You are on page 1of 1

Alternncia entre o livre-cambismo e o protecionismo NA histria do comrcio internacional denotamos que o processo de aberturas das economias nem tem

sido regular, sendo alias caracterizado por um processo de altos e baixos, ou seja de alternncia entre o livre cambismo e o protecionismo. Desde do sec. 19 at ao inicio da 1grande guerra estvamos perante um perodo de livrecambismo. No se tratava de um livre-cambismo total, pois em certos sectores existia protecionismo, como o caso do sector siderrgico na Alemanha e EUA, mas a verdade que o livrecambismo era o que prevalecia nas relaes internacionais. Com o inicio da 1grande guerra iniciou-se um perodo de limitaes ao comercio internacional, que a juntar a isso veio tambm a grande depresso (29-32), que provocaram que os principais pases procurassem sair da crise atravs de politicas de restries de importaes, ou se, de politicas de intervencionismo. No entretanto, o insucesso dessas polticas deu origem ao reencaminhar para um comercio mais livre. No espao europeu iniciou-se com o OECE que promoveu o afastamento de direitos alfandegrios. Depois juntou-se a CECA e em 1957 o tratado de Roma veioa instituir a Comunidade econmica europeia. Este novo abrir das economias internacionais fez com que os Estados crescessem bastante que fez criar os 30 anos de ouro., associado o xito a boa parte pelas possibilidades criadas pelo comrcio internacional. Por isso mesmo constituiu uma surpresa o retrocesso no incios dos anos 70 com o aparecimento do protecionismo (designado de Novo protecionismo) que fez com que os resultados macroeconmicos fossem menos favorveis.

O comrcio intra-sectorial , basicamente, um comrcio de produtos diferenciados. A diferenciao do produto pode ser feita ao nvel da produo e/ou ao nvel do consumo. Este tipo de comrcio dentro da mesma indstria - a um nvel desagregado temos um comrcio intra-produto, que reflecte , sem o problema da agregao estatstica, o fenmeno de se exportar e importar o mesmo produto - ocorre mais frequentemente entre os pases desenvolvidos e tem aumentado nas zonas que sofrem processos de integrao econmica. Assim, como variveis explicativas do comrcio intra-sectorial surgem: (i) a proximidade geogrfica dos parceiros comerciais ; (ii) a semelhana do nvel de desenvolvimento ( incluindo aqui no s os nveis do produto per capita, como tambm, a semelhana nos padres de consumo, de gostos, de cultura, de cuidados de sade, etc.,); (iii) a intensidade em capital humano nos seus diferentes nveis de qualificao utilizada no processo produtivo, particularmente na sua componente de inovao/imitao e design; (iv) as barreiras tarifrias e no tarifrias ao comrcio; (v) as economias de escala ; etc.. Ou seja, temos variveis que reflectem as caractersticas especficas s indstrias e variveis que reflectem as caractersticas especficas dos pases. Partindo da posio que o comrcio intra-sectorial um tipo de comrcio caracterstico dos pases desenvolvidos que se refora, globalmente, com os processos de integrao econmica, para analisar a situao de Portugal necessitamos de: (i) verificar se o processo de integrao de Portugal tem reforado ou no o nosso padro de comrcio intrasectorial, ou seja se o peso do comrcio intra-sectorial em Portugal anda no mesmo sentido do aumento do peso do comrcio intra-sectorial ao nvel da Comunidade ; (ii) verificar se na ltima etapa do processo de integrao econmica - preparao para o mercado nico houve alguma alterao qualitativa no padro de comrcio e no padro de especializao.

You might also like