo sobre o que souber em razo do exerccio profissional lcito, inclusive no mbito do servio publico, ressalvado os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas o Conselho Regional dos Tcnicos de Segurana do Trabalho. Art.13 Se substitudo em suas funes, informar ao substituto todos os fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilit-lo para o bom desempenho das funes a serem exercidas. Art.14 Abster-se de interpretaes tendenciosas sobre a matria que constitui objeto de percia, mantendo absoluta independncia moral e tcnica na elaborao de Programas Prevencionistas de Segurana e Sade no Trabalho. Art.15 Considerar e zelar com imparcialidade o pensamento exposto em tarefas e trabalhos submetidos a sua apreciao. Art.16 Abster-se de dar parecer ou emitir opinio sem estar suficientemente informado e munido de documentos. Art.17 Atender Fiscalizao do Conselho Regional de Segurana do Trabalho no sentido de colocar disposio deste, sempre que solicitados, papis de trabalho, relatrios e outros documentos que deram origem e orientaram a execuo do seu trabalho. Art.18 Os deveres do Tcnico de Segurana do Trabalho compreendem, alm da defesa do interesse que lhe confiado, o zelo do prestgio de sua classe e o aperfeioamento da tcnica de trabalho. Art.19 Manter-se regularizado com suas obrigaes financeiras com o Conselho Regional dos Tcnicos de Segurana do Trabalho do Estado de So Paulo. Art.20 Comunicar ao Conselho Regional dos Tcnicos de Segurana do Trabalho fatos que envolvam recusa ou demisso de cargo, funo ou emprego, motivados pela necessidade do profissional em preservar os Postulados, ticos e legais da profisso.

CAPITULO IV DA CONDUTA Art.21 Zelar pela prpria reputao, mesmo fora do exerccio profissional; Art.22 No contribuir para que sejam nomeadas pessoas que no tenham habilitao profissional para cargos rigorosamente tcnicos. Art.23 Na qualidade de consultor ou rbitro independente, agir com absoluta imparcialidade e no levar em conta nenhuma considerao de ordem pessoal. Art.24 Considerar como confidencial toda informao tcnica,financeira ou de outra natureza, que obtenha sobre os interesses dos empregados ou empregadores. Art.25 Assegurar ao Trabalhador e ao Empregador um trabalho tcnico livre de danos decorrentes de impercia, negligncia ou imprudncia.

CAPITULO V DOS COLEGAS Art.26 A conduta do Tcnico com os demais profissionais em exerccio na rea de segurana e sade no trabalho devem basear-se no respeito mtuo, na liberdade e independncia profissional de cada um, buscando sempre o interesse comum e o bem estar da categoria. Art.27 Deve ter , para com os colegas apreo, respeito, considerao e solidariedade, sem todavia, eximir-se de denunciar atos que contrariem os postulados ticos Comisso de tica da instituio em que exerce seu trabalho profissional e, se necessrio, ao Conselho Regional dos Tcnicos de Segurana do Trabalho. Art.28 Abster-se da aceitao de encargo profissional em substituio a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profisso ou da classe, desde que permanea as mesmas condies que ditaram o referido procedimento. Art.29 - No tomar como seus ou desqualificar os trabalhos, iniciativas ou solues encontradas por colegas, sem a necessria citao ou autorizao expressa. Art.30 No prejudicar legtimos interesses ou praticar de maneira falsa ou maliciosa, direta ou indiretamente, a reputao, a situao ou a atividade de um colega.

CAPITULO VI DAS PROIBIES Art.31 vedado ao Tcnico de Segurana do Trabalho: anunciar, em qualquer modalidade ou veculo de comunicao, contedo que resulte na diminuio do colega, da Organizao ou da classe. Art.32 Assumir, direta ou indiretamente, servio de qualquer natureza, com prejuzo moral ou despretgio para a classe. Art.33 Auferir qualquer provento em funo do exerccio profissional que no decorra exclusivamente de sua prtica lcita ou servios no prestados. Art.34 Assinar documentos ou peas elaborados por outrem, alheios sua orientao, superviso e ficalizao. Art.35 -Exercer a profisso, quando impedido, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exerccio aos no habilitados ou impedidos. Art.36 Aconselhar o trabalhador ou o empregador contra disposies expressas em lei ou contra os Princpios Fundamentais e as Normas Brasileiras de Segurana e Sade do Trabalho. Art.37 Revelar assuntos confidenciais por empregados ou empregador para acordo ou transao que,comprovadamente, tenha tido conhecimento. Art.38 Iludir ou tentar a boa f do empregado, empregador ou terceiros, alterando ou deturpando o exato teor de documentos, bem como fornecendo falsas informaes ou elaborando peas inidneas. Art.39 Elaborar demonstraes na profisso sem observncia dos Princpios Fundamentais e das Normas editadas pelo Conselho Estadual do Tcnico de Segurana do Trabalho. Art.40 Deixar de atender as notificaes para esclarecimento fiscalizao ou intimaes para instruo de processos. Art.41 Praticar qualquer ato ou concorrncia desleal que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legtimos interesses de outros profissionais. Art.42 Se expressar publicamente sobre assuntos tcnicos sem estar devidamente capacitado para tal e, quando solicitado a emitir sua opinio, somente faz-lo com conhecimento da finalidade da solicitao e se em beneficio da coletividade. Art.43 Determinar a execuo de atos contrrios ao Cdigo de tica dos profissionais que regulamenta o exerccio da profisso. Art.44 Usar de qualquer mecanismo de presso ou suborno com pessoas fsicas e jurdicas para conseguir qualquer tipo de vantagem.

Art.45 Utilizar de forma abusiva o poder que lhe confere a posio ou cargo para impor ordens, opinies, inferiorizar as pessoas e/ou dificultar o Exerccio Profissional.

CAPITULO VII DA CLASSE Art.46 Acatar as resolues votadas pela classe, inclusive quanto a honorrios profissionais. Art.47 Prestigiar as atividades de classe contribuindo, sempre que solicitado, para o sucesso de suas iniciativas em proveito da profisso, dos profissionais e da coletividade.

CAPITULO VIII DOS DIREITOS Art.48 Representar perante os rgos competentes as irregularidades comprovadamente ocorridas na administrao de entidade da classe. Art.49 Recorrer ao Conselho Regional dos Tcnicos de Segurana Trabalho do Estado de So Paulo quando impedido de cumprir o presente cdigo e as leis do exerccio profissional. Art.50 Renunciar as funes que exerce logo que se positive falta de confiana por parte do empregador, a quem dever notificar com 30 dias de antecedncia, zelando, contudo, para que os interesses dos mesmos no sejam prejudicados, evitando declaraes pblicas sobre os motivos da renncia. Art.51 O Tcnico de Segurana do Trabalho poder publicar relatrio, parecer ou trabalho tcnico profissional, assinado sob sua responsabilidade. Art.52 O Tcnico de Segurana do Trabalho, quando assistente tcnico, auditor ou rbitro, poder recusar sua indicao quando reconhea no se achar capacitado em face da especializao requerida. Art.53 Recusar-se a executar atividades que no sejam de sua competncia legal. Art.54 Considerar-se impedido para emitir parecer ou elaborar tarefas em no conformidade com as Normas de Segurana e sade no Trabalho e orientaes editadas pelo Conselho Estadual dos Tcnicos de Segurana do Trabalho.

Art.55 O Tcnico de Segurana do Trabalho poder requerer desagravo pblico ao Conselho Regional de Segurana e Sade no Trabalho quando atingido, pblica e injustamente, no exerccio de sua profisso.

CAPITULO IX DAS PENALIDADES Art.56 A transgresso de preceito deste Cdigo constitui infrao tica, sancionada, segundo a gravidade, com a aplicao de uma das seguintes penalidades: Advertncia Reservada ; Censura Reservada : Censura Pblica ; Na aplicao das sanes ticas so consideradas como atenuantes: Falta cometida em defesa de prerrogativa profissional. Ausncia de punio tica anterior; Prestao de relevantes srvios classe.

Art.57 O julgamento das questes relacionadas transgresso de preceitos do Cdigo de tica incumbe, originariamente, aos Conselhos Regionais dos Tcnicos de Segurana do Trabalho, que funcionaro como Cmaras Regionais de tica, facultado recurso dotado de efeito suspensivo, interposto no prazo de trinta dias para o Conselho Federal dos Tcnicos de Segurana do Trabalho em sua condio de Cmara Superior de tica. Art.58 No cumprir , no prazo estabelecido, determinao nos Conselhos Regionais dos Tcnicos de Segurana do Trabalho, depois de regularmente notificado. Art.59 O recurso voluntrio somente ser encaminhado a Cmara de tica se a Cmara Superior de tica respectiva mantiver ou reformar parcialmente a deciso. Art.60 Quando se tratar de denncia, o conselho Regional dos Tcnicos de Segurana do Trabalho comunicar ao denunciante a instaurao do processo at trinta dias depois de esgotado o prazo de defesa. Art.61 Compete ao CORETEST-SP, em cuja jurisdio se encontrar inscrito o Tcnico de Segurana do Trabalho, a apurao das faltas que cometer contra este Cdigo e a aplicao das penalidades previstas na legislao em vigor. Art.62 Ter sempre presente que as infraes deste Cdigo de tica sero julgadas pelas Cmaras Especializadas institudas pelo Conselho Regional CORETEST-SP, conforme dispe a legislao vigente.

Art.63 A cassao consiste na perda do direito ao Exerccio do Tcnico de Segurana do trabalho e ser divulgada nas publicaes oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Tcnicos de Segurana e em jornais de grande circulao. Art.64 Considera-se infrao tica a ao, omisso ou convivncia que impliquem em desobedincia e/ ou inobservncia s disposies do Cdigo de tica dos Profissionais dos Tcnicos de Segurana do Trabalho do Estado de So Paulo. Art.65 Atentar para as resolues, especificas, sobre as graduaes das penalidades.

You might also like