You are on page 1of 26

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL

CAMPUS AVANADO DE CINCIAS E TECNOLOGIA POOS DE CALDAS BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA

Alexandre Thezolin Dimas Neto Joo Eduardo Lima Luiz Paulo Alves Pinto Pedro Duarte

REGULAMENTAO DO SETOR ELTRICO NO BRASIL, LEILES DE ENERGIA ELTRICA E PARMETROS PARA O JULGAMENTO DO PEDIDO DE LICENA AMBIENTAL PARA A USINA DE BELO MONTE.

Poos de Caldas/MG 2012

Alexandre Thezolin Dimas Neto Joo Eduardo Lima Luiz Paulo Alves Pinto Pedro Duarte

REGULAMENTAO DO SETOR ELTRICO NO BRASIL, LEILES DE ENERGIA ELTRICA E PARMETROS PARA O JULGAMENTO DO PEDIDO DE LICENA AMBIENTAL PARA A USINA DE BELO MONTE.

Trabalho apresentado ao curso: Bacharelado Interdisciplinar em Cincia e Tecnologia disciplina: Energia e Meio Ambiente (ICT-25). Prof :. Mnica Gonalves.

Poos de Caldas/MG 2012

1 INTRODUO

A regulao e institucionalizao do setor eltrico Brasileiro remonta suas origens no inicio do sculo XX e se desenvolveu de acordo com as necessidades e interesses de cada poca, num cenrio marcado pela presena de concessionrias estrangeiras que monopolizavam o setor. A promulgao do Cdigo das guas um dos marcos da regulamentao do setor e conferiu ao Estado o poder intervencionista na gesto energtica, dando-lhe competncia para legislar e outorgar concesses de servios de energia eltrica, porm as empresas estrangeiras se manifestaram contra os princpios deste cdigo. Nos anos seguintes, vrios decretos, leis e rgos foram criados com o intuito de regularizar o setor e manter a demanda por energia. Contudo, recentemente, o poder pblico lanou o programa de desestatizao da cadeia produtiva, separando as atividades em gerao, transmisso, distribuio e comercializao de energia, a fim de concesses comerciais para a iniciativa privada, restringindo-se apenas a rea de regulao e fiscalizao, principalmente por meio da ANEEL. ANEEL cabe a regulao das licitaes para contratao de energia eltrica e a realizao dos leiles de energia, cujo objetivo a transparncia no custo da compra de energia e a competio e melhores preos. a partir dos leiles que se realizam as concesses de novas usinas e se fecham contratos de suprimento para atender demanda futura das distribuidoras de energia. O Conselho Nacional de Poltica Energtica definiu que a usina de Belo Monte seria o empreendimento que iria explorar o potencial energtico do rio Xingu no Estado do Par. Entretanto, a viabilidade da construo de uma usina hidreltrica na floresta Amaznica deve ser analisada com prudncia, levandose em conta os fatores, econmicos, sociais e ambientais, e este justamente o objetivo deste trabalho, discutir a viabilidade da construo desta usina.

2 REGULAMENTAO DO SETOR ELTRICO NO BRASIL 2.1 Histrico da regulamentao do setor eltrico

A concepo da regulamentao do setor eltrico nacional, tal como a temos atualmente, com a sua complexidade normativa e regulatria, remonta suas origens ao final do sculo XIX, onde a gerao de energia se dava em empresas privadas de pequeno porte e em empresas municipais de algumas localidades, que se destacavam no cenrio nacional. Nos incio do sculo XX, com a vinda das primeiras concessionrias estrangeiras, a produo de energia eltrica aumentou, possibilitando o consumo urbano e industrial em reas prximas s fontes produtoras. A regulao e a institucionalizao se desenvolveram juntamente com as necessidades, interesses e objetivos de cada poca. Destaca-se que a regulao, nesse perodo, beneficiava, apenas, aos interesses privados de empresrios estrangeiros. A Lei n 1.145, de 31 de Dezembro de 1903 e o Decreto 5.704, de 10 de Dezembro de 1904, regulamentaram a concesso dos servios de eletricidade quando destinados ao fornecimento a servios pblicos federais, marcando os primeiros indcios de regulamentao do setor pelo Estado. Porm, na prtica apresentaram pouca eficcia (GASTALDO, 2009). As concessionrias estrangeiras se fortificaram adquirindo empresas privadas de pequeno porte e empresas municipais, que at no final do sculo XIX eram as responsveis pela gerao de energia, promovendo um considervel avano tcnico na gerao e distribuio de energia. O desenvolvimento econmico foi fundamental para a consolidao da gerao de energia no Brasil, principalmente com os avanos da produo cafeeira que fomentou a construo de ferrovias, expanso urbana, atividades comerciais e de servios bem como o surgimento das primeiras atividades industriais. Com isto, as concessionrias estrangeiras que controlavam o segmento, lucravam cada vez mais. Desta forma a sociedade comeou a questionar a posio destas empresas, principalmente no que se referia fixao das tarifas e ao controle dos lucros, pressionando o governo para intervir no setor.

Em Junho de 1934, o Decreto n 24.643, promulgou o Cdigo das guas que foi um instrumento intervencionista na gesto energtica. O cdigo regulamentava a propriedade das guas e sua utilizao, dispunha sobre a outorga das autorizaes e concesses para explorao dos servios de energia eltrica; inclusive, sobre o critrio de determinao das tarifas desses servios pblicos e a competncia dos Estados na execuo do prprio Cdigo (GASTALDO, 2009). O cdigo das guas conferiu Unio o poder de legislar e outorgar concesses de servios pblicos de energia eltrica, estabeleceu princpios reguladores mais rgidos e gerou resistncias entre as principais empresas do setor. Quanto s autorizaes ou concesses, o artigo 195 estabeleceu que fossem cedidas apenas a brasileiros ou a empresas brasileiras. J no que se refere s tarifas, o cdigo das guas estabeleceu o processo de fixao destas, a partir do servio pelo custo. At ento, vigorava a liberdade tarifaria, que permitia s concessionrias celebrarem contratos que estipulassem pagamentos em tarifa ouro. Com a publicao do cdigo de guas juntamente com a criao do Conselho Nacional de guas e Energia Eltrica (CNAEE) em 1939, que estabeleceu revises dos contratos e das concesses existentes, houve uma resistncia das empresas que estavam cada vez mais desestimuladas e descapitalizadas. A dificuldade em implementar o cdigo encontrada pelo governo, era reflexo da grande quantidade de capital estrangeiro investida numa atividade estratgica, que assumia cada vez mais um papel fundamental para o desenvolvimento econmico. Ento, seguiu-se para um congelamento do setor, num cenrio de expanso urbana que demandava grande quantidade de energia que no foi suprida. De um lado encontrava-se o governo que tinha o poder intervencionista na gesto energtica e em contrapartida no dispunha de capital e tecnologia para assumir a gerao e distribuio de energia eltrica. Do outro lado localizavam-se as empresas estrangeiras, que no conseguiam obter melhores tarifas e segurana para novos investimentos, devido ao clima de incertezas polticas.

Tendo em conta essa realidade, o Estado ampliou suas atribuies e passou a investir diretamente na gerao de energia com o Plano SALTE de 1947, que tinha por objetivo a planificao da economia brasileira, mas em 1952 foi extinto (GASTALDO, 2009). Aps 1940 o governo iniciou macios investimentos no setor, construindo usinas e criando rgos estatais de regulamentao. O problema de suprimento energtico encontrava-se principalmente na regio sudeste do Brasil, onde houve maior crescimento industrial e urbano. Havia frequentes interrupes, queda de tenso e apages. Para solucionar este problema e facilitar o desenvolvimento econmico, criou-se em 1957, a empresa federal Central Eltrica de Furnas, com grande aproveitamento energtico, pondo fim ao racionamento. Em 1946, o governo apresentou um Plano Nacional de Eletrificao, que incentivava a criao de usinas eltricas de pequeno e mdio porte, cabendo ao Estado funo de coordenador. Na dcada de 1950, o governo de Vargas percebeu que o pas necessitava de expanso econmica e criou em parceria com o governo dos Estados Unidos a Comisso Mista Brasil-Estados Unidos para o

Desenvolvimento Econmico (CMBEU). Os estudos desta comisso apontaram que a economia brasileira apresentava falhas estruturais em setores estratgicos, principalmente em energia e transporte e que precisaria contornar esses problemas para que o pas progredisse. No segundo governo de Vargas, o Conselho Nacional de Economia (CNE), elaborou um projeto de lei com diretrizes para organizar e desenvolver a eletrificao no pas. O documento criticava o Plano Nacional de Eletrificao, defendia a reestruturao dos princpios do Cdigo de guas e sugeria como soluo para a crise energtica a via tarifria. Entre os anos 1956 e 1961, no ento governo de Juscelino Kubitschek, o escopo do projeto de desenvolvimento do setor eltrico se solidificou, especialmente com a criao da maior parte das companhias estaduais de energia eltrica. Os anos seguintes foram marcados por mudana de escala e de grau de complexidade no setor. Em 1962 foi cunhada a Comisso de Nacionalizao das Empresas Concessionrias de Servios Pblicos (Conesp) para tratar da

nacionalizao das empresas do Grupo Amforp. Em junho do mesmo ano, constituiu-se a Eletrobrs, vinculada ao Ministrio de Minas e Energia (MME), com funo de planejar e coordenar o setor. J em 1965 o setor de Diviso de guas e Energia do DNPM foi promovido a Departamento Nacional de guas e Energia (DNAE), rgo vinculado ao MME. Com a extino do CNAEE, em 1967, suas funes passam ao DNAE, que mudou de denominao para Departamento de guas e Energia Eltrica (DNAEE) (GASTALDO, 2009). O Decreto n 54.936, de 1964, permitiu a reavaliao dos ativos e a autorizao para a correo permanente do imobilizado operacional, propiciando uma atualizao dos ativos das empresas estrangeiras, pois o recrudescimento da inflao ao final dos anos 1950 e a legislao vigente (Cdigo de guas) eram fatores de descapitalizao das concessionrias. O crescente aumento da complexidade operacional do sistema energtico levou o MME a conceber um rgo especializado na operao otimizada do parque gerador, o Grupo Coordenador para a Operao Interligada (GCOI). Em 1967 inicia-se uma poltica tarifria, que possibilitou o setor experimentar um padro de expanso baseado em finanas no

oramentrias. Esta nova conjuntura aliada facilidade de concesso de emprstimos estrangeiros, propiciaram condies timas para o crescimento do setor. Na dcada seguinte, a gerao e distribuio de energia continuou se expandindo, agora com o apoio do II Plano Nacional de Desenvolvimento que incentivava a produo de insumos bsicos, entre eles a energia. Assim, foram concebidos os projetos de Itaipu e de Tucuru, o Programa Nuclear e a Ferrovia do Ao. No ano de 1971, o governo promoveu reajuste na legislao tarifria. A Lei 5.655, de 20 de maio deste mesmo ano, estabeleceu a garantia de remunerao de 10% a 12% do capital investido, a ser computada na tarifa. Assim, o setor passou a gerar recursos para autofinanciar sua expanso. Decreto-lei n 1.383 de 1974, estabeleceu a equalizao tarifria em todo o pas, ajustando a remunerao das concessionrias. Nas dcadas de 1980 e 1990 o setor eltrico entrou em recesso, isto era reflexo da crise do petrleo; elevao das taxas de juros no mercado

externo; discordncias existentes entre as concessionrias estaduais, a Eletrobrs e os rgidos controles oramentrios pautados pelo governo. Assim, o setor foi perdendo gradualmente a eficincia. O Estado no tinha mais condies de investir no ramo, suas empresas se viam endividadas, sem poder dar continuidade aos planos de expanso. A resoluo dos problemas financeiros das concessionrias deveria passar por um ajuste patrimonial e as privatizaes se apresentavam como uma das alternativas ideais. Ento, o governo lanou um programa de desestatizao,

horizontalizando a cadeia produtiva, separando a atividade em gerao, transmisso, distribuio e comercializao de energia eltrica, que a partir de ento, so tratadas como reas independentes sob a temtica de negcios. As Leis 8.987 e 9.074, ambas de 1995, trouxeram profundas alteraes para o setor, como a necessidade de licitao dos novos empreendimentos de gerao, a criao da figura do Produtor Independente de Energia, a determinao do livre acesso aos sistemas de transmisso e distribuio e a liberdade para os grandes consumidores escolherem seus supridores de energia (GASTALDO, 2009). A Lei n 9.433, de 8 de janeiro de 1997, estabeleceu a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos; a Lei 9.648, de 27 de maio de 1998, criou o Mercado Atacadista de Energia (MAE) e a figura do Operador Nacional do Sistema (ONS); o Decreto 2.335, de 6 de outubro de 1997, constituiu a Aneel e aprovou sua Estrutura Regimental. Posteriormente, a Resoluo Aneel n 456, de 29 de Novembro de 2000, instituiu as condies gerais de fornecimento de energia eltrica, em harmonia com o Cdigo de Defesa do Consumidor, lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, e a Resoluo ANEEL n 94, de 30 de maro de 1998, que definiu os limites de concentrao nas atividades de distribuio e gerao (GASTALDO, 2009). Entre 1999 e 2000, houve um estabelecimento de normas para com geradores e distribuidores. J em 2000 o governo criou a Cmara de Gesto da Crise de Energia Eltrica (CGCE), para reduzir o risco de Blackout e criar medidas que compatibilize a demanda com a oferta. Em 2007, o Governo Federal anunciou o Programa de Acelerao do Crescimento (PAC), que tinha dentre suas vrias metas, previses de

investimentos no setor eltrico para o trinio 2007- 2010, visando, eliminar a ocorrncia de apages como no passado. Atualmente, segundo Gastaldo (2009), os Institutos que compem o setor e suas atribuies legais so: Estabelecimento de polticas e diretrizes para o setor eltrico: Congresso Nacional, Conselho Nacional de Polticas Energticas (CNPE) e Ministrio de Minas e Energia (MME); Planejamento e garantia do suprimento de energia: Ministrio de Minas e Energia (MME) e Empresa de Pesquisa Energtica (EPE); rgo regulador e poder concedente: Agncia Nacional de Energia Eltrica (Aneel); Superviso, controle e operao dos sistemas: Operador Nacional do Sistema Eltrico (ONS); Contabilizao e liquidao das diferenas: Cmara de Comercializao de Energia Eltrica (CCEE); Execuo e prestao dos servios: agentes de gerao, transmisso, distribuio e comercializao.

2.2 ANEEL: Agncia reguladora Competncias e diretrizes

Na dcada de 1990, o Estado diminuiu expressivamente a sua atuao empreendedora, transferindo sua responsabilidade para a rea de regulao e fiscalizao dos servios confiados iniciativa privada e das atividades econmicas que exigem regime especial. nesse contexto que surgem as agncias reguladoras. As agncias, todavia, so autarquias especiais, dotadas de prerrogativas prprias e caracterizadas por autonomia em relao ao poder pblico (GASTALDO e BERGER, 2009). A Aneel uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministrio das Minas e Energia, possuindo a finalidade de regular e fiscalizar a produo, transmisso e comercializao de energia eltrica em consonncia com as polticas e diretrizes do Governo Federal.

A agncia foi concebida em 1996, pela Lei n 9.427, de 26 de dezembro de 1996, durante o mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso e suas competncias esto previstas no art. 3 desta mesma Lei. No geral, compete ANEEL: garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do servio; exigir os investimentos necessrios para a adequada prestao do servio; arbitrar conflito de interesses; estimular a competio em condies leais; assegurar a universalidade dos servios; fiscalizar de forma ampla; e promover a defesa do interesse do cidado-consumidor. Conforme citado acima um das competncias da ANEEL dirimir controvrsias, tanto aquelas em que o poder concedente parte, quanto as que se instaurem entre dois ou mais particulares, exercendo a funo de um rbitro, sendo transparente, imparcial e evitando o prolongamento da discusso. De acordo com Gastaldo e Berger (2009), as diretrizes a serem seguidas pela ANEEL e seus colaboradores, sob a tica estrutural, somente sero praticadas se o arcabouo da regulao ensejar:
(a) o menor sacrifcio liberdade dos atores individuais para o atingimento dos objetivos da regulao; (b) a resposta mais rpida e prxima das necessidades do setor regulado a cada nova demanda por interveno do regulador; (c) o menor dispndio de recursos para o cumprimento das pautas regulatrias; (d) a construo do maior consenso possvel em torno das medidas adotadas pelo regulador, reduzindo as contestaes dos regulados, facilitando a preservao do equilbrio do sistema e evitando que as decises sejam submetidas apreciao do Poder Judicirio.

de responsabilidade da ANEEL, promover os leiles de energia eltrica para atendimento das necessidades do mercado. O objetivo dos leiles garantir, alm da transparncia no custo da compra de energia, a competio e melhores preos. 2.3 Aspectos jurdicos relativos s condies de fornecimento de energia eltrica As diretrizes que regem as condies da prestao do servio pblico de energia eltrica visam, por um lado, otimizar a utilizao dos investimentos

realizados no sistema de produo, transmisso e distribuio por meio do uso racional da energia e, por outro, aprimorar o relacionamento entre os agentes responsveis pela prestao do servio pblico de energia eltrica e os consumidores. A ANELL inseriu na Resoluo n 456/2000, a necessidade da comunicao ao consumidor, por escrito das opes disponveis para o seu faturamento e a prestao das informaes necessrias e adequadas ao esclarecimento de cada caso. o que se l nos arts. 5 e 18 e 53 da citada resoluo: Art. 5. A concessionria dever comunicar, por escrito, quando da efetivao do pedido de fornecimento ou sempre que solicitado, as opes disponveis para faturamento ou mudana de Grupo tarifrio e prestar as informaes necessrias e adequadas a cada caso, cabendo ao consumidor formular sua opo tambm por escrito.

Art. 18. A concessionria classificar a unidade consumidora de acordo com a atividade nela exercida, ressalvadas as excees previstas nesta Resoluo. 1 A concessionria dever analisar todos os elementos de caracterizao da unidade consumidora objetivando a aplicao da tarifa mais vantajosa a que o consumidor tiver direito, em especial quando a finalidade informada for residencial, caso em que a classificao ser definida considerando as subclasses Residencial, Residencial Baixa Renda ou Rural Agropecuria Residencial.

Art. 53. Os critrios de incluso na estrutura tarifria convencional ou horosazonal aplicam-se s unidades consumidoras do Grupo A, conforme as condies a seguir estabelecidas: IV opcionalmente na estrutura tarifria horo-sazonal, com aplicao da Tarifa Azul ou Verde, conforme opo do consumidor: para as unidades consumidoras atendidas pelo sistema eltrico interligado e com tenso de fornecimento inferior a 69 kV, sempre que a demanda contratada for inferior a 300 kW.

Nesta

mesma

Resoluo

(456/2000),

legislador

define

as

responsabilidades do fornecedor e os direitos do consumidor de energia eltrica nos seguintes artigos:

Art. 95. A concessionria responsvel pela prestao de servio adequado a todos os consumidores, satisfazendo as condies de regularidade,

generalidade, continuidade, eficincia, segurana, atualidade, modicidade das tarifas e cortesia no atendimento, assim como prestando informaes para a defesa de interesses individuais e coletivos. Art. 100. A concessionria dever desenvolver, em carter permanente e de maneira adequada, campanhas com vistas a: I informar ao consumidor, em particular e ao pblico em geral, sobre os cuidados especiais que a energia eltrica requer na sua utilizao; II divulgar os direitos e deveres especficos do consumidor de energia eltrica; III orientar sobre a utilizao racional e formas de combater o desperdcio de energia eltrica; e IV divulgar outras orientaes por determinao da ANEEL.

Gastaldo

Berger

(2009)

afirmam

que

frequentemente

as

concessionrias so demandadas em juzo a fim de cumprirem as condies gerais de fornecimento, o que demonstra que ainda h muito a avanar a fim da entrega do servio com a excelncia almejada. 3 LEILES DE ENERGIA

Em 2004, passou a vigorar um novo modelo de comercializao de energia a partir da edio da Lei n 10.848/2004 e do Decreto n 5.163/2004, que instituram os leiles de energia, estabelecendo-se que:

As concessionrias, as permissionrias, e as autorizadas do servio pblico de distribuio de energia do SIN devem garantir, por meio de licitao na modalidade de leiles, o atendimento totalidade de seu mercado no Ambiente de Contratao Regulada (ACR). ANEEL cabe a regulao das licitaes para contratao de energia eltrica e a realizao do leilo diretamente ou por intermdio da Cmara de Comercializao de Energia Eltrica (CCEE).

Ento, o valor da gerao da energia comprada pelas distribuidoras para revender a seus consumidores passou a ser determinado em leiles pblicos. O objetivo garantir, alm da transparncia no custo da compra de energia, a competio e melhores preos. Antes dessa lei, as distribuidoras podiam comprar livremente a energia a ser revendida, mas o limite de preo era fixado pela Aneel. Os leiles de energia ocorrem com uma frequncia anual e so subdivididos em duas categorias bsicas: Leiles de energia existente: constitui os leiles que tm por objetivo a venda de energia de fontes geradoras existentes, cujo investimento inicial em sua construo j tenha sido plenamente amortizado. Estes leiles geralmente so organizados um ano antes do ano de entrega fsica de energia, que por sua vez, dever ser iniciada sempre a partir do primeiro dia do ano contratado. O prazo de vigncia destes contratos de energia existente , usualmente, estabelecido em oito anos. Leiles de energia nova: So os leiles caracterizados pela venda de energia eltrica proveniente de empreendimentos que ainda esto em projeto e no iniciaram sua etapa de construo. O objetivo destes leiles a contratao antecipada de energia por parte da concessionria para suprimento de demandas futuras, estimada de trs a cinco anos frente. Ento necessria uma estimao precisa da quantidade de energia para atender ao crescimento econmico do pas e para o bom desempenho operacional da distribuidora. Os contratos tm vigncia de 15 anos para a energia proveniente de termoeltrica e de 30 anos para as hidreltricas.

No novo modelo institucional do setor eltrico brasileiro, as distribuidoras esto autorizadas pela ANEEL a repassarem para as tarifas de energia os

montantes contratados at o limite mximo de 103% de sua carga futura efetiva, o que aumenta a segurana do sistema, pois reconhece a possibilidade de uma previso errnea da demanda e estabelece um limite de tolerncia para o erro da previso dos agentes distribuidores. Antes dos leiles, as distribuidoras devem registrar a quantidade de energia que carecem contratar. Assim, forma-se um rol de demandas individuais de compradores de energia eltrica. Este rol que representa todas as distribuidoras ir adquirir em leilo o somatrio das quantidades solicitadas de energia por cada distribuidora. Os custos da compra de energia eltrica so representados por um custo mdio ponderado de aquisio que nico para cada participante do rol. Desta forma, as distribuidoras pagaro uma quantia equivalente quantidade de energia solicitada, multiplicada pelo preo mdio de aquisio do rol de energia. Este mecanismo socializa os ganhos de comercializao entre as distribuidoras, garantindo com que elas se deparem exatamente com os mesmos custos de contratao por unidade de energia, independentemente da escala de produo ou da regio de atuao. Assim, o processo competitivo do leilo ento voltado para os empreendedores de fontes energticas, que so classificados em ordem crescente de acordo com o preo a que esto dispostos a fornecer energia no futuro. Cabe ressaltar que o Ministrio de Minas e Energia (MME), fixa uma frao de energia eltrica mnima a ser demandada de fontes de gerao termeltrica, com a finalidade de diversificar a matriz energtica nacional. Sendo assim, vo sendo selecionados as propostas de preo de venda de energia menores possveis, respeitando o percentual mnimo de energia oriunda de outras fontes estabelecida pelo MME. Estes projetos vo sendo ento selecionados, at que o montante de oferta agregada de energia seja exatamente suficiente para atender demanda do rol comprador. 4 USINA HIDRELTRICA DE BELO MONTE 4.1 Descrio geral A usina hidreltrica de Belo Monte estar localizada na Volta grande do Rio Xingu, no Estado do Par. O empreendimento vai ter obras em diferentes

trechos do rio Xingu e terras vizinhas, na regio do municpio de Altamira. Ao todo, so quatro locais de obras: stios Pimental, Bela Vista, Belo Monte e regio dos Canais e Diques. Os stios Belo Monte e Bela Vista esto no municpio de Vitria do Xingu. J o Stio Pimental fica em reas de Vitria do Xingu e Altamira. O local chamado de Stio dos Canais e Diques atingem reas maiores, mas somente no municpio de Vitria do Xingu.

Figura 1: Localizao da construo de Belo Monte. Fonte: http://www.ibracon.org.br/eventos/53cbc/pdfs/IBRACON-FLORIANOPOLISNOV.2011.pdf.

O projeto de Belo Monte adotar um reservatrio que ir operar a fio dgua, ou seja, a usina vai gerar energia eltrica de acordo com a quantidade de gua existente no rio, variando sazonalmente ao longo do ano. Nos meses chuvosos, a vazo do rio aumentar e a usina vai usar toda a sua capacidade para gerar energia, j nos meses de seca, a vazo do rio diminui e vai gerar pouca energia.

Figura 2: Hidrograma de vazes mdias dirias Posto Altamira Perodo de 1969 a 2000. Fonte: http://www.ibracon.org.br/eventos/53cbc/pdfs/IBRACON-FLORIANOPOLISNOV.2011.pdf.

Assim, com o rio em regime perene, a usina ir gerar apenas 40% da sua capacidade total, sendo que os 11,2 mil MW vo ser gerados s nos perodos das cheias. Este sistema de fio d gua no requer um grande reservatrio, no altera a hidrologia do rio Xingu devido operao do reservatrio com nvel constante e as vazes mnimas sero mantidas na volta grande do Xingu. O aproveitamento hidreltrico de Belo Monte ser parte integrante do SIN (Sistema Interligado Nacional) e fornecer energia para vrias regies do Brasil. Assim, quando Belo Monte estiver operando, nos perodos chuvosos, com capacidade mxima, vai ser possvel armazenar gua em reservatrios de outras usinas, que por sua vez supriro a demanda por energia quando Belo Monte estiver na poca de seca. Com relao fauna ictiolgica, ser construdo um canal ao lado da barragem principal, ao invs de uma escada de peixes, permitindo a migrao no perodo da Piracema. Haver tambm, um mecanismo prximo barragem, para fazer com que os barcos possam navegar de um lado para o outro do rio Xingu.

A usina de Belo Monte ser o nico empreendimento do rio Xingu. No haver outras usinas hidreltricas nesse rio. Esta foi concluso da reviso dos Estudos de Inventrio para a bacia do rio Xingu, aprovados em 2008 pela ANEEL. A rea total de inundao da usina de 516 quilmetros quadrados, sendo que destes, 228 quilmetros quadrados so hoje o prprio leito do rio. O aproveitamento hidreltrico de Belo Monte adotar um sistema de canal inovador, que reduz o tamanho da rea necessria para a gerao de energia. O barramento e o vertedouro principal ficaro no stio Pimental, no leito do rio Xingu, a cerca de 40 km da cidade de Altamira. com esse barramento que vai ser formado o Reservatrio do Xingu. A casa de fora complementar tambm ser instalada no stio Pimental. Por meio de canalizao, parte da gua do Reservatrio do Xingu ser desviada para a casa de fora principal em Belo Monte, formando um reservatrio dos canais. Para garantir as condies de segurana, um vertedouro complementar ser construdo no stio Bela Vista. Esse arranjo complementado por um conjunto de diques para fechamento lateral de pontos baixos no reservatrio dos canais. O trecho do rio Xingu localizado entre a barragem principal (Stio Pimental) e a casa de fora principal (Stio Belo Monte) vai ter a vazo de gua diminuda por causa do desvio das guas para a formao do Reservatrio dos Canais. Este trecho de aproximadamente 100 km, denominado de trecho de vazes reduzidas ser constantemente monitorado e estipulou-se que dever ser mantido com uma quantidade mnima de gua para garantir o equilbrio ecolgico, a manuteno da pesca e a navegao em perodos de seca. A casa de fora principal (Stio Belo Monte) ter uma potncia instalada de 11 mil MW. J a complementar, que vai ficar junto com a barragem no Stio Pimental, vai ter potncia instalada de 233,1 MW.

Figura 3: Aspectos da Usina de Belo Monte Fonte:http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Hidreletricas/Belo%20Monte

/RIM

A/Rima_AHE%20Belo%20Monte.pdf

De acordo com o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) para o aproveitamento hidreltrico de Belo Monte, h trs reas de influncia distintas para a avaliao dos impactos ambientais: as reas mais distantes do empreendimento, as reas circunvizinhas e as reas da obra e dos reservatrios.
As reas mais afastadas so aquelas que podem sofrer modificaes indiretas, a partir das alteraes que acontecero nas reas vizinhas ao empreendimento e naquelas onde vo estar as obras de Belo Monte. Nos estudos, essas reas so chamadas de AII rea de Influncia Indireta.

As reas vizinhas so aquelas que ficam em volta da usina e do reservatrio, chamadas de AID rea de Influncia Direta. Elas incluem no s as terras que vo ser ocupadas pelas obras e pelo reservatrio, mas tambm aquelas que vo sofrer interferncias empreendimento. diretas, negativas ou positivas, do

As reas das obras so aquelas que vo ser ocupadas pelas estruturas principais de engenharia e por toda a parte de infraestrutura necessria para a construo do empreendimento, como a barragem, os canteiros de obra, as estradas de acesso e reas de botafora, considerando tambm as reas de inundao. Essas reas so chamadas de ADA rea Diretamente Afetada. As reas do reservatrio (com suas duas partes o Reservatrio do Xingu e o Reservatrio dos Canais), as reas de Preservao Permanente e o Trecho de Vazo Reduzida tambm fazem parte da ADA, assim como um trecho de cerca de 15 km rio abaixo a partir do ponto onde as guas passaro pelas turbinas da Casa de Fora.

Figura 4: reas de influncia da Usina Fonte:http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Hidreletricas/Belo%20Monte

/RIMA/Rima_AHE%20Belo%20Monte.pdf

Em Abril de 2010 a Norte Energia S/A venceu o Leilo de Concesso da ANEEL e Junho de 2011 obteve a Licena de Instalao do IBAMA. O empreendimento ir gerar de 18.000 empregos diretos e 80.000 indiretos, durante a etapa de construo, e entrar em funcionamento ainda em 2015, tendo a sua mxima gerao de energia em 2019 com o funcionamento de todas as turbinas. 4.2 Indgenas da regio Existe uma variedade de etnias indgenas que se diferem em crenas e costumes e que se localizam nos municpios de influncia da obra de Belo Monte. As reservas indgenas localizadas prximas usina de Belo Monte esto listadas na figura seguinte.

Figura 5: reas indgenas da regio de Belo Monte Fonte:http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Hidreletricas/Belo%20Monte

/RIMA/Rima_AHE%20Belo%20Monte.pdf

Entretanto, as Terras Indgenas Paquiamba e Arara da Volta Grande do Xingu esto na rea de influncia direta (AID), sendo afetadas pela reduo da vazo do rio a jusante do barramento principal. rea Indgena Juruna do km 17 no est especificamente na rea de influencia, mas est s margens da Rodovia PA-415 e, por isso, dever sofrer a influncia do aumento do trfego nessa estrada. Assim, estas reservas merecem ateno especial e devem ser estudadas a fim de se diminuir o impacto sobre elas. A maior parte da populao destas referidas reas passou por processos de miscigenao, perdendo o domnio de seu idioma original e vm lutando, nas ltimas dcadas, para se reafirmarem como povos indgenas.

Terra Indgena Paquiamba: Os Juruna de Paquiamba habitam a margem esquerda do rio Xingu, entre o igarap Paraso e Mangueira, na regio da Volta Grande do Xingu onde haver reduo de vazo com a implantao de Belo Monte. A navegao no Xingu a nica forma de acesso aos Paquiamba, que tambm a utilizam para transporte e comercializao de mercadorias e manuteno das atividades sociais. Os Juruna de Paquiamba sobrevivem ligados aos costumes tradicionais da explorao e utilizao dos recursos naturais das florestas e do Xingu.

Terra Indgena Arara da Volta Grande do Xingu: A Terra Indgena Arara da Volta Grande do Xingu fica na margem direita do rio Xingu, no Trecho de Vazo Reduzida, entre os rios Bacaj e Bacaja, no municpio de Senador Jos Porfrio. A pesca a principal fonte de protena para aldeia e o transporte se da por embarcaes via Xingu.

rea Indgena Juruna do Km 17: A rea Indgena Juruna do km 17 fica no municpio de Vitria do Xingu, embora a sede de municpio mais prxima seja Altamira. Esta rea tem como curso dgua principal o i garap Boa Vista, que faz parte da microbacia hidrogrfica do igarap Ponte Nova, afluente do igarap Joa, que desgua no rio Xingu, abaixo da casa de fora principal de Belo Monte. Portanto, fora de qualquer possibilidade de interferncia em decorrncia da implantao da usina. Entretanto, A rodovia Ernesto Accioly (PA - 415), que fica no limite leste da rea

indgena, liga a cidade de Altamira de Vitria do Xingu, e interliga-se Rodovia Transamaznica (BR-230). Com as obras de Belo Monte esta Rodovia ter o seu fluxo aumentado vrias vezes, provocando impactos sociais e ambientais nesta rea.

Figura 6: reas indgenas da regio de influncia de Belo Monte Fonte:http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Hidreletricas/Belo%20Monte

/RIMA/Rima_AHE%20Belo%20Monte.pdf

4.3 Impactos Ambientais Os principais impactos da Usina de Belo Monte em suas vrias fases de implantao esto descritos a seguir. A obra da usina de Belo Monte ir requerer uma grande demanda por mo de obra, o que vai atrair um nmero muito grande de pessoas que migraro para a regio, causando presses sobre condies de moradia,

saneamento e segurana, ocupao desordenada do solo sem contar a ameaa cultura indgena e possveis conflitos de terra. Com a implantao da infra-estrutura e das obras de engenharia, haver a perda de imveis rurais e benfeitorias que sero inundadas. A populao dessas reas sero indenizadas e transferidas para locais seguros, havendo avaria nas atividades produtivas, pois na maioria dos imveis rurais desenvolve-se a agricultura e pecuria. Com a instalao da infra-estrutura de apoio e das obras principais, ocorrer uma srie de eventos indesejados: mudanas na paisagem natural; perda de vegetao e de ambientes naturais, com mudanas na fauna; aumento do rudo e da poeira com incmodo da populao e da fauna. O desvio do fluxo do rio para abastecer o reservatrio dos canais diminuir a vazo de gua a jusante do barramento principal, impossibilitando a navegao nos perodos de seca e impedindo o acesso das comunidades indgenas cidade de Altamira. A explorao de areia e de cascalho das reas de emprstimos para as obras causar o afundamento da calha do rio, aumentando a turbidez da gua e alterar a paisagem. Haver a retirada da cobertura vegetal para a construo das estruturas de apoio e para as aberturas de praas para a circulao de mquinas e equipamentos. A movimentao das mquinas e dos equipamentos provocar compactao do solo diminuindo a permeabilidade pela gua. Com a construo dos reservatrios haver, a supresso de trechos de mata ciliar, principalmente na fase de abertura dos canais de derivao. As atividades dos equipamentos nas obras geraro rudo e os movimentos de terra causaro a emisso de poeira. O rudo e as atividades em geral afugentaro a fauna local causando srios danos ambientais. A implantao das turbinas no Stio Pimental, ir reduzir o fluxo de gua do canal da margem esquerda do rio Xingu, inviabilizando a navegao, principalmente nos perodos de seca. O barramento diminuir a velocidade de escoamento dos igaraps de Altamira, o que aumentar seus nveis, intensificando as cheias da regio. Por outro lado, a construo de Belo monte trar impactos positivos para a sociedade, como o pagamento de compensao financeira para os

municpios que tm terras inundadas, a fomentao da economia, o aumento da arrecadao, melhorias nas reas urbanas, saneamento bsico,

implantao de parques ecolgicos e de lazer, construo de novas casas, construo de novos postos de sade e escolas, ampliao de hospital, pavimentao de ruas, construo de ptios de espera de veculos no ponto de travessia de balsa, alm de ser uma fonte de energia limpa que disponibilizar uma grande quantidade de energia para o Sistema Interligado Nacional.

5 CONSIDERAES FINAIS A usina de Belo Monte ser uma hidreltrica com um projeto inovador que, ir operar com um sistema a fio d gua, que no requer grandes reservatrios. Desta forma, diminuem-se as reas inundadas, mas, em contra partida, perde-se em produo, pois, dada a ausncia de um reservatrio, nos perodos de seca a vazo do rio reduz e a usina produzir apenas 40% de sua capacidade, no aproveitando todo o pontecial energtico do rio. O empreendimento contar com dois reservatrios de dimenses reduzidas, interligados por canais de derivao, que desviam o fluxo do rio: do reservatrio do Xingu para a casa de fora principal em Belo Monte, reduzindo a vazo de gua no trecho do rio conhecido como volta grande do Xingu, onde se encontram terras indgenas que sero diretamente afetadas. Esta diminuio da vazo afetar o pescado, a locomoo de ndios e ribeirinhos, alm de toda a biota que depende direta ou indiretamente desse rio. Ento, apesar dos grandes ndices de empregos gerados, das melhorias das reas circunvizinhas, aumento da arrecadao municipal e de ser uma fonte de energia limpa que disponibilizar grande quantidade de energia para o SIN, a construo de Belo Monte no ser vivel do ponto de vista operacional, social e ambiental. Haver grande dispndio de recursos para uma obra que no ir aproveitar todo o potencial energtico do rio Xingu, alm da influencia negativa sobre o complexo ecossistema amaznico e sobre a populao indgena e ribeirinha.

Uma alternativa para o aproveitamento sustentvel da energia hdrica dos rios Brasileiros a construo de PCHs, que so usinas de pequeno porte com reservatrios reduzidos e que tm uma pequena rea de influencia. Devido a essas caractersticas, as PCHs causam menor impacto no meio ambiente, possibilitam um melhor atendimento s necessidades de carga de pequenos centros urbanos e regies rurais e representam um dos principais focos de prioridade com relao ao aumento da oferta de energia eltrica no Brasil.

6 REFERNCIAS BRASIL. Lei n. 10.848, de 15 de Maro de 2004. Dispe sobre a comercializao de energia eltrica. Presidncia da Repblica, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurdicos. Braslia, DF, 15 de Maro de 2004. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2004/lei/l10.848.htm> Acesso em: 22 Set. 2012. GASTALDO, M. M. Direito em energia Eltrica. O setor eltrico, Janeiro/2009. Captulo I. Histrico da regulamentao do setor eltrico brasileiro. Disponvel em:<http://www.osetoreletrico.com.br/ose/assets/2c688ee8/ed.36_fasciculo_ca pitulo_1_direito_em_energia_eletrica.pdf>. Acesso em: Set. 2012. GASTALDO, M. M; BERGER,P. Direito em energia Eltrica. O setor eltrico, Fevereiro/2009. Captulo II. Agncia reguladora. Disponvel em:< http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/ed37_direito_em_ energia_eletrica.pdf>. Acesso em: Set. 2012. GASTALDO, M. M; BERGER,P. Direito em energia Eltrica. O setor eltrico, Abril/2009. Captulo IV. Aspectos jurdicos relativos s condies de fornecimento de energia eltrica. Disponvel em:<http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/edicoes/15-capitulo-iv-aspectos-juridicos-relativos-as-condicoes-de-fornecimento-de-energia-eletricaautoria-marcelo-machado-gastaldo-e-pablo-berger.html>.Acesso em: Set. 2012 GASTALDO, M. M; BERGER,P. Direito em energia Eltrica. O setor eltrico, Julho/2009. Captulo VII. Aspectos normativos relativos contratao de energia no mercado livre. Disponvel em:< http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/edicoes/30-capitulo-vii-aspectos-normativos-relativos-a-contratacao-de-energia-no-mercado-livre.html >.Acesso em: Set. 2012.

BRASIL. Ministrio de Minas e Energia. RIMA: Aproveitamento hidreltrico Belo Monte. Braslia, DF, Mai. 2009. Disponvel em:< http://siscom.ibama.gov.br/licenciamento_ambiental/Hidreletricas/Belo%20Mont e/RIMA/Rima_AHE%20Belo%20Monte.pdf>. Acesso em: Set. 2012. CONGRESSO BRASILEIRO DE CONCRETO, 53., 2011, Florianpolis. Disponvel em: < http://www.ibracon.org.br/eventos/53cbc/pdfs/IBRACONFLORIANOPOLIS-NOV.2011.pdf.> Acesso em: Set 2012.

You might also like