You are on page 1of 19

Revista Portuguesa de Histria t. XXXI, Vol.

I(1996)

CARACTERSTICAS DA CULTURA PORTUGUESA: ALGUNS ASPECTOS E SUA INTERPRETAO*


JOS M. AMADO MENDES

(Universidade

de Coimbra)

1. Noes de Cultura At cerca de meados do sculo XX, era frequente identificar "cultura" com as conquistas do esprito, ao longo dos tempos, ao invs de "civilizao", mais ligada ao progresso material . Porm, nas ltimas dcadas, graas evoluo, entre outros, dos estudos histricos, antropolgicos e sociolgicos, tem vindo a reforar-se a ideia de que no basta falar de cultura, em geral, dada a existncia de diversos tipos de cultura. Da o facto de hoje se usarem frequentemente expresses como: cultura erudita e cultura popular, cultura de elites e cultura de massas, cultura literria, filosfica ou cultura cientfica ou tcnico-cientfica; cultura material e cultura empresarial; culturas nacionais e culturas regionais, etc. Assim,
1

* O texto que ora se publica, ampliado e anotado, serviu de base a uma conferncia proferida na "Faculty of Education-Kyoto University" (Japo), no dia 23 de Fevereiro de 1996. Perspectiva ainda patente em T. S. Eliot, Notes towards the definition of culture, Londres, Faber & Faber, 1948 (reed., 1961).
1

48

Jos M.

Amado Mendes

podem dar-se vrias definies de cultura, consoante a perspectiva que se adoptar. Vejamos, a ttulo de exemplo, trs noes diferentes de cultura. Em sentido absoluto, filosfico e pedaggico-que, a partir de Ccero, aparece como cultura animi, cultura do esprito , pode definir-se como a aco que o homem exerce de si, por si e sobre si, visando uma auto-transformao, ou seja, o processo de evoluo do esprito humano, a que podemos chamar o processo de humanizao do homem ; Sob o ponto de vista etnolgico, A. Jorge Dias definiu cultura como sistema de ideias, sabedoria, atitudes, tcnicas, equipamento material, padres de comportamento, literatura oral, danas, msica, crenas mgicas e religiosas que caracterizam qualquer sociedade e constituem o seu patrimnio social ;
2 3

Por ltimo, a partir dos anos 20 do nosso sculo, comeou a ter grande divulgao o conceito de cultura material. Esta tem por objecto a histria dos elementos, das pessoas e das coisas do processo de produo e de reproduo da vida material das sociedades no curso dos diversos estdios de desenvolvimento desses elementos. Estes so assim constitudos: a) os meios de trabalho; b) o objecto do trabalho, ou seja, as riquezas naturais; c) a experincia do homem no processo de produo e, d) por ltimo, a utilizao dos produtos materiais . Trata-se, pois, no de uma cultura de elite, mas sim de uma cultura do grosso da populao .
4 5

A. Jorge Dias, Cultura (conceito etnolgico), Joel Serro (dir.). Dicionrio de Histria de Portugal, vol. I, Iniciativas Editoriais, 1963, p. 767. A. Jorge Dias, idem, p. 768. Richard Bucaille e Jean-Marie Pezes, Cultura material, Enciclopdia Einaudi, vol. 16; Homo - Domesticao - Cultura material, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1989, p. 31. Idem, p. 21.
3 4 5

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

49

Atendendo similitude de diversos tipos de cultura, entre si, e distino que os ope aos tipos de um outro grupo, C. P. Snow, na sua conhecida obra sobre o assunto, notou a existncia de duas culturas: cientfica e humanstica. Referindo-se primeira, afirma: De facto, a cultura cientfica realmente uma cultura, no s no sentido intelectual como antropolgico . Na caracterizao da cultura portuguesa, que procurarei fazer seguidamente, reportar-me-ei essencialmente cultura em termos genricosfilosfica, literria, lingustica e artstica, relacionada com as Humanidades, por se tratar da perspectiva adoptada pela maioria dos autores que tm focado o assunto. Porm, terei igualmente presente os outros tipos de cultura, nos quais se integram alguns dos elementos a focar.
6

2. Cultura(s) Portuguesa(s)? Numa mesa-redonda realizada na cidade do Porto em 1992, debateu-se a seguinte temtica: Existe uma cultura portuguesa? . Por sua vez, enquanto alguns autores se tm batido pela existncia de uma filosofia portuguesa (como Jos Marinho e Lopes Praa) , procurando estud-la e divulg-la, outros tm-na pura e simplesmente negado. Em contrapartida, no suscita dvidas a existncia de, por exemplo, uma literatura ou uma arte portuguesas, ou mesmo um folclore portugus, para j no falar de outros
7 8

C P . Snow, The Two Cultures and a Second Look. An expanded version of the Two Cultures and the Scientific Revolution, Cambridge University Press, 1969. Augusto Santos Silva e Vtor Oliveira Jorge, Existe uma cultura portuguesa?. Porto, Edies Afrontamento, 1993. Lopes Praa, Histria da Filosofia portuguesa, Fixao do texto, introduo, notas e bibliografia por Pinharanda Gomes, 3 . ed., Lisboa, Guimares Editores, 1988.
7 8 s

50

Jos M.

Amado Mendes

domnios da realidade histrica portuguesa, a comear, desde logo, pela respectiva lngua. Mas, voltando questo incial, existir, efectivamente, uma cultura portuguesa? Obviamente que responderei afirmativamente, defendendo que h, de facto, no s uma cultura portuguesa como culturas portuguesas. Para comprovar a assero, basta estudar-se a Histria de Portugal e, bem assim, as mltiplas realizaes, de todo o tipo, levadas a cabo pelo povo portugus, em mais de oito sculos. Todavia, se ainda persistirem dvidas, elas dissipar-se-o aps uma anlise cuidada das obras de alguns dos mais eminentes historiadores da cultura portuguesa, desde Jaime Corteso, Antnio Srgio e Raul Proena a Joaquim de Carvalho, de Jorge Dias e Antnio Jos Saraiva a Jos Sebastio da Silva Dias, para me referir apenas aos j falecidos. Mesmo se, alm dos aspectos genricos e comuns, de mbito nacional, desejarmos analisar outros mais especficospor estratos socioprofissionais, regies e organizaes/instituies , chegaremos concluso de que, com um substrato cultural de grande amplitude e cariz nacional, coincidem formas de cultura mais circunscritas, que poderemos designar tambm culturas portuguesas. Entre outras, poderemos referir os seguintes tipos: erudita e popular, urbana e rural, empresarial e operria.
9

T. S. Eliot distingue trs sentidos (ou nveis) de uma cultura: individual, de um grupo ou classe e de toda uma sociedade (T. S. Eliot, op. cit., p. 21). Sobre as diversas culturas-ou o "pluralismo cultural"-, ver ainda Paul Feyerabend, Adeus razo (trad. do ingls), "Biblioteca de Filosofia Contempornea", Lisboa, Ed. 70, 1991, p. 319-326.

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

51

3. Elementos Caracterizadores da Cultura Portuguesa 3.1. Identidade nacional e Histria Portugal, como nao, remonta ao sculo XII, sendo por isso um dos pases mais antigos do Mundo. Como sublinhou Jos Mattoso, na obra intitulada Identificao de um Pas, a noo de identidade nacional, isto a diferenciao do regnum (kingdom) como unidade poltica definida por um poder monrquico sobre um territrio limitado e os seus habitantes, parece precoce e suficientemente clara desde a primeira metade do sculo XIII. Esta resultava da transposio da noo de soberania senhorial para o mbito e as dimenses do reino .
10

Com a conquista definitiva do "reino" do Algarve, em 1249 (reinado de D. Afonso III), Portugal v definidas as suas fronteiras, as quais permaneceram, at actualidade, praticamente sem alteraes. Por sua vez, com a crise poltica e socioeconmica de 1383-85, a conscincia nacional acabaria por se tornar suficientemente slida, passando a ser partilhada por todas as camadas sociais. Esta longa histria, sob uma perspectiva poltico-cultural, ainda poder remontar a alguns sculos atrs, se considerarmos o legado deixado pelos povos que, de longa data, habitaram a Pennsula Ibrica (celtas, lusitanos, romanos, "brbaros", rabes, etc). Trata-se, pois, do chamado "legado pr-nacional", cujos traos fundamentais foram j devidamente salientados por Orlando Ribeiro . Acrescente-se que a receptividade da cultura portuguesa
11

Jos Mattoso, Identificao de um Pas. vol. II: Composio, Lisboa, Ed. Estampa, 1985, p. 211. Orlando Ribeiro, A formao de Portugal, Instituto de Cultura e Lngua Portuguesa/ Ministrio da Educao, 1987, p. 25-42.
11

10

52

Jos M.

Amado Mendes

influncia de outras culturas tem sido uma constante, ao longo da histria. Da que j se tenham identificado, como fontes ou matrizes da nossa cultura, as seguintes: galega, castelhana, catal, italiana, francesa, inglesa e alem .
12

Dada esta riqussima e prolongada vivncia histrica, em que medida que isso se reflecte na cultura portuguesa? bem possvel que tal esteja na origem de uma considervel receptividade Histria Ptria por parte dos Portugueses e, inclusive, tenha contribudo para um certo culto "historicista" em Portugal. Como salientou um dos mais notveis historiadores da nossa cultura Antnio Jos Saraiva, com o desinteresse pela filosofia contrasta em Portugal o interesse pela histria. Qualquer que seja a poca, encontramos entre ns uma historiografia abundante e de excelente qualidade, comparvel das grandes literaturas europeias e certamente no inferior espanhola . Corroborando as palavras do autor, pode acrescentar-se que esse interesse e gosto pela histria no diminuram em nossos dias, pelo que, em trabalho recente, se focava exactamente a emergncia da Histria . Por outro lado, no menos surpreendente o facto de, ultimamente, no s terem aparecido novas revistas de Histria, como se terem publicado, a partir de 1977, cinco Histrias de Portugal uma das quais ainda por concluir, tendo-se uma delas (dirigida por Jos Matto13 14 15

Carlos Eduardo de Soveral, Trajectria da cultura portuguesa, Ao ritmo da Europa, Lisboa, Ed. Verbo, 1962, pp. 273-274. Antnio Jos Saraiva, A cultura em Portugal. Teoria e Histria, livro I: Introduo geral cultura portuguesa, Lisboa, Livraria Bertrand, 1981, p. 93-94. Antnio Manuel Hespanha, A emergncia da Histria, Penlope, n. 5, 1991, p. 9-25. Uma da autoria de Joaquim Verssimo Serro e as restantes dirigidas, respectivamente, por: Jos Hermano Saraiva, Joel Serro e Oliveira Marques, Jos Mattoso e Joo Medina.
13 14 15

12

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

53

so) transformado num autntico "best-seller", uma vez que j se tero vendido cerca de 100 000 exemplares . Acrescente-se, todavia, que o prprio autor citado (A. Jos Saraiva) formula uma outra hiptese, para explicar o gosto e o interesse pela Histria, da parte dos Portugueses: Outra explicao para esta importncia da historiografia seria um contemplativismo passadista, uma procura da idade de ouro no passado - u m a forma, afinal, de saudosismo .
l6 17

Neste ltimo caso, compreender-se-ia que certa historiografia - sobretudo em pocas de maior controlo ideolgico, como durante o Estado Novo (1926-1974) - tenha estudado essencialmente as pocas e os factos gloriosos, "esquecendo" aqueles em que, por vezes, se registaram determinados fracassos. Lembre-se, a propsito, o papel fulcral que as Descobertas martimas e a Expanso tm desempenhado na Histria de Portugal. A propsito, notou Joaquim Barradas de Carvalho - historiador de perspectiva marxista e, por conseguinte, insuspeito o seguinte: Toda a histria de Portugal gira em torno dos descobrimentos martimos e da expanso dos sculos XV e XVI. Tudo o que aconteceu antes no foi mais do que uma preparao para esses grandes empreendimentos. Tudo o que aconteceu depois foram -e so ainda (1974) consequncias desses grandes empreendimentos . Provavelmente o mesmo se passar com outros povos isto , o procurar esquecer-se o que no agrada , mas as derrotas mil8

Histria de Portugal, dirigida por Jos Mattoso, 8 vols., Lisboa, eds. Crculo de Leitores e Presena, 1992-1994. A. Jos Saraiva, op. cit., p. 94. Joaquim Barradas de Carvalho, Rumo de Portugal. A Europa ou o Atlntico? (Uma perspectiva histrica), Lisboa, Livros Horizonte, 1974, p. 43.
17 18

16

54

Jos M.

Amado Mendes

litares, sofridas por Portugal ao longo da Histria, raramente so recordadas pela historiografia e pela prpria memria colectiva dos Portugueses .
19

3.2. Mitos e realidade Como revelado pela literatura da especialidade, a mitologia tem acompanhado o Homem praticamente desde as suas origens. Independente do fundo histrico que o mito possa ter, o certo que ele desempenha um importante papel na cultura de um povo, como j sucedia na Grcia Antiga e tambm noutras civilizaes. So diversos os mitos que se podem detectar na cultura e na histria portuguesas. Estes vm desde a fundao da nacionalidade (com o milagre de Ourique, em 1139 ) , ao Sebastianismo (subsequente ao desaparecimento de D. Sebastio em Alccer Quibir, em 1578), Maria da Fonte (1846) e ao prprio "mito imperial", ainda hoje no totalmente desvanecido. O mito pode ter uma funo cultural relevante, ajudando-nos a compreender e a explicar os anseios e os problemas que tm preocupado os homens. Neste sentido, o "Prometeu Agrilhoado" da mitologia grega representaria a luta titnica da Humanidade pelo progresso e desenvolvimento tecnolgico-cientfico. Todavia, o mito pode tambm revelar-se contraproducente, quando confundido com a prpria realidade. Por exemplo, o mito do Sebastianismo to presente na literatura e na histria portuguesas20 21

Recordem-se, apenas a ttulo de exemplo, Alccer Quibir (4 de Agosto de 1578) e La Lys (9 de Abril de 1918). Ana Isabel Carvalho Buescu, O Milagre de Ourique e a Histria de Portugal de Alexandre Herculano. Uma polmica oitocentista, Lisboa, Instituto Nacional de Investigao Cientfica, 1987. Joo Lcio de Azevedo, A evoluo do Sebastianismo, Lisboa, Livraria Clssica
20 21

19

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

55

- contribuiu para difundir a expectativa segundo a qual, em momentos de crise nacional, acabaria por vir um "D. Sebastio" qualquer, com poderes suficientes para resolver a situao de dificuldade em que o Pas se encontrava. De forma anloga, tambm as esperanas depositadas em certas revolues (1820,1910,1926 ou mesmo 1974) se transformaram, pelo menos para certas camadas da populao portuguesa, em autnticos mitos, dado que as expectativas, por vezes, ultrapassaram as reais possibilidades do que os revolucionrios e o prprio Pas podiam satisfazer. E mais recentemente (1986), com a adeso de Portugal Comunidade Europeia/Unio Europeia, no se ter acreditado em um novo mito, ao esperar-se daquela a soluo para muitos dos problemas que tm afectado o Pas? 3.3. Razo, afectividade e imaginao Embora tal raramente seja reconhecido em obras sobre a histria da cincia, publicadas no estrangeiro, o contributo da cultura e da prtica portuguesas no deve ser esquecido, quando se estudam os alvores da cincia moderna. Com efeito, como foi evidenciado pela investigao histrica de, entre outros, os estudos de Jaime Corteso, Joaquim Barradas de Carvalho, Jos Sebastio da Silva Dias e Vitorino Magalhes Godinho, o ambiente proporcionado pelos Descobrimentos portugueses foi decisivo para o arranque da cultura cientfica moderna. Com efeito, com experincias to ricas e diversificadas dos nautas portugueses, da literatura de viagens e da prpria cartografia, difunde-se uma mentalidade

Editora, 1918; Joel Serro, Do Sebastianismo ao Socialismo em Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1973.

56

Jos M.

Amado Mendes

baseada no "experiencialismo" ou seja, na experincia, no "know-how", na prtica , o que constitui como que um primeiro degrau para o "experimentalismo". Este, como fundamento da cincia nos ltimos sculos e pedra de toque do mtodo experimental, veio a permitir o espectacular desenvolvimento cientfico, como sobejamente conhecido. Portugal contribuiu, assim, para fomentar o novo ambiente cultural ento criado, o qual foi assim caracterizado por Silva Dias: A essncia da nova ptica intelectual pode resumir-se nesta srie de primazias: investigao da causalidade fsica em vez de investigao das causas metafsicas, observao em vez de disputa, estudo do fenmeno em vez do estudo da coisa em si, juzo de relao em vez de juzo de ser ou substncia. E prossegue o autor: Ora a energia espiritual subjacente a tais preferncias parece-nos indissocivel da seiva que brotava da prpria aco de portugueses e espanhis para l da orla martima e terrestre do "universo" tradicional. Entravam nessa seiva ingredientes fundamentais da "inteligncia cientfica revolucionria": a descrena da cincia livresca e da epistemologia escolstica, o gosto de observar e de experimentar, a correlao da teoria e da prtica, a confiana no poder da vontade humana e da razo crtica .
23

22

Como sabido, Portugal, logo seguido da Espanha, no foram os nicos a exportar os novos valores culturais. Foram, contudo, os pioneiros, como bem sabido e ainda hoje recordado. No ser necessrio lembrar a chegada dos Portugueses ao Japo em meados do sculo XVI (1543), introduzindo naquele pas a arma

J. Barradas de Carvalho, op. cit., p. 37; Maria Tereza Fraga, Humanismo e experimentalismo na cultura do sculo XVI, Coimbra, Livraria Almedina, 1976. J. S. da Silva Dias, Os Descobrimentos e a problemtica cultural do sculo XVI, Universidade de Coimbra, 1973, p. 147.
23

22

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

57

de fogo, inovao, na altura, muito importante e que viria a ter consequncias decisivas na histria e na prpria cultura nipnicas. Este contributo prestado pela Europa ao Oriente depois seguido, at hoje, por um permanente intercmbio entre Oriente e Ocidente j foi assim sublinhado por um dos nossos ensastas mais notveis, Eduardo Loureno, na sua obra Heterodoxia, I (Coimbra, 1949): A inquietao universal que transformou o Japo, como est transformando a China e a ndia ([estvamos em 1949], a marca da Europa no Mundo, duma Europa onde a prpria contemplao dos seus msticos se define ainda como aco .
24

No obstante este contributo portugus, no sculo XV e incios do XVI, a partir de ento o cientismo no teve grande xito em Portugal. Entra-se, a partir dessa altura, num perodo de relativa decadncia, cujo estudo veio a constituir como que uma obsesso para a famosa "gerao de 70" (da qual fizeram parte, entre vrios outros, Antero de Quental, Ramalho Ortigo, Oliveira Martins e Alberto Sampaio) . A propsito, notou Barradas de Carvalho:
25

Julgamos ser possvel surpreender por estas pocas (sculos XV-XVI) uma tradio racionalista no pensamento portugus, a que poderemos chamar experiencialismo do Renascimento, tradio esta que por meados do sculo XVI a decadncia e a Inquisio haviam de fazer abortar. Portugal foi uma promessa no cumprida..., como escreveu um dia Antnio Srgio .
26

Eduardo Loureno, Heterodoxia, I: Europa ou o dilogo que nos falta da permanncia no mundo do espirito. O segredo de Hegel ou o equivoco da dialctica, Coimbra, 1949, p. 31. A. Machado Pires, embora reconhecendo "todos os riscos de cmodas agrupaes e sistematizaes", elaborou um quadro da gerao de 70, com quarenta e oito nomes (Antnio Machado Pires, A ideia de decadncia na gerao de 70, 2. ed., Lisboa, Vega, 1992, p. 44-45). J. Barradas de Carvalho, op. cit., p. 37.
25 26

24

58

Jos M.

Amado Mendes

O papel negativo da Inquisio, instituda em Portugal por 1536 (reinado de D. Joo III), tem sido salientado por numerosos autores. Outros factores, no entanto, poderiam igualmente ser invocados. Por exemplo, ter uma certa mentalidade catlica - ao invs da calvinista, em pases do Norte da Europa constitudo um travo ao desenvolvimento do capitalismo em Portugal? Esta perspectiva foi intuda por Antero de Quental e Alberto Sampaio, na segunda metade do sculo X I X , estando de acordo com a tese posteriormente defendida por Max Weber, na sua conhecida obra A tica protestante e o esprito do capitalismo .
27 28

Deve no entanto reconhecer-se que, mais importante do que o esprito cientfico e a prpria racionalidade foi o papel desempenhado na cultura portuguesa pela afectividade e a imaginao. Recorro de novo apreciao de Eduardo Loureno desta vez no seu notvel e conhecido ensaio O labirinto da saudade-, onde se pode ler: O verdadeiro mediador, o autntico motor dessa metamorfose [no sentido de uma revoluo cultural] menos o intelecto, a cultura que nele ou atravs dele se converteu no s num obstculo, numa forma de repetio do conformismo social, mas a imaginao .
29

Sobre a frtil imaginao, um dos elementos caractersticos da cultura portuguesa, podiam ainda mencionar-se diversos testemunhos, oriundos da literatura, das artes plsticas, do teatro, etc.

Cfr. Jos M. Amado Mendes, Alberto Sampaio e a histria econmica, Guimares, 1995, p. 373-374; Onsimo Teotnio Almeida, Antero e Causas da Decadncia dos Povos Peninsulares: entre Weber e Marx, Congresso Anteriano Internacional. Actas. 14-18. Outubro. 1991, Ponta Delgada, Universidade dos Aores, 1993, pp. 33-43. Max Weber, A tica protestante e o espirito do capitalismo (trad. do alemo). Lisboa, Ed. Presena, 1983. Eduardo Loureno, O labirinto da saudade, 3. ed., Lisboa, Dom Quixote, 1988, p. 52.
28 29

27

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

59

Atestam-na alguns momentos altos da nossa produo literria, como sejam os do sculo XVI, dos anos 1830 at finais do sculo passado, ou mesmo nas ltimas dcadas do nosso sculo. Como sublinhou acertadamente o etnlogo Jorge Dias, outra constante da cultura portuguesa o profundo sentimento humano, que assenta no temperamento afectivo, amoroso e bondoso. Para o Portugus o corao a medida de todas as coisas .
30

O que se acaba de focar, relacionado com a imaginao e a sensibilidade, to fundamental na cultura portuguesa que Joaquim de Carvalho o integra na caracterizao do patriotismo portugus. Para o autor, este define-se em funo de trs componentes fundamentais: 1) constncia multissecular, que vem dos tempos pr-histricos; 2) substrato afectivo; 3) tendncia saudosista . Este ltimo aspecto leva-nos a considerar mais um elemento importante da cultura portuguesa, ou seja, a saudade. Acerca desta, sublinha Afonso Botelho, na obra intitulada precisamente Da Saudade ao Saudosismo (1990):
31

A saudade participa da essncia da histria de Portugal e muitas das suas decises capitais nela se inspiraram ou a ela se sujeitaram, pelo que no se estranha que a tendncia dos que estudam a sua natureza v no sentido de lhe reconhecer autonomia ontolgica, radicada em condies tnicas peninsulares . E
32

Jorge Dias, O essencial sobre os elementos fundamentais da cultura portuguesa. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1995. Joaquim de Carvalho, Compleio do patriotismo portugus. Discurso proferido no Gabinete Portugus de Leitura, do Rio de Janeiro, na sesso de 10 de Junho de 1953, comemorativa do Dia de Cames, Coimbra, Atlntida, 1953. Afonso Botelho, Da Saudade ao Saudosismo, "Biblioteca Breve", srie "Pensamento e Cincia", Lisboa, Instituto de Cultura c Lngua Portuguesa ( Ministrio da Educao), 1990, p. 11.
31 32

30

60

Jos M.

Amado Mendes

acrescenta o autor, noutro local do mesmo trabalho: A saudade quase um lugar comum na sensibilidade portuguesa, enquanto que a reflexo sobre ela ainda pouco sistemtica e fundamentalmente problemtica .
33

Mesmo assim, dos estudos sobre o assunto, devidos, entre outros, a Carolina Michalis de Vasconcelos , Joaquim de Carvalho e a Antonio Jos Saraiva, infere-se: a) que se trata de um sentimento, por certo no exclusivamente portugus, apesar de no existir vocbulo correspondente em certas lnguas (como o ingls ou o francs); b) a sua origem muito antiga, pois j aparece no cancioneiro dos sculos XIII e XV; c) surgiu no Noroeste peninsular, no territrio Entre Douro e Minho e na Galiza .
34 35

Vejamos o que de essencial distingue o referido elemento da cultura portuguesa, segundo Antnio Jos Saraiva: O sentimento chamado saudade caracteriza-se pela sua duplicidade contraditria: uma dor da ausncia e um comprazimento da presena, pela memria. um estar em dois tempos e em dois stios ao mesmo tempo, que tambm pode ser interpretado como uma recusa de escolher: um no querer assumir plenamente o presente e o no querer reconhecer o passado como pretrito. Do ponto de vista da actividade, um acelerador combinado com um travo simultneo, se possvel usar imagens mecnicas em matria de tanta subtileza qualitativa. De qualquer forma, um

A. Botelho, idem, p. 28. Carolina Michalis de Vasconcelos, A saudade portuguesa, 2 . ed., revista e aumentada, Porto. Lisboa. Rio de Janeiro, Renascena Portuguesa - Seara Nova Annuario do Brasil, 1922. Segundo a autora,(...) j em fins do sculo XVI, a Saudade era considerada quasi como filosofia ou religio nacional (op. cit., p. 36). Joaquim de Carvalho, Problemtica da saudade, Lisboa, 1950. Sep. das Actas do XIII Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Cincias, 6. Seco (Cincias Filosficas e Teolgicas); Antnio Jos Saraiva, op. cit., p. 87-88.
34 a 35

33

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

61

sentimento complexo, mesclado, doce-amargo, pouco prprio aco, e no deve ter contribudo pouco para que a personalidade portuguesa aparea a observadores estrangeiros como desnorteante e paradoxal . Por seu turno, j D. Francisco Manuel de Melo havia salientado, na conhecida Epanaphora Amorosa III: Florece entre os Portugueses a saudade por duas causas, mais certas em ns que em outra gente do mundo; porque de ambas essas causas tem seu princpio. Amor e ausencia so os pays da saudade; e como nosso natural he, entre as mais naes, conhecido por amoroso, e nossas dilatadas viagens ocasiono as maiores ausencias; de ahi vem, que donde se acha muito amor e ausencia larga, as saudades sejo mais certas, e esta foy sem falta a razo porque entre ns habitassem, como em seu natural centro [...]. He a saudade huma mimosa paixo da alma, e por isso to sutil, que equivocamente se experimenta, deixando-nos indistinta a dor da satisfao. He hum mal que se esgota e hum bem que se padece .
36 37

Como sabido, o prprio fado, a que alguns chamam "cano nacional", est bastante ligado saudade e ao respectivo sentimento de saudosismo .
38

A. Jos Saraiva, A cultura em Portugal, I, p. 88. D. Francisco Manuel de Melo, Descobrimento da Ilha da Madeira. Anno 1420. Epanaphora amorosa terceira, Epanforas de vria histria portuguesa, 3. ed., revista e anotada por Edgar Prestage, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1931, p. 224. Como do conhecimento geral, a saudade constitui tambm tema recorrente na poesia lrica portuguesa. Recordo apenas alguns exemplos: Antnio Sardinha, Na Crte da Saudade. Sonetos de Toledo, Coimbra, "LUMEN"Empresa Internacional Editora, 1922; Guilherme de Faria, Saudade minha (poesias escolhidas), Lisboa, 1929; Antnio Corra d'Oliveira, Saudade nossa, Lisboa, ed. fora do mercado, 1944.
37 38

36

62

Jos M.

Amado Mendes

3.4. Dfice de esprito capitalista? Reflectir-se-o os aspectos focados tambm no comportamento da sociedade portuguesa, no que concerne dinmica econmica? Ter-lhe-o escasseado racionalidade, ambio, esprito de lucro e de iniciativa, para iniciativas arrojadas e rentveis, isto , esprito capitalista, tal como este foi caracterizado por Werner Sombart? Independentemente das respostas a dar questo formulada, o certo que os Portugueses no beneficiaram substancialmente do grande imprio que possuram, parte dele at recentemente (1975). Ter havido um certo bloqueio por parte de fidalgos e clrigos parasitrios, como sugere Antnio Jos Saraiva? . Pelo menos houve uma ntida preferncia pela distribuio, pelo comrcio a que Antnio Srgio chamou "poltica do transporte" , relativamente produo ou fixao. Mesmo assim, com que resultados? J foi salientado, acerca deste aspecto:
39 40 41

Os Portugueses so os iniciadores do mercado mundial em grande escala e nele participaram sucessivamente com as especiarias do Oriente, o acar do Brasil, os escravos, o ouro de Minas, o caf do Brasil e de Angola, etc. Lisboa foi um dos centros comerciais do comrcio intercontinental. Todavia nunca aqui se formou um plo capitalista. E acrescenta o mesmo autor: O trabalho dos nossos camponeses produziu uma mercadoria de alta qualidade, que o vinho do Porto. Mas os nossos homens do

Werner Sombart, Le bourgeois. Contribution l'histoire morale et iittelectuelle de l'homme conomique moderne. Paris, Payot, 1926. A. Jos Saraiva, idem, p. 100. Antnio Srgio, As duas principais actividades econmicas. A poltica da fixao e a politica do transporte, Breve interpretao da Histria de Portugal. Obras completas, 12 . ed., Lisboa, Livraria S da Costa Editora, 1985, pp. 27-30.
40 41 a

39

Caractersticas

da

Cultura

Portuguesa

63

negcio no souberam comercializ-lo, e as marcas comerciais so inglesas . Por ltimo, vejamos a articulao da cultura portuguesa com outras culturas.
42

4. Uma Cultura com Vocao Universalista Jaime Corteso, a propsito das consequncias da expanso ultramarina, salientou o papel dos Portugueses na construo do "humanismo universalista" . Este pode ser perspectivado como tendo sido um primeiro passo para a formao da macrocultura da "aldeia global", em que o Mundo se transformou, neste final do sculo XX. Numa breve sntese pode dizer-se que, desde o perodo pr-nacional, os contactos culturais com outros povos foram uma constante na Histria de Portugal. Assim, uma primeira fase desde a Pr-Histria at ao sculo VIII -, a Pennsula Ibrica recebeu a influncia de vrios povos, que nela se fixaram. O povo portugus herdou, daqueles, um significativo legado pr-nacional, como bem notou Orlando Ribeiro . Durante os primeiros sculos da nacionalidade (sculos XII-XIV), alm das relaes, por vezes conflituosas, com os reinos vizinhos peninsulares, estabeleceram-se contactos comerciais com pases do Norte da Europa. Por exemplo, o incio das relaes polticas e diplomticas, de Portugal com a Inglaterra, remontam a 17 de Fevereiro de 1294, reinado
43 44

A. Jos Saraiva, idem. p. 99-100. Jaime Corteso, Histria dos Descobrimentos Portugueses, vol. III, Lisboa, Circulo de Leitores, 1979, p. 205-219. O. Ribeiro, op.cit., p. 25-42.
43 44

42

64

Jos M.

Amado Mendes

de D. Dinis . Para o efeito, a localizao do Pas, beira do mar, foi um factor extraordinariamente positivo. Alis, na opinio de Jos Mattoso, o prprio carcter expansivo da cultura portuguesa deve-se tambm localizao do Pas, junto ao m a r .
46

45

Resolvida a crise de 1383-85 e estabelecidas relaes de boa vizinhana com Castela (1411), Portugal inicia a sua expanso, com a tomada de Ceuta (1415). Os Portugueses comeam a espalhar-se pelos quatro continentes. Inicia-se ento o perodo ureo da Histria de Portugal, o qual, em termos de memria histrica, passou a ocupar um lugar privilegiado. Durante 500 anos, como notou Eduardo Loureno, a lembrana da aco expansionista e imperial passou a constituir o ncleo da imagem de Portugal .
47

Com a queda do imprio, iniciada no sculo XVII (no Oriente) e continuada com a independncia do Brasil (1822), nova expanso de Portugueses e da cultura portuguesa se verifica, agora j no atravs de marinheiros mas de emigrantes. Saram de Portugal entre trs e quatro milhes um tero da populao actual -, dos anos 60 do sculo passado at dcada de 70 do nosso sculo. Por sua vez, s numa dcada (1964-1974), Portugal "exportou" para a Europa mais de 1,5 milho de portugueses (...), ou seja, o equivalente a metade da populao activa em 1970 . Aps o ciclo da emigrao para o Brasil (at cerca de 1930), aquela descobriu um novo destino: a Europa do Mercado Comum, hoje Unio
48

Antnio lvaro Dria, Inglaterra. Relaes de Portugal com a..., Joel Serro (dir.), Dicionrio de Histria de Portugal, vol. II, Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1965, p. 544. Jos Mattoso, O essencial..., p. 15-16. Eduardo Loureno, O labirinto da saudade, p. 17. Graa Franco, Dez anos. Metade da populao activa deixou o pais. O sobressalto modernizador, Pblico, de 21.08.1996, p. 3; Antnio Barreto (org.), A situao social em Portugal, 1960-1995. Lisboa, Instituto de Cincias Sociais, 1996. p. 41 e 72.
46 47 48

45

Caractersticas da Cultura Portuguesa

65

Europeia. Aqui trabalham e estudam, hoje, milhes de Portugueses, muitos j da segunda gerao e que, provavelmente, no mais regressaro ao Pas, a ttulo definitivo. Actualmente, a cultura portuguesa continua a "misturar-se" e a cooperar com outras culturas, no s atravs dos emigrantes tradicionais frequentemente de parcos recursos, econmicos e culturais , mas tambm de cientistas, professores, estudantes, intelectuais, tcnicos e empresrios, comerciantes e industriais. Todos os anos Portugal recebe milhes de estrangeiros entre os quais se contam centenas de estudantes -, ao mesmo tempo que muitos Portugueses tambm viajam. Podemos dizer que, no obstante as condies terem mudado radicalmente, o "humanismo universalista", criado a partir do Renascimento e com o contributo decisivo dos Portugueses e de outros povos europeus, continua a dar os seus frutos. Recordem-se, inclusive, os permanentes contactos com pases que, outrora, foram colnias portuguesas: o Brasil (pas independente desde 1822 e os Pases Africanos de expresso portuguesa, independentes desde 1975, na sequncia da Revoluo do 25 de Abril de 1974, em Portugal). Um dos exemplos desses contactos encontra-se precisamente no intercmbio que temos vindo a efectuar com Universidades Japonesas, nomeadamente de Kyoto (Kyoto University e Kyoto University of Foreign Studies), que gostaramos de ver reforado e continuado. Alm do mais, ao intensificarmos contactos culturais, estamos simultaneamente a trabalhar para a manuteno da paz e do entendimento entre os povos, o que deve constituir um dos objectivos prioritrios de todas as naes.

You might also like