You are on page 1of 11

SOBRE OS USOS DA DIVERSIDADE: PLURALIDADE, SENSIBILIDADES E DIREITO, A PARTIR DE UMA LEITURA DE CLIFFORD GEERTZ1 Anselmo do Amaral Paes2

RESUMO A diversidade entendida como a manifestao das diferenas presentes na humanidade foco da ateno das cincias e filosofia e sua reflexo fundadora do campo do saber antropolgico. Neste texto abordamos a diversidade atravs de trs textos do antroplogo Clifford Geertz que tratam sobre diversidade, sensibilidades locais e relativismo sempre propondo um dilogo com as reflexes das cincias jurdicas. Desenvolver o tema da cultura como campo de significaes e focalizado na concepo da importncia de trabalhar o conhecimento como prtica localizada, serve para destacar o mais proeminente uso da diversidade, que o de impedir nosso encapsulamento, isolamento no mundo do eu e desta forma contribuir para construir espaos de dilogo e compreenso mtua. PALAVRAS-CHAVE Diversidade; sensibilidades; pluralismo; relativismo. ABOUT USES OF DIVERSITY: PLURALITY, SENSIBILITIES AND RIGHT, FROM A READING OF CLIFFORD GEERTZ ABSTRACT The diversity understood as the manifestation of the differences present in humanity is focus of attention of the sciences and philosophy and its reflection is the founder of the field of anthropological knowledge. In this text we approach diversity through three texts of the anthropologist Clifford Geertz that deal with diversity, local sensitivities and relativism always proposing a dialogue with the reflections of legal sciences. Develop the theme of culture as field of meanings and focused on the conception of the importance of working knowledge as localized practice serves to highlight the more prominent use of diversity, which is to prevent our encapsulation, isolation in the world of "self" and in this way contribute to build spaces for dialogue and mutual understanding. KEYWORDS
1

Como citar este artigo: PAES, Anselmo. Sobre os usos da diversidade: pluralidade, sensibilidades e direito a partir de uma leitura de Clifford Geertz. Ensinagem. Belm: Faculdade de Belm, v.1, n.2, agodez, 2012, p. 121-134. 2 O autor Bacharel em Direito (UNAMA-1999), especialista em Cincias da Religio (UCAM-2012, em andamento), Mestre e Doutor em Cincias Sociais Antropologia pelo PPGCS/UFPA (2004-2006 e 2007-2011). tcnico em gesto cultural-antroplogo do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Par (SIM/SECULT-PA) (2008-atual), integrante do grupo de pesquisa Antropologia, Religio e Sade (IFCH/DEAN/UFPA) (2009-atual) e professor da Faculdade de Belm (FABEL) (2006-atual), na qual integra o Ncleo Docente Estruturante e Ncleo de Apoio Pesquisa, Extenso e Ps-Graduao.

Diversity; sensibilities; pluralism; relativism. [O] objetivo da antropologia o alargamento do universo do discurso humano (GEERTZ, s.d., p. 10).

1 INTRODUO

A diversidade (caracterstica do diverso, diferente) sempre esteve no mago da produo do pensamento antropolgico, jovem cincia que surge mesmo do estranhamento (depaysement, perplexidade) que a diversidade humana causa. A descoberta pelos europeus da enorme variao nas sociedades humanas ocorreu basicamente no perodo de 1400 a 1900, e acarreta a necessidade de compreender como e por que essa diversidade ocorreu. A antropologia como disciplina cientfica (j na segunda metade do sculo XX) (LAPLANTINE, 2000; LARAIA, 2004) e esforo compreensivo da humanidade tem se apresentado cada vez mais como foco da ateno por parte das demais cincias (em destaque as chamadas sociais aplicadas), enquanto principalmente produtora de novas e relevantes perguntas, introduzindo o mesmo estranhamento direcionado historicamente ao outro para dentro das fronteiras de nossa prpria ao (quando o outro est a nosso lado e no do outro lado do muro; ou mesmo considerando que os outros somos ns) (DAMATTA, 1987) sua ao junto orientao de polticas pblicas tem crescido, mesmo que ainda a passos cautelosos, porm a sua expanso em dilogo com outros horizontes tericos j visvel e atuante. No campo jurdico a antropologia vem atuar como produtora de conceitos e perspectivas auxiliares, no s atravs de seu projeto especfico de antropologia do direito, mas fornecedora de capital terico e de ampliao dos horizontes da viso e pensamento para seus operadores, dilogo este com amplos benefcios a ambos. A presente comunicao versa sobre estes caminhos de ampliao do dilogo possvel entre direito e antropologia versando sobre a questo da diversidade, pluralidade de sensibilidades, questes sempre presentes e que permanecem na sociedade moderna e plural, esta que continua a se desenhar com avanos memorveis, assim como entraves histricos e propostas a serem cumpridas.

Clifford Geertz (1926-2006) um destes antroplogos que se propem a dialogar, no falando especifica ou exclusivamente do direito, mas em suas anlises trata de religio, ideologia, poltica, arte, histria, simbolismo e rituais, abarcando e enfatizando as conexes que nos impedem de fragmentar a realidade social. Seus textos e trabalhos podem servir como base deste dilogo que tem se desenvolvido, em destaque a temtica da diversidade, da nfase ao saber local e a percepo de sensibilidades produzidas pelo direito encarado como sistema cultural, de interpretao e compreenso do mundo. O direito como um fio entre tantos outros que formam a teia de sentidos (Geertz, s.d.)3, imagem que utiliza para caracterizar a cultura, objeto destacado da antropologia cultural americana. A diversidade no um problema para o direito, o problema surge em como administr-la, como pens-la, como permitir-se conceb-la mesmo sob o risco de ter que abandonar uma desconfortvel, porm cmoda ignorncia dos fatos desta diversidade. Seleciono como objeto central deste esforo de dilogo, materializado neste breve artigo, a anlise de trs textos de Geertz (1989, 2001a, 2001b) que servem para dar suporte a uma leitura sobre tema relevante para o direito em poca de legitimao e instrumentalizao, por exemplo, dos direitos humanos e seu projeto de universalidade.

2 AS FRONTEIRAS DA DIVERSIDADE

O autor Clifford Geertz (2001b) inicia sua argumentao neste primeiro artigo revisitado perguntando, diante da vivncia e da constatao das diferenas culturais: ser o narcisismo moral a alternativa entropia moral? Como, ento, lidar com a(s) diferena(s), evitando uma poltica de cada qual com seu cada qual? Em Os usos da diversidade, (GEERTZ, 2001b) pretende discutir a questo da diferena e inicia refletindo a partir de artigo produzido por Claude Lvi-Strauss (s.d. b) no qual nos fala sobre as diferenas culturais e o necessrio dilogo com as cincias genticas, no campo de discusso sobre os conceitos de raa e sua relao com as culturas, recuperando e reformulando texto apresentado para uma mesma platia, a Assemblia da ONU, porm algumas dcadas depois de sua primeira manifestao sobre o tema, ainda no ps-2 Guerra Mundial.
3

Diz Geertz (s.d.) sobre o conceito semitico de cultura proposto em seus esforos compreensivos: Acreditando como Max Weber, que o homem um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo estas teias e a sua anlise; portanto, no como uma cincia experimental em busca de leis, mas como uma cincia interpretativa, procura do significado (p.4).

J algumas dcadas passadas em plena guerra fria, mas apresentando -se como tema ainda relevante como discusso (como se mantm na atualidade), Lvi-Strauss (s.d. b) fala contra a poltica universalizante que encara todo movimento de manuteno e valorizao cultural como nociva s pretenses uniformizantes. Sua mensagem dirigiu-se a uma assembleia que ento vivia uma era na qual o progresso tecnolgico das naes ocidentais e os conflitos de influncias entre os EUA e a antiga URSS, que parecia esmagar todo projeto de existncia que no passasse por suas prprias diretrizes e valores. Dialogando diretamente com o texto de Lvi-Strauss (s.d. b), Geertz (2001b) em momento posterior critica a perspectiva de que possamos lidar com as culturas como sistemas fechados que nos permitiriam raciocinar que cada uma das culturas existentes no mundo possa ser pensada como passvel de isolar-se de todas as outras. O etnocentrismo visto por Geertz (2001b) como o aprisionamento das pessoas em planetas culturais, o que deve ser evitado. que a fcil rendio ao comodismo de sermos apenas ns mesmos revela-se, no por presumir que todas as pessoas so iguais, mas por saber o quanto no so. Assim, no podem deixar de levar em conta umas s outras, mesmo porque todos ns j nos encontramos em certo sentido, por mais desconfortvel que possa ter sido. E, por isso, a importncia de ser capaz de pensar a diferena, de um modo distinto do que se costumava fazer.
Uma antropologia muito temerosa de destruir a integridade e a criatividades culturais, nossas e de todos os outros, por se aproximar de outras pessoas, conversar com elas e procurar apreende-las em seu cotidiano e sua diferena, est fadada a morrer de uma inanio que no pode ser compensada por qualquer manipulao de conjuntos de dados objetivos (GEERTZ, 2001b, p. 73).

As fronteiras sociais se embaralham e aproximam-se de propores extremas e cada vez mais universais e no corpo de uma sociedade, dentro das fronteiras de um ns. Geertz (2001b) referindo-se as perspectivas desenvolvidas na antropologia, tomando com referncia trabalhos de Malinowski e Lvi-Strauss, estes que apresentam a distncia (tanto espacial, quanto existencial) enfatizada entre o ns e os outros, reflete que agora:

(...)que esses mundos e essas mentalidades alheios, em sua maioria, no esto realmente noutro lugar, mas so alternativas para ns, situadas bem perto, lacunas [instantneas] entre mim e os que pensam diferente de mim, parece haver necessidade de um certo reajuste de nossos hbitos retricos e nosso sentimento de misso (GEERTZ, 2001b, p.81) (grifo

nosso). O caso relatado, do ndio bbado e da mquina de hemodilise (GEERTZ, 2001b, p.78), assumido como a forma geral dos valores surgidos da diversidade cultural, assim negando-se a lidar com a mesma a partir da referncia de sociedades totalizantes e ensimesmadas. A perspectiva relativista ao propor a apreenso do que significa estar no lugar outro, tambm apresenta a possibilidade de compreender o que significa estar no seu prprio lugar. Esses enigmas no surgem, portanto, meramente nas fronteiras de nossa sociedade, onde segundo determinadas abordagens parecem encontrarem-se, mas surgem nos limites de ns mesmos. No em um ns evidente e um eles enigmtico, mas assumindo a implicao de que as comunidades humanas no so (e nem devem ser) mnadas semnticas. Em um mundo ps-moderno de sensibilidades em choque, o problema do etnocentrismo que ele nos impede de descobrir o ngulo em que nos situamos em relao ao mundo. Argumentando sobre as relaes entre as culturas e o relativismo, elenca algumas razes para que utilizemos do projeto relativizador para compreender os padres culturais de outros: a) o progresso da humanidade e b) a possibilidade de conhecimento verdadeiro sobre outras culturas; o que Geertz (2001b) acentua a possibilidade de conhecer a ns mesmo no momento em que as diferenas no se situam em um lugar distante, mas em nossas prprias sociedades e no se limitam caracterizao como ocidental, moderna e urbana. Ao levantar a questo da diversidade em todo aglomerado cultural, desenvolve sua concepo sobre ser a cultura um campo de significados a serem constantemente interpretados.

3 PLURALIDADE E SENSIBILIDADES LOCAIS NO DIREITO

Geertz prope j em outro texto O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa (1998), abordar as bases epistemolgicas e metodolgicas de uma antropologia hermenutica ou interpretativa que preconiza que o conhecimento e sua compreenso referem-se aos significados localizados, prprios dos contextos culturais em que so produzidos, no caso utilizando a anlise do direito. A busca, portanto, de como o direito, a poesia ou a etnografia (j apresentando e antecipando a partir desta comparao, a princpio, inusitada, sua contribuio singular ao tema) funcionam luz do saber local. Ainda comparando o direito etnografia, argumenta que a partir da reflexo sobre casos individuais e especificidades locais, ambas as disciplinas nos permitem generalizaes lgicas. As operaes que propem o potlatch e o kula utilizados pelo eminente antroplogo e socilogo Marcel Mauss (2003) para erguer sua teoria da reciprocidade, podem ser aproximadas tarefa executada pelo filsofo do direito e jurista Ronald Dworkin (2003) quando este argumenta a partir da abordagem dos chamados casos difceis. O que demonstra a necessidade da presena de sensibilidade pelo caso individual, tanto nas tarefas de pensar o direito como em construir etnografias, aproximadas pela nfase nas dimenses prticas de suas operaes. No caso, por tratarse da temtica da diferena e da possibilidade (algumas vezes quase inevitvel, como tenta demonstrar) de relacion-la a uma determinada disciplina. Com base nessas consideraes de cunho terico-metodolgico, Geertz (1998) pode propor lidar com as implicaes de debruar-se sobre a clssica temtica da relao entre fato e lei, entre o ser e o dever-ser, que comum tambm a outras reas do conhecimento. O autor parte desta equao para primeiramente demonstrar que o direito, assim como a arte, o senso comum, a religio, entre outros, uma maneira de conceber o mundo. S que aqui se trata de uma representao normativa, pautada numa determinada maneira de imaginar como devam ser as coisas (a lei) em relao a como elas so (o fato), e da extraindo um sentido de justia que sempre especfico, local, explicitando como se relacionam fato e lei em diferentes contextos culturais. No que tange ao direito, mas de certa forma procedimento, como tem sido proposto, que no se limita a este, o relacionamento entre fatos e leis exige processo de simplificao e esquematizao. Intensificada pelo crescimento da litigao na esfera pblica que, como afirma o autor, obriga os juzes a saberem muito mais do que realmente lhes interessa, avivando a impresso e o receio por parte destes operadores de que as mos jurdicas estejam perdendo o controle do mundo das ocorrncias. Devido a

estas circunstncias o processo de esquematizao e padronizao parece inevitvel e o seu exagero torna os fatos cada vez mais tnues. As circunstncias citadas revelam fenmenos que esto na base de toda cultura: os fenmenos de representao. O direito como sistema cultural uma maneira especfica, entre tantas, de imaginar a realidade, assim surge claramente compreenso de que os fatos no nascem espontaneamente, pois se trata, basicamente, no do que aconteceu, mas sim, do que acontece aos olhos do direito. Diferindo o mesmo em termos de lugar e poca, provocando as conseqentes modificaes deste olhar, demonstra a necessidade do projeto de compreenso local defendida por Geertz (1998). Diante do estudo do direito, enquanto representao jurdica normativa, apresenta-se a operao pela qual, as instituies legais traduzem a linguagem da imaginao para a da deciso, criando assim um sentido de justia determinado. Essa a perspectiva que permite enfrentar o direito como prtica interpretativa (digo necessrio enfrentar porque sempre foi, mas nem sempre admitida, a dimenso da interpretao), onde os fatos so selecionados, valorizados e dispostos primeiro, ento, para serem compreendidos. Revela-se, portanto, com toda fora o objetivo hermenutico proposto por Geertz (1998), que permeia esta abordagem, na qual pretende a compreenso de compreenses diferentes das nossas. A noo de sensibilidade jurdica contribuio importante para que possamos apreender o direito como prtica interpretativa, ligada necessidade de traduo cultural. Neste sentido, a cultura enquanto campo de significaes e interpretaes localizadas permite pensar que o direito, uma maneira de conceber e ordenar a realidade, enquanto uma viso de mundo apresenta-se como campo de embate e encontro entre sensibilidades jurdicas. O papel do jurista o de mostrar-se sensvel as demais sensibilidades jurdicas, sendo o primeiro passo o de admiti-las, para no incorrer no grave erro do etnocentrismo, que paralisa a busca das melhores respostas possveis a questes relevantes. Formular a questo nesses termos permite a Geertz (1998) aplicar novamente a sua metodologia de traduo cultural. No caso, compara a relao fato/lei no contexto ocidental com o modo como aparece em outras tradies: a islmica, a ndica e a malaia. O que leva o autor a concluir que, tal como a cincia, a religio, a arte e a antropologia (todas estas objeto de reflexo dentro da proposta apresentada em sua obra), o direito tambm um conhecimento local, a ser analisado e at pensado, por juristas ou por antroplogos, a partir do modo como se relaciona a vida social com o

cotidiano da produo de seus sentidos. E isso num contexto como o atual, em que culturas e sentidos de justia vrios convivem lado a lado, configurando o que Geertz (1998) chama de pluralismo jurdico. Conclui pela necessria relativizao da oposio leis/fatos, pelo constante exerccio de traduo intercultural no campo jurdico, enquanto constitutivo de realidades sociais e no mero reflexo destas, propondo o domnio do direito como essencial compreenso do outro como outros domnios culturais (a religio, a economia, a poltica, etc.) e, assim, construindo a convico de que o pluralismo jurdico um elemento central no que se apresenta como o cenrio moderno. 4 O ANTI ANTI-RELATIVISMO (OU SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL E AS ANGSTIAS SUSCITADAS)

Dando sequncia em nosso trajeto de reflexo em dilogo com a Antropologia Cultural, Geertz, no artigo intitulado Anti anti-relativismo (2001a), se define como um anti anti-relativista: [p]ara ser mais claro, no quero defender o relativismo, grito de guerra do passado e afinal uma palavra desgastada, mas atacar o anti-relativismo, que me parece estar em ampla ascenso e representar uma verso aerodinmica de um erro antigo (p.47) Este erro, sobre o qual Geertz (2001a) reflete neste artigo, o etnocentrismo, agora revisitado. O autor nos diz que a seduo de considerar determinados modos de pensar, os nossos, como mais coerentes e convincentes do que outros, tem na postura relativista um sinal vermelho, que nos alerta contra esta tendncia que surge em nossas prprias aes. O relativismo assume valor metodolgico, que marca ento a prtica do saber antropolgico, no somente pela via da teoria, mas, sobretudo pelos dados que surgem diante de sua operao.
Desde os primrdios, mesmo quando a teoria antropolgica evolucionista, difusionista ou elementargedankenisch [de idias bsicas] era tudo menos relativista, a mensagem que fomos tidos como transmitindo ao resto do mundo foi que, como as pessoas vem as coisas de maneira diferente e as fazem de modo diverso no Alasca ou em Entrecasteaux, a confiana em nossas prprias opinies e atitudes e nossa determinao de fazer os outros

partilha-las tm uma base muito precria

(GEERTZ, 2001a, p.49). Como diz Geertz (2001a), no a teoria antropolgica que faz seu campo de investigao parecer um argumento poderoso contra o muitas vezes sedutor absolutismo no pensamento e na moral, mas sim os dados antropolgicos. neste sentido da discusso sobre dados etnogrficos e a diversidade de concepes de mundo que trazem, que demonstram que o problema no recai sobre as implicaes da uma teoria, mas de como convivemos com os dados que a pesquisa produz, estes que se olhados atentamente podem sacudir algumas de nossas mais caras certezas. A preocupao do relativista com o provincianismo (o etnocentrismo) na qual a opinio que deriva de nossa sociedade limita nossa compreenso de outras culturas. A preocupao do anti-relativista, do pretenso universalista, de que ao relativizar, e no absolutizar, determinados padres de comportamento e percepes vem em seu rastro a entropia moral e espiritual, o mais completo niilismo, que levam impossibilidade de discernimento e de comunicao. Sendo verdade que o saber antropolgico se firma sobre uma concepo relativista e pluralista das diferenas culturais, o mesmo no se refere explicitamente a uma teoria relativista no campo tico, moral ou esttico que nos retire toda referncia prpria. A posio relativista mal definida e concebida por seus detratores e Geertz (2001a) compartilha da percepo diante deste temor voltado antropologia especificamente, na medida em afirma que: [a] imagem de um vasto nmero de leitores de antropologia vagando por a com uma mentalidade to cosmopolita a ponto de no terem opinio sobre o que ou no verdadeiro, bom ou belo, parece-me sobretudo uma fantasia (p.51). A paranoia anti-relativista acaba por se concentrar em um conceito de Natureza Humana (o autor a escreve desta maneira, com letras maisculas), no af de desarmar a fora da constatao das diferenas culturais. As questes que levantam, surgem no momento em que, partindo dos exemplos dispostos por Geertz (2001a), algumas tentativas de falar sobre a Natureza Humana acabam em um embaraoso etnocentrismo. As diferenas culturais por produzirem separaes entre o eu e o outro, buscando superar identidades e leituras auto-referenciadas, podem e devem ser usadas para definir um terreno de dilogo e de encontro. No fundo, o problema no a teoria

do conhecimento ou da moral que pode surgir do relativismo, mas uma diferente conscincia dos objetivos da antropologia, do conjunto e da prioridade da disciplina, sobretudo das conseqncias em termos prtico-polticos do seu discurso, j que muito mais legtimo se preocupar com as reaes e angstias que surgem do aprisionamento do mundo no eu, o etnocentrismo, do que com o relativismo.

5 BREVE CONCLUSO

Geertz (2001b) afirma que os usos da etnografia so, sobretudo, auxiliares (uma disciplina facilitadora, diz), mas com vantagens reais (como a compilao de dicionrios ou o polimento de lentes), o que facilita o contato operacional com subjetividades variantes. Os temas desenvolvidos nos trs textos de Geertz (1998, 2001a, 2001b) nos auxiliam, ao afirmarem que os problemas da diversidade e do etnocentrismo no se limitam a conflitos localizados entre sociedades distantes e culturas mais prontamente distinguveis por uma alteridade radical (no tempo ou no espao), no momento em que surgem com toda sua fora e urgncia dentro de cada sociedade ou cultura. Ao desenvolver o tema da cultura como campo de significaes e focalizado na concepo da importncia de trabalhar o conhecimento como prtica localizada, a exemplo de suas anlises sobre o direito, destaca-se a percepo de pluralidade, diversidade e de outras possibilidades existenciais, assim como de sensibilidades (entre outras, a jurdica) que servem para despertar no leitor o mais destacado uso da diversidade, que o de impedir nosso encapsulamento, insulamento no mundo do eu e desta forma contribuir para construir espaos de dilogo legtimo e compreenso mtua, fundados na conscincia das diferenas entre os homens.

REFERNCIAS

DAMATTA, Roberto. Relativizando. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. DWORKIN, Ronald. O imprio do direito. So Paulo, Ed. Martins Fontes, 2003. GEERTZ, Clifford . Anti anti-relativismo. In: Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001a, p. 47-67. _____. O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa In: O saber local. Petrpolis: Vozes, 1998, p. 249-356.

_____. Os usos da diversidade. In: Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b, p. 68-84. _____. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: LTC, s.d. LAPLANTINE, Franois. Aprender antropologia. So Paulo: Brasiliense, 2000. LARAIA, Roque. Cultura. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2004. LVI-STRAUSS, Claude. O etnlogo perante a condio humana . In: O olhar distanciado. Lisboa: Edies 70, s.d. a, p. 51-65. _____. Raa e cultura. In: O olhar distanciado. Lisboa: Edies 70, s.d. b, p. 21-49. MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a ddiva: fo rma e razo da troca nas sociedades arcaicas. In: Sociologia e antropologia. So Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 185- 314.

You might also like