You are on page 1of 13

Intercincia

versin impresa ISSN 0378-1844

Servicios Personalizados Articulo Articulo en PDF

INCI v.34 n.10 Caracas outubro 2009

Estudar os recursos financeiros para a indstria agroalimentar e do desenvolvimento rural: Descrio do capital humano em cooperativas de crdito por meio de delphi anlise
Elies Segu-Mas e Ricardo J. Servidor Izquierdo Elies Segu-Mas . Ph.D. em Administrao de Empresas, Universidade Politcnica de Valencia (UPV), na Espanha. Professor, UPV, Espanha. Endereo:? Facultat d Administraci i Direcci d Empreses, UPV?. (Edifici 7J). Cam de Vera, s / n 46022 Valncia, Espanha. e-mail: esegui@cegea.upv.es Ricardo J. Servidor Izquierdo . Ph.D. em Engenharia Agrcola, UPV, Espanha. Professor, UPV, Espanha. e-mail: rjserver@esp.upv.es RESUMO

Articulo en XML Referencias del artculo Como citar este artculo Traduccin Automtica Mas detalles semnticos Enviar articulo por email Indicadores Ligaes Relacionados Bookmark Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar Compartilhar | Mais Otros

As cooperativas de crdito tm sido um elemento-chave para a indstria agro-alimentar recente e desenvolvimento rural. No entanto, ao passo que existem aplicaes prticas implementadas nos bancos, h estudos empricos sobre este raramente forma legal de sistema bancrio. Hoje em dia, a crise financeira est afetando o desenvolvimento de certas indstrias e territrios. As cooperativas de crdito, instituies financeiras como singulares, tm elementos intangveis com caractersticas peculiares. Estas caractersticas devem ser estudado para gerir as suas vantagens competitivas e fornecer administrao informaes relevantes para a tomada de deciso. Atravs da anlise Delphi, este artigo ir identificar as singularidades de capital humano nessa entidades. As singularidades do setor sindical do crdito mostram que os recursos humanos so potencialmente mais determinado a adotar uma forte cultura corporativa e investir mais em treinamento. Por outro lado, o principais dficits de cooperativas de crdito sero as suas aptides e capacidades menores, nvel acadmico ou baixo investimento em treinamento. Estudio de los Recursos financieros para la industria y el Desarrollo Agroalimentaria rural: Caracterizacin del Humano capitais en las Cooperativas de Crdito Mediante el anlisis delphi RESUMEN

Las Cooperativas de Crdito, Como organizaciones SINGULARES en nuestro Sistema financiero, poseen uno intangveis de Caractersticas Particulares. As, los Valores de la cooperativa y de sus miembros, la estructuracin del capital las actitudes del o sus Polticas de seleccin y formacin de les confieren unas Caracterstica Especficas Opaco merecen servios estudiadas pargrafo gestionar sus ventajas competitivas y ofrecer um su direccin informacin Relevante pessoal para la toma de decisiones. Mediante el anlisis Delphi, Este trabajo Trata de obtener identificar las singularidades del Capital Humano de ESTAS Entidades. Las singularidades del seto Cooperativo de Crdito muestran unos Recursos Humanos potencialmente ms predispuestos a adoptar una fuerte Cultura de Empresa ya Realizar prefeito una inversin en formacin. Por el otro Lado, los Principales dficits de la Cooperativas de Crdito vendran Derivados de sus aptides y de sus Menores Capacidades, dado su Menor nive acadmico y su Menor inversin en formacin. Estudo dos Recursos Financeiros de para uma Indstria AGROALIMENTAR EO Desenvolvimento rural: Caracterizao do Capital Humano NAS Cooperativas de Crdito Mediante uma Anlise delphi RESUMO

Como Cooperativas de Crdito, Como Organizaes SINGULARES los Nosso Sistema Financeiro, possuem intangveis de Caractersticas Particulares. ASSIM, OS Valores da Cooperativa e De: Membros SEUs, uma estruturao fazer capital, atitudes fazer UO Pessoal SUAS Polticas de Seleo e de Formao lhes conferem UMAs Caractersticas Especficas Que merecem servios estudadas pargrafo gestionar SUAS Vantagen competitivas e oferecer, SUA diretiva, INFORMAO Relevante pargrafo uma Tomada de decises. Mediante uma Anlise Delphi, ESTA Comunicao Tenta obter e identificar como singularidades fazer destas HUMANO capitais Entidades. Como fazer singularidades Setor Cooperativo de Crdito mostram Recursos Humano potencialmente Mais predispostos los adotar UMA forte Cultura da Empresa e los Realizar Maior Investimento em Formao. Por Lado Outro, Os principais dficits das Cooperativas de Crdito derivar-se-iam de SUAS aptides e de Menores SUAS Capacidades, devido AO Seu Menor do Nvel Acadmico e Seu Menor Investimento em Formao.

PALAVRAS-CHAVE / Capital / intangveis Sindicatos da Indstria Agroalimentar / Crdito / Ativos Humanos Capital Intelectual / Recebido: 02/11/2009. Aceito: 10/12/2009.

A informao financeira representa o ncleo dos sistemas de informao de negcios e, portanto, so fundamentais para a tomada de deciso e planejamento estratgico da organizao. Contabilidade sofreu recentemente uma perda evidente de confiabilidade e relevncia social, como resultado do surgimento de um novo paradigma econmico. Vrios estudos (Amat, 2002; Di Piazza e Eccles, 2002) demonstram que uma parte significativa do valor que os mercados atribuem s empresas no encontrada em seus balanos, mesmo durante crises mercados de aes.

Os mercados financeiros tm identificado a existncia de um crescente balano invisvel (Sveiby, 1997) na empresas. Esse balano invisvel a conseqncia de diferenas entre o valor real das empresas (valor de mercado) eo valor resultante da aplicao dos critrios contbeis geralmente aceitos e princpios (valor contbil) Essa diferena tem sido uma das principais motivaes para o desenvolvimento de metodologias para identificar medir e gerenciar ativos intangveis e intelectuais de uma organizao, especialmente aqueles que a contabilidade no pode cobrar.

A gesto dos ativos intangveis de uma organizao um fator competitivo de destaque na literatura de negcio da ltima dcada. Hoje, sem dvida, o conhecimento tem um papel essencial no desenvolvimento econmico e social desde o seu surgimento, o processo de transferncia e mostram-se fontes de energia e produtividade (Castells, 1997). Assim, de frente para o ambiente atual que est rapidamente se tornando incerta e heterognea, a gesto do capital intelectual aparece como uma das respostas mais evidentes para identifica medir e gerenciar os recursos crticos de uma organizao.

Obviamente, a realidade econmica d aumento de peso para o ativo intangvel dentro da cadeia de bens e servios que faz a correcta avaliao de empresas e seus ativos mais complexa. Esta situao provocou o surgimento de diversos modelos para identificar e medir os ativos intangveis de uma organizao. Seu objetivo otimizar a gesto dos elementos intangveis que tornam possvel desenvolver a criao de valor pela empresa. A aplicao geral da administrao ativos intangveis ainda est distante. Atualmente, existem algumas experincia significativas neste campo, em que o setor bancrio est na vanguarda.

Este estudo ir abordar a contabilizao de intangveis do capital humano dentro de uma realidade de negcio concreto: cooperativas de crdito. Essas corporaes representam um caso singular no sistema financeiro e apesar de seu peso relativo reduzido no setor, este tipo de instituies financeiras tem sido um elemento fundamental para a recente desenvolvimento scio-econmico das regies extensas, o seu papel de ser evidente em setores como agro -food indstria. No entanto, ao passo que existem aplicaes prticas implementadas no bancos e caixas econmicas, h estudos empricos sobre este raramente forma legal de sistema bancrio.

Como resultado, este estudo ir abordar a descrio do capital humano nas cooperativas de crdito para fornece informaes relevantes para a tomada de deciso a este tipo de empresas em um ambiente altamente complexo e cada vez mais competitivo, como o setor bancrio. O estudo realizado com a metodologia qualitativa Delphi que apropriado para este tipo de anlise, onde h uma clara falta de informaes sobre o fenmeno analisado (Sanchez et al ., 1999).

Este estudo est estruturado em seis partes. Os dois primeiros estabelecer, de uma forma concisa, a estrutura conceitual do capital humano e intelectual, e definir o papel das cooperativas de crdito no sistema bancrio. Na prximas duas partes, um estudo de caso apresentado, fazendo a distino entre os aspectos anteriore (metodologias, fontes, a abordagem geral para o caso, etc) e da medida de variveis e indicadores de capita humano. Finalmente, implicaes para a valorizao do capital humano da empresa analisada so estabelecidas, e as concluses do estudo de caso so apresentados.

Sobre este assunto, obrigatrio para formular as seguintes questes de pesquisa: Ser que a forma jurdica influenciar a configurao do capital humano na organizao? E quais so as caractersticas peculiares do capita humano em cooperativas de crdito? O que os diferencia dos bancos? Capital Humano

Os filsofos como Aristteles e os economistas clssicos como Adam Smith ou Alfred Marshall destacou a importncia das pessoas em qualquer sociedade humana. No entanto, apenas nos ltimos anos, quando a grande relevncia das pessoas tem sido notado e novos conceitos como capital humano tm surgido.

O termo? Capital humano? foi cunhado pela primeira vez pelo prmio Nobel de Economia Theodore W. Shultz em 1961. Desde ento, a literatura de negcios inclui definies diferentes e heterogneos sob este conceito. No entanto, alm do nmero de definies existentes, existe certo consenso para determinar o capital humano como o conjunto de habilidades, experincias e conhecimentos do pessoal de uma organizao. De acordo com os pesquisadores sobre o assunto, na percepo de valor do capital humano, existem trs fase principais (Davenport, 2000; Ortega, 2004):

O capital humano como um custo . Pessoas so uma parte importante de suas despesas de explorao. Embora eles so essenciais para gerar renda no exerccio financeiro, a percepo de valor do capital humano centrado no custo implcita (e seu controle).

O capital humano como um ativo . "Pessoas so o principal ativo da organizao" representa um conceito maio nvel de capital humano. Assim, as pessoas so vistas como recursos de que os benefcios futuros esperados e esto sob a corporao? S controle.

O capital humano como investimento . Nos ltimos anos, as caractersticas do mercado de trabalho (meno desemprego, mais rotao de funcionrios, etc) tm envolvido a conceituao do capital humano como algo mai do que uma vantagem. Neste caso, dada a mais poder na negociao de pessoal, em vez de investir dinheiro na empresa, ele faz isso com o tempo, o conhecimento, habilidades e experincia.

Em concluso, independentemente da sua percepo, muitos pesquisadores consideram o capital humano como um dos principais fatores que explicam o crescimento da produtividade no longo prazo de uma organizao (Sa e

Ortega, 2002). Vrios estudos tm procurado comparar o capital humano com os resultados do negcio (Hall 1992), e duas abordagens tradicionais foram identificados (Danvila, 2006): i. Atravs de fluxos variveis que so representativos da corporao? S investimento em treinamento para a tarde-compar-los com os resultado obtidos. ii. Por meio de estudos qualitativos de carter emprico com base em questionrios.

Alm disso, como Gratton (2000) afirma, os diferentes estudos europeus e americanos determinaram a influncia dos funcionrios? comportamento nos resultados financeiros das empresas de acordo com o modelo causa representado na Figura 1 .

Para definir e desintegrar as variveis quanto a este ponto, a equao do capital humano ( Figura 2 ) de Davenport (2000) de interesse. Ele define capital humano como a soma da capacidade de comportamento e multiplicado pelo tempo e esforo.

Alm disso, para homogeneizar os conceitos expostos, que ser til para definir os elementos integrantes da equao capital humano:

Capacidade implica experincia em uma srie de atividades ou formas de trabalho. Ele tem trs elemento principais: a) habilidade a familiaridade com os mtodos e meios prprios de uma determinada tarefa; b conhecimento representa o contexto intelectual em que um trabalhador realiza e, por isso, o trabalhador maestria para cumprir um posto de trabalho;? e c) o talento a capacidade inata de um indivduo para executa uma tarefa especfica.

Comportamento reflete, uma vez que pode ser observado, os nossos valores, crenas e reaes na presena da realidade que nos rodeia. Ela contribui para o desempenho das tarefas inerentes a um? S atividade e responde ao indivduo? S experincia e estmulo situacional em determinados perodos de tempo.

Os esforos representam a aplicao consciente dos recursos fsicos e mentais para um objetivo concreto. Ela est relacionada com a tica de trabalho, d valor s capacidades e comportamento dos indivduos (que no seria til ter recursos sem os esforos para a obteno de resultados determinados).

Tempo o elemento cronolgica e tem sido, normalmente, excluir a partir de modelos de capital humanos, uma vez que no pode ser encontrado na pessoa? s mente. No entanto, o tempo um recurso fundamental e pessoa que est sob o indivduo? S controle.

Por outro lado, e como Itami e Roehl (1987) indicou, gerao de capital humano pode ser obtido e acumulado basicamente atravs de dois caminhos: de treinamento, proporcionando RRHH com novos conhecimentos e habilidades, e conhecimento recebido atravs da experincia. Pesquisa Qualitativa: Anlise Delphi

Medindo na pesquisa social mais complicado do que em cincias naturais, uma vez que existem mais problema de impreciso e variaes de medio so muito mais imprevisvel em seres humanos. Como uma funo do tipo de pesquisa em causa, a utilizao de tcnicas quantitativas ou qualitativas podem resultar complementar ma no exclusivo. Na verdade, possvel gerar um nmero de sinergias. Por conseguinte, os resultados esto mutuamente reforadas e permitem estudar, em profundidade, at um ponto em que qualquer um dos mtodo mencionados, separadamente, pode chegar. Mtodo Delphi

Linstone e Turoff (1975) definiu a tcnica Delphi como um "mtodo de estruturao de um processo de comunicao em grupo que eficiente para permitir grupo de indivduos como um todo para lidar com um problema complexo". Esta tcnica tenta ser um mtodo sistemtico e recorrente dirigida a obter opinies de um grupo de especialistas (e, se possvel, o consenso tambm).

Anlise Delphi pode ser utilizado para dois objetivos fundamentais (Dalkey e Rourke, 1971): i. Objetivos previsvei para obter informaes sobre cenrios futuros, este o utilitrio mais conhecida e caracteriza o mtodo Delph como uma tcnica previsvel em condies de incerteza (Fildes et al , 1978.). ii. Obteno de opinies quando requerendo informaes sobre tpicos especficos sobre os quais no h informao anterior; esta aplicao especialmente relevante quando no h dados histricos, pois permite a coleta de uma ampla tipologia de variveis inter-relacionadas (Gupta y Clarke, 1996).

Por outro lado, as caractersticas distintivas desta tcnica grupo subjetiva so que os participantes permanece no anonimato durante o processo (evitando o pensamento de grupo), feedback controlado aos participante permite livre de transmisso de rudo (ou seja, sem informaes irrelevantes, redundantes e at mesmo incorreta), e existe uma resposta grupo estatstico (para ter em conta todas as opinies individuais para o resultado final do grupo).

O objectivo da tcnica de Delphi a obteno de uma opinio do grupo de peritos de confiana (Landeta, 1999) O processo recorrente termina quando percebe-se que as estimativas de permanecer estveis, isto , quando a mediana dificilmente oscila e o intervalo interquartil pra de se tornar mais estreita (aps pelo menos dois ciclos) A partir deste ponto, os ltimos passos so para obter a resposta do grupo na ltima rodada e preparar o relatrio correspondente.

A aplicao concreta da anlise Delphi no campo intangveis foi abordado por Sanchez et al . (1999). Seu objetivo era gerar algumas diretrizes comuns para a medio e difuso de informaes sobre os elementos intangveis que ilustram as caractersticas para se adaptar o mtodo a este campo. Uma carta grfica sobre o desenvolvimento das fases de anlise Delphi especificamente no estudo de elementos imateriais est representado na Figura 3 .

Capital Humano em Cooperativas de Crdito. Conceitos Preliminares

Dada a falta de estudos sobre o capital humano nas cooperativas de crdito, a aplicao da metodologia Delphi til em um estudo exploratrio. Para este tipo de estudos, a maioria dos investigadores sociais recomendado o uso de metodologias qualitativas (Snchez et al , 1999;. Corbetta, 2003). O objetivo do presente estudo determinar se a natureza jurdica (e filosfica) das cooperativas de crdito influencia a composio do seu capita humano. No entanto, a aplicao do mtodo Delphi especialmente procura identificar as singularidades de capita humano das cooperativas de crdito em relao a bancos e caixas econmicas, numa base comparativa.

O mtodo Delphi reuniu a opinio de 25 participantes do meio acadmico, profissional (basicamente cooperativa de crdito? CEOs) e especialistas institucionais. O correio eletrnico foi usado para facilitar a distribuio do diferentes questionrios com especialistas participantes. Esta ferramenta especialmente til neste tipo de estudos, uma vez que facilita o preenchimento de questionrios e acelera o envio e recebimento de informaes. Composio do grupo de especialistas

Os entrevistados com trs perfis foram contatados para formar o painel de especialistas: as cooperativas de crdito? CEOs, especialistas acadmicos em reas de estudo relacionadas e tcnicos de empresas pblicas e privadas que prestam serv ios na indstria. Consultores que aconselham ou auditar diversas cooperativas de crdito tambm foram convidados. No total, 71 especialistas foram contatados, dando prioridade a um nmero de cooperativas de crdito? CEOs para a sua menor taxa de resposta previsvel.

Em relao s tipologias de peritos, todos pertencem categoria de "especialistas". No facilitadores foram includos porque eles eram irrelevantes para esta anlise.

A primeira rodada teve 25 especialistas, 22 deles permanecendo no segundo turno. Este nmero no apena estatisticamente significativa, mas tambm minimiza os erros no estudo qualitativo, como um maior nmero de participantes teria dificilmente erros reduzida.

A anlise dos resultados determinada pela primeira vez o nmero de respostas vlidas para cada questo; os 25 participantes do estudo responderam a todas ou a maior parte do questionrio. Alguns erros foram identificados e as perguntas foram removidos em estatsticas subseqentes. Capital Humano em Cooperativas de Crdito. Resultados

Os resultados de opinies sobre a importncia dos blocos de capital intelectual, aps a segunda rodada gerou uma resposta unnime: o capital humano o mais relevante dos trs elementos de capital intelectual em uma cooperativa de crdito ( Tabela I ). Este estudo demonstra que a convergncia de opinies foi mnima, pois o referidos capital humano e estrutural no mudou em tudo. Somente opinies relacionadas com o capital relaciona mudou, convergindo.

A anlise do processo

Na primeira parte do estudo, os principais pontos fracos e fortes de capital humano em cooperativas de crdito foram apontados. A maioria dos especialistas (24) deu pelo menos uma contribuio. Os resultados desta questes abertas so apresentados mais tarde. A segunda parte tem 13 itens de avaliao, com uma escala de 0 a 10. Os 22 especialistas que participaram da segunda rodada avaliou cada uma das 13 questes.

Por fim, a ltima parte posou quatro perguntas para comparar o capital humano das cooperativas de crdito com a do resto das empresas do setor de crdito. Mais uma vez, cada um dos peritos que participam na segunda rodada respondeu a todas as perguntas. Anlise de resultados

Tabelas II e III resumir as contribuies das duas questes abertas da segunda rodada do estudo, sobre o pontos fortes e fracos de capital humano em cooperativas de crdito. Pode-se observar que a maioria do especialistas consideram que o conhecimento ea relao entre funcionrios e clientes, e tambm com o mercado tradicional das cooperativas de crdito, so os principais pontos fortes do seu capital humano. Alm disso, o sentimento de compromisso e de pertena dos colaboradores so os pontos fortes deste tipo de empresas de crdito.

Quanto fraquezas, formao insuficiente de funcionrios se destaca, considerando a formao geral, bem como formao especializada em produtos financeiros, questes sindicais, marketing, etc Outras deficincias indicada por especialistas menos relevantes, a falta de motivao, capacidade de adaptao baixo para mudar, ou idade avanada mdio de empregados se destacam.

Por outro lado, no que diz respeito avaliao de variveis de capital humano dos sindicatos, os resultados do tratamento estatstico dos dados, aps o segundo turno, chegou a um consenso absoluto na resposta do grupo que supera os trs pareceres que estavam fora de consenso na primeira rodada. A partir das avaliaes ( Tabela IV ), possvel determinar uma nova hierarquia de variveis de capital humano em funo de sua importncia em cooperativas de crdito.

A Figura 4 resume graficamente, dentro de um diagrama radial, os resultados anteriores. Ele tenta provar o perf caracterstico de valor intangvel humano em cooperativas de crdito. Pode-se observar que os sentimentos de compromisso e de pertena, juntamente com a formao ea aprendizagem, so os elementos intangveis mai valorizados de capital humano em cooperativas de crdito. Neste sentido, elementos como a satisfao no trabalho, colaborao e trabalho em equipe e comunicao, tambm so relevantes. No lado negativo, a pequena importncia relativa de elementos intangveis, como a flexibilidade, experincia, criatividade, nvel de educao ou particularmente o desenvolvimento fora da rea de trabalho se destacam.

no mnimo estranho para encontrar uma alta valorizao da formao e aprendizagem, quando, ao mesmo tempo, sabe-se que o treinamento de pessoal o elemento mais fraco do capital humano nas cooperativas de crdito. H um sinal de que a maioria das empresas do setor no tm aplicado polticas para atrair e / ou treina pessoal para corrigir esse dficit relevante, ou que tenham recentemente implementadas tais polticas.

A Figura 5 ilustra a convergncia produzido na opinio estatstica do grupo com respeito aos elementos 8 imateriais de capital humano avaliadas. A posio mais alta na caixa de diagrama indica logicamente que um determinado elemento intangvel tem importncia mais relativa dentro do setor de cooperativa de crdito.

Os resultados da segunda amostra de mostrar como, em 12 dos 13 elementos intangveis avaliados, convergncia significativa de especialistas? parecer foi produzido, aumentando o nvel de consenso do grupo.

A hierarquia estabelecida para os elementos do capital humano mudou um pouco aps o segundo turno. Embora haja algumas mudanas entre os elementos com uma mdia equivalente, a auto-motivao aumenta s custas do ambiente de trabalho e nvel de educao formal cai para o dcimo segundo lugar, enquanto a flexibilidade ea criatividade melhorar suas posies. No entanto, consideramos que estas so mudanas que no tm muita importncia na zona intermediria e baixa do grfico.

A avaliao mais alta significativa dos dois elementos principais, comprometimento e treinamento, tanto na mediana ea mdia termos, importante. De forma anloga, o elemento menos valorizado (desenvolvimento fora da rea de trabalho) melhora.

A Figura 6 apresenta os resultados da anlise comparativa entre o principal grupo de elementos intangveis do capital humano em cooperativas de crdito e outras empresas bancrias, tais como bancos e caixas de poupana. Aps a segunda rodada do estudo, ao comparar o capital humano dos dois grupos, o consenso emerge em relao resposta estatstica do grupo de peritos. Alm disso, h uma opinio unnime afirmando que qualificao acadmica do pessoal em cooperativas de crdito menor do que em pessoal de bancos e caixas de poupana. Pelo contrrio, a unanimidade do grupo para avaliar o sentimento de compromisso e de pertena do trabalhadores em cooperativas de crdito destaca-se com um valor maior.

Texto original Consequently, in a strong competitive environment such as the banking industry, the future strategy of credit unions should reinforce competitive advantages of their human capital and size the opportunities of each scenario.
Sugira uma traduo melhor

Durante este segundo turno, o parecer do grupo mudou em relao aos esforos para treinar o pessoal em

cooperativas de crdito. Considerando que, no final do primeiro turno, houve consenso, considerando que o esforos em cooperativas de crdito foram semelhantes aos de bancos e caixas de poupana, aps a segunda rodada do grupo considerou que no primeiro elas foram menores. Em ambos os turnos a resposta mais frequente considerado esses esforos a ser baixa e, alm disso, havia poucos valores mais baixos para a resposta no segundo turno, o que pareceu ter afetado a opinio do grupo sobre esse ponto.

O fato de que o treinamento foi avaliado como um dos principais elementos intangveis do capital humano tambm se destaca e. em contrapartida, houve consenso de que os esforos para treinar so melhores do que os de bancos e caixas de poupana (apesar da existncia da Educao, Formao e Fundo para o Desenvolvimento).

Tabela V mostra o nvel de convergncia de especialistas? opinio ao longo das duas rodadas em relao questes anteriormente comparados. Pode-se verificar que existe uma convergncia significativa em todos o elementos estudados. O consenso unnime alcanado com relao melhor avaliao dada ao compromisso motivao e sentimento de pertena em cooperativas de crdito se destaca particularmente. Alm disso, tambm houve unanimidade para avaliar a qualificao acadmica de pessoal como o "pior".

Concluses

Primeiro, deve-se salientar que, como em outros estudos, o capital humano de acordo com os especialistas, a principal grupo de elementos intangveis do capital intelectual em cooperativas de crdito. por isso que, dada a sua relevncia, focando o estudo sobre este tema tem sido preciso.

Em segundo lugar, necessrio insistir que a indstria de cooperativa de crdito inclui um grupo de realidade muito heterogneas, onde as empresas que so exclusivamente locais interagir com outras pessoas que so muito maiores e, portanto, complicado para chegar a concluses e fazer comparaes vlidas para cada um dos a realidades existentes.

Olhando para os resultados das metodologias qualitativas que foram desenvolvidas neste estudo, a primeira concluso especfica bvia: a forma jurdica determina significativamente a estrutura do capital humano em cooperativas de crdito. Consequentemente, em um ambiente de forte concorrncia, como o setor bancrio, a futura estratgia das cooperativas de crdito devem reforar as vantagens competitivas de seu capital humano e tamanho das oportunidades de cada cenrio.

Mais especificamente, o capital humano das cooperativas de crdito se destaca especialmente pela relevncia de valores e atitudes. Compromisso, o sentimento de pertena e de motivao pessoal no so apenas os elemento mais valorizados na indstria, mas tambm os seus nveis esto acima dos de outras empresas de crdito, e constituem uma clara de fora ou vantagem competitiva.

Razes territoriais, a proximidade entre dirigentes e subordinados, e da ideologia sindical ou lealdade para com a empresa so fatores que poderiam justificar essa fora, que lidera de cooperativas de crdito devem continuar a promover. O fato de que as cooperativas de crdito pertencem chamada economia social, proporciona-lhes uma ideologia que est fundamentalmente alimentado por valores e atitudes. Alm disso, as variveis de capita humano em cooperativas de crdito esto ligadas a valores e atitudes que, em geral, tm sido os mais valorizado na hierarquia dos elementos intangveis definidos pelos peritos, fato que assinala a sua importncia relativa Elementos como a formao ea aprendizagem, a satisfao, a colaborao ea comunicao so os mai relevantes neste tipo de empresas.

Desenvolvimentos fora da rea de trabalho, a flexibilidade, a experincia, a criatividade ou o nvel de educao formal so elementos intangveis que raramente se destacaram em cooperativas de crdito.

Pelo contrrio, os elementos intangveis do capital humano ligado ao aptides do pessoal representam uma clara debilidade das cooperativas de crdito. Neste sentido, de acordo com os especialistas, a fraqueza fundamental do capital humano nas cooperativas de crdito condicionada pela formao insuficiente e qualificao de seu empregados. Alm disso, o consenso alcanado pelo grupo de especialistas sobre os esforos para treinar e qualificao acadmica do pessoal em cooperativas de crdito revela uma desvantagem bvia em relao a bancos e caixas de poupana.

Alm disso, a no ser a formao (que um elemento intangvel muito valorizado), as outras variveis relacionadas aptido (educao formal, experincia e desenvolvimento pessoal) dado muito pouco valor na hierarquia. Assim, essa fraqueza identificada em cooperativas de crdito pode ser considerado a priori como relativo, dada a sua baixa relevncia.

Mais uma vez, o paradoxo do grande valor dado formao, quando, ao mesmo tempo que representa a principa fraqueza do capital humano devem ser apontadas e, tambm, que os esforos para treinar o pessoal so mai baixas do que as feitas por bancos e caixas de poupana, apesar da existncia da Educao, Formao e Fundo

de Desenvolvimento.

Em concluso, as cooperativas de crdito devem redefinir suas polticas para atrair recursos humanos. Poltica explcitas tm de ser estabelecidos para incluir perfis com melhor nvel de educao formal e mais formao do que as atuais. Da mesma forma, as polticas de formao e desenvolvimento profissional deve ser realizada para superar a falta de qualificao profissional do capital humano. Assim, a implementao da Educao, Formao e Fundo de Desenvolvimento deve envolver uma vantagem competitiva diferenciada das cooperativas de crdito. O seu papel fundamental deve ser para alcanar nveis de qualificao de pessoal comparveis aos nveis de outras empresas de crdito.

Em terceiro lugar, conveniente mencionar os elementos intangveis do capital humano em cooperativas de crdito, relacionadas com as capacidades do pessoal. Logicamente, como consequncia de nveis mais baixos de educao e devido aos esforos menores para treinar, aprender em cooperativas de crdito pior do que o obtido por bancos de poupana e bancos. No entanto, preciso fazer a mesma objeo feita na seo anterior relacionada com a heterogeneidade da indstria.

Os especialistas? grupo considerado to importante a colaborao variveis, trabalho em equipe e comunicao embora fosse invivel para indicar a sua situao em relao a outras empresas de crdito. Pelo contrrio, a liderana uma varivel secundria em relao a capacidades do pessoal em cooperativas de crdito.

A primeira recomendao geral que se depreende deste estudo o de reforar o trabalho em equipe para aumentar o estoque de recursos da empresa. Formalizao de redes de trabalho dentro e fora das corporae (como grupos de cooperativas de crdito) parece ser um excelente caminho para buscar sinergias e economias de escala.

Outro elemento intangvel a ser melhorado a formao. Levando-se em conta as possibilidades que a tecnologias de informao e comunicao (TIC) oferecem atualmente, de interesse para incluir treinamento virtual (e-learning) na oferta de formao de cooperativas de crdito, ou nos servios oferecidos por federae autnomas. Mais flexibilidade na oferta, com acesso a contedo em uma forma assncrona e de qualquer parte do planeta, e mais economia de custos poderia ser alcanado, permitindo que um maior nmero e uma ampla gama de aces de formao.

Dada a fraqueza evidente que implica que tm pessoal com menos recursos do que os concorrentes, em termo de educao e formao formais, cada cooperativa de crdito precisa estabelecer polticas de recrutamento e seleo de pessoal dirigida a aumentar o estoque de aptides de seu pessoal, por exemplo, selecionando apena pessoas com um alto nvel de estudo. Agradecimentos Este estudo foi financiado pelo Plano D do Ministrio da Cincia e Tecnologia (DER2008-03475) R & Espanhol. Referncias

1. . Amat O (2002) y Reflexiones sobre latitudes propuestas los Problemas de la informacin contable Economista 83 : 94-103. [ ligaes ]

2. Castells M (1997) La Era de la Informacin. Economa, Sociedad y Cultura . Alianza. Madrid, Espanha. 411-415 pp [ Ligaes ]

3. Corbetta P (2003) Metodologa y Tcnicas de Investigacin social . McGraw-Hill. Madrid, Espanha. 448 pp [ Ligaes ]

4. Dalkey NC, Rourke DL (1971) Experimental Assesement de Procedimentos Delphi com juzos de valor do Grupo Rand Corporation, R612-ARPA. En Snchez MP, Chaminade C, Escobar CG (1999) En busca de una teora sobre la gestin y medicin de los intangveis en la empresa:. Una aproximacin metodolgica Economiaz 45 . [ Ligaes ]

5. Danvila del Valle I (2004) La Generacin de Capital Humano a Travs de la Formacin: Un Anlisis de su Efecto sobre los Resultados Empresariales . Tese. Universidad Complutense de Madrid. Espanha. 24-25 pp [ Ligaes ]

6. Davenport TO (2000) Capital Humano: Creando ventajas Competitivas um Traves de las Personas . Gestin 2000. Barcelona, Espaa. 21-44 pp [ Ligaes ]

7. Di Piazza SA, Eccles RG (2002) Edifcio Pblico Trust-O Futuro do Relatrio Corporativo . Wiley. Nova Iorque EUA. 33-54 pp [ Ligaes ]

8. Fildes R, Jalland M, Wood D (1978) Previso em condies de incerteza. Long Range Plan. 2: 29-38 . En Snchez MP, Chaminade C, Escobar CG (1999) En busca de una teora sobre la gestin y medicin de lo intangveis en la empresa:. Una aproximacin metodolgica Economiaz 45 . [ Ligaes ]

9. Gratton L (2000) Estratgia de estar: Colocar as pessoas no centro do objeto social . Financial Times Press New Jersey, EUA. 9-11 pp [ Ligaes ]

10. Gupta U, R Clarke (1996) Teoria e aplicaes da tcnica Delphi: Uma bibliografia (1975-1994). Technol Previso. Soe. Mude 53 : 185-211. En Snchez MP, Chaminade C, Escobar CG (1999) En busca de una teora sobre la gestin y medicin de los intangveis en la empresa:. Una aproximacin metodolgica Economiaz 45 [ Ligaes ]

11. Salo R (1992) A anlise estratgica dos recursos intangveis. Strat. Manag. J. 13 : 135-144. Em Caibano Calvo L (2002) para la Gestin Directrices y Difusin de informacin sobre Intangveis . Fundacin Airtel Mvil Madrid, Espaa. [ ligaes ]

12. Itami H, Roehl TW (1987) Mobilizao de Ativos invisveis . Harvard University Press. Cambridge, MA, EUA. pp 23-25. [ ligaes ]

13. Landeta J (1999) El Mtodo Delphi: Una Tcnica de Previso para la incertidumbre . Ariel. Barcelona, Espanha. 31-46 pp [ Ligaes ]

14. Linstone HA, Turoff M (1975) O Mtodo Delphi: Tcnicas e Aplicaes. Addison-Wesley. Em Landeta J (1999 El Mtodo Delphi: Una Tcnica de Previso para la incertidumbre . Ariel. Barcelona, Espanha. 31-46 pp [ Ligaes ] 15. Ortega R (2001) El ndice de Capital Humano: Una Herramienta pargrafo Fidelizar el Capital Intelectual Harvard Deusto Business Review. Madrid, Espanha. 86-93 pp [ Ligaes ]

16. Sa Prez P, Ortega Lapiedra R (2002) La formacin. Em Bonache J, Cabrera A (Eds.) Direccin Estratgica de Personas . Prentice-Hall. Madrid, Espanha. 121-139 pp [ Ligaes ] 17. Snchez MP, Chaminade C, Escobar CG (1999) En busca de una teora sobre la gestin y medicin de lo intangveis en la empresa:. Una aproximacin metodolgica Economiaz 45 . [ Ligaes ]

18. Sveiby KE (1997) The New Riqueza Organizacional: Gerenciando e mensurao de ativos baseada no conhecimento . Berrett-Koehler. San Francisco, CA, EUA. 11-18 pp [ Ligaes ]

2014 Asociacin Intercincia Calle Vera Cruz, Residencia La Hacienda Apto. 31-M Las Mercedes, Caracas 1080. Venezuela Telfonos: (58-0212) 992-32-24, 991-75-25 interciencia@ivic.ve

You might also like