You are on page 1of 116

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE EDUCAO COORDENAO DE INTEGRAO DE POLTICAS DE EDUCAO A DISTNCIA

MAGISTRIO DA EDUCAO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

COMUNICAO EM LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS

Autora Prof Dr Sueli Fernandes

2 EDIO

CURITIBA 2012

Aloizio Mercadante

Caros alunos e alunas,

A incluso de alunos com necessidades educacionais especiais, nas ltimas dcadas, impe ao professor e sociedade a busca pela superao de inmeros preconceitos e desafios que cercam a educao escolar desses alunos.

Por isso, convidamos voc a despir-se de seus preconceitos e conhecer as singularidades do ser surdo, de modo a inserir-se no debate poltico que busca romper com as estruturas cristalizadas acerca da experincia da surdez como uma experincia negativa.

Neste mdulo iremos debater aspectos tericos e metodolgicos relacionados educao de surdos no contexto das polticas de incluso escolar, bem como conhecer algumas das particularidades da cultura surda e da lngua brasileira de sinais Libras.

Nosso objetivo que seja contemplada em sua formao inicial a complexa questo do contexto lingustico da educao de crianas e jovens surdos que necessitam de um projeto poltico pedaggico que contemple suas necessidades lingusticas diferenciadas, tomando a Libras como primeira e principal lngua na instruo e comunicao, seguida da aprendizagem do portugus como segunda lngua no currculo escolar.

Essa situao poltico-pedaggica caracterizaria a educao bilngue para surdos.

Esse texto contempla contedos relativos histria da surdez e da lngua de sinais, concepes de surdez e sujeito surdo e as representaes sociais e escolares que ora os compreendem como pessoas com deficincia, ora os

APRESENTA

APRESENTAO

identificam como membros de uma comunidade lingustica minoritria. Justamente pela fora que a lngua de sinais brasileira (Libras) ocupa nesse universo de representaes, conheceremos alguns dos elementos que caracterizam suas especificidades lingusticas.

Diante do contexto de polticas inclusivas, que ganham fora a partir da dcada de 1990, apresentaremos reflexes sobre a complexa situao de bilinguismo dos surdos brasileiros e a incorporao dessa realidade s agendas educacionais. Nesse sentido, o contedo dessa disciplina est organizado em trs unidades, que buscam apresentar, em linhas gerais, os principais fundamentos e desafios incluso de surdos na atualidade, tomando a educao bilngue como horizonte a ser alcanado.

Na Unidade 1, intitulada Concepes de surdez e aspectos histricos da educao de surdos, apresentamos aspectos conceituais relativos rea, articulando s diferentes terminologias concepes de sujeito e aprendizagem. Desse modo, apresentaremos as polticas educacionais e lingusticas voltadas aos alunos surdos, desde as experincias educacionais pioneiras no sculo XIX at as prticas e polticas educacionais atuais e seus impactos na vida social e pessoal dos surdos.

Desmistificar crenas e prticas acerca do ser surdo e pautar as principais bandeiras de luta da comunidade surda em referncia s polticas inclusivas a finalidade desse mdulo inicial.

Na Unidade 2 Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS apresentamos, em linhas gerais, os principais argumentos que sustentam o estatuto das lnguas de sinais como sistemas lingusticos complexos e completos, funcional e estruturalmente, no cenrio dos estudos lingusticos na atualidade. De forma didtica e objetiva, buscamos superar os mitos que deslegitimam seu carter lingustico, demonstrando sua importncia para o desenvolvimento das mesmas funes cognitivas, comunicativas e sociais das lnguas orais. A unidade pretende, ainda, sensibilizar os professores para a necessidade de sua formao bilngue ao atuar em situaes de incluso de alunos surdos nas escolas. Por meio de anlises que possibilitaro comparar as estruturas gramaticais da Libras e da lngua portuguesa, esperamos subsidiar o debate sobre a situao de bilinguismo dos surdos nas escolas.

Por fim, a Unidade 3, educao bilingue para surdos: desafios ao sistema de ensino, busca apresentar os pilares de um programa educacional com

bilinguismo que extrapole os limites da escola, em direo reflexo de variveis que envolvam a famlia, a comunidade escolar e a sociedade em geral. Refletiremos sobre aspectos do desenvolvimento lingustico, afetivo e social das crianas surdas, debatendo diretrizes polticas e pedaggicas que possibilitem a transformao da escola em comunidades bilngues, nas quais Libras e lngua portuguesa convivam de forma equilibrada no currculo escolar.

PLANO DE ENSINO

1 DISCIPLINA: COMUNICAO EM LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS

2 CDIGO EDP 055

3 CARGA HORRIA TOTAL 60 horas

3.1 CARGA HORRIA PRESENCIAL Com professor formador: 6 h Com tutor presencial: 6 h

3.2 CARGA HORRIA A DISTNCIA Quarenta e oito (48) horas de estudos com orientao presencial e a distncia dos tutores do polo presencial e/ou tutores da UFPR. Estes estudos incluem a participao em fruns, chats e outros espaos virtuais.

4 EMENTA As representaes sociais da surdez e as implicaes nas polticas educacionais. Aspectos histricos e culturais da lngua de sinais e dos movimentos surdos. Polticas lingusticas/educacionais para surdos. Aspectos lingusticos da Lngua Brasileira de Sinais Libras. As dimenses lingusticas, metodolgicas e polticas da educao bilngue para surdos nos contextos das polticas inclusivas.

5 OBJETIVOS 5.1 OBJETIVO GERAL Aprofundar aspectos terico-metodolgicos envolvidos na educao

PLANO DE ENSINO

bilngue para surdos, contribuindo para sua incluso escolar e social. 5.2 OBJETIVOS ESPECFICOS Superar mitos e preconceitos acerca da surdez e dos surdos. Relacionar as representaes sociais da surdez s polticas lingusticas na educao de surdos, nos diferentes momentos histricos. Conhecer aspectos constitutivos da Lngua Brasileira de Sinais Libras. Discutir os fundamentos da educao bilngue para surdos, com vistas sua incorporao nos projetos poltico-pedaggicos da escola inclusiva.

6 PROGRAMA UNIDADE 1 CONCEPES E ASPECTOS HISTRICOS DA EDUCAO DE SURDOS 1.1 SER SURDO: DE QUE SUJEITO ESTAMOS FALANDO? 1.2 POLTICAS LINGUSTICAS/EDUCACIONAIS PARA SURDOS 1.2.1 O oralismo e a medicalizao da surdez 1.2.2 A comunicao total: concesso ao gesto na educao de surdos 1.2.3 Bilinguismo e o reconhecimento da diferena surda na escola

UNIDADE 2 LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS

UNIDADE 3 EDUCAO BILNGUE PARA SURDOS: DESAFIOS AOS SISTEMAS DE ENSINO 3.1 PAIS OUVINTES, FILHOS SURDOS: O QUE FAZER? 3.2 EDUCAO BILNGUE PARA SURDOS NA INFNCIA 3.3 BILINGUISMO E ESCOLA INCLUSIVA 3.3.1 Portugus como segunda lngua para surdos

7 ORIENTAO DIDTICO-PEDAGGICA As unidades que compem este material sintetizam trs grandes eixos temticos organizados de modo a contemplar estudos e discusses tericas, bem como prticas reflexivas necessrios formao de profissionais bilngues. Nesse sentido, as atividades propostas esto direcionadas aos seguintes alvos de aprendizagem: reflexes tericas sobre os temas propostos em cada unidade, por meio da leitura atenta dos textos-base;

sistematizao de conceitos e apropriao de terminologias especficas da rea;

realizao das atividades de pesquisa e sistematizao propostas ao longo do texto;

dilogo permanente com o/a tutor(a) e colegas de turma na resoluo das atividades propostas;

posicionamento crtico em relao aos tpicos de debate suscitados.

Todas as unidades apresentam propostas de leituras complementares, sugestes culturais e uma indicao dos principais conceitos e categorias estudados na unidade, oportunizando o aprofundamento terico e a

sistematizao das ideias apresentadas, oferecendo-se como subsdios para a realizao das atividades de avaliao propostas.

SUMRIO

1 CONCEPES E ASPECTOS HISTRICOS DA EDUCAO DE SURDOS ......................................................................................... 1.1 SER SURDO: DE QUE SUJEITO ESTAMOS FALANDO? ........................ 1.2 POLTICAS LINGUSTICAS/EDUCACIONAIS PARA SURDOS ................ 1.2.1 O oralismo e a medicalizao da surdez ......................................... 1.2.2 A comunicao total: concesso ao gesto na educao de surdos ..... 1.2.3 Bilinguismo e o reconhecimento da diferena surda na escola ............ 2 LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS .................................... 3 EDUCAO BILNGUE PARA SURDOS: DESAFIOS AOS SISTEMAS DE ENSINO ..................................................................................... 3.1 PAIS OUVINTES, FILHOS SURDOS: O QUE FAZER? ............................ 3.2 EDUCAO BILNGUE PARA SURDOS NA INFANCIA ........................... 3.3 BILINGUISMO E ESCOLA INCLUSIVA ............................................... 87 92 96 99 19 20 27 27 33 34 41

3.3.1 Portugus como segunda lngua para surdos .................................. 102 CONSIDERAES FINAIS ............................................................... 111 REFERNCIAS ................................................................................ 113

SUMRIO

CONCEPES E ASPECTOSHISTRICOS DA EDUCAO DE SURDOS

UNIDADE 1

Unidade 1
CONCEPES E ASPECTOS HISTRICOS DA EDUCAO DE SURDOS

1 CONCEPES E ASPECTOS HISTRICOS DA EDUCAO DE SURDOS

Para incio de conversa...

Iniciamos nosso estudo falando de identidades. A doutora em educao Gladis Perlin, primeira professora surda de uma universidade federal brasileira a UFSC, com inmeras pesquisas sobre o tema das identidades surdas, afirma: Ns, os surdos, no somos deficientes.

Ela argumenta que a falta de contato com aspectos culturais das pessoas surdas durante um longo perodo, na infncia, faz com que as crianas no se reconheam como diferentes, mas como limitadas, deficientes e incapazes. Assim, sentem-se divididas entre um mundo de sons (irreconhecveis) e fala (que reconhecem como movimentos labiais), do qual no se sentem parte, e um mundo de imagens e experincias visuais a povoar seu pensamento, que no so explicadas em uma lngua que elas possam compreender. Essa lngua seria a lngua de sinais.

Para Perlin, h um mundo de referncias ouvintistas que determinam que o lugar a ser ocupado pelos surdos o lugar da deficincia. Superar esse ambiente de baixas expectativas significa disputar espaos em que as crianas surdas possam ter sua identidade constituda na experincia visual, nas trocas com outros surdos, na identificao com outros pares que tenham a mesma percepo de mundo que eles. Em seus artigos (PERLIN, 1998, 2006), Perlin declara que no incluir a criana surda entre crianas surdas e inclu-la apenas em grupos de crianas ouvintes o mesmo que exclu-la.

Para compreender a totalidade dos sentidos que emanam das surpreendentes palavras de Perlin, convido a todos e a todas a iniciar um processo de reflexo 19

sobre o que temos ouvido, aprendido e repetido sobre os surdos em um mundo no qual a norma corresponde a ouvir e a falar.

Pela complexidade desse desafio que buscamos, nessa unidade didtica, oferecer algumas respostas sobre tantas dvidas e curiosidades relacionadas educao de surdos, bem como superar alguns dos preconceitos e estigmas que cercam a constituio do ser surdo. So inmeros os desafios polticos e pedaggicos que a presena de alunos surdos em salas de aula comuns gera, sobretudo quando nunca se passou por uma experincia como essa ao longo da vida.

Ao final desse processo de reflexo que ora se inicia, poderemos, de forma mais consistente e menos intuitiva, estabelecer a dialogia com as mltiplas vozes que se apresentaro ao debate ao longo do texto.

1.1 SER SURDO: DE QUE SUJEITO ESTAMOS FALANDO?

Ao nos depararmos com situaes novas e inesperadas ao longo da vida profissional, natural que nossa reao seja buscar algum tipo de ajuda. Podemos fazer isso conversando com pessoas que tiveram alguma experincia a respeito, a fim de esclarecermos nossas dvidas, ou pesquisando sobre o tema/fato em questo.

A incluso de alunos surdos em salas de aula regulares uma experincia que gera esse tipo de reao. O primeiro desconforto inicia-se ao buscar o primeiro contato, j que quase sempre no se sabe como faz-lo: falar devagar e de forma bem articulada? Usar gestos e mmica? Buscar um alfabeto manual para soletrar as palavras? Escrever? Todas essas tentativas, embora positivas, podem ser frustradas e no oportunizar a necessria aproximao professoraluno.

Nossa inteno, portanto, oportunizar a reflexo crtica sobre mitos e (pre)conceitos relacionados surdez e s pessoas surdas que, quase sempre, impedem que os vejamos como sujeitos normais, capazes e plenos de linguagem. Ou seja, a comunicao possvel e a aprendizagem tambm, desde que estejamos abertos experincia de novas descobertas.

Iniciamos nossa reflexo relembrando um fato amplamente divulgado pela mdia, em 2006, quando um jovem surdo ficou preso injustamente por treze (13) 20

dias, ao ser confundido com um assaltante em um posto de gasolina. Veja as manchetes que circularam em diferentes veculos na mdia:

FONTE: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=64 1929&tit=Rapaz-surdo-mudo-acusado-de-roubo-e-solto-somente-13-dias-depois

FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/03/06/294810676.asp

21

FONTE: http://www.gazetadopovo.com.br/parana/conteudo.phtml?id=642146

Observem que as manchetes tratam de um mesmo fato. No entanto, h diferentes denominaes para fazer referncia ao rapaz, envolvido no suposto crime: surdo-mudo, surdo, deficiente auditivo.

Qual seria a terminologia mais adequada? Se voc fosse contar o fato a algum, como voc se referiria ao rapaz?

No dia a dia, estamos acostumados a ouvir e a empregar todas essas terminologias e, certamente, utilizamos aquelas que julgamos serem as mais adequadas, quase sempre sem refletir sobre nossas escolhas.

No entanto, a opo pelo emprego das terminologias surdo-mudo, deficiente auditivo e surdo revela nossa concepo sobre a experincia da falta de audio e da fala, muitas vezes atreladas a mitos e preconceitos que manifestam comportamentos e prticas discriminatrias diante desses sujeitos. Em ltima anlise, essa percepo tem desdobramentos na concretude das prticas escolares decorrentes das concepes sobre as limitaes ou potencialidades de nossos alunos surdos.

Para refletirmos sobre mitos e (pre)conceitos em relao s pessoas surdas, propomos a leitura desse pequeno texto, retirado de um blog da Internet, cujo tema a surdez: 22

O surdo-mudo vive em um mundo parte. Essa uma crena muito disseminada entre as pessoas, que ignoram o quanto pode ser criativo e produtivo um indivduo com problemas de surdez e de fala. O desenvolvimento, a recuperao, ainda que parcial, e a integrao dessas pessoas na sociedade dever de todos ns. Para isso, importante conhecer alguma coisa sobre a fala e a audio, os cuidados, os tratamentos. muito importante tambm conhecer casos em que pessoas surdas-mudas so declaradas incapazes, quando na verdade elas podem decidir por si mesmas e tm direito de fazer escolhas em sua vida. A ttulo de proteger, muitas vezes os direitos da pessoa deficiente so invadidos. Esses aspectos so abordados aqui, com uma ressalva: alm das tcnicas modernas de tratamento, o que faz desenvolver mais rapidamente um surdo-mudo o respeito por sua pessoa, o reconhecimento de sua cidadania e principalmente o carinho daqueles que o cercam, tanto pessoal quanto profissionalmente.

FONTE:

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=

3829&ReturnCatID=1787

Observa-se que o texto busca desmistificar algumas ideias erradas sobre a surdez, adotando um posicionamento aparentemente positivo sobre esse grupo de pessoas.

Voc seria capaz de, criticamente, grifar algumas passagens que pudessem sugerir uma viso preconceituosa da surdez e das pessoas surdas, mesmo a despeito das boas intenes do autor? Faamos isso juntos!

A primeira questo digna de anlise a escolha da terminologia.

No texto, utiliza-se a denominao surdo-mudo para fazer referncia s pessoas surdas. Embora sejam exaltadas as capacidades das pessoas surdas, a viso que o texto difunde est presente no senso comum, ou seja, entre quase todas as pessoas que no possuem um conhecimento cientfico sobre a surdez. A mais antiga expresso para designar pessoas sem audio surdo-mudo e tambm a mais equivocada do ponto de vista da cincia, sendo seu uso considerado inadequado e pejorativo.

A mudez indica um quadro que impede a emisso de voz (ou fonao), tendo como principais causas problemas orgnicos e/ou fisiolgicos, como ausncia ou 23

malformao nas cordas vocais, lngua, boca ou outros, ou mesmo pelo fato de estar relacionada a problemas neurolgicos ou psicolgicos. Surdos congnitos (ou de nascena) no falam por no ouvirem, mas no esto impedidos de aprender a faz-lo, se for o caso. Ao dizermos mudo, a associao imediata que se faz a ausncia de voz, palavra que remete a um duplo sentido: a incapacidade de emitir sons da lngua falada, por um lado, e, por outro, a impossibilidade de ter opinio, pensamento e raciocnio autnomos. A lgica advinda dessa representao muito simples: se a pessoa no pode falar, ela no pode pensar e, consequentemente, considerada limitada ou incapaz. Portanto, devemos evitar essa terminologia preconceituosa.

Passemos a um outro nvel de anlise, destacando fragmentos do texto que revelam esse raciocnio anteriormente explicitado:

[...] um indivduo com problemas de surdez e de fala [...] [...] a recuperao, ainda que parcial [...] [...] conhecer alguma coisa sobre a fala e a audio, os cuidados, os tratamentos. [...] tcnicas modernas de tratamento [...]

Todas as palavras e expresses destacadas conduzem nosso raciocnio para a questo da surdez como uma doena, que deve ser tratada, recuperada, curada. Essa viso da surdez e, consequentemente, das pessoas surdas como doentes/deficientes tambm predominante na sociedade, principalmente por ser reforada por profissionais da rea mdica (notem que o site do artigo especializado em sade). Obviamente que, por conta da natureza de sua ocupao, mdicos e fonoaudilogos centram seus objetivos na deficincia auditiva, ou seja, nos problemas que geram perdas auditivas, totais ou parciais (leves, moderadas, severas ou profundas), e se ocupam do tratamento e reabilitao dessas pessoas. Por isso tambm comum que eles se refiram aos surdos como deficientes auditivos, uma terminologia que lhes parece mais adequada, em funo do foco de sua ao: a doena.

Pelo prestgio de que goza a medicina, seus discursos so incorporados s demais reas e tm como consequncia o efeito de sentido de que os surdos possuem carncias e deficincias tambm em seus processos de aprendizagem e socializao, estendendo a necessidade de tratamento ao processo

educacional, o que um grande equvoco.

24

Luiz Behares (1993 apud Dorziat, s/d), professor uruguaio estudioso da surdez,

critica o uso da expresso deficincia auditiva, porque considera que ela reflete uma viso mdico-organicista em que o surdo visto como algum que carrega uma patologia localizada, uma deficincia que precisa ser tratada. Para ele, essa viso reflete-se em sua educao, disseminando um quadro de baixas expectativas em torno do desenvolvimento de sua linguagem e aprendizado escolar, determinado pelo diagnstico do grau de perda indicado pelo mdico.

E qual seria, ento, a terminologia mais adequada para se referir s pessoas surdas?

Desde a dcada de 1980, a comunidade surda mundial est organizada politicamente e defende que sua condio no a de deficientes, mas de falantes de uma lngua diferente daquela utilizada pela maioria: a lngua de sinais.

Surdos so facilmente reconhecidos na rua por esse modo de comunicao visual, que desenha palavras no ar e faz fluir a comunicao normalmente. Em virtude disso, consideram que a Lngua de Sinais o smbolo que os diferencia daqueles que ouvem e, por isso, querem ser denominados Surdos, pessoas que utilizam uma lngua visual e fazem parte de uma minoria lingustica que merece ser respeitada e reconhecida em sua condio bilngue, j que tambm podem aprender a lngua oral do pas onde vivem, seja em sua modalidade escrita, seja na oral.

Observem essas duas organizaes polticas da comunidade surda:

WFD World Federation of Deaf (Federao Mundial dos Surdos)

FENEIS Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos

25

Notem que, em ambas, a denominao escolhida para se referir ao grupo SURDO, e no deficiente auditivo. Essa opo poltica e ideologicamente marcada. Por isso, deve ser respeitada por todos ns, sobretudo os educadores de crianas e jovens surdos.

Conhea a histria da Feneis, sua organizao e bandeiras de luta, acessando o endereo eletrnico: www.feneis.org.br

O que queremos demonstrar com essas reflexes iniciais que as palavras que usamos para nos referir a um grupo de pessoas denota nossa concepo sobre elas, nosso modo de apreender a essncia do que so, revelando uma viso de mundo, um posicionamento social.

Os mais atentos perceberam que, desde o incio do texto, utilizamos a palavra surdos para fazer referncia ao grupo de alunos sobre os quais estamos discutindo, em respeito reivindicao da comunidade surda.

O termo surdo-mudo equivocado e pejorativo, uma vez que os surdos no esto impedidos de produzir som com suas cordas vocais e alguns deles aprendem a oralizar quando submetidos a programas de reabilitao oral.

A expresso deficincia/deficiente auditiva/o frequentemente utilizada na rea da sade, por mdicos e fonoaudilogos, em funo de sua interveno estar focada nos problemas auditivos e nos processos de reabilitao da audio e da fala. A comunidade surda rechaa esse termo, pelo fato de ele estar impregnado da viso negativa dos surdos como aqueles a quem falta algo e que deveriam ser tratados para chegar aos padres de normalidade prprios dos ouvintes.

A comunidade surda defende a utilizao do termo surdo, posto que ele remete comunicao visual em lngua de sinais, marca da identidade lingustica e cultural que lhes peculiar.

26

Sugerimos a leitura do texto da Profa Dra. Ana Dorziat, Deficiente Auditivo e Surdo: uma reflexo sobre as concepes subjacentes ao uso dos termos, para aprofundar esse debate. O texto estar disponvel na sala de aula virtual do Moodle.

1.2

POLTICAS LINGUSTICAS/EDUCACIONAIS PARA SURDOS

Frequentemente, ao nos referirmos histria educacional dos surdos, nos deparamos com as classificaes filosofias educacionais ou abordagens metodolgicas na educao de surdos.

De forma diferente da tradicional, proporemos uma categorizao que no leva em conta a metodologia em sua definio, mas a escolha da(s) lngua(s) adotada(s) para educar as crianas surdas, historicamente. Nesse sentido, teremos dois grupos de propostas:

a) Polticas MONOLNGUES consideram apenas a lngua oral no processo educacional das crianas e jovens surdos, ou fazem concesso lngua de sinais de maneira superficial e secundria. Nesse mbito, situam-se o ORALISMO e COMUNICAO TOTAL. b) Polticas BILNGUES consideram a importncia das duas lnguas no processo educacional das crianas surdas: a lngua de sinais e a lngua oral oficial do pas.

Os programas de bilinguismo podem envolver o aprendizado da lngua de sinais simultaneamente ou sequencialmente lngua oficial do pas, em suas modalidades oral e/ou escrita.

Vejamos como essas polticas se manifestaram ideologicamente em filosofias de ensino ao longo dos sculos.

1.2.1 O oralismo e a medicalizao da surdez

A histria da educao de surdos repleta de controvrsias e descontinuidades. Antes do sc. XIX, os surdos ocupavam papis significativos e sua educao realizava-se por meio da lngua de sinais, sendo que a maioria dos seus professores eram surdos. No entanto, estudiosos, surdos e professores ouvintes, 27

poca, divergiam quanto ao mtodo mais indicado para ser adotado na sua educao.

Uns acreditavam que deveriam priorizar a lngua falada, outros a lngua de sinais, e outros, ainda, o mtodo combinado. Em 1880, no Congresso Mundial de Professores de Surdos, em Milo, na Itlia, chegou-se concluso de que os surdos deveriam ser ensinados pelo mtodo oral puro, ou seja, proibir-se qualquer forma de comunicao por sinais.

Essa deciso colocou o ORALISMO como a poltica monolngue predominante no processo educacional de surdos durante mais de um sculo, e a lngua falada passou a ser o objetivo mais importante a ser atingido na educao de surdos. A partir da, os surdos foram submetidos a mais de um sculo de opresso, sendo proibidos de utilizar sua lngua e obrigados a comportarem-se como se ouvintes fossem.

Para os oralistas, a linguagem falada prioritria como forma de comunicao dos surdos e a aprendizagem da linguagem oral preconizada como indispensvel para o desenvolvimento integral das crianas. De forma geral, sinais e alfabeto digitais so proibidos, embora alguns aceitem o uso de gestos naturais, e recomenda-se que a recepo da linguagem seja feita pela via auditiva (devidamente treinada) e pela leitura orofacial (TRENCHE 1995 apud LACERDA, 2007). Disponvel em: http://www.sj.cefetsc.edu.br/~nepes/docs/midiateca_artigos/ historia_educacao_surdos/texto29.pdf

28

O que relatam os surdos sobre a proibio de sua lngua natural? Muitos surdos tinham suas mos amarradas, para que no utilizassem a lngua de sinais. Outros relatam que apanhavam nas mos com rguas ou palmatrias, a cada vez que se manifestavam gestualmente.

H variados relatos de surdos sobre a humilhao que sofriam ao sinalizar, por parte de seus professores ouvintes , como compar-los a macacos e at oferecerlhes bananas, a cada vez que a comunicao era sinalizada. Aliada proibio da lngua de sinais na escola, o ORALISMO foi marcado por inmeros investimentos em tecnologias da audio, para aproveitamento de restos auditivos de surdos parciais e mesmo totais. Desde o sculo XIX, a Medicina foi a cincia que se ocupou da educao de surdos, investindo seus pressupostos na produo de aparatos cada vez mais sofisticados para fazer os surdos ouvirem. As prteses individuais (AASI) e, atualmente, o implante coclear so aliados ainda presentes no processo de reabilitao dos surdos, constituindo a base de programas monolngues centrados no ensino da fala e da leitura labial.

Como observamos, a histria educacional dos surdos foi marcada pela concepo CLNICO-TERAPUTICA. Essa perspectiva guiada pela noo da surdez como uma deficincia a ser extirpada, tratada, ou curada, por meio de procedimentos e tcnicas para ajustar os surdos aos padres de normalidade sociais. Por mais de um sculo, os surdos educados em escolas e classes especiais receberam tratamentos e/ou atendimentos que visavam to somente sua reabilitao oral e auditiva. As prticas teraputicas contaminaram as escolas, clnicos convertendo-as exclusivamente em espaos ao destinados

ensino da fala, transformando docentes em terapeutas da fala que se limitaram a cumprir a misso de normalizao dos surdos por meio da reabilitao.

29

Leitura labial: mito ou realidade? Mesmo sendo inexpressivo o percentual de alunos que aprendeu a falar na perspectiva oralista, a maioria das pessoas julga que todos os surdos saibam ler lbios e que a nica adaptao a ser feita na comunicao pronunciar as palavras devagar e com boa articulao para que sejam compreendidas. Esse mais um mito relacionado aos surdos que lhes trouxe inmeras dificuldades para acompanhar aulas dadas em forma exclusivamente orais, com professores que se movimentam o tempo todo, viram-se de costas e, quase sempre, se esquecem da presena de alunos surdos nas salas. Mesmo entre os surdos treinados (sim, necessrio um longo processo de treinamento para identificar diferenas sutis entre os fonemas), julga-se que menos de 50% da mensagem so captados pela leitura dos lbios. Acreditar que uma criana e/ou adolescente seja capaz de, durante as quatro horas do turno letivo, focar sua ateno nos lbios de quem fala, como requisito para participar das atividades e apropriar-se dos contedos, uma falcia. A leitura labial, portanto, um recurso que penaliza os alunos surdos e promove a manuteno de sua maior dificuldade: compreender, naturalmente, o portugus falado.

30

Propomos a voc uma simulao com seus alunos para compreender como a sensao de uma criana tentando ler os lbios de quem lhe fala. Material aparelho de TV, videocassete ou DVD, papel e lpis para cada aluno. Procedimento 1. Selecione um trecho de 10 min. de um filme ou documentrio do qual os alunos no tenham conhecimento prvio. Ligue o televisor para os alunos assistirem e tire o som completamente. 2. Enquanto os alunos assistem ao filme, observe suas reaes isto , distrao, tenso, disperso etc. 3. Quando o filme terminar divida a classe em grupos de quatro. Entregue as perguntas seguintes e solicite aos alunos que escrevam as respostas em uma folha de papel. Compartilhe as respostas com o grupo. Qual era o tema do filme? Como voc sabe disso? O que voc no conseguiu entender? 4. Passe novamente o filme com o som ligado e compare as hipteses realizadas com o contedo real. Discusso (grande grupo) a. Como voc se sentiu? b. Quais foram as melhores dicas que ajudaram voc a entender o filme? c. Voc acha que as pessoas surdas gostam de assistir TV e irem ao cinema? d. Quais seriam as dificuldades que os surdos encontrariam, se tivessem que assistir ao filme todo da mesma forma que foi vivenciada? e. O que poderia ajudar uma pessoa surda a entender melhor um programa de televiso ou um filme? f. Conte para os alunos que as pessoas surdas usam seus olhos para captar informaes da realidade. Elas observam cuidadosamente para entender o que est acontecendo sua volta. Explique sobre a importncia de legendas e janelas para intrprete na programao. g. Fale sobre a dificuldade de os surdos participarem de tarefas exclusivamente debatidas oralmente. h. Discuta propostas para facilitar a comunicao e aprendizagem de alunos surdos na escola. (Adaptado de ARANHA, 2005)

31

FONTE: www.sxc.hu

Ler lbios uma tarefa muito difcil, que exige uma percepo visual refinada e treinada para captar diferenas sutis nas bocas de quem fala. H lbios grossos, finos, bocas grandes, pequenas, tortas, desdentadas... Enfim, todas essas diferenas so mais um entrave para que a leitura labial seja utilizada como principal recurso de acesso ao conhecimento na sala de aula.

32

Ler lbios uma tarefa muito difcil, que exige uma percepo visual refinada e treinada para captar diferenas sutis nas bocas de quem fala. H lbios grossos, finos, bocas grandes, pequenas, tortas, desdentadas... Enfim, todas essas diferenas so mais um entrave para que a leitura labial seja utilizada como principal recurso de acesso ao conhecimento na sala de aula.

Registre trs mitos e ideias erradas sobre a surdez que foram objeto de nossa reflexo at aqui. Em seguida, justifique por que essa viso est equivocada, em cada um dos casos.

1.2.2 A comunicao total: concesso ao gesto na educao de surdos

chamada

filosofia

da

Comunicao

Total,

que

tem

sua

gnese

circunstanciada na dcada de 1970, com grande fora no contexto dos Estados Unidos, representa um perodo de transio entre polticas monolngues e bilngues na educao de surdos.

Por que dizemos que a Comunicao Total uma poltica monolngue se, em sua abordagem, ela utiliza a lngua de sinais, lngua oral, gestos, fala, leitura labial, alfabeto manual, escrita, ritmo, dana para buscar o objetivo da comunicao com os surdos?

Justamente porque a lngua de sinais no tem centralidade no processo educacional. Ela tolerada e utilizada como um recurso a mais na comunicao, como tantos outros, ou seja, no reconhecida como um sistema lingustico autnomo e independente, principal meio de simbolizao da comunidade surda.

Na verdade, as prticas pedaggicas da comunicao total mantiveram a essncia dos processos de reabilitao do oralismo, baseados no treinamento, repetio da fala e utilizao aparelhos auditivos individuais e/ou em grupo. Nesse sentido, a defesa da lngua de sinais pelos gestualistas da Comunicao Total representou mera concesso ao gesto, para admitir que a palavra falada 33

poderia ser expressada em mais de uma forma: escrita, soletrada com as mos ou sinalizada. Esses defensores dos gestos poderiam, segundo Snchez, ser denominados de oralistas gestualistas, j que no propem a superao, mas, sim, a justaposio de fala e sinais em um projeto de continuidade da ideologia oralista.

Faa a leitura complementar do texto de Ana Dorziat, Metodologias especficas na educao de surdos: anlise crtica, para compreender melhor a relao entre oralismo e Comunicao Total como expresses de uma mesma ideologia. O texto est disponvel em: http://www.ines.gov.br/ines_livros/13/13_principal.htm

1.2.3 Bilinguismo: o reconhecimento da diferena surda na escola

Texto organizado com base em FERNANDES E MOREIRA (2009).

O bilinguismo para surdos, com seus desdobramentos poltico-pedaggicos, um fato novo no cenrio educacional para os profissionais da educao, j que o tema passa a ser incorporado na agenda das polticas educacionais apenas a partir da dcada de 1980, decorrente da presso dos movimentos sociais e das contribuies de pesquisas nas reas da Lingustica e Educao.

Falar em bilinguismo para surdos gera certo estranhamento entre as pessoas, porque nos familiar a noo dessa situao lingustica em que duas ou mais lnguas so utilizadas por um indivduo ou comunidade de fala, geralmente ligadas a falantes de lnguas estrangeiras, como imigrantes, bem como em situaes a que pertencem as comunidades indgenas radicadas em diferentes localidades do territrio brasileiro.

No entanto, os surdos tambm so considerados um grupo lingustico minoritrio, j que utilizam a lngua de sinais, preferencialmente, em relao lngua majoritria do pas em que vivem. Mesmo sem um territrio geogrfico definido, um pas surdo, em que os surdos e sua lngua de sinais estejam delimitados, podemos considerar que a diferena lingustica o critrio para o 34 reconhecimento social das pessoas surdas, em relao sociedade majoritria.

Cada pas tem uma lngua de sinais, fruto da construo histrica da comunidade surda que ali vive. No Brasil, a lngua dos surdos se chama Lngua Brasileira de Sinais Libras e falada (isso mesmo, dizemos falada!) por todos os surdos que tm a oportunidade de compartilhar experincias sociais entre seus pares por meio da comunicao visual.

Dito isso, fica claro que os surdos podem ser considerados bilngues ao dominarem duas lnguas legitimamente brasileiras, posto que ambas expressam valores, crenas e modos de percepo da realidade de pessoas que compartilham elementos culturais nacionais. Ocorre que uma das lnguas o portugus a lngua oficial e majoritria enquanto que a outra a Libras uma lngua minoritria, que no goza de prestgio social e utilizada por um grupo restrito de pessoas.

Na perspectiva sociolingustica, dentre os tipos de bilinguismo possveis, o dos surdos brasileiros se caracterizaria como bilinguismo diglssico, posto que as duas lnguas em situao de complementaridade tm funes distintas por seus usurios, em um dado grupo social. Geralmente o critrio de uso dependente da situao comunicativa: via de regra, a comunidade usa uma lngua (de prestgio) para atividades pblicas importantes e eventos sociais e outra para usos mais domsticos e ntimos (sem prestgio).

H inmeros documentos internacionais que respaldam a poltica de educao com bilinguismo para surdos. Na Declarao de Salamanca (1994), matriz referencial das agendas inclusivas mundiais, tem destaque a necessidade de que os sistemas de ensino promovam programas de educao bilngues s comunidades que tm como lngua materna uma lngua diferente da majoritria, ou oficial do pas.

19. Polticas educacionais deveriam levar em total considerao as diferenas e situaes individuais. A importncia da linguagem de signos como meio de comunicao entre os surdos, por exemplo, deveria ser reconhecida e proviso deveria ser feita no sentido de garantir que todas as pessoas surdas tenham acesso educao em sua lngua nacional de signos. Devido s necessidades particulares de comunicao dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educao deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares (BRASIL, 1994). (Item 19, Parte II, Linhas de Ao em Nvel Nacional, da Estrutura de Ao em Educao Especial).

35

Linguagem de signos a terminologia utilizada na Espanha, com texto de produo do documento. No Brasil, utilizamos equivalente Lngua de Sinais.

Para saber mais, faa uma pesquisa em outros importantes documentos que estabelecem os princpios filosficos da incluso escolar e observe a explcita orientao sobre a importncia da lngua de sinais ser considerada a primeira lngua para os surdos. Resoluo 47/135 da Assembleia Geral da ONU, de 18 de dezembro de 1992 Leia a Declarao Sobre os Direitos das Pessoas Pertencentes a Minorias Nacionais ou tnicas, Religiosas e Lingusticas, que contempla a situao dos surdos de todos os pases como minorias lingusticas. Normas para Equiparao de Oportunidades para Pessoas com

Deficincia da ONU n. 48/96, de 20 de dezembro de 1993 I. REQUISITOS PARA A IGUALDADE DE PARTICIPAO. Regra 6. Educao.

No Censo Demogrfico de 2000 (IBGE, 2000), estimou-se que havia 5.750.815 pessoas com surdez, das quais, mais de 60% seriam totalmente surdas. Na faixa etria em idade escolar, esse nmero chegaria aproximadamente a 800.000, ou seja, quase um milho de brasileiros que demandariam experincias lingusticas mediadas por uma lngua de modalidade visual-espacial, como a Lngua Brasileira de Sinais (Libras), diferente daquela usada pela maioria da populao.

Ressalte-se que, aps uma dcada, esse nmero deve ter se ampliado significativamente!

E em sua cidade, quantos seriam as crianas e jovens surdos?

Levando em conta que cerca de 1% da populao (estimativa da Organizao Mundial de Sade - OMS) seria surdos potencialmente bilngues, fazer o mapeamento de onde vivem e estudam essas pessoas seria o primeiro passo 36 para termos polticas lingusticas e de incluso comprometidas com as

necessidades da populao surda brasileira.

Por isso a importncia de temas como a Libras e a educao bilngue serem matrias obrigatrias dos cursos de formao de professores.

Diante dessa especificidade, na prxima unidade debateremos alguns dos aspectos que conferem s lnguas de sinais estatuto lingustico, em conformidade com as lnguas orais.

Vivemos um momento de transio, em que os projetos de educao bilngue ainda no se consolidaram nos sistemas de ensino e a gerao de estudantes surdos matriculada na educao bsica, mais notadamente a partir da dcada de 1990 (justamente pelo reconhecimento legal de sua diferena lingustica), assume caractersticas especficas. Esse grupo de estudantes tem sua trajetria escolar pautada em paradigmas contraditrios, ora os tratando como deficientes, ora reconhecendo-os como grupo cultural. O Oralismo foi a concepo predominante na educao especial (contexto que prepara e apoia sua escolarizao no ensino regular) e assumiu um vis clnicoteraputico, marcado pelo monolinguismo em portugus e a insistncia no ensino da fala (e/ou da linguagem oral), sem espao para a lngua de sinais. Desse modo, ao serem educados como deficientes da linguagem, a ao escolar focou-se por muitos anos nos processos reabilitadores, em detrimento da priorizao de uma educao voltada aos contedos acadmicos. Mesmo a comunicao total, embora tolerando o uso de sinais pelos surdos, reafirmou a ideologia oralista de normalizao dos surdos. Esse desvio da finalidade da educao escolar trouxe muitos prejuzo a vrias geraes de estudantes surdos, que tiveram restritas suas possibilidades de interlocuo social significativas e o acesso ao conhecimento historicamente produzido pela humanidade, bem como os impediram de ocupao de papis sociais importantes. Por isso, o movimento poltico intenso desencadeado pela comunidade surda e simpatizantes, que pressionou instncias governamentais em diferentes nveis, foi fundamental para dar visibilidade lngua de sinais e aos surdos como grupo lingustico minoritrio. A educao bilngue para surdos uma conquista mundial que deve ser objeto de estudo e pauta poltica de todos os trabalhadores da educao que defendem a bandeira da educao para todos, com qualidade.

37

Esta unidade teve como objetivo a sistematizao dos seguintes temas: A questo das terminologias: surdos, deficientes auditivos e surdo- mudos. As polticas educacionais monolngues: Oralismo e Comunicao Total. A concepo clnico-teraputica da surdez. O bilinguismo na educao de surdos. A pauta de lutas dos movimentos surdos. Releia o texto e faa anotaes pessoais sobre sua compreenso de cada um dos temas indicados para estudo.

AUTOAVALIAO Indicamos o filme E seu nome Jonah (Direo: Richard Michaels. EUA, 1979) para anlise e complementao do debate sobre as polticas educacionais para surdos. O filme relata as frustradas tentativas de comunicao de uma famlia que se depara com a experincia de um filho surdo. O menino Jonah diagnosticado como retardado mental e internado em um hospital por trs anos. Ao retornar para casa, h inmeras barreiras de comunicao e incompreenso sobre a experincia da surdez. Depois de vrias tentativas de educar Jonah pelo oralismo, sem sucesso, abrem-se novas perspectivas emocionais e sociais quando o menino aprende a lngua de sinais. uma excelente oportunidade para reflexo sobre as relaes entre a concepo de surdez e polticas educacionais. Questes para reflexo Com base na histria de vida de Jonah, na sua concepo da surdez e nos debates realizados em sala de aula, comente os seguintes aspectos: a) as representao sociais sobre a surdez presentes na concepo dos pais, familiares, amigos e sociedade em geral; b) os sentimentos, atitudes e relaes presentes na dinmica familiar; c) as barreiras de comunicao entre surdos e ouvintes no estabelecimento de relaes sociais e suas consequncias para o desenvolvimento lingustico, cognitivo, emocional e social de Jonah; d) as filosofias educacionais adotados na educao de Jonah; e) sua opinio sobre o processo educacional dos surdos; f) outros aspectos que julgar relevantes. Organize suas respostas em forma de dissertao e, com base nelas, promova um debate em sala de aula sobre os principais pontos a serem considerados no desenvolvimento e aprendizagem de crianas surdas, a partir do diagnstico mdico.

38

LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

UNIDADE 2

Unidade 2
LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS

2 LNGUA BRASILEIRA DE SINAIS LIBRAS

Esta unidade foi organizada com base em publicaes anteriores da autora: FERNANDES; STROBEL (1999), FERNANDES (2006), FERNANDES (2007a).

Para incio de conversa...

Atualmente, as pessoas surdas lutam para ser reconhecidas por suas potencialidades.

Buscam um espao social em que se dissemine a ideia de que ser surdo vivenciar uma experincia visual, ou seja, que seus olhos so a principal referncia para a comunicao, a aprendizagem e a interao social.

Os estudos que usam a referncia surda tm procurado abrir um espao social para essas pessoas, legitimando seu status de comunidade lingustica diferenciada, que tem na lngua de sinais seu principal smbolo identitrio.

Mas que espcie de lngua essa que no utiliza sons para se propagar?

Como esses movimentos desenhados no ar pelas mos podem expressar conceitos abstratos?

As palavras da Libras no so meras soletraes do alfabeto manual? Como pode ser a Libras um tipo de linguagem verbal se ela no falada ou escrita, como a maioria das lnguas orais?

Esses so alguns dos questionamentos que nos fazemos quando nos defrontamos com a lngua de sinais dos surdos. 41

Infelizmente, a grande maioria do povo brasileiro desconhece que esse conjunto de gestos desenhados no ar estrutura uma lngua organizada, que se presta s mesmas funes das lnguas orais para as pessoas que ouvem.

E voc, quais so as percepes e conceitos que tem sobre a lngua de sinais?

Faamos um teste. Identifique como verdadeira ou falsa cada uma das questes sobre a lngua de sinais indicadas a seguir.

( ) A lngua de sinais universal, ou seja, igual em toda parte do mundo. ( ) A lngua de sinais uma mistura de gestos naturais e mmica. ( ) A lngua de sinais a forma sinalizada da lngua portuguesa. ( ) A lngua de sinais uma forma de linguagem no verbal.

Muito bem. Se considerarmos o padro de resposta que usualmente dado pela maioria das pessoas, com base no senso comum, todas as afirmaes seriam VERDADEIRAS, justamente porque expressam preconceitos e

desconhecimento em relao riqueza e complexidade gramatical e funcional dos sistemas lingusticos utilizados pelos surdos no mundo todo para se comunicar.

A Libras, sigla utilizada para designar a lngua brasileira de sinais (isso mesmo, cada pas tem sua prpria lngua, que expressa os elementos culturais daquela comunidade de surdos), foi oficializada pelo governo brasileiro, em territrio nacional, j h alguns anos, pela Lei Federal n 10.436/2002. No entanto, em dezembro de 2005, com o Decreto Federal n 5.626, ela passou a ampliar seus domnios para diferentes segmentos sociais, j que se torna componente curricular obrigatrio nos cursos de formao de professores, em nvel mdio e superior, e de Fonoaudiologia.

Conhea o texto da lei de Libras na ntegra e observe as diretrizes de sua oficializao, no endereo: http://www.libras.org.br/leilibras.php

42

Isso significa que ela deixou de ser um assunto que diz respeito apenas s comunidades surdas e passou a domnio pblico, sobretudo nos crculos acadmicos, sistemas de ensino e na mdia.

Mas o que caracteriza essa lngua? Qual a sua histria? De onde ela surgiu?

A lngua de sinais to antiga quanto a humanidade. H relatos histricos sobre a existncia de surdos desde a Antiguidade, e neles faz-se sempre meno forma diferente de comunicao que era utilizada.

Muitas pessoas questionam a origem da lngua de sinais, acreditando que ela tenha sido criada por uma nica pessoa (geralmente ouvinte), tal como ocorreu com o Braille, que apenas um sistema de escrita. Como qualquer lngua humana, a lngua de sinais surgiu da necessidade de comunicao de um grupo de pessoas e sofreu transformaes histricas, no tempo e no espao.

Sempre existiram surdos, conforme comprovam narrativas que remontam Antiguidade Clssica, fazendo

referncia a pessoas que no falavam ou ouviam normalmente. No entanto, sua disperso no favorecia a formao de comunidades lingusticas, o que veio a acontecer apenas por volta do sculo XVIII, com a fundao das primeiras instituies assistenciais para surdos, na Europa, e, posteriormente, nos Estados Unidos. O asilamento dos surdos nos internatos possibilitou a ampliao, sistematizao e difuso dos sinais em regras, originando a Lngua de Sinais Francesa (Langue des Signes Franaise LSF), primeira lngua de sinais no mundo, fruto da comunicao dos surdos parisienses no Instituto de Jovens Surdos de Paris, primeira escola pblica para surdos no mundo.

A partir da, o processo de colonizao europeia estende seus tentculos aos novos continentes, disseminando, por decorrncia, modelos culturais,

lingusticos e experincias de institucionalizao de pessoas com deficincia, o que possibilitou que a lngua de sinais francesa se espalhasse por vrios cantos do mundo, constituindo a base para a formao das lnguas de sinais em diferentes pases. Assim, a exemplo da lngua de sinais americana (American Sign Language ASL), a Libras (Lngua Brasileira de Sinais) pertence ao grupo 43

de famlias lingusticas que descenderam da Lngua de Sinais Francesa, j que chega ao Brasil pelas mos de Eduard Huet, professor surdo francs que introduz a metodologia gestual na primeira escola de surdos brasileira, o atualmente denominado Instituto Nacional de Educao de Surdos (INES), fundado em meados do sculo XIX, no Rio de Janeiro.

Vem da a relao histrica entre a formao de comunidades lingusticas de surdos com a fundao de instituies especializadas: como eram segregados da sociedade para serem educados, favorecia-se a consolidao de seus laos lingusticos e culturais visuais.

No entanto, apenas em 1965 o linguista norte-americano Willian Stokoe produziu os primeiros estudos cientficos sobre a lngua de sinais americana, a American Sign Language (ASL). O pesquisador a sistematizou no livro A Dictionary of American Sign Language on linguistic principles, em que sintetizava as pesquisas que havia realizado em sua convivncia com surdos na Gallaudet University, em Washington, lanando as bases para os primeiros estudos da Lingustica da Lngua de Sinais. Ele demonstrou que, mais que simples gestos naturais, a comunicao dos surdos tem regras prprias de organizao e funcionamento, ou seja, uma gramtica particular baseada em combinaes de configuraes de mo(s), movimentos e localizaes espaciais.

A lngua visual-espacial dos surdos no tem relao alguma com a lngua falada no pas, ou seja, FALSA a afirmao de que seja a verso sinalizada da lngua oral do pas onde usada.

44

ALFABETO MANUAL A B C D E F

----

-------

Diferentemente do que muitos acreditam, o Alfabeto Manual no Libras, mas apenas um recurso que utilizamos para soletrar palavras do portugus, oriundas de emprstimos lingusticos, como nomes prprios ou mesmo palavras para as quais ainda no h sinais convencionais.

Ao digitar no ar, aconselhvel soletrar devagar, formando as palavras com nitidez na direo de nosso interlocutor surdo.

NMEROS 1 2 3 4 5

45

Voc sabia que, como as lnguas de sinais, os alfabetos manuais tambm se diferenciam de pas para pas? Observe as diferenas e semelhanas entre os alfabetos de diferentes pases no endereo abaixo: http://enflibras.blogspot.com/2009/03/alfabeto-manual-em-varios-idiomasna.html

A partir da dcada de 1970, difundiu-se em diversos pases o interesse dos linguistas pelas lnguas de sinais locais, fazendo com que a Lingustica da Lngua de Sinais passasse a ser uma rea de estudo em franca expanso. Depois de Stokoe, centenas de pesquisadores interessaram-se em conhecer os sistemas lingusticos dos surdos em diferentes pases, comprovando que as lnguas de sinais no mundo todo apenas compartilham a modalidade visual-espacial, mas so completamente diversas em vocabulrio, estrutura e funcionamento, refletindo aspectos culturais especficos de cada comunidade de surdos.

Esse fato rompe com uma tradio histrica da lingustica moderna, que sempre se ocupou do universo das lnguas faladas, exigindo a ressignificao de aspectos de seu terreno conceitual e mtodos de investigao, em virtude da natureza visual-espacial da lngua. No Brasil, os primeiros estudos formais sobre a lngua brasileira de sinais datam da dcada de 1980. Nesses poucos anos de pesquisas, h uma significativa produo acadmica e literria que nos aponta a complexidade estrutural e funcional dessa lngua.

Estas so as duas mais importantes publicaes cientficas sobre a lngua de sinais brasileira. Escritas pelas linguistas Lucinda Ferreira Brito, em 1995, e Ronice Quadros e Lodenir Karnopp, em 2006, so obras de referncia os da para e se a compreenderem gramaticais aspectos

Libras

complexidade funcional e estrutural de lngua de modalidade visualespacial.

46

A Libras uma lngua de modalidade visual-espacial que, diferente das lnguas orais-auditivas, utiliza-se da viso para sua apropriao e de elementos corporais e faciais organizados em movimentos no espao, para constituir unidades de sentido, as palavras, ou, como se referem os surdos, os sinais.

Justamente pela modalidade visual-espacial pela qual a Libras produzida e percebida pelos surdos, as pessoas so levadas a pensar que todos os sinais so o desenho no ar do dado da realidade que representam. claro que, por decorrncia de sua natureza lingustica, a realizao de um sinal pode ser motivada pelas caractersticas do referente real, mas isso no uma regra.

Os sinais podem representar qualquer dado da realidade social, no se reduzindo a um simples sistema de gestos naturais, ou mmica, como pensa a maioria das pessoas. Alis, esse o principal mito em relao lngua de sinais, pois, por utilizar as mos e o corpo na comunicao, costuma-se compar-la linguagem gestual contextual, restrita a referentes concretos, palpveis, transparentes, que tm seu significado facilmente apreendido por quem observa.

Na verdade, o lxico da lngua de sinais formado por palavras que mantm uma relao totalmente arbitrria com o dado da realidade a que se referem, tal como se d com as palavras das lnguas orais. O que ocorre que, dada a sua modalidade visual-espacial, h uma tendncia em se buscar relao com aspectos da realidade para constituir seu sistema de representao, o que faz com que haja motivao icnica em alguns sinais. o caso, por exemplo, de verbos como nadar, dirigir, cozinhar, e substantivos como borboleta, casa, rvore, que guardam alguma relao de verossimilhana. No entanto, bastam dez minutos de conversa com um grupo de surdos para nos sentirmos completamente estrangeiros em meio ao inesgotvel universo de signos que povoam sua interao e nos deixam margem de qualquer tentativa de deduo lgica do que seja o objeto da discusso.

Vejamos alguns exemplos entre os sinais icnicos e arbitrrios.


TELEFONE BORBOLETA

47

RVORE

CASA

CONVERSAR

DEPRESSA

PESSOA

----

----

----

48

----

----

----

----

----

----

PERDOAR

As linguagem verbais so aquelas utilizadas pelas pessoas que vivem em grupos sociais. Esse complexo sistema de comunicao simblica origina os diferentes idiomas falados no mundo, transmitidos de gerao a gerao. Pelas lnguas humanas se realiza a comunicao, a transmisso de informaes, a expresso de conceitos para a cincia, para as artes e tecnologias, entre outras produes da humanidade. Apenas os seres humanos se utilizam de lnguas (ou idiomas) na comunicao para expressar conceitos e para referir-se a fatos da experincia pessoal. A Libras presta-se s mesmas funes.

Na maioria dos lugares do mundo, h pelo menos uma lngua de sinais usada amplamente na comunidade surda de cada pas, diferente daquela da lngua falada utilizada no mesmo territrio geogrfico. Importante destacar que as lnguas de sinais so independentes das lnguas orais, j que expressam a cultura das comunidades surdas de cada pas.

A variao lingustica o conjunto de modificaes que sofre uma lngua no transcurso do tempo, do espao e das variveis socioeconmicas para se adaptar s renovadas exigncias comunicacionais de seus usurios. Esse fato apenas atesta a heterogeneidade das lnguas humanas, submetidas permanentemente a variaes para se manter viva e em movimento. A variao uma contingncia das lnguas, dado que suas formas mudam permanentemente: aparecem novas e desaparecem outras que no so mais necessrias.

O portugus que se falava no sculo passado no o mesmo da atualidade, que tampouco o mesmo de duzentos, quinhentos anos atrs. At o incio do sculo usava-se o pronome de tratamento vossa merc que passou pelas formas vosmec , voc e c. Isso demonstra a dinmica da lngua.

Diante disso, se a lngua de sinais fosse uma lngua nica e universal, sem variedades regionais, temporais ou espaciais, teria questionado seu estatuto lingustico e no responderia s especificidades culturais e necessidades dos surdos de cada pas. 49

Vejamos como sinalizar a palavra nome em Lngua de Sinais Americana (ASL) e Libras:
NOME - ASL NOME - LIBRAS

----------

----

O sinal para a cor verde apresenta uma variedade de formas nas diferentes regies brasileiras:

VERDE - RIO DE JANEIRO

VERDE - SO PAULO

----

----

50

---VERDE - CURITIBA

----

MAS - SO PAULO

MAS - RIO DE JANEIRO

MAS - CURITIBA

Variaes demandadas por diferenas sociais podem ser expressas por meio de mudanas na configurao das mos e/ou no movimento, o que no acarreta mudanas no significado do sinal:

AJUDAR

---

---

AJUDAR

---

---

---

---

CONVERSAR

CONVERSAR

51

AVIO

AVIO

SEMANA

SEMANA

Do mesmo modo, h mudanas motivadas com o transcorrer do tempo, as chamadas mudanas histricas, determinadas por alteraes decorrentes nos costumes da gerao que utiliza a linguagem. O sinal azul bastante ilustrativo dessa variao, pois, na origem, era soletrado como um emprstimo do portugus. O ritmo e velocidade impresso na digitao o transformou em um sinal motivado pela eliminao de parte das letras e incorporao de parte do movimento utilizado em Z para soletrar A e L.
AZUL

-------

AZUL

----

----

52

----

----

----

----

BRANCO

---

---

--

--

--

--

--

--

---

---

---

Outra lngua, outra gramtica

Como um sistema lingustico autnomo, as regras de organizao gramatical da Libras diferem completamente da lngua portuguesa. As investigaes iniciais tiveram como preocupao desvendar os princpios estruturais da lngua, revelando os parmetros bsicos de organizao de um sinal.

A Libras tm sua estrutura gramatical organizada a partir de parmetros que estruturam sua formao nos diferentes nveis lingusticos. Para Quadros e Karnopp (2006), os parmetros principais que determinam o sistema fonolgico da Libras so:
VELHO

Configurao de mo (CM).
M L

Locao da mo (L). Movimento da mo (M). Orientao de mo. Expresses no manuais (expresses faciais e

CM

corporais).

53

As configuraes da(s) mo(s) (CM) so as formas que a mo assume durante a realizao de um sinal. Com algumas variaes, as pesquisas lingusticas comprovam que h 43 configuraes das mos na Libras (Quadro I), sendo que o alfabeto manual utiliza apenas 26 delas para representar as letras.

VEADO
-----

ONTEM

Observe os sinais para TELEFONE, BRANCO, VEADO e ONTEM e localize as configuraes de mos utilizadas no quadro I, a seguir:

54

QUADRO I - AS 46 CONFIGURAES DE MO DA LIBRAS FONTE: FERREIRA BRITO (1995, p. 220 apud FERNANDES; STROBEL, 1999).

O ponto de articulao (PA) ou Locao (L) a regio do corpo em que ser realizado o sinal. Em Libras, os sinais so articulados em uma das quatro

principais reas do espao de sinalizao: a cabea, o tronco, os braos e as mos (QUADROS; KARNOPP, 2004):

55

FONTE: QUADROS; KARNOPP (2006)

A locao um parmetro distintivo determinante, j que a mudana da localizao, mantidos os demais parmetros, determina mudanas no significado. Observe que os sinais LARANJA e APRENDER apresentam a mesma CM e M, mas so articulados em locais diferentes da cabea (testa e boca).

LARANJA

APRENDER

O Movimento (M) o deslocamento da mo no espao durante a realizao do sinal e pode assumir inmeras perspectivas no espao.

GALINHA

HOMEM

56

Direcionalidade do movimento: a) Unidirecional: movimento em uma direo no espao, durante a realizao de um sinal. Ex.: PROIBID@, SENTAR, MANDAR. b) Bidirecional: movimento realizado por uma ou ambas as mos, em duas direes diferentes. Ex.: PRONT@, JULGAMENTO, GRANDE, COMPRID@, DISCUTIR,

EMPREGAD@, PRIM@, TRABALHAR, BRINCAR. c) Multidirecional: movimentos que exploram vrias direes no espao, durante a realizao de um sinal. Ex.: INCOMODAR, PESQUISAR. @ = forma neutra

Quanto aos tipos de movimento:

a) Movimento retilneo:

ENCONTRAR

ESTUDAR

PORQUE

57

b) Movimento helicoidal:

ALT@

MACARRO

AZEITE

c) Movimento circular:

BRINCAR

IDIOTA

BICICLETA

58

d) Movimento semicircular:

SURD@

CORAGEM

SAP@

e) Movimento sinuoso:

RIO

NAVIO

BRASIL

59

f) movimento angular:

RAIO

ELTRICO

DIFCIL

ATENO! As expresses no manuais faciais e corporais no so meros componentes extralingusticos, tal qual ocorre nas lnguas orais. Elas determinam relaes gramaticais, pois movimentos na face, ou corporais, indicam contedos semnticos, definindo ou diferenciando o significados entre sinais. O dedo indicador em [G] sobre a boca, com a expresso facial calma e serena, significa SILNCIO; o mesmo sinal ordem: CALE A BOCA! A mo aberta, com o movimento lento e com expresso serena, significa CALMA; o mesmo sinal com movimento brusco e com expresso sria, significa PARE. Um simples movimento de sombrancelha ou a durao do olhar podem expressar conceitos totalmente antagnicos, indicando o carter lingstico desse trao. Assim como a mudana na entonao de voz transforma uma orao da lngua falada em um elogio ou desprezo, um lance de olhar pode mudar o rumo de uma negociao na lngua de sinais, ainda que as mos sinalizem uma mesma sequncia estrutural no espao.

Outro aspecto interessante a ordem dos constituintes na orao a chamada sintaxe , que em nada lembra a lgica da lngua portuguesa. Essa a principal 60 dificuldade de aprendizes no surdos ao estudar a Libras, pois sua tendncia

pensar na ordem das palavras no portugus e sinalizar nessa estrutura, produzindo o que se denomina portugus sinalizado, algo parecido com o portunhol, para exemplificar.

Do mesmo modo, comum ouvir afirmaes de aprendizes da lngua de sinais quanto inexistncia de marcao de tempo nas formas verbais ou de flexo de nmero e gnero. Esse equvoco se d pela tendncia em buscar esses elementos incorporados ao sinal. Na Libras, esses aspectos so marcados discursivamente em mecanismos espaciais, e no morfossintaticamente, tal qual ocorre em portugus. Assim, em um enunciado que envolve o verbo OLHAR, a orientao da mo que indica o sujeito e o objeto da orao, por exemplo. Isso significa que no h dependncia estrutural entre a lngua de sinais de um pas e sua lngua oral.

Por isso a Libras no pode ser estudada tendo como base a lngua portuguesa, porque ela tem gramtica diferenciada, independente da lngua oral. A ordem dos sinais na construo de um enunciado obedece a regras prprias que refletem a forma de o surdo processar suas ideias, com base em sua percepo visual-espacial da realidade.

Vejamos alguns exemplos que demonstram exatamente essa independncia sinttica da Libras com relao ao portugus:

Exemplo 1:

Libras:

EU IR CASA (verbo direcional)

Portugus:

"Eu irei para casa" para no se usa em Libras, porque est incorporado ao verbo.

Exemplo 2:

Libras:

FLOR EU-DAR MULHER^BENO (verbo direcional)

Portugus: Exemplo 3: Libras:

Eu dei a flor para a mame" PORQUE ISTO (expresso facial de interrogao)

Portugus: Exemplo 4: Libras:

"Para que serve isto?" IDADE VOC (expresso facial de interrogao)

Portugus:

"Quantos anos voc tem?"

61

H alguns casos de omisso de verbos na LIBRAS

Exemplo 5:

Libras:

CINEMA MUITO-BO@

Portugus:

"O filme maravilhoso!"

Essas diferenas que omitem artigos, preposies e flexes verbais ou nominais (gnero, nmero) nos levam a pensar que a gramtica da Libras seria mais simplificada em relao ao portugus, mas no se trata disso. Enquanto que no portugus h elementos conectivos indicados com palavras, na Libras esses mecanismos so discursivos e espaciais, estando incorporados ao movimento ou em referentes espaciais. Tambm a morfologia das palavras em portugus se modifica, como o caso de desinncias para PESSOA, TEMPO e MODO nas flexes verbais. J na Libras essas noes no so marcadas morfologicamente, mas so representadas lexicalmente (por sinais) na enunciao.

No caso do sistema pronominal em Libras, h a prevalncia da indicao para marcao da pessoa. No singular (EU, VOC, ELE), o sinal para todas as pessoas do discurso o mesmo, representado pela configurao de mo em CM[G] e apontando a pessoa que fala. No caso do plural, h diferenas em relao ao sistema do portugus, pois temos os pronomes:

NS-DOIS: a mo em CM[K] ou [V] e movimento retilneo bidirecional. NS-TRS: a mo assume o formato de trs, CM[W] e movimento circular.

NS-QUATRO: o formato ser de quatro, CM[54] e movimento circular. NS (configurao da mo [Gd] fazendo um crculo (ns).

EU apontar para o peito do enunciador (a pessoa que fala).

EU

62

Dual: NS 2
NS 2

----

Trial:

NS - 3
NS 3

Quatrial:

NS - 4

Plural
NS - GRUPO

NS - TOD@

Segunda pessoa Singular: VOC apontar para o interlocutor (a pessoa com quem se fala).
VOC

63

Dual:

VOC - 2
VOC -2

-------

Trial:

VOC - 3

Quatrial:

VOC - 4
VOC - 4

Plural:

VOC - GRUPO

VOC - TOD@

VOC - GRUPO

Terceira pessoa Singular: EL@ apontar para uma pessoa que no est na conversa ou para um lugar convencional.

64

Dual: Trial: Quatrial:

EL@ - 2 EL@ - 3 EL@ - 4

Plural:

Tipos de verbos

a) Verbos direcionais verbos que possuem marca de concordncia. A direo do movimento, marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto.

Ex.:

"Eu pergunto para voc."

"Voc pergunta para mim."

-------------

"Eu aviso voc."

"Voc me avisa."

Verbos que incorporam o objeto: quando o verbo incorpora o objeto, alguns parmetros modificam-se para especificar as informaes.

Ex.:

COMER

----

----

----

65

COMER-MA

COMER-BOLACHA

--

--

COMER-PIPOCA

---

---

---

---

TOMAR/BEBER

--

--

66

TOMAR-CAF

TOMAR-GUA

BEBER-PINGA / BEBER-CACHAA

CORTAR-TESOURA

--

--

----

----

CORTAR-CABELO
-

CORTAR-UNHA

---

--

--

67

CORTAR-PAPEL

----

----

CORTAR-FACA

----

CORTAR-CORPO operar

CORTAR-FATIA

-----

TROCAR

68

--

--

TROCAR-BEIJO,

TROCAR-TIROS

----

TROCAR-COPO

TROCAR-CADEIRA

-------------------------

Ancorados no corpo: so verbos realizados com contato muito prximo com o corpo. Podem ser verbos de estado cognitivo, emotivo ou experienciais, como pensar, entender, gostar, duvidar, odiar, saber; e verbos de ao, como conversar, pagar, falar.
PENSAR

ENTENDER

GOSTAR

DUVIDAR

----

----

69

ODIAR
---

SABER

CONVERSAR

FALAR

Para produzirmos uma frase em LIBRAS nas formas afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, necessrio estarmos atentos s expresses faciais e corporais a serem realizadas simultaneamente s mesmas.

Afirmativa: a expresso facial neutra.

Interrogativa: sobrancelhas franzidas e um ligeiro movimento da cabea, inclinando-se para cima.

70

Exclamativa: sobrancelhas levantadas e um ligeiro movimento da cabea, inclinando-se para cima e para baixo.

Forma negativa: a negao pode ser feita atravs de trs processos:

----

----

a) incorporando-se um sinal de negao diferente do afirmativo:


TER NO-TER

---

---

NO-GOSTAR

71

b) realizando-se um movimento negativo com a cabea simultaneamente ao que est sendo negada.
NO-CONHECER

----

----

c) acrescentando-se o sinal NO (com o dedo indicador) frase afirmativa.

Observao: em algumas ocasies, pode ser utilizada a dupla negao simultaneamente.


NO-PODER

Quando se deseja especificar as noes temporais, acrescentam-se sinais que informam o tempo presente, passado ou futuro, dentro da sintaxe da Libras.

Ex.:
Libras Portugus Libras Portugus

Presente (agora / hoje) HOJE EU-IR CASA MULHER^BENO ME@ Hoje vou casa da minha me AGORA EU EMBORA Eu vou embora agora" Passado (ontem / h muito tempo / passou / j)

Libras Portugus Libras Portugus Libras

DEL@ HOMEM^IRM@ VENDER CARRO J "O irmo dela vendeu o carro ONTEM EU-IR CASA ME@ MULHER^BENO "Ontem, eu fui casa da minha me TERA-FEIRA PASSADO EU-IR RESTAURANTE COMER^NOITE Na tera-feira passada eu jantei no restaurante"

72

Portugus

--

--

--

--

Presente (agora / hoje) Libras Portugus Libras Portugus HOJE EU-IR CASA MULHER^BENO ME@ Hoje vou casa da minha me AGORA EU EMBORA Eu vou embora agora" Passado (ontem / h muito tempo / passou / j) Libras Portugus Libras Portugus Libras Portugus DEL@ HOMEM^IRM@ VENDER CARRO J "O irmo dela vendeu o carro ONTEM EU-IR CASA ME@ MULHER^BENO "Ontem, eu fui casa da minha me TERA-FEIRA PASSADO EU-IR RESTAURANTE COMER^NOITE Na tera-feira passada eu jantei no restaurante" Futuro (amanh / futuro / depois / prximo) Libras Portugus Libras Portugus Libras Portugus Libras Portugus EU ESTUDAR AMANH "Amanh irei estudar PRXIMA QUINTA-FEIRA EU ESTUDAR "Estudarei na quinta-feira que vem DEPOIS EU ESTUDAR "Depois irei estudar FUTURO EU ESTUDAR FACULDADE MATEMTICA "Um dia farei faculdade de matemtica"

Como j vimos anteriormente, na LIBRAS os sinais so formados a partir de parmetros principais e secundrios e atravs de alguns componentes no manuais. H, tambm, uma srie de outros sinais que so formados por processos de derivao, composio ou emprstimos do portugus. Vejamos alguns exemplos:

Sinais compostos: da mesma forma que no portugus, teremos compostos de palavras no qual um elemento ser o principal o ncleo e um elemento o especificador o adjunto. interessante observar que na LIBRAS a estrutura no ser apenas binria e, neste caso, teremos dois ou mais elementos especificadores de uma palavra-ncleo.

73

Ex.: CAF

Simples: AMIGO

---

---

CONHECER

----

Composto: zebra: CAVALO^LISTRAS CAVALO


--------

LISTRAS

aougueiro: HOMEM^VENDER^CARNE HOMEM VENDER CARNE

74

---

---

---

---

faqueiro: CAIXA^GUARDAR^COLHER^FACA^GARFO CAIXA GUARDAR

COLHER

FACA

GARFO

Ex.:

plula PLULA^EVITAR^GRVIDA plula anticoncepcional

PLULA

EVITAR

GRVIDA

75

PLULA^CALMA calmante

PLULA^DOR DE CABEA analgsico

----

mdico MDIC@^SEXO ginecologista


----

MDIC@^OLHO oftamotologista

76

MDIC@^CRIANA pediatra

MDIC@^CORAO cardiologista

----

Sinais compostos podem indicar categorias. Para classificar um sinal por categoria ou por grupo, acrescentamos palavra-ncleo o sinal VARIADOS.

MA^VARIADOS frutas

----

----

----

CARRO^VARIADOS meios de transportes

----

----

77

COR^VARIADOS colorido

COMER^VARIADOS alimentos

LEO^VARIADOS animais

Gnero (feminino / masculino): interessante observar que no h flexo de gnero em Libras. Os substantivos e adjetivos so, em geral, no marcados. Entretanto, quando se quer explicitar substantivos dentro de determinados contextos, a indicao de sexo feita pospondo-se o sinal "HOMEM / MULHER", indistintamente, para pessoas e animais, ou a indicao obtida atravs de sinais diferentes para um e para outro sexo:

Exemplos:

HOMEM homem

MULHER mulher

--

--

78

HOMEM^VELH@ vov

----

MULHER^VELH@ vov

----

----

Adjetivos, artigos, pronomes e numerais no apresentam flexo de gnero, apresentando-se em forma neutra. Essa forma neutra est representada pelo smbolo @.

Ex.:

AMIG@

FRI@

MUIT@

CACHORR@

SOLTEIR@

----

79

Numerais e quantificao: a Libras apresenta diferentes formas de sinalizar os numerais, a depender da situao:

cardinais: at 10, representaes diferentes para quantidades e cardinais; a partir de 11 so idnticos.

ordinais: do primeiro at o nono tem a mesma forma dos cardinais, mas os ordinais possuem movimento, enquanto que os cardinais no possuem. Os ordinais do 1 ao 4 tm movimentos para cima e para baixo, e os ordinais do 5 at o 9 tm movimentos para os lados. A partir do numeral dez no h mais diferenas. 1 2 3 4 5

valores monetrios, pesos e medidas: para representar valores monetrios de 1 at 9, usa-se o sinal do numeral correspondente ao valor, incorporando a este o sinal VRGULA ou, tambm, aps o sinal do numeral correspondente, acrescenta-se o sinal de R-S real. Para os valores de 1.000 at 9.000, usa-se a incorporao do sinal VRGULA ou PONTO.

Experimente praticar a sinalizao dos nmeros: A placa de seu carro: _______________________________________________________________ O nmero de sua casa: _______________________________________________________________ O nmero de seu telefone residencial: _______________________________________________________________ O nmero de seu telefone celular: _______________________________________________________________

80

Essa descrio sucinta da Libras no suficiente para conhec-la na sua estrutura lingustica como um todo e, muito menos, em suas especificidades enquanto lngua de uma comunidade. No entanto, parece ser um primeiro passo para que observemos que a Libras uma lngua natural, com toda a complexidade dos sistemas lingusticos que servem comunicao, socializao e ao suporte do pensamento de muitos grupos sociais.

Enfim, h uma riqueza de elementos na Libras, baseados na cultura visual dos surdos, que nos oferecem um amplo universo de possibilidades de representar o mundo, encadeando as palavras, no de forma linear e sequencial, como estamos acostumados na comunicao oral e tambm escrita, mas de modo simultneo e multidimensional.

Toda essa riqueza cultural que, infelizmente, ainda desconhecida pela grande maioria das pessoas, traz uma nova compreenso das pessoas surdas como integrantes de uma minoria lingustica, tal como ocorre com comunidades indgenas e de imigrantes.

Obviamente, a oficializao da Libras em nvel nacional apenas o primeiro passo para a definio de polticas lingusticas que contemplem a cidadania bilngue dos surdos brasileiros.

Nesta unidade houve uma breve descrio dos aspectos que caracterizam a estrutura gramatical da Libras, de modo a oferecer subsdios tericos para a ampliao do conceito de linguagem verbal para alm da fala. Reconhecer a Libras como lngua das comunidades surdas brasileiras e conhecer aspectos de sua organizao lingustica permite compreender sua funo no desenvolvimento da linguagem das crianas surdas, bem como favorece a relao entre Libras como primeira lngua e portugus como segunda lngua. Os principais conceitos sistematizados neste mdulo foram:

modalidade visual-espacial da Libras; parmetros principais: configurao de mo(s), movimento e ponto de articulao; sinais simples e compostos; estrutura frasal da Libras.

Utilize o dicionrio de Libras para praticar os sinais exemplificados na unidade.

81

AUTOAVALIAO Agora que voc aprendeu algumas regras de organizao gramatical dos sinais em Libras, vamos tentar responder algumas questes? Com base no Dicionrio Digital de Libras, que pode ser acessado no endereo:

http://www.acessobrasil.org.br/libras/

Tente dar respostas s questes abaixo:

Ao abrir o dicionrio, clique na guia mo, para sua pesquisa em Libras.

82

Pesquise trs sinais para cada uma das configuraes de mo indicadas: _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

Observe que a configurao de mos deve ser respeitada, para que o sinal seja realizado com sucesso.

Passemos agora a outro exerccio, em que voc dever indicar em qual dos espaos de articulao os sinais so articulados. Considerando que a regio de contato onde o toque das mos realizado o que determina o espao de Locao (L), distribua os sinais segundo os espaos de articulao:

DIFERENTE,

SENTAR,

SEMPRE,

OBRIGAD@,

NIBUS,

CONHECER,

FAMLIA, SURD@, SADE, PESSOA, CURSO, EDUCAD@, GALINHA, PASSEAR, SAPO, BOI, PASSARINHO.

83

Por fim, um ltimo momento de estudo. Pesquise sinais que apresentem movimento:

84

EDUCAO BILINGUE PARA SURDOS: DESAFIOS AOS SISTEMAS DE ENSINO

UNIDADE 3

Unidade 3
EDUCAO BILINGUE PARA SURDOS: DESAFIOS AOS SISTEMAS DE ENSINO

3 EDUCAO BILNGUE PARA SURDOS: DESAFIOS AOS SISTEMAS DE ENSINO

Esta unidade tem como base compilaes de publicaes anteriores da autora FERNANDES (1999, 2007a, 2007b).

Para incio de conversa...

O pesquisador argentino Carlos Skliar (1998) nos ensina que a educao bilngue para surdos algo mais do que o domnio, em algum nvel, de duas lnguas. Ele nos alerta para a armadilha de reduzirmos o complexo debate da educao bilngue para o plano estrito das lnguas Libras e lngua portuguesa , correndo o risco de transformar esse processo em um mero dispositivo pedaggico "especial", em mais uma utopia a ser rapidamente abandonada e substituda por outra nova inveno metodolgica.

O que Skliar nos alerta para o fato de que, ao reconhecer que os surdos so potencialmente integrantes de uma minoria lingustica, desde o seu nascimento, isso significa que sua situao de bilinguismo extrapola os muros da escola e contempla um debate poltico, econmico e cultural que deve envolver inmeras instncias sociais.

A disputa pela lngua em que a educao ministrada tambm uma disputa por espaos de poder na sociedade incorporando variveis que no se limitam ao debate sobre qual a melhor lngua na educao de surdos.

O projeto de educao bilngue tem como foco inicial a infncia surda, suas vivncias familiares e sociais para a Educao Infantil, mas se espraia para tantos outros contextos sociais e fases da vida em que o direito diferena 87

lingustica deve ser observado, sob pena de marginalizao, preconceito e excluso.

Imbudos dessa diretriz filosfica, nesta unidade trataremos de conceitos, reflexes e prticas que constituem os fundamentos da educao bilngue para surdos.

Tenho um filho surdo! E agora?

Depoimentos de inmeros pais relatam que, aps um diagnstico clnico de surdez, anunciado pelo mdico, um futuro obscuro e incerto traado, no qual circulam fantasmas futuros anunciando os problemas da falta de audio, da impossibilidade da fala, dos problemas de comunicao. A notcia da DEFICINCIA AUDITIVA (j estudamos a carga semntica negativa que essa expresso carrega), no raro dada por um profissional da sade, quase sempre um mdico, cuja viso clnica (com sorte acompanhada de doses de humanismo...) pretende esclarecer aos pais as limitaes que o defeito circunscrito orelha poder desencadear ao desenvolvimento desse beb.

Para os pais, nenhuma explicao posterior faz sentido, pois a palavra DEFICINCIA a que mais lhe chama a ateno nesse momento. O que os pais deveriam saber, e quase sempre no lhes dito, que o aspecto mais importante em se ter um filho surdo que ele apresentar uma diferena na comunicao. Apenas isso! Poder ser uma criana inteligente, questionadora e feliz, como milhares de outras tantas... Mas necessita aprender um sistema de comunicao adequado s suas necessidades visuais, e no auditivas, como comum entre a imensa maioria das pessoas.

Vamos recorrer imagem de uma viagem, para ilustrar o quanto a experincia de ter um filho surdo pode ser positiva, se no enxergarmos nela a frustrao de no ter tido um filho ouvinte.

BEM VINDO HOLANDA...

88

Esperar um beb como planejar a fantstica viagem de frias com que voc sempre sonhou para a Itlia. Voc compra um monte de guias e faz planos maravilhosos. O Coliseu. O David de Michelangelo. As gndolas, em Veneza. Voc pode aprender frases teis em italiano. Tudo uma festa. Depois de meses de expectativas, finalmente chega o dia da viagem. Malas prontas, voc entra no avio e, algumas horas depois, a aeromoa

vem e diz: Bem-vinda Holanda. Holanda?! Como assim, Holanda?, voc se espanta. Meu vo era para a Itlia. Sonhei a vida inteira em ir para a Itlia. Mas houve uma mudana no plano de voo. Aterrissaram na Holanda e este seu destino agora. Importante que no te levaram a um lugar horrvel, desagradvel e sujo, cheio de epidemias, fome e doena. s um lugar diferente. Ento voc tem de sair e comprar novos guias. E aprender uma lngua nova. E conhecer pessoas que nunca teria conhecido. s um lugar diferente. O ritmo mais lento que o da Itlia; a luz menos brilhante. Mas, depois de estar l por algum tempo, voc toma flego, olha em volta... e comea a notar que a Holanda tem moinhos... e a Holanda tem tulipas. A Holanda tem at Rembrandts. Mas todo mundo que voc conhece foi e voltou da Itlia, contando maravilhas do tempo passado l. Pelo resto da vida voc dir: , era para l que eu deveria ter ido. Era isso que eu tinha planejado. Mas, se voc passar a vida lamentando o fato de no ter ido para a Itlia, talvez no possa descobrir o que existe de to especial e todas as coisas adorveis que h... na Holanda.
FONTE: Emily Perl Knisley (1987) extrado de Cerebral Palsy Association of Western Austrlia Ltda. e traduzido pela Dr vila de Carvalho, Minas Gerais, em 30/12/1995.

Essa a perspectiva que devemos ter em mente como pais e professores de surdos. preciso vivenciar a experincia para descobrir novidades a aprender: uma nova lngua, uma forma de ver o mundo totalmente determinada pela viso, enfim, uma experincia que exige de ns a mxima sensibilidade visual, sob pena de perdermos algum detalhe importantssimo dessa viagem...

Carlos Snchez, um famoso mdico venezuelano e estudioso da educao de crianas surdas, fala sobre a notcia mais importante a ser comunicada aos pais, no momento do diagnstico da surdez. Ele relata que, em seu consultrio, no momento de informar o diagnstico de surdez de um filho aos pais, costumava oferecer uma explicao muito clara e simples: ter um filho surdo equivalia a acolher um estrangeiro no seio familiar. Essa explicao, embora estranha, ajudava os pais a entenderem que, mesmo nascendo no pas, a aprendizagem de seu idioma como lngua materna estaria inviabilizada pela surdez.

Segundo Snchez (1993), essa constatao eliminaria metade dos problemas a

89

que tm sido submetidas s crianas surdas e suas famlias. Ao compreender que seus filhos NO SO DEFICIENTES (mesmo que possuam uma perda auditiva), mas necessitam de uma outra lngua para sua comunicao e desenvolvimento, assim como estrangeiros, imigrantes, ou grupos indgenas, os pais receberiam a notcia de forma menos sofrida e mais equilibrada para tomar as decises acertadas.

Assim, para que a criana surda se sentisse integrada famlia, era preciso que os pais aprendessem o quanto antes, e da melhor maneira possvel, a lngua de sinais, que lhes permitiriam a comunicao com seu filho. Para o mdico, essa condio, aliada possibilidade de contato e interlocuo com surdos adultos, cria um ambiente lingustico favorvel comunicao e interao, j na infncia.

Myrna Salermo professora auxiliar da UFRJ, especialista em Linguistica, pesquisadora surda, pioneira da lngua de sinais no Brasil, em seus estudos, denuncia o fato de que, h pouco tempo, famlias ouvintes escondiam os filhos surdos pela vergonha de ter concebido uma criana fora dos padres considerados normais. Com isso, muitos surdos no saam de casa, ou s o faziam acompanhados dos pais. Assim como ocorreu com ela, a comunicao na famlia era muito difcil, pelo desconhecimento e no aceitao dos pais da lngua de sinais. Myrna assegura que esse fato conduziu filhos surdos ao isolamento, gerando srios problemas de comportamento, como nervosismo, agressividade e crises de identidade (MONTEIRO, 2006). A pesquisadora acredita que muitas conquistas j foram efetivadas, mas que na famlia que a transformao deve comear a acontecer. A principal luta quanto garantia de que crianas surdas tenham a lngua de sinais como lngua materna, no seio familiar, e, posteriormente, lhes seja oferecido o direito de optar pelo uso da modalidade oral, alm da obrigatoriedade do aprendizado da lngua portuguesa escrita.

O contato de uma criana com o mundo mediada por smbolos e palavras pelas quais ela interage com outras pessoas, tem acesso s informaes e desenvolve funes psicolgicas cada vez mais complexas, ou seja, a abstrao, o raciocnio lgico, a memria e o planejamento antes da ao, entre tantas outras possibilidades.

Para ns que utilizamos a palavra falada como principal meio de interao com o mundo, difcil supor que gestos desenhados no ar possam realizar tarefas to complexas do ponto de vista simblico e cognitivo. comum que crianas surdas 90 utilizem gestos para se comunicar, apontando, dramatizando situaes, criando

uma forma de linguagem prpria para se comunicar, pela impossibilidade de ouvir a fala de seus pais e demais membros da sociedade.

Como afirma o pesquisador russo Vygotsky (1991), a linguagem verbal um sistema simblico fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem da criana, posto que encerra os conceitos generalizados e elaborados pela cultura humana. Para o autor, o surgimento da linguagem imprime trs mudanas essenciais nos processos psquicos humanos:

a) permite lidar com os objetos do mundo exterior mesmo quando eles esto ausentes (representao); b) possibilita os processos de abstrao e generalizao; c) exerce a funo de comunicao entre os homens, que garante como consequncia a preservao, transmisso e assimilao de informaes e experincias acumuladas pela humanidade ao longo da histria.

Portanto, so os gestos naturais e a mmica (linguagem gestual) que correspondem linguagem no verbal. A lngua de sinais um sistema lingustico complexo, verbal, portanto, que oportuniza aos surdos as mesmas condies de desenvolvimento e aprendizagem, semelhana do que ocorre com a fala para as demais crianas.

O mito de que a lngua de sinais no permite a representao de palavras e conceitos abstratos faz com que pais e professores insistam na ideia de que todas as crianas surdas devem aprender a falar, o que, quase sempre, no acontece.

H pesquisas demonstrando que, em mdia, nos ltimos cinquenta anos, apenas 15% das crianas surdas que ingressaram em programas de reabilitao da audio e da fala aprenderam a falar. Esse aprendizado, no entanto, no similar ao das crianas no surdas. Quase sempre, apenas a famlia e pessoas do crculo de relaes da criana surda conseguem entender sua forma peculiar de expresso oral.

A principal implicao que esse mito tem para o desenvolvimento e aprendizagem dessas crianas que elas, ao serem impedidas de sinalizar, acabam por no aprender nenhum sistema lingustico que lhes possibilite se comunicar e representar a realidade, nem a fala, nem a escrita e, a mais importante forma de comunicao para elas: a lngua de sinais.

Os pais e professores de surdos devem estar atentos a todos os movimentos

91

realizados por seus filhos. Um gesto, uma apontao, a fixao do olhar para determinados objetos so, muitas vezes, a forma que os filhos encontram para informar que querem saber sobre uma pessoa, ou situao. So sinais de inteno comunicativa que no podem ser desprezados.

Assim, professor, necessrio que voc conhea a histria de vida de seu aluno surdo quando ele chegar escola. Se ele for filho de pais ouvintes (caso de mais de 95% dos surdos) e resida em uma localidade onde no haja surdos adultos sinalizadores, bem provvel que a estratgia que utilize na comunicao seja a linguagem gestual, com gestos naturais e/ou sinais codificados criados para sua interao com a famlia. Essa forma de comunicao se desenvolve naturalmente, mesmo isolada do contato com outros surdos, mas restringe as possibilidades de formao de conceitos abstratos, limitando o desenvolvimento do pensamento e da linguagem.

3.1 PAIS OUVINTES, FILHOS SURDOS: O QUE FAZER?

Crianas que ouvem tm o portugus como lngua materna, j que seus pais se comunicam com ela, muito antes que ela entenda uma palavra sequer nessa lngua. medida que vo crescendo, ouvem muitas conversas na famlia e, mesmo que no saibam dizer uma palavra, entendem muitas das coisas que lhes so ditas, diariamente. Aprendem nomes de pessoas e objetos da casa, constroem hipteses sobre o mundo que as cerca, aprendem limites e regras sobre o que certo e errado, o que podem e no podem fazer em determinadas situaes. Ou seja, so as primeiras lies para conviver em sociedade, fazer amigos, ser aceito pelo grupo.

O aprendizado mais importante dessa fase que as crianas se sentem membros daquele grupo de referncia; elas se sentem parte de uma famlia.

Como a grande maioria das crianas surdas filha de pais no surdos e como o portugus no pode ser aprendido naturalmente, devido ao impedimento auditivo, permanecem em uma condio de carncia lingustica e de informaes durante toda a infncia, at que cheguem escola e aprendam a lngua de sinais com outros surdos e seus professores (FERNANDES, 2006).

Assim, mesmo que os pais no dominem completamente a Libras e estejam se esforando para que isso acontea, fundamental que as interaes na famlia priorizem a comunicao gestual, as apontaes, as fotos, os desenhos e todas 92 as possibilidades de comunicao visual que estiverem ao alcance dos pais.

comum que em casa pais ouvintes e crianas surdas criem um sistema gestual de comunicao prprio, cujos cdigos geralmente tm seus sentidos negociados apenas no restrito grupo familiar, no servindo a contextos mais abrangentes de interao. No entanto, necessrio que ela conhea a lngua de sinais convencional, com a qual poder se comunicar com quaisquer pessoas que a dominem no territrio brasileiro, sejam surdas ou no.

Ainda que seja difcil para os pais compreenderem, o contato com surdos adultos, que j dominam a lngua de sinais, ser imprescindvel e facilitar a imerso da criana nesse ambiente lingustico que as crianas que ouvem vivenciam, naturalmente, em sociedade. Nos Estados Unidos, experincias de contratao de babs surdas nas famlias que dispem de condies para esse servio tm apresentado timos resultados para essa finalidade.

uma das formas para garantir que a lngua materna seja a Libras, ainda que os pais sejam falantes da lngua portuguesa.

E se os pais forem surdos tambm, como ser o desenvolvimento da criana?

Inmeros estudos de pesquisadores, no mundo todo, desenvolvidos com crianas surdas filhas de pais surdos, ou que desde o primeiro ano de vida tiveram contato com a lngua de sinais, demonstram que elas passam por todas as etapas de aquisio da linguagem, sem prejuzos. Isso demonstra que, para o crebro, no importa se a lngua falada ou sinalizada, pois o importante que haja um sistema lingustico organizado em regras convencionais para a representao da realidade. Essa lngua, fruto da conveno social, possibilitar a formao de conceitos e a compreenso da necessidade de tambm aprender o portugus, lngua da grande maioria das pessoas que nascem no Brasil, o que caracteriza o bilinguismo dos surdos (FERNANDES, 2007a).

Portanto, para que no haja barreiras de comunicao entre pais e filhos surdos, a lngua de sinais construir o elo de interao e o vnculo afetivo familiar e possibilitar o aprendizado da lngua portuguesa, para ampliar seu crculo de relaes sociais.

93

FONTE: http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=911950

Voc sabia que crianas surdas, filhas de pais surdos, que desde o nascimento estiveram expostas lngua de sinais, tm um desenvolvimento lingustico, cognitivo, afetivo e social adequados, demonstrando melhores resultados nas atividades escolares, menores dificuldades em aprender o portugus e menor incidncia de problemas emocionais na adolescncia, em relao quelas que no tiveram acesso lngua de sinais na infncia?

Aprendendo a lngua de sinais, os pais ampliam as possibilidades de oferecer informaes e conhecimentos s crianas, antes mesmo de elas chegarem escola.

Sabemos que a participao dos pais, estabelecendo uma relao de confiana mtua com os filhos surdos, contribui para a elevao da autoestima e para que eles no se sintam diferentes, rejeitados ou incapazes ao ingressarem em uma escola e iniciar os primeiros contatos com a leitura e escrita.

exatamente essa a principal mensagem que pais de crianas surdas devem aprender. Seu filho surdo, impedido de aprender a falar, pela perda auditiva que apresenta, ter um potencial para aprender uma lngua visual-espacial: a lngua brasileira de sinais. A Libras, aprendida no perodo de 0 a 3 anos, ou assim que a surdez for diagnosticada, possibilitar um desenvolvimento nos mesmos padres das crianas ouvintes. Depois disso, poder aprender outras lnguas, como o portugus e o ingls, alm de lnguas de sinais de outros pases, se tiver a oportunidade, caracterizando uma situao de bilinguismo. 94

Conhea alguns endereos interessantes: www.libraselegal.com.br www.libras.org.br www.acessobrasil.org.br

Onde posso aprender a lngua de sinais? Pais e professores podem aprender a lngua de sinais estando em contato com surdos adultos que a utilizam, ou realizando cursos de Libras. As Secretarias de Educao devem ter como diretriz da poltica de incluso a oferta de Libras para toda a comunidade escolar nos estabelecimentos onde estejam matriculadas crianas e jovens surdos. H, tambm, diversos materiais disponveis no mercado que possibilitam a aprendizagem da Libras, como vdeos, DVD's e dicionrios digitais e impressos. Todos esses materiais so produzidos com a participao direta de educadores surdos e outros especialistas. uma excelente ferramenta de apoio ao aprendizado de Libras, por contar com jogos didticos e atividades ldicas, bastante apropriadas interao de pais e filhos surdos.

A literatura infantil uma forma ldica de abordar essa temtica to sria que a diferena cultural que envolve o nascimento de uma criana surda no seio de famlias ouvintes.

O livro Tibi e Joa, Uma histria de dois mundos, de Cludia Bisol uma referncia importante para ser lido e debatido com as crianas e seus pais em sala de aula.

95

3.2 EDUCAO BILNGUE PARA SURDOS NA INFNCIA

Em uma situao de bilinguismo considerada ideal, as crianas surdas deveriam aprender a lngua de sinais como lngua materna, no ambiente familiar, e ter plenamente desenvolvida suas necessidades de comunicao, sem barreiras ou impedimentos, por meio da interao em uma lngua de modalidade visual (para ser aprendida) e espacial (para ser produzida).

A partir dessa base lingustica consolidada, o portugus seria ensinado na escola, tendo como parmetro metodologias de ensino de segundas lnguas, desde a Educao Infantil, de zero a seis anos.

Diante dessa situao, atualmente as polticas oficiais emanadas apontam que a educao dos surdos deva ser bilngue, assegurando o direito de acesso Libras e lngua portuguesa escrita, ensinadas no contraturno com a participao de educadores surdos e professores bilngues.

Como vimos, como grande parte das crianas surdas nascem em famlias no surdas, elas necessitam que a escola seja o espao comunitrio para o aprendizado da Libras. Por isso se justifica a necessidade da organizao do bilinguismo no espao escolar, para oportunizar o acesso, o mais brevemente possvel, no a um, mas a dois sistemas lingusticos convencionais. Para que a criana surda no tenha prejuzos em seu desenvolvimento lingustico, afetivoemocional, cognitivo e social, ou seja, a fim de se igualar, em oportunidades de acesso comunicao e ao conhecimento, s demais crianas brasileiras, ser necessrio que seja organizado um espao institucional para que sua educao lingustica se concretize.

Assim, considera-se a educao bilngue como o processo em que famlia, sistema educacional e comunidade desenvolvam aes articuladas para assegurar que a Libras seja a lngua materna das crianas surdas, preferencialmente de zero a trs anos. O acesso lngua portuguesa, como segunda lngua, possibilitar a ampliao de suas relaes sociais e a apropriao de elementos da cultura nacional, comuns a todos os brasileiros.

A legislao vigente abre a possibilidade para a organizao de classes e escolas bilngues na Educao Infantil e sries iniciais do Ensino Fundamental, em que a Libras seja lngua principal na comunicao, para o acesso ao conhecimento formal, e lngua mediadora no processo de ensino e aprendizagem do portugus 96 escrito. A modalidade oral da lngua portuguesa, caso seja opo da famlia, ser

desenvolvida por fonoaudilogos bilngues, no contraturno da escolarizao, em polticas de interface entre a Sade e a Educao.

Para que esse processo tenha continuidade, alm dessas classes e escolas funcionando com professores bilngues habilitados, assegura-se a presena de intrpretes de Libras/Lngua Portuguesa nas salas regulares de sries finais do Ensino Fundamental, Ensino Mdio e Superior. Alm disso, compete ao Poder Pblico promover a formao e capacitao de profissionais bilngues para dar sustentao ao processo de incluso social e escolar de alunos surdos.

A regulamentao da Lei de Libras pelo Decreto Federal n 5.626, em 2005, (BRASIL, 2005) trouxe avanos para as pessoas surdas, visto que amplia os domnios da lngua de sinais para diferentes segmentos sociais. Vejamos os avanos mais importantes:

Reconhece a pessoa surda como aquela que compreende e interage com o mundo por meio de experincia visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Lngua Brasileira de Sinais - Libras Torna a Libras componente curricular obrigatrio nos cursos de formao de professores, em nvel mdio e superior, e de Fonoaudiologia, em dez anos (at 2016). Estabelece diretrizes para a formao de docentes para o ensino de Libras na Educao Bsica e Superior, em nvel superior, em curso de graduao de licenciatura plena em Letras-Libras. Assegura a oferta obrigatria do ensino e uso da Libras e o ensino da Lngua Portuguesa, como segunda lngua, desde a Educao Infantil, para alunos surdos. Prope a capacitao e contratao pelos sistemas de ensino de professor ou instrutor de Libras, tradutor e intrprete de Libras-Lngua Portuguesa e professor para o ensino de Lngua Portuguesa como segunda lngua para pessoas surdas. Indica a adoo de mecanismos de avaliao coerentes com aprendizado de segunda lngua, na correo das provas escritas, valorizando o contedo, independentemente de possveis incorrees gramaticais, reconhecendo a singularidade lingustica dos surdos. Demonstra a importncia de se desenvolverem mecanismos alternativos para a avaliao de conhecimentos expressos em Libras pelos surdos, por meios do uso de tecnologias da educao.

AUTOAVALIAO
comum que a populao manifeste resistncia ao estudo das leis, tanto pelo fato

97

de serem escritas em uma norma muitas vezes incompreensvel para a maioria como pelo fato de que resultam, quase sempre, em letra morta, no efetivando direitos na prtica social.

Mesmo ciente dessas limitaes, podemos exercer o direito reivindicao do que assegurado como conquista no corpo do sistema jurdico. Nesse sentido, o Decreto Federal 5.626/2005 apresenta uma srie de diretrizes que, efetivadas, consubstanciariam inmeras oportunidades de os surdos exercerem sua cidadania bilngue no contexto nacional.

Sugerimos um roteiro de estudo para conhecer os direitos assegurados aos surdos pela regulamentao da Lei de Libras no Brasil:

1. Como o Decreto define a pessoa surda? O que essa definio traz de novo, em relao legislao anterior? (Captulo I) 2. Qual a formao dos docentes de Libras (Captulo III): a) para a Educao Infantil e sries iniciais do Ensino Fundamental? b) para as sries finais do Ensino Fundamental e Ensino Mdio e Superior? c) Na falta de profissionais com essa formao, quem poder ensinar Libras? 3. O que e qual o objetivo do Exame de Proficincia em Libras (Prolibras)? Quais os profissionais que sero certificados? Quem far parte da banca de avaliao? Qual dever ser a sua frequncia? (Captulos I e V) 4. Qual a diferena entre o docente de Libras e o instrutor? A docncia pode ser exercida por qualquer pessoa, surdos ou ouvintes? (Captulo III, art. 7o) 5. Segundo a lei, o que os sistemas de ensino devem assegurar no processo educacional de alunos surdos? (Captulo IV, art. 14o) 6. Quais os pr-requisitos para atuar como profissional tradutor e intrprete? (Captulo V) 7. Como so definidas as classes e escolas bilngues? (Captulo VI) 8. A quem compete o ensino das modalidades oral e escrita do portugus? (Captulo IV, art. 15o e art. 16o)

Que implicaes as diretrizes poltico-pedaggicas do Decreto Federal tm para a organizao da escola e dos sistemas de ensino? 98

3.3 BILINGUISMO E ESCOLA INCLUSIVA

Em uma escola inclusiva para surdos, portugus e Libras tm o mesmo valor e so lnguas utilizadas por todos os alunos e professores, a nica forma para que o aluno surdo participe ativamente do processo de ensino e de aprendizagem, na interao efetiva com todos os atores da escola.

As mudanas exigidas envolvem a totalidade do sistema de ensino, com aes ordenadas e sistemticas desde a Educao Infantil at o Ensino Superior, envolvendo o Ministrio da Educao, as Secretarias Estaduais e Municipais de Educao, o projeto poltico-pedaggico da escola e a comunidade escolar.

Justamente porque a incluso de alunos surdos no depende apenas de recursos tcnicos, materiais e na arquitetura, como ocorre em outras reas, a formao inicial e continuada deve ser o foco das aes a serem desenvolvidas, visto que o que muda a situao lingustica da escola.

Diante disso, as principais mudanas no currculo dizem respeito garantia da acessibilidade na comunicao, oportunizada pela aprendizagem da Libras como lngua materna e, consequentemente, da lngua portuguesa escrita, como segunda lngua. Ambas as lnguas iro mediar o acesso aos contedos acadmicos e as interaes que envolverem o aluno surdo no contexto escolar.

A essa altura, o professor deve estar se perguntando:

Como vou ensinar em Libras, se no domino essa lngua e a maioria dos alunos se comunica pela fala?

99

Novos personagens devem habitar a escola para que o bilinguismo se efetive:

Sou o professor de libras. Minha funo contemplar aspectos culturais da comunidade surda no currculo escolar. Ensino Libras para os alunos surdos e ouvintes, alm de pais, professores e funcionrios.

Sou a professora bilngue. Minha funo ensinar o portugus como segunda lngua para surdos, por meio de prticas de letramento.

Sou a tradutora e intrprete de Libras. Atuo na mediao lingustica entre alunos surdos e os demais membros da comunidade escolar. Minha funo principal que os interpretar alunos de os contedos trabalhados pelos professores das disciplinas aprender lingusticas. para em possam igualdade condies

100

A proviso desses profissionais na escola constitui apenas o ponto de partida para a implantao de propostas de educao bilngue. Do ponto de vista das prticas escolares, exige-se uma constante reflexo sobre os contedos, os objetivos, as metodologias e as formas de avaliao em curso na escola e sua adequao s possibilidades dos alunos surdos.

Observe nas ilustraes a seguir, duas possibilidades de a educao bilngue ser realizada nas escolas:

Nesse

modelo,

lngua

de

instruo e de interao entre professores e alunos a Libras. o modelo ideal a ser adotado na Educao Infantil e sries iniciais do Ensino Fundamental, por favorecer a relao direta entre os interlocutores e favorecer o processo linguagem de no aquisio perodo da mais

importante para a criana surda a infncia. Esse modelo est assegurado no Decreto Federal, quando se resguarda a possibilidade de organizao de classes e escolas bilngues. Nesse modelo, denominado surdos

inclusivo,

alunos

frequentam as aulas em turmas mistas, nas quais o portugus a lngua principal nas atividades curriculares e a traduo em L i b ra s a s s e g u ra d a e adotado do pela nas presena do intrprete. mais recomendado sries finais Ensino

Fundamental, Ensino Mdio e Ensino Superior, posto que, nas faixas etrias correspondentes, jovens e adultos surdos j se apropriaram da Libras e esto mais maduros emocional e academicamente para compreender as distintas funes de ambos os profissionais em sala de aula.

A poltica de incluso ainda garante a possibilidade de atendimento educacional especializado (AEE), no contraturno escolar, para complementao curricular, no qual se destacam trs momentos didtico-pedaggicos: 101

AEE em Libras na escola comum, em que todos os conhecimentos dos diferentes contedos curriculares, so explicados nessa lngua por um professor, sendo o mesmo preferencialmente surdo. Esse trabalho realizado todos os dias, e destina-se aos alunos surdos. AEE para o ensino de Libras na escola comum, no qual os alunos com surdez tero aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisio, principalmente de termos cientficos. Este trabalhado realizado pelo professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), de acordo com o estgio de desenvolvimento da Lngua de Sinais em que o aluno se encontra. AEE para o ensino da Lngua Portuguesa, no qual so trabalhadas as especificidades dessa lngua para pessoas surdas. Este trabalho realizado todos os dias, parte das aulas da turma comum, por uma professora de Lngua Portuguesa, graduada nesta rea, preferencialmente. O atendimento deve ser planejado a partir do diagnstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Lngua Portuguesa. (BRASIL, 2007, p. 25)

Diante desses movimentos sociais, da mudana nas concepes de surdez e das diretrizes legais, desde a dcada de 1990 que a incluso social dos surdos dependente de polticas pblicas que reconheam sua situao de bilinguismo, pelo uso irrestrito da lngua de sinais na vida social e pela organizao das diferentes instncias, com destaque escola, para oportunizar-lhes o aprendizado da lngua portuguesa como segunda lngua.

3.3.1 Portugus como segunda lngua para surdos

Em funo de sua situao de bilinguismo, a lngua portuguesa ser ensinada como segunda lngua na escola e seu aprendizado dever mobilizar a adoo de metodologias especficas de ensino, mediadas por professores bilngues, tal qual ocorre em situaes de aprendizado de lnguas estrangeiras.

Se j tecemos consideraes sobre as dificuldades de os surdos estarem includos em um ambiente escolar em que a lngua portuguesa dominante (nas aulas, nas interaes, nos livros...), em que h inmeras dificuldades de os surdos estabelecerem uma comunicao oral consistente com os ouvintes (se o portugus for a opo para tal), ao considerar-se a escrita, suas produes encontram inmeros obstculos que so potencializados na medida em que as prticas pedaggicas convencionais preconizam o bom desempenho em linguagem oral como requisito necessrio aprendizagem da linguagem escrita.

Como a maioria dos procedimentos metodolgicos objetiva a oralidade como 102 requisito indispensvel alfabetizao e estabelece-se uma relao causa-efeito

equivocada entre fala e escrita nesse processo, alunos surdos so duplamente prejudicados, pois, alm de no se integrarem aos debates prvios que encaminham as atividades de leitura e escrita na escola, seu processo de letramento escolar repleto de descontinuidades.

Observe textos de alunos surdos em diferentes nveis de escolarizao:

Texto I - Relato de experincia Jardim Botnico Aniversrio de Curitiba Eu gosto bom ele Jardim Botnico. Eu foi vi ele bom rosa muito Jardim Botnico. Eu fui passear vi muito frboi bom no cor. Ns vamos e amigos na foi eu fui sim. Eu gosto bom ele frboi. Ele muito passirios. Eu casado p no calhor. Eu comei um cocacola de pissar. Eu viu muito rio. babaita amivisado bom Curitiba 305 anos. (M, 19 nos, EJA sries iniciais.)

Texto II - Narrativa sobre um filme assistido em sala de aula sobre a aids AIDS HIV Positivo Eu mulher para esta como eu passear homem de todo e sex. O homem muito que namoralos o como voc que mulheres de seu passaer gosto estavam sex HIV. Ela como muito voc que gostos sex no gostas mulheres bom no um nada. A mulher amigo voc que comverais ns gostos seu homem a muito para comverias voc que mais boa. Eu como voc converias deu jesus tomar curados sentes AIDS A mulher voc para que como muitos esta namorelas gostos no Positivo HIV. Eu mulher vos que namorelo no para mais cama homem muitos esta esquecer eu azar. O homem muito gosto voc que sexo mulheres de come mais todos para ns camisinha sexo. (C. 26 anos Ensino Mdio)

103

Em uma anlise breve, qualquer professor indicaria, como principais, os seguintes problemas:

- palavras inadequadas; - troca ou omisso de artigos; - problemas no uso de preposies, conjunes e outros elementos de ligao; - inexistncia ou inadequao de concordncia nominal (gnero, pessoa e nmero); - uso inadequado ou falta de verbos; - alteraes na estrutura frasal usual do portugus S-V-O (sujeito-verboobjeto).

Geralmente, essa escrita tpica e singular tratada de forma marginal e consiste no vetor da excluso e das avaliaes arbitrrias a que so submetidos alunos surdos na escola.

Em pesquisa anterior (FERNANDES, 1999), argumentamos sobre as duas principais razes para que os textos dos surdos se apresentem de uma forma bastante singular, quando comparados s produes de falantes nativos. A primeira demonstra o papel ativo que a Libras ocupa na mobilizao de hipteses na escrita do portugus pelos surdos. Metaforicamente,

poderamos dizer que a Libras insiste em habitar a mesma casa do portugus, ainda que haja uma ordem de despejo contra ela (FERNANDES, 2007a). A segunda razo de ordem metodolgica e refere-se ao fato de que a escola no sabe como ensinar os surdos a ler e escrever o portugus como segunda lngua.

As experincias no significativas com a lngua portuguesa na escola, desenvolvidas por mtodos de ensino inapropriados, tm como consequncia produes textuais que no apenas no promovem o letramento dos surdos como os eternizam em uma condio de analfabetismo funcional que perdura ao longo dos vinte anos como alunos da Educao Bsica (tempo mdio de escolarizao de surdos), j que as reprovaes so quase inevitveis em sua trajetria escolar.

Os textos, na verdade, revelam no erros, mas momentos qualitativos de etapas pelas quais aprendizes de segunda lngua costumam passar em seu processo de aprendizagem. Esse percurso que tem a lngua materna como ponto 104 de partida (lngua-base) e a segunda lngua como ponto de chegada (lngua-

alvo) denominado de interlngua (SELINKER, 1972, apud BROCHADO, 2006) e demonstra estgios de processo de aprendizado dinmico, no qual a produo escrita se modifica, progressivamente, com caractersticas que no representam a lngua-base, mas ainda no representam a lngua-alvo.

Ocorre que a ao mediadora organizada e sistematizada da escola que contribuir para que o aluno salte de um estgio a outro, ou seja, que no fossilize sua produo.

REFLEXO Faamos um exerccio de anlise em relao observao de quais seriam os principais problemas presentes no fragmento de texto abaixo: Eu carro vende para $1600.00 ou posso para um pouco menos se preciso talvez $1500 um pouco menos para familia. Eu gosto esse computador muinto, eu compra uma pra me tambem and e otimo!! Que voces pensa com esse notebook? Pode vende para esse preso? Sabe alguma pessoa intersante? Escreve para me por favor..tambem tem outro cam para computador paricedo do que o cam eu compra para Adriano....quanto voces pense eu possa venda pra? Um abraso para todo mundo...Ron

Certamente voc identificou problemas semelhantes aos dos textos anteriores. A diferena a ser apontada que o texto acima no foi escrito por uma pessoa surda, mas por um norte-americano casado com uma brasileira, em um e-mail endereado a sua cunhada. Se compararmos essas produes a textos de estrangeiros falantes de lnguas cuja estruturao gramatical difere

consideravelmente do portugus, como o caso de chineses, norte-americanos e alemes, para exemplificar, perceberemos que eles apresentam dificuldades semelhantes s dos surdos em relao ao uso de preposies, tempos verbais, sufixao, prefixao, concordncia nominal e verbal, entre outros aspectos. Ou seja, nos aspectos gramaticais da segunda lngua que so diferentes de sua lngua materna (base do aprendizado). Esse fato ocorre mesmo que os aprendizes estrangeiros estejam imersos no universo da lngua portuguesa, 105

tanto em sua modalidade oral quanto na escrita.

Muito interessantes as semelhanas, no mesmo? Isso demonstra que no apenas o fato de o surdo no ter acesso a informaes auditivas no portugus o que interfere em suas produes escritas, mas principalmente o fato de sua lngua-base a Libras estar participando ativamente no processo de elaborao discursiva (FERNANDES, 2002).

Portanto, ao elaborarmos qualquer juzo de valor em suas produes escritas, devemos considerar que estamos diante do texto de um aprendiz de segunda lngua e que os critrios de avaliao adotados no podero ser os mesmos que aqueles utilizados para falantes do portugus como lngua materna.

Como essa ao tem sido inconsistente, mediante o despreparo da escola inclusiva perante alunos surdos, lanamos mos de polticas afirmativas que protegem seu direito de minoria lingustica: os surdos tm direito a critrios de avaliao diferenciados em relao lngua portuguesa. So inmeros os textos legais que asseguram esse direito aos estudantes surdos, inclusive sugerindo que as instituies de ensino desenvolvam mecanismos de avaliao nas duas lnguas, e no apenas na lngua escrita. Observem o que diz o Decreto Federal 5.626/2005 quanto a essa questo:

VI - adotar mecanismos de avaliao coerentes com aprendizado de segunda lngua, na correo das provas escritas, valorizando o aspecto semntico e reconhecendo a singularidade lingustica manifestada no aspecto formal da Lngua Portuguesa; VII - desenvolver e adotar mecanismos alternativos para a avaliao de conhecimentos expressos em Libras, desde que devidamente registrados em vdeo ou em outros meios eletrnicos e tecnolgicos.
(Art. 14. 1, Incisos VI e VII, do Decreto Federal 5.626/2005)

Diante do exposto, percebe-se que h vasta literatura abordando a questo da avaliao diferenciada e que os direitos legais esto devidamente assegurados, mas ainda incipiente a capacitao dos professores em relao a essa ao.

Com base no que vem sendo reivindicado pela comunidade surda, debatido entre professores e pesquisadores da rea, apresentamos algumas contribuies para 106 o projeto poltico-pedaggico da escola bilngue para surdos. Os itens que

seguem envolvem aspectos voltados organizao dos sistemas de ensino e contemplam sugestes que podero ser utilizadas como indicadores de ao no mbito das culturas, polticas e prticas inclusivas.

I - Culturas inclusivas aes que dizem respeito sensibilizao e informao da sociedade em geral e comunidade escolar, em particular. Oportunizar diferentes situaes que informem comunidade escolar (alunos, profissionais e familiares) sobre a surdez e suas implicaes para o desenvolvimento e aprendizagem das pessoas surdas. Conhecer a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) e sua importncia nos processos de interao e comunicao com pessoas surdas. Divulgar, na comunidade escolar, especificidades culturais das comunidades surdas relacionadas sua produo lingustica, literria, artstica (teatro, pintura, escultura) e tecnolgica. Viabilizar a presena de adultos surdos na escola, por meio de relaes formais ou informais, entre a escola e associaes de surdos ou outras referncias comunitrias, favorecendo a experincia bilngue e as trocas culturais. Oportunizar contato dos pais de crianas surdas com surdos adultos, para relatos de experincias bem e mal sucedidas no mundo dos surdos e no mundo dos ouvintes.

II - Polticas inclusivas aes que dizem respeito organizao poltico-administrativa do rgo gestor da educao e interfaces com outros segmentos governamentais e no governamentais. Assegurar o desenvolvimento da proposta de educao bilngue para surdos Libras e lngua portuguesa, desde a Educao Infantil. Viabilizar formas para a aquisio e desenvolvimento da Libras, como primeira lngua, pelas crianas surdas, preferencialmente de 0 a 3 anos. Viabilizar a contratao de professores surdos para atuar nas escolas como docentes de Libras e atendentes surdos nas creches, favorecendo a formao de um ambiente bilngue na infncia. Assegurar espaos e profissionais habilitados e qualificados para o desenvolvimento da proposta de ensino de portugus como segunda lngua para surdos, no currculo escolar. Viabilizar a oferta da disciplina de Libras como L2 para todos os alunos no surdos da escola, alm de cursos para os demais atores da comunidade escolar (pais, professores, servidores). Prever estratgias de formao continuada dos professores de alunos 107

surdos, destacando-se o aprendizado da Libras e o ensino de portugus como segunda lngua. Capacitar educadores surdos (monitores, instrutores e/ou professores) para atuao no contexto escolar, como modelos para identificao lingustico-cultural das crianas surdas e sendo responsveis pela difuso e ensino da Libras na escola e comunidade. Oferecer o tipo de apoio pedaggico especializado mais adequado s necessidades dos alunos surdos: profissionais intrpretes de Libras/lngua portuguesa, educadores surdos, atendimento educacional especializado. Assegurar a diferenciao curricular, de modo a contemplar as necessidades lingusticas dos alunos, destacando-se o aprendizado da Libras como L1 e a avaliao diferenciada em lngua portuguesa como L2. Promover a interao dos professores do ensino regular e da educao especial para o desenvolvimento de atividades como orientaes sobre formas de comunicao/interao com os alunos surdos, indicao de prticas pedaggicas alternativas e adoo de pedagogia visual, entre outras. Promover parcerias e interfaces com rgos da comunidade para ofertar atendimentos complementares de natureza teraputica (fonoaudiologia e psicologia, entre outros), como forma de garantir o desenvolvimento global dos alunos surdos. Esclarecer os pais sobre a importncia do atendimento fonoaudiolgico precoce, para o aprendizado do portugus oral, indicando as alternativas na rea da Sade, na comunidade.

III - Prticas inclusivas - aes que envolvem o fazer pedaggico da escola e ao direta dos professores e equipe tcnico-pedaggica. Utilizar a lngua de sinais na mediao do processo ensino/aprendizagem e desenvolvimento das atividades escolares, quando estiverem presentes alunos surdos. Desenvolver, desde a Educao Infantil, estratgias metodolgicas para o ensino da modalidade escrita do portugus, como segunda lngua. Introduzir mtodos e estratgias visuais complementares ou alternativas (lngua de sinais, alfabeto manual, gestos naturais, dramatizao, mmica, ilustraes, vdeo/TV, retroprojetor etc.) no desenvolvimento das

atividades curriculares, a fim de assegurar a comunicao e a aprendizagem dos alunos surdos. Flexibilizar os critrios de avaliao nas diferentes reas de conhecimento, com nfase lngua portuguesa, valorizando o contedo apresentado, 108 ainda que a escrita no corresponda aos padres exigidos para o nvel/srie

em que o aluno se encontra matriculado (palavras inadequadas, omisso ou trocas no uso de elementos de ligao, verbos...), decorrentes da interferncia da Libras ou da pouca fluncia em lngua portuguesa. Utilizar estratgias de avaliao que permitam o uso de diferentes linguagens, como o caso da Libras e de outras linguagens e cdigos (desenho, pintura, escultura, teatro, dramatizao, mmica etc.). Eliminar critrios de avaliao que tenham como pr-requisito a oralidade ou a percepo auditiva para sua perfeita compreenso (acentuao tnica, tonicidade, pontuao, ditados e exerccios ortogrficos,

discriminao de fonemas...) Planejar atividades com diferentes graus de dificuldade e que permitam diferentes possibilidades de expresso do contedo apropriado (pesquisa, questionrio, entrevista etc.) e expresso (apresentao escrita, desenho, dramatizao, maquetes etc). Combinar diferentes tipos de agrupamento de alunos, facilitando a visualizao dos alunos surdos e sua consequente interao com o professor e os colegas (crculos, duplas, grupos etc.).

109

CONSIDERAES FINAIS

Neste material, buscamos apresentar de forma geral, porm consistente, as variveis histricas, lingusticas, culturais e sociais que desenham o complexo desafio da incluso escolar de alunos surdos em contextos de bilinguismo.

Desde a dcada de 1980, os movimentos surdos mundiais buscam protagonizar as decises poltico-pedaggicas que os envolvem, apontando para a necessria apreenso da comunidade surda como integrante de minorias lingusticas.

Essa percepo desestabilizou as representaes hegemnicas sobre os surdos, no ltimo sculo, que os mantinha conceituados, descritos e conformados ao territrio discursivo da educao especial, alinhados a outras pessoas com deficincias.

Se, por mais de um sculo, o objetivo da educao de surdos foi invisibilizar a sua diferena, tratando-os como anormais, deficientes da fala e da audio, por meio de prticas de reabilitao da audio e da fala, nesse momento histrico esto problematizadas e negadas essas representaes.

A educao bilngue para surdos impe aos educadores uma formao pautada em conhecimentos socioculturais, cujas contribuies mais relevantes advm da Lingustica, da Sociologia, da Histria e da Educao.

Muito mais que buscar aprender a Lngua Brasileira de Sinais (Libras) como primeiro desafio a edificar uma relao pedaggica de confiana entre professor e alunos surdos, buscamos construir um projeto de educao que considere em sua proposta curricular o legado histrico e cultural das comunidades surdas, novas tecnologias educacionais pautadas essencialmente em recursos visuais, formao de professores edificada em concepes scio-antropolgicas e protagonismo da comunidade surda na gesto de sua educao, entre outros aspectos.

No apenas a mudana na lngua em que so transmitidos os contedos ou critrios de avaliao mais justos em relao s diferenas lingusticas que apresentam o que vai garantir ou orientar uma nova abordagem curricular, mas a compreenso do sujeito surdo em sua totalidade scio-histrico-cultural (FERNANDES, 1999).

111

REFERNCIAS

ARANHA, M. S. F. Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanncia de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial, 2005.

BRASIL.

Declarao

de

Salamanca .

Braslia,

1994.

Disponvel Acesso

em: em:

<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. 16/03/2010.

BRASIL. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei n 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 23 dez. 2005.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras e d outras providncias. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 25 abr. 2002.

BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez. Braslia: MEC/SEESP, 2007. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf>.

Acesso em: 02/10/2011.

FERNANDES, S. F.; STROBEL, K. L. Aspectos lingusticos da LIBRAS Lngua Brasileira de Sinais. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 1999. v. 1, 45 p.

FERNANDES, S. F. Conhecendo a surdez. In: Saberes e prticas da incluso. Desenvolvendo competncias para o atendimento s necessidades educacionais de alunos surdos. 1 ed. Braslia: Ministrio da Educao/Secretaria de Educao Especial, 2002. v. 5, p. 67-106.

FERNANDES, S. Bons sinais. In: Discutindo Lngua Portuguesa. So Paulo: Escala Editorial, 2006, ano I, v. 4.

FERNANDES, S. Avaliao em lngua portuguesa para estudantes surdos: algumas consideraes. Curitiba: PDE/SEED/SUED, 2007a.

FERNANDES, S. F.; MOREIRA, L. C. Desdobramentos poltico-pedaggicos do bilinguismo para surdos: reflexes e encaminhamentos. Revista Educao 113

Especial (UFSM), v. 22, p. 225-236, 2009.

FERNANDES, S. O que os surdos adultos tm a dizer aos pais de crianas surdas? Curitiba: PDE/SEED/SUED, 2007b.

FERNANDES, S. possvel ser surdo em portugus? Lngua de sinais e escrita: em busca de uma aproximao. In: SKLIAR, C. (Org.) Atualidades na educao bilngue para surdos. Porto Alegre: Mediao, 1999. v2, p. 59-81.

FERREIRA BRITO, Lucinda. Por uma gramtica da lngua de sinais. So Paulo: Artmed, 1985.

IBGE. Censo Demogrfico 2000. Disponvel em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em: 04/2008.

KNISLEY,

P.

Bem-vindo

Holanda

(1987).

Disponvel

em:

<http://www.defnet.org.br/holanda.htm>.

MONTEIRO, M. S.. Histria dos movimentos dos surdos e o reconhecimento da Libras no Brasil. Educao Temtica Digital ETD, Campinas, v. 7, n.2, p. 295-305, 2006.

PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 1998.

PERLIN, G.; QUADROS, R. Ouvinte: o outro do ser surdo. In QUADROS, R. (Org.). Estudos surdos I. Petrpolis: Arara Azul, 2006. p. 166-185.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Lngua de sinais brasileira: estudos lingusticos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SNCHEZ, C. Vida para os surdos. Revista Nova Escola, set./1993. SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenas. Porto Alegre: Mediao, 1998.

VYGOTSKY, L S. A formao social da mente. In: COLE, M. et al (Org.) 4.ed. So Paulo, Martins Fontes, 1991.

114

You might also like