You are on page 1of 3

1

Chemkeys - Liberdade para aprender

www.chemkeys.com

O Uso da Balana Analtica


Joo Carlos de Andrade *
dandrade@iqm.unicamp.br

Rogrio Custodio
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Qumica

Informaes do Artigo

Resumo A balana analtica um dos instrumentos de medida mais usados no laboratrio e dela dependem basicamente todos os resultados analticos. As balanas analticas modernas, que podem cobrir faixas de preciso de leitura da ordem de 0,1 g a 0,1 mg, j esto bastante aperfeioadas, do ponto de dispensarem o uso de salas especiais para a pesagem. Mesmo assim, o simples emprego de circuitos eletrnicos no elimina as interaes do sistema com o ambiente. Destes, os efeitos fsicos so os mais importantes, pois no podem ser suprimidos. As informaes contidas neste texto visam indicar os pontos mais importantes a serem considerados nas operaes de pesagem.

Histrico do Artigo
Criado em Agosto de 1997 Atualizado em Maro de 2000

Palavras-Chaves
Balana analtica Instrumentos de medida Pesagem Calibrao Cuidados operacionais

Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)

Localizao da balana A preciso e a conabilidade das pesagens esto diretamente relacionadas com a localizao da balana analtica. Os principais itens a serem considerados para o seu correto posicionamento so: Caractersticas da sala de pesagem: Ter apenas uma entrada. Ter o mnimo de janelas possvel, para evitar a luz direta do sol e correntes de ar. Ser pouco susceptvel a choques e vibraes. As condies da bancada: Ficar rmemente apoiada no solo ou xada na parede, de modo a transmitir o mnimo de vibraes possvel. Ser rgida, no podendo ceder ou vergar durante a operao de pesagem. Pode-se usar uma bancada de laboratrio bem estvel ou uma bancada de pedra.
* Autor para contato

Ficar localizada nas posies mais rgidas da construo, geralmente nos cantos da sala. Ser antimagntica (no usar metais ou ao) e protegida das cargas eletrostticas (no usar plsticos ou vidros).

As condies ambientais: Manter a temperatura da sala constante. Manter a umidade entre 45% e 60% (deve ser monitorada sempre que possvel). No permitir a incidncia de luz solar direta. No pesar prximo a irradiadores de calor. Colocar as luminrias distantes da bancada, para evitar distrbios devido radiao trmica. O uso de lmpadas uorescentes menos crtico. Evitar pesar perto de equipamentos que usam ventiladores (ex.: ar condicionado, computadores, etc.) ou perto da porta.

Chemkeys - Liberdade para aprender


variao contnua da leitura para mais ou para menos ou simplesmente se a leitura estiver errada Ateno: Voc estar observando inuncias fsicas indesejveis sobre a operao. As mais comuns so:

Cuidados operacionais Cuidados bsicos: Vericar sempre o nivelamento da balana. Deixar sempre a balana conectada tomada e ligada para manter o equilbrio trmico dos circuitos eletrnicos. Deixar sempre a balana no modo stand by, evitando a necessidade de novo tempo de aquecimento (warm up). O frasco de pesagem: Usar sempre o menor frasco de pesagem possvel. No usar frascos plsticos, quando a umidade estiver abaixo de 30-40%. A temperatura do frasco de pesagem e seu contedo devem estar mesma temperatura que a do ambiente da cmara de pesagem. Nunca tocar os frascos diretamente com os dedos ao coloc-los ou retir-los da cmara de pesagem. O prato de pesagem: Colocar o frasco de pesagem sempre no centro do prato de pesagem. Remover o frasco de pesagem do prato de pesagem to logo termine a operao de pesagem. A leitura: Vericar se o mostrador indica exatamente zero ao iniciar a operao. Tare a balana, se for preciso. Ler o resultado da operao to logo o detector automtico de estabilidade desaparea do mostrador. Calibrao: Calibrar a balana regularmente, principalmente se ela estiver sendo operada pela primeira vez, se tiver sido mudada de local, aps qualquer nivelamento e aps grandes variaes de temperatura ou de presso atmosfrica. Manuteno: Manter sempre a cmara de pesagem e o prato de pesagem limpos. Usar somente frascos de pesagem limpos e secos.

Temperatura
Efeito Observado: O mostrador varia constantemente em uma direo. Motivo: A existncia de uma diferena de temperatura entre a amostra e o ambiente da cmara de pesagem provoca correntes de ar. Estas correntes de ar geram foras sobre o prato de pesagem fazendo a amostra parecer mais leve (chamada utuao dinmica). Este efeito s desaparece quando o equilbrio trmico for estabelecido. Alm disso, o lme de umidade que cobre qualquer amostra, e que varia com a temperatura, encoberto pela utuao dinmica. Isto faz com que um objeto frio parea mais pesado ou um objeto mais quente mais leve. Medidas corretivas: Nunca pesar amostras retiradas diretamente de estufas, muas, ou refrigeradores. Deixar sempre a amostra atingir a temperatura do laboratrio ou da cmara de pesagem. Procurar sempre manusear os frascos de pesagens ou as amostras com pinas. Se no for possvel, usar uma tira de papel. No tocar a cmara de pesagem com as mos. Usar frascos de pesagem com a menor rea possvel.

Variao de massa
Efeito Observado: O mostrador indica leituras que aumentam ou diminuem, continua e lentamente. Motivo: Ganho de massa devido a uma amostra higroscpica (ganho de umidade atmosfrica) ou perda de massa por evaporao de gua ou de substncias volteis. Medidas corretivas: Usar frascos de pesagem limpos e secos e manter o prato de pesagem sempre livre de poeira, contaminantes ou gotas de lquidos. Usar frascos de pesagem com gargalo estreito. Usar tampas ou rolhas nos frascos de pesagem.

Influncias fsicas sobre as pesagens Quando o mostrador da balana car instvel, seja por
Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)

Chemkeys - Liberdade para aprender Gravitao


Efeito Observado: As pesagens variam de acordo com a latitude. Quanto mais prximo do equador maior a fora centrfuga devido rotao da Terra, que se contrape fora gravitacional. Desta forma, a fora atuando sobre uma massa maior nos plos que no equador. As pesagens dependem tambm da altitude em relao ao nvel do mar (mais exatamente, em relao ao centro da Terra). Quanto mais alto, menor a atrao gravitacional, que decresce com o quadrado da distncia. Medidas corretivas: Pesagens diferenciais ou comparativas ou de preciso, efetuadas em diferentes latitudes ou altitudes (ex.: no trreo e em outros andares de mesmo prdio) devem ser corrigidas.

Eletrosttica
Efeito Observado: O mostrador da balana ca instvel e indica massas diferentes a cada pesagem da mesma amostra. A reprodutibilidade dos resultados ca comprometida. Motivo: O seu frasco de pesagem est carregado eletrostaticamente. Estas cargas formam-se por frico ou durante o transporte dos materiais, especialmente os ps e grnulos. Se o ar estiver seco (umidade relativa menor que 40%) estas cargas eletrostticas cam retidas ou so dispersadas lentamente. Os erros de pesagem acontecem por foras de atrao eletrostticas que atuam entre a amostra e o ambiente. Se a amostra e o ambiente estiverem sob o efeito de cargas eltricas de mesmo sinal [+ ou -] ocorrem repulses, enquanto que sob o efeito de cargas opostas [+ e -], observam-se atraes. Medidas corretivas: Aumentar a umidade atmosfrica com o uso de um umidicador ou por ajustes apropriados no sistema de ar condicionado (umidade relativa ideal: 45-60%). Descarregar as foras eletrostticas, colocando o frasco de pesagem em um recipiente de metal, antes da pesagem. Conectar a balana a um terra eciente.

ms = massa medida ao nvel do solo rt = raio da Terra (~ 6.370 km) h = altura do local onde se fez a medida (m) mh = massa medida a uma altura (h), em relao ao nvel do solo

Magnetismo
Efeito Observado: Baixa reprodutibilidade. O resultado da pesagem de uma amostra metlica depende da sua posio sobre o prato da balana. Motivo: Se o material for magntico (ex.: ferro, ao, nquel, etc.) pode estar ocorrendo atrao mtua com o prato da balana, criando foras que levam a uma medida errnea. Medidas corretivas: Se possvel, desmagnetize as amostras ferromagnticas. Como as foras magnticas diminuem com a distncia, separar a amostra do prato usando um suporte nomagntico (ex.: um bquer invertido ou um suporte de alumnio). Usar o gancho superior do prato da balana, se existir.

Empuxo
Efeito Observado: O resultado de uma pesagem feita em ar no o mesmo que no vcuo. Motivo: Este fenmeno explicado pelo princpio de Arquimedes, segundo o qual um corpo experimenta uma perda de peso igual ao peso da massa do meio por este deslocado. Quando materiais muito densos (ex.: Hg) ou pouco densos (ex.: gua) so pesados, correes devem ser feitas, em favor da preciso. Medidas corretivas: Pesagens diferenciais ou comparativas ou de muita preciso, efetuadas em dias diferentes, devem sempre ser corrigidas com relao ao empuxo, levandose em conta a temperatura, a presso e a umidade atmosfricas. Os trabalhos comuns de laboratrio geralmente dispensam estas medidas.

Chemkeys. Licenciado sob Creative Commons (BY-NC-SA)

You might also like