You are on page 1of 10

A LINHA DOS MARINHEIROS

A Linha dos Marinheiros da Umbanda engloba espritos que trabalham no auxlio a encarnados e desencarnados, a partir do seu magnetismo aqutico e de seus conhecimentos sobre a manipulao do Mistrio das guas.

Nela se apresentam espritos que em ltimas encarnaes foram marinheiros de fato, navegadores, oficiais, pescadores, povos ribeirinhos, canoeiros, ex-piratas etc.

o arqutipo do homem litorneo, daquele que sobrevive do mar e dos rios.

A Linha dos Marinheiros tem a Regncia direta dos Orixs Yemanj e Omolu.

Yemanj rege a parte de cima do mar e Omolu rege a parte de baixo.

Yemanj rege o mar (calunga grande) e d sustentao e amparo aos espritos que nele viveram de forma positiva, extraindo de suas guas recursos para alimentar vidas.

Omolu rege a terra (calunga pequena) e sustenta o eterno vai-e-vem das guas. Mas tambm atrai para os seus domnios os espritos que se utilizaram do mar de forma negativa, alimentando apenas seus instintos inferiores.

Esta Linha de Trabalho tambm chamada de Povos da gua e est relacionada a outras Mes das guas: Oxum (guas doces), Nan (lagos e lagoas), Yans (gua da chuva), Oy-Tempo (gua do sereno). Mas sua principal Regente Yemanj.

Os Marinheiros trabalham ainda sob influncia das Foras Naturais que enfrentam no mar, tais como: as calmarias (Mistrio de Oxal); os raios (Mistrio de Xang); os tufes (Mistrio de Yans); os ciclones (Mistrio de Oy-Tempo); os bancos de areia (Mistrio de Omolu); os recifes de corais (Mistrio de Ob); os sargaos (Mistrio de Oxssi); as correntes marinhas (Mistrio de Ogum).

Para lidar com essas energias, os Marinheiros precisam do conhecimento e da licena dos Orixs Regentes. Portanto, ser um Marinheiro de Umbanda requer preparo!...

Nos Terreiros, a chegada dos Marinheiros traz uma alegria contagiante. Abraam a todos, brincam com um jeito maroto, gingando pra l e pra c, PARECENDO embriagados.

Mas NO esto embriagados, como se poderia pensar. o seu magnetismo aqutico que os faz ficar balanando.

Cada elemento tem o seu magnetismo. E os espritos que se manifestam naquela Irradiao tm magnetismo idntico.

O que faz o mar ondular o magnetismo caracterstico de Me Yemanj, Regente Divina dessas guas e da Linha dos Marinheiros. Logo, os Marinheiros tm esse magnetismo ondulante.

Ao incorporar em seu mdium, o Marinheiro bambeia, ele se movimenta como quem se equilibra no tombadilho de um navio ou de um barco em alto mar. Desta forma, ele libera energias em formas onduladas, atravs dos seus balanos que lembram os movimentos de uma pessoa embriagada. (Se ficarmos algum tempo no mar, vamos entender melhor isso: ao voltar para terra firme, sentiremos estar balanando, bambeando, ainda sob o efeito do movimento ondulante do mar.)

Os balanos dos Marinheiros liberam ondas de forte magnetismo aqutico que desagregam acmulos negativos de origem externa e interna, equilibram nosso emocional e mental e nos do condies de gerar coisas positivas em nossas vidas. Vale lembrar que as guas simbolizam as nossas emoes e esto ligadas origem da vida.

Nas Giras de desenvolvimento o magnetismo dos Marinheiros um potente equilibrador emocional do mdium, colaborando de forma essencial no processo.

A Linha atua preferencialmente na diluio de cargas trevosas e em trabalhos voltados para a cura emocional do consulente, muitas vezes com a ajuda de seres Elementais da gua que so atrados com tal propsito. O contato com esses seres realiza uma potente limpeza em nosso campo magntico, uma verdadeira exploso de energia equilibradora.

Os Marinheiros so Magos dos Mistrios Aquticos. Atuam de forma nica dentro da Umbanda, na manipulao de energias que nos libertam de bloqueios ntimos e nos do equilbrio emocional. Pode parecer pouco, mas hoje a prpria cincia analisa e admite os efeitos dos distrbios emocionais como geradores de vrias enfermidades. De modo que a cura emocional o primeiro grande passo para outras conquistas.

Os Marujos lidam com os consulentes de forma simptica e extrovertida, quebrando o gelo e deixando o assistido muito vontade, o que facilita a recepo dessas energias equilibradoras e curadoras.

Sua linguagem bastante simblica:

o mar expresso que usam significando a nossa vida. Quando falam que o mar t bravo, porque o mdium ou o consulente est com dificuldades na vida por no saber lidar com as emoes;

barco maneira pela qual nos designam ( o prprio mdium, o consulente);

Capito Maior/Capito do Navio expresses para se referirem a Deus.

Alm dos trabalhos de descarrego e quebra de magias negativas, do consultas e passes. Costumam ir direto ao ponto, sem rodeios. Mas sabem como falar aos consulentes sem criar um clima desagradvel ou de medo.

So amigos, trazem uma mensagem de esperana e fora. Sempre nos alertam para agir com f e confiana e desbravar o desconhecido, seja do nosso interior ou do mundo que nos rodeia.

Algumas vezes, ao incorporar, os Marinheiros precisam tomar alguma bebida alcolica para no prejudicar o fsico do mdium. Como se explica isso?

Acontece que o nosso organismo queima ou consome energia; e o lcool produzido pelos amidos que ingerimos sustenta essa queima.

No caso, sem ingerir a bebida, o magnetismo da Entidade absorver muito do lcool do corpo do mdium, prejudicando suas funes.

Quando espritos regidos por magnetismos densos (gua, terra e fogo) incorporam, eles precisam ingerir alguma bebida alcolica, para no consumir aquele lcool do corpo do mdium. Caso contrrio, iro paralisar o organismo do mdium em algumas de suas funes.

O uso da bebida d fluidez e volatilidade s vibraes desses espritos, expande seus campos magnticos e possibilita a estabilizao e o equilbrio nas incorporaes.

Como os Marinheiros vivem na irradiao aqutica do mar, quando incorporam, parecelhes que o solo que est se movendo. Da, com funes inversas, o lcool lhes d estabilidade e equilbrio para ficarem parados e darem atendimento s pessoas.

O lcool tira o equilbrio de uma pessoa. Mas, assim como o veneno de cobra o nico antdoto contra picadas de cobras, com os Marinheiros a ingesto de bebida alcolica lhes d estabilidade. Porm, esse consumo precisar ser controlado e restrito a uma dose mnima!

Dentro de um trabalho espiritual, o excesso de bebida nunca se justifica. O Guia um esprito que se preparou e obteve a permisso da Lei Divina para vir nos ajudar; um mago que sabe como manipular os elementos e usa o mnimo necessrio, pois no

precisa de quantidade. Quando h excesso, isso se d pela ignorncia (despreparo), ou ento pela vaidade do mdium.

(FONTE: Arqutipos da Umbanda, Rubens Saraceni, Madras Editora, 2007, pginas 113/115.)

Nomes simblicos: Martim Pescador, Marinheiro das Sete Praias, Joo das Sete Ondas, Capito dos Mares, Joo da Praia, Z do Mar, Z Pescador, Joo da Marina, Z da Mar, Antonio das guas, Z da Jangada, Seu Antenor, Seu Jangadeiro, Joo Canoeiro, Z dos Remos, Joo do Rio etc.

Dia da semana: A 2 feira, dia associado Lua e ao Orix Yemanj. Tambm a 6 feira, regida por Netuno, planeta relacionado a Yemanj.

Campo de atuao: Quebra de bloqueios emocionais; equilbrio das emoes; limpeza energtica; quebra de magias negativas.

Ponto de fora: A beira-mar; beira dos rios.

Saudao: Salve a Marujada!

Cor: Azul claro e branco.

Elementos de trabalho: Pedras, conchas, bzios, estrelas do mar, caramujos, velas, fitas e linhas, areia, arroz, cebola branca.

Ervas: Alfazema, erva-cidreira, anis estrelado, rosa branca, camomila, manjerico, erva de Santa Maria, mentruz, hibisco (flor), manjerona, mulungu (casca e raiz), noz moscada, margarida, sensitiva, arroz, erva de bicho, buchinha do norte, casca de alho, casca de cebola.

Fumos/defumao: Charuto; cigarrilha; fumos diversos feitos de ervas enroladas na palha.

Incenso: Rosas brancas, alfazema, anis estrelado.

Pedras: As pedras azuis. Exemplos: gua-Marinha, Topzio Azul, Calcednia, Quartzo Azul. Tambm as pedras pretas, quando o trabalho para uma limpeza pesada. Exemplos: Vassoura da Bruxa, Turmalina Preta. (Fonte: Anglica Lisanty, Os Cristais e os Orixs, Madras Editora, 2008, pgina 84.)

Bebidas: Suco de pera e de melo; gua de coco; leite com mel; cerveja clara; conhaque com mel; rum; pinga com mel; vinho branco.

Frutas: Melancia, melo, pra, pssego, laranjas, figo, mas, uvas verdes, carambola. Tambm as frutas de polpa branca em geral.

Flores: Cravo branco, palmas brancas, rosas brancas; as flores brancas em geral; hortnsia.

Oferenda ritual: Velas, pembas, fitas e linhas de cor branca e azul claro; cravos brancos; frutas variadas; bebidas: rum, aguardente ou cerveja branca.

Cozinha ritualstica:

1-Moqueca mista: 5oo g de camaro, postas de peixe, sal, pimenta, 2 colheres (sopa) de suco de limo, 2 colheres (sopa) de dend, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 2 cebolas raladas, 5 tomates sem pele picadinhos, 1 pimenta vermelha picada sem sementes, 1 pimento amarelo picadinho, cheiro-verde picado, meia xcara de leite de coco. Temperar o peixe e o camaro com sal e limo. Colocar o dend numa panela, aquecer e refogar ligeiramente a cebola, o tomate, o pimento e a pimenta, com o sal. Juntar o camaro e o peixe e levar ao fogo brando por uns 20 minutos. Adicionar o cheiro-verde e o leite de coco. Servir com arroz branco ou com aca.

2-Arroz branco com camaro. Refogar uma poro de camaro no azeite de oliva com cebola, alho, sal, tomate, pimento amarelo picadinho e temperos frescos a gosto. Cozinhar o arroz e decorar com o camaro.

3-Abobrinhas recheadas com arroz- Cozinhar arroz branco com os temperos comuns. Quando comear a secar, abaixar bem o fogo, juntar um pouco de leite de coco, mexer e esperar terminar o cozimento. Em separado, lavar e cortar algumas abobrinhas, no sentido do comprimento, retirando parte da polpa (fazer um buraco para colocar o recheio). Polvilhar um pouco de sal nas abobrinhas e cozinh-las em banho-maria, cuidando para que no amoleam. Rechear as abobrinhas com o arroz e decorar com cheiro-verde e temperos a gosto. Regar com um fio de azeite de oliva. [A mesma receita pode ser feita com batatas grandes: tirar uma tampa; remover parte da polpa com uma colher, abrindo um buraco para o recheio. Cozinhar e depois rechear. Podem-se acrescentar camares pequenos temperados com sal e limo e refogados em azeite, tanto no arroz quanto nas batatas.]

4-Peixe na cerveja- Lavar alguns fils de pescada (ou outro peixe de gua salgada), depois espremer sobre eles um pouco de suco de limo e tornar a lavar. Salgar os fils e coloc-los de molho por cerca de 1 hora numa mistura de cerveja branca, batatinha em rodelas finas, alho, cebola e tomate bem picadinhos. Em seguida, levar para cozinhar em fogo bem baixo, com cuidado, para no quebrar os fils. Podemos intercalar: camadas da batata em rodelas finas; molho; peixe. [Observao: Esse peixe tambm pode ser assado. Ou pode ser empanado em farinha de trigo e frito e neste caso refogamos a batata, a cebola, o alho e o tomate num pouco de azeite de oliva e colocamos essa mistura sobre o peixe j frito.]

5-Frutas aquosas, tais como: melancia, melo, pra, pssego, laranjas, figo, mas. Tambm as frutas de polpa branca em geral. Colocar num prato de papelo forrado com ervas (erva-doce fresca, capim cidro etc.) ou ento num barco feito com a casca da melancia ou do melo. Decorar com ptalas de flores brancas.
Os marinheiros na Umbanda Aos poucos eles desembarcam de seus navios da calunga (mar) e chegam a Terra. Com suas gargalhadas, abraos e apertos de mo. So os marujos que vm chegando para trabalhar nas ondas do mar. Os Marinheiros so homens e mulheres que navegaram e se relacionaram com o mar. Que descobriram ilhas, continentes, novos mundos. Enfrentaram o ambiente de calmaria ou de mares tortuosos, em tempos de grande paz ou de penosas guerras. Os Marinheiros trabalham na linha de Iemanj e Oxum (povo d'qua), e trazem uma mensagem de esperana e muita fora, nos dizendo que se pode lutar e desbravar o desconhecido, do nosso interior ou do mundo que nos rodeia se tivermos f, confiana e trabalho unido, em grupo. Seu trabalho realizado em descarrego, consultas, passes, no desenvolvimento dos mdiuns e em outros trabalhos que possam envolver

demandas. Em muito, seu trabalho parecido com o dos Exus. Dificilmente um leigo ir notar a diferena entre alguns marinheiros e os Exus na ora da gira, pois alguns Exus vm com todos os trejeitos dos Marinheiros e com outros nomes, quase imperceptvel. Linha ou falange dos marinheiros tem sua origem na linha de Iemanj e so chefiados por uma entidade conhecida por Tarim. So espritos de pessoas que em vida foram marinheiros. So muito brincalhes e normalmente bebem muito durante os trabalhos, por esse motivo a sua evocao no muito freqente, o plano espiritual superior os evoca para descarga pesada do templo, desta forma a eles podemos pedir coisas simples, eles no so muito dados a falar ou dar consultas. A descarga de um terreiro uma vez efetuada ser enviada ao fundo mar com todos os fluidos nocivos que dela provem. Os marinheiros so destruidores de feitios, cortam ou anulam todo mal e embarao que possa estar dentro de um templo, ou ainda, prximo aos seus freqentadores. Nunca andam legies, fazendo imbatveis nesse Chico do Mar, Z Martim Pescador sozinhos, quando so solicitados para um trabalho, unem-se em valer o principio de que a unio faz a fora, o que os torna sentido. Alguns representantes mais conhecidos: Maria do Cais, Pescador, Seu Marinheiro Japons, Seu Iriande, Seu Gerer, Seu

Da linha do Povo D'gua ou de Iemanj, geralmente baixam para beber e brincar podem-lhe ser pedidos coisas simples. No muito aconselhvel a incorporao dessas entidades, devido quantidade de bebida que ingerem. Com doutrinao, porm, eles no bebem em excesso. Vm com seus bons, calas, camisa e jaleco, em cores brancas de marinheiros e azul marinho de capites de barco. Cores essas votivas da linha do mar. Nunca se oferece a eles conchas, estrelas do mar ou outros objetos do mar, pois como Marinheiros que so, consideram que ter objetos pertencentes ao mar traz m sorte, a exceo dos bzios (que no consideram como adornos, e sim como smbolo de dinheiro). Este povo recebe as oferendas na orla do mar em lugar seco sobre a areia. A gira de marinheiro e bem alegre e descontrada. Eles so sorridentes e animados, no tem tempo ruim para esta falange. Com palavras macias e diretas eles vo bem fundos na alma dos consulentes e em seus problemas. A marujada coloca seus bons e, enquanto trabalham, cantam, bebem e fumam. Bebe Whisky, Vodka, Vinho, Cachaa, e mais o que tiver de bom gosto. Fumam charuto, cigarro, cigarrilha e outros fumos diversos. Em seus trabalhos so sinceros e ligeiramente romnticos, sentimentais e muito amigos. Gostam de ajudar queles e quelas que esto com problemas amorosos ou em procura de algum, de um "porto seguro". A gira de marinheiro, em muito, parece uma grande festa, pela sua alegria e descontrao, mas tambm, existe um grande compromisso e responsabilidade no trabalho que feito. Seus integrantes se apresentam com a aparncia de marinheiros e pescadores, gente acostumada a navegar. Representa o homem do mar, bebedor, mulherengo, que gosta de beber com os amigos nos bares e cantar alguma cano. So alegres e encaram os problemas de um ponto de vista simples. Caminham balanando-se de um lado para o outro, como se estivessem mareados. Bebem de tudo, pois na hora de beber nada recusam, fumam tambm de tudo: cigarros de palha, cigarros, cigarrilhas e at cachimbo. Relacionam-se com os amores ilcitos, passageiros e encontros espordicos com amantes. Tambm se pede a eles que nos protejam nas viagens pelo mar e que

nada de mal nos ocorra. Como quaisquer outras entidades de umbanda do conselhos. As mulheres deste povo representam as mulheres que trabalham nas cercanias dos portos servindo bebidas nos bares, onde se juntavam para beber os Marinheiros, Malandros e Ciganos, realizando seus negcios e muitas vezes comprando o contrabando trazido nos barcos. MARINHEIROS NO CATIMB So tambm grandes Mestres da jurema e possuidores de um grande ensinamento. So em geral marinheiros, marujos, navegadores e pescadores que na maioria tiveram seus desencarne nas guas profundas do mar. So comandados e chefiados pelo Mestre Martim Pescador, grande catimbozeiro e que trabalha com as energias das guas do mar. Em comum no so possuidores de giras prprias e se fazem presentes nas giras do Catimb. Em algumas regies so conhecidos como marujeiros. Quase sempre se apresentam alegres, e tem em suas danas o balano das ondas do mar. Suas cores so o branco e azul, vem quase sempre vestidos de marujos, tem no peixe o seu smbolo mximo, comem todos os tipos de frutos do mar e bebem tambm a cerveja e a cachaa. Sua saudao TRUNF, TRUNF TRUNF RE, A COSTA MARUJADA!!! Quando do consultas, essa Falange costuma ir direto ao ponto, sem rodeios, mas tambm sabem como falar aos consulentes sem criar um clima desagradvel ou de medo. Assim, conseguem atingir fundas as almas dos aflitos que costumam procur-los em busca de auxilio e de esperana. Carregam consigo um sentimento profundo de amizade. Nas consultas, gostam muito de ajudar quelas pessoas que se apresentam com problemas amorosos. Seus conselhos so sempre fiis e certeiros, tm uma grande responsabilidade e assumem o compromisso de um trabalho bem-feito. Todas as pessoas tm uma idia muitas vezes distorcida desta linha de trabalho. Os marinheiros so em sua grande maioria espritos que milita a Umbanda para dar sustento no campo da diluio de cargas negativas, outros atuam como elementos de sustentao de trabalhos voltados a curas, atraindo os poderes elementais dos quais estes espritos de alto grau espiritual, trazem consigo. Na realidade estes abnegados servidores da lei so verdadeiros magos que atuam nos mistrios aquticos e com uma forma de atuao nica dentro dos domnios da Umbanda. Como magos, trazem para ns, a possibilidade de nos libertar-mos de nossos entraves, com uma forma bem simptica lidam com os consulentes de forma extrovertida, deixando o assistido muito -vontade com trejeitos peculiares desta linha maravilhosa da umbanda. Muito diferente do que imaginamos estes irmos do astral no so e no esto embriagados, como muitos se mostram na realidade sua forma de balano uma maneira de liberar suas ondas energticas se utilizando do prprio mdium. Como isso ocorre? Em torno do mdium existe um campo de energia sustentado por seus centros de fora e, alm da energia gerada a partir da energia corprea, existe um campo espiritual que se reflete em todo o ambiente. Os guias quando incorporado em seus mdiuns, danam, giram, balanam, gesticulam, etc. desta forma os guias liberam no s a energia que se desprende do mdium, mas tambm libera de forma salutar o poder de seu mistrio atravs de ondas magnticas que so liberadas dentro do campo espiritual do mdium e do templo. desta forma que os

marinheiros fazem, em formas onduladas, ou atravs de seu balano, que mais parece de uma pessoa embriagada, que este irmo na luz faz seu trabalho redentor dentro dos campos da Umbanda. importante que os mdiuns e principalmente os assistidos, saibam de tal fato, para que estes no deturpem e no dem um mal sentido aos trabalhos de Umbanda. Os marinheiros so sustentados pelo poder de nossa Me Iemanj e sua cor de atuao a mesma desta me Divina, que o azul claro. Podemos sempre que necessitar, atirar o poder destes servidores da lei em nossa vida, acenda sua vela e faa uma prece, pedindo para eles abrirem seus caminhos e proteg-los. maravilhoso. Todos devem estar sempre com os pensamentos voltados ao Pai Celestial, para que assim a f interior esteja sempre renovada. Que todos tenham a conscincia de que a mudana s sero possveis se partirem primeiramente de vosso ntimo e acreditar, lutar pelas vossas idias. A busca do sucesso depende de vosso prprio esforo, dedicao e merecimento. Portanto, no pare no tempo, cruzando os braos a espera de milagres. Levantem-se, tenham f, renovem suas esperanas, acreditem no poder do Pai Maior e corram atrs de seus objetivos. Alimentem vosso esprito com muito amor, esperana e f para assim projetar a verdadeira essncia divina a todos os vossos semelhantes. Vossa mente tem um poder grandioso. Use-a para exercitar o bem, com o objetivo de unirmos nossas foras para estarmos cada vez mais ligados a Deus, receba de braos abertos energia de todos os Orixs, dos vossos marinheiros que esto o tempo todo a vos ajudar quando solicitados. Sejam positivos em qualquer situao. Se voc quer o melhor para sua vida, comece fazendo uma reflexo de seus prprios atos, pois muitas pessoas reclamam de determinados acontecimentos em suas vidas, mas esquecem de que tudo tem um porque. Portanto, reflitam sobre vossos pensamentos e atitudes para que no sofra conseqncias negativas. A vida um espelho. Vigie-a sempre. E lembre-se de que tudo pode quando trazemos Deus em nossos coraes.

You might also like