You are on page 1of 5

Teoria Moral de Skinner e Desenvolvimento Humano

Trabalho apresentado como Concluso do Curso de Ps-graduao em Psicopedagogia

JOHNNY CLAYTON CARDOSO TELES

Skinner defendeu a sobrevivncia das culturas como o bem da cultura e referiu-se a vrias consequncias, que ele chama de razes, de prticas culturais que ameaam a mesma. Tais razes, como a cincia e a tecnologia do comportamento podem contribuir para prticas culturais com a finalidade de defender o bem da cultura. Para Skinner a funo de defender a sobrevivncia das culturas do planejador de uma cultura que pode exercer sua funo em uma comunidade utpica, nas instituies de uma sociedade ou, nas agncias de controle, como, o governo, a religio, a educao, a economia e a indstria, ou ainda pela mdia, por professores, cientistas e acadmicos, que apresenta condies de viabilizar no s um controle mais efetivo dos controladores mas tambm formas menos institucionalizadas de controle. Com o conceito de bem da cultura, Skinner sugere possibilidades viveis de uma prtica significativa para o psiclogo. Este artigo trata de tal prtica. Primeiro, apresentando o conceito de prtica cultural em Skinner e algumas de suas sugestes sobre como modificar prticas culturais atuais com o objetivo de promover a sobrevivncia das culturas sem que com isso ele se comprometa com o darwinismo social. Segundo, aborda a crtica de Skinner ao conceito geral de desenvolvimento (das espcies, dos indivduos e das culturas) e ser argumentado que essa crtica bem como sua proposta de direcionalidade do desenvolvimento de culturas podem ser relacionadas no s com a crtica ps-moderna ao conceito de desenvolvimento humano mas tambm com a defesa de uma proposta alternativa para esse. Terceiro temos o que significa identificar a sobrevivncia das culturas com o bem da cultura e se essa identificao fornece alguma razo para defender esse valor. Finalmente, argumentasse que uma prtica dessa natureza visando ao desenvolvimento humano exige a formao de pessoas com autocontrole e ao mesmo tempo criativas. Prtica Cultural O que significa agir para o bem da cultura? Segundo Skinner agir para a sobrevivncia das culturas, e isso significa, no mnimo, proteger a cultura de prticas para ela letais como superpopulao, devastao do meio ambiente, poluio e a possibilidade de holocausto nuclear. Duas caractersticas que definem o valor so o efeito das consequncias do comportamento sobre o prprio comportamento e o sentimento que acompanha esse efeito. Em suma, com base no efeito das consequncias do comportamento e nos sentimentos que o acompanham que os indivduos formulam juzos de valor ou atribuem valor s coisas.

A classificao do bem em bens pessoais e bens dos outros recebe seu esclarecimento inicial com a diferena entre reforadores primrio e condicionado. Ao participar de uma relao social o indivduo se comporta visando dois bens, o seu e o de outros. Esses dois tipos de valores (os bens pessoais e os bens dos outros) - na medida em que se referem reproduo, manuteno da vida e at mesmo liberdade para preservar a integridade fsica - correspondem, por assim dizer, ordem vital ou defesa da vida e da liberdade. A cultura em parte um prolongamento da natureza e muito de suas prticas transformam-se em problemas porque comportamentos verificados nessas prticas perderam o valor de sobrevivncia que tinham na natureza e em condies culturais adversas. por isso que o conceito de prtica cultural, isto , o conjunto de prticas culturais que definem uma cultura, , de um lado, controle da natureza e, de outro, inveno de prticas jamais vistas na natureza. Modificao e Propostas de Prticas Culturais Skinner analisa o caso do tabagismo e sugere que ele serve como um "modelo em miniatura" para ensinar o que pode ser feito em relao s prticas culturais. Primeiro, o cigarro envolve dois reforadores imediatos, um positivo e outro negativo, o primeiro produz "prazer" e o segundo "alvio" de sintomas. Segundo, punitivo, produz consequncias negativas postergadas, como, por exemplo, o cncer de pulmo. Terceiro, punies postergadas, como cncer de pulmo, so inefetivas pelo simples fato de que ainda no ocorreram consequentemente, conselhos que apelam para razes desse tipo no funcionam. Quarto, possvel programar consequncias aversivas mais imediatas como taxar pesadamente o cigarro, restringir os locais para fumantes, etc. Finalmente, pode-se reforar positivamente fumantes por no fumar ou elogiar com grande entusiasmo os que pararam de fumar. Segundo Skinner necessrio descobrir, inventar e fortalecer prticas que promovam a sobrevivncia dos indivduos e das culturas. A questo central, resume-se no engajamento em prticas de sobrevivncia cultural capazes de competir com prticas mortais para as culturas. Ou seja, a competio no entre pessoas, grupos e culturas, mas entre prticas de sobrevivncia e prticas letais para uma cultura. Desenvolvimento Humano Skinner critica o conceito de desenvolvimento como evoluo direcionada perfeio de espcies, indivduos e culturas, no qual, evoluo significa mudana

temporalmente sequenciada de formas ou estruturas, o que equivale a dizer que as espcies, os indivduos e as culturas avanam por estgios e que as formas posteriores originam-se das anteriores. A crtica de Skinner refere-se duas concepes que fundamentam esse conceito de desenvolvimento. A primeira o estruturalismo, que aposta no tempo como fator fundamental para a evoluo de formas e simultaneamente ignora os acontecimentos que ocorrem no tempo. A segunda a doutrina metafsica do evolucionismo, que defende a natureza progressiva de todos os aspectos da realidade (do universo, da terra, da sociedade, do governo, da indstria, das cincias, das artes); um progresso que vai do simples ao complexo por diferenciaes sucessivas, e que no caso da vida humana tende no s perfeio mas tambm felicidade. O conceito de desenvolvimento remonta a Aristteles (s.d./1985a), mas foi apenas por ocasio da Revoluo Francesa e na filosofia das Luzes que ele passou a significar crena no progresso e na emancipao da humanidade. Porm, foi exatamente o desenvolvimento e no a sua ausncia que possibilitou guerras mundiais, totalitarismos, a riqueza do Norte e a pobreza do Sul, o neo-analfabetismo, a desculturao produzida pela crise da escola, o desemprego, o despotismo da opinio e dos preconceitos reproduzidos pela mdia e o subdesenvolvimento. Uma sociedade que ao cumprir sua promessa de emancipao produz um desenvolvimento humano que fracassa em seu propsito necessita diagnosticar seus erros e tentar corrigi-los. Em outras palavras, a questo do desenvolvimento humano tem de ser repensada em outras bases. Sobrevivncia das Culturas e Moralidade Pode-se interpretar a defesa do valor de sobrevivncia das culturas por Skinner (1971, 1978) como a escolha de um bem com condies de controlar as tendncias imediatistas da natureza e de ensinar os indivduos a esperarem por consequncias positivas postergadas. O valor de sobrevivncia das culturas no se inscreve na ordem vital dos bens pessoais e dos bens dos outros: um bem da cultura e trata-se, portanto, de um valor que pode "no ter desempenhado qualquer papel na evoluo fsica das espcies". Com o valor de sobrevivncia das culturas, Skinner adota definitivamente o ponto de vista moral e evita reduzir a moralidade prudncia ou o bem moral ao bem prudencial. Segundo Skinner justia significa ento evitar o egosmo tico completamente alienado do interesse pblico, o individualismo e o sistema explorador.

A cincia no pode mesmo fundamentar a tica do altrusmo puro (na verdade, talvez no possa fundamentar qualquer tipo de tica); e h alternativas, como, por exemplo, o egosmo desmedido no estado de natureza, o altrusmo interessado, o Estado-Leviat e o individualismo. Concluso Skinner defende que a cincia e a tecnologia do comportamento so importantes para o engajamento em prticas culturais bem como em suas modificaes e desenvolve uma ampla discusso do conceito de prtica cultural no contexto da tica. O primeiro valor tico na ordem da gerao e o ltimo na ordem da investigao defendido por Skinner a sobrevivncia das culturas. Um outro valor derivado que pode, no contexto dos valores derivados, ser um dos mais bsicos o desenvolvimento humano, um bem que pode ser elaborado com base nas crticas de Skinner e de pensadores ps-modernos bem como em sua sugesto sobre a direcionalidade do desenvolvimento humano e tambm em propostas psmodernas de desenvolvimento humano. Assim o conceito de desenvolvimento humano apresentado nesse texto pode ser defendido como valor bsico, principal, primeiro e ltimo por aqueles que no concordarem com a proposta de Skinner de que esse valor seria a sobrevivncia das culturas. Engajar-se em prticas culturais visando sobrevivncia das culturas envolver-se com valores morais e polticos, o que pressupe uma tarefa preliminar de formao do autocontrole. Em suma, educao para uma prtica cultural visando ao desenvolvimento humano deveria se preocupar com a formao de indivduos com capacidade de elaborar, respeitar e conviver com diferenas de identidade bem como com o suficiente autocontrole para inventar e por em funcionamento prticas culturais com condies de promover uma poltica de identidade ps-moderna.

You might also like