You are on page 1of 9

Universidade Federal de Pelotas Engenharia Eletrnica

Diego Oliveira

Projeto de Portas Lgicas full adder (Somador Completo)

Eletrnica Digital Prof. Reginaldo Tavares

Pelotas, 17 de janeiro de 2014

Conceito de um Full Adder (Somador Completo)

um Circuito capaz de realizar a soma de trs bits (a, b e c), gerando o resultado em dois bits (s e c) denominado somador completo (Full Adder, em ingls). Apesar da entrada c, normalmente receber o transporte proveniente da soma imediatamente anterior, a rigor as trs entradas so absolutamente equivalentes sob o ponto de vista funcional. A tabela verdade para a soma completa mostrada a seguir, juntamente com o mapa de Karnaugh e as equaes mnimas resultantes para s e c.

Tabela Verdade

A Tabela verdade um tipo de tabela matemtica usada em Lgica para determinar se uma frmula vlida ou se um sequente correto. Na nossa Tabela Verdade vamos ter 3 variveis de entrada sendo elas representadas pelas letras a,b,c e 2 variveis de sada representadas pelas letras s,c. Nas portas de entrada iro entrar combinaes de nmeros binrios.

A 0 0 0 0 1 1 1 1

B 0 0 1 1 0 0 1 1

c 0 1 0 1 0 1 0 1

S 0 1 1 0 1 0 0 1

c 0 0 0 1 0 1 1 1

Mapa de Karnaugh O Mapa Karnaugh um mtodo de simplificao grfica, ele utilizado para simplificar uma equao lgica ou para converter uma tabela verdade no seu circuito lgico correspondente. O mtodo de leitura por mapa de Karnaugh considerado mais simples que a lgebra booleana, pois elimina o problema de erro nas simplificaes. Porm quando utilizado mais de 6 entradas, esse mtodo se torna complicado, pois fica difcil identificar as clulas adjacentes no mapa da para casos como esse so utilizadas solues algortmicas computacionais. Nosso caso tem apenas 3 entradas, o que facilita bastante a utilizao do Mapa de Karnaugh.

Mapa de Karnaugh para sada s:

Expresso cannica:

Expresso reduzida:

Logo, o circuito para a sada s do somador completo pode tambm ser representado com duas portas XOR.

Mapa de Karnaugh para sada c:

Expresso cannica:

Expresso Reduzida:

Circuito Integrado para somador Completo

Full Adder Somador Completo

Este somador completo composto de 3 entradas representadas pelas portas de entrada a, b e c e 2 sadas representadas pelas portas s e c como ilustra a figura acima. Este somador composto de 2 portas XOR, 3 portas AND e 1 porta OR. Ento no desenvolvimento do projeto do somador utilizado o Circuito integrado 7486 que composto de 4 portas XOR com 2 entradas, o Circuito Integrado 7408 composto de 4 portas AND com 2 entradas e o Circuito Integrado 7432 composto tambm de 4 portas OR com 2 entradas.

Portas Lgicas do Circuito Integrado

Circuito integrado 7486

Circuito Integrado 7408

Circuito Integrado 7432

Circuito integrado 7486: composto de 4 portas XOR com 2 entradas. Circuito Integrado 7408: composto de 4 portas AND com 2 entradas. Circuito Integrado 7432: composto de 4 portas OR com 2 entradas.

Projeto do somador na placa

Imagem 1 - Verso

Utilizado no projeto:

- Placa furada 10X15 - 3 Soquetes 14 pinos - 2 resistores de 1k - 2 leds - Fios para desenvolvimento das trilhas - Conectores

Imagem 2 - Frente

Identificado na imagem acima a posio dos trs circuitos integrados a serem conectados na placa, e as entradas a, b e c onde ir entrar as combinaes de nmeros binrios. Conforme as combinaes de entrada, os LEDs iro ascender e apagar.

Concluso Esse projeto ampliou minha viso sobre Eletrnica Digital, conveniente converter dados contnuos (analgicos) para a forma digital e vice-versa (usando conversores, quer para fins de clculo ou armazenagem de grande quantidade de informao na forma de nmeros, quer para a transmisso de sinais ou outros afins. Acredito que a ferramenta digital to poderosa que tarefas que, aparentemente, poderiam serem resolvidas usando tcnicas analgicas acabam sendo melhor resolvidas com mtodos digitais.

You might also like