You are on page 1of 51

INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE FUNORTE / SOEBRS

AUTOLIGADO EFEITOS DESEJVEIS E INDESEJVEIS

ANITA MONTEIRO DE SOUZA FURTADO

Campinas, 2010

FICHA CATALOGRFICA Elaborada pela Biblioteca das Faculdades Unidas do Norte de Minas ICS - FUNORTE/SOEBRS Ncleo Campinas Furtado, A.M.S. Autoligado Efeitos Desejveis e Indesejveis / Anita Monteiro de Souza Furtado Campinas, 2010, 35 f Orientadora: Patrcia Marsola Co-orientador: Irene Moreira Serafim Monografia (Especializao) ICS FUNORTE/SOEBRS Ncleo Campinas. Programa de Ps-Graduao em Odontologia. Bibliografia. 1.Ortodontia. 2. Braquetes Autoligados. 3. Inclinaes Dentarias. 4. Expanso Alveolar. I. Serafim, Irene Moreira. II. Marsola Patricia. III. Faculdades Unidas do Norte de Minas. Programa de Ps- Graduao em Odontologia.

INSTITUTO DE CINCIAS DA SADE FUNORTE / SOEBRS

AUTOLIGADO EFEITOS DESEJVEIS E INDESEJVEIS

ANITA MONTEIRO DE SOUZA FURTADO

Monografia apresentada ao Programa de Especializao em Ortodontia do ICS FUNORTE / SOEBRS NUCLEO CAMPINAS, como parte dos requisitos para obteno do ttulo de Especialista.

Orientadora: Profa.Ms.Patrcia Marsola Co-Orientadora: Prof a Ms. Irene Serafim

CAMPINAS SP 2010

Ao meu Marido ANTONIO Pela presena constante e atenciosa, tendo contribudo imensamente na elaborao deste trabalho, com muito zelo nas correes e comentrios, quanto o apoio emocional com a nossa famlia preenchendo as lacunas da minha ausncia. minha filha ELISA Uma das maiores razes da minha vida, meu amor incondicional. Aos meus Pais EDUARDO e ELOISA Pelo esforo e exemplo de sempre lutarem frente a todas as dificuldades da vida a fim de me oferecerem o que de melhor puderam.

Dedico este Trabalho

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Minha Orientadora Profa.Ms.Patrcia Marsola

Pela dedicao e carinho no desafio da realizao deste trabalho, Meu muito obrigado.

Minha Co-Orientadora Profa.Ms.Irene Serafim Agradeo pela imensa ajuda que me foi prestada, a fim de que pudesse atingir os objetivos deste estudo.

Agradeo tambm, Aos Professores: Prof.Cludio Azenha, pela competncia na tarefa de ensinar e pelo muito que contriburam minha formao.

Prof. Eduardo Macluf, foi uma honra ter sido sua aluna, seus ensinamentos ficaro guardados para sempre.

Aos meus colegas da especializao Vou lembrar deste convvio com muitas saudades de todos os momentos.Uma das melhores experincias foi a grande troca estabelecida neste perodo de convivncia. Agradeo a cada um de vocs.

AGRADECIMENTOS
Aos Funcionrios do CEREO:

Carmem ngela, Mariana, Graziela:

Vocs conseguem manter o ambiente de trabalho numa atmosfera de amizade e cumplicidade muito positivas, Sempre que precisei, pude contar com cada um de vocs.

Quando quiseram disseminar a virtude ilustre por todo o reino, os antigos primeiro ordenaram bem seus prprios Estados. Querendo ordenar bem seus Estados, primeiro regularam suas famlias. Querendo regular suas famlias, primeiro cultivaram suas pessoas. Querendo cultivar suas pessoas, primeiro emendaram seus coraes. Querendo emendar seus coraes, primeiro buscaram ser sinceros Em seus pensamentos. Grande Ensinamento, Confcio (551-479 a.C.)

SUMARIO

RESUMO.................................................................................................................. x ABSTRACT................................................................................................................ xi 1 INTRODUO................................................................................................. 10 2 PROPOSIO.................................................................................................. 13 3 REVISAO DA LITERATURA......................................................................... 14 4 DISCUSSO..................................................................................................... 36 5 CONCLUSO................................................................................................... 44 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...................................................................... 46

FURTADO, A.M.S. Autoligado Efeitos Desejveis e Indesejveis. Monografia de Especializao Especializao em Ortodontia, FUNORTE / SOEBRS Ncleo Campinas, Campinas, 2010.

RESUMO
Os braquetes autoligados tm ganhado popularidade nesses ltimos anos. Vrias vantagens so atribudas ao sistema de braquetes e alguns ortodontistas consideram que este sistema tem a capacidade de expandir os arcos com pouca inclinao. O propsito deste trabalho foi avaliar, por meio de reviso de literatura, os braquetes autoligados quanto eficincia, eficcia no tratamento, expanso da arcada, inclinaes dentrias e estabilidade em comparao com os braquetes convencionais. O resultado deste estudo apontou que apesar das afirmaes sobre as vantagens dos braquetes autoligados a prova geralmente inexistente. Menor tempo de cadeira e menor vestibularizao parecem ser as nicas vantagens significativas do sistema de aparelhos autoligados em relao aos sistemas convencionais, que so apoiados pelas evidncias atuais. E quanto eficincia, expanso e inclinaes dentrias os resultados so similares aos braquetes convencionais.

PALAVRA-CHAVE: Braquetes autoligados.Inclinaes dentrias.Expanso alveolar.

FURTADO, A.M.S. Autoligados Desejveis e Indesejveis. Monografia de Especializao Especializao em Ortodontia, FUNORTE / SOEBRS Ncleo Campinas, Campinas, 2010

ABSTRACT
Selfligating brackets have gained popularity in recent years. Several advantages are attributed to the bracket system and a number of doctors feel that this system has the ability to expand the arches with little slope. The purpose of this study was to evaluate, through literature review, the selfligating brackets in efficiency, effectiveness in treatment, expansion of the arch slopes dental and stability compared to conventional brackets. The result showed that despite claims about the benefits of selfligating brackets evidence is generally lacking. Shorter course and lower buccal seem to be the only significant advantages of the system appliances selfligating compared to conventional systems that are supported by current evidence. What about efficiency, expansion and dental inclinations the results are similar to conventional braces.

KEY WORDS: Selfligating brackets.Tipping .Expansion bone

Xi

10 1. INTRODUO Os braquetes ortodnticos vm sendo modificados com o objetivo de diminuir a resistncia friccional entre o canal de encaixe e o fio ortodntico, para tornar mais eficiente a mecnica de deslize e diminuir a fora necessria para a movimentao dos dentes . Nos ltimos 10 anos, observa-se a criao de vrios braquetes autoligveis. Essa idia surgiu em 1930, pelo Dr. Stolzenberg, com o dispositivo de Russell, no qual era dispensado o uso de amarrilhos para fixao do arco. Esse dispositivo dispunha de um sistema de parafuso horizontal com rosca que fixava o arco, permitindo graduar sua presso sobre o mesmo48. Mas esse conceito caiu na escurido at o comeo de 1970.

Em 1971, foi criado o primeiro braquete autoligado passivo . O Edgelock, que teve um corpo redondo com uma tampa deslizante rgida, que criava a quarta parede do slot. Dois anos depois, muito parecido com o Edgelock, surgiu o MobilLock, que era necessrio usar uma ferramenta para abrir e fechar um disco semicircular. Talvez com a introduo simultnea das ligaduras elsticas, nem o Edgelock nem o Mbil-Lock ganhou muitos seguidores53.

Em 1980, foi lanado no mercado o SPEED, que possui uma tampa que deslizava no sentido vertical para fechamento da canaleta. Originalmente era confeccionada com ao inoxidvel e hoje com uma liga de nquel titnio fina e resiliente a torna muito flexvel, chamada de spring clip, que forma a quarta parede flexvel do slot do braquete, e no somente comprime o arco, evitando movimentaes indesejadas subseqentes de rotao, inclinao e torque durante qualquer tipo de movimentao dentria. Dessas caractersticas partem o autoligado ativo.

Em 1986, foi lanado o braquete Activa, desenhado pelo Dr. Erwin Pletcher (A Company). Esse braquete apresentava-se de forma cilndrica, com

11

uma tampa curva rgida que , por meio do giro ocluso-gengival abria e fechava na canaleta .Quando fechado , a parede rgida externa converte o slot do braquete em um tubo.Como o braquete Edgelock , a configurao passiva do Activa limitou a interao com o arco.Inconvenientes , tais como a facilidade que os pacientes podem abrir o braquete levaram a suspenso da sua comercializao.

Em 1995, outro modelo de autoligado entrou no mercado o TIME, parecido na aparncia ao SPEED, mas seu desenho e modo de ao so diferentes. Seu tamanho era semelhante ao dos braquetes convencionais e a tampa que abre na canaleta no sentido ocluso-gengival era curva e menos rgida52. A rigidez do brao do braquete impede qualquer interao com o arco, tornando assim , um braquete passivo52

Em 1996, a American lanou o braquete com tampa ativa chamado Sigma, na mesma poca a Ormco lanou o sistema passivo DAMON SL I , e depois em 1999 o DAMON SL 2 que so braquetes edgewise geminados com uma tampa lisa e retangular deslizante entre as aletas .A A Company , em 1998 , lanou mais um braquete passivo chamado Twin-Lock semelhante ao DAMON , porm com tampa que se move no sentido oclusal com o auxlio de um instrumenta universal.Um dos ltimos lanamentos foi o In-Ovation R , que combina o controle dos sistemas geminados tamanho mini , mas com formato rombide e com as demais caractersticas dos autoligados. A vantagem bsica dos braquetes autoligados a eliminao das ligaduras metlicas e elsticas , que facilita a aplicao e manuseio da instalao do fio26,27 , alm da eliminao do atrito causado pelo fio em contato com o braquete. O sistema de braquetes autoligados permite o uso de acessrios e reduz a frico entre o braquete e o fio . Com uma sequncia de arcos que permite aplicar uma fora leve e contnua , o alinhamento e nivelamento ocorrem em menos tempo e aparentemente sem efeito nocivo s razes , ossos ou tecido gengival. Alm disso, com o emprego de fios leves, o nivelamento ocorre com a movimentao dos dentes para reas de menor resistncia, gerando uma expanso posterior nos casos sem extrao, sem alterar de forma significativa a posio anteroposterior dos

12

incisivos. Ainda , espera-se que , na fase final do nivelamento , onde fios retangulares de ao so utilizados ,o torque incorporado ao braquete seja lido , conferindo aos dentes as inclinaes desejadas e planejadas no momento da escolha da prescrio.

A literatura muito rica em trabalhos que verificam o atrito gerado entre o fio e a canaleta durante as mecnicas de deslize, os quais relatam um menor valor nos braquetes autoligados , quando comparados com os convencionais.Porm, so escassos os trabalhos com evidncias cientficas sobre as alteraes dentrias e estabilidade devido expanso posterior causada pelos braquetes autoligados , e sua mecnica ortodntica nos diferentes tipos de m ocluso .

Sendo assim, torna-se importante um estudo sobre os efeitos dos braquetes autoligados, considerando os efeitos dentrios e estabilidade ps-tratamento.

13

2. PROPOSIO

A proposta deste trabalho foi avaliar os efeitos dentrios dos braquetes autoligados levando em consideraes suas vantagens e desvantagens ,avaliando: -Tempo total de tratamento. -Eficcia no alinhamento e fechamento de espaos. -Alteraes ntero-posteriores dos incisivos centrais superiores e incisivos centrais inferiores. -Alteraes das distncias transversais. -Estabilidade e recidiva.

14

3. REVISAO DA LITERATURA

STOLZENBERG48 , em 1935 , descreve o dispositivo chamado de Russell Lock, como sendo o primeiro sistema de braquetes nos quais era dispensado o uso de amarrilhos para fixao do fio ao arco. Este sistema dispunha de um parafuso horizontal com rosca que fixava o arco, permitindo graduar sua presso sobre o mesmo. STRANG49,em 1946, considera dois fatores essenciais para assegurar um resultado estvel no tratamento: primeiro evitar modificaes em grande grau na largura dos arcos dentrios , e segundo, no movimentar os incisivos para frente com o objetivo de ganhar espao para seu alinhamento. Desta forma, o autor considera os caninos inferiores e os molares como unidades chaves na determinao dos limites da largura do arco dentrio. Por ltimo ele concluiu que: 1-cada m-ocluso representa arcos dentrios que esto em equilbrio com todas as estruturas associadas; 2-os procedimentos corretivos devero preservar este equilbrio, para que o resultado do tratamento permanea estvel; 3-a estabilidade requer que no somente os incisivos. Mas tambm os dentes posteriores sejam posicionados sobre bases de suporte sseo, consequentemente, movimentos vestibulares excessivos (expanso) dos molares, pr-molares e caninos inferiores, a fim de permitir a recolocao dos incisivos nas suas bases sseas, no conduzem estabilidade; 4-uma forma predeterminada de arco que produza um resultado final, com o qual, tentaremos preservar o equilbrio e harmonia presentes na mal ocluso, um guia extraordinrio de ajuda para o operador, tanto na anlise como no tratamento do caso.

SHAPIRO46, em 1974, estudou a estabilidade do arco inferior em 80 casos tratados ortodonticamente com e sem extraes, nos perodos: pr-tratamento, final do tratamento e 10 anos sem conteno ps-tratamento. Examinou as mudanas nas

15

distncia inter-caninos, inter-molares e comprimento do arco, e determinou se havia uma relao significante destas variveis entre a classificao de Angle e o tratamento com e sem extraes dentrias. Baseado nas descobertas deste estudo, o autor chegou a concluso que a distncia inter-caninos inferior demonstrou uma forte tendncia a voltar s suas dimenses pr-tratamento em todos os grupos. O autor relatou ainda que do perodo pr-tratamento para o perodo ps-conteno, a distncia inter-molares inferiores, diminuiu mais nos casos com extraes do que nos casos sem extraes. Grande quantidade de expanso da distncia inter-molares no tratamento foi mantida no grupo sem extraes, embora a tendncia fosse o retorno dimenso pr-tratamento.

PROFFIT42, em 1978, revisou a teoria do equilbrio descrevendo os principais fatores que influenciam na posio dos dentes. O autor descreveu como quatro principais fatores primrios no equilbrio: 1. Foras intrnsecas da lngua e lbios. 2. Foras extrnsecas: hbitos (chupar o dedo) e aparelhos ortodnticos. 3. Foras da ocluso dentria. 4. Foras da membrana periodontal. Segundo o autor, os dois principais fatores primrios que esto envolvidos no equilbrio so as presses de repouso do lbio ou da bochecha e lngua, e segundo, as foras produzidas pela atividade metablica da membrana periodontal anlogas as foras de erupo. Foras de ocluso, provavelmente tambm desempenham um papel na posio vertical dos dentes, afetando a erupo. A respirao tem influncia na mandbula e na postura da lngua e, assim, altera o equilbrio. Pacientes com falha da erupo foram reconhecidos e alteraes no mecanismo de erupo podem ser mais importantes clinicamente do que tem sido reconhecido. Presses extrnsecas tambm podem desempenhar um papel importante, desde que essas presses estejam sustentadas por algumas horas por dia.

16 GERMANE, et al 23, em 1991, desenvolveram um modelo matemtico para comparar quantitativamente os efeitos de vrios tipos de expanso ortodntica no permetro do arco inferior. Comeando com a mdia das dimenses do arco, largura inter-molares, largura inter-caninos, comprimento do arco e da linha mdia foram aumentados individualmente e em combinao com milmetros at 5 mm, e a conseqente alteraes no permetro do arco foram medidos. Os autores concluram que o aumento do comprimento do arco pelo avano dos incisivos foi quase quatro vezes mais eficaz no aumento do permetro do que com a expanso molar e a expanso do canino teve um efeito intermedirio. Expanso combinada de molar-caninos criou um aumento no permetro do arco que foram apenas um pouco menos do que a gerada pelo avano sozinho do incisivo. SHIVAPUJA et al 47, em 1994 , compararam a fora mxima necessria para iniciar o movimento do arco ( resistncia esttica ) e a frico dinmica para mecnicas de deslizamento utilizando elstico em cadeia em cinco sistemas de braquetes ( braquete geminado de metal , geminado cermico , Edgelock , Activa e SPEED ). No foram observadas diferenas nos valores iniciais da fora necessria para resistir ao movimento de deslizamento ( resistncia esttica ) entre os trs sistemas autoligados avaliados , porm houve diferena para os sistemas tradicionais , que mostraram resistncia bem mais elevada . Em relao resistncia dinmica, o braquete cermico ofereceu a maior resistncia ao movimento, com uma fora mdia de 308,15g. O sistema SPEED apresentou uma mdia de 87,26, seguido do Edgelock com 40,40g,tendo a menor resistncia sido demonstrada pelo Activa com 35,91g.O autor comparou um sistema de braquetes convencionais e um sistema de braquetes autoligado baseado no aumento do uso dos autoligados por parte dos ortodontistas. As avaliaes foram feitas in-vitro e clinicamente com os braquetes autoligados Activa, Edgelock e SPEED e comparados a sistemas convencionais de ao e cermicos. Os resultados demonstraram que os sistemas de braquetes autoligados dispem de um baixo grau de frico, menor tempo de cadeira para insero e remoo do arco e um controle de

17

infeco maior quando comparado com elastmeros de poliuretano e ligaduras de braquetes de ao ou cermica.
44

SADOWSKY

, em 1994, avaliaram a estabilidade em longo prazo. Foi

usada uma amostra de 22 casos tratados anteriormente, todos sem extraes com aparelho fixo edgewise e estavam sem conteno por no mnimo cinco anos. O tempo mdio de conteno fixa inferior foi de 8,4 anos. O ndice de irregularidade de prtratamento foi de 8,0 mm no arco superior e 5,2 mm no arco inferior; no final do tratamento, foi de 0,9 mm e 1,0 mm, respectivamente, e na fase ps-conteno foi de 2,0 mm e 2,4 mm, respectivamente. Resoluo do ndice de irregularidade inferior foi realizada sem a vestibularizao dos incisivos ou movimento distal dos molares inferiores, entretanto, ambos os arcos foram expandidos transversalmente. Durante a fase ps-tratamento, todas as variveis apresentaram recidivas, exceto para os caninos superiores e pr-molares expandidos. No entanto, o segmento inferior anterior demonstrou alinhamento relativamente bom em longo prazo, que pode ser um reflexo da conteno inferior prolongada. O autor concluiu que, o tempo de conteno prolongado pode ser um fator importante. E tambm, parece que a expanso do arco nas regies de pr-molar particularmente no superior relativamente estvel.
19

DE LA CRUZ et al

, em 1995, avaliaram as alteraes das formas dos

arcos dentrios superior e inferior, em pacientes tratados ortodonticamente por no mnimo 10 anos ps-conteno. A amostra constou de 45 pacientes com m-ocluso de Classe I, e 42 pacientes com m-ocluso de Classe II, diviso 1, tratados com extraes de quatro primeiros pr-molares. Os modelos foram marcados no vrtice das cspides vestibulares dos molares, pr-molares, caninos e nos incisivos um ponto mais mesial, outro mais distal e outro no centro da borda incisal. Os modelos foram fotocopiados e digitalizados. Os resultados demonstraram um arredondamento da forma do arco com o tratamento, seguido de um estreitamento no perodo ps-conteno, confirmando que a forma do arco tende a retornar sua forma original, aps o tratamento ortodntico. Os autores concluram que, quanto maior a alterao da forma do arco durante o tratamento, maior a tendncia de alterao no perodo ps-conteno. Tambm concluram que a forma do arco pr-tratamento parece ser a melhor guia para a

18

estabilidade da futura forma do arco, mas alteraes mnimas durante o tratamento no indicativo de estabilidade no perodo ps-conteno. ACKERMAN & PROFFIT 1 ,em 1997, afirmaram que, o tecido mole que mais define o tratamento. Os limites de compensao dentria para uma discrepncia maxilar subjacente so estabelecidos por presses exercidas sobre os dentes pelos lbios, bochechas e lngua; limitaes da insero periodontal; influncias neuromusculares na posio da mandbula e os contornos dos tecidos moles do perfil facial. A capacidade dos tecidos moles para se adaptar s mudanas nas relaes da mandbula com os dentes so muito menores do que os limites anatmicos em corrigir as relaes oclusais. As tolerncias para a adaptao do tecido mole em equilbrio periodontal, e pontos de vista o equilbrio facial esto na faixa de 2 a 3 mm para a expanso do arco mandibular e at mesmo menos para as alteraes na posio condilar. Assim, a anlise dos tecidos moles o passo crtico na tomada de deciso ortodntica, e isso s pode ser realizado atravs da anlise facial do paciente. Apesar de medidas quantitativas no poderem ser aplicadas com rigor, as orientaes para a avaliao dos tecidos moles, com especial nfase na esttica facial, so propostas. A partir desta perspectiva, a filosofia contempornea da prtica ortodntica oferecida, com indicaes gerais e contra-indicaes para tratamentos sem extraes, com extraes e tratamento cirrgico. BISHARA et al10, em 1997, avaliaram num estudo longitudinal as mudanas no comprimento do arco mandibular e maxilar de 6 semanas a 45 anos de idade. Foram avaliados 28 homens e 33 mulheres na avaliao longitudinal de seis semanas, um ano e dois anos (depois da erupo dos dentes decduos). Os autores demonstraram que os maiores aumentos do tamanho do comprimento do arco ocorrem durante o primeiro e segundo ano de vida. E que o comprimento do arco continua a crescer at os 13 anos na maxila, e at 8 anos na mandbula. Em seguida, redues significativas no comprimento do arco ocorreram at os 45 anos de idade.

19 DAMON16 , em 1998 , apresentou o sistema de braquetes autoligados que satisfaz os critrios dos parelhos Straight-Wire, permitindo o uso de acessrios ortodnticos e reduz a frico entre o braquete e o fio. Com uma sequncia de arcos que permite aplicar uma fora leve e contnua, o alinhamento e nivelamento ocorrem em menos tempo e aparentemente sem efeito nocivo s razes, ossos ou tecido gengival. Alm disso, com o emprego de fios leves, o nivelamento ocorre com a movimentao dos dentes para reas de menor resistncia, gerando uma expanso posterior nos casos sem extrao, sem alterar de forma significativa a posio ntero-posterior dos incisivos. A associao dos braquetes Damon com a nova gerao de fios termoativados permitiu esse mecanismo. E , espera-se , na fase final de nivelamento , quando fios retangulares de ao so utilizados , que o torque incorporado ao braquete seja lido , conferindo aos dentes as inclinaes desejadas e planejadas no momento da escolha da prescrio . DAMON17, em 1998, descreveu a evoluo do aparelho autoligado Damon, suas particularidades e aplicaes para Ortodontia moderna. Na sua pesquisa in-vivo, o autor comparou os sistemas convencionais de ligaduras elsticas e metlicas ao sistema Damon passivo. Aps estudos minuciosos, ele concluiu que os sistemas autoligados, em especial os passivos, constituem na evoluo do tratamento ortodntico por tornarem as foras mais leves e biolgicas. Disse tambm que o atrito provocado tanto pelos sistemas convencionais como os autoligados so, em parte, aumentados pela espessura do fio inserido na canaleta do braquete. Desta forma, para o autor, o Sistema Damon se apresenta como a melhor opo nos casos de deslize, pois mesmo com fios mais calibrosos, a folga da canaleta com o fio impede a perda de movimentao por atrito.
5

BEGOLE et al

, em 1998 , analisaram 76 modelos de estudo de 38 casos

tratados com e sem extrao de primeiros pr-molares. Todos os casos apresentavam modelos de gesso do incio, fim e aps 6 a 8 anos de conteno . O ajuste cbico foi usado para ajustar uma curva que representa a forma do arco. Foram estudadas, em ambos os arcos dentrios, as distncias entre caninos, primeiros e segundos pr-molares por meio de imagens fotocopiadas dos modelos de estudos. Houve expanso muito mais

20

no arco superior do que o arco inferior, durante o tratamento, independentemente da extrao ou estratgias sem extraes. Nos casos sem extraes, uma maior quantidade de expanso lquida foi alcanada para as dimenses do arco superior em comparao com o arco inferior. Globalmente, uma estabilidade relativamente elevada em forma de arco foi encontrada. Expanso significativa pode ser adquirida em todas as regies de pr-molares e pode vir a ser estvel. A ordem de maior largura do arco lquida obtida foi para segundos pr-molares seguidos de primeiros pr-molares, molares, e depois os caninos. As larguras inter-caninos diminuram para ambos os arcos em direo aos valores pr-tratamento, mas foram mais estveis no arco superior em casos sem extraes. DAVIS & BEGOLE18, em 1998 , verificaram as mudanas nas distncias inter-caninos, primeiros e segundos pr-molares e molares ocorridas durante o tratamento ortodntico. Para isto, foram fotocopiados os modelos de gesso superiores e inferiores referentes fase inicial e final de tratamento de cada um dos 72 pacientes. Nestes modelos de gesso foram demarcados pontos nas pontas das cspides vestibulares dos pr-molares, na ponta de cspide dos caninos e na ponta da cspide msiovestibular dos primeiros molares e, calculada as distncias entre os dentes contralaterais. Os autores verificaram que existe um aumento estatisticamente significante para todas as distncias mensuradas, sendo a distncia entre os segundos pr-molares superiores a que apresentou um maior aumento (4,41mm).

KUZY30, em 2000, comentou que os braquetes autoligados devem conservar suas vantagens biomecnicas sobre os braquetes convencionais. Segundo o autor, as foras mecnicas que geram deposio e absoro de tecido sseo, guiadas pelo mecanismo braquete-fio, no sero necessariamente da mesma magnitude das aplicadas hoje em dia, pelo ortodontista que utiliza tcnicas convencionais.

21 BERGER6, em 2000, fez uma avaliao retrospectiva sobre os estudos relacionados com a eficcia e eficincia dos aparelhos autoligados comparados com os aparelhos convencionais.. Aps o estudo de mais de vinte trabalhos, ele concluiu que: os braquetes autoligados fornecem ao paciente um maior conforto, um menor tempo de tratamento, um menor tempo de cadeira e um melhor controle de translao dental. Estes sistemas, tambm, demonstraram uma incrvel reduo da frico, o que se refletiria na diminuio do tempo total de tratamento, especialmente, nos casos de extrao dentria. Os autores de diversos trabalhos relataram, em mdia, uma reduo de quatro meses no tempo de tratamento e uma significante reduo no tempo de cadeira devido s facilidades na troca de arcos. Os aparelhos autoligados tambm reduziram o risco de danos mucosa e gengiva, bem como laceraes e infeces nestes tecidos provenientes da prtica de corte de amarrilhos metlicos. As ligaduras elastomricas no s aumentam a deformao e deteriorizao das mesmas, como esto associadas a uma higiene pobre. Com a eliminao do uso de elsticos, os aparelhos autoligados podem melhorar a higiene de todos os pacientes. Por isso, nestes tempos em que os ortodontistas esto cada vez mais, abraando o conceito dos autoligados, os sistemas de ligao convencionais (metlicos e elsticos) tm se tornados antiquados para o paciente, o profissional e seus funcionrios. Os sistemas autoligados podero se tornar o sistema convencional do sculo vinte e um. BERGER7, em 2001, relatou dois estudos designados para testar a hiptese de que os braquetes autoligados podem reduzir o tempo de cadeira durante a mudana dos fios no arco. Em um estudo o autor enviou um questionrio para 39 ortodontistas que j usavam o sistema SPEED h pelo menos um ano. Em outro estudo clnico comparou o tempo gasto para cada consulta, com cronmetro, de braquetes convencionais com ligaduras e amarrilhos com os autoligados. Este estudo confirmou as observaes clnicas dos 39 ortodontistas usando o braquete SPEED onde o autoligado uma tcnica de tratamento de bom custo-benefcio. O presente artigo tambm demonstrou a importncia do fator tempo-custo antes da deciso da compra do tipo de braquete.

22 EBERTING et al20, em 2001, compararam o sistema Damon com os braquetes convencionais quanto aos seguintes aspectos : qualidade de resultados, tempo de tratamento e satisfao do paciente.Foram selecionados 215 pacientes tratados em trs diferentes lugares:uma universidade e dois consultrios particulares.Em 108 pacientes foi usado o sistema Damon e 107 com os braquetes convencionais.Os autores chegaram aos seguintes resultados:pacientes tratados com o sistema Damon tiveram 6,33 meses a menos de tempo de tratamento e 7 consultas a menos que os pacientes tratados com o sistema convencional.Os ndices ABO Grading Criteria foram significativamente maiores (7,38) que aqueles tratados pelo sistema convencional.Os pacientes tratados com o sistema Damon demonstraram maior satisfao do que os tratados com os braquetes convencionais.Os autores concluram que o sistema Damon Passivo significantemente mais rpido e com melhores resultados que os demais aparelhos fixos de ligao convencional. HOUSLEY et al29,em 2003, realizaram um estudo com o objetivo de avaliar as mudanas com o tratamento e conteno com o arco lingual expandido inferior em conjunto com o aparelho edgewise fixo. Os autores utilizaram 29 modelos iniciais, e modelos ps-tratamento de 6 anos e 3 meses em mdia de pacientes brancos.

Verificaram que a expanso do arco inferior usado por menos de 6 meses com o aparelho fixo edgewise inferior causou um aumento em ambas as dimenses: transversal e sagital . Os autores concluram que a expanso transversal foi mais estvel na regio posterior do que na regio anterior e que aumentar a largura inter-canina inferior pode ser mantida apenas pela conteno fixa. Embora os incisivos superiores e inferiores tenham sido avanados e vestibularizados, a protruso labial no ocorreu.

HAIN et al24,em 2003, investigaram, em um estudo in vitro, o efeito do mtodo de ligao e avaliaram uma nova unidade elastomrica da TP Orthodontics , que segundo o fabricante , reduz a frico na interface fio ortodntico/elstico.Foram comparados quatro tipos de braquetes:convencional (Victory ), miniatura ( Minitwin ), cermico ( Clarity ) e o SPEED.Os braquetes foram testados com fio ortodntico

23

0,019X0,025 e os elsticos comparados foram o cinza comum e a nova unidade elastomrica da TP.Os autores encontraram os seguintes resultados : o novo elstico da TP produziu significante menos frico esttica na interface elstico/fio do que o elstico comum;a reduo da frico foi consideravelmente maior quando os elsticos foram lubrificados com saliva humana; a amarrao com formato em oito aumentou a resistncia friccional;os braquetes SPEED produziram menos atrito em geral do que os outros tipos de braquetes amarrados com elstico comum ; o elstico da TP lubrificado com saliva produziu um atrito menor do que os braquetes SPEED e por fim , a amarrao com ligadura de ao com folga ofereceu a menor frico de todos os mtodos de ligao testados. CACCIAFESTA14, em 2003, avaliou o nvel de resistncia friccional gerada entre braquetes metlicos autoligados (Damon SLII, SDS Ormco, Glendora, Calif), braquetes autoligados de policarbonato (Oyster, Gestenco International, Gthenburg, Sweden), e braquetes metlicos convencionais (Victory Series, 3M Unitek, Monrovia, Calif) e trs tipos de fios de diferentes ligas: Ao (Stainless Steel, SDS Ormco), niqueltitnio (Ni-Ti SDS Ormco), e beta-titnio (TMA, SDS Ormco). Todos os braquetes com 022 na canaleta e os fios ortodnticos com trs diferentes espessuras e seces transversais: 016, 017 X 025, e 019 X 025. Foram testados 27 braquetes e suas possveis combinaes com os fios ortodnticos. Tanto as frices estticas como as dinmicas foram avaliadas por um instrumento projetado. Segundo o autor, braquetes metlicos autoligados apresentaram, significativamente, menor frico esttica e dinmica que os braquetes convencionais metlicos e autoligados de policarbonato, os quais no apresentaram diferena significante entre eles. Arcos de beta-titnio tiveram maior resistncia friccional que arcos de ao e arcos de niquel-titnio. No houve diferenas significantes entre os fios de ao e niquel-titnio. CHUNG & FONT15, em 2004 investigaram as alteraes dentrias e esquelticas aps rpida expanso da maxila Embora o objetivo da expanso rpida da maxila seja muitas vezes causar expanso ssea, alguma expanso dental tambm ocorre. Os autores verificaram que a quantidade de expanso dentria foi maior do que a

24

expanso ssea. Os autores concluram que a maior quantidade de expanso dentria deveu-se inclinao vestibular de pr-molares e molares. Eles concluram que 9,7% (pr-molares) e 4,3% (molares), da expanso total deveram-se inclinao. Em expanso dentria, os dentes so movidos de corpo e /ou depositados dentro do osso alveolar. Um mtodo comum de expanso dental o arco expansivo. Um arco de maior largura que o arco inicial inserido para remodelar e ampliar o arco, com o objetivo de fornecer um permetro maior para acomodar os dentes. BASSARELI et al,4 em 2005, compararam as alteraes na altura da coroa clnica da face vestibular dos dentes superiores de pacientes adultos em que a dimenso transversal foi aumentada com aqueles que no sofreram expanso. O propsito deste estudo foi de identificar os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento de recesses gengivais. A amostra foi composta de dois grupos de 50 pacientes adultos. Em um grupo, uma expanso mdia transversal de 3 mm foi realizada enquanto que nenhuma mudana na largura do arco foi gerada durante o tratamento. A altura da

coroa clnica dos dois grupos antes e aps o tratamento foram comparados com um teste t de Student e anlise de correlao foi utilizado para determinar se todos os parmetros demogrficos ou relacionados com o tratamento poderia ser aplicada para prever um aumento na altura da coroa clnica. O aumento da largura do arco foi maior no sexo masculino (2,4-3,4 mm) do que no feminino (1 0,8-2,5 mm), e maior ao nvel dos prmolares do que nos molares. Os autores concluram que no houve aumento significativo na altura da coroa vestibular puderam ser identificados. O aumento da largura, contudo, foi relacionado para vestibular tombamento como uma correlao positiva foi encontrada entre a quantidade de expanso e depsito. Nenhum efeito prejudicial da lenta expanso da maxila pode ser demonstrado.
55

ZACHRISSON

, em 2006, relatou que a filosofia de tratamento

ortodntico e tcnicas que incorporam expanso lateral inferior e proclinao dos incisivos como parte da terapia no so susceptveis de produzir resultados e assegurar tratamento estvel .A informao disponvel suportada pelas pesquisas clnicas de diferentes autores que, demonstram que a distncia intercanina deve ficar na sua normalidade ( 24 a 26mm) e a forma do arco inferior deve ser respeitada durante o

25

tratamento .A evidncia clnica do momento indica que mais que 1 a 2 mm de proclinao dos incisivos inferiores que esto a frente da linha A-Po no incio do tratamento pode ser esperado par levar o colapso ps-conteno e apinhamento acompanhado por reduo do comprimento do arco. O autor conclui que, cuidado no plano de tratamento para estabelecer objetivos realistas de tratamento dentrio , esqueltico e tecido mole deve ser uma parte importante da ortodontia contempornea . MILES37, em 2006, compararam a eficcia e o conforto entre os braquetes Damon 2 e os convencionais, durante o alinhamento inicial. Foram analisados 60 pacientes com a boca dividida com os dois tipos de braquetes. O ndice de irregularidade dental foi medido em trs tempos :incio, 10 semanas e 20 semanas. Os pacientes relataram que quando inserido o primeiro arco, o desconforto era maior com os braquetes convencionais, mas sentiram o contrrio quando inserido o segundo arco. De acordo com os autores, este desconforto pode ser causado pela maior dificuldade de inserir o segundo arco nos braquetes Damon 2 , isto , devido a um maior desnivelamento dental ao final do uso do arco inicial.O autor concluiu que

comparando os braquetes quanto a sua efetividade, nos fios iniciais, os autoligados no foram mais efetivos que os convencionais, mas no segundo arco 0.016x0.025 , os autoligados foram melhores YARED et a l54 em 2006, avaliaram a condio periodontal de incisivos centrais inferiores que foram vestibularizados durante o tratamento ortodntico A amostra foi composta por 34 adultos que completaram o tratamento por perodos de 7 meses a 3 anos e 11 meses. A vestibularizao e movimento vertical desses dentes foram analisados por seis medidas em telerradiografias laterais tomadas antes e aps o tratamento. A espessura e a altura da snfise foram gravadas a partir de pr-tratamento de telerradiografias laterais. Os seguintes parmetros clnicos periodontais foram avaliados: a placa e gengival de sangramento, profundidade de sondagem, nvel clnico de insero e retirada dos dentes selecionados e dos incisivos centrais inferiores. Os autores concluram que a inclinao final (95 ) e espessura da margem de gengiva livre (0,5 mm) apresentaram maiores e mais grave recesso nos incisivos centrais inferiores.

26

No entanto, ao comparar a espessura da gengiva com a inclinao final, tinham maior relevncia para a recesso. PANDIS et al 39, em 2007, realizaram um estudo com o intuito de verificar os efeitos do tratamento ortodntico com braquetes convencionais e autoligados nas inclinaes dos incisivos centrais inferiores e nas distncias inter-caninos e intermolares da arcada inferior. Os autores utilizaram uma mostra de 54 pacientes tratados sem extrao dentria, erupo de todos os dentes, ndice de apinhamento dentrio maior do que 2 mm e sem interveno de qualquer dispositivo intra ou extra oral . Os braquetes utilizados foram do tipo Damon 2 e convencionais do tipo Roth , com prescrio de -6 e -1 para os incisivos inferiores , respectivamente . Os resultados encontrados, demonstraram para os braquetes Damon, um aumento nas distncias intercaninos de 1,08 mm e 2,04 mm nas distncias inter-molares; na medida do IMPA houve um aumento de 7,41. Para os braquetes convencionais houve um aumento de 1,58 mm nas distncias inter-caninos, 0,43 mm nas distncias inter-molares e 6.22 na medida do IMPA . Os autores concluram que, o aumento nas distncias inter-caninos e intermolares foi associado com a correo do apinhamento, e que no houve aumento da inclinao dos incisivos associado com a correo do apinhamento. MILES36, em 2007, comparou

os braquetes autoligados com os

convencionais durante o fechamento de espaos .Foram avaliados 19 pacientes que sofreram extrao de primeiro pr-molar pelo menos em pelo menos um arco. O autor concluiu que no h diferena significante na taxa de fechamento de espao entre os braquetes autoligados SMARTCLIP e os braquetes convencionais com amarrilhos. MALTAGLIATI34, em 2007, relatou que, o movimento ortodntico tem capacidade de gerar menores efeitos colaterais com foras mais suaves. A autora relatou que os movimentos dentrios so mais controlados, pois no h o efeito binding (de apreenso do fio) e que, portanto, o dente se movimenta com mais liberdade e o fio se 16retifica sem forar demais o nivelamento. Clinicamente, isto traduzido por nivelamento e alinhamento sem descontrole das inclinaes dentrias, abertura de mordida e de diastemas, mesmo que na ausncia de espaos no arco. Isso se explica

27

pelo mnimo atrito produzido pela ausncia de ligadura e pela grande liberdade do no braquete, que permite seu deslize conforme os dentes se nivelam. RINCHUSE43, em 2007, escreveu sobre as diferenas entre o sistema passivo e ativo dos braquetes autoligados, suas vantagens e desvantagens e apresentou ainda, novos conceitos entre sistemas de braquetes. Para o autor, os braquetes mais conhecidos so: Damon, TIME, SPEED, SMARTCLIP e In-Ovation. O sistema ativo aquele que consiste de braquetes no qual o springclip exerce presso do fio contra a canaleta do braquete. Ex: In-Ovation, SPEED; e os passivos so aqueles em que o passive slide no exerce qualquer presso do fio contra a canaleta do braquete. Ex: Damon, SMARTCLIP. O artigo questiona a validade dos estudos dos aparelhos autoligados. Segundo o autor,estes estudos so duvidosos porque a maioria deles foram feitos in-vitro onde as respostas biolgicas no podem ser reproduzidas. O autor afirma tambm que comparaes entre sistemas passivo e ativo so como comparar laranjas com mas. In-vitro, o autor diz que os braquetes autoligados oferecem baixa frico apenas em fios mais finos e que com fios mais grossos a diferena de frico a mesma que a dos braquetes convencionais; alm disso, existe vrias variveis que so ignoradas nos trabalhos sobre autoligados, o que afetaria nos resultados, como o fato dos estudos no serem prospectivos randomizados.O autor defende o uso do sistema Damon em casos com maior apinhamento devido facilidade que este braquete apresenta no deslize do fio que, segundo ele, se d pela reduo do controle de torque no sentido lbio-lingual ou o controle de rotao dado pelo fio pressionado pelo clip ativo. J o sistema ativo por possuir uma parede gengival menor que a parede oclusal acaba por produzir o mesmo atrito que sistemas convencionais em fios mais pesados. Por fim, o autor sugere que o futuro dos braquetes autoligados seja a combinao destes passivos e seus correspondentes ativos. Assim, onde se deseja menos atrito usa-se o sistema passivo, em regies onde se deseja mais atrito usa-se o sistema ativo. Sugere tambm que o Sistema Damon seja usado nas fases iniciais de tratamento e os ativos quando se quer um controle de torque maior. Outra forma seria usar um sistema hbrido com braquetes convencionais e autoligados com o mesmo tamanho de slot para todos os dentes.

28 PANDIS38, em 2007, discutiu o efeito do ambiente intra-oral na fora aplicada durante a interao do fio dentro do slot do braquete autoligado ativo. Foram utilizados In-Ovation e SPEED. Foram usados dez braquetes de incisivos do InOvation e dez do SPEED. Estes braquetes foram montados em um sistema de simulao e tratados por no mnimo quinze meses. O spring clip foi sujeito a tenso induzidas pela deflexo do fio da ordem de 1.5 mm na temperatura corporal. O autor constatou que as foras iniciais e as condies intra-orais pareciam variar sobre a rigidez do clip apresentando potenciais implicaes no funcionamento do arco com os slots dos braquetes. Pandis avaliou o tempo de tratamento com dois tipos de braquetes. Um autoligado e um convencional para avaliar a correo de um apinhamento mandibular. Cinqenta e quatro pacientes foram escolhidos com critrios especficos e divididos em dois grupos: Um grupo tratado com autoligado Damon System II e um grupo tratado com aparelho Edgewise convencional. Telerradiografias foram usadas para assegurar a posio do incisivo inferior antes e depois do apinhamento. As concluses deste trabalho foram que no existe diferena significante no tempo de tratamento entre Damon II e o Edgewise convencional. Entretanto, em casos de apinhamentos moderados, o sistema Damon proporcionou um tratamento mais rpido que o aparelho convencional. A diferena no foi significante em casos de apinhamentos severos. Concluiu-se tambm que o tempo de tratamento aumenta de acordo com a severidade do apinhamento e que aumentos nas distncias intercaninas e intermolares aconteceram em ambos os sistemas. Damon II aumentou a distncia intermolar estatisticamente em relao ao aparelho convencional; e por fim, houve inclinao do incisivo inferior em ambas as tcnicas no havendo diferenas entre elas. ZACHRISSON56, em 2007, questionou sobre o uso do novo sistema de mecnica dos braquetes autoligados mesmo em casos com apinhamento acentuado onde os incisivos j esto vestibularizados e toma-se uma abordagem sem extrao. O uso de arcos superelsticos leva a necessidade de expanso lateral dos caninos inferiores e prmolares e o aumento da vestibularizao dos incisivos inferiores. Outro problema comum com os braquetes autoligados a pouca correo das rotaes devido folga do arco no braquete, e isto importante porque ser o ponto de partida para a recidiva do

29

apinhamento. O autor afirma que no existe nenhuma evidncia em longo prazo de que o tratamento produz resultados estveis. E enquanto a introduo de arcos superelsticos e aparelhos pr-programados so aclamados pelos clnicos e pela indstria ortodntica para representar o progresso na Ortodontia, o oposto pode bem ser verdade e a

qualidade dos servios prestados pode ser diminuda .O autor conclui que apresentar argumentos sem base cientfica tem desafiado muitas das novas tendncias populares e isso tem sido enfatizado que a boa qualidade ortodntica depende de um plano de tratamento cuidadoso com uso de mecnicas personalizadas. BURROW11, em 2008, debateu em um artigo sobre o tema: extrao X noextrao levando em conta a esttica do sorriso, estado periodontal e a estabilidade pstratamento. O autor comenta que o uso dos braquetes autoligados e arcos superelticos que expandem, no levam em conta a posio vertical dos dentes e ignoram a estabilidade, que levou era da extrao nos anos 1950 e 1960. BIRNIE 9, em 2008, em um extenso trabalho sobre o braquete autoligado Damon comentou que quando este comparado aos braquetes convencionais, podemos obter significante reduo no uso de dispositivos de ancoragem, pequenas expanses podem ser realizadas pelo fio, ao invs de quadrihlices, diminuindo as extraes para o alinhamento dos dentes e menor vestibularizao dos incisivos sem perder o controle de torque, isso devido adequada profundidade e largura do braquete, menores nveis de frico e uma ligao rgida devido ao fechamento do slot pela trava deslizante. O autor comentou ainda que as respostas dos tecidos moles da face pelo movimento dentrio, em particular os de inclinao, imprevisvel, pois o tnus muscular, posio e postura labial diferem a cada paciente, sendo assim, o ortodontista deve planejar a movimentao dentria visualizando os objetivos do tratamento, ou prevenindo que o tecido mole da face no sofra muitas alteraes. HARRADINE28, em 2008, observou a vantagem bsica dos braquetes autoligados que envolve a eliminao das ligaduras metlicas e elsticas, facilitando a aplicao e manuseio da instalao do fio, pelo prprio ortodontista, alm da eliminao do atrito causado pelo fio em contato com o braquete. Segundo o autor, a combinao

30

de baixo atrito e encaixe seguro do fio no slot do braquete atualmente s possvel comos braquetes autoligados e provvel que esta seja a maior vantagem desses braquetes. PANDIS40 em 2008, demonstrou em seu artigo que, as foras geradas pelas correes de primeiras e segundas ordens nos aparelhos autoligados no mostraram um consistente modelo e o mesmo depende diretamente do fio, da direo do movimento e do design do componente de ligao. Para esta concluso, o autor usou trs tipos de braquetes: Orthos2 (Ormco, Glendora, Calif), Damon II (Ormco), e In-Ovation-R (GAC, Bohemia, NY). Os braquetes foram colados com resinas em um modelo-rplica de um arco mandibular e o fio 0.014 X 0.025 de cooper-nquel-titnio (Ormco) foi usado. Correes de primeira e segunda ordem (movimentos buco-lingual e intruso e extruso) foram simuladas em um sistema de mensurao ortodntica. Um erro de posio de 2 milmetros foi acrescido no eixo x do sistema e um erro de 1 milmetro acrescido no eixo z, ambos entre um intervalo de 0.1 mm. Foram realizadas cinco repeties do experimento para avaliar o desempenho de cada combinao fio-brqueteintervalo. As foras geradas pela manipulao do braquete nas duas direes foram gravadas diretamente no software de simulao e mensurao ortodntica e estatisticamente analisados com o mtodo ANOVA. Grupos diferentes tambm foram analisados pelo mtodo Turkey com um erro sistemtico de 0.05. Segundo o autor, nas correes de primeira ordem, a direo do movimento mostrou efeito na magnitude da fora, com o movimento para lingual exercendo menos nveis de fora para o braquete In-Ovation. No houve diferena significante entre os braquetes convencional e autoligado neste tipo de movimento. No modelo com erros de segunda ordem, no houve diferena entre os dois braquetes autoligados em termos de magnitude de fora; porm, os braquetes convencionais demonstraram nveis de fora mais altos com acrscimos de 20% na fora. O efeito da direo do movimento (intruso X extruso) na variao de fora no produziu efeito significativo.
45

SCOTT

et al , em 2008, comparou a eficincia no alinhamento dos dentes

inferiores e a eficcia clnica do aparelho autoligado e o aparelho convencional edgewise. Sessenta e dois pacientes (32 do sexo masculino, 30 feminino, com idade

31

mdia de 16 e 27 anos) com irregularidades incisivo inferior de 5 a 12 mm e um padro de extrao de primeiros pr-molares inferiores foram distribudos aleatoriamente para tratamento com Damon3 autoligado Nenhuma diferena significativa foi observada na taxa inicial de alinhamento para qualquer sistema de braquete. O alinhamento foi associado com um aumento na largura inter-caninos, uma reduo no comprimento do arco, e vestibularizao dos incisivos inferiores para ambos os aparelhos, mas as diferenas no foram significativas. Reabsoro radicular dos incisivos no foi clinicamente significativa e no diferiu entre os sistemas. Os autores concluram que os braquetes autoligados Damon3 no so mais eficientes do que os braquetes convencionais durante o alinhamento dos dentes. ARAJO 3, em 2008, analisou a expresso dos torques em pacientes tratados com aparelhos ortodnticos fixos com braquetes autoligados, utilizando tomografia computadorizada. Foram selecionados 10 pacientes com dentio permanente e com todos os dentes presentes , com apinhamento igual ou superior a 4 mm , tratados sem extrao . Foi utilizado o braquete Damon 2 na prescrio padro , e foram realizadas medies das inclinaes dos dentes anteriores de canino a canino , superiores e inferiores por meio de tomografia computadorizada , obtidas antes e depois do tratamento . A autora verificou que as inclinaes encontradas nos dois tempos se apresentaram diferentes , porm , no estatisticamente significante , apenas os dentes incisivo lateral inferior e canino inferior esquerdo denotaram aumento no valor da inclinao vestibular PECK41, em 2008, alertou sobre o uso do aparelho fixo Damon com seu efeito expansivo da arcada questionando a estabilidade ps-tratamento. O autor tambm questiona a manuteno da cortical ssea baseada nos exames de tomografia computadorizada, os quais consideram no confiveis.

LENZA32, em 2008, questionou o uso generalizado de braquetes autoligados para todos os indivduos, independente do grau de apinhamento, em detrimento da estabilidade ps-tratamento. A expanso transversal que pode ocorrer gera dvidas, pois

32

o problema estimar a estabilidade por um longo perodo de tempo.Portanto, segundo o autor h a necessidade de novos estudos para avaliar os efeitos dessa expanso promovida pela tcnica dos braquetes autoligados, e no apenas dar importncia esttica e levar em conta os princpios fundamentais da Ortodontia. HAMILTON et al 25,em 2008, compararam os braquetes autoligados com os braquetes convencionais pr-ajustados.Foram avaliados 772 pacientes, tratados com aparelhos fixos. Todos os pacientes foram tratados por um ortodontista, em uma clnica particular. 383 pacientes foram tratados atravs de um sistema de braquete convencional pr-ajustado e 379 pacientes foram tratados com braquetes autoligado ativo. O tempo de tratamento total, nmero de consultas, intervalos de consulta, o nmero de quebras do braquete e nmero de consultas no programadas de emergncia foram registrados. Caractersticas pr-tratamento identificados pelo cone estiveram relacionados com essas variveis. Os autores verificaram que a durao mdia do tratamento foi de 15,7 meses. Em geral, no houve diferena estatisticamente significativa entre a durao do tratamento com braquetes autoligados ativos e braquetes convencionais pr-ajustados. O nmero de braquete descolados e visitas de emergncia foram significativamente maiores nos pacientes tratados com braquetes autoligados Os autores concluram que braquetes autoligados ativos parecem no oferecer vantagens mensurveis no tempo de tratamento ortodntico, no nmero de visitas ao tratamento e no tempo gasto no alinhamento inicial quando comparados aos braquetes convencionais ortodnticos.

KOCHENBORGER31, em 2009, avaliou as inclinaes dentrias e o perfil facial de pacientes tratados ortodonticamente com braquete autoligado Damon 2, prescrio padro.Foram selecionados 18 pacientes,que apresentavam discrepncia de modelo negativa( de 4 a 15mm).As medies das inclinaes ntero-posteriores dos incisivos centrais superiores e incisivos centrais inferiores e alteraes do perfil facial foram realizadas por meio de telerradiografias laterais.As distncias transversais das regies de cspide e cervical inter-caninos, primeiros e segundos pr-molares e primeiros molares, foram obtidas pelos modelos de gesso.Verificou-se diferena estatisticamente significante na inclinao dos incisivos centrais inferiores e nas

33

dimenses transversais inter-cspides e inter-cervicais dos primeiros e segundos prmolares e primeiros molares na maxila.Na mandbula todas as distncias transversais de caninos, primeiros e segundos pr-molares e primeiros molares apresentaram

significncia estatstica.O autor concluiu que o tratamento ortodntico sem extraes de pacientes com mal ocluso de Classe I realizados com braquetes Damon 2 ,no promoveu alterao na inclinao vestbulo-lingual dos incisivos centrais superiores, aumentou a inclinao vestibular dos incisivos centrais inferiores, no alterou o perfil facial e aumentou de modo significativo a dimenso transversal da maxila e da mandbula por meio de inclinao vestibular de coroa.
22

FLEMING et al

em 2009, compararam os efeitos de dois aparelhos pr-

ajustados nas mudanas angulares e lineares dos incisivos inferiores, mudanas dimensionais e transversais dos arcos inferiores por no mnimo trs semanas. Todas as medies foram feitas com um paqumetro digital. Aps o ajuste para os valores prtratamento, a durao de tratamento, e da quantidade de apinhamento corrigido durante o perodo 60 pacientes foram selecionados e distribudos aleatoriamente para tratamento com um sistema de braquetes autoligados (SMARTCLIP 3M, Unitek, Monrvia, Califrnia) e braquetes convencionais Edgewise (Victory, 3M Unitek). Modelos iniciais de estudo e telerradiografias foram obtidas dentro de um ms. Todos os pacientes receberam o tratamento com a seguinte seqncia de arco: 0, 016, 0, 017x 0, 025, 0, 019x 0, 025. Mudanas da dimenso transversal inter-caninos, inter-pr-molares e dimenses inter-molares, e da quantidade de apinhamento corrigido durante o perodo do estudo foram avaliados atravs da comparao de modelos pr e ps-tratamento. Neste estudo, o tipo de braquete teve pouco efeito sobre a inclinao dos incisivos. No entanto, o aparelho autoligado produziu maior expanso na regio de molares. Os autores concluram que houve uma pequena diferena no padro global de alinhamento e nivelamento do arco relacionado com os dois aparelhos pr-ajustados. Entretanto, houve aumento significativamente maior na largura inter-molares no grupo com o aparelho autoligado, embora a diferena fosse de apenas 0,91 mm. BURROW13, em 2009, reportou uma menor importncia do atrito em relao a resistncia ao deslize .O autor citou sobre a maior vantagem do sistema de

34

baixa frico , que na reduo do tempo de tratamento e movimento mais rpido dos dentes e ainda chama a ateno para dois aspectos a serem considerados: a reabsoro de raiz e a recidiva.E levanta a hiptese de que o rpido movimento dos dentes possa ser a causa da recidiva. EHSANI21,em 2009, pesquisaram artigos

na literatura que comparavam a

resistncia friccional expressada entre braquetes autoligados e braquetes convencionais .70 artigos foram selecionados e revisados e destes, apenas 19 foram includos na reviso.Os autores concluram que em comparao com os braquetes convencionais, braquetes autoligados produzem menor atrito quando combinado com arcos redondos de menor calibre, na ausncia de torque em um ideal arco alinhados. Provas suficientes, no foram encontradas de que a alegao que com grandes fios retangulares, na

presena de depsito e / ou torque e em arcos com m ocluso considervel, braquetes autoligados produzem menor frico em comparao com braquetes convencionais. MALTAGLIATI35, em 2010, relatou as diferenas dos braquetes autoligados ativos e passivos, levando em conta alguns aspectos como facilidade de obteno do produto, preo, qualidade de fabricao e planejamento do caso com suas necessidades mecnicas. A autora observou que os dois tipos de braquetes so parecidos e vo se tornando diferentes com fios calibrosos, sendo vantagem o uso dos ativos, pois na finalizao, tem melhor controle de torque. Apesar de existirem poucas evidncias cientficas das vantagens, as evidncias clnicas mostram bons resultados e por esse motivo a autoligado. BURROW12, em 2010, comparou as taxas de retrao de canino com braquetes autoligados com os braquetes convencionais edgewise. Em 43 pacientes que precisavam de extrao de pr-molar superior, o braquete autoligado (Damon3, SMARTCLIP) foi usado no canino de um lado e um braquete convencional (Victory Series) do outro. Os dentes foram retrados com fio de ao inoxidvel 0, 018, usando uma fora de retrao Sentalloy mdia (150 g). As taxas de retrao foram analisadas usando um teste t pareado. O movimento mdio por 28 dias para o braquete autora justifica a mudana no uso de braquetes convencionais para o

35

convencional foi de 1,17 mm. Para o braquete Damon foi de 0,9 mm e para o braquete SMARTCLIP foi de 1,10 mm. As diferenas entre os braquetes convencionais e autoligados so estatisticamente significantes. O autor concluiu que a taxa de retrao mais rpida com o braquete convencional, provavelmente devido menor largura dos braquetes autoligados.

36

4. DISCUSSO

O aumento da introduo dos mais variados modelos de braquetes autoligados no mercado pelos fabricantes um indicativo do crescimento do interesse dos ortodontistas por este produto e um conseqente interesse da indstria. , portanto, muito compreensvel que questionemos a viabilidade e a vantagem de eleger esses braquetes como opo de tratamento.

Em seu estudo sobre a histria e vantagens dos braquetes autoligados, Berger


6

comentou que estes dispositivos, tanto passivos quanto ativos, diminuem o

atrito entre o braquete e o fio quando comparados com os convencionais, pois os braquetes autoligados tem a capacidade de converter o slot em tubo, levando diminuio do tempo e dos custos do tratamento ortodntico. A vantagem clnica de menor resistncia ao deslizamento deve ser na reduo na quantidade de tempo para alinhar os dentes e fechar os espaos. Em um estudo clnico prospectivo com 54 indivduos que tiveram o tratamento sem extraes, Pandis et al
38

investigaram o tempo necessrio

para corrigir apinhamento com braquetes Damon 2 VS braquetes convencionais , eles concluram que no houve diferena no tempo necessrio para corrigir o apinhamento inferior entre braquetes Damon2 e os convencionais . Concordando com o trabalho de Pandis et al38 em sua reviso de 2007, Rinchuse e Miles43 no mostraram nenhuma diferena no tempo de tratamento.O autor sugere que o futuro dos braquetes autoligados estaria associado a um sistema hbrido que aliasse braquetes autoligados passivos e ativos com braquetes convencionais. Posteriormente, Miles36 comparou a taxa de retrao em massa com os braquetes convencionais amarrado a fios de ao com braquetes autoligados e no encontraram nenhuma diferena. Este foi um estudo prospectivo e o autor concluiu que no houve diferena significativa na eficincia de fechamento de espao em massa entre o braquete SMARTCLIP e o braquete convencional ligado com amarrilhos.

Com atrito reduzido, portanto, menos fora necessria para produzir o movimento dentrio, braquetes autoligados tm as vantagens de, produzir fora mais

37

fisiolgica, mais harmonia no movimento dentrio sem interromper o suporte vascular periodontal. A produo de mais osso alveolar, resultante de expanso, menor vestibularizao dos dentes anteriores, e menos necessidade de extraes so reivindicados27. O tratamento com menos consultas, menor tempo de cadeira, menos
17

desconforto ao paciente

. Braquetes autoligados parecem ter uma vantagem

significativa no que diz respeito ao tempo de cadeira, com base em diversos estudos transversais. As anlises tambm mostraram uma pequena, mas com diferena estatisticamente significante de vestibularizao dos incisivos inferiores. No houve diferenas no tempo de tratamento e nas caractersticas oclusais aps o tratamento entre os dois sistemas. No h estudos sobre a estabilidade em longo prazo no tratamento com aparelhos autoligados.

No entanto, braquetes autoligados tm algumas desvantagens, incluindo o custo mais elevado, possvel quebra do clipe e desconforto dos lbios e dificuldade na finalizao do tratamento devido leitura incompleta do torque pelos braquetes autoligados.

Tratamentos sem extrao tm ganhado popularidade nessas duas ltimas dcadas. Falta de espao muitas vezes um fator crtico na deciso de se extrair dentes, neste contexto, a expanso do arco mandibular tornou-se interessante em tratamentos sem extrao. Apinhamento do arco inferior muito comum em pacientes com mal ocluso, o seu grau um fator determinante no tratamento. A quantidade de apinhamento que pode ser corrigida com a expanso dos dentes e quanto de expanso podem ser estveis deveria ser considerado.

Outro efeito colateral comum de muitas tcnicas sem extrao um aumento na angulao dos incisivos. Este o mais tipo eficiente de expanso para corrigir o apinhamento, mas vestibularizao em excesso indesejvel, devido aos possveis problemas periodontais, esttico e oclusais. O sistema de braquetes Damon tambm pretende produzir mnima vestibularizao dos incisivos inferiores na correo do apinhamento. 17 O autor verificou tambm que a musculatura do lbio produz um efeito de batente anterior que, juntamente com o emprego de mecnicas ortodnticas que

38

geram foras leves, mantm a posio ntero-posterior dos incisivos superiores em casos tratados sem extrao. Mas para evitar a vestibularizao dos dentes, preconizado o uso de stops posicionados no fio ortodntico mesialmente ao apinhamento para evitar o deslize do fio na canaleta neste sentido. Pandis et al
39

encontraram diferenas significantes na quantidade de vestibularizao dos incisivos entre o sistema Damon 2 e o braquete convencional e encontraram um aumento de 7,41.na medida do IMPA.Concordando com este estudo Kochenborger31 tambm observou um aumento no IMPA em 6,33 .Vrios estudos investigaram a dimenso do arco e inclinaes dos incisivos inferiores. Pandis et al
39

relataram mudanas aps o

tratamento em seu estudo perspectivo , e Scott et al 45 relataram as mudanas at os fios de ao 0,019x 0,025 em um estudo randomizado controlado.Nesses estudos foram usados braquetes Damon no grupo de autoligado. Para distncia inter-canina e intermolares, no houve diferena significativa entre os dois grupos. Quanto vestibularizao dos incisivos, que os braquetes autoligados resultaram em vestibularizao dos incisivos inferiores (1,5). Indivduos nos estudos Pandis et al
39

foram todos tratados sem extraes, enquanto Scott et al45 relataram, em pacientes tratados com extrao com maior irregularidade dos incisivo no incio do tratamento, maiores aumentos na largura inter-caninas provavelmente porque os caninos foram retrados para uma parte mais larga do arco. A distncia inter-molar no aumentou com braquetes autoligados nesse estudo, e, de acordo com os autores, isso foi provavelmente relacionado mesializao dos molares para a parte mais estreita da o arco em pacientes com extrao. Alm disso, diferentes seqncias de arco foram usadas para os dois grupos nos estudos de Pandis et al 39 ao passo que Scott et al 45 utilizaram arcos iguais para ambos os grupos .Estes resultados sugerem que o autoligado e o aparelho convencional resolvem apinhamentos com um mecanismo parecido, uma vez que , somente a diferena estatisticamente significante incisivos. de 1,5 de vestibularizao dos

Prejuzo ao tecido periodontal preocupao quando qualquer tratamento ortodntico realizado. Alguns problemas periodontais esto relacionados ao movimento dos dentes. Expanso lateral superior a 3 mm em reas de pr-molares e molares foi mostrado que pode causar fenestraes sseas. Incisivos que so

39

excessivamente vestibularizados tambm esto associados a problemas periodontais. Yared et al


54

investigaram a recesso gengival em pacientes que haviam feito

tratamento ortodntico. Os autores descobriram que o movimento real dos dentes no foi o fator predisponente mais importante, mas um IMPA maior ou superior a 95, (com menos de 0,5 milmetros de gengiva) mostraram uma forte correlao com recesso. Expanso ortodntica tambm pode levar inadequada ocluso. As angulaes aumentadas dos dentes tambm podem afetar a ocluso. Andrews2, afirmou que a vestibularizao excessiva dos dentes anteriores ou posteriores conduzem a uma incapacidade dos dentes ocluirem corretamente. O autor considera que o espao residual geralmente atribudo a uma discrepncia no tamanho dos dentes . Quanto inclinao dos incisivos superiores, estes no sofreram inclinaes vestibulares. Isso pode ter ocorrido devido ao da musculatura do lbio e s caractersticas peculiares ao sistema Damon31. Maltagliati
34

tambm relata que foras

leves e o uso de stops posicionados no fio ortodntico mesialmente ao apinhamento dental evita o deslize do fio na canaleta do braquete neste sentido favorecendo a estabilidade ntero-posterior dos incisivos superiores Estudos retrospectivos em relao ao tempo total de tratamento, Eberting et al20 e Harradine26 encontraram significativamente menos tempo de tratamento de 4-6 meses e 4-7 menos visitas com braquetes autoligados, enquanto Hamilton et al
25

no

encontraram nenhuma diferena significativa entre os dois grupos. Diferenas mdias padronizadas foram utilizadas para minimizar as diferenas entre os ensaios metodolgicos (neste caso, para explicar as diferenas considerveis em tempo total de tratamento entre estudos), e os resultados sintetizados mostraram no haver diferena significativa. Dois estudos menores, com braquetes autoligado passivos (Damon, Ormco) favoreceu o autoligado20,26 enquanto o estudo mais amplo com braquetes ativos autoligados (In-Ovation, GAC) no encontraram nenhuma diferena significativa na eficincia de tratamento25. Entre braquetes ativos e passivos requer uma investigao mais aprofundada. Uma ateno deve ser dada a esses resultados, uma vez que a heterogeneidade foi elevada e os trs estudos podem ter sido sensveis influncia de

40

seus projetos. Estudos com a atribuio ao acaso so necessrios para fornecer mais informaes.

Quanto eficcia no alinhamento e fechamento de espaos, vrios estudos investigaram a taxa de alinhamento inferior dos incisivos. Todos os braquetes usados foram os autoligados passivos (Damon, Ormco; SMARTCLIP 3M Unitek). Pandis et al38e Scott et al
45

relataram o tempo necessrio para o alinhamento, mas os resultados

finais foram diferentes.Pandis et al38 avaliaram pacientes sem extraes, considerando que Scott et al 45 registrou pacientes com extrao. Miles e Fleming et al22,36, relataram a reduo de irregularidade em vrios momentos do alinhamento. A diferena mdia foi calculada, e no houve diferena significativa na eficincia do alinhamento no arco inferior. .A eficincia do alinhamento encontrada pode estar associada apenas com irregularidade inicial. No entanto, Fleming et al
22

tambm concluram que, pacientes

tratados sem extraes com leve apinhamento dos incisivos, com braquetes autoligados no eram mais eficazes no alinhamento do que os pacientes que usaram braquetes convencionais.As provas existentes no permitem afirmar que menor atrito em um sistema de autoligado permite rpido alinhamento ou fechamento de espao de em um ambiente clnico. Apenas Miles et al 37e Pandis et al 38relataram as porcentagens de falha dos braquetes autoligados e no apresentaram diferenas significativas nas taxas de falhas dos braquetes entre os dois grupos. No entanto, heterogeneidade alta, e os dois estudos sugeriram resultados conflitantes, com Pandis et al38 favorecendo os braquetes autoligados e Miles et al
37

favorecendo os braquetes convencionais. Pandis et al38

incluram falhas pela primeira vez apenas. Alm disso, os perodos foram diferentes entre os dois estudos.

Alguns autores afirmam que as foras mais baixas produzidas pelo sistema de braquetes autoligados podem resultar em um movimento mais fisiolgico do dente e o resultado de um tratamento mais estvel. 6,14,16,24

41

Na ortodontia, o apinhamento pode ser resolvido com extrao de dentes, diminuindo o tamanho do dente, ou por expanso dos arcos.
49

. Segundo Damon este

sistema, que utiliza braquetes autoligados e arcos super-elsticos de nquel-titnio produzem expanso posterior. Confirmando esta afirmao, Kochenborger31 verificou que grande parte das mensuraes transversais apresentou expanso no final do tratamento

Damon considera que a expanso posterior ir permitir que a lngua se adapte, criando um novo equilbrio com as bochechas e lbios. Esta expanso aumenta o permetro do arco acomodando os dentes. O autor afirma que os dentes vo expandir de corpo durante o desenvolvimento deste novo equilbrio . 16

O sistema de braquetes Damon relativamente novo e h pouca pesquisa para apoiar seus princpios. Uma teoria que tem sido investigada que o Sistema Damon pode produzir expanso de pr-molares e molares sem expanso excessiva dos caninos. Pandis et al
39

avaliaram a reduo da apinhamento em 54 pacientes sem

extraes que foram tratados com o Damon 2 e o sistema convencional. Os autores verificaram que os dois tipos de braquetes produziram quantidades semelhantes de expanso de caninos, mas o sistema Damon 2 produziu mais expanso de molares. Outros estudos tambm demonstram essa tendncia de aumento na distncia inter-prmolares e molares, mas com tratados com braquetes convencionais. BeGole et al5 e obtiveram um aumento de 2,96mm na maxila e 1, 78 mm na mandbula. Davis et al18 encontraram 3,31mm para a maxila e 2,03mm para a mandbula.Na reviso de literatura estudada, percebe-se que a distncia inter pr-molares tem recebido pouca nfase dentro do contexto da avaliao das dimenses inter-arcos.No estudo de Kochenborger31 , os primeiros pr-molares apresentaram um aumento transversal estatisticamente

significante em ambas s mensuraes realizadas, tanto na maxila como na mandbula.E esta alterao transversal ocorreu por um movimento de inclinao vestibular das coroas dentais, devido uma maior expanso da regio inter-cspide do que na regio intercervical, e no por movimento de corpo dos dentes que Damon considerava.

42 . Um dos principais benefcios do tratamento com expanso o aumento do permetro do arco. Germane et al23,analisaram matematicamente a expanso intermolares, a expanso inter-caninos e efeitos do avano dos incisivos no permetro do arco. Eles concluram que a expanso inter-molares o mtodo menos eficiente para aumentar o permetro do arco, enquanto o avano dos incisivos foi o mais eficiente. A maioria dos estudos que avaliam a expanso da maxila no inclui o perodo de aparelho ortodntico fixo. . Aumento no permetro do arco usado para corrigir apinhamento e minimizar a necessidade de extrair dentes, e desejvel, porque a extrao de dentes est associada com riscos de trauma, incluindo custos adicionais ao paciente e risco de infeco. Os benefcios da expanso so bvios para muitos ortodontistas, mas os possveis riscos de expanso so menos aparentes. Excesso na expanso pode levar a um permanente e por vezes graves problemas. Por exemplo, tem sido sugerido que uma deiscncia ssea pode ser criada, porque as razes dos dentes so foradas contra a cortical ssea. Alm de a expanso poder produzir recesso periodontal, podem

produzir relaes oclusais indevidas e instabilidade.

Em expanso dentria, os dentes so movidos de corpo e /ou depositados dentro do osso alveolar. Um mtodo comum de expanso dental o arco expansivo. Neste arco de maior largura que o arco inicial inserido para remodelar e ampliar o arco, com o objetivo de fornecer um permetro maior para acomodar os dentes. 16

No entanto, estudos sobre a estabilidade aps o tratamento com braquetes autoligados faltam neste momento.

Estabilidade uma grande preocupao dos ortodontistas especialmente com relao expanso dental. Admite-se que recidiva ir ocorrer aps qualquer tratamento ortodntico, porm, esta ainda uma maior preocupao quando os arcos dentrios foram expandidos. Ackerman e Proffit1 tm sugerido que, os limites de expanso estvel so de 2 mm e 4-5mm de ntero-posterior e expanso transversal, respectivamente.Alguns ortodontistas optam por alargar a forma do arco usando um padro pr-formado de arco para todos pacientes. Em alguns casos o uso de arcos padro podem ser usados, mas se desconsiderar a forma de arco do paciente natural

43

pode levar instabilidade. E estabilidade uma grande preocupao dos ortodontistas especialmente com relao expanso dental. De la Cruz et al 19 estudaram alteraes a longo prazo na forma do arco
44

aps a reteno. Eles descobriram que h um

arredondamento da forma do arco durante o tratamento e houve tendncia recidiva. . Sadowsky et al estudaram a reteno a longo prazo em pacientes que tiveram

expanso do arco mandibular e maxilar. Os autores demonstraram que houve recidiva significante dos dentes inferiores anteriores, mesmo com a conteno fixa. Ele afirmou que, embora a quantidade de irregularidade seja estatisticamente significante, foi clinicamente mnima, inferior a outros estudos em longo prazo sem conteno fixa.

Os dentes esto em constante equilbrio com as foras orais. Ele amplamente aceito que os msculos do complexo oral-facial determinam a forma dos arcos dentrios, mas existem diferentes teorias sobre a influncia das foras orais sobre os dentes. Proffit 42declarou que, na ausncia de foras extrnsecas, tais como hbitos, a posio de repouso dos lbios e as bochechas so os maiores fatores que influenciam o equilbrio dental quando se considera a dimenso transversal. A posio dos dentes determinada no s pela falta do espao, mas tambm devido ao equilbrio destas foras. Dentes que so movidos em uma posio excessivamente tais que o equilbrio perturbado esto em uma posio instvel e uma maior tendncia recidiva existe. . A quantidade de movimento que tolervel fonte de muita controvrsia em ortodontia. . Apinhamento e protruso so exemplos de um desequilbrio dental. Proffit
42

afirmou

que tanto apinhamento quanto protruso o resultado de um falta de espao na arcada dental. No o ideal para corrigir apinhamento criar uma protruso dos dentes. . Cada paciente pode aceitar diferentes graus de protruso, dependendo da sua musculatura peri-oral, as caractersticas tnicas, e outros fatores individuais.

44

5. CONCLUSO

De acordo com os itens analisados nesta reviso de literatura, conclui-se que: Quanto ao tempo total de tratamento- o tratamento com os braquetes autoligados parece ser mais rpido, devido ao rpido alinhamento e nivelamento. Eficcia no tratamento e fechamento de espaos-no foi encontrada diferenas significantes entre os sistemas convencionais e autoligados. Alteraes ntero-posteriores dos incisivos centrais superiores e incisivos inferiores- no houve alteraes nos incisivos centrais superiores e parece haver alguma vestibularizao dos incisivos inferiores. Alteraes transversais- parece haver aumento na dimenso transversal e expanso nos casos tratados sem extrao com braquetes autoligados, devido inclinao dos pr-molares e molares para vestibular e em maior magnitude na regio de pr-molares. Estabilidade e Recidiva- faltam estudos neste momento sobre estabilidade e recidiva nos casos tratados com braquetes autoligados.

Os caninos e os primeiros molares so os dentes mais estudados quando se trata de alterao transversal da arcada dental. Diversos so os estudos que realizaram mensuraes e discusses sobre as alteraes e estabilidade ps-tratamento nos casos onde h um aumento transversal durante o tratamento ortodntico realizado.
5,18,19,46

.Segundo vrios autores,quanto maior a expanso do arco dental, maiores sero as chances de esta expanso retroceder aps o tratamento ortodntico, causando instabilidade ps-tratamento.

Podemos ressaltar que observando a literatura cientfica, as pesquisas em que os pacientes foram tratados com extrao de pr-molares tambm apresentaram um aumento estatisticamente significante na distncia inter-caninos, inter segundos prmolares e molares, como pode ser visto no trabalho de De La Cruz et al19,Begole5 e Davis18.Ento, podemos sugerir que a expanso da arcada no ocorre somente em casos tratados ortodonticamente sem extraes dentrias e pelo sistema Damon.

45

No h dvidas de que o tratamento ortodntico com braquetes autoligados seja uma inovao com grandes vantagens na prtica clnica. Entretanto, a Ortodontia necessita de pesquisas que comprovem, alm da reduo no tempo total de tratamento, maior eficincia gerada pela diminuio do atrito e menor fora necessria movimentao, melhores resultados quanto ao posicionamento sseo e dentrio e maior estabilidade ps-tratamento derivada deste procedimento.

46

RFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS * 1. ACKEMAN, J.L.; PROFFIT, W.R.Soft tissue limitations in orthodontic: Treatment planning guidelines. Angle. Orthod,;67(5);327-3361997 2. ANDREWS, L.F. The six keys to normal occlusion. Am J Orthod.1972;62:296309 3. ARAJO, C.C.M. Avaliao das inclinaes dentrias obtidas no tratamento ortodntico com braquetes autoligveis utilizando tomografia computadorizada. 2008.102f. Dissertao (Mestrado) Universidade Metodista de So Paulo , So Bernardo do Campo , 2008. 4. BASSARELI,T;DALSTRA,M.;MELSEN,B. Changes in clinical crown height as a result of transverse expansion of the maxilla in adults Eur J Orthod 2005;27:121-128. 5. BEGOLE, E.A., FOX, D.L., SADOWSKY, C. Analysis of change in arch form with premolar expansion. Am. J. Orthod. Dentofacial Orthop., St. Louis, v.113, n 3, p.307-315, 1998. 6. BERGER, J. L. Self-ligation in the year 2000. J Clin. Orthod. Boulder, v.34, n 2, p.74-81, 2000. 7. BERGER, J. L. The Clinical efficiency of self- ligating brackets. J. Clin. Orthod. , Boulder, v.35, n 2, p.304-408, 2001. 8. BERGER, J. L. The SPEED system: an overview of the appliance and clinical performance. Semin. Orthod, Philadelphia, v. 14, n 1, p.54-63, 2008. 9. BIRNIE, D. The Damon passive self-ligating appliance system. Semin. Orthod. Philadelphia v. 14, n. 1, p. 19-35, 2008. 10. BISHARA, S E; JAKOBSEN,J R ; TREDER,J;NOWAK,A. Arch width changes from 6 weeks to 45 years of age .Am J Orthod Dentofacial Orthop v,111,p.401409.1997. 11. BURROW, S. To extract or not to extract: a diagnostic decision, not a marketing decision. Am. J. Orthod. Dentofacial Orthop. St Louis, v .133, n.3, p. 341-342, 2008. 12. BURROW, S. Canine retraction rate with self-ligating brackets vs. conventional edgewise brackets. Angle Orthodontics, v. 80, n.4, p.438- 445, 2010.

13. BURROW S.Friction and resistance to sliding in orthodontics: A critical review. Am J Orthod Dentofacial Orthop. v.135, p.442-447.2009. 14. CACCIAFESTA,V.et al.Evaluation of friction of stainless steel and esthetic self-ligating brackets in various bracket-arch wire combinations Am J Orthod Dentofacial Orthop.v,124,n.4,p.395-402.2003 15. CHUNG, CH, FONT, B. Skeletal and dental changes in the sagittal, vertical, and transverse dimensions after rapid palatal expansion. Am J Orthod Dentofacial Orthop; 126:569-575.2004. 16. DAMON, D. H. The Damon low-friction bracket: a biologically compatible straight-wire system. J. Clin. Orthod. Boulder, v.32, n.1, p.670-680, 1998. 17. DAMON, D. H. The rationale, evolution and clinical application of the selfligating bracket . Clin. Orthod. Res., Copenhagen, v.1, n.1, p.52-61, Aug.1998. 18. DAVIS, L. M.; BEGOLE, E.A. Evaluation of orthodontic relapse using the cubic spline function Am.J. Orthod Dentofacial Orthop v.113, n.3, p.300306.1998. 19. DE LA CRUZ, A.E. et al Long-term changes in arch form after orthodontic treatment and retention. Am J Orthodontic, v.107, n.5, p.518-530, May 1995. 20. EBERTING, J.J.; STRAJA, S.R.TUNCAY, O.C.Treatment time, outcome, and patient satisfaction comparisons of Damon and conventional brackets. Clin Orthod Res v.4,p.228-234.2001 21. EHSANI, S. et al. Frictional resistance in self-ligating orthodontic bracket and conventionally ligated brackets: a systematic review. Angle Orthod. Appleton, v.79, n.3, p.592-601. 2009. 22. FLEMING, PS; DIBIASE, A.T. SARRI, G. LEE, RT.Comparison of mandibular arch changes during alignment and leveling with 2 preadjusted edgewise appliances.Am.J.Orthod.Detofacial Orthop. V.136, n.3, p.340-347.2009. 23. GERMANE,N;.LINDAUER,S.J.;RUBENSTEIN,L.K.;REVERE,J.H.;ISAACSO N, R.J.Increase in arch perimeter due to orthodontic expansion. Am J.Orthod Dentofacial Orthop.v.100:421-427. 1991 24. HAIN, M.; DHOPATKAR, A; MORTH; ROCK, P.The effect of ligation method on friction in sliding mechanics. Am. J. Orthod Dentofacial Orthop.,v.123;p.416-422., 2003 25. HAMILTON, R.GOONEWARDENE, R.S.MURRAY, K.Comparision of active self-ligating brackets and conventional pre-adjusted brackets .Aust Orthod J.v.24,p.102-109.2008

26. HARRADINE, N. Self-ligating brackets and treatment efficiency. Orthod. Res, v.4, p.220-227.2001.

Clin.

27. HARRADINE, N.Self- ligating brackets: where are we now? J. Orthod. London, v.30, n.3, p.262-273, Sept .2003. 28. HARRADINE, N. The history and development of self-ligating brackets. Semin.Orthod, Philadelphia, v.14, n.1, p.5-18, 2008. 29. HOUSLEY, J.A., NANDA R.S., CURRIER G.F., McCone D.E. Stability of transverse expansion in the mandibular arch .Am J. Orthod Dentofacial Orthop 124:288-93.2003. 30. KUSY, R.P.Orthodontic biomechanics: Vistas from the top of a new century. Am J Orthod Dentofacial Orthop.v. 117, n.5, p.589-591.2000. 31. KOCHENBORGER, R. Avaliao das alteraes dentrias e do perfil facial obtidas no tratamento ortodntico com braquetes autoligveis. 2009.100 f ( Dissertao ) - Universidade Metodista de So Paulo , So Bernardo do Campo , 2009. 32. LENZA, M. Braquetes autoligveis- Futuro da Ortodontia? Rev Dental Press Ortodon Ortop Facial. Maring, v.13, n.6, p.17-19, Nov/dez.2008. 33. LITTLE, R. M. Stability and relapse of mandibular anterior alignment. University of Washington studies. Semin. Orthod. Philadelphia, v.5, n.3, p. 191-204, Sept .1999. 34. MALTAGLIATI L.A. Pergunte a um expert. Rev. Clin. Ortod. Dental Press. Maring, v. 6, n.5, p.15-30, out/nov 2007. 35. MALTAGLIATI, L.A. Pergunte a um expert. Rev.Clin. Ortododon.Dental Press.Maring,v.9,n.2,p.8-13.2010 36. MILES, P.G. Self-ligating vs conventional twin brackets during en-masse space closure with sliding mechanics. Am J. Orthod. Dentofacial Orthop, St Louis, v.132, n.2, p.233-225, Aug .2007. 37. MILES, P.G., WEYANT R.J.; RUSTVELD L. A Clinical trial of Damon 2 vs. conventional twin brackets during initial alignment. Angle Orthod 2006; 76: 480-5. 38. PANDIS,N.POLYCHRONOPOUPOU,A;ELADES,T.Failure rate of selfligating and edgewise brackets bonded with conventional acid etching and self-etchig primer: a prospective in vivo study. Angle Orthod 2006; 76:119-22. 39. PANDIS, N.; POLYCHRONOPOULOU, A.; ELIADES, T. Self- ligating vs conventional brackets in the treatment of mandibular crowding: a prospective clinical trial of treatment duration and dental affects. Am . J. Orthod v.132 , n. 2 , p.208-215.2007

40. PANDIS, N.; POLYCHRONOPOULOU, A; ELIADES, T. Active or Passive self-ligating brackets? A randomized controlled trial of comparative efficiency in resolving maxillary anterior crowding in adolescents. Am J. Orthod Dentofacial Orthop , v.137, n.1, p.12.e1-12.e6.2010. 41. PECK, S. So whats new? Arch expansion, again .Angle Orthod. Appleton, v. 78, n. 3, p. 574-575, May 2008. 42. PROFFIT, W.R. Equilibrium theory revisited: Factors influencing position of the teeth .Angle Orthod v. 48, n.3, p.175-186.1978. 43. RINCHUSE, D.J.; MIILLES, P.G.Self-ligating brackets: present and future. Am J. Orthod. Dentofacial Orthop. St Louis, v 132, n.2, p.216-222, Aug. 2007. 44. SADOWSKY C, SCHNEIDER BJ; BEGOLE EA; TAHIR E .Long term stability after orthodontic treatment: nonextraction with prolonged retention. Am J Orthod Dentofacial Orthop 1994;v.106,p.243-249 45. SCOTT,P.A.;DIBIASE,A.T.;SHERRIFF,M.;COBOURNE,M.T.Alignment efficiency of Damon3 self-ligating and conventional orthodontic bracket systems:Arandomizedclinicaltrial.Am.J.OrthodDentofacialOrthop,2008,v.134,p .470.e1-470e8. 46. SHAPIRO, P.A.Mandibular dental arch form and dimension-Treatment and postretention changes. Am J Orthod, v.66, p.58-70, July.974. 47. SHIVAPUJA, P.K.; BERGER, J. L. A comparative study of conventional ligation and self-ligation bracket systems. Am .J. Orthod .Dentofacial Orthop, St Louis, v.106, n.5, p.472-480, Nov, 1994. 48. STOLZENBERG, J. The Russel attachment and its improved advantages. Int. J. Orthod.Dent. Child. v.21, p.837-840, 1935. 49. STRANG, R.H.W. Factors of influence in producing a stable result in the malocclusion. Am J. Orthod, v, 32, p.313-332, Mar1946. 50. TREVISI, H. SMARTCLIP: tratamento ortodntico com sistema de aparelho autoligado-conceito e biomecnica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 51. TREVISI, H.; BERGSTRAND, F. The Smarclip self-ligating appliance system. Semin. Orthod, VALANT, J. R. Philadelphia v.14, n.1, p.87-100, 2008. 52. TIME:a self-ligating interactive bracket system . Semin. Orthod, Philadelphia, v. 14, n.1, p. 46-53, 2008. 53. WILDMAN, A. J. et al. Round Table: the Edgelok bracket. J. Clin. Orthod, Boulder, v.6, n.11, p.613-623, 1972.

54. YARED, K.F.; ZENOBIO, E.Z.; PACHECO, W.Periodontal status of mandibular central incisors after orthodontic proclination in adults. Am.J.Orthod. Dentofacial Orthod,v.130,n.6,p.e1-6.e8.2006 55. ZACHRISSON, B.U. Use of self-ligating brackets, super elastic wires, expansion /proclination and permanent retention: a word of caution. World J. Orthod., Carol Stream , v.7 , n.2 , p. 198-206, Summer 2006. 56. ZACHRISSON, B.U. Proper quality Orthodontics vs. the new mechanical system World J. Orthod., Carol Stream , v .8, n.4 , p. 412-419, Winter 2007.

______________________________________________________________________ * DE ACORDO COM A NBR-6023, APROVADA PELA ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS E TCNICAS (ABNT), EM AGOSTO DE 2000.

You might also like