You are on page 1of 3

A ORGEM DA BIOLOGIA E AS BASES DO PENSAMENTO CIENTIFICO A ORIGEM DA BIOLOGIA DEFINIO DE BIOLOGIA Estudo da vida em seus mais diversos aspectos

s e manifestaes, constituindo o ramo das cincias naturais. SEC. XVIII entidades naturais classificadas em 3 grandes reinos: animal, vegetal e mineral. 1778 - LAMARCK diviso da natureza em 2 grandes grupos: minerais(seres inorgnicos) sem organizao corporal animais e vegetais(seres orgnicos) com organizao corporal A ORIGEM DO RACIONALISMO FUNDADOR Tales de Mileto(624-548 a.C.). Teve por base a observao dos fatos e o pensamento racional. Surge a ideia de que havia uma ordem natural no universo, com princpios e leis inerentes a prpria natureza. Essa maneira de pensar, segundo a qual o funcionamento do universo deve ser compreendido pela observao da razo, e no por revelao divina, ficou conhecida como racionalismo e cerca de 2 mil anos mais tarde deu origem a cincia moderna. HIPCRATES Conhecido como o Pai da Medicina; A sade do corpo depende do funcionamento adequado e harmonioso de suas partes e, quando isso no ocorre, sobrevm as doenas. O papel do mdico, segundo ele, observar atentamente o enfermo para localizar as falhas de funcionamento e, ento, programar aes apropriadas para corrigi-las. ARISTTELES Descreveu as caractersticas e os hbitos de cerca de 500 tipos ou espcies de animais. Alm disso, ele reconheceu que as espcies podem ser agrupadas em categorias, ou seja, classificadas de acordo com suas semelhanas. EXEMPLO Os golfinhos tm pulmes, respiram ar e por isso morrem se mantidos submersos por muito tempo; seus embries se desenvolvem no interior do corpo materno, alimentandose atravs da placenta. A ideia de que os golfinhos e as baleias eram considerados como PEIXES permaneceu at a Idade Mdia.

Aristteles considerado o fundador da Zoologia, o ramo da Biologia que estuda os animais. O RACIONALISMO NA IDADE MDIA E NO RENASCIMENTO (CARACTERISTICAS) declnio no estudo dos seres vivos com a ascenso do Imprio Romano. GALENO(130-200 d.C.) cirurgio de gladiadores. Os romanos proibiam a dissecao de cadveres, limitando apenas a observao da anatomia humana nos gladiadores feridos que tratava. estudos de anatomia baseava-se em dissecaes de animais(cachorros, ovelhas e macacos). SEC. IV declnio do Imprio Romano Ocidental influencia da igreja. A razo foi substituda pela viso de um mundo constantemente sujeito a interveno milagrosa de Deus e dos santos. SEC. XI ESCOLSTICA mtodo que tentava conciliar o racionalismo grego (Aristoteles e Plato) com a Biblia, objetivando ao fornecimento de evidencias da existncia de DEUS. bispos e monges aplicaram e desenvolveram mtodos aristotlicos de estudo da natureza, sendo precursores de procedimentos da cincia moderna. A REVOLUO CIENTIFICA Movimento ocorrente na Europa nos sculos XV, XVI e XVII. Associada ao Renascimento, procurou recuperar valores e modelos da Antiguidade greco-romana, renovando as artes plsticas, a arquitetura, as letras e a organizao politica e econmica da sociedade. Nicolau Coprnico - modelo Heliocntrico. Andreas Vesalius exame apurado dos rgos e de toda estrutura do corpo humano, baseado em dissecao de cadveres, corrigindo os erros de Galeno. PROCEDIMENTOS EM CINCIA UMA NOVA FORMA DE ESTUDAR A NATUREZA SEC. XVII inicio da cincia moderna, sendo caracterizada pela elaborao de novos procedimentos para o estudo da natureza. evidencia emprica aliada Matemtica, descartando os textos clssicos e a Biblia. Francis Bacon propunha que o estudo da natureza devia comear pela observao dos fatos e no pela f em livros. Fundador da Filosofia da Cincia.

Galileu Galilei os fenmenos naturais devem ser compreendidos a partir da experimentao e da abordagem matemtica. Considerado o pai da Fisica Moderna. O MTODO HIPOTTICO-DEDUTIVO

O surgimento do problema Nosso conhecimento consiste no conjunto de expectativas que formam como que uma moldura. A quebra desta provoca uma dificuldade: o problema que vai desencadear a pesquisa. Toda investigao nasce de algum problema terico/prtico sentido. Este dir o que relevante ou irrelevante observar, os dados que devem ser selecionados. Esta seleo exige uma hiptese, conjectura e/ou suposio, que servir de guia ao pesquisador. Conjecturas Conjectura uma soluo proposta em forma de proposio passvel de teste, direto ou indireto, nas suas conseqncias, sempre dedutivamente: Se ento. Verificando -se que o antecedente (se) verdadeiro, tambm o ser forosamente o conseqente (ento), isto porque o antecedente consiste numa lei geral e o conseqente deduzido dela. A conjectura lanada para explicar ou prever aquilo que despertou nossa curiosidade intelectual ou dificuldade terica e/ou prtica. Falseamento Nesta terceira etapa do mtodo hipottico-dedutivo, realizam-se os testes que consistem em tentativas de falseamento, de eliminao de erros. Um dos meios de teste, que no o nico, a observao e experimentao. Consiste em falsear, isto , em tornar falsas as conseqncias deduzidas ou derivveis da hiptese, fazendo com que se confirmem ou no. A COMUNICAO EM CINCIA Fatos, teorias, hipteses e leis s passam a fazer parte integrante do corpo da cincia se forem publicados, na forma de artigo, em uma revista cientifica especializada, credenciada pela comunidade acadmica. Uma revista cientifica uma publicao peridica vinculada a uma sociedade cientifica ou a uma instituio de pesquisa. Um artigo cientifico geralmente estruturado da seguinte maneira: introduo, materiais e mtodos, resultados, discusso e referencias bibliogrficas.

You might also like