You are on page 1of 9

Treino de Exames Fsica e Qumica A Semana 24-01-2014

Exame 2012 1 Fase GRUPO IV Com o objetivo de determinar a capacidade trmica mssica do cobre e do alumnio, um grupo de alunos utilizou sucessivamente blocos calorimtricos desses metais, numa montagem semelhante representada na Figura 2. Os alunos comearam por introduzir um sensor de temperatura, ligado a um sistema de aquisio de dados, num dos orifcios de um desses blocos calorimtricos e uma resistncia de aquecimento no outro orifcio. Tiveram, ainda, o cuidado de proceder de modo a otimizar o contacto trmico do bloco, quer com o sensor, quer com a resistncia, e a minimizar a taxa de dissipao de energia do bloco. Seguidamente, os alunos montaram um circuito eltrico, ligando a resistncia de aquecimento a uma fonte de alimentao, a um voltmetro, a um ampermetro e a um interruptor.

1. Qual dos esquemas seguintes pode representar o circuito eltrico montado pelos alunos?

2. Os alunos ligaram o interruptor do circuito eltrico e iniciaram, simultaneamente, o registo da temperatura do bloco de cobre em funo do tempo.

2.1. Identifique uma das grandezas que os alunos tiveram de medir para calcularem a potncia dissipada pela resistncia de aquecimento. 2.2. A potncia dissipada pela resistncia de aquecimento na experincia realizada foi 1,58W. A Figura 3 apresenta o grfico da temperatura do bloco de cobre, de massa 1,00 kg, em funo do tempo.

Determine, a partir dos resultados da experincia, o valor da capacidade trmica mssica do cobre. Apresente todas as etapas de resoluo. 3. Seguidamente, os alunos repetiram a experincia, nas mesmas condies, substituindo apenas o bloco de cobre por outro de alumnio, aproximadamente com a mesma massa. A Figura 4 apresenta o esboo dos grficos da temperatura de cada um dos blocos, em funo do tempo. Conclua, justificando, qual dos dois metais, cobre ou alumnio, ter maior capacidade trmica mssica.

Resoluo 1. (B) O voltmetro deve ser ligado aos terminais da resistncia (ligao em paralelo) e o ampermetro deve ser ligado em srie com a resistncia. 2. 2.1. A diferena de potencial (OU a tenso) OU a intensidade da corrente eltrica. 2.2. Obteno da relao entre a capacidade trmica mssica do cobre e a energia eltrica fornecida:

Escolhendo para determinar a energia fornecida o intervalo de tempo de 30 s a 150 s obtm-se uma variao de temperatura

Energia fornecida naquele intervalo de tempo:

3. A capacidade trmica mssica de uma substncia , para a mesma energia e massa, inversamente proporcional variao de temperatura ocorrida. Num mesmo intervalo de tempo fornecida a mesma energia aos blocos de cobre e ao alumnio. Ora, para um determinado intervalo de tempo, ou seja para a mesma energia, a variao de temperatura do alumnio menor. Logo o alumnio tem maior capacidade trmica mssica.

Exame 2009 2 Fase

3. A placa de cobre, macia e homognea, de espessura l, representada na figura 3, permite a dissipao de energia de uma fonte quente (placa metlica X), mantida a uma temperatura constante, X, para uma fonte fria (placa metlica Y), mantida a uma temperatura constante, Y.

3.1. Identifique o mecanismo de transferncia de energia como calor entre as placas X e Y, atravs da placa de cobre.

3.2. Identifique a propriedade fsica que permite distinguir bons e maus condutores de calor.

3.3. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Se a placa de cobre for substituda por outra, idntica, mas com metade da espessura, a energia transferida por unidade de tempo, entre as placas X e Y, (A) reduz-se a 1/2. (B) quadruplica. (C) duplica. (D) reduz-se a 1/4.

3.4. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A placa X encontra-se a uma temperatura _____ temperatura da placa Y, sendo o comprimento de onda da radiao mais intensa emitida pela placa X _____ do que o comprimento de onda da radiao mais intensa emitida pela placa Y. (A) superior maior (B) inferior menor (C) superior menor (D) inferior maior

Resoluo 3.1 Conduo. 3.2 Condutividade trmica do condutor. 3.3 (C) 3.4 (C) A energia transferida por conduo do corpo a temperatura mais elevada para o corpo a temperatura mais baixa. Pela lei de Wien, o comprimento de onda mximo (da radiao mais intensa) inversamente proporcional temperatura absoluta do corpo.

Exame 2007 1 Fase

3. Numa instalao solar de aquecimento de gua, a energia da radiao solar absorvida na superfcie das placas do colector transferida sob a forma de calor, por meio de um fluido circulante, para a gua contida num depsito, como se representa na figura 2. A variao da temperatura da gua no depsito resultar do balano entre a energia absorvida e as perdas trmicas que ocorrerem.

3.1. Numa instalao solar de aquecimento de gua para consumo domstico, os colectores solares ocupam uma rea total de 4,0 m2. Em condies atmosfricas adequadas, a radiao solar absorvida por estes colectores , em mdia, 800 W / m2. Considere um depsito, devidamente isolado, que contm 150 kg de gua. Verifica-se que, ao fim de 12 horas, durante as quais no se retirou gua para consumo, a temperatura da gua do depsito aumentou 30 C. Calcule o rendimento associado a este sistema solar trmico. Apresente todas as etapas de resoluo. c (capacidade trmica mssica da gua) = 4,185 kJ kg1 C1

3.2. Numa instalao solar trmica, as perdas de energia podero ocorrer de trs modos: conduo, conveco e radiao. Explique em que consiste o mecanismo de perda de energia trmica por conduo.

Resoluo 3.1. A = 4,0 m2 m(H2O) = 150 kg T = 30 C c (H2O) = 4,185 kJ kg1 C1 = 4,185 x 103 J kg1 C1

A energia para o aquecimento da gua a energia absorvida pelos colectores solares durante 12 horas: A energia utilizada para obter uma variao de temperatura da gua igual a 30 C, a energia transferida como calor para a gua: O rendimento do sistema solar trmico ser:

3.2. No processo de conduo a transferncia de energia ocorre atravs de colises entre partculas, sem que haja qualquer transporte de matria.

Teste Intermdio 16-01-2008

5. As ondas electromagnticas so um dos veculos de transferncia de energia. Para comparar o poder de absoro da radiao electromagntica de duas superfcies, utilizaram-se duas latas de alumnio, cilndricas, pintadas com tinta baa, uma de preto e a outra de branco. Colocou-se uma das latas a uma certa distncia de uma lmpada de 100 W, como apresenta a figura 5, e registou-se, regularmente, a temperatura no interior dessa lata, repetindo-se o mesmo procedimento para a outra lata.

O grfico da figura 6 traduz a evoluo da temperatura de cada uma das latas, em equilbrio com o seu interior

5.1. Admita que, nas medies de temperatura efectuadas, se utilizou um termmetro digital. O menor intervalo de temperatura que mede uma dcima de grau. Atendendo incerteza associada medio, seleccione a opo que completa correctamente a frase seguinte. O valor da temperatura das latas, no instante zero, deve ser apresentado na forma... (A) 0 = (15,0 0,1) C. (B) 0 = (15,00 0,05) C. (C) 0 = (15,00 0,10) C. (D) .0 = (15,0 0,5) C. 5.2. Seleccione a curva da figura 6 que traduz a evoluo da temperatura da lata pintada de branco.

5.3. Seleccione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. A temperatura de qualquer das latas aumenta inicialmente, porque parte da radiao __(a)__ pela sua superfcie e fica estvel a partir de um determinado instante porque __(b)__ . (A) ... reflectida ... deixa de haver trocas de energia. (B) ... reflectida ... as taxas de emisso e absoro de energia se tornam iguais. (C) ... absorvida ... deixa de haver trocas de energia. (D) ... absorvida ... as taxas de emisso e absoro de energia se tornam iguais.

Resoluo 5.1. (A) 5.2. Curva B 5.3. (D)

You might also like