You are on page 1of 48

BIOS: POST, CMOS e SETUP - Configurao

Jeronimo Costa Penha SENAI-CFP/JIP Cataguases - MG

BIOS: POST, CMOS e SETUP - Configurao

Ao ligar um micro, o primeiro software que carregado o BIOS da placa-me Faz a contagem da memria RAM Realiza uma deteco rpida dos dispositivos Carrega o sistema operacional principal a partir do HD, CD-ROM, pendrive, disquete, rede ou outra mdia que estiver disponvel.

Post

O procedimento inicial chamado de POST (Power-on self test). Possui duas funes bsicas: Detectar o hardware instalado Atribuir endereos de IRQ, endereos de I/O Verificar os componentes bsicos Em caso de erros, o BIOS emite o cdigo de avisos sonoros referente ao problema e paralisa o boot.

BIOS

Alm da funo de "dar a partida", o BIOS oferece uma srie de rotinas de acesso ao vdeo, HDs e outros perifricos, que podem ser usados pelo sistema operacional. Hoje em dia, tanto o Windows quanto o Linux acessam o hardware atravs de drivers especializados, mas na poca do MS-DOS as rotinas do BIOS eram importantes.

SETUP

Programa de configurao para os parmetros do BIOS. Nos primeiros PCs, o BIOS precisava ser carregado atravs de um disquete de boot, As opes variam muito de acordo com o tipo de placa e a que pblico ela destinada. Notebooks possuem geralmente conjuntos incrivelmente limitados Placas destinadas a entusiastas possuem mais de 20 opes s para ajuste da memria.

BIOS

O BIOS e o Setup podem possuir bugs, em muitos casos graves. Atualizaes para o BIOS de uma placa popular so normais A ausncia de atualizaes de BIOS no um sinal de qualidade, mas pode ser que o fabricante no se d ao trabalho de corrig-los.

BIOS

O BIOS quase sempre escrito em assembly, muitas vezes com mdulos escritos em C. Programa complexo, que possui diversas camadas de legado, acumuladas desde o PC original, o BIOS um software cada vez mais caro e difcil de se manter. Desenvolvimento de um sistema mais elegante, que possa desempenhar as funes dos BIOS

BIOS
Existe ainda um projeto para substituir o BIOS da placa-me por uma verso compacta do Kernel do Linux, que executa as mesmas funes, mas de uma forma mais confivel e flexvel. http://www.linuxbios.org/.

BIOS X SO

Aps a inicializao, o BIOS carrega o sistema operacional Primeiro setor do disco rgido o "Master Boot Record" (MBR): gerenciador de boot O gerenciador de boot usado no Windows XP e no Vista chamado de NTLDR No Linux o mais usado o Grub.

MBR

No MBR mesmo vai apenas um bootstrap Instrui o BIOS a carregar o executvel do gerenciador de boot O MBR ocupa um nico setor do HD (apenas 512 bytes)

Acessando o SETUP

Pressionar a tecla "Del" durante o incio do boot Nos notebooks usada normalmente a tecla "F2" Existem casos onde a tecla de atalho "Esc", "F1", "F8", "F10", "Ins" ou combinaes de teclas, como "Ctrl+Esc", "Alt+Esc", "Ctrl+Alt+Esc", "Ctrl+Alt+Enter" ou "Ctrl+Alt+F2".

BIOS - Fabricantes

AMI (a mais usada atualmente) Award Phoenix (usada predominantemente em notebooks)

SETUP Viso mais comum

SETUP - Interface baseada em abas

SETUP Dicas teis


F10 para salvar e sair ESC para sair sem salvar As configuraes do Setup so salvas no CMOS Permite que as configuraes sejam apagadas ao mudar a opo do jumper ou ao retirar a bateria Permite "destravar" a placa

SETUP - Sees

A seo mais bsica: "Main" ou "Standard CMOS Setup" Permitem ajustar o relgio do sistema e conferir a deteco dos HDs. sempre importante acertar o relgio ao montar o micro, antes de instalar o sistema operacional.

SETUP - Sees

Possui a opo "Legacy Diskette A" Indica se um drive de disquetes est instalado. "1.44M, 3.5 in.", caso um drive esteja instalado, ou "Disabled", se no tiver nenhum. Poucos ainda utilizam drives de disquetes Ainda so necessrios em muitos casos para carregar drivers da porta SATA ou RAID ao instalar o Windows XP. No Vista, os drivers podem ser carregados tambm a partir de um CD-ROM ou pendrive.

SETUP - Sees

SETUP - Sees

Antigamente, a deteco dos HDs era feita atravs da opo "IDE HDD Auto Detection" presente no menu principal do Setup, mas em placas atuais a deteco dos HDs feita automaticamente durante o POST e os HDs presentes aparecem dentro da seo Main

SETUP - Sees

Acessando o submenu referente a cada um dos discos instalados, encontra-se algumas opes adicionais, como:

Ajustar os modos de transferncia (PIO Mode e DMA Mode) Desativar o uso do SMART, LBA e transferncias de 32 bits.

Estas opes podem ser teis para soluo de problemas em algumas situaes, mas em 99.9% dos casos voc simplesmente mantm o SMART e o "32bit Data Transfer" ativados e as demais opes em "Auto".

SETUP - Sees

O BIOS detecta estas configuraes automaticamente a partir de informaes transmitidas pela controladora do HD ou drive ptico, por isso existe pouca margem para erros de deteco

SETUP - Sees

SETUP - Sees

O modelo e os recursos suportados pelo HD so exibidos na parte superior da tela uma forma rpida de identificar o HD instalado, sem precisar primeiro instalar o sistema e rodar algum programa de diagnstico.

SETUP - Sees

Uma observao importante sobre as portas SATA e IDE da placa-me que elas podem ser desativadas, ou configuradas para operar em modo RAID. Por padro, as portas ficam ativadas e configuradas para operar em modo normal Se voc pegar uma placa-me usada, onde os HDs misteriosamente no so detectados pela placa, verifique antes de mais nada se elas no esto desativadas. Se mesmo assim o HD no for detectado, experimente instal-lo em outra porta.

SETUP - Sees

Como cada porta IDE ou SATA controlada por um circuito separado dentro do chipset, muito comum que uma das portas da placa se queime por motivos diversos, mas as demais continuem funcionando. As opes para desativar as interfaces SATA e IDE esto geralmente dentro da seo "Advanced", "Features Setup", "IDE Function Setup", "Integrated Peripherals" ou "Onboard Devices Configuration" do Setup

SETUP - Sees

Nas opes: "Onboard IDE", "Onboard PCI IDE Controller", "IDE Controller", "Onboard SATA-IDE", "Onboard SATA Controller" ou "Serial ATA Controller", devem ser configuradas com o valor "Enabled" ou "Both" (que indica que ambas as portas IDE devem permanecer ativadas)

SETUP - Sees

SETUP - Sees

BOOT Uma das configuraes mais bsicas do Setup a ordem de boot. Apesar do mais comum ser dar boot a partir do CD-ROM para instalar o sistema e a partir da dar boot a partir do HD, existe tambm a possibilidade de dar boot a partir de:

Pendrives HDs externos e outras unidades de armazenamento removvel Dar boot atravs da rede.

SETUP - Sees

Na maioria das placas, as opes esto concentradas dentro da seo "Boot", mas em muitas voc pode usar as opes "1st Boot Device", "2nd Boot Device", etc. dentro da seo "Advanced Setup".

SETUP - Sees

SETUP - Sees

Muitos BIOS antigos tinham problemas com a ordem de boot. Eles simplesmente travavam caso no encontrassem um sistema de inicializao no primeiro dispositivo, sem tentar os demais. Os atuais so bem mais espertos e realmente procuram por setores de inicializao vlidos, pulando os dispositivos que no esto presentes, ou que no contm sistema operacional.

SETUP - Sees

Isso permite que voc deixe o CD-ROM continuamente como dispositivo primrio de boot, por exemplo. Dessa forma, quando voc deixar uma distribuio Linux live-CD no drive, o micro inicia o boot atravs dele, quando no estiver disponvel, realizado um boot normal atravs do HD.

SETUP - Sees

Em casos onde voc tenha mais de um HD instalado, voc pode definir uma ordem "interna" de inicializao entre os HDs disponveis.

SETUP - Sees

SETUP - Sees

Dependendo da placa e tambm do BIOS usado, os pendrives podem ser detectados como HDs, ou como discos removveis, mas na prtica isso no faz muita diferena. Outra possibilidade, muito utilizada, o boot via rede. Dois sistemas de boot remoto muito utilizados so o LTSP (com um servidor Linux) e o Citrix MetaFrame, onde utilizado um servidor Windows.

SETUP - Sees

Algumas opes tambm relacionadas ao processo de boot so:

Quick Boot:

Esta opo (caso ativada) faz com que o BIOS deixe de executar parte do conjunto de testes do POST, sobretudo as checagens relacionadas memria, reduzindo o tempo de boot Muitas placas exigem um splash grfico no incio do boot no lugar das mensagens de texto tradicionais Esta opo, encontrada em muitas placas antigas, permite definir a ordem de boot em casos onde uma controladora SCSI est instalada

Full Screen Logo:

HDD Sequence SCSI/IDE First:

SETUP - Sees

Overclock As opes relacionadas freqncia de operao e tenso do processador e memria so tradicionalmente agrupadas dentro da seo "CPU PnP Setup CPU Clock (ou CPU Frequency)

Esta a opo mais bsica ao fazer overclock, onde voc ajusta a freqncia do FSB. Em praticamente todos os processadores atuais, o multiplicador do processador travado, de forma que a nica forma de fazer overclock aumentar a freqncia do FSB.

SETUP - Sees

SETUP - Sees

Memria Todos os mdulos de memria atuais, sem exceo, possuem o chip ESPD, que armazena as configuraes indicadas pelo fabricante, incluindo a freqncia do mdulo e os tempos de acesso

SETUP - Sees

SETUP - Sees

Componentes integrados Com exceo do processador e da memria, as placas tudo-onboard atuais so praticamente PCs completos. Em alguns casos, at o processador vem pr-instalado ou soldado placa, de forma que voc s precisa instalar a placa dentro do gabinete, instalar o HD e espetar um pente de memria para ter um PC completo.

SETUP - Sees

"Onboard Device Configuration", "Features Setup" ou "Integrated Peripherals Algumas das opes podem estar espalhadas por outras sees, como a "PCI / Plug and Play Setup" ou "Advanced > Chipset"

SETUP - Sees

SETUP - Sees

Primary Graphics Adapter:

Permite especificar qual das placas instaladas assumir a funo de vdeo primrio. Normalmente voc pode escolher entre "PCI" e "PCI Express" ou "AGP". Permite ajustar a quantidade de memria RAM compartilhada com o vdeo onboard

Share Memory Size

Onboard LAN (Ethernet Device, Onboard Giga LAN, Onboard PCIEX GbE LAN, etc):

Permite desativar a placa de rede onboard

SETUP - Sees

Onboard LAN Boot ROM:

Permite desativar a ROM da placa de rede onboard

Audio Device (Audio Controller, AC97 Audio, HD Audio ou HD Audio Controller)

Desativar o som onboard, til ao instalar uma placa offboard

Game Port Address, Midi Port Address, Midi Port IRQ:

Permitem alterar os endereos de IRQ e I/O utilizados pela porta do joystick e Midi da placame

SETUP - Sees

Modem Device

Nas placas com modem onboard, esta opo permite desativ-lo Permite configurar o endereo da porta serial

Serial Port1 Address

SETUP - Sees

Onboard USB Function (USB Ports Enable)

Permite desativar as portas USB da placa-me

SETUP - Sees

Legacy USB Support (USB Function for DOS)

Esta opo ativa uma camada de compatibilidade, que permite o uso de mouses e teclados USB em programas MS-DOS O modo "HiSpeed" o padro de 480 megabits usado pelo USB 2.0, enquanto o "FullSpeed" o modo de 12 megabits, utilizado no padro original.

USB 2.0 Controller Mode

You might also like