You are on page 1of 11

SCRATES E O MTODO MAIUTICO TADA, Elton V. S.(eltontada@yahoo.com.br)- Cesumari CAZAVECHIA, William R. (wrcazavechia@yahoo.com.

br) - Cesumarii

Resumo

Scrates, antigo filsofo grego, mesmo sem nada escrever, nos deixou um interessante legado filosfico. Mediante a pesquisa bibliogrfica e leitura de textos da obra platnica (Teeteto) procuramos estabelecer o que Scrates chamou de Maiutica. Podemos datar a vida de Scrates de 470 a.C. 399 a.C., perodo no qual se deram diversas mudanas no seu modo de pensar e a construo de sua filosofia. Ser no final de sua vida que focaremos nosso trabalho. Visto sem novas perspectivas de pensamento afirmativo, Scrates mostra sua nova fase, que tem como finalidade o parir do saber, a maiutica, ou a arte da velha parteira. Scrates narra a Teeteto que as velhas parteiras que um dia engendraram, foram ativas na sua juventude e capazes de parir. Quando velhas, a nica coisa que a mulher pode fazer ajudar outras que, estando ainda jovens, podem engendrar. Scrates se considera um parteiro, no entanto, no algum que fizesse o parto do corpo, mas sim da alma. Podemos perceber nesse momento, que Scrates cria um mtodo de ensino, o qual se d de forma a buscar retirar da prpria pessoa que est aprendendo, a resposta para seus questionamentos. Dessa forma, o antigo filsofo no ensina como fruto de exaustiva pesquisa e trabalho. Antes, ele mesmo no transmite conhecimento, e sim gera o mesmo. Scrates no se posiciona diante seus discpulos como o detentor do conhecimento, mas como um facilitador que proporcionava a eles alcanar o conhecimento que, segundo ele, j estava no seu interior. Portanto, vemos na maiutica socrtica um mtodo de ensino no qual o educador no visto como a fonte a ser bebida pelo aluno, pelo contrrio, ele aquele que ajuda o aluno a gerar sua autonomia enquanto homem, cidado e discente. Palavras-chaves: Scrates Maiutica Mtodo Pedaggico

2443

Introduo

Atravs dessa pesquisa, objetivamos entender a maiutica socrtica como exemplo de educao e de relacionamento entre educador e aluno. Ao fazermos isso, no estamos, desprevenidamente, lendo a filosofia socrtica de modo descontextualizada, pois sabemos qual era seu contexto histrico e como se configurava esse processo pedaggico narrado nesse trabalho. Scrates, j no final de sua vida, chega a concluso que ele no deve ser mais que facilitador, um intermedirio, que ajuda com que as idias concernentes aos aluno venham tona. Ele valoriza o aluno e sua capacidade, no entanto, no o faz por conhecer o potencial de seus seguidores, antes, por respeitar a dignidade e capacidade do ser humano. Entretanto, h muito que se cuidar nesse processo, que no de modo algum simples, e que ser melhor detalhado posteriormente. Para entendermos a maiutica socrtica, ou seja, o mtodo de ensino que Scrates se utilizava, estritamente necessrio que saibamos um pouco sobre sua histria, para que no faamos, de modo precipitado, uma leitura incorreta do mesmo. Alm disso, a teoria maiutica de Scrates como que um resultado das diversas experincias que ele viveu, e, por isso, se torna essencial conhecermos sua vida. De fato, Scrates passa por diversas mudanas em sua vida, desde sua juventude at sua morte, e o desenvolvimento de suas idias se d de modo contnuo, e muito ligado com fatos da vida do filsofo, como encontros e desencontros, que geram a diferenciao e desenvolvimento das teorias que o tornaram respeitado.

A vida de Scrates

Podemos datar a vida de Scrates de 470 a.C. a 399 a.C., perodo conhecido como o sculo de ouro na cidade de Atenas (VICENTINO, 2001, p.57), fato tal que faz muito sentido com relao a como se deu a vida desse grande filsofo. Podemos compreender nesse momento de democracia ateniense, a base para a dialtica socrtica, pois, justamente nesse perodo deu-se a valorizao do dilogo, da opinio do outro, ou seja, foi justamente nesse perodo que surgiram os grandes oradores e a exaltao da retrica, o que fez com que Scrates e sua dialtica estivessem bem localizados (CHAU, 2002, p.136 ss.).

2444

Scrates teve bero pobre, e assim se manteve durante toda sua vida, nunca aceitou dinheiro de seus seguidores e admiradores e era extremamente simples quanto ao viver e vestir. Andava pelas ruas de Atenas descalo, tanto no frio quanto no calor (BENOIT, 2006, p.21). Scrates teve trs filhos, a saber, Lamprocles, Menexeno e Sofronisco. Inicialmente foi casado com a indcil Xantipa, mas posteriormente foi casado tambm com Mirto, e isso se comprova no dilogo Fdon no qual ele se despede de suas mulheres (gunaikas) (CHAU, 2002, p.178). Segundo Benoit (2006, p.22) Scrates foi um cidado exemplar, mesmo com suas severas queixas quanto s leis que regiam a democracia ateniense. Como prova disso, podemos citar sua brilhante participao nas campanhas blicas atenienses, nas quais ele ficou muito conhecido por sua destreza e lealdade. De fato, para ns de complicado teor a anlise de Scrates pela ausncia de obras de sua autoria, Scrates nada escreveu. Quanto a isso, devemos a trs personagens, inicialmente, a validade do estudo de Scrates, a saber, Aristfanes, Xenofonte e Plato. Aristfanes era escritor de comdia, e representou Scrates na sua obra as nuvens que data de 423 a.c., e trata, comicamente, de Scrates como um falso sbio seguido por muitos. Como logo se percebe, o teor da narrao de Aristfanes semelhante s acusaes daqueles que julgavam a Scrates em 399 a.c.. Por isso, considerar Scrates pela viso de Aristfanes como conhecer sua histria atravs daqueles que o condenaram morte. Atravs de Xenofonte podemos conhecer um Scrates totalmente diferente. Primeiramente Xenofonte foi discpulo e admirador de Scrates e no escrevia nem com intenes filosficas, como fez plato, nem com intenes sarcsticas, como fez Aristfanes. Antes se resguardava a contar histrias sobre Scrates, e ressaltava a integridade de sua vida como cidado e sua moral exemplar. Xenofonte narra isso em vrios de seus trabalhos, e o faz de maneira simples, sem entrar em pormenores quanto s teorias Socrticas. De Xenofonte podemos extrair um Scrates histrico e bom, com boas aes e bons ideais. Todavia, Xenofonte no acompanhou os ltimos dias de Scrates e por isso fica uma lacuna importante em sua obra (CHAU, 2002, p.183). Finalmente podemos ver como foi a viso platnica de Scrates. Plato, sem dvidas, foi o maior apologta de Scrates. Plato considerava Scrates como sendo o homem mais justo que ele conhecera. Ele escreveu muito sobre Scrates. Dos 29 dilogos de Plato 27 falam de Scrates e em quase todos ele o personagem condutor da discusso. Portanto, a partir de Plato que chegaremos ao nosso conceito de Scrates, pois nele que podemos ver os relatos mais fiis sobre o antigo filsofo (BENOIT, 2006, p. 32).

2445

Para iniciarmos nossa anlise do Scrates platnico devemos entender que, apesar da preponderncia dos escritos platnicos tais obras foram recheadas com informaes sensveis, com ocasies e fatos, portanto devemos seguir as palavras que de fato constroem os dilogos e no a tradio posterior de suas interpretaes. Inicialmente, segundo o dilogo Fdon, Scrates possua um grande interesse em investigar a causa (aitia)iii, e assim se aproximava muito do fisilogosiv. No entanto, entrou em crise ao saber que quanto mais estudava tais assuntos mais aumentavam suas dvidas e as teorias da fisiologia no o satisfazia. Nesse perodo lhe chegou ao conhecimento a teoria de Anaxgoras, cujo, a inteligncia ou o esprito (nous) teria sido o ordenador e causa de todas as coisas. A princpio, Scrates se entusiasmou com tal teoria, no entanto, logo comeou a ir contra a mesma, pois dizia que no podia ser um esprito exterior a causa de tudo. Depois dessa decepo e ainda muito jovem Scrates inicia sua formulao da tese do mundo das idias. No entanto, algo acontece que influi em toda sua vida futura, pois sempre se lembraria de tal feito. Por ocasio de visita Atenas, Parmnides de Elia e seu discpulo Zeno conhecem Scrates, e o jovem de aproximadamente 20 anos apresenta aos experientes filsofos sua teoria. Nesse momento eles comeam a interrog-lo sobre diversas coisas, sobretudo sobre a impossibilidade da unificao da idia do ser, o que iria contra a tese do mundo das idias. No final do dilogo, Parmnides encurrala Scrates que se reconhece incapaz de explicar todos os conceitos relacionados ao mundo das idias (Parmnides, 131b-131e, in Dilogos). Depois de to chocante experincia Scrates no podia fazer nada alm de silenciar, pois estava convencido que nada, de fato, sabia. Portanto, a partir da surge um perodo no qual Scrates vive sua aporia, durante dez anos no participa de dilogos e permanece em silncio. Somente mais tarde durante a narrao da Apologia por Plato que se torna conhecido o que aconteceu nesse perodo. Chega a Scrates a notcia de que um velho amigo, Querofonte, havia perguntado a Pythia (Pu[tia, sacerdotisa que falava pelos deuses), se havia algum homem mais sbio do que Scrates e que sua resposta havia sido negativa. A partir de ento aumentou para Scrates a sua confuso, pois ele no entendia qual era o sentido da palavra da profetiza. Somente aps longa reflexo conseguiu entender o que significavam aquelas palavras. O que acontecia era que nenhum outro homem sabia verdadeiramente de algo, no entanto se julgavam sbios, enquanto isso,Scrates, ao menos, tinha a convico de que nada sabia, o que o tornava o homem mais sbio de todos. Desse modo, as revelaes dlficas tiraram Scrates do poro silencioso que Parmnides havia o condenado.

2446

Com a descoberta do saber que no se sabe, Scrates recomea a falar, no entanto paulatinamente. O seu contato com a sacerdotisa Diotima vem ajudar no amadurecimento da seu discurso. S a partir desse encontro Scrates entende o contedo afirmativo do saber que no se sabe. Diotima fala a Scrates revelaes de Eros (o amor), e lhe ensina as coisas do amor. Mais do que isso, Diotima lhe diz que Eros, assim como o saber que no se sabe um intermedirio. Eros se apresenta como um intermedirio entre o mundo divino e o mundo dos mortais. Assim, podemos entender que o saber que no se sabe um intermedirio entre o mundo tangvel e o mundo das idias, o que fez com que Scrates tivesse nova vontade de dialogar e mostrar sua teoria do mundo das idias. Nesse perodo, Scrates tinha cerca de 36 anos e, na tentativa de vencer dentro de si o fantasma do velho Parmnides, recomea a revelar seu saber. A partir de agora os dilogos de Scrates no so mais como antes, quando ele se apresentava como um menino em busca de razes e causas. Agora Scrates j sabe o que sabe e caminha na direo da disseminao dessa idia e na busca de belos corpos. Iniciam-se os dilogos com os Sofistas e com os Jovens que o admiram por sua sabedoria e muitas vezes se apaixonam por ele (JERPHAGNON, 1992, p.23). Os sofistas ficaram desconcertados diante de to complexa construo socrtica e muito se contradiziam na tentativa de refut-lo. Scrates, que era considerado por muitos um sofista, foi de encontro aos mesmos criticando a superficialidade de sua retrica sem contedo, e com isso ganhou muitos inimigos (REALE, 1990, p.101). S que para Scrates destruir o pensamento daqueles que se diziam sbios e coloc-los contradies ele tambm abriu mo de seu contedo positivo, pois seus dilogos tinham inteno apenas de confrontar os sofistas. Essa fase tambm marcada pela seduo de Scrates. Ele procura corpos belos, os seduz e ensina os jovens algo sobre a seduo como no dilogo Lysis, que como um manual de seduo (BENOIT, 2006, p.45). Um bom exemplo de jovem belo seduzido por Scrates Alcebades, filho da aristocracia ateniense muito corajoso e talentoso. No dilogo com Alcebades, que mais tarde se destacou na histria grega, Scrates introduz um novo elemento no seu discurso, a saber, o conhece-te a si mesmo (O primeiro Alcebades, 132d-133c, in Dilogos). Scrates julga necessrio a busca pelo auto-conhecimento pois, a partir dessa busca o indivduo culminar no conhecer sobre o que de fato o ser em si do homem. Por isso, podemos

2447

chegar compreenso de alma de Scrates, que seria o homem fora de seus atributos acidentais e sua hombridade material. Mais adiante, aps delongada analogia, Scrates conclui que uma alma deve estar em contato com outra alma para que possa se conhecer, pois necessrio algo externo a si prprio para que reflita aquilo que de fato o seu ser. Nesse momento podemos perceber um grande salto na filosofia socrtica, pois h a insero de um saber afirmativo em sua temtica, e no apenas o saber que no se sabe. Podemos comprovar isso nos prximos dilogos de Scrates como Grgias, provavelmente em 427 a.C., em podemos, nitidamente, notar um novo Scrates, um Scrates que no se importa mais apenas com a negao do saber externo a ele, agora ele compartilha de um saber afirmativo que lhe d subsdios para dilogos que desconstroem uma idia mas tratam de afirmar outra. Como outra conseqncia desse momento conheceremos um Scrates intolerante com seus interlocutores, pois ele considera que tudo que no possui um um saber de si mesmono tem razo de ser. Alm disso, ele vai alm, dizendo que a retrica uma empeiria (empeiria), algo sem rigor, que no pode ser considerado nem episteme (episte/me) nem mesmo uma arte tkne (te[kne), na verdade ele considera a retrica como sendo uma adulao (kolakei?a). Agora nos resta uma dvida. No ir Scrates criticar a poltica que era to influenciada pela sofstica e pela retrica? Podemos entender que era cedo ainda para um dever-ser poltico. Surge para Scrates outro grande problema quando ele tenta buscar as verdades alm do prprio saber-desi, e para tal explicao ele recorre a saberes mticos. Diz ele, que a alma imortal e que o homem pode se recordar de fatos e saberes de outra vida, o que faz com que a verdade no se destrua e acabe no nada da morte. Essa a teoria da reminiscncia, que apesar do seu carter mtico faz sentido no contexto (CHAU, 2002, p. 195). Ainda outra questo faz-nos refletir muito sobre a ascenso do saber socrtico. Poderiam outros homens participar desse saber? Com essa questo surgi uma nova crise para Scrates que se sente sem testemunhas para o seu saber e tenta refletir sobre quais tem sido as conseqncias do mesmo. A alegoria da caverna narrada no dilogo A Repblica vem de encontro com essa fase e nos leva a entendermos que Scrates prope ao filsofo uma ao participativa na elaborao de sua dialtica objetivando a libertao daqueles que ainda no tiveram a compreenso do mundo das idias. Pois, assim como narra o mito, aquele que teve o conhecimento de algo exterior deve proporcionar a quem no teve a oportunidade de conhece-lo por via dialtica, o que , a princpio

2448

uma trabalhosa investida, mas que tende a ser boa e aproveitvel. Aps to bela reflexo Scrates chega a propor um modelo de cidade padro, que seria ntegra em moral e grandiosa em beleza e saber (Plato, A Repblica in Pensadores). No entanto, ainda no livro A Repblica podemos ver Glauco suplicando a Scrates que lhe diga o que de fato sua Idia de Bem, e isso nos leva a entender uma nova frustrao da parte de Scrates que no consegue, ainda que com muito esforo, conceber tal idia. Novamente, verificamos que apesar de toda evoluo do pensamento socrtico, ele volta a uma indeterminao. E essa indeterminao o acompanhar Scrates em seus ltimos dias.

A Maiutica

Visto sem novas perspectivas de pensamento afirmativo, Scrates mostra sua nova fase, que tem como finalidade o parir do saber, a maiutica, ou a arte da velha parteira. Sobre a maiutica, a arte de parir o saber, podemos ver a bela narrao que Scrates faz ao jovem Teeteto no famoso dilogo narrado por Plato, que conhecido pelo nome do rapaz. Logo no comeo do dilogo Teeteto Scrates d sua definio de maiutica, e faz isso porque afirma que algo dentro da alma do jovem Teeteto est querendo vir luz. Nesse momento Teeteto faz um gracejo, e diz a Scrates que s pode dizer algo sobre aquilo que sente, afirmando assim no sentir nada em sua alma que parea querer nascer. Scrates comea ento a explicar o que afirmava ele estar acontecendo com o jovem Teeteto. Segundo Scrates, assim como sua me fora uma famosa parteira ele tambm praticava semelhante arte. A diferena principal que Scrates expe que, sua me praticava o parir do corpo, ao passo que ele, o da alma. No que ele queria dizer que havia um nascer constante de novas almas a partir de outras, longe disso, para o filsofo, os frutos da alma so o saber, e isso que ele pretende fazer, ajudar jovens a parir o saber que sai de sua alma, pois, segundo Scrates na alma que reside todo o saber pertinente ao ser humano (REALE, 1990, p.99). Alm disso, cabe dizer que, j tangendo o conceito do mundo das idias socrtico, podemos ver que, para ele, o saber que h no ser humano j existe em sua alma desde antes do seu nascimento, j lhe certo e completo. Com isso, o parir do saber no mais do que o relembrar, trazer a tona aquilo que j pertence ao indivduo desde de sua vida extra corporal, ou seja, o saber j pertencente ao homem, ele apenas vem a memria atravs da maiutica (JERPHAGNOM, 1992, p.23). De modo

2449

nenhum, podemos afirmar Scrates como sendo um mstico, o que ele faz colocar o homem em seu devido lugar. O homem no Deus, e nem mesmo a medida de todas as coisas. Ou seja, segundo seu modo de pensar, o homem era apenas uma parte do todo, e era subordinado ao Deus que era a inteligncia ordenadora (REALE, 1990, p. 92). Entretanto, voltando ao tema principal da maiutica, reflitamos sobre o dilogo Teeteto. Para que o Jovem entendesse o que ele queria dizer, Scrates explanou sobre a arte das parteiras. Sobre as parteiras, Scrates disse que cabe s mulheres que um dia conceberam, e que, todavia hoje no mais possuem tal capacidade a arte de parir. Segundo ele, isso se d sobre ordenana da deusa rtemis, que ainda no momento de seu parto ajudou sua me a parir seu irmo, Apolo. rtemis, que nunca havia parido, era quem concedia s mulheres a capacidade de executar a arte de parteira. Todavia, como o ser humano muito fraco, segundo Scrates nos narra, somente as mulheres que j haviam um dia parido poderiam ajudar no parto de outra, pois necessrio que quem esteja realizando o parto saiba mais sobre isso, ou melhor, seja mais experiente do que a grvida. J nesse aspecto, podemos ver os primeiros pontos da analogia socrtica, pois, o que ele quer dizer, que, quem ajuda no parir do saber deve ter mais experincia do que quem est parindo, ou seja, necessrio que j tenha superado esta fase, para que, com certeza daquilo que j fez possa ajudar quem ainda est em tal atividade (BENOIT, 2006, p.75). As semelhanas entre a arte da velha parteira e do parir do saber no acabam por a. Um prximo ponto importante da analogia Scrates apresenta atravs de uma pergunta que possui resposta negativa de Teeteto. Scrates pergunta se o rapaz sabe que as parteiras so famosas por serem tambm casamenteiras. Diante da ignorncia do rapaz ele o ensina que so, e ainda acresce dizendo que o que elas se orgulham mais de fazer arranjar o casrio do que cortar o cordo umbilical. Isso se d porque, segundo nos mostra o antigo filsofo, h apenas uma arte encarregada do plantar, cuidar e colher os frutos. No h duas artes nas quais cabe a uma plantar e a outra colher. Por isso, Scrates afirma que, se uma parteira colhe o fruto, que a criana, se sente muito mais orgulhosa de t-lo plantado. Isso tambm se compara com a alma e o saber. Se pode-se dizer que, atravs da maiutica o filsofo colhia o fruto da alma de algum, que era o saber de algo, quanto mais se sentiria ele honrado por ser responsvel pela arte completa, ou seja, por ter tambm plantado a semente na alma frtil. Esse , segundo o filsofo, uma das partes essenciais da arte que ele tenta explicar ao jovem, pois, com a experincia de quem j pariu pode se ter melhores possibilidades de procriao a partir de um casamento bem feito.

2450

Todavia, aps todas as semelhanas, Scrates aponta uma diferena notvel entre a parteira e ele. Essa diferena faz com que ele afirme que a arte que ele exerce em muito superior a da parteira. Nas palavras do prprio filsofo (Teeteto VII p.8 in Dilogos):

Eis a a funo das parteiras; muito inferior minha. Em verdade no acontece s mulheres parirem algumas vezes falsos filhos e outras vezes verdadeiros, de difcil distino...porm, a grande superioridade da minha arte consiste na arte de conhecer de pronto se o que a alma dos jovens est na iminncia de conceber alguma quimera e falsidade ou fruto legtimo e verdadeiro.

Essa diferena consiste no seguinte: a parteira no precisa distinguir se o fruto do parto realmente uma criana, ou se alguma outra coisa. Pelo contrrio, o filsofo, tem que saber separar os conhecimentos verdadeiros dos falsos, daqueles que no so mais do que um engano. Sobre isso, Scrates afirma que, muitas vezes jovens se frustraram com ele, diante do parir do seu saber ouve a desiluso e a repreenso do parteiro, que dizia que aquilo no passava de uma falsidade, uma iluso, e no era verdadeiramente o fruto esperado da alma. Nesse saber separar entre o que ou no o verdadeiro fruto da alma que Scrates conclui estar parte mais rdua do trabalho de sua arte, e por isso, ele afirma ser ela superior a arte de sua me. Diante dessa grande dificuldade da arte de parir o saber, logo afirma-se que, quem nunca engendrou, no pode tambm ajudar no parte de outras pessoas, pois, h muitas dificuldades e no poucos detalhes a serem vistos ante um parto, e por isso, segundo Scrates um ser humano que nunca engendrou ignorante demais para ajudar e presidir outros partos. Agora, outro saliente detalhe nos resta, que no pode ser de modo algum aqui omitido. Por que Scrates afirma que apenas quem no pari mais tem a capacidade de presidir outros partos? Pelo simples fato de que: somente quem no engendra mais tem suas idias fixas. Ou seja, enquanto voc est na atividade de engendrar, ora voc pode pensar algo e depois defini-lo de modo diferente, pois cada novo parto gera uma nova experincia e reflexo. Por isso, somente quem j encerrou suas atividades frteis que pode ajudar outros em suas atividades, pois somente eles j terminaram sua experincia e j sabem o que fazer em determinada situao. No que sua idia seja completa e perfeita, todavia o seu conceito terminado, e no permite que haja contradies em momentos cruciais do parto. Ou seja, as atitudes do homem que vive em sociedade devem ser ponderadas, e, especialmente nesse caso, necessrio a cautela de algum que saiba muito para presidir o parto (JERPHAGNOM, 1992, p.24). A partir dessas breves diretrizes j traadas, podemos entender como se deu o mtodo de ensino socrtico. Contextualizando-o, seria como que, o professor no tivesse papel maior do que o

2451

de ajudar o aluno na concepo do saber. Isso no pelo fato de ser o prprio professor o pai daquele saber, mas antes, por ele possuir a arte de casamenteiro, ou sejas, de dar as coordenadas corretas para que houvesse a concepo de algum saber. Mesmo no sendo o professor pai daquele saber ele exerce grande responsabilidade sobre o mesmo, pois foi ele quem o acompanhou desde a concepo at o parto. Alm disso, o momento exato do parto do saber importantssimo, ao passo que, somente algum muito bem qualificado pode exerc-lo. Por isso, ningum ainda esteja em atividade reprodutiva, ou seja, ningum que ainda esteja incerto sobre o que de fato um parto, pode auxiliar o mesmo, de modo que, quem nunca construiu um saber dessa forma tambm no pode auxiliar outras pessoas. No suficiente o saber que se transmite nesse caso. necessrio que quem ajuda outra pessoa no engendrar do saber tenha vivido aquela experincia, pois, segundo Scrates, o ser humano fraco demais para fazer algo que no tenha vivido. Alm do mais, para discernir aquilo que de fato um saber positivo, e aquilo que no mais do que falsidade, necessria grande experincia, e justamente nisso que deve consistir o papel elementar do educar ao modelo socrtico. evidente que essa relao Parteiro versus Partuinte no se d apenas na relao Mestre versus Aluno. Todavia, Scrates narra a Teeteto como se d a maiutica num caso bem definido: Teeteto est prestes a formular seu conceito de conhecimento. Devemos lembrar que Scrates trabalhava com definies de essncias, e esse o momento especfico do parir (MARAS, 1987, p.62). Exatamente por isso, essa relao assemelha-se mais com a relao mestre versus aluno do que com qualquer outro tipo de relao.

Consideraes finais

A educao, refletida sob o olhar da maiutica, faz-nos pensar principalmente sobre o real papel do educador. No que desconsideremos a teoria do saber que Scrates ensina ao jovem Teeteto, antes, julgamos mais interessante para esse trabalho entender o mtodo utilizado para tanto. Sabemos que o ato de educar no pode se dar de maneira desnorteada, pelo contrrio, deve obedecer a mtodos que o auxiliem. Desse modo, o filsofo grego j nos legal tal contribuio h mais de vinte sculos.

2452

Portanto, vemos na maiutica socrtica um mtodo de ensino no qual o educador no visto como a fonte a ser bebida pelo aluno, pelo contrrio, ele aquele que ajuda o aluno a gerar sua autonomia enquanto homem, cidado e discente. Derradeiramente podemos entender que as narrativas de Plato nos levam ao conhecimento de Scrates, de sua histria e de como se deu a construo de sua filosofia. Aps a sua morte foram muito que lhe deram ateno e analisaram cuidadosamente sua filosofia, tanto para constru-la quanto para critic-la. Aquilo que de fato Scrates foi pode ser muito discutido. Talvez h quem ainda o considere um sofista. O que certo que a cada desconstruo atravs da dialtica negativa podemos lembrar da bela filosofia Socrtica e de sua morte como conseqncia da mesma, assim poderemos critic-lo ou admir-lo, mas sem dvidas a histria sempre ser justa em lembrar de to grandiosa personagem.

Referncias bibliogrficas:

CHAU, Marilena. Introduo histria da filosofia. 2.ed. So Paulo: Companhia das letras, 2002 JERPHAGNON, Lucien. Histria das grandes filosofias.1.ed. So Paulo: Martins Fontes, 1992. MARIS, Julin. Histria da filosofia. 8.ed. Porto: Souza & Almeida, 1987. PLATO. Dilogos; seleo de texto de Jos Amrico Motta Pessanha 5. ed. So Paulo: Nova cultural, 1991. (Os Pensadores) REALE, Geovane. Histria da filosofia antiga. So Paulo: Paulus, 1990 VERNANT, Jean Pierre. Mito e Pensamento entre os gregos. 2.ed. So Paulo: Paz e terra. VICENTINO, C.; DORIGO, G. Histria geral e do Brasil 1 ed. So Paulo: Scipione, 2003.

Acadmico do segundo ano do curso de teologia do Cesumar e realiza pesquisa pelo programa de iniciao cientfica (ICC). ii Acadmico do terceiro ano do curso de teologia no Cesumar e realiza pesquisa pelo programa de bolsa para iniciao cientfica (PROBIC) iii De acordo com Chau (2002, p.493), causa pode ser entendida em quatro sentidos. A saber, o jurdico: ser causa responder por alguma coisa; sentido lgico: a razo ou explicao de alguma conseqncia ou de uma concluso; sentido fsico: a origem a um efeito; e, sentido tico/poltico: motivo pelo qual uma ao realizada. iv Referimos-nos fisilogos aos filsofos que pertenceram ao perodo chamado naturalista, caracterizado, pelo problema da physis, ou seja, pelo problema cosmo-ontolgico (jnicos, pitagricos, eletas, pluralistas) (REALE, 1990, p.35).

You might also like