You are on page 1of 7

ACOMPANHAMENTO DO PERCURSO NA EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

Para facilitar a compreenso do Acompanhamento do Percurso da Aprendizagem, torna-se necessrio o conhecimento dos fundamentos que sustentam a poltica da EJA para a educao bsica. Isto porque, como todo processo de acompanhamento reflete uma concepo de educao, os instrumentos utilizados (parecer descritivo e conceito) concretizam os princpios avaliativos descritos na concepo de EJA e tm a funo de registrar o percurso da aprendizagem na inteno de assegurar a formao, a humanizao e a emancipao dos estudantes jovens, adultos e idosos, considerando suas condies de vida e de trabalho. Neste sentido, a avaliao na EJA est em consonncia com a proposta curricular, estruturada por Tempos Formativos, Eixos Temticos e os Temas Geradores, que expressam as realidades vivenciadas e articuladas s diferentes reas do conhecimento, que representam os conhecimentos histricos, socialmente construdos e que favorecem a leitura crtica da realidade. Por essa razo, a ao pedaggica deve ser planejada e acompanhada coletivamente.

Parecer Descritivo Bimestral Durante as aulas, os professores desenvolvero o estudo, utilizando o tema gerador, os subtemas e os contedos das disciplinas para garantir a aprendizagem dos aspectos cognitivos e scio-formativos (em anexo). Isto significa que, medida que o educando vai desenvolvendo os aspectos cognitivos e scio-formativos, ele vai se apropriando dos contedos das disciplinas. Sendo assim, os contedos das disciplinas so meios para desenvolver os aspectos cognitivos e scio-formativos. Portanto, os estudantes vo desenvolvendo a aprendizagem dos referidos aspectos e os professores, por sua vez, registram ao lado dos saberes/contedos estudados, para esse fim, utilizando as legendas abaixo: C Aprendizagem Construda (o estudante construiu satisfatoriamente aprendizagem) EC Aprendizagem em Construo (o estudante construiu o mnimo necessrio da aprendizagem) AC Aprendizagem a Construir (o estudante ainda no construiu a aprendizagem)

Ao final da unidade letiva, os professores j devero estar com as anotaes concludas para utiliz-la no momento do Conselho de Classe.

-1-

O Conselho de Classe

Momento coletivo com a participao de todos os professores do Eixo Temtico para a definio dos resultados bimestrais e finais. Esse momento dever ser coordenado por um membro da escola (coordenador pedaggico/articulador de rea/professor/gestor/vicediretor) que assinar a Ata de Resultados. No Conselho de Classe, todos os professores devero estar com a sntese das anotaes do acompanhamento do percurso, explicitando a aprendizagem atravs das legendas (C, EC ou AC) de cada educando, por disciplina, registrando na Ata de Resultados dos Bimestres \Unidades (em anexo). De acordo com o registro da Ata de Resultados da Unidade Letiva, os professores escrevero um nico parecer, considerando o resultado no conjunto das disciplinas. Parecer descritivo bimestral - importante diferenciar parecer descritivo de relatrio. Parecer objetivo e direto, porque sintetiza o processo de estudo realizado durante a unidade letiva, por isso a orientao para o uso das legendas (C, EC, AC), a fim expressar a concluso do percurso da aprendizagem do educando. Assim, se o educando(a) A obteve como resultado da 1 unidade, no Tempo Formativo II, Eixo Temtico IV: Histria EC; Cincias - C; Geografia - EC; Matemtica AC; Lngua Portuguesa - EC; Artes e Atividades Laborais - C; Lngua Estrangeira - EC, ter o seguinte parecer descritivo nico, considerando o conjunto das disciplinas:

De acordo com os temas/subtemas estudados e os aspectos cognitivos definidos para o Tempo Formativo II, Eixo Temtico IV, o educando(a) nesta unidade ficou com a Aprendizagem em Construo (EC).

Esse procedimento servir tambm para descrever os resultados dos aspectos scioformativos e saberes necessrios das reas de conhecimento. Esses resultados devero constar numa Ata de Resultados Finais que dever ser preenchida durante o Conselho de Classe. Quando a aprendizagem da unidade em determinada disciplina ficar a construir (AC), como aconteceu no exemplo acima com a disciplina matemtica, o registro dever ser realizado no campo da observao, logo abaixo do campo destinado aos pareceres descritivos, explicitando o(s) motivo(s) que dificultou ou dificultaram o desenvolvimento da aprendizagem, como por exemplo:

Obs. O educando na disciplina Matemtica ficou com a Aprendizagem a

-2-

Construir (AC), em funo do grande nmero de faltas durante este bimestre/unidade.

Parecer Descritivo Final No final de cada Eixo Temtico, ser necessria a construo do Parecer Descritivo Final, atravs do conjunto dos professores, em Conselho de Classe, que tomaro a deciso da progresso do educando para outro Tempo Formativo ou reteno, o que significa a permanncia no mesmo Tempo Formativo; Vale lembrar que no h interrupo entre os Eixos Temticos, salvo se o educando apresentar um grande nmero de faltas. Isto porque, os Eixos Temticos no so sries, e sim organizadores do Tempo Formativo, tendo a funo de sinalizar o incio e o fim de cada Tempo Formativo; Esse processo de acompanhamento do percurso da aprendizagem elimina a Recuperao. Os dias destinados a recuperao sero contados como dias letivos e sero utilizados no decorrer das unidades didticas para a realizao dos Conselhos de Classe. O Parecer Descritivo Final ser construdo em Conselho de Classe, ao final da cada Eixo Temtico, a partir da sntese dos quatro pareceres descritivos bimestrais. Esse Parecer Descritivo Final ser traduzido em conceitos: Assim, se a aprendizagem do estudante no final do Tempo Formativo ficou: C ou EC ter o conceito PC - Percurso Construdo (Progresso) O educando(a) construiu a aprendizagem dos aspectos cognitivos e scio-

formativos, estando preparado para dar continuidade aos estudos

AC ter o conceito EP - Em Processo (Reteno) O educando(a) ainda no construiu a aprendizagem dos aspectos cognitivos e scio-formativos, devendo retom-la atravs da reorientao de estudos.

Importante: As legendas e os conceitos no tm nenhuma relao com nota; Entre os Eixos Temticos, os estudantes tero sempre o conceito PC, uma vez que no h reteno entre os mesmos; Aps cada resultado do Conselho de Classe, os professores, coordenadores e gestores faro as intervenes necessrias (pedaggicas e de gesto), para que os -3-

estudantes superem os obstculos que interferiram negativamente no percurso da aprendizagem. Auto-avaliao: Como estou no meu percurso formativo? Como os estudantes da EJA so pessoas que assumem responsabilidade na famlia, trabalho, igreja, comunidade, torna-se necessrio assumir, tambm, a responsabilidade pelo seu prprio estudo. Assim, cada educando dever realizar, em cada final de semestre, uma auto-avaliao da aprendizagem para perceber como est no seu percurso formativo. Portanto, esse instrumento no ser para avaliar a escola, nem os grupos dos gestores e professores, mas para o educando registrar a sua contribuio enquanto responsvel maior pelo seu processo de aprendizagem.

Para isso, ser necessrio destacar as fichas de auto-avaliao do Dirio do Percurso para serem respondidas pelos estudantes. Depois de respondidas, devero ser utilizadas no momento do planejamento coletivo dos professores para ajudar no repensar das aes pedaggicas e em seguida devero ser arquivadas na pasta do aluno.

ANEXOS: EIXO TEMTICO BIMESTRE BIMESTRE BIMESTRE BIMESTRE RESULTADO LEG. C C C C EC C C C AC EC EC EC C C C EC EC C C AC AC EC EC AC C C EC EC EC C AC AC AC EC AC AC C EC EC EC EC AC AC AC AC AC AC AC C C C EC EC C EC AC AC EC AC AC CONC. PC PC PC PC PC PC PC EP EP PC EP EP

-4-

CRITRIOS DE AVALIAO

TEMPO FORMATIVO I CRITRIOS: Aspectos Cognitivos e Scio-formativos AC1 - Nvel de oralidade AC2 Nvel de leitura AC3 Nvel de escrita AC4 Grau de criticidade AC5 Sistematizao dos conhecimentos estudados AC6 Uso dos saberes escolares no cotidiano da comunidade SF1 Abertura para interao no grupo SF2 Relao de respeito ao outro SF3 Disposio para a cooperao em grupo SF4 - Sensibilidade para a escuta do outro SF5 Uso do dilogo na construo da aprendizagem SF6 - Disposio para liderana LINGUAGENS HUMANAS NATUREZA MATEMTICA

-5-

TEMPO FORMATIVO II CRITRIOS: LINGUAGENS Aspectos Cognitivos e Scio-formativos AC1 - Nvel de discusses dos temas AC2 Argumentao e defesa das idias AC3 Produo oral/sinalizada AC4 Produo escrita AC5 Posicionamento crtico AC6 Interpretao e sistematizao dos conhecimentos estudados AC7 Grau de interelao entre os saberes da vida e os saberes da escola SFI Disposio para a construo coletiva das atividades SF2 Convivncia com as diferenas SF3 - Responsabilidade com o outro SF4 Abertura para o dilogo na construo da aprendizagem SF5 - Uso dos conhecimentos escolares na vida cotidiana SF6 - Disposio para liderana HUMANAS NATUREZA MATEMTICA

-6-

TEMPO FORMATIVO III CRITRIOS: LINGUAGENS Aspectos Cognitivos e Scio-formativos AC1 Nvel de Articulao do Discurso AC2 Utilizao da linguagem oral/sinalizada AC3 Domnio da escrita AC4 Grau de reflexo e sistematizao dos conhecimentos construdos AC5 Postura crtica frente a realidade (social, poltica, econmica, cultural e religiosa) AC6 Construo da viso de mundo prpria AC7 Aplicao dos conhecimentos escolares na vida prtica SFI Abertura para a construo coletiva SF2 Convivncia com base no respeito s diferenas SF3 - Desenvolvimento da autonomia intelectual SF4 Utilizao do dilogo na construo da aprendizagem SF5 Disposio para a liderana HUMANAS NATUREZA MATEMTICA

-7-

You might also like