You are on page 1of 15

MUITO BARULHO POR NADA?

MARIA BETHNIA, A LEI ROUANET E A MDIA BRASILEIRA1 Leonardo Costa2 Renata Rocha3 Resumo: Buscaremos neste artigo discutir o caso envolvendo a cantora Maria Bethnia e a aprovao de um projeto para captao de recursos na Lei Rouanet, em maro de 2011, fato que gerou grande polmica na imprensa e nas mdias sociais sobre o funcionamento e as especificidades da referida Lei. Traremos, primeiramente, uma contextualizao das leis de incentivo no Brasil, para em seguida discorrermos sobre este episdio a partir de duas perspectivas distintas: o valor da mercadoria simblica e a necessidade de se ampliar o debate sobre o financiamento da cultura no Brasil. Palavras-chave: polticas culturais, financiamento da cultura, lei Rouanet, mdias sociais, Maria Bethnia.

Contextualizando a Lei Rouanet A cultura, enquanto dimenso constitutiva do desenvolvimento, vem se cristalizando no discurso poltico. Cada vez mais seu papel reconhecido como estratgico e central, mas tambm necessrio caracteriz-la como importante vetor que deve perpassar polticas pblicas, no apenas de cultura, mas de outras reas. Chamamos polticas culturais,
(...) al conjunto de intervenciones realizadas por el estado, las instituciones civiles y los grupos comunitarios organizados a fin de orientar el desarrollo simblico, satisfacer las necesidades culturales de la poblacin y obtener consenso para un tipo de orden o de transformacin social. Pero esta manera de caracterizar el mbito de las polticas culturales necesita ser ampliada teniendo en cuenta el carcter transnacional de los procesos simblicos y materiales en la actualidad (CANCLINI, 2005:65).

O campo cultural pode ser financiado por uma diversidade de fontes, e h uma corelao importante ao que definido como poltica cultural. A complexidade de se estabelecer uma poltica para esta rea se deve, em grande parte, necessidade de entrelaamentos entre o setor pblico (federal, estadual e municipal) e o privado (pessoas fsicas, empresas, organizaes) no financiamento cultural. O setor privado constitui de fato uma excelente

Este artigo uma atualizao da verso publicada na revista PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 1, n. 3, 2011/2012. 2 Professor Adjunto da Faculdade de Comunicao da Universidade Federal da Bahia (UFBA). leocosta@ufba.br 3 Jornalista. Doutoranda em Cultura e Sociedade pela UFBA, com bolsa da Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES). renataptrocha@gmail.com

fonte de recursos ao financiamento da cultura, mas somente se os incentivos sua participao estiverem concatenados com os da poltica cultural pblica (REIS, 2006:150). O poder pblico tem um importante papel na promoo da diversidade cultural e na democratizao crescente do acesso, enquanto que o setor privado primordialmente tem objetivos de mercado. De um lado, essa questo se justifica pela diferena de pblicos de cada setor: do ponto de vista pblico temos em mente os cidados, j do privado, temos clientes, consumidores, fornecedores, funcionrios e comunidade do entorno (REIS, 2006:152).
A necessidade de uma poltica cultural repousa no fato de que a produo da cultura, nos seus diferentes aspectos, no ser garantida se deixada solta s foras do mercado (tendo sua diversidade prejudicada), assim como sua distribuio e consumo no ocorrero de forma socialmente mais desejvel (ou seja, ser no democrtica) (REIS, 2006:140).

H diversas formas possveis de financiamento no setor. Dentre elas, nos interessa, particularmente, os investimentos no-reembolsveis, tambm conhecidos como investimentos a fundo perdido; geralmente realizados pelo Estado, sem uma expectativa de retorno do montante aplicado. O principal objetivo melhorar as condies de existncia de setores de baixa renda, estimulando investimentos privados atravs da oferta de um produto ou servio antes inexistente. O Estado atua, por exemplo, subsidiando, de forma no-reembolsvel, pblicos s instituies culturais (na sua manuteno e na sua programao) e na criao e execuo de Fundos de Cultura. Alm disso, o Estado atua de forma indireta ao destinar um montante de recursos pblicos provenientes da arrecadao de impostos dos contribuintes; para que atores privados possam investir, de forma no-reembolsvel, em projetos culturais de interesse pblico as conhecidas leis de incentivo cultura4.
A poltica pblica federal de cultura sempre foi uma das menos privilegiadas em termos oramentrios, embora demais reas tambm enfrentem um acmulo de problemas que demandam recursos. Como forma de remediar tal situao surgiu os incentivos fiscais, com o objetivo de estimular o aporte de recursos adicionais das empresas. No entanto, esses no deveriam substituir, em princpio, os recursos das instituies pblicas (pois estas se direcionam a servios culturais permanentes), mas complementlos (SILVA, 2004).

Desde a dcada de 80, com a criao das leis de incentivo cultura no Brasil, houve um aumento na oferta de espetculos culturais, festivais de msica, produo cinematogrfica, entre outras produes artstico-culturais, financiados (COSTA, 2010). As leis de incentivo cultura representaram uma crescente injeo de recursos (SALGADO,
4

A rea cultural no a nica que conta com uma poltica de financiamento que adota o incentivo fiscal. Apenas a ttulo de exemplo, podemos citar: a Lei 11.770/2008, que amplia a licena maternidade de 120 para 180 dias, por meio da concesso de incentivo fiscal ao empregador que aderir ao Programa Empresa Cidad; a Lei 11.472/2007, que permite a pessoas fsicas e jurdicas usufruir de incentivos fiscais ao apoiar diretamente projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo Ministrio dos Esportes; e a Lei 8.069/1990, que institui o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) e permite pessoas fsicas e jurdicas destinarem parte de seu Imposto de Renda para os Fundos da Infncia e da Adolescncia (FIAs).

PEDRA e CALDAS, 2010) ainda que majoritariamente pblicos no mercado cultural, dando dinmica ao setor, com o aumento do nmero de projetos, empresas e infra-estrutura. No governo Sarney foi criada a primeira lei de incentivos fiscais cultura no Brasil, a Lei Sarney, de n 7.505/865 , experincia onde a renncia fiscal feita pelo governo para projetos culturais previamente selecionados pelo mercado. O incentivo cultura nasceu da percepo do potencial econmico do setor. A possibilidade de crescimento e gerao de empregos, a partir do estmulo pblico, fomentou o mercado, em pleno processo de ampliao e consolidao (BRANT, 2002:59). A Lei Sarney funcionava do seguinte modo: produtores culturais previamente cadastrados poderiam receber verbas de patrocinadores para a realizao de projetos, sendo que as empresas patrocinadoras tinham garantida a possibilidade de desconto de parte do valor aplicado no seu Imposto de Renda (IR) as empresas complementavam o total com uma pequena parte de recursos prprios (OLIVIERI, 2004:72; CESNIK, 2007:04). um momento de atrao de empresrios para o financiamento cultural, que se revela como um modelo nefasto quando trabalhado de forma nica. A nova lei, em um momento de escassez de recursos estatais, funcionou como outro componente no jogo de ambigidades (...). O Estado aparentemente cresce, mas o mercado ganha poder de deciso (RUBIM, 2007:25). Durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello (de 1990 a 1992) h um perodo de instabilidade e desmantelamento na poltica cultural brasileira, com uma conseqncia devastadora, do ponto de vista institucional, para a interveno governamental na rea, culminando, inclusive, com a extino do prprio Ministrio da Cultura. A determinao era a de que o mercado deveria ser o critrio de sustentao da produo artstica (BOTELHO, 1998:94). No governo Collor foi extinta a Lei Sarney6 e criada uma segunda lei de incentivo federal, a Lei Rouanet Lei de n 8.313/917 , que leva o nome do segundo Secretrio de Cultura dessa gesto Srgio Paulo Rouanet. Em 1999, no segundo mandato do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, a estrutura do Ministrio da Cultura foi reorganizada segundo a Lei de n 9.6498,
5

Embora tenha sido apresentada ao Congresso Nacional em 1972, s foi aprovada no ano de 1986. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7505.htm (acesso em 31 dez. de 2010). 6 Mesmo com a extino da Lei Sarney cuja renncia fiscal se dava atravs do IR; temos no incio dos anos de 1990 um movimento de criao de leis de incentivo atravs da arrecadao de outros impostos, tais como os estaduais (Imposto sobre Operaes relativas Circulao de Mercadorias e Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao ICMS) e municipais (Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza ISS e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana IPTU). Para mais informaes, consultar o texto Estudos das leis de incentivo cultura (SESI, 2007). 7 Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8313cons.htm (acesso em 31 dez. de 2010). 8 Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8490.htm (acesso em 31 dez. de 2010).

aprovada em 27 de maio de 1998. O governo do presidente FHC o momento onde a poltica neoliberal fortemente implantada no Brasil, pretende-se que o mercado, imaginado como todo-poderoso e dinmico, substitua o Estado (RUBIM, 2007:26). Essa relao marcada como um perodo de ausncia de polticas culturais na gesto do ministro Francisco Weffort:
O posicionamento, ou melhor, a falta de posicionamento por parte do Governo FHC, fez com que a poltica cultural para o pas no tenha definies estratgicas ou prioridades. O Ministrio comporta-se como balco, aguarda as demandas, e estabelece suas aes sem critrio, visto que os objetivos no esto claros nem divulgados. A falta de um projeto maior compromete a eficincia das aes culturais implantadas (OLIVIERI, 2004:172-173).

Ou seja, o financiamento pblico para a cultura acaba tendo o seu poder decisrio nas mos de diretorias de comunicao de empresas privadas, que escolhem de projetos culturais a partir de uma estratgia empresarial de marketing9, uma forma a mais de divulgao e atrao de ateno a sua marca (CORRA, 2004; COSTA, 2004). Termos como poltica e gesto culturais figuravam num segundo plano, j que o Estado buscava minimizar a sua participao e as suas responsabilidades na rea cultural: a ele competia apenas a liberao de verbas atravs da renncia fiscal. As leis de incentivo criam um embaralhamento entre a lgica pblica e a privada. Esse aspecto, para mim, trava a possibilidade de desenvolvimento profissional do gestor cultural brasileiro (SARKOVAS, 2010). O incentivo fiscal, porm, permanece como estratgia predominante de financiamento pblico, sendo que no ano de 2009 representou cerca de 96% do montante total de investimento na rea cultural (SALGADO, PEDRA e CALDAS, 2010:93) ou seja, financiou uma srie de projetos culturais que provavelmente no teriam sado do papel10. Vale ressaltar ainda que a aprovao de um projeto cultural numa lei de incentivo no garante o seu financiamento, sendo que uma mdia de 70% dos projetos apresentados so aprovados pelo MinC, mas apenas 30% deles conseguem efetivamente captar recursos junto s empresas privadas (SALGADO, PEDRA e CALDAS, 2010:96).

O Caso Bethnia

Nesse caso, o marketing cultural, entendido como toda a ao de marketing que usa a cultura como veculo de comunicao para se difundir o nome, produto ou fixar imagem de uma empresa patrocinadora. Podemos tomar o marketing cultural como sendo o conjunto de recursos de marketing utilizados para atingir o consumidor potencial, atravs da vinculao de um produto/evento cultural, com a imagem/produto da empresa. Em outras palavras, seriam os esforos mercadolgicos utilizados para fixar e/ou projetar o nome da empresa/produto com o prestgio advindo da atividade cultural (LEOCADIO e MARCHETTI, 2003). 10 Como afirma o economista Joo Leiva Filho: O audiovisual um exemplo do papel estratgico que a Lei Rouanet tem para a cultura. Trouxe recursos para o setor, algo que no existia, e estimulou a produo. Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/2009/04/28/saldo-da-lei-rouanet-e-amplamente-positivo/ (acesso em 29 out. de 2011).

Essa breve contextualizao da criao da Lei Rouanet serve como pano de fundo para uma anlise mais detida, ainda que breve, do episdio que envolveu uma proposta da cantora Maria Bethnia e que teve grande repercusso na imprensa e nas mdias sociais em maro de 2011. O projeto se chama O Mundo Precisa de Poesia blog, e possui nmero 1012234 de inscrio no PRONAC11, de autoria da QPA Quitanda Produes Artsticas12 Ltda., empresa criada no ano de 2003 que dirigida por Kati de Almeida Braga, empresria do ramo financeiro e musical, e pela prpria Maria Bethnia. Originalmente, foi solicitada a autorizao para captao, via lei de incentivo, de R$ 1.798.600,00 dos quais foram aprovados pelo Ministrio R$ 1.356.858,00. A sntese do projeto a seguinte:
Um blog inteiramente dedicado poesia. Diariamente, ser publicado um vdeo diferente no qual Maria Bethnia interpretar uma grande obra em verso ou prosa. A ideia invadir a internet com lirismo, delicadeza e difundir a cultura na rede. Ser um calendrio virtual, que apresentar ao pblico 365 plulas dirias de pura poesia. Uma forma democrtica e idealista de levar poesia para a vida das pessoas por meio da mais potente ferramenta de comunicao do mundo atual.

O coordenador de contedo e moderador do blog seria Hermano Vianna, antroplogo e pesquisador musical conhecido pela criao do site colaborativo Overmundo13 projeto que tambm patrocinado, atravs de iseno fiscal, via Lei Rouanet14. O design do site de Bethnia, inclusive, seria coordenado pelo designer Felipe Vaz, o arquiteto de informao do prprio Overmundo. Segundo parecer tcnico, A quantidade de profissionais, planejamento e tempo de trabalho parecem ser adequadas produo do produto. Alm disso, os currculos apresentados so condizentes a proposta15. O projeto teria durao de 15 meses, sendo 12 meses o perodo de atualizao diria do blog. No dia 15 de maro de 201116 a proposta recebeu a autorizao do Ministrio da Cultura (MinC) para iniciar o processo de captao. Um dia depois, no dia 16 de maro, os milhes de usurios brasileiros de mdias sociais17 que acessaram suas contas de Twitter, Facebook, Orkut e outras redes se depararam
11 12

Programa Nacional de Apoio Cultura, mais conhecido como a Lei Rouanet. Entre os trabalhos j realizados pela empresa, consta a produo de diversas turns de Maria Bethnia no Brasil e exterior; e projetos de produo fonogrfica (selo distribudo pela gravadora Biscoito Fino). 13 Disponvel em: http://www.overmundo.com.br/ (acesso em 02 jun. de 2011). 14 Projeto que tambm passou por uma polmica na web no ano de 2006, por ser patrocinado pela Petrobras, (...), com custo final de 2 milhes de reais. Disponvel em: http://revistaraiz.uol.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=121&Itemid=135 (acesso em 02 jun. de 2011). 15 O parecer, cuja autoria no divulgada, foi acessado no site do MinC, atravs do nmero de inscrio. Disponvel em: http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php (acesso em 11 abr. de 2011). 16 Aprovado na 184 reunio da CNIC. Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/wpcontent/uploads/2011/02/Resultado-CNIC-184%C2%AA.pdf (acesso em 02 jun. de 2011). 17 Segundo o Instituto de Opinio Pblica e Estatstica (IBOPE) / Nielsen, dentre os cerca de 73 milhes de internautas brasileiros, 86% usam mdias sociais. Disponvel em: http://www.antropologiadigital.com.br/pesquisamostra-que-internet-chega-a-quase-40-da-populacao-brasileira e http://www.antropologiadigital.com.br/pesquisadiz-que-o-brasil-e-o-pais-que-mais-acessa-redes-sociais (acesso em 23 mai. de 2011).

com tags18, no mnimo, atpicas: no Twitter, por exemplo, dentre os tpicos mais debatidos do dia (trending topics), no Brasil estavam Maria Bethnia, Andrucha, MinC, Lei Rouanet. No mundo, a tag Maria Bethnia chegou constar entre os trs temas mais comentados.

Imagem 1: Trending topics

Fonte: www.twitter.com (16/03/2011).

O inusitado destaque foi resultado do compartilhamento de uma pequena nota intitulada O blog da Bethnia, da colunista do Jornal Folha de So Paulo Mnica Bergamo, e seus diversos desdobramentos. No texto, a colunista afirmava que:
Maria Bethnia conseguiu autorizao do Ministrio da Cultura para captar R$ 1,3 milho e criar um blog. A ideia que O Mundo Precisa de Poesia, nome dado ao site, seja dedicado inteiramente aos versos e traga diariamente um vdeo da cantora interpretando grandes obras. A direo dos 365 vdeos seria de Andrucha Waddington19.

A nota estava disponvel on-line apenas para assinantes e, por este motivo, o texto Maria Bethnia ter R$ 1,3 milho para criar blog20, oriundo da redao da rea de cultura do mesmo jornal e que reproduzia tal coluna, foi a verso inicialmente divulgada do episdio. Em linhas gerais, a matria abordava a aprovao do projeto O Mundo precisa de poesia, idealizado pela cantora Maria Bethnia, e trazia dados superficiais sobre a proposta de criao e manuteno do site, ou blog, com postagens dirias de vdeos dirigidos pelo premiado diretor e produtor de cinema e publicidade brasileiro, Andrucha Waddington. Por fim, o texto rememora o episdio polmico ocorrido em 2008, quando Maria Bethnia props a realizao de
18

Etiquetas ou palavras-chave relevantes ou termos associados que possibilitam a classificao, geralmente feita de forma bastante informal, das informaes disponibilizadas nas redes. 19 Disponvel em: http://sergyovitro.blogspot.com/2011/03/monica-bergamo_16.html (acesso em 16 mar. de 2011). 20 Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/889245-maria-bethania-tera-r-13-milhao-para-criarblog.shtml (acesso em 16 mar. de 2011).

uma turn de shows com a cantora cubana Omara Portuondo, envolvendo, mais uma vez, a

Rouanet, a cantora e ainda o ex-ministro Juca Ferreira21. interessante perceber que, aps a ampla divulgao da nota, foi realizada uma edio, modificando a chamada para Maria Bethnia poder ter R$ 1,3 milho para criar blog. Embora parea pequena, a alterao se refere a um esclarecimento de fundamental importncia para a compreenso do funcionamento da Lei Rouanet e suas distores, que extrapolam o episdio citado e levam a especulaes em torno de uma suposta corrupo ou apropriao indevida de verba pblica. Apesar disso, a edio on-line do jornal no apresentou qualquer esclarecimento para os leitores sobre a correo:

Imagens 2 e 3: Folha.com Ilustrada

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/889245-maria-bethania-tera-r-13-milhao-para-criarblog.shtml (16/03/2011).

O caso Bethnia trouxe uma enxurrada de mensagens atravs das redes sociais, a maior parte delas mostrando um grande desconhecimento em relao aos marcos reguladores do incentivo fiscal cultura no Brasil. Um exemplo so as crticas que relatavam que Bethnia deveria devolver o dinheiro algo absurdo ao tratarmos da aprovao inicial de

21

Na ocasio, a Comisso Nacional de Incentivo Cultura (CNIC) rejeitou o projeto, intitulado Maria Bethnia e Omara Portuondo, que pedia autorizao para captar R$ 1,8 milho, atravs da Lei Rouanet. A comisso julgou que a receita prevista com a bilheteria era equivalente ao pleito de patrocnio, o que tornaria desnecessria a captao. No entanto, segundo matria da Folha de So Paulo, a dirigente da Quitanda Produes Artsticas no se conformou com a deciso e recorreu ao ento Ministro da Cultura, que aprovou a proposta. O procedimento previsto na Lei 9.874, de 1999, e no decreto 5.761 de 2006. Na poca, a empresria Kati Almeida Braga afirmou: Fiz as contas. No podia fazer essa turn sem patrocnio. So 25 pessoas viajando [para os shows], sendo duas vindas de Cuba; cinco cenrios. Mesmo com casa lotada, uma produo desse tipo no se paga. Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u391826.shtml (acesso em 29 out. de 2011).

captao do projeto , como foi o caso do msico Lobo no Twitter: Sugeriria fazermos uma campanha tipo: DEVOLVE ESSA PORRA BETHANIA!!! Da essa MPB formada por cadveres insepultos querendo permanecer no presente contnuo atravs da chapa branca. Outros no demonstravam discernimento sobre a relao do dinheiro pblico no incentivo fiscal, quando o Estado deixa de arrecadar o que lhe seria devido para financiar determinada rea, e tampouco que a busca da captao, embora seja feita diretamente na iniciativa privada, conta com verba pblica. De todo modo o fato se tornou uma grande polmica nas mdias sociais, onde os usurios twitaram e retwitaram o assunto diversas vezes. Outra crtica bastante comum, dentre as manifestaes, questionava o uso de dinheiro pblico para financiamento de projetos culturais, num pas em que as necessidades mais bsicas dos cidados no so completamente supridas. Neste caso, especificamente, chama a ateno a desconsiderao, por grande parte da populao brasileira, da cultura, em especial em seu carter conflituoso de disputas pelas definies e significados, como elemento constitutivo e fundamental para o desenvolvimento social e econmico (ORTIZ, 2008).

Imagem 4: Tweets

Fonte: www.twitter.com (16/03/2011).

Dentre as inmeras manifestaes, algumas pardias foram feitas sobre o caso, dentre as quais merece destaque a criao de um blog com uma nica postagem, que traz uma pardia da msica Teresinha na voz de Maria Bethnia, gravada pelo Grupo Os

Trapalhes22. O blog, cujo fundo da tela ilustrado vrias cdulas de real, atingiu a marca de 117 mil acessos e mais de 570 comentrios, conforme pode ser visto na imagem a seguir:

Imagem 5: Blog da Bethnia

Fonte: http://blogdabethania.blogspot.com/ (23/05/2011).

O MinC respondeu s crticas atravs de uma nota de esclarecimento, publicada no dia 16 de maro de 2011, na qual informava que a Comisso Nacional de Incentivo Cultura (CNIC), responsvel pela aprovao do projeto, alm de representantes do Estado, composta por representantes de artistas, empresrios, sociedade civil de todas as regies do pas, e que:
Esta aprovao, que seguiu estritamente a legislao, no garante, apenas autoriza a captao de recursos junto sociedade; Os critrios da CNIC so tcnicos e jurdicos; assim, rejeitar um proponente pelo fato de ser famoso, ou no, configuraria bvia e insustentvel discriminao; Todas as reunies deliberativas da CNIC tm transmisso em udio em tempo real pelo site do MinC (www.cultura.gov.br), acessvel a qualquer cidado23.

22

Trata-se da primeira pardia musical do grupo, gravada no ano de 1977, que resultou em um estrondoso sucesso. No videoclipe, o humorista Renato Arago (Didi) se veste da cantora e os demais Trapalhes Mauro Faccio Gonalves (Zacarias), Manfried Sant'Anna (Ded Santana) e Antnio Carlos Bernardes Gomes (Mussum) agem como pretendentes, em um final bem particular. Disponvel em: http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-257341,00.html (acesso em 01 de novembro de 2011). 23 Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/16/nota-de-esclarecimento-28/ (acesso em 02 jun. de 2011).

No dia seguinte, o Ministrio publicou uma segunda nota de esclarecimento, desmentindo os boatos de que uma das empresas a serem contratadas pelo projeto teria como scio um sobrinho da ministra, alegando que: a) o parentesco entre o produtor e a ministra Ana de Hollanda considerado pela Lei Civil como de quinto grau, o que no o inabilitaria para participao em projeto inscrito na Lei Rouanet; b) o projeto tinha sido inscrito antes mesmo da definio do pleito presidencial e, portanto, da indicao da ministra; e c) a formao diversa e representativa da comisso da CNIC24. No dia 27 de maro de 2011 foi publicada uma coluna no Jornal O Globo de autoria de Caetano Veloso, onde ele assinala que Os editores da revista e do jornal sabem que esto enganando os leitores. E estimulando os internautas a darem vazo mescla de rancor, ignorncia e vontade de aparecer que domina grande parte dos que vivem grudados rede25. Caetano Veloso aproveita e enumera quantias mais altas que foram aprovadas na mesma reunio da Comisso Nacional de Incentivo Cultura (CNIC) para captao, citando os casos de Marisa Monte (projeto Marisa Monte ao Vivo - Brasil Sul, de R$ 4.994.530,00), Zizi Possi (projeto Missa Leiga - Zizi Possi, de R$ 1.596.260,00), e Maria Rita (projeto Redescobrir Elis - Shows de Maria Rita, de R$ 2.195.800,00). No mesmo dia, o Jornal O Estado de So Paulo fez um balano dos primeiros trs meses de administrao da ministra Ana de Hollanda, e, entre os fatos que permearam o incio da gesto, o caso do blog de Bethnia foi taxado pela ministra como: (...) uma tempestade em copo dgua. Como a lei, cuja modificao est em tramitao no Congresso, permite a inscrio de projetos que so considerados pela opinio pblica como absurdos, o Ministrio apenas se deteve a reiterar que todo o processo da aprovao da captao para o blog de Bethnia seguiu os trmites legais exigidos, passando inclusive por pareceristas que analisam os preos e o mrito se um projeto cultural. Desde o ano de 2010, h uma gama de profissionais externos instituio que se tornaram peritos para anlise e emisso de pareceres tcnicos em projetos culturais a partir do credenciamento atravs do edital n 1/200926. Desta forma, caso o projeto cumpra com os requisitos tcnicos estipulados, ele automaticamente aprovado, de maneira que Maria

24

Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/17/nota-de-esclarecimento-29/ (acesso em 02 jun. de 2011). 25 Disponvel em: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/03/27/caetano-veloso-sai-em-defesa-de-mariabethania-na-polemica-sobre-blog-924098835.asp (acesso em 11 abr. de 2011). 26 1.492 profissionais foram inscritos, dos quais cerca de 270 candidatos foram considerados aptos para o credenciamento. Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/2009/09/28/credenciamento-de-pareceristas/ (acesso em 02 jun. de 2011).

Bethnia, ou qualquer outro proponente, no precisa ter nenhuma relao junto ao MinC para ter o seu projeto aprovado. Por fim, no dia 20 de setembro de 201127, foi publicada, na mesma coluna do Jornal Folha de So Paulo responsvel por trazer o assunto pauta, uma declarao da assessoria da cantora informando que ela havia desistido de criar seu blog de poemas e que se dedicaria, no momento, a outros projetos. O projeto, no entanto, permanece com o status de ativo, na pgina do MinC28, e no constam solicitaes ou confirmaes de seu arquivamento.

O valor da mercadoria simblica Dentre os aspectos mais ressaltados nas crticas dirigidas cantora, estava a destinao da quantia de mais de um milho de reais para a manuteno do que seria um blog, ferramenta que se destaca pelo seu baixo custo e facilidade de manuseio. De fato, este pode parecer, de antemo, um recurso abusivo para um mero blog. No entanto, os diversos meios de comunicao que abordaram o tema no chegaram a enfatizar o fato de que para a manuteno do site, ou blog, deveriam ser realizados 365 vdeos, de durao variada, dirigidos e editados por renomados profissionais. A ttulo de comparao, o Projeto Longa Doc - Edital de seleo n 05, da Secretaria de Audiovisual do MinC e da Empresa Brasil de Comunicao (EBC), de apoio realizao de produes de documentrios de longa metragem29, lanado no dia 09 de dezembro de 2009, previa para cada uma das cinco obras selecionadas um apoio no valor de at R$ 600.000,00 para fins de produo e cpias previstas. Se considerarmos que cada vdeo do blog teria um minuto de durao, teramos 365 minutos de material, o que significa muito mais que um longa-metragem30, num custo de cerca de R$ 3.500,00 por vdeo. Ou seja, caso a empresa de Maria Bethnia tivesse proposto um documentrio de longa-metragem para exibio na TV Brasil, emissora televisiva da EBC, muito dificilmente o valor seria contestado. Para alm do custo, a internet um meio democrtico e acessvel para a populao. A TV Brasil, por sua vez, embora tenha grande parte da sua programao

27

Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/977903-apos-polemica-maria-bethania-desiste-de-criarblog-de-poesia.shtml (acesso em 28 de outubro de 2011). 28 Disponvel em: http://sistemas.cultura.gov.br/salicnet/Salicnet/Salicnet.php (acesso em 29 de outubro de 2011). 29 Disponvel em: http://tvbrasil.org.br/saladeimprensa/PDF/LONGA_DOC.pdf (acesso em 02 de junho de 2011). 30 O edital anteriormente citado considera que as obras devem ter entre 70 e 90 minutos.

retransmitida pelas emissoras educativas estaduais e regionais, um canal disponvel apenas para assinantes de TV a cabo31. Merece destaque tambm o fato de que a polmica em torno do projeto de Maria Bethnia suscitou discusses em torno do tema do valor da cultura na internet, a exemplo da matria do Jornal O Globo Blog de poesia de Maria Bethnia inspira debate sobre projetos brasileiros na web32, de autoria de Andr Miranda e Mauro Ventura e publicada em 20 de maro de 2011. O argumento permeou tambm a defesa do projeto por profissionais envolvidos em sua realizao, a exemplo do coordenador de contedo e moderador do blog Hermano Viana, em coluna publicada no dia 18 de maro, e da entrevista cedida pelo diretor dos vdeos Andrucha Waddington a Cladio Leal, para o site Terra Magazine33. Alm disso, com base no projeto inscrito, acessvel na rede34, a proposta original reserva para a cantora um cach de R$ 600 mil pela direo artstica. Nesse caso, trata-se de uma avaliao ainda mais complexa e cuja discusso perpassa o fato de que o produto em anlise um bem simblico e, como tal, pertence a um campo autnomo (o campo intelectual e artstico), com caractersticas singulares. Segundo Bourdieu (1974), a formao deste campo no mundo ocidental resultado da progressiva autonomizao do sistema de relaes de produo, circulao e consumo de bens simblicos. Tal mercado se desenvolveu em paralelo a um processo de diferenciao, a partir da diversidade dos pblicos aos quais os produtos so destinados e da prpria natureza dos bens simblicos. Por outro lado, o carter mercantil e o cultural das obras de arte subsistem de forma relativamente independente. De todas as maneiras, as ponderaes sobre o cach da artista devem levar em conta a dificuldade em se mensurar o valor de um servio extremamente particularizado a ser prestado por uma profissional reconhecida no Brasil e no mundo como um dos grandes nomes da msica popular brasileira. Tal discusso, a nosso ver, vai alm do valor de uso de determinado produto, adentrando o espectro da formao de um valor honorfico dos artistas e sua converso em preos na esfera comercial (NUSSBAUMER, 2000:45). A questo do valor simblico diz respeito prpria operacionalizao dos mecanismos de financiamento da cultura. Atualmente, o prprio Ministrio elencou uma srie
31

Ainda que na justificativa do projeto O Mundo Precisa de Poesia blog seja citado o interesse do canal fechado GNT em exibir os vdeos na sua grade de programao. 32 Disponvel em: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/03/20/blog-de-poesia-de-maria-bethania-inspiradebate-sobre-projetos-brasileiros-na-web-924048888.asp (acesso em 02 de junho de 2011). 33 Disponvel em: http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2011/03/18/hermano-vianna-colunista-comenta-polemicaenvolvendo-blog-de-maria-bethania-924039639.asp e http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4997312EI6581,00-Andrucha+ataca+patrulhamento+idiota+contra+Maria+Bethania.html (acesso em 02 de junho de 2011). 34 Disponvel em: http://www.implicante.org/arquivos/projeto_bethania.pdf (acesso em 11 de abril de 2011).

de indicadores de preo para a cultura como forma de embasar a avaliao dos projetos inscritos na lei de incentivo. O levantamento detecta os valores mdios de 255 itens, entre servios (hospedagem, locao de veculos, etc.) e mo de obra (coregrafos, diretores, tcnicos, etc.) do universo da produo cultural. Os indicadores foram organizados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundao Getlio Vargas (FGV), e segundo o secretrio de Fomento e Incentivo Cultura (SEFIC), Henilton Menezes, A proposta no engessar e sim servir como parmetro, em torno do qual devero gravitar os valores aprovados. Caso o proponente apresente valor discrepante ao divulgado na pesquisa, dever justificar o motivo junto ao MinC35. Embora se faa necessrio destacar o carter inaugural do levantamento e sua relevncia para a tentativa de se estabelecer critrios de avaliao slidos para a rea, so inevitveis os questionamentos acerca de sua real aplicabilidade. Dentre eles, podemos questionar se, de fato, os cantores com projetos aprovados na 181 reunio da CNIC recebero, por apresentao, cachs na faixa de R$ 919,03. Este certamente no foi o valor indicado por projetos aprovados, como os das cantoras Cu e Margareth Menezes.

O que, de fato, est em debate? Para os profissionais da cultura, em especial os que se voltam para o momento da organizao da cultura (RUBIM, 2008), bem como para estudiosos, interessados e demais usurios da Lei Rouanet como mecanismo de financiamento de projetos, resta esclarecido que Maria Bethnia no ter R$ 1,3 milhes para o blog, como constava no primeiro ttulo divulgado. No entanto, para a imensa parcela da populao brasileira que no atua profissionalmente na rea cultural, as informaes sobre o funcionamento e especificidades da Lei no so, e no foram no episdio, disponibilizadas de maneira satisfatria. Pelo contrrio, o que se verificou foi uma repetio de dados superficiais. Dentre as raras excees, destaca-se o texto da jornalista Ana Paula Sousa que discute o caso a partir das distores na lei e as suas necessidades de mudana, ao afirmar que O que Bethnia est fazendo legal. moral? Essa resposta to intrincada quanto o sistema de financiamento cultura no Brasil36. A discusso traz tona o apoio recorrente a figuras consolidadas num mercado da cultura atravs de incentivos pblicos, enquanto centenas de
35

Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/2011/10/21/pesquisa-de-precos-para-projetos/ (acesso em 21 de outubro de 2011). 36 Disponvel em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/891670-caso-bethania-nao-pode-travar-revisao-darouanet.shtml (acesso em 21 mar. de 2011).

produtores, com projetos menos comerciais, vivem com os canecos nas mos atrs de financiamento. Pelas regras do mercado, inegvel a preferncia pelos departamentos de marketing das grandes empresas, em termos de retorno de imagem, por associar sua marca a um artista j consagrado, ao invs de financiar propostas que no se financiariam sem apoio, a exemplo de grupos experimentais, pouco reconhecidos, ou que possuem pblicos restritos. Os departamentos que cuidam das imagens das grandes empresas acabam por definir, em certa medida, os rumos de uma poltica cultural pblica. Tal discusso por diversas vezes chega a pautar a mdia, mas no consegue avanar em termos legislativos. Em 2006, por exemplo, a turn do grupo canadense Cirque du Soleil foi notcia por ter sido autorizada a captar R$ 9,4 milhes, sendo que os ingressos custavam algumas centenas de reais e eram vendidos inicialmente para clientes de bandeiras especficas de carto de crdito. Sob esta perspectiva, merece relevo o fato de que o MinC, atravs de sua representante mxima, cita apenas superficialmente que desde 2009 so feitas consultas pblicas para a mudana da Lei Rouanet, e que tais questes esto presentes em um novo projeto de lei de incentivo cultura, que ainda est tramitando no Congresso Nacional37. Entretanto, o MinC no contribuiu de maneira eficaz para a elucidao das questes relevantes para a compreenso deste modelo de financiamento da cultura. As duas notas publicadas, a nosso ver, ignoram a comunicao, e suas dinmicas, como campo constitutivo das polticas culturais, ao desconsiderar as diferenas entre as instncias comunicativas e as articulaes de sentido resultantes do episdio, pois
Tanto las prcticas autoritarias dentro del estado como las porosidades que permiten que los grupos se apropien del sentido de una poltica cultural estn profundamente ancladas en la naturaleza de los procesos comunicativos que se dan a travs de esta cadena y el modo como estos procesos comunicativos afectan y estn determinados por la cultura poltica de las instituciones de gobierno y de las distintas instancias pblicas del pas. La traduccin de derechos culturales a derechos polticos encuentra aqu algunos de sus obstculos ms contudentes (OCHOA, 2003:90).

Ou seja, considerando a proporo desmedida tomada pelo caso, ainda que fugaz, a instituio deveria direcionar seu aparato comunicativo no apenas para responder s crticas recebidas, mas sim para trazer tona dados e discusses relevantes sobre as distores existentes na aplicao do modelo de leis de incentivo, sistema de financiamento cultura ento predominante no pas, incluindo uma parcela ampla da sociedade neste debate que, embora seja bastante atual, no possui como atributo o ineditismo.

37

Projeto de lei de n 6.722/2010, que visa substituir a Lei Rouanet, intitulado Programa Nacional de Fomento e Incentivo Cultura (Procultura). O Procultura seria formado por quatro mecanismos: Fundo Nacional da Cultura, Incentivos Fiscais a Projetos Culturais, Fundo de Investimento Cultural e Artstico FICART e Vale Cultura. No mecanismo de incentivos fiscais, a principal mudana proposta pelo projeto de lei foi uma graduao da renncia (SALGADO, PEDRA e CALDAS, 2010:100).

Referncias BOTELHO, I. As leis de incentivo fiscais cultura. In: FRANCESCHI, A. de et alli. Marketing cultural: um investimento com qualidade. So Paulo: Informaes Culturais, 1998. BOURDIEU, P. O mercado dos bens simblicos. In: MICELI, S. (Org.). A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1974. pp. 99-181. BRANT, L. Mercado Cultural. So Paulo: Escrituras Editora, 2002. CANCLINI, N. G.. Definiciones en transicin. In: MATO, Daniel (org.). Cultura, poltica y sociedad: perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. CORRA, M. Do marketing ao desenvolvimento cultural. Belo Horizonte: 2004. COSTA, I. F. da. Marketing cultural: o patrocnio de atividades culturais como ferramenta de construo de marca. So Paulo: Atlas, 2004. COSTA, L.F.. Profissionalizao da organizao da cultura no Brasil: uma anlise da formao em produo, gesto e polticas culturais. Doutorado Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Universidade Federal da Bahia, 2011. CESNIK, F. de S. Guia do Incentivo Cultura. Barueri: Manole, 2007. LEOCADIO, A. L.; e MARCHETTI, R. Marketing Cultural: critrios de avaliao utilizados pelas empresas patrocinadoras. In: VI SEMEAD. So Paulo: 2003. NUSSBAUMER, G. M.. O mercado da cultura em tempos (ps) modernos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000. OCHOA, A. M. La dispersin de las escrituras y la etnografa de las polticas culturales. In: ______. Entre los deseos y los derechos. Bogot: ICAH, 2003. OLIVIERI, C. G. Cultura Neoliberal: leis de incentivo como poltica pblica de cultura. So Paulo: Escrituras Editora, 2004. ORTIZ, R. Cultura e Desenvolvimento. In: Polticas Culturais em Revista. N 1 (out. 2008). Disponvel em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/view/3194/2304. Acesso em 01/11/2011. REIS, A. C. F.. Marketing cultural e financiamento da cultura: teoria e prtica em um estudo internacional comparado. So Paulo: Thomson Learning Edies, 2006. RUBIM, A. A. C. Polticas culturais no Brasil: tristes tradies, enormes desafios. In: _____.; e BARBALHO, A. (Org.). Polticas Culturais no Brasil. Salvador: Edufba, 2007. ______. Formao em Organizao da Cultura no Brasil. In: Revista Observatrio Ita Cultural. N 6 (jul./set. 2008). So Paulo: Ita Cultural, 2008. SALGADO, G. M.; PEDRA, L. S.; e CALDAS, R. dos S.. As polticas de financiamento cultura: a urgncia de uma reforma. In: RUBIM, Albino (org.). Polticas Culturais no Governo Lula. Salvador: Edufba, 2010. SARKOVAS, Y. Produo Cultural no Brasil. 20 de agosto de 2010. Disponvel em: http://www.producaocultural.org.br/wp-content/themes/prod-cultural/integra/integra-yacoffsarkovas.html. Acesso em 29/08/2010. SERVIO SOCIAL DA INDSTRIA SESI. Estudos das leis de incentivo cultura. Braslia: SESI/ Departamento Nacional, 2007. SILVA, F. A. B. da. Financiamento cultural: situao atual e questes para reflexo. In: Polticas sociais: acompanhamento e anlise. N 8. Braslia: IPEA, fev. 2004.

You might also like