You are on page 1of 3

Stima Carta Chilena Em que se trata da venda dos Despachos e Contratos Nas cartas chilenas sua crtica dirige-se

violao da justia constituda, ao abuso de poder, corrupo, aos desmandos apoiados na militarizao do governo. Nela Chile seria Minas Gerais, Santiago, Vila Rica. Narrando em cada carta os desmandos, os atos grosseiros e a cobrana dos impostos do governo chileno, na verdade Vila Rica. A stima carta j comea com uma crtica em que os grandes tm muitas herdades, as quais s servem para recreio, s servem para passar uns dias descansando e outras para produo de alimentos. Grandes propriedades apenas para satisfazer desejos pessoais. Logo aps denncia, das lindas fazendas as quais descreviam, no eram fazendas de colheitas, eram apenas no nome. Na verdade eram negcios, contratos dos grandes chefes, no entanto em vez de ajudar a populao, porm pensavam somente em si. Compravam e vendiam grandes propriedades, que no serviam ao estado, mas sim, aos poderosos daquela regio. Enquanto a cada trinio, eles acumulavam e compravam ainda mais quintas, o pobre lavrador com muita dificuldade levantava a paus robustos sua humilde casa em volta de um terreiro de senzalas, terreiro onde existia a dor, onde ali apanhavam e eram humilhados. Uma terra que no produzia todas aquelas riquezas das grandes fazendas, era totalmente o inverso dos generais, os quais sempre emboavam seus ouros.

Oitava Carta Chilena H tempo, Doroteu, que no prossigo De nosso Fanfarro a longa histria. A oitava carta consequentemente a continuao da srie de acontecimentos abordados na stima carta, nos apresentada uma srie de inflaes e desvios fora do contexto poltico da poca. O personagem de Menezes o responsvel pelo benefcio prprio no sistema de contratos, pagamentos de impostos que deveriam ser repassados para a Coroa. Fato no qual nos apresenta a postura corrupta de parte dos governantes. Neste contexto histrico, a lei era quebrada, e os donos do poder eram os responsveis por essas inflaes, os cofres pblicos eram roubados, e a parte pobre vivia em total descaso, gerando revoltas, e aes de revolucionrios como Gonzaga, prprio escritor das Cartas. Em seguida, Doroteu apresentado como receptor das vrias injustias do Fanfarro Minsio, pseudnimo dado ao Governador de Minas Gerais na poca. Lus da Cunha Meneses fazia crtica as suas ordens e mandados, considerando o culpado de muitos dos problemas, e da situao vivida durante o perodo nas quais as cartas foram escritas. No entanto considerando-se dono do poder, dono da lei, dono dos recursos obtidos pela sociedade daquele contexto. Os chamados inocentes eram alvo de muita injustia e explorao, pobres, negros e muitos outros, eram punidos por uma poltica autoritria e dominada pela elite da poca, dona e interlocutora da lei. Por tanto Meneses usava em benefcio prprio o sistema de contratos, concesso que se fazia, a um particular para que ele efetuasse a cobrana dos impostos em nome da Coroa. Teoricamente, os contratos deveriam ser disputados em concorrncias pblicas. Mas, na Vila Rica no final do sculo XVIII, os governantes corruptos j conheciam os caminhos das pedras, driblando a lei, e roubando os cofres pblicos.

Nona Carta Chilena Em que se contam as desordens, que Fanfaro obrou no governo das Tropas. A nona carta critica as desordens no governo das tropas, alm de voltar a criticar o governo, quanto as decises arbitrrias, e a corrupo em vendas por parte dos despachos e contratos. Ressaltando todas as desordens e ms administraes do seu governo de Cunha Meneses, que obrava com m f as leis do reino, vendia-se a qualquer preo, para militarizar a Capitania e fazer frente s oligarquias, horrorizando o esprito conservador de T. A. Gonzaga.

You might also like