You are on page 1of 12

A MEMRIA ATRAVS DO OLHAR DO FLNEUR Claudia Gonalves Ribeiro (UERJ) claudiagrsampaio@yahoo.com.

br

O fascnio pela observao tornou-se tanto em Joo do Rio quanto em Charles Baudelaire um hbito e uma forma de vida. Atravs desta experincia em captar aparies casuais nas ruas (COLI, 2005, p. 295) e, consequentemente, em extrair impresses misteriosas (2005, p. 295) de tais situaes possvel discutir a construo da memria a partir do olhar do flneur. Flanar, no s para Antonio Edmilson Martins Rodrigues, mas para o prprio Joo do Rio nada mais que perambular com inteligncia pelas ruas da cidade numa atitude crtica, pois:
Flanar ser vagabundo e refletir, ser basbaque e comentar, ter o vrus da observao ligado ao da vadiagem. Flanar ir por a, de manh, de dia, noite, meter-se nas rodas da populaa, admirar o menino da gaitinha ali esquina, seguir com os garotos o lutador do Cassino vestido de turco, gozar nas praas os ajuntamentos defronte das lanternas mgicas, conversar com os cantores de modinha das alfurjas da sade, depois de ter ouvido dilettanti de casaca aplaudirem o maior tenor do lrico numa pera velha e m; ver os bonecos pintados a giz nos muros das casas, aps ter acompanhado um pintor afamado at a sua grande tela paga pelo Estado; estar sem fazer nada e achar absolutamente necessrio ir at um stio lbrego, para deixar de l ir, levado pela primeira impresso, por um dito que faz sorrir, um perfil que interessa, um par jovem cujo riso de amor causa inveja. vagabundagem? Talvez. Flanar a distino de perambular com inteligncia. Nada como o intil para ser artstico. Da o desocupado flneur ter sempre na mente dez mil coisas necessrias, imprescindveis, que podem ficar eternamente adiadas. (...). Haveis de encontr-lo numa bela noite ou numa noite muito feia. No vos saber dizer donde vem, que est a fazer, para onde vai. Pensareis decerto estar diante de um sujeito fatal? Coitado! (...). (RIO, 2008, p. 31-32)

O flneur deve apresentar um olhar a fim de encontrar a poesia diante da cidade moderna por meio de uma sensibilidade muito acentuada. Tambm, deve ser capaz de apreciar e conhecer o enigma que cerca a vida de qualquer indivduo como exemplificado pelo seguinte trecho extrado de A rua em A alma encantadora das ruas do autor Joo do Rio:

2257
O flneur o bonhomme possuidor de uma alma igualitria e risonha, falando aos notveis e aos humildes com doura, porque de ambos conhece a face misteriosa e cada vez mais se convence da inutilidade da clera e da necessidade do perdo. O flneur ingnuo quase sempre. Para diante dos rolos, o eterno convidado do sereno de todos os bailes, quer saber a histria dos boleiros, admira-se simplesmente, e conhecendo cada rua, cada beco, cada viela, sabendo-lhe um pedao da histria, como se sabe a histria dos amigos (quase sempre mal), acaba com a vaga ideia de que todo o espetculo da cidade foi feito especialmente para seu gozo prprio. (...). (RIO, 2008, p. 32)

Joo do Rio transformava-se em flneur medida que falava de coisas que as pessoas no gostavam de ouvir sobre a cidade e o mundo, transitando por um espao de crtica social e revelando o mundo das sombras (RODRIGUES, 2000, p. 23), ou seja, colocando em destaque aquilo que a modernizao encobria. Para Joo do Rio, a crnica do banal e do cotidiano representou a melhor maneira para compreender as mudanas em relao ao modo de ver a cidade. O fragmento a seguir um exemplo daquilo que o autor desejava mostrar por meio da crtica social:
A mendicidade a explorao mais regular, mais tranquila desta cidade. Pedir, exclusivamente pedir, sem ambio aparente e sem vergonha, assim beira da estrada da vida, parece o mais rendoso ofcio de quantos tenham aparecido; e a prpria misria, no que ela tem de doloroso e de pungente, sofre com essa explorao. H mendigas burguesas, mendigas mes de famlia, alugadas, dirigidas por caftens, cegas que veem admiravelmente bem, chaguentas lpidas, cartomantes ambulantes, vagabundas, e uma srie de mulheres perdidas cuja estrela escureceu na mais aflitiva desgraa. (...). (RIO, 2008, p. 181)

Seu objetivo era mostrar os conflitos e reclamar da pouca ateno dada s naes subterrneas, as classes perigosas (2000, p. 40-41), comendo com os olhos tudo o que estava ao seu redor e decifrando a alma das ruas como pode ser percebido no trecho de As mulheres mendigas de A alma encantadora das ruas:
H a Antnia Maria, a Zulmira, a viva Justina, a d. Ambrosina, a excelente e anafada tia Josefa; umas magras, amparadas aos bordes, chorando humildades; outras gordas, movendo a mole do corpo com tremidinhos de creme. s portas das igrejas param, indagam quem entra, a ver se a missa de gente rica; postam-se nas escadarias, agachadas, salmodiando funerariamente, olhando com rancor os mendigos negros

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2258
rodos de alcoolismo, velhos a tremer de sfilis. A lista dessas senhoras interminvel, e h entre elas, negcios parte, uma interessante sociabilidade. Cada uma tem o seu bairro a explorar, a sua igreja, o seu ponto livre de incmodos imprevistos. Quando aparece alguma nefita, olhamna furiosas e martirizam-na como nas escolas aos estudantes calouros. (...). (RIO, 2008, p. 182)

Assim como Joo do Rio transformava, em assunto para suas crnicas, as coisas que esto no escuro, no campo sombrio da noite e nos espaos socialmente proibidos, as coisas pequenas, obvias e comuns (RODRIGUES, 2000, p. 23) que permeavam o Rio de Janeiro. Charles Baudelaire andava pelas ruas da cidade de Paris, registrando em suas poesias tudo o que a cidade grande jogou fora, tudo o que ela perdeu, tudo o que desprezou, tudo o que destruiu (BENJAMIN, 1989, p. 78) durante o dia. Na verdade, para Baudelaire a construo da poesia poderia seguir as regras da antiguidade, mas a substncia e a inspirao deveriam ser assuntos captados pelos olhos do poeta na modernidade, pois este deveria buscar o belo atravs do efmero, ou seja, a beleza transitria fornecida pela poca, pela moda, pela moral ou mesmo pelas paixes. Apesar dos versos de Baudelaire demonstrar um trabalho voltado para a arte pela arte, apresentam uma viso crtica da sociedade moderna, onde as experincias vividas pelo autor de As Flores do Mal imprimem na memria dos leitores sua impresso sobre a realidade que o cercava. Em Charles Baudelaire no havia um olhar particularmente complacente das figuras que transitavam pelas avenidas ou ruas de Paris, pois o mesmo ressaltava os vrios aspectos que permeiam a vida de indivduos rejeitados pela sociedade moderna, como possvel perceber no seguinte trecho extrado de Os setes velhos em Quadros Parisienses de As Flores do Mal:
(...) Sbito, um velho, cujos trapos pareciam Reproduzir a cor do tempestuoso cu E a cujo pobre aspecto esmolas choveriam, No fosse o mal que lhe brilhava no olho incru, (...) Outro o seguia: barba, dorso, olhos, molambos Enfim, tudo era igual, do mesmo inferno oriundo, Neste gmeo senil, e caminhavam ambos Com mesmo passo no se sabe a que outro mundo.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2259
A vtima eu seria de um conluio astuto? Ou que perverso acaso ali me atormentava? Sete vezes contei, minuto aps minuto, Este sinistro ancio que se multiplicava! (...). (BAUDELAIRE, 2006, p. 307-309)

Embora a multido fosse o seu universo, como o ar o dos pssaros, como a gua, o dos peixes. (BAUDELAIRE, 1996, p. 22). Charles Baudelaire via pelo olhar atento e perspicaz do flneur o que a multido poderia produzir, pois sua paixo e profisso desposar a multido (1996, p. 22). Ainda, segundo Baudelaire,
Para o perfeito flneur, para o observador apaixonado, um imenso jbilo fixar residncia no numeroso, no ondulante, no movimento, no fugidio e no infinito. Estar fora de casa, e, contudo sentir-se em casa onde quer que se encontre; ver o mundo, estar no centro do mundo e permanecer oculto ao mundo, eis alguns dos pequenos prazeres desses espritos independentes, apaixonados imparciais, que a linguagem no pode definir seno toscamente. O observador um prncipe que frui por toda a parte o fato de estar incgnito. (1996, p. 22).

Tanto para Joo do Rio quanto para Baudelaire a massa no algo que se deseja descrever, pois o grande espetculo da vida mundana o submundo da cidade representado pela escria, pelos solitrios, pelos criminosos, pelas prostitutas e por outros indivduos. Na verdade, trata-se mais de imprimir a imagem daquilo que est na multido na memria do que enaltec-la. No que se refere aos registros de memria dos indivduos modernos a vida no do grande homem, ou seja, aquele homem pblico que deixa autorizada suas memrias pelos feitos realizados, mas do homem annimo, do individuo comum cuja vida composta por acontecimentos cotidianos (GOMES, 2004, p. 13) passa a interessar os escritores j citados. Baudelaire afirmava que muitos poetas tratavam de assuntos com temas estereotipados, oficiais, pois estes se preocupavam com as grandes vitrias da sociedade e o herosmo poltico. A ideia de indivduo vincula-se ao processo de mudana das sociedades ocidentais ditas tradicionais em oposio s consideradas modernas. Isto , uma transformao pela qual a tradio deixa de se sobrepor ao indivduo que consequentemente se torna moderno devido identidade singular construda para si e para o outro na socie-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2260 dade, firmando-se como valor distinto e pertencente a esta mesma coletividade. Neste sentido, as sociedades modernas so individualistas porque reconhecem todos os indivduos como livres e iguais, postulando sua autonomia e abrindo campo para um novo tipo de interesse sobre esse eu moderno. (GOMES, 2004, p. 12). Assim,
Passam a ser legtimos os procedimentos de construo e guarda de uma memria individual comum, e no apenas de grupo social/nacional ou de grande homem (poltico, militar, religioso). Os argumentos que sustentam as novas prticas derivam tanto da assertiva sociolgica de que todo indivduo social, quanto do reconhecimento da radical singularidade de cada um. Uma singularidade que se traduz pela multiplicidade e fragmentao do prprio indivduo e de suas memrias atravs do tempo, sem que tal dinmica torne falso (...) o desejo de uma unidade do eu, de sua identidade. (2004, p. 12-13)

Os tempos modernos servem para consagrar o lugar do indivduo na sociedade como uma unidade coerente que demanda uma identidade para si ou como uma multiplicidade que se fragmenta socialmente, exprimindo identidades parciais e nem sempre harmnicas. (2004, p. 12), pois os registros de memria desses indivduos so, na verdade, subjetivos, fragmentados e ordinrios como suas vidas. Na obra As Flores do Mal de Charles Baudelaire h as poesias referentes aos Quadros Parisienses, onde o autor destaca os indivduos comuns desprezados pela sociedade, pois a perspectiva baudelariana a respeito dos marginalizados perversa, no acrescentado dignidade alguma a no ser esttica como pode ser visto em Os cegos, por exemplo:
Contemplai-os, minha alma; eles so pavorosos! Iguais aos manequins, grotescos, singulares, Sonmbulos talvez, terrveis se os olhares Lanando no sei onde os globos tenebrosos? (...) Nos braos de um prazer que tangencia o espasmo, Olha! tambm me arrasto! e, mais do que eles pasmo, Digo: que buscam estes cegos ver no Cu? (BAUDELAIRE, 2006, p. 319)

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2261 Tanto no livro de crnicas intitulado A Alma encantadora das ruas do autor Joo do Rio quanto no livro de poesias, As Flores do Mal, de Charles Baudelaire h a presena do cronista ou do poeta enquanto flneur, tendo a observao e a curiosidade como mtodos de trabalho que favorecem as vrias impresses na memria quer individual quer coletiva. Ambos mantinham-se atentos ao que viam, seus olhares dirigiam-se para tudo aquilo que fosse circunstancial ou banal, pois de acordo com o prprio Joo do Rio em seu j citado livro:
A rua faz as celebridades e as revoltas, a rua criou um tipo universal, tipo que vive em cada aspecto urbano, em cada detalhe, em cada praa, tipo diablico que tem dos gnomos e dos silfos das florestas, tipo proteiforme, feito de risos e de lgrimas, de patifarias e de crimes irresponsveis, de abandono e de indita filosofia, tipo esquisito e ambguo com saltos de felino e risos de navalha, (...). (RIO, 2008, p. 30)

A memria a vida
...sempre carregada por grupos vivos e, nesse sentido, ela est em permanente evoluo, aberta dialtica da lembrana e do esquecimento, inconsciente de suas deformaes sucessivas, vulnervel a todos os usos e manipulaes, susceptvel de longas latncias e de repentinas revitalizaes (NORA, 1993, p. 09)

sendo uma ligao entre o passado e o eterno presente. Alm disso, a memria pode se apresentar em trs nveis: a protomemria, fruto, em boa parte, do habitus e da socializao e fonte dos automatismos do agir; a memria propriamente dita, que enfatiza a recordao e o reconhecimento; e a metamemria, conceito que define as representaes que o indivduo faz do que viveu. (CATROGA, 2001, p. 15) No seguinte fragmento retirado de As mulheres mendigas de A alma encantadora das ruas Joo do Rio ilustra as representaes que o indivduo faz por meio de suas prprias experincias como flneur:
Depois, postam-se porta at que a ltima missa tenha dado a receita suficiente s vrias dependncias do templo, vo almoar e comeam a peregrinao pelos bondes, de porta em porta, at hora de jantar. (...). A maior parte dessas senhoras no tem molstia alguma; sustenta a casa arrumadinha, canja aos domingos, fatiotas novas para os grandes dias. So, ou dizem-se, quase sempre vivas. (RIO, 2008, p. 183)

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2262 J em As Flores do Mal, a recordao e o reconhecimento de uma antiga Paris so ressaltadas atravs da poesia intitulada O cisne em Quadros Parisienses. Nela, o autor demonstra o saudosismo da Paris de outrora:
Andrmaca, s penso em ti! O fio dgua, Soturno pobre espelho onde esplendeu outrora, De tua solido de viva a imensa mgoa, Este mendaz Simoente em que teu pranto aflora, Fecundou-me de sbito a frtil memria, Quando eu cruzava a passo o novo Carrossel. Foi-se a velha Paris (de uma cidade a cidade Depressa muda mais que um corao infiel); (...). (BAUDELAIRE, 2006, p. 301)

A estrutura da memria decisiva para a experincia. Na verdade, a experincia no consiste precisamente com acontecimentos fixados com exatido na lembrana, e sim, em dados acumulados, frequentemente de forma inconsciente, que afluem memria (BENJAMIN, 2000, p. 34). Tal experincia pode ser exemplificada ainda por outro trecho de O cisne em Quadros Parisienses, onde as relaes e, consequentemente, as reflexes de Baudelaire expem a modernidade em sua interpenetrao com a antiguidade:
(...) S na lembrana vejo esses campos de tendas, Capitis e cornijas de esboo indeciso, A relava, os pedregulhos com musgo nas fendas, E a miualha a brilhar nos ladrilhos do piso. Ali havia outrora os bichos de uma feira; Ali eu vi, certa manh, quando ao cu frio E lmpido o Trabalho acorda quando a poeira Levanta no ar silente um furaco sombrio, Um cisne que escapara enfim ao cativeiro E, nas speras lajes os seus ps ferindo, As alvas plumas arrastava ao sol grosseiro. Junto a um regato seco, a ave, bico abrindo, (...) Paris muda! Mas nada em minha nostalgia Mudou! Novos palcios, andaimes, lajedos, Velhos subrbios, tudo em mim alegoria, E essas lembranas pesam mais do que rochedos. (...). (BAUDELAIRE, 2006, p. 311-313)

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2263 a experincia hostil, ofuscante, da poca da grande indstria. O olho que se fecha ante essa experincia, enfrenta uma experincia de tipo complementar, como se fosse, por assim dizer, sua imitao, espontnea (BENJAMIN, 2000, p. 34). Portanto, numa tentativa de especificar e fixar essa imitao, a filosofia defendida pela teoria bergsoniana reconduz indiretamente experincia que se oferece a teoria baudelariana. No entanto, ainda segundo Walter Benjamin, a terminologia mtnoire pur de Bergson converte-se em Marcel Proust em mmoire involontaire. Desde o comeo Proust confronta a memria involuntria com a voluntria, Esta ltima, seria a lembrana voluntria da qual se pode dizer que as informaes que nos proporciona sobre o passado, no conservam nada dele. O mesmo vale para nosso passado. Em vo tentamos rememor-lo; todos os esforos de nosso intelecto so inteis (2000, p. 35). Por isso, Proust conclui que o passado se acha fora de seu poder e de seu alcance, em qualquer objeto material (ou na sensao que nos provoca tal objeto), que ignoramos qual seja. Que encontremos este objeto antes de morrer ou que no o encontremos jamais, depende unicamente do acaso. (2000, p. 36) J a memria involuntria seria a conservao das impresses da situao em que foi criada. Ela corresponderia ao repertrio ntimo da pessoa, isolada em todos os sentidos. Onde h experincia, no sentido prprio do termo, certos contedos do passado individual entram em conjuno na memria com elementos do passado coletivo (2000, p. 37). S pode ser considerado parte integrante da mmoire involontaire aquilo que no tenha sido vivido expressa e conscientemente, em suma, aquilo que no tenha sido uma experincia vivida (BENJAMIN, 2000, p. 38). Entende-se por experincia vivida os momentos de maior choque nas impresses isoladas; quanto mais a conscincia deve estar continuamente alerta no interesse dos estmulos; quanto maior o xito com que ela opera; quanto menos os estmulos penetram na experincia, tanto mais correspondem ao conceito de experincia vivida. (2000, p. 40) A narrao no se prope a comunicar o puro em-si do acontecido, mas o incorpora na vida do relator, para proporcion-lo, como experincia, aos que escutam. Com isto, no narrado fica a marca do narrador como demonstrado no seguinte trecho da crnica Os

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2264 que comeam... escrita por Joo do Rio em A alma encantadora das ruas. Nesta crnica, h uma crtica dolorosa do j citado autor enquanto flneur a respeito das situaes degradantes que envolvem os indivduos marginalizados da sociedade moderna, ou seja, das ruas cariocas:
No h decerto explorao mais dolorosa que a das crianas. Os homens, as mulheres ainda pantomimam a misria para lucro prprio. As crianas so lanadas no ofcio torpe pelos pais, por criaturas indignas, e crescem com o vcio adaptando a curvilnea e acovardada alma da mendicidade malandra. Nada mais pavoroso do que este meio em que h adolescentes de dezoito anos e pirralhos de trs, garotos amarelos de um lustro de idade e mooilas pberes sujeitas a todas as passividades. (...). (RIO, 2008, p. 189)

e tambm, em um fragmento extrado do poema As velhinhas em Quadros Parisienses, de As Flores do Mal, onde Charles Baudelaire transforma mulheres idosas em objetos estticos sem nenhuma compaixo:
No enrugado perfil das velhas capitais, Onde at mesmo o horror se enfeita de esplendores, Eu espreito, obediente a meus fluidos fatais, Seres decrpitos, sutis e encantadores. Estes monstros j foram mulheres um dia, Eponima ou Las! Recurvos ou corcundas, Ammo-los assim almas em agonia! Sob os frios andrajos e as saias imundas, (...). (BAUDELAIRE, 2006, p. 301)

Assim, a funo da memria, como j mencionado, estaria relacionada a proteger as impresses, pois a lembrana, considerada destrutiva, tende a fragment-las. A memria essencialmente conservadora, pois sua essncia traduz-se na necessidade de se continuar a narrar (CATROGA, 2001, p. 26) o acontecido por meio de discursos transgeracionais para se manter viva a presena do j passou. Em suma, tanto em Joo do Rio quanto em Charles Baudelaire o fascnio pela observao ocasionado pelas aparies casuais nas ruas (COLI, 2005, p. 295) proporciona uma reflexo da constituio da memria atravs do olhar do flneur.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2265 Por meio de olhos perspicazes tais escritores, na figura do flneur, eram capazes de contemplar os mistrios sobre a vida dos indivduos comuns envolvidos em situaes do dia-a-dia e no a do grande homem, ou seja, aquele homem pblico que autorizava a divulgao de suas memrias pelos feitos alcanados. Joo do Rio e Baudelaire revelavam o que a sociedade moderna rejeitava: a escria, as coisas que estavam no mundo das sombras. (RODRIGUES, 2000, p. 23) Assim como Joo do Rio transformava as pequenas coisas em tema para suas crnicas, Charles Baudelaire recolhia tudo o que a cidade de Paris desprezava para apresentar como assunto em suas poesias. Para ambos, a multido no era objeto de descrio, pois o indivduo comum era o grande espetculo da vida moderna. A ideia de indivduo comum enquanto possuidor de uma identidade singular estaria vinculado, segundo a professora ngela de Castro Gomes, ao processo de mudana das sociedades ocidentais ditas tradicionais em oposio s consideradas modernas, tornando possveis os procedimentos para a construo e guarda de uma memria individual comum, pois todo indivduo um ser social. Tanto no livro de crnicas intitulado A alma encantadora das ruas de Joo do Rio quanto no livro de poesias, As Flores do Mal, de Charles Baudelaire, os autores apresentam a observao e a curiosidade como mtodos de trabalho. Seus olhares mostravam-se atentos em relao a tudo aquilo que fosse circunstancial ou banal, favorecendo as vrias impresses na memria de cada pessoa. A memria a vida carregada por grupos vivos, sempre aberta dialtica da lembrana e do esquecimento e inconsciente de suas deformaes sucessivas, sendo vulnervel a todos os tipos de manipulaes segundo Pierre Nora. A memria, dividida em trs nveis: protomemria, memria propriamente dita, e metamemria, em sua estrutura decisiva para a experincia, ou seja, para os dados acumulados, muitas vezes, de forma inconsciente. Alm disso, a memria pode ser involuntria ou voluntria. A primeira seria a conservao das impresses da situao em que foi criada, s podendo ser considerado parte integrante de tal memria tudo aquilo que no tenha sido vivido expressa e conscientemente. J

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2266 a segunda, seria a lembrana voluntria, onde as informaes que tal memria proporciona sobre o passado, no conservam nada dele. Portanto, o fascnio pela observao enquanto forma de vida presente tanto em Joo do Rio como em Charles Baudelaire poderia ser visto como instrumento capaz de extrair impresses do passado, pois, em sua essncia, a memria seria a necessidade de narrar o acontecido, sendo um fenmeno sempre atual: uma ligao entre o passado e o eterno presente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Edio bilngue. Charles Baudelaire; traduo, introduo e notas de Ivan Junqueira. 1. ed. Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. ___. Sobre a modernidade. So Paulo: Paz e Terra, 1996. BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire, um lrico no auge do capitalismo. Trad. Jos Carlos Martins Barbosa e Hermeson Alves Baptista. So Paulo: Brasiliense, 1989. ___. A modernidade e os modernos. Trad. Heindrun Krieger Mendes da Silva, Arlete de Brito e Tnia Jatob. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000. CATROGA, Fernando. Memria, histria e historiografia. 1 ed. Coimbra: Quarteto, outubro de 2001. COLI, Jorge. Conscincia e herosmo no mundo moderno. In: NOVAES, Adauto (org.) Poetas que pensaram o mundo. So Paulo: Cia. das Letras, 2005. GOMES, ngela de Castro. Escrita de si, escrita da Histria: a ttulo de prlogo. In: GOMES, ngela de Castro (Org.). Escrita de si, escrita da histria. Rio de Janeiro: FGV, 2004. MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. A histria, cativa da memria? Revista Instituto de Estudos Brasileiros. So Paulo, 34, p. 9-24, 1992. NORA, Pierre. Entre Memria e Histria: A problemtica dos lugares. Projeto HISTRIA. Revista do Programa de Estudos Ps-

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

2267 Graduados em Histria e do Departamento de Histria. PUC, So Paulo, n. 10, 1993. RIO, Joo do. A alma encantadora das ruas. Organizao Ral Antelo. So Paulo: Cia. das Letras, 2008. RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. Joo do Rio: a cidade e o poeta olhar do flneur na belle poque tropical. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

Cadernos do CNLF, Vol. XIV, N 4, t. 3

You might also like