You are on page 1of 2

Legislao Tributria Constituio So 18 artigos na CF abordando a matria tributria. o que compe o Captulo !

!"o Sistema #ributrio $acional% do #tulo & !"a #ributao e do 'ramento%. ( CF no cria tributos) apenas de*ere compet+ncia a uma ou mais pessoas ,urdicas de direito p-blico para cri.los por lei ordinria !/ia de regra1%) ap0s lei complementar de normas gerais de*ini.los !art. 112) ) a%. 3or e4emplo) a CF pre/iu a compet+ncia da 5nio para instituir o imposto sobre grandes *ortunas) mas que at 6o,e no *oi regulamentado pela legislao in*raconstitucional. 7mendas constitucionais So atribuies do 3oder Constituinte deri/ado e) como tal) so*rem certas limitaes. "entre essas 8clusulas ptreas9 encontra.se a /edao de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e garantias indi/iduais !art. 2:) ; 1<) &%. ( esse respeito) em matria tributria) o S#F decidiu que o 3=F !depois recriado sob a *orma da C3=F% no poderia constituir e4ceo ao princpio da anterioridade) como pretendeu a 7C n< :>?@>) porque o princpio da anterioridade seria uma garantia indi/idual do contribuinte. Aeis Complementares complementar B Constituio. ' C#$ *oi recepcionado pela CF de 1@2C com e*iccia de lei complementar) muito embora ten6a sido /otado e apro/ado como lei ordinria. ( CF?88 traD no art. 112 a seguinte redaoE Art. 146. Cabe lei complementar: I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a ni!o, os "stados, o #istrito $ederal e os %unic&pios' II - re(ular as limita)*es constitucionais ao poder de tributar' III - estabelecer normas (erais em matria de le(isla)!o tributria, especialmente sobre: a+ defini)!o de tributos e de suas espcies, bem como, em rela)!o aos impostos discriminados nesta Constitui)!o, a dos respecti,os fatos (eradores, bases de clculo e contribuintes-' b+ obri(a)!o, lan)amento, crdito, prescri)!o e decadncia tributrios' c+ ade.uado tratamento tributrio ao ato cooperati,o praticado pelas sociedades cooperati,as.
1

( CF e4ige lei complementar para instituio deE a% imposto sobre grandes *ortunas !art. 1F>) & %G b% impostos residuais !art. 1F1) % eG c% emprstimos compuls0rios !art. 118) caput%. H 'u se,a) de*inir *ato gerador) base de clculo e contribuintes de impostos s0 por lei complementarG com relao aos demais tributos) lei ordinria. #ambm por lei ordinria a de*inio da alquota dos impostos.

d+ defini)!o de tratamento diferenciado e fa,orecido para as microempresas e para as empresas de pe.ueno porte, inclusi,e re(imes especiais ou simplificados no caso do imposto pre,isto no art. 1//, II, das contribui)*es pre,istas no art. 10/, I e 11 1- e 12, e da contribui)!o a .ue se refere o art. -20. Aeis 'rdinrias 3elo princpio da legalidade tributria) a lei ordinria pressuposto para instituir ou aumentar tributo. Is leis ordinrias se equiparam as medidas pro/is0rias e as leis delegadas. Jesolues e decretos legislati/os =atria tributria de interesse de mais de um 7stado normalmente atribuda B compet+ncia do Senado e disciplinada por resoluo deste.

You might also like