You are on page 1of 33

Centro Esprita Lon Denis

10
sobre

Dependncias
Tema:

Encontro Esprita

Dependncias
Um desafio para o desenvolvimento das virtudes
Data:

4 de agosto de 2013
Mentores do Encontro

Teatro Thereza dvila 15h s 16h30min

Coordenao Geral: Elisa Goulart Equipe de Coordenao: Alcenir Moreira, ngela Paiva, Heronilde Melo, Irany Silva, Jlio Rodrigues, Naila Segvia, Mrcia Neves, Monaliza Silva, Renata Neves, Selma da Cunha, Valria Machado, Williane Porto, e, Wilma Ribeiro. Organizao do contedo da apostila: Equipe de estudo Capa: Elisa Goulart Diagramao e Finalizao: Depto. Editorial do CELD

Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o Reino dos Cus.


(Mateus, 5:1 a 12.)

A desgraa a alegria, o prazer, a fama, a v agitao, a tola satisfao da vaidade que faz calar a conscincia, que reprime a ao do pensamento, que confunde o homem sobre o seu futuro; a desgraa o pio do esquecimento que buscais ardentemente.1

Sumrio
Objetivos do 10o Encontro Esprita sobre Dependncias ............................................. 5 Apresentao ...................................................................................................................... 7 Mdulo 1: 1- Espiritismo e dependncias: principais conceitos ...................................................... 9 Mdulo 2: 2- Cair em si e o despertar espiritual .............................................................................. 19 2.a- A Parbola do Filho Prdigo e as dependncias ........................................... 19 2.b- Os elementos psicolgicos da Parbola do Filho Prdigo ............................ 20 2.c- O mal e o remdio uma anlise da dor e do sofrimento ............................ 23 2.d- O cair em si : a percepo e a aceitao do sofrimento ............................ 23 2.e- As Bem-aventuranas e o autoconhecimento com Jesus ........................... 25 2.f- Reflexes sobre os aspectos psicolgicos da Parbola do Filho Prdigo relacionadas s compulses ...................................................................................... 28 2.g- O desafio para o desenvolvimento das virtudes ............................................. 29

Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. V A verdadeira desgraa, item 24. Celd.

Objetivos do 10o Encontro Esprita sobre Dependncias


Desde 2002 estamos em marcha com Jesus para apreender o sentido das dependncias nas etapas de desenvolvimento do esprito. Comeamos os estudos em 2002... E nesse processo de aprofundamento e compreenso sobre o assunto, apresentamos os seguintes estudos nos Encontros: 2004 Dependncia Qumica e Espiritismo. Medos, Inibies e Fraquezas 2005 Dependncias e Espiritismo. Pensamento, Vontade e a Busca da Verdade 2006 Viver sem Drogas. Um Projeto Reeducativo para o Homem 2007 Espiritismo, Famlia e Dependncias 2008 Adolescncia na Viso Integral 2009 Mulher. Outros Olhares 2010 Educao para a Busca de Sentido 2011 O Sentido da Conscincia. A Transformao pelo Amor 2012 O Sentido da Criatividade. O Trabalho do Amor O tema central para o 10o Encontro Esprita sobre Dependncias Dependncias. Um desafio para o desenvolvimento das virtudes. E o eixo temtico O cair em si e o despertar espiritual, cujos objetivos so: Objetivo GeraL: Compreender o tema Dependncias. Um desafio para o desenvolvimento das virtudes na perspectiva do Espiritismo, da Filososfia e da Cincia. Objetivos Especficos: Conhecer a relao existente entre a Parbola do Filho Prdigo e as dependncias. Compreender a dinmica psicolgica contida na Parbola do Filho Prdigo. Analisar como as bem-aventuranas podem ser utilizadas como roteiro para o amadurecimento do esprito nas lutas evolutivas.

Como desenvolver as virtudes, apesar de estar na experincia da dependncia emocional?

A matria exerce sobre o esprito seus poderes misteriosos. (...) A alma humana sente todas as atraes da vida inferior, e, ao mesmo tempo, percebe o apelo da vida elevada. 2 Este o trabalho de nossa luta evolutiva, abrir mo daquilo que nos amarra e prende s verdades efmeras para ascendermos aos cimos da divina evoluo.

Denis, Lon. O Grande Enigma. Cap. III Solidariedade; comunho universal. Celd.

Apresentao A dcima edio do Encontro Esprita sobre Dependncias (EED) prope resgatar os principais conceitos sobre o Espiritismo e as dependncias, que foram trabalhados e desenvolvidos desde o nascimento do Ncleo de Estudos sobre Dependncias e Espiritismo (NEDE), em 2002. O tema deste Encontro versa sobre a experincia das dependncias e o seu papel no desenvolvimento das virtudes. A escolha do tpico seguiu um percurso natural de pesquisas e estudos, tanto da rea do conhecimento quanto do sentimento, acumulados nesses anos em que nos debruamos para compreender a natureza humana e suas vicissitudes luz do Espiritismo e da Cincia. Por tudo que experimentamos durante esse ltimo ano de estudo, s nos resta compartilhar nossos coraes que transbordam de f e de esperana. E desejamos, ainda, que tudo que descobrir neste trabalho possa colaborar para que voc tambm encontre a sua paz.

Mdulo1 Espiritismo e dependncias: principais conceitos


Dependncia ou dependncias? As drogas representam um real problema da alma encarnada no planeta? Quem o dependente?...
Existem tendncias viciosas que, evidentemente, so inerentes ao esprito, porque esto ligadas mais ao moral do que ao fsico; outras parecem antes consequncia do organismo, e, por esse motivo, acreditamos que somos menos responsveis por elas, tais so as predisposies clera, indolncia, sensualidade, etc. Est perfeitamente reconhecido hoje em dia, pelos filsofos espiritualistas, que os rgos cerebrais, correspondentes s diversas aptides, devem seu desenvolvimento atividade do esprito; que esse desenvolvimento , portanto, um efeito e no uma causa. Um homem no msico porque tem vocao pela msica, ele tem vocao pela msica porque seu esprito msico. (...) o guloso sente a boca encher-se de saliva ao ver uma iguaria apetitosa. No a comida que pode superexcitar o rgo do paladar, pois que no existe contato; , pois, o esprito, cuja sensibilidade despertada, que age pelo pensamento sobre esse rgo, enquanto que, sobre um outro esprito, a viso dessa iguaria no produziria nenhum efeito.
Allan Kardec. O Cu e o Inferno, Cap. VIII As Penas Futuras Segundo o Espiritismo. A carne fraca.

A questo referida em nossos O corpo no d impulsos de clera a quem que estudos, no se liga apenas aos no a possui, assim como no d outros vcios. aspectos cerebrais e aos objetos de Todas as virtudes e todos os vcios so inerentes compulso. O crebro a caixa de ao esprito () Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. ressonncia do esprito, portanto, h Cap. IX Bem-aventurados os que so soberania deste ltimo sobre Mansos e Pacficos. a material, o que justifica sua influncia sobre o (...) Admiti, ao contrrio, que os rgos especiais, se organismo. que existem, so consecutivos, que se desenvolvem pelo exerccio da faculdade, como os msculos pelo O corpo reflete o que h no espmovimento, e nada tereis de irracional. Faamos uma rito; sendo assim, o esprito precisa comparao trivial, fora de ser verdadeira. Por ser curado primeiro. alguns sinais fisionmicos reconheceis um homem dado bebida; sero esses sinais que o tornam Igncio Bittencourt (Esprito). Psicofonia bbado, ou a embriaguez que d origem a esses de Altivo Carissimi Pamphiro. Apostila sinais? Pode-se dizer que os rgos recebem a marca o do 12 Encontro Esprita sobre Medicina das faculdades. Espiritual. Seo Doutrinria. 2001.
Kardec, Allan. O Livro dos Espritos. Parte 2. Cap. VII, q. 370a. Nota de Kardec.

As drogas representam um real problema para a alma terrena?


9

Muita gente imagina que os comportamentos compulsivos esto apenas associados s drogas como lcool, maconha, cocana e nicotina, por exemplo. De fato, dependentes de droga manifestam esse tipo de comportamento, mas a compulso no est relacionada, exclusivamente, com o uso de substncias qumicas. Pode estar ligada a outras situaes que provocam prazer, como fazer compras ou passar horas em frente do computador. Quem no conhece pessoas que compram compulsivamente, estouram o limite do carto de crdito, do cheque especial e a conta no banco, de uma forma deletria para si mesmas. Esses comportamentos, tanto quanto os relacionados com o uso de drogas, interferem com o mecanismo de prazer e podem adquirir caractersticas patolgicas, de certa forma incontrolveis.
Andr Malbergier mdico, professor do Departamento de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo e coordenador do GREA, Grupo Interdisciplinar de Estudos de lcool e Drogas. Comportamento Compulsivo.

Alguns conceitos: Dependncia Emocional: Que o vosso corao no se perturbe. Crede em Deus, crede tambm em mim. H muitas moradas na casa de meu Pai; se inerente ao estgio de deassim no fosse, eu j vos teria dito, porquanto eu vou para senvolvimento psquico do espreparar o lugar para vs; e depois que eu tiver ido, e prito, que na grande maioria preparado o lugar, voltarei, e vos retirarei para mim, a fim de da populao do orbe terreno, que, l onde estou, vs estejais tambm. (Joo, XIV: 1 a 3.) se apresenta em condies (...) Independente da diversidade dos mundos, essas palade imaturidade emocional. As vras tambm podem ser entendidas como o estado feliz ou infeliz do esprito na erraticidade. Segundo a situao do particularidades deste esprito esprito mais ou menos depurado e desprendido dos em etapa de dependncia laos materiais o meio onde ele se encontra, o aspecto emocional so as seguintes: das coisas, as sensaes que experimenta e as percepes padro permanente de necesque possui variam ao infinito. sidades emocionais insatisfei(...) Nos mundos inferiores a existncia toda material, a tas, provenientes de vidas vida moral quase nula, as paixes reinam soberanas. Porm, medida que a vida moral se desenvolve, a anteriores, como tambm de influncia da matria diminui, de tal forma que, nos mundos vivncias atuais, associado mais avanados, a vida , por assim dizer, toda espiritual. educao familiar deficiente, (...) Nos mundos intermedirios h a mistura do bem e do o que faz com que a alma mal, com a predominncia de um ou de outro, segundo o tente se satisfazer, inadequagrau de adiantamento existente. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo H Muitas damente, por meio de relacioMoradas na Casa de Meu Pai cap. III, itens 1, 2 e 3. namentos difceis com outras pessoas e/ou com o uso de outros objetos de compulso, para tentar suprir o vazio existencial. A Dependncia emocional est por trs dos diferentes tipos de dependncia. Assim, quando se fala em dependncia qumica, por exemplo, estamos fazendo referncia ao tipo de dependncia da alma, que se ligou ao objeto

10

de compulso droga. Deste mesmo modo, temos a dependncia por compras, dependncia por jogos, dependncia tecnolgica, dependncia por comida e assim por diante. importante ressaltar que existem variaes no padro dos relacionamentos do esprito, que est dependente emocional com o objeto de compulso de sua escolha, o qual se vincula diretamente ao seu nvel de carncia afetiva. Assim, de acordo com essa ideia, teremos diferentes padres de ligao do esprito dependente emocional ao objeto de compulso, que vai desde a fase de contato com objetivos de experimentao at estgios de subordinao, com as consequentes, perda de controle e srios prejuzos sade fsica, mental e espiritual. Dependncia Qumica: Ela gerada por um comportamento rebelde e de risco do usurio. Ela representa um agravamento progressivo do uso indevido de objetos de compulso, que se inicia, passando pelo uso experimental, ocasional/habitual e ancorando-se num uso depen(...) Jamais haver corpo fsico que no seja resultante dente. Para desenvolv-la neexato das necessidades do esprito, que lhe utiliza a cessrio que haja cdigos genarquitetura e comanda as reaes qumicas de todas as ticos da hereditariedade em conmodalidades, onde nada ser esquecido e onde as sonncia com o contedo vibratrio manifestaes, desde as mais simples do cadinho 3 celular at as mais complexas do psiquismo, sero a dos registros perispirituais, predisexpresso real de suas fontes vorticosas. posio psquica ou social, e que Andra, Jorge. Dinmica Psi. se faa habitualmente, uso de uma A Personalidade nas Reaes Crmicas. substncia qualquer que altere o humor. Dependncias: As dependncias aos variados objetos de compulso escoam na mesma qumica cerebral. Assim, tais objetos no so importantes por si mesmos, mas pelo que representam. As compulses no se ligam especificamente a tais objetos, cada qual est ligado a sentimenPrecisamos revisar nossas concepes sobre vcios. tos ntimos de solido e desvalia. No podemos entend-los como uma problemtica Ento, abordamos, a temtica das que abrange, exclusivamente, delinquentes e vadios. (...) viciados so todos aqueles que se enfraqueceram dependncias, e no, apenas da diante da vida e se refugiaram na dependncia de dependncia qumica. Ento, ns pessoas ou substncias. temos dependentes qumicos, deHammed (Esprito). Psicografia de Francisco do Esprito Santo pendentes de comida, dependentes Neto. As Dores da Alma. Vcios. de trabalho, etc.

O perisprito arquiva em suas camadas, os conhecimentos adquiridos por meio de nossa evoluo individual. Tambm serve de modelo para a formao do corpo fsico.

11

Abuso: Qualquer ao humana onde exista uma pr-condio de desnvel de poder, seja ele sobre objetos, seres, legislaes, crenas ou valores. Ele geralmente vem associado ideia de poder do abusador sobre o objeto" abusado, que no pode ou no quer (por motivos intimidatrios reais ou no) resistir e/ou se contrapor ao abuso. 4

Todo aquele que depositrio da autoridade, qualquer que seja a sua extenso, desde a do senhor sobre o seu escravo, at do soberano sobre seu povo, no pode esquecer-se de que um encarregado de almas.
Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XVII. Sede Perfeitos. Item 9.

Muitos de ns aprendemos a ser dependentes desde cedo, dirigidos por adultos superprotetores que nos imprimiram clichs psquicos de represso, que se refletem at hoje como mensagens bloqueadoras dentro de ns e que no nos deixam desenvolver o senso de autonomia e de independncia. Outros trazem enraizadas experincias em que lhes foi negada a possibilidade de exercer a capacidade de seleo de amigos e parceiros afetivos, em virtude da interveno de adultos prepotentes. Essa nociva interferncia torna-os mais tarde indivduos de carter oscilante, indecisos, assustados e inseguros. Outros ainda, por terem sofrido experincias conflitantes em outras encarnaes, em contato com criaturas desequilibradas e em clima de inconstncia e desarmonia, so predispostos a renascer hoje com maior identificao com a instabilidade emocional. Dessa forma, entendemos que os fatores que propiciam os vcios e as compulses ocorrem em ambientes familiares-sociais desarmnicos, desta ou de outras encarnaes, onde deixamos as presses, traumas, coaes, desajustes e conflitos se enraizarem em nossa zona mental ou perispiritual, porquanto os vcios no passam de efeitos externos de nossos conflitos internos.
Hammed (Esprito). Psicografia de Francisco do Esprito Santo Neto. Renovando Atitudes. Velhos hbitos.

Compulso: So hbitos aprendidos e seguidos por alguma gratificao emocional, normalmente um alvio de ansiedade e/ou angstia. So hbitos mal adaptativos que j O vcio do lcool, sexo, nicotina, jogos diversos ou drogas foram executados infarmacolgicas so formas amenizadoras que compensam, meras vezes e aconmomentaneamente, reas frgeis de nossa alma desestruturada. Aliviam as carncias, as ansiedades, os desajustes, as tenses tecem quase automapsicolgicas e reduzem os impulsos energticos que produzem as ticamente. insatisfaes e o chamado mal-estar interior. Pode parecer que as opes vcio-dependncia disfarcem ou abrandem a presso torturante, porm o desconforto permanece imutvel. Inquestionavelmente, as chamadas viciaes resultam do medo de assumir o controle de nossa vida e, ao mesmo tempo, do medo de nos responsabilizarmos por nossos atos e atitudes, permitindo que eles fiquem fora de nosso controle e de nossas escolhas.
Hammed (Esprito). Psicografia de Francisco do Esprito Santo Neto. Renovando Atitudes. Velhos hbitos.

Wikipdia. A enciclopdia livre. Abuso.

12

Compulso um meio de sobrevivncia e enfrentamento de crises e de amortecer a dor dos abusos sofridos. Ela acionada por lembranas dos episdios abusivos e tem por objetivo preencher o vazio existencial.
Carnes, Patrick. Isto no Amor. Cap. 4 Crianas vulnerveis. Abuso na infncia: um fator de compulso.

Quais so os efeitos da compulso para os espritos?


Matria: Os efeitos do abuso/ dependncia de objetos de compulso podem trazer inmeras consequncias danosas. Nos aspectos psicossociais, as atividades sociais, ocupacionais ou recreativas podem ser seriamente prejudicadas, abandonadas ou reduzidas em virtude da dependncia ou uso abusivo da substncia, e o dependente pode afastar-se de atividades familiares a fim de usar os objetos de abuso em segredo ou para passar mais tempo com Quantas pessoas arruinadas pela falta de aqueles que compartilham dos mesmos ordem, de perseverana, pela m interesses. conduta, ou por no terem sabido limitar Nos aspectos fsicos, temos as alteraes os seus desejos! (...) Quantas doenas e em exames clnicos, desnutries, obesidade, enfermidades so o resultado da intemtraumatismos, por exemplo. Todas essas quesperana e dos excessos de todos os gneros. tes podem ser consideradas como ponto de motivao para as viradas na vida daqueles que experimentam as dependncias.
Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. V Bem-aventurados os Aflitos. Item 4.

Esprito: So vrias as implicaes espirituais do uso abusivo/dependente de objetos de compulso, mas nenhuma to relevante quanto o fato do retardo provocado no processo de espiritualizao, portanto do progresso espiritual. A cada expresso do comportamento compulsivo que gerada para calar as dores e gerar alvio, a alma deixa de experimentar (...) a sobre-excitao dos instintos materiais asfixia, por o aprendizado que essas siassim dizer, o senso moral. tuaes proporcionam, porKardec, Allan. O Livro dos Espritos. Parte 3 Das Leis Morais. Nota tanto, deixamos de desende Kardec questo 754. volver os sentimentos. Objetos de compulso: So objetos disponveis para o usurio, onde lhes so creditados uma capacidade para confortar, consolar e dar excelncia pessoal. Via de regra, acredita-se que tais objetos cumpram a promessa de gerar bemestar e autoestima positiva.

13

Quais as simplificaes do uso de objetos de compulso para o crescimento do esprito?


A utilizao de objetos de com(...) Vosso amor pelos bens terrenos um dos fortes pulso representa o maior smempecilhos ao vosso adiantamento moral e espiritual; bolo da materialidade humana. por esse apego s posses materiais, destrus as Nosso apego matria se traduz faculdades de amar levando-as todas para as coisas materiais. em seu maior grau no uso destes objetos. O amor que dedicaKardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. XVI mos matria representa um dos No se Pode Servir a Deus e a Mamon. Item 14. maiores obstculos ao processo de espiritualizao. Logo, compreendemos a seriedade do assunto relativo ao cuidado no trato da questo das dependncias, pois estamos lidando com o bice do adiantamento moral em seu mais alto nvel. As dependncias no se referem apenas a uns poucos seres humanos que, para anestesiar as dores, bebem, comem, trabalham em demasia. (...) Os que aceitam estar na condio de compulsivos e buscam a recuperao, abrem a porta para treinar a faculdade de amar. Amor no seu verdadeiro sentido, visto que todos j sabemos amar, apesar de aplicarmos este amor s coisas materiais, como fazemos com os objetos de compulso.
Por que alguns se tornam alcolatras ou sexlatras, outros, jogadores compulsivos ou comedores compulsivos? Por que o uso variado de objetos de compulso? Quais fatores estabelecem a relao do indivduo e o objeto de compulso? () existem nveis diferenciados de lutas Disponibilidade do objeto de compulso ntimas, que se moldam de acordo com no meio social a histria espiritual pretrita e o plaDessa forma s existe compulso ingesto de nejamento pedaggico para a edudrogasonde existem drogas para serem ingeridas; cao do esprito. Desta forma, quando s existe compulso por comprar onde existem nos referimos s dependncias e sua centros de compra de fcil acesso e mecanismos ligao aos aspectos evolutivos e econmicos que mantenham e incitem, de forma planetrios, precisamos tambm condeliberada, o desejo dos indivduos de consumir. siderar as escolhas de objetos de comCosta, Jurandir Freire. Medicalizao do Consumismo. Site: pulso.() Existem muitas questes http://www.jfreirecosta.com/artigos.html. Acesso 12/3/2006 envolvidas no desenvolvimento das dependncias, como, por exemplo, o abuso infantil, a viciao fsico-perispiritual ou viciao espiritual, o estresse pstraumtico e a disponibilidade do objeto de abuso no meio social. Todos esses fatores concorrem para constituir o chamado objeto de compulso de escolha. A opo de cada objeto de compulso se alia tanto histria construda pelo esprito atravs dos tempos quanto a oferta no meio social.

O esprito que d carne as qualidades correspondentes ao seu instinto, tal como o artista que imprime obra material o cunho do seu gnio. Allan Kardec, Revista Esprita. Maro de 1869. 14

Vazio Existencial: forjado pelo desconhecimento de si mesmo, ou seja, por pessoas que ignoram o que querem e o que sentem. Deste modo, aqueles que sofrem com a falta de sentido, via de regra tm suas vidas orientadas por padres alheios. Fenmenos como a depresso, a violncia e as dependncias no podem ser entendidos se no reconhecermos a falta de sentido.

Sobre esse fenmeno psicolgico do vazio existencial, bom ter em conta que, ao desconhecerse, o indivduo adere aos valores e normas sociais de um modo que a contrapartida inevitvel a desagregao da prpria identidade ante as determinaes da ditadura das vontades externas sua. Nesse contexto, a falta de autonomia conduz o indivduo necessidade de adaptar-se mais do que autorrealizar-se, prtica que recalca a criatividade e as potencialidades do ser. A pessoa simplesmente se ajusta de forma pouco reflexiva e nada criativa sociedade enferma.
Lousada, Vincius. Tristeza, Vazio Existencial e Estratgias de Superao em: http://oconsolador.com.br/ano6/306.especial.html. Acesso: 13/3/2013

O que d sentido sua vida? Como esse sentido? Como est sua animao no seu dia a dia? A depresso subjaze s dependncias Os processos depressivos esto marcados pela ausncia de sentido existencial e alteram o modo com que a pessoa lida com a sua subjetividade e com o mundo. Tambm, a depresso pode ser encarada como um alerta da alma a fim de enderear o enfermo para a busca de sentido, do conhecimento de si mesmo e do cultivo do autoamor, estratgias psicolgicas necessrias para o encontro saudvel consigo mesmo.
Lousada, Vincius. Tristeza, Vazio Existencial e Estratgias de Superao em: http://oconsolador.com.br/ano6/306.especial.html. Acesso: 13/3/2013

inevitvel, nesta cultura pag e perversa, a presena do vazio existencial nas criaturas humanas, suas grandes vtimas (...). O vazio existencial consome o ser e atira-o na depresso, empurrando-o para o suicdio.
Joanna de ngelis (Esprito). Psicografia de Divaldo P. Franco. Atitudes Renovadas.

Doenas fsicas e mentais, abuso de drogas, depresso e suicdio


Joanna de ngelis (Esprito). Psicografia de Divaldo P. Franco. Atitudes Renovadas.

Bagagem Espiritual: o nosso acervo individual Nossas conquistas e nossos fracassos vivenciados, e que permanence arquivado em camadas profundas da memria integral.

Os homens trazem, ao nascer, a intuio do que aprenderam antes; so mais ou menos adiantados, conforme o nmero de existncias por que passaram, conforme j estejam mais ou menos afastados do ponto de partida.
Kardec, Allan. O Livro dos Espritos. 2a Parte. Cap. V Consideraes sobre a Pluralidade das Existncias. Item 222.

15

Ento, como se relacionam os abusos, o vazio existencial e as dependncias?

Anatomia das Dependncias


Bagagem Espiritual: Menosprezo por si mesmo

Educao Deficiente: Abusos

Vazio Existencial

Pensamento Negativo Automtico / Depresso

Personalidade bsica de vergonha

Uso de objetos de compulso

Reao mal adaptativa ao estresse

Compulso

Culpa

() a m formao educacional, especialmente quando impede a criana de desenvolver a identidade, conspira para a instalao da culpa. Normalmente exige-se que o educando seja parcial e adulador, concordando com as ideias dos adultos pais e educadores que estabelecem os parmetros da sua conduta, sem terem em vista a sua espontaneidade, a sua liberdade de pensamento, a sua viso da existncia humana em desenvolvimento e formao. () A vida infantil relevante na formao da personalidade, na construo da conscincia do Si, na definio dos rumos existenciais. () Constrangida a ocultar a sua realidade, a fim de no ser punida, sentindo-se obrigada a agradar os seus orientadores, a criana compe um quadro de aparncia como forma de convenincia, frustrando-se profundamente e perturbando o carter moral que perde as diretrizes de dignidade, os referenciais do que certo e do que errado. Essa m-educao imposta para que os educandos sejam bons meninos e boas meninas, o que equivale dizer, que atendam sempre aos interesses dos adultos, no os contrariando, no os desobedecendo. Bem poucas vezes pensa-se no bem-estar da criana, no que lhe apraz, naquilo que lhe compatvel com o entendimento. Vezes outras, como forma escapista da prpria conscincia os pais cumulam os filhos com brinquedos e jogos, em atitude igualmente infantil de suborno emocional, a fim de os distrair, em realidade, no entanto, para fugirem ao dever da sua companhia, dos dilogos indispensveis, da convivncia educativa mais pelos atos do que pelas palavras. Apesar de pretender-se tornar independente, o educando, invariavelmente, ele cresce codependente, isto , sem liberdade de ao, de satisfao, culpando-se toda vez que se permite o prazer pessoal fora dos padres estabelecidos e das imposies programadas. Para poupar-se de problemas, perde a capacidade de dizer no, a espontaneidade de ser coerente com o que pensa, com o que sente, com o que deseja. () Entretanto, merece considerar que, se o esforo foi realizado com o objetivo de dar felicidade, a mesma comea a partir do instante em que o indivduo afirma-se como criatura, em que tem capacidade para decidir, para realizar, para fazer-se independente.
Joanna de ngelis (Esprito). Psicografia de Divalo Pereira Franco. Conflitos Existenciais.

16

Vergonha
A criana ferida surge em situao de rejeio real ou imaginria por pessoas significativas. Essas crianas so carentes de amor e aprovao, no creem em si mesmas, no confiam em figuras de autoridade. A experincia de vergonha pela qual passa a criana ferida, denota o reflexo de quem ela , portanto, relacionado autoestima. Em outras palavras, a vergonha vai ao mago de quem ns somos como pessoa e nos faz questionar nosso direito de existir. Tais experincias, vividas de forma sistemtica e intensa, abalam a confiana e distorcem a autoimagem e nos impede de expressar os dons e talentos. Importante: No admitir a impotncia e fragilidade diante dos objetos de compulso; compulso sinnimo de medo de reconhecer em si a dependncia. Bebo com o meu dinheiro e ningum tem nada a ver com isso, Em 1o de janeiro, comeo a dieta. Frases como essas so comuns entre aqueles que j demonstram a perda de controle do uso de objetos de compulso e negam.

Voc compulsivo?
Reflita por um momento sobre seu dia a dia. O seu ritmo, suas respostas aos momentos mais tumultuados. Caso voc tenha identificado o uso de qualquer objeto de compulso, escreva na linhas pontilhadas o que seu objeto de compulso representa. Por exemplo: uma pessoa percebe seu medo de no ser amada. Toda vez que se sente rejeitada, ela se cala e come demasiadamente. Assim, o exerccio dessa pessoa ficaria da seguinte forma: Objeto de compulso: comida (que utilizado para confortar diante do medo da rejeio) Agora a sua vez: Voc tem um objeto de compulso?..................................................................... Em caso afirmativo, qual ?..................................................................................... Como voc lida com esse objeto de compulso?............................................... O uso desse objeto de compulso j lhe prejudicou?.......................................... O que faria voc abrir mo do seu objeto de compulso ?...............................

17

Qual a natureza da tendncia s dependncias?


Numa consulta ao plano espiritual da Casa de Lon Denis, fomos informados sobre a natureza educativa inserida na questo da dependncia qumica, que posteriormente foi estendida s demais dependncias. Dr. Hermann, em psicografia, nos informou que a dependncia qumica uma tendncia do esprito imortal, cujo teor resistir ao mal.
Qual o desafio maior das dependncias? Resistir ao mal. 265. Se alguns espritos escolhem o contato com o vcio como prova, haver outros que o escolham por simpatia e pelo desejo de viver num meio conforme aos seus gostos ou para poderem entregar-se, materialmente, a pendores materiais? Certamente os h, mas apenas entre aqueles cujo senso moral ainda est pouco desenvolvido; a prova vem por si mesma e eles a suportam mais demoradamente. Cedo ou tarde, compreendem que a satisfao plena das paixes brutais acarreta-lhes consequncias deplorveis, que sofrero durante um tempo que lhes parecer eterno; e Deus poder deix-los neste estado, at que tenham compreendido suas faltas e que eles mesmos peam para repar-las, atravs de proveitosas provaes.
Kardec, Allan. O Livro dos Espritos. 2a Parte, cap. VI Escolha das provas.

Livro dos Espritos Questo 893 Qual a mais meritria de todas as virtudes? Todas as virtudes tm seu mrito, porque todas so sinais de progresso no caminho do bem. H virtude todas as vezes em que h resistncia voluntria ao arrastamento dos maus pendores ()

Virtude = Resistncia voluntria ao arrastamento dos maus pendores. Ou ainda... Virtude = Resistir ao mal.

Sendo as provas, uma srie de situaes apresentadas ao esprito encarnado, objetivando o seu crescimento atravs dos prprios esforos, a natureza da tendncia s dependncias por seu carter de luta para resistir ao mal, favorece o desenvolvimento do senso moral. A prova a luta que ensina ao discpulo rebelde e preguioso a estrada do trabalho e da edificao espiritual.
Emmanuel. O Consolador- Questo 246.

O processo de recuperao das dependncias requer que alma vena o interesse pessoal e o apego s coisas materiais, que significam obstculos ao desenvolvimento das virtudes. Obviamente, buscar recuperar-se das dependncias, por si s, no torna o ser humano virtuoso, no entanto, o trabalho ntimo para evitar, por exemplo, o primeiro gole, a primeira garfada compulsiva ou a primeira discusso exigem esforos, que representam um ponto de partida para o desenvolvimento e consolidao das virtudes. A experincia de membros de Alcolicos Annimos leva-os a afirmar que no possvel conquistar a sobriedade sem que morra o homem velhoe sem que se fixem virtudes no lugar dos chamados defeitos de carter. realmente um desafio abraar as mudanas necessrias. Eis que um dia somos chamados transformao, e camos em si. Ento, para que serve cair em si na questo das dependncias?

18

MDULO 2: Cair em si e o despertar espiritual


Objetivos: Conhecer os pontos de contato entre a Parbola do Filho Prdigo e as Dependncias. Compreender a dinmica psicolgica contida na Parbola do Filho Prdigo. Analisar como as Bem-aventuranas podem ser utilizadas como roteiro para o amadurecimento do esprito nas lutas evolutivas.

2.a A Parbola do Filho Prdigo e as dependncias Ento, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai tm po com fartura, e eu aqui morro de fome ! Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai ().
A Parbola do Filho Prdigo. Evangelho de Lucas. Captulo 15:11 a 32.

Cair em si: o primeiro passo na direo de regresso a Deus, pois outros desafios evolutivos surgiro, tais como, libertar-se dos conflitos cultivados, harmonizar o eixo ego-self, eliminar os defeitos morais e converter o despertar da conscincia em atitudes renovadas sob a gide do amor.
Paula, Alessandro Viana Vieira de. Cair em Si. Site:http://www.oconsolador.com.br/ano5/252/alessandro_paula.html. Acesso: 13/3/13

(...) o processo do cair em sino um episdio nico, mas inicia-se com o despertar da conscincia, em favor da busca do conhecimento e da vivncia do amor. Baseado no livro de Joanna de ngelis (Esprito). Psicografia de Divaldo P. Franco. Em busca da Verdade.

19

Aproximando a Parbola do Filho Prdigo do contexto das dependncias Se os dois filhos vivessem em situao das dependncias eles poderiam ter expressado as ideias abaixo? Filho Prdigo: Quando fui procurar ajuda, eu no tinha qualquer noo do que seria um fundo de poo, apesar de ter atingido o meu limite. No h como no se sentir modo e fracassado tendo ficado tanto tempo distrado na vida. Alis, caso eu no tivesse percebido que algo doa dentro de mim, eu no teria ido procurar ajuda. Mas, mesmo que eu no tivesse admitido que estava comendo com os porcos, EU ESTAVA COMENDO COM OS PORCOS. Era fato! E esse fato abalou minha resistncia fsica e emocional. Ento, eu quis fazer o caminho de volta ao lar. Filho que ficou: Eu sou um filho exemplar. Trabalho demais para manter tudo perfeito e reprovo meu irmo. No acho que meu pai devesse compens-lo por seus erros. Eu que merecia uma festa por tudo que sempre fiz.

Parar de beber fcil? Parar de usar drogas fcil? Parar de comer demais fcil? Parar de fumar fcil?

O trabalho fazer o que for necessrio para manter-se em recuperao...


O nosso futuro est em nossas mos e as qualidades para o bem aumentam na razo direta de nossos esforos para o praticarmos (...). Cada faculdade brilhante, cada virtude slida reclamou existncias mltiplas de trabalho obscuro, de combates violentos entre o esprito e a carne, a paixo e o dever (...) Denis, Lon. O Problema do Ser e do Destino.
2.b- Os elementos psicolgicos da Parbola do Filho Prdigo

Meus bem-amados, eis chegados os tempos em que os erros, explicados, se tornaro verdades; ns vos ensinaremos o sentido exato das parbolas, e vos mostraremos a correlao poderosa que une o que foi ao que . Em verdade, vos digo: a manifestao esprita vai crescer no horizonte, e eis aqui o seu enviado que vai resplandecer como o Sol sobre o cume das montanhas. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. VIII Bem-aventurados os que tm o Corao Puro. Deixai vir a mim os pequeninos, item 18.
Filho Prdigo Representa as negatividade do ego. Quando nos identificamos com as negatividades do ego esquecemos temporariamente da nossa condio divina e afastamo-nos dela. Identificamo-nos com o desamor. Nesse movimento ns queremos gozar os prazeres da vida e negamos o sofrimento.

20

Ns cultivamos o desamor, reforando, portanto, a negatividade do ego, usufruindo dos prazeres egoicos. Esses prazeres so: comer, fazer sexo, dormir, usar drogas... O cultivo do desamor (negatividade do ego), no obstante gera prazer momentneo que exaure o ser, pois as energias egoicas no repem nada no esprito ou corpo fsico.

Como cultivamos o desamor?

Filho, Alrio de Cerqueira . Parbolas Teraputicas.

Filho que Ficou Representa a mscara do ego. Quando nos identificamos com as mscaras do ego, agimos como o filho mais velho, que ficou. As caractersticas dos representantes da mscara do ego relacionam-se vida de aparncias, isto , o pseudoamor. Os sentimentos so orientados pelo perfeccionismo, controle e apego. Vive de aparncias.
Por que cultivamos as mscaras e o pseudoamor?

Fugimos constantemente de nossos sentimentos interiores por no confiarmos em nosso poder pessoal de transformao e, dessa forma, forjamos um disfarce para sermos apresentados perante os outros. Anulamos qualquer emoo que julgamos ser inconveniente dizendo para ns mesmos: eu nunca sinto raiva, nunca guardo mgoa de ningum, vestindo assim uma aparncia de falsa humildade e compreenso. ()
Hammed (Esprito). Psicografia de Francisco do Esprito Santo Neto. Renovando Atitudes.

Ainda sobre mscaras e aparncias... A maioria de ns pode conscientizar-se das mscaras que vestimos como estratgia para afastar o sentimento de vulnerabilidade , mas que se tornaram parte do nosso ser social. Por trs de modelos e das mscaras existe uma originalidade que existe desde que Deus nos fez com amor. Encontrar esse eu singular a questo da nossa existncia. Nada mais importante, pois, se encontrarmos nosso verdadeiro eu, encontraremos a Deus, e, se encontrarmos a Deus, encontraremos o nosso eu mais autntico. Benner, David G. O Dom de ser Voc Mesmo. A educao e a frequentao do mundo podem dar ao homem o verniz dessas qualidades. Quantos h cuja tingida bonomia no passa de mscara para o exterior, de uma roupagem cujo talhe primoroso dissimula as deformidades interiores! O mundo est cheio dessas criaturas que tm nos lbios o sorriso e no corao o veneno; que so brandas, desde que nada as agaste, mas que mordem menor contrariedade (...) Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. V Bem-aventurados os Aflitos. Item 6 A afabilidade e a doura.

21

A volta do filho que foi Percepo do sofrimento e o trabalho para desenvolver as virtudes, que o manter em recuperao. Pai - Deus.

Todo abuso resulta numa carncia, que s o autoconhecimento com Jesus pode aplacar.

Casa do Pai Essncia divina. Nossa destinao o amor que existe no Ser Essencial que SOMOS. Segundo Jorge Andra a instncia que nos conecta com o pensamento divino. No Ser Essencial h identificao com os sentimentos originrios da energia do AMOR (compaixo, bondade, harmonia, equilbrio, alegria, etc., os quais geram a potencializao do Ser Essencial, resultando na sutilizao do ego, propiciadora de plenitude, felicidade e sade integral.
Filho, Alrio de Cerqueira . Parbolas Teraputicas.

Como cultivamos o amor ou essncia divina?

Caindo em si e buscando o autoencontro por intermdio da humildade.

Ego: o defensor da personalidade, pois ele impede que os contedos inconscientes passem para o campo da conscincia, acionando assim os seus mecanismos de defesa. O ego responsvel pela diferenciao que o indivduo capaz de realizar, entre seus prprios processos interiores e a realidade que se lhe apresenta. A realidade realizada pela percepo, pela capacidade de perceber do prprio indivduo.

Mais conceitos...

O Livro dos Espritos fala do esgotamento provocado pelos prazeres egoicos


713. Os gozos possuem limites traados pela Natureza? Sim, para vos indicar o limite do necessrio; porm, pelos vossos excessos chegais saciedade e vos punis a vs mesmos. 714. O que pensar do homem que procura, nos excessos de todos os gneros, um refinamento para seus gozos? Pobre coitado! Compadeamo-nos dele e no o invejemos, pois est bem perto da morte! Nota de Kardec: O homem que procura, nos excessos de todos os gneros, um refinamento de gozos coloca-se abaixo do animal, pois este sabe parar quando satisfeita a sua necessidade. Abdica da razo que Deus lhe deu como guia e, quanto maior forem os seus excessos, maior preponderncia ele d sua natureza animal sobre sua natureza espiritual. As doenas, as enfermidades, a prpria morte, que so consequncias do abuso, so, ao mesmo tempo, a punio transgressoo da Lei de Deus.

22

2.c- O mal e o remdio uma anlise da dor e do sofrimento

Na Terra, precisais do mal para sentirdes o bem; da noite, para admirardes a luz; da doena, para apreciardes a sade. Naqueles outros no h necessidade desses contrastes.
Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. III H Muitas Moradas na Casa de meu Pai. Item 11. Mundos inferiores e mundos superiores

Como voc lida com o sofrimento?


Anlise do sofrimento: 1- Voc est feliz? O sofrimento vem como sinalizador de que 2- H quanto tempo algo que o inco preciso reconstruir essa rota e encontrar moda convive com suas melhores seu rumo. E quando consegue, apesar de todas as dores do percurso, se reconectar expectativas? com o objetivo essencial da vida, isso pode 3- Voc avaliou sua responsabilidade na significar a cura de sua alma. manuteno do incmodo? 4- Fez alguma coisa para mudar tal situaFrankl Viktor Emil. Vontade de Sentido o? Quantas vezes? 5- O que faz voc perceber que precisa mudar determinada atitude? 6- Como voc efetua essa mudana? 7- Diante de um ato danoso e repetitivo, voc admite a derrota completa? 8- Sua vida ficou uma baguna por causa desse hbito? 9- Suas respostas ao sofrimento so mais de desamor (filho prdigo), pseudoamor (filho que ficou) ou amor (casa do pai / essncia divina)?

Quando estiverem cansados de sofrer devido ao mal, procuraro remdio no bem. A reao desses vcios serve, pois, ao mesmo tempo, de castigo para uns e de provas para outros. assim que do mal tira Deus o bem e que os prprios homens utilizam as coisas ms ou as escrias. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap. VIII Bem-aventurados os Puros de Corao. Item 14 Escndalos. Se a vossa mo motivo de escndalo, cortai-a.

2.d- O cair em si: a percepo e aceitao do sofrimento

Cair em si suficiente? Perceber que est sofrendo suficiente? O que ou quem determina o tempo do sofrimento?

23

Percepo do sofrimento A experincia de Alcolicos Annimos


Para os Alcolicos Annimos (A.A.) fundamental a vivncia do fundo do poo para entrar em recuperao. Por que toda esta insistncia que todo A.A. deve primeiro atingir o fundo do poo? Segundo os membros de A.A.,a resposta que poucas pessoas tentaro praticar o programa de A.A. sinceramente, a menos que tenham chegado ao fundo. Pois praticar os restantes onze Passos do Programa, significa a adoo de atitudes e aes que quase nenhum alcolico, que est ainda bebendo, pode sonhar em fazer. Fundo do poo Termo utilizado por membros das irmandades annimas, que significa ter chegado ao limite e por ter percebido o seu sofrimento em relao a sua escolha. Normalmente leva a pessoa a pedir ajuda.

A dor inevitvel, mas o sofrimento opcional.


Frase utilizada com frequncia por membros das irmandades annimas, para lembrar que o sofrimento uma escolha. Frase de Carlos Drumond de Andrade Poema Definitivo.

A dor um mecanismo natural que deflagrado como uma preservao para manuteno da vida e do tropismo do amor. Ela surge quando alguma coisa saiu do equilbrio. Filho, Alrio Cerqueira. Psicoterapia luz do Evangelho de Jesus.

O que chamamos de sofrimento simplesmente o resultado de nossa falta de habilidade para desenvolver as coisas corretamente, pois na vida no existem prmios nem castigos, somente as consequncias dos nossos atos. Hammed (Esprito). Psicografia de Francisco do Esprito Santo Neto. Renovando Atitudes
OBS: O sofriemento surge pela falta de aceitao das lies que as dores nos trazem. O sofrimento nos auxilia na construo do cair em si / fundo do poo. Ento, por que recamos? A recada acontece, porque circulamos apenas entre o desamor e o pseudoamor. O trabalho de recuperao verdadeiro requer que cultivemos virtudes e construamos uma nova personalidade. A recada ocorre por causa de investimentos em abstinncias e aparncias, ou seja, sem o movimento de autoconhecimento com Jesus.

24

Autoconhecimento sem Jesus

Desamor

Pseudoamor

Suas ms tendncias atuais so o indcio do que falta corrigir em si mesmo, e sobre esse ponto que ele deve concentrar toda a sua ateno, porquanto, do que foi completamente corrigido, no resta nenhum vestgio. As boas resolues que tomou representam a voz da conscincia que o adverte sobre o que o bem ou o mal, e lhe d foras para resistir s ms tentaes. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritimo. Cap. V Bem-aventurados os Aflitos. Item 11 O esquecimento do passado.

Qual o trabalho?

No basta arrepender-se ou sentir-se culpado. Ser preciso fazer o esforo do trabalho.

2.e- As Bem-aventuranas e o autoconhecimento com Jesus

As Bem-aventuranas so a sntese do pensamento de Jesus... Mahatma Gandi: (...) se toda a literatura ocidental se perdesse e restasse apenas o Sermo da Montanha, nada se teria perdido.
Vendo Jesus a multido, subiu ao monte; e ele comeou a ensin-los dizendo: 1. Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o Reino dos Cus. 2. Bem-aventurados os que choram, porque eles sero consolados. 3. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdaro a Terra. 4. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque eles sero fartos. 5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcanaro misericrdia. 6. Bem-aventurados os limpos de corao, porque eles vero a Deus. 7. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus. 8. Bem aventurados os que tm sido perseguidos por causa da justia, porque deles o Reino dos Cus. 9. Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem, vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vs por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque

25

grande o vosso galardo nos Cus; pois assim perseguiram aos profetas que existiram antes de vs.

Como Jesus prope que lidemos com o sofrimento?


Felizes para ganhar o cu? Passivos diante da dor?

O que so as Bem-aventuranas?
Em hebraico: Se buscarmos o original em hebraico do Evangelho de Mateus a palavra que Jesus usava asrhi, proveniente de ashar, que significa a retido de algum em marcha em direo ao Reino de Deus.
Filho, Alrio Cerqueira Parbolas Teraputicas

Filosofia

Felicidade

Como funcionam e para que servem as Bem-aventuranas?

Eu sou tudo

Porque to penoso desinflar o ego? Desinflar o ego = Humildar

Desinflar o Ego

Em cada uma das etapas das bem-aventuranas o ser humano est sendo convidado ao exerccio de uma virtude A pr-se em marcha para ascender espiritualmente.
As Bem-aventuranas representam um roteiro para o crescimento espiritual. Ela a teraputica capaz de trabalhar para a expanso do Ser Essencial, que somos, visto que a proposta do Cristo a conquista de nossas virtudes. Quando Bill W., cofundador de Alcolicos Annimos inicia sua jornada iluminativa, ele d testemunhos do valor do desinflar o ego na recuperao, substituir a compulso e obsesso alcolica por virtudes. Mas, nada disso seria possvel sem a humildade. E o programa espiritual de AA, reproduz na vida de cada alcolico que quer parar de beber, a oportunidade de experimentar o pensamento de Jesus expresso nas Bem-aventuranas.

26

Relao: As Bem-aventuranas e os 12 Passos

Ciclo das Virtudes


1- Humildes de esprito Humildade 1o, 2o e 3o Passos

2- Os que choram

Investigar causas sofrimento

do

4o e 5o Passos

3- Os mansos

Aceitao dos limites

1o, 2o e 3o Passos

4- Fome de justia 5- Misericordiosos 6- Limpos de corao 7- Pacificadores 8-Perseguidos e injuriados

Equilbrio Compaixo Entrega (Ver Deus) Autotransformao Coragem

8o e 9o Passos 6o, 7o, 8o e 9o Passos 10o e 11o Passos 12o Passo os 12 Passos

O Espiritismo, sem Evangelho, pode alcanar as melhores expresses de nobreza, mas no passar de atividades destinadas a modificar-se ou desaparecer, como todos os elementos transitrios do mundo. E o esprita que no cogitou da sua iluminao com Jesus Cristo, pode ser um cientista e um filsofo, com as mais elevadas aquisies intelectuais, mas estar sem leme e sem roteiro no instante da tempestade inevitvel da provao e da experincia, porque s o sentimento divino da f pode arrebatar o homem das preocupaes inferiores da Terra para os caminhos supremos dos pramos espirituais.
O Consolador Emmanuel Questo 236.

27

Os Doze Passos de Alcolicos Annimos so: 1 Admitimos que ramos impotentes perante o lcool que tnhamos perdido o domnio sobre nossas vidas. 2 Viemos a acreditar que um Poder Superior a ns mesmos poderia devolver-nos sanidade. 3 Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que o concebamos. 4 Fizemos minucioso e destemido inventrio moral de ns mesmos. 5 Admitimos perante Deus, perante ns mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas. 6 Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de carter. 7 Humildemente rogamos a ele que nos livrasse de nossas imperfeies. 8 Fizemos uma relao de todas as pessoas que tnhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados. 9 Fizemos reparaes diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possvel, salvo quando faz-lo significasse prejudic-las ou a outrem. 10 Continuamos fazendo o inventrio pessoal e, quando estvamos errados, ns o admitamos prontamente. 11 Procuramos, atravs da prece e da meditao, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebamos, rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relao a ns, e foras para realizar essa vontade. 12 Tendo experimentado um despertar espiritual, graas a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcolicos e praticar esses princpios em todas as nossas atividades.
2.f- Reflexes sobre os aspectos psicolgicos da Parbola do Filho Prdigo relacionadas s compulses

Compulso, Distrao

Desamor = Negatividade do Ego

28

Perfeccionismo Controle Vive de aparncias

Pseudoamor = Mscaras do Ego

Amor Belo Bondade

Amor = Essncia Divina/ Ser Essencial

O amor resume inteiramente a doutrina de Jesus, porque o sentimento por excelncia, e os sentimentos so os instintos elevados a altura do progresso alcanado. Na sua origem o homem s tem instintos; mais avanado e corrompido, s tem sensaes; mais instrudo e purificado, tem sentimentos; e o ponto mais delicado do sentimento o amor, no o amor no sentido vulgar da palavra, mas o sol interior, que condensa e rene em seu ardente foco todas as aspiraes e todas as revelaes sobre-humanas. Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.XI Amar o Prximo como a Si Mesmo. Item 8 Lei de Amor.
2.g- O desafio para o desenvolvimento das virtudes A alma deve conquistar, um por um, todos os elementos, todos os atributos de sua grandeza. Para isso precisa de obstculos que possam lhe oferecer lies, provocando seus esforos e formando suas experincias (...).
Denis, Lon. O Poblema do Ser e do Destino.

29

Manter-se em marcha. S por hoje! Apesar do medo... Apesar da raiva... Apesar das inseguranas Como manter-se em marcha?
Fazer o que for necessrio para manter-se em marcha. Investigar tudo aquilo que o incomoda e no projetar culpa nos outros por seu mal-estar. Ser honesto. Conhecer as Leis de Deus; Meditar sobre as coisas importantes da vida.

Fazei o que eu mesmo fazia quando vivi na Terra: no final do dia, interrogava minha conscincia, passava em revista o que tinha feito e me perguntava se no havia faltado a algum dever, se ningum tivera motivo de se queixar de mim. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver em mim, o que precisava de reforma. Aquele que , todas as noites, relembrasse todas as suas aes do dia e se perguntasse o que fez de bem ou de mal, rogando a Deus e ao seu anjo guardio que o esclarecesse, adquiriria uma grande fora para se aperfeioar, pois, crede-me, Deus o assistiria (...).
Santo Agostinho resposta - Questo 919a de O Livro dos Espritos.

Lembre-se que: O hbito uma espcie de Lei que precisa de ao para fixar e criar razes. Os bons sentimentos so impotentes diante da falta de realizao. Willian James Psiclogo, Filsofo e Mdico. A Virtude um hbito.

Qual a lio das dependncias?


Pouco a pouco levanta-se o vu; o homem comea a entrever a grandiosa evoluo da vida na superfcie dos mundos. V a correlao das foras e a adaptao das formas e dos rgos em todos os meios. Sabe que a vida se desenvolve, se transforma e se depura medida que ela percorre sua aspiral imensa. Compreende que tudo est regulado com vistas a um objetivo, que o aperfeioamento contnuo do ser e o crescimento nele da soma do bem e do belo.
Denis, Lon. O Grande Enigma. Captulo I O Grande Enigma.

30

O Bom Combate Martins Peralva Tm todos os seres humanos, na vida de relao, problemas a equacionar, no bom combate em busca do aperfeioamento espiritual, que chegar mais cedo ou mais tarde, em funo do maior ou menor esforo. A condio expiatria e provacional de nosso orbe di-lo a boa Doutrina impe lutas que renovam e conduzem felicidade, pelas vias do progresso. Na questo 998, de O Livro dos Espritos, as sublimes entidades asseveram, categricas, que a expiao se cumpre durante a existncia corporal, mediante as provas a que o esprito se acha submetido e, na vida espiritual, pelos sofrimentos morais, inerentes ao estado de inferioridade do esprito. No quadro das realidades contingentes, no plano fsico, o resgate e a reparao, a lgrima e o suor, entrelaam-se na tessitura do Destino. Deus, porm, Pai Amoroso e Justo, concede-nos os recursos da reabilitao plena () Surjam trabalho e experimentaes, mesmo dolorosas e complexas, visando ao amadurecimento espiritual, de maneira que possamos seguir para a frente e para o Alto, de viseira erguida, procurando, no dever bem cumprido, na lucidez consciencial e no saneamento do territrio mental, adequada equao para os problemas do quotidiano. Andr Luiz, em sua notvel simplicidade, adverte que somente solucionaremos nossos problemas se no fugirmos a eles () No tempo e no espao, chegou o livre-arbtrio. E com ele, a conscientizao da marcha. O advento da responsabilidade, como decorrncia da livre escolha, pelo discernimento, abre, simultaneamente, os prticos da Luz Gloriosa, ou as casamatas dos equvocos, que se podem corporificar na invigilncia. No campo do esprito, singulares problemas desafiam-nos a coragem e o bom senso, criando-nos perspectivas para a vitria, se o Evangelho do Mestre for o ponto de referncia de nosso comportamento, em harmonia com o facho de luz com que o Espiritismo nos clareia a estrada. Na enfermidade a dieta e o repouso, o medicamento e a disciplina substancializam valores positivos para o reajuste do cosmo orgnico. Nos conflitos emocionais, de curta ou longa durao, desarticulando, nas almas descuidadas, as resistncias internas a prudncia e a sobriedade, o equilbrio e a reflexo asseguram alma inquieta a f que se esvaecera nas leiras da intemperana. Abraando, pois, na Boa Nova do reino e na Doutrina dos Espritos seus eternos preceitos de renovao e luz, construiremos, no solo terrestre, o edifcio da felicidade planetria, convertendo a vida em formoso jardim que nos propicie no s o inebriante aroma das flores, mas, tambm, tranquila alamda que nos conduza aos planos da imortalidade gloriosa.

31

Locais de Ajuda

10o Encontro Esprita sobre Dependncias Grupo MADA do Rio de Janeiro madarj1999@yahoo.com.br Instituto Conscincia Ncleo de Desenvolvimento Humano Amb. dependentes qumicos;GEF- Grupo de Encontro de Familiares; Amb. Tratamento de Obesidade; Espao Potencial: para filhos de dep. qumicos (crianas e adolescentes); Arteterapia R. Francisco Real, 655 - P. Miguel, Tel.: 2401-6380 www.conscienciaecia.org.br JA Jogadores Annimos Fone 21 2516-4672 www.jogadoresanonimoscopa.homestead.com MS Disque parar de fumar 0800 611997 NA-Narcticos Annimos Fone 21 2533-5015 www.na.org.br Nar-Anon Fone 21 2516 0057 www.naranon.org.br NEPAD/UERJ-Ncleo de Estudos e Pesquisas em ateno ao Uso de Drogas So Cristvo RJ Fone: 21 2332-4738 ou 2332-4739 SAUD Servio de Acolhida ao Usurio de Drogas e aos familiares para dependentes qumicos e familiares. Bento Ribeiro Tel.: 2464-1970 UFF-CRIA ambulatrio para Adolescentes entre 12 e 18 anos M/F-Barreto-Niteri Fone 21 2628-9242 UFRJ-IPUB Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil Infantil fone 3873-5578 adulto 3873-5536/5535

AA- Alcolicos Annimos Tel.: 21 2253-9283 www.alcoolicoanonimos.org.br ADAMA-Associao dos Amigos da Mama Apoio s mulheres com diagnostico de cncer de mama Rua Visconde do Uruguai 531 -10o CentroNiteri fone 21 2714-3292 ou 2612-8060 E-mail adama@adama.org.br Al-Anon www.al-anom.org.br Tel 21 2220-5065 AMOREXIGENTE-Igreja Nossa Senhora do Desterro Praa Dom Joo Esberard s/no Campo Grande-RJ 5a 19h Projeto Criana Sujeito de Direitos Campanha Comunitrtia www.naobataeduque.org.br OSAA-AUTOCURA-Grupo Viver em Plenitude Promoo Pessoal: 2. 8h30mim e 5.19h30mim Centro Espirita Maria Angelica Grupo Pablo Atendimento Fraterno 2a 17h s 18h30m Grupo de Acolhimento 2a s 16h Fone 21 2437-5947 CONDESSA PAULA- Servio de Ateno Populao de Rua/GRUPO ESPERANA- Grupo de Apoio ao Usurios de Alcool e Drogas em Situao de Rua V.Militar DELEGACIA DA MULHER Niteri RJ Fone 21 3399-3700 DELEGACIA DA MULHER Rio de Janeiro-RJ Fone 21 3399-3777 GAEROL Grupo de Apoio Esprita Rosngela Lima Ambulatrio para Dependentes Qumicos e familiares Santa Rosa Niteri Tel.: 2722-5644

You might also like