You are on page 1of 23

INSPEO EM DUTOS

Elaborao: Raimundo Sampaio

FABRICAO DE DUTOS 1- FABRICAO DE DUTOS TERRESTRES No processo de instalao de dutos terrestres so vrias as etapas envolvidas, destacando-se as seguintes: Faixa de domnio Corresponde ao local de abertura da vala e implantao da tubulao. A abertura desta faixa deve levar em considerao o menor impacto possvel ao meio ambiente, devendo a diretriz da vala localizar-se em uma de suas laterais, de forma a possibilitar espaos para futuras instalaes. Normalmente a faixa apresenta uma largura de 20 m, podendo ser de 15 m em reas de reserva ambiental. Cursos dgua devem ser mantidos e canalizados, caso necessrio. Traado da diretriz da vala A diretriz definida pelo projeto deve ser marcada ao longo da faixa de domnio, que deve ser devidamente identificada. Abertura da vala A largura da vala deve ser compatvel com o dimetro do duto, de modo que o abaixamento no cause danos ao revestimento, sendo normalmente empregada uma folga de meio dimetro da tubulao. A profundidade da vala varia conforme a classe de locao e tipo de terreno, devendo a terra escavada ser lanada sempre de um mesmo lado, prximo vala, e do lado oposto de onde os tubos sero desfilados. importante salientar que, no fundo da vala, no pode haver material duro que cause danos ao revestimento das tubulaes (veja a Figura 1).

!"#$%&'('

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Transporte e distribuio dos tubos Durante o processo de montagem, os tubos so transportados, com material macio entre eles (sacos de areia ou palha de arroz) e distribudos ao longo da faixa de domnio, sendo movimentados com cintas prprias, de modo a no danificar o revestimento (veja a Figura 2). A distribuio dos tubos feita ao longo da vala, do lado oposto ao solo escavado, sendo os tubos apoiados sobre sacos de solo selecionado ou de palha de arroz (veja a Figura 3). Tubos e curvas concretadas devem ser identificados com a localizao dos pontos onde sero instalados.

Fig-1

Fig-2

Fig-3

Curvamento !"#$%&')'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

De forma a atender demanda da geografia do local onde ser instalada a tubulao, os tubos so curvados, em uma mquina prpria, denominada curvadeira (veja a Figura 4 e a Figura 5). Para tal deve-se inicialmente qualificar um procedimento de curvamento.

Fig-4

Fig-5

Concretagem de tubos e curvas Nos cruzamentos, travessias de rios, brejos e reas sujeitas a alagamento, os tubos e curvas so concretados de forma a dar-lhes maior proteo e peso (veja a Figura 6). A espessura do concreto calculada pelo pessoal de projeto em funo do dimetro do tubo, e normalmente varia entre 25 mm e 75 mm. Antes de ser concretado, o revestimento deve ser inspecionado e reparado, se for necessrio. !"#$%&'*'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-4 Montagem Montagem e soldagem de dutos so termos que se confundem, j que andam juntos, sendo a soldagem uma atividade posterior montagem. A montagem se caracteriza normalmente pelo acoplamento entre um tubo e uma coluna e a soldagem do primeiro passe, seja totalmente (no caso de acopladores internos), ou metade da junta (para o caso de acopladores externos) veja a Figura 7. Antes da montagem, necessrio re-inspecionar o estado dos bisis e da superfcie descoberta, de modo a se detectar e eliminar defeitos que possam existir.

Fig-7 Soldagem A soldagem das juntas segue um procedimento de soldagem previamente aprovado e realizada por soldadores qualificados (veja a Figura 8).

Inspeo das soldas Aps a soldagem, as juntas so inspecionadas quanto presena de descontinuidades, tendo com critrio de aprovao requisitos de normas definidos em projeto. !"#$%&'+'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-8 Revestimento de juntas de campo Todas as juntas de campo, depois de soldadas, inspecionadas e aprovadas, devem ser protegidas pelo revestimento com uma manta de polietileno. Inspeo do revestimento dos tubos Antes do abaixamento da coluna, o revestimento dos tubos e curvas no concretados deve ser totalmente inspecionado no campo. Os defeitos detectados devem ser reparados. Abaixamento da coluna A coluna, uma vez aprovada, deve ser abaixada vala o mais rapidamente possvel, de modo a se evitar novos danos no revestimento (veja a Figura 9). Antes do abaixamento, deve haver uma inspeo das condies laterais e de fundo da vala, que no deve conter pontas de pedra que possam danificar o revestimento. A coluna deve ficar totalmente acomodada no fundo da vala, e os espaos vazios devem ser preenchidos por solo selecionado ou areia. Cruzamentos e travessias Cruzamento corresponde a trechos em que os dutos cruzam rodovias, ferrovias ou outros trechos secos. Eventualmente, pode ser areo. Travessia refere-se ao cruzamento de trechos alagados, como rios, lagos, mangues e brejos (veja a Figura 10). Eventualmente pode ser area. Tieins Tie-ins so pontos de ligao entre dois conjuntos previamente lanados, podendo ser entre duas colunas ou entre uma coluna e um cruzamento ou travessia. A soldagem de tie-ins sempre executada dentro da vala e entre dois pontos fixos, sendo, por isso, uma soldagem de maior complicao devido restrio da junta.

!"#$%&','

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-9

!"#$%&'-'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-10 Outras etapas Proteo e restaurao da faixa Limpeza da linha e passagem de placa calibradora (pig) Teste hidrosttico Identificao de pontos na faixa Proteo catdica Reviso do projeto as built Condicionamento 2- FABRICAO DE DUTOS SUBMARINOS Os tubos empregados na fabricao de dutos submarinos so revestidos com polietileno ou polipropileno para isolar a gua do mar da superfcie da tubulao. Existem tambm dutos totalmente fabricados em polipropileno ou material similar.

Fig-11 Rede de dutos submarinos

O pr-aquecimento e a preparao das extremidades dos tubos para a soldagem ocorre no final dos racks de alimentao, adjacentes linha de produo. As !"#$%&'.'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

extremidades dos tubos so pr-aquecidas, se necessrio, ou ento removida a umidade da regio prxima solda (veja a Figura 12). O primeiro tubo rolado ao longo dos racks de alimentao at a linha de produo e movido at que sua extremidade coincida com a primeira estao de soldagem. O segundo tubo rolado at a linha de produo, sendo utilizado um dispositivo de alinhamento (acoplador interno ou externo) para ajustar a junta conforme os requisitos da EPS aplicvel.

Fig-12 Quando o passe de raiz e o passe quente forem depositados veja a Figura 13 , o duto ser puxado por um cabo acoplado extremidade do primeiro tubo, at que a solda se alinhe com a segunda estao de soldagem, onde se iniciam os passes de enchimento, ao mesmo tempo em que o terceiro tubo nos racks rolado para a linha de produo, recomeando a atividade de acoplamento.

Fig-13 Esse processo continua at que a primeira solda esteja na estao de acabamento, onde realizada a inspeo visual. Todas as estaes intermedirias de enchimento so monitoradas quanto conformidade com os requisitos da EPS aplicvel. O intervalo de tempo entre as atividades de puxar o duto controlado pelo tempo levado para completar o nmero requerido de passes de solda na primeira e na ltima estao de soldagem. O nmero de estaes intermedirias de enchimento determinado pelo nmero de passes de solda requeridos para aprontar a junta para o acabamento (veja a Figura 14). Aps a inspeo visual da junta soldada, o duto ser puxado at o bunker de radiografia (pode ser tambm por ultra-som), onde a solda radiografada e imediatamente avaliada em conformidade com os critrios de aceitao aplicveis. Eventualmente, podem ser realizados reparos nas estaes de soldagem. !"#$%&'/'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-14 O duto ento puxado para a estao de revestimento de juntas, onde so executados a preparao de superfcie e o revestimento das juntas. Qualquer solda assinalada como carente de reparo passa pelas estaes de revestimento sem sofrer qualquer atividade (veja a Figura 15). Para a realizao do revestimento das juntas, a superfcie no revestida do duto aquecida at 100 C utilizando um maarico a gs. A tinta de fundo misturada at se atingir uma consistncia suave, sendo aplicada numa camada fina e uniforme at a borda do revestimento de fbrica. As reas de sobreposio do revestimento de fbrica so ento aquecidas para remover a umidade. A junta envolvida com a manta termo-contrtil, garantindo um posicionamento no esquadro e eqidistante e uma folga suficiente na parte inferior para permitir correta contrao. A manta aquecida em toda a circunferncia para se contrair, comeando pelo centro e trabalhando primeiro uma extremidade e depois a outra. Um ou dois operadores so utilizados para esta atividade, dependendo do dimetro do tubo (veja a Fig-16)

Fig-15

!"#$%&'0'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-16 Quando o duto sai do galpo, acoplado um dispositivo que fica preso a um trator que o puxa medida que as soldas so executadas. O duto, nesta fase denominado stalk, rolado nos racks externos aps a ltima solda, assim permanecendo at a chegada do navio (veja a Figura 17).

Fig-17 Quando o stalk estiver completo e sobre os roletes, movimentado para seu local de estocagem nos racks de estocagem utilizando pelo menos dois guindastes (veja a Figura 18). Todos os reparos pendentes de soldagem e/ou de revestimento so encerrados nos racks de estocagem (veja a Figura 19).

!"#$%&'(1'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-18

Fig-19 Quando o navio atracar, o primeiro stalk a ser bobinado colocado nos roletes centrais do rack de estocagem e ento puxado ao longo da linha at a estao de tiein e em seguida at a popa do navio (veja a Figura 20). A partir da, o navio (veja a Figura 21 e a Figura 22) assume a operao de suspender o tubo pela rampa, indo at o carretel, onde o tubo acoplado por soldagem ou por cabo. O navio comea ento a bobinar o duto no carretel (veja a Figura 23, a Figura 24, a Figura 25 e a Figura 26), continuando at que a extremidade do stalk esteja localizada na estao do tie-in, quando interrompido o bobinamento. O segundo stalk a ser bobinado iado at os roletes centrais dos racks de estocagem e movido at que sua extremidade esteja na estao do tie-in. A junta acoplada e so executados a soldagem, os ensaios no destrutivos e o revestimento. O bobinamento recomea e continua conforme j descrito acima at que seja bobinado o nmero necessrio de stalks no navio. O navio ento zarpa da base para lanar o duto submarino no local designado. Durante o lanamento do duto no mar, o endireitador / posicionador fica na posio vertical (veja a Figura 27). Nas extremidades de cada duto so soldados flanges que, por sua vez, so acoplados ao PLET (pipeline end terminator) veja a Figura 28). !"#$%&'(('

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-20

Fig-21

!"#$%&'()'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-22

Fig-23

Fig-24

!"#$%&'(*'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-25

Fig-26

Fig-27

!"#$%&'(+'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Fig-28 3- INSPEO DE DUTOS J MONTADOS Terminologia 1 Classe de Locao a relao entre a quantidade de construo para ocupao humana numa rea da unidade de locao de classe. 2 Faixa de Domnio A rea de terreno de largura definida no projeto, ao longo da diretriz, destinada construo, montagem, operao e manuteno de dutos. 3 Placa Calibradora Disco constitudo de chapa deformvel, instalado junto a um copo do pig, empregado para verificar se a tubulao possui dimetro no mnimo igual ao do disco. 4 Pig Instrumentado de Corroso (Pig de Corroso) Equipamento com instrumentos, para passagem interna ao duto, com finalidade de adquirir informaes sobre a variao da espessura da parede da tubulao ou outras descontinuidades. 5 Pig Instrumentado Geomtrico (Pig Geomtrico) Equipamento com instrumentos, para passagem interna ao duto, com finalidade de adquirir informaes sobre a variao do dimetro da tubulao, raios de curvatura ou outros acidentes mecnicos. 6 Pig Instrumentado Trmico (Pig Trmico) Equipamento com instrumentos, para passagem interna ao duto, com finalidade de adquirir informaes sobre a variao de temperatura do fluido, correlacionando o gradiente de perda trmica com a eficincia do isolamento trmico. 7 Mtodo de Pearson Tcnica de inspeo de falha de revestimento aplicada em dutos enterrados, realizada sobre a faixa do duto. !"#$%&'(,'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

8 Mtodo Passo a Passo Tcnica de inspeo da proteo anticorrosiva de dutos (revestimento e proteo catdica) aplicada em dutos enterrados e realizada sobre a faixa do duto. 2 CONDIES ESPECFICAS 2.1 Inspeo da Faixa de Domnio 2.1.1 Deve-se observar nesta inspeo, ao longo de toda a extenso da faixa, a existncia de irregularidades que possam ocasionar esforos mecnicos anormais nas tubulaes ou colocar em risco as instalaes existentes, tais como: eroso, movimentao de terra, desmoronamento, trfego de veculos e/ou equipamentos pesados sobre a faixa, crescimento de vegetao, deficincia do sistema de drenagem da faixa, queimadas, invaso da faixa por terceiros, realizao de obras nas proximidades ou que interfiram com a faixa (construes e detonaes), deficincia na sua demarcao e sinalizao de advertncia, afloramento do duto, travessia de cursos dgua com o duto aparente, submetido correnteza das guas ou com processos erosivos que possam gerar risco ao duto. Nota: Devem ser verificadas as condies de trfego das estradas de acesso. 2.1.2 A inspeo deve abranger toda a extenso da faixa e pode ser realizada, a critrio do rgo, por uma ou mais das seguintes maneiras: a) a p, por equipes destinadas a essa finalidade; b) com a utilizao de viaturas, em pontos acessveis; c) por helicpteros, seguida, se necessrio, de uma inspeo local, onde forem detectados problemas.

Inspeo de faixa de domnio por helicptero 2.1.3 A execuo de obras por terceiros, que interfiram com a faixa, deve ser acompanhada, em todas as suas fases, pela fiscalizao. 2.1.4 Periodicidade mnima das inspees das faixas de domnio: a) Classe de locao 1 - 2 (duas) vezes por ano; b) Classe de locao 2 - 2 (duas) vezes por ano; c) Classe de locao 3 - 4 (quatro) vezes por ano; !"#$%&'(-'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

d) Classe de locao 4 - 6 (seis) vezes por ano. 2.1.5 As periodicidades acima devem ser adequadas a cada caso, em funo das caractersticas especficas de cada duto e das condies locais da regio (topografia, precipitao pluviomtrica), podendo haver um nmero maior de inspees, mas nunca um nmero menor do que o indicado. 2.1.6 As Faixas de Domnio nos trechos de classe de locao 1 e 2, quando em travessias ou paralelos a rios, devem ter sua periodicidade igual da classe de locao 3. Nota: O paralelismo considerado no item 5.1.6, refere-se a uma faixa de 200 metros para cada lado do duto. 2.1.7 No caso de mananciais para o abastecimento de cidades, independentes da classe de locao, a periodicidade deve ser idntica da classe de locao 4. 2.1.8 Os trechos dos dutos nos pontos de cruzamentos das Faixas de Domnio com ferrovias e rodovias pavimentadas, enquadrados nas classes de locao 1 e 2, devem ter sua periodicidade de inspeo igual da classe de locao 3.

2.2 Inspeo da Tubulao A Inspeo da Tubulao tem a finalidade de determinar as condies do duto quanto corroso interna, externa, danos mecnicos e estado do revestimento, consistindo na aplicao dos seguintes mtodos. A Tubulao deve ser avaliada por uma ou mais das tcnicas relacionadas a seguir, visando detectar falhas para garantir sua integridade de parede quanto aos processos corrosivos internos e danos externos. Caso contrrio, deve ser utilizado o teste hidrosttico. 2.2.1 Inspeo Visual 2.2.1.1 A inspeo visual deve avaliar as condies fsicas e de conservao das tubulaes; suportes e acessrios, quanto a corroso externa, danos mecnicos, vazamentos, pintura e revestimento. A periodicidade da inspeo visual fica a critrio do rgo operacional. 2.2.1.2 A inspeo visual onde o duto aflora deve ser realizada com intervalo entre duas inspees consecutivas no maior que 12 meses. 2.2.1.2 Inspeo dos Trechos Enterrados Para inspeo dos trechos enterrados devero ser executadas escavaes em regies predeterminadas para acesso ao duto e/ou atravs de Pig. Tcnicas especiais podero ser aplicadas em substituio s anteriormente mencionadas.

!"#$%&'(.'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

O PH da rea o responsvel pela definio da quantidade e a localizao dos pontos para inspeo, o mesmo dever seguir as orientaes abaixo para localizao das regies para escavaes: Trecho com histrico de processo corrosivo externo; Trecho com algum tipo de anormalidade nas medies do sistema de proteo catdica; Trecho com contaminao do solo; Trecho de escavao com reparo anterior; Trecho com possibilidade de existncia de corrente de interferncia; Trecho onde foram executados servios sobre a faixa de domnio; Trecho com possibilidade de falhas no revestimento; Trecho que no seja encamisado ou jaquetado.

Nos trechos enterrados deve-se, sempre que possvel, aproveitar outras escavaes para execuo da inspeo, de modo a evitar reparos excessivos no revestimento. Croquis mostrando o perfil da escavao

!"#$%&'(/'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

2.2.3. Medio de Espessura 2.2.3.1 A medio de espessura deve ser feita por ultra-som, para avaliar as condies fsicas da parede da tubulao, quanto a corroso interna, externa, ou outras descontinuidades. 2.2.3.2 A medio de espessura deve ser realizada nas seguintes condies: a) evidncia de perda de espessura; b) complemento a uma das tcnicas de inspeo (pig instrumentado; provadores de corroso; Passo a Passo e Pearson). 2.2.4 Inspeo de Revestimento 2.2.4.1 A inspeo do revestimento consiste na sua avaliao eltrica total ou parcial, atravs do mtodo de Pearson, Passo a Passo ou outro assemelhado. Considerar a viabilidade da utilizao de Pig Instrumentado Trmico para dutos de produtos aquecidos. 2.2.4.2 A inspeo do revestimento deve ser executada em trechos de dutos que apresentem pelo menos uma das condies abaixo: a) trechos com histrico de processo corrosivo externo; b) trechos onde o sistema de proteo catdica atingiu seu limite; c) trechos com indcios de falhas no revestimento.

!"#$%&'(0'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

Mtodo passo a passo

Este um mtodo de inspeo e localizao de falhas do revestimento de dutos enterrados. Inicialmente, aplica-se um sinal de corrente AC no duto enterrado e, na seqncia, dois operadores acompanham este sinal analgico sobre a tubulao. Onde houver gradientes eltricos sobre o solo (sada ou entrada de corrente no duto), este o indicativo de no-conformidade do revestimento (falha). O defeito estar no ponto de nulo, ou seja, onde os gradientes zeram. 2.2.5 Pig Instrumentado

!"#$%&')1'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

2.2.5.1 A inspeo do duto com pig instrumentado consiste na avaliao das condies fsicas da parede da tubulao, quanto a corroso interna, externa, danos mecnicos e outras descontinuidades. 2.2.5.2 A inspeo com pig instrumentado recomendada para dutos que apresentem uma ou mais das condies abaixo: a) duto com histrico de danos mecnicos ou processos corrosivos externo ou interno; b) duto com trechos sujeitos a correntes de interferncia; c) duto com grande importncia operacional; d) duto com presso de operao prxima da PMAO e com mais de 5 anos de operao; e) dutos que transportem produtos corrosivos; f) dutos com alto risco ao meio ambiente ou situado em reas densamente povoadas. 2.2.5.3 Recomenda-se que a inspeo com pig instrumentado de corroso seja realizada em intervalos de 5 a 10 anos, levando-se em conta na priorizao as condies do duto do item 2.2.5.2. 2.2.5. A inspeo com pig instrumentado requer a habilitao prvia do duto atravs da utilizao de pigs de limpeza e placa calibradora, de acordo com normas e procedimentos aplicveis. O pig geomtrico tambm pode ser utilizado como instrumento de habilitao do duto em substituio placa calibradora, desde que a inspeo com o pig geomtrico seja realizada imediatamente antes da inspeo com o pig instrumentado.

2.2.6 Provador de Corroso 2.2.6.1 O provador de corroso deve ser utilizado em dutos que transportem petrleo, gs natural e derivados corrosivos ou aditivados com inibidor de corroso. Nota: O tipo de provador (perda de massa, resistncia eltrica ou outros), quantidade, pontos de instalao e periodicidade de medio e/ou substituio deve ser definido por critrios tcnicos, analisado caso a caso. 2.2.7 Inspeo do Sistema de Proteo Catdica 2.2.7.1 A Inspeo do Sistema de Proteo Catdica consiste em avaliar os nveis de proteo a que a tubulao est submetida. Especial ateno deve ser dada s condies de conservao e funcionamento dos retificadores e equipamentos de !"#$%&')('

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

drenagem eltrica. reas sujeitas a oscilaes, devido a correntes de interferncias, devem ser pesquisadas e delimitadas, efetuando-se nestes casos, registros contnuos dos potenciais tubo/solo, tubo/trilho e da corrente drenada. Potenciais (tubo/solo) instantneos devem ser medidos em todos os pontos de teste, nos lanadores e recebedores de pigs e em vlvulas de bloqueio, utilizando o eletrodo de referncia de cobre/sulfato de cobre. 2.2.7.2 Na inspeo dos retificadores e equipamentos de drenagem eltrica, deve-se atentar para aferio dos instrumentos de medio, inclusive o contador de horas. Nas medidas de potenciais contnuos ou instantneos, cuidados devem ser tomados quanto aferio dos instrumentos e do eletrodo de referncia. A posio do eletrodo no circuito de medio deve ser a mais prxima possvel do duto. 2.2.7.3 recomendado o emprgo de superviso por telemetria nos retificadores e equipamentos de drenagens eltrica, principalmente nos localizados em pontos crticos do sistema de proteo catdica. 2.2.7.4 Periodicidade: a) Anual - Inspeo geral no sistema de proteo catdica, constando de verificao das condies fsicas e operacionais das estaes retificadoras e equipamentos de drenagem eltrica e galvnica, estrutura dos pontos de teste e caixas de interligao, avaliao e registro dos parmetros eltricos dos equipamentos em formulrios prprios, registro contnuo dos potenciais nos pontos sujeitos a oscilaes com pesquisa das possveis fontes interferentes, medio de potenciais tubo/solo, nos equipamentos, pontos de testes, lanadores e recebedores de pigs, vlvulas de bloqueio, tubos-camisas e verificao da eficincia das juntas de isolamento; b) Semestral - Inspeo parcial no sistema de proteo catdica constando da verificao das condies fsicas e operacionais dos retificadores, equipamentos de drenagem eltrica e galvnica com avaliao e registro dos parmetros eltricos dos equipamentos em formulrios prprios; c) Trimestral - Realizao de registro contnuo de potencial tubo/solo, por faixa de dutos, em pontos de interferncia, com base de escolha na ltima inspeo geral do sistema. O tempo mnimo de registro deve ser de 1 hora, podendo ser estendido a critrio do rgo de Inspeo. Nos pontos supervisionados por telemetria fica dispensada a periodicidade trimestral; d) Semanal - Acompanhamento operacional com visita aos retificadores e equipamentos de drenagem eltrica, para efetuar a leitura de: hormetro, tenses de alimentao, tenses de sada, corrente drenada, condio dos varistores (pra-raios), dispositivos de proteo. Estes servios devem contemplar tambm pequenas intervenes preventivas e/ou corretivas nos equipamentos por profissional habilitado. Nos equipamentos supervisionados por telemetria, fica dispensada a periodicidade semanal. 2.2.8 Inspeo de Vlvulas de Bloqueio 2.2.8.1 A Inspeo de Vlvulas de Bloqueio consiste na inspeo visual para avaliar as condies fsicas e operacionais das vlvulas de bloqueio e acessrios, quanto a vazamentos, pintura, revestimento, acesso e limpeza da caixa de vlvulas. !"#$%&'))'

INSPEO EM DUTOS
Elaborao: Raimundo Sampaio

2.2.8.2 A inspeo deve ser realizada com periodicidade mxima anual. Nota: Estes critrios no so aplicveis para vlvulas fabricadas para instalao enterrada.

BIBLIOGRAFIA Procedimento de Inspeo de Dutovia _ Braskem Norma Petrobrs N464 (Construo, montagem e condicionamento de duto terrestre) Norma Petrobrs N-2098 (Inspeo de duto terrestre em operao) Apostila da ESAB

!"#$%&')*'

You might also like