You are on page 1of 5

Assuntos Tratados: 1 Horrio Princpios de direito administrativo: conceito, princpios expressos no art.

37 da CRFB/88 (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia) e demais princpios expressos e tcitos 2 Horrio Princpios de direito administrativo: demais princpios expressos e tcitos (continuao e concluso) 1 HORRIO Noes Introdutrias do Direito Administrativo: Princpios do Direito Administrativo: Conceito: So ideias fundamentais que orientam a aplicao do Direito Administrativo no mbito dos trs poderes do Estado. No h conduta da Administrao Pblica que no seja conduzida por tais ideias. No entanto, a atividade legislativa igualmente deve respeitar tais ideias fundamentais. Importante ressaltar que inexiste uniformidade de sistematizao da matria na doutrina, de modo que cada autor possui o seu rol e a sua classificao. Princpios Expressos no Art. 37, Caput da CRFB/88: A Constituio de 1988 foi a primeira Constituio brasileira que consagrou um captulo especfico para a Administrao Pblica, que se inicia com o artigo 37. Isto significa que fora realizada uma distino entre o Poder Executivo e a Administrao Pblica em nvel constitucional. O STF, ao editar a Smula de Efeitos Vinculantes n.13, afirmou que estes princpios so autoaplicveis, independendo de lei para que seja realizada a sua aplicao em casos concretos. Legalidade: Este princpio surge com o advento do Estado de Direito, ou seja, com a submisso do Estado ao ordenamento jurdico. O princpio da Legalidade se divide em legalidade constitucional e em legalidade administrativa, previstas nos artigos 5 e 37, respectivamente. A primeira forma de legalidade consiste na permisso ao indivduo de realizar tudo aquilo que for expressamente vedado, sendo destinada ao particular. Por sua vez, a segunda forma vincula unicamente a Administrao Pblica, de modo que somente lhe permitido fazer o que a Lei expressamente permite. Disto decorre que na Legalidade Administrativa inexiste vontade, existe unicamente funo administrativa, ou seja, apenas o cumprimento da Lei. A legalidade administrativa possui uma duplicidade de sentidos, um amplo e outro restrito. Em sentido amplo, a Administrao Pblica deve obedecer a Lei e ao Direito, ou seja, respeitar tambm todos os princpios existentes no ordenamento jurdico. Por sua vez, o sentido estrito determina o respeito Lei em sentido estrito.

Celso Antnio Bandeira de Mello afirma que existem trs situaes especiais nas quais o princpio da legalidade possui alterao em sua conformao comum, quais sejam: durante o estado de defesa, durante o estado de stio e com a edio de medida provisria. Impessoalidade: Impe Administrao uma atuao objetiva, de forma a impedir tratamentos diferenciados. Trata-se de um desdobramento do Princpio da Isonomia. Para Hely Lopes Meirelles, o princpio da impessoalidade a mesma coisa que o princpio da finalidade. Celso Antnio Bandeira de Mello entende que a finalidade inerente legalidade. O art. 37, 1 da CRFB/88 a materializao do princpio da impessoalidade, impedindo a vinculao dos feitos da Administrao Pblica aos agentes que possibilitaram a sua realizao. Esta lgica a mesma presente no Art. 37, 6, qual seja, a que regula a responsabilidade da Administrao Pblica, uma vez que o ato praticado no exerccio de uma atividade pblica que gere danos a terceiros importa na imputao da responsabilidade civil ao Estado, e no ao agente, que poder ressarcir o Estado se agiu com dolo ou culpa. Moralidade: A Administrao Pblica deve atuar dentro de padres de tica e boa-f. A Lei 8.429/92 tipifica diversas condutas como Atos de Improbidade Administrativa. No entanto, embora moralidade e probidade sejam expresses sinnimas, para esta Lei, um ato pode ser imoral, mas no necessariamente ser um ato de improbidade administrativa, conforme j afirmou o STJ. Para esta Lei, so Atos de Improbidade Administrativa os atos que importam enriquecimento ilcito, os atos que causem dano ao errio e os que atentam contra os princpios da Administrao Pblica, mas no apenas ao princpio da moralidade administrativa. A moralidade administrativa integra o patrimnio pblico, embora no tenha contedo econmico, de modo que o patrimnio pblico engloba tanto o patrimnio com contedo econmico quanto o patrimnio sem valor econmico mensurvel. Publicidade: A Administrao Pblica deve divulgar amplamente seus atos em virtude da relao de administrao para possibilitar o controle dos seus atos pelos administrados. Sua grande finalidade efetivar a transparncia dos atos da Administrao Pblica, bem como conferir eficcia aos atos administrativos (vide art. 61, Lei 8.666/93). Esta ltima finalidade deve ser obtida por meio da publicao oficial. Importante ressaltar que em determinados casos no obrigatria a publicidade dos atos administrativos, de modo que existindo risco s atividades estatais e para preservar outros interesses pblicos, na forma da lei, a publicidade restringida. Eficincia: Fora includo na CRFB/88 com a Emenda Constitucional 19/98. Celso Antnio Bandeira de Mello denomina o princpio da eficincia princpio da boa administrao, presente no Direito Italiano.

Importante ressaltar que o princpio da eficincia deve orientar a atividade da Administrao Extroversa e a Administrao Introversa. As expresses Administrao Pblica Extroversa e a Administrao Pblica Introversa foram termos criados pela doutrina para denominar as atividades desempenhadas que visam a finalidade especfica da Administrao Pblica e as atividades meio para obter tais finalidades pblicas. Este princpio fora inserido no rol da cabea do artigo 37 da CRFB/88 em razo da verificao da falncia do sistema burocrtico que vigia na Administrao Pblica at meados dos anos 1990. Passou-se ento a defender uma administrao gerencial, buscando a obteno de resultados mais cleres nas atividades administrativas. O anseio de mudanas na Administrao Pblica fora refletido no texto da Emenda Constitucional n.19/98 que convergia para a ideia de eficincia. No entanto, Celso Antnio Bandeira de Mello entende ser a eficincia um princpio importante, mas que deve coexistir com os demais princpios, sem ofuscar os demais, sob pena de ilegitimidade do ato. Demais Princpios: Este rol compreende a todos os princpios previstos expressamente ou no em Lei. Princpio da Supremacia do Interesse Pblico Sobre o Interesse Particular Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico: traduz-se em restries impostas atuao da Administrao Pblica visando proteger o interesse dos administrados contra atuaes indevidas do administrador Princpio da Autotutela: A Administrao pode rever seus prprios atos, para revogar os atos legais que se tornaram inconvenientes ou anular os atos eivados de ilegalidade, conforme apontam as Smulas 473 e 346 do STF. Princpio da Tutela: o controle da Administrao Direta sobre a Administrao Indireta. Tratase de princpio expresso no Dec. Lei 200/67, art. 6. Importante ressaltar que inexiste relao hierrquica entre o ente poltico e a Administrao Indireta. Princpio da Especialidade: A razo que justificou a criao da pessoa da Administrao Indireta vincula a sua atuao. Trata-se da capacidade administrativa especfica, prpria da descentralizao por servios. Princpio da Presuno de Legitimidade e Veracidade dos Atos Administrativos: Consiste na f pblica existente nos atos administrativos, sendo uma presuno relativa. Maria Sylvia Zanella Di Pietro entende que se trata unicamente da presuno de veracidade dos atos administrativos, uma vez que o que provado o fato, e no o Direito. Finalidade: Vide princpio da Impessoalidade. Importante notar que princpio expresso no artigo 2 da Lei 9.784/99 Lei do Processo Administrativo Federal.

Motivao: Outro princpio expresso no artigo 2 da Lei 9.784/99, consistente na obrigatoriedade da apresentao da justificativa dos atos administrativos. Isto , deve indicar os pressupostos de fato e de Direito que determinaram a prtica do ato. A doutrina entende tratar-se de um dever de uma Administrao Pblica democrtica, devendo a motivao ser prvia ou concomitante ao ato administrativo, jamais posterior, para evitar justificativas falsas criadas unicamente para referendar atos pessoais. Vide art. 50 da Lei 9.784/99. 2 HORRIO Controle Judicial: Decorrncia do Sistema Ingls adotado no Brasil e consagrado no art. 5, XXXV da CRFB/88. Responsabilidade Civil do Estado: A prtica de atos administrativos pode ensejar danos a terceiros, de modo que surge ao Estado o dever de ressarcir o lesado, seja por atos comissivos, seja por atos omissivos. Hierarquia: A estruturao verticalizada e escalonada prpria da funo administrativa. Desta afirmativa podem-se retirar duas concluses: onde existe atividade administrativa, existe hierarquia (ou seja, em todos os trs poderes); onde existe hierarquia, existem poderes hierrquicos. Este poder hierrquico determina a existncia da delegao e avocao de atividades. Devido Processo Legal, Ampla Defesa e Contraditrio: Estes princpios, comuns no Direito Processual, so aplicveis ao Direito Administrativo. Importante lembrar a Smula de Efeitos Vinculantes n. 5 do STF, que considera que a falta de defesa tcnica por advogado em processo administrativo no ofende a Constituio. Princpio da Razoabilidade e da Proporcionalidade: Parte da doutrina entende serem princpios sinnimos, enquanto Celso Antnio Bandeira de Mello entende ser o primeiro princpio a obrigao da Administrao Pblica atuar de maneira equilibrada, enquanto o segundo consiste na adequao entre os meios utilizados para atingir os fins pblicos. Trata-se de princpio expresso no art. 2 da Lei 9.784/99. Princpio da Continuidade dos Servios Pblicos: O servio pblico prestado para satisfao da coletividade e, por isto, no pode ser interrompido. Est expresso no art. 6, 1 da Lei 8.987/95. A ordem jurdica criou mecanismos para garantir a prestao dos servios pblicos ininterruptamente, como a suplncia/a substituio, a restrio ao direito de greve do servidor pblico e restries oposio em face da Administrao da clusula exceptio non adimpleti contractus, A exceo do contrato no cumprido consiste na proibio da cobrana de uma prestao contratual, nos contratos onerosos, antes do cumprimento da prpria prestao. Esta clusula se aplica Administrao, mas de maneira distinta que se aplica s relaes privadas, uma vez que o particular deve aguardar 90 dias do incio do inadimplemento.

Os servios pblicos podem ser interrompidos em situaes especficas, conforme apresentadas no artigo 6, 3 da Lei 8.987/95. Princpio da Segurana Jurdica: A segurana jurdica um dos motivos da existncia do Estado, garantindo a previsibilidade da atuao dos sujeitos de direitos e deveres, evitando frustraes de expectativas individuais. Trata-se da mais importante forma de manifestao do interesse pblico. So institutos jurdicos fundamentados neste princpio: Teoria do Funcionrio Pblico de Fato, Teoria do Fato Consumado, o prazo decadencial de 5 anos para a Administrao Pblica anular seus atos, a coisa julgada administrativa e a proibio de aplicao retroativa de nova interpretao legal. A Teoria do Fato Consumado se aplica com a consolidao dos efeitos jurdicos do ato administrativo ilegal, o que leva permanncia do ato ilegal. A coisa julgada administrativa a qualidade de imutabilidade de uma deciso administrativa no mbito administrativo.

You might also like