You are on page 1of 7

Escola EB 2,3/S de Mora

Ano Lectivo 2008/2009

Cincias Naturais 9 ano

TESTE DE AVALIAO N 5
Nome _______________________________________ n. ____ Turma____ Data: 24 /04 / 2009

Classificao: ___________________ A professora _____________ O enc. de educao_____________ Observaes:

1 O processo digestivo consiste na quebra dos nutrientes nas suas unidades mais bsicas. 1.1 Explique porque que importante que isto acontea.

2 - Observe atentamente a figura 1, que representa esquematicamente o sistema digestivo humano. 2.1 Faa a legenda da figura 12345678910 -

2.2 Assinale a opo que completa correctamente cada uma das afirmaes seguintes: 2.2.1 As glndulas anexas esto assinalados pelos nmeros: A 2, 5, 6, e 8 B2,3,5,e7 C 1 , 2 , 5, 6 e 7 D 2 , 6, 7 e 8.
Figura 1

2.2.2 A digesto qumica da maior parte dos alimentos realizada em: A7 2.2.3 A blis: A contm enzimas necessrias digesto dos lpidos B contm enzimas necessrias digesto dos glcidos C emulsiona os hidratos de carbono D facilita a digesto das lipases emulsionando os lpidos 2.2.4 O pH do estmago : A inferior a 7 para digerir os alimentos B inferior a 7 para permitir a aco da pepsina C superior a 7 para permitir aco da pepsina D superior a 7 para evitar que a pepsina degrade as paredes do estmago.
Pgina 1 de 7

B 10

C7e9

D 5 e 10

3 Faa corresponder a cada uma das frases seguintes uma (ou mais) das estruturas constituintes do sistema digestivo. A Ocorre formao de fezes. B Ocorre transformao do amido pela amilase salivar. C Ocorre a transformao da lactose do leite. D O quimo uma mistura semi-lquida de aspecto leitoso E Apresenta pregas, vilosidades e microvilosidades. F O quilo constitudo por gua, micromolculas e sais minerais G Produo da blis. H Os seus movimentos peristlticos permitem a deslocao do bolo alimentar.

4 Com o objectivo de identificar as condies do meio necessrias actuao da enzima presente na saliva que actua sobre o amido contido no po, realizou-se a experincia esquematizada na figura 2.

Figura 2

Fez-se em seguida o teste do licor de Fehling (que permite identificar acares simples) e da gua iodada (que identifica a presena de amido). O teste do licor de Fehling indica a presena de acares simples, como a glicose, quando se verifica a formao de um precipitado cor de tijolo. Caso no estejam presentes, os tubos de ensaio ficam azuis. O teste da gua iodada indica a presena de amido se a gua iodada mudar de cor para roxo. Caso isso no se verifique, porque no h amido presente. Apenas no tubo 1 se verificou a formao de um precipitado cor de tijolo no caso do teste do licor de Fehling, e em todos os outros tubos a gua iodada ficou roxa.

4.1 Explique porque que no ocorreu reaco: 4.1.1 No tubo 2

4.1.2 No tubo 3

4.1.3 No tubo 4

Pgina 2 de 7

5 A comunicao entre a vescula biliar e o intestino delgado feita por um canal por onde passa a blis. 5.1 Seleccione a opo que completa correctamente a frase que se segue: Se houver obstruo do canal biliar: A as proteases perdem a sua actividade B os glcidos so digeridos mais rapidamente C a digesto dos lpidos mais lenta D haver mais lipases a actuar

5.2 Justifique a sua opo.

6 O grfico da figura 3 representa a digesto de um bife e de uma dose de batatas fritas.

Figura 3

6.1 Indique qual das curvas corresponde ao bife e qual das curvas corresponde s batatas.

6.2 Justifique a sua resposta.

7 Apesar de todos os nutrientes passarem pelo tubo digestivo, alguns no sofrem digesto. 7.1 Indique o nome desses nutrientes.

7.2 Explique porque que no sofrem digesto.

8 A figura 4 representa esquematicamente pormenores da estrutura da parede do intestino delgado. 8.1 Faa a legenda da figura (na pgina seguinte). 8.2 Explique a importncia da existncia destas estruturas para o processo digestivo.
Pgina 3 de 7

A B C D

8.3 Indique quais os produtos da digesto que passam para cada um dos vasos representados com as letras C e D.

Figura 4

9 Explique porque que no se deve fazer exerccio fsico intenso ou tomar banho no mar a seguir a uma refeio.

10 A ingesto de fibras extremamente importante na nossa alimentao. Explique porqu.

11 O sistema urinrio extremamente importante para eliminar produtos txicos do nosso organismo. 11.1 Estabelea a correspondncia entre as afirmaes da coluna I e os termos da coluna II Coluna I A Transporta a urina dos rins para a bexiga B Recebe o sangue com produtos txicos C Elimina a urina do organismo D Envolve o glomrulo E Acumula a urina F Unidade funcional do rim G Formado por uma rede de capilares sanguneos provenientes da artria renal Coluna II 1 Uretra 2 Nefrnio 3 Rim 4 Bexiga 5 Urter 6 Cpsula de Bowman 7 Glomrulo de Malpighi

A - ___ ; B - ___ ; C - ___ ; D - ___ ; E - ___ ; F - ___ ; G - ___

Pgina 4 de 7

12 Os grficos da figura 5 dizem respeito aos fluidos que intervm no sistema urinrio plasma sanguneo, filtrado glomerular e urina.

12.1 Identifique o fluido representado em cada uma das situaes.

12.2 Refira o nome do processo responsvel pela diferena de concentrao de glicose nos fluidos A e B.

12.3 Explique a importncia do processo referido em 12.2.

12.4 Explique porque que apenas existem protenas no fluido C. .

Bom trabalho.

A professora:

Ana Rita Rainho

Pgina 5 de 7

Escola EB 2,3/S de Mora


Ano Lectivo 2008/2009

Cincias Naturais 9 ano

TESTE DE AVALIAO N 5 - Correco


1.1 importante que os nutrientes sejam degradados nas suas unidades mais bsicas para que se transformem em molculas suficientemente pequenas para poderem ser absorvidas. 2.1 1 boca 2 glndulas salivares 3 faringe 4 esfago 5 fgado 2.2.1 Opo A. 2.2.2 Opo B. 2.2.3 Opo D. 2.2.4 Opo B. 3 A intestino grosso B boca C intestino delgado D estmago E intestino delgado F intestino delgado G fgado H esfago 6 vescula biliar 7 estmago 8 pncreas 9 intestino grosso 10 intestino delgado

4.1.1 Porque o facto de ferver a saliva destruiu a enzima. 4.1.2 Porque apresenta cido clordrico e a amilase actua em meio neutro. 4.1.3 Porque no tem saliva, logo no existe enzima presente. 5.1 Opo C. 5.2 Porque a blis importante para emulsionar os lpidos, o que facilita a aco das enzimas. 6.1 Curva I bife; curva II batatas fritas 6.2 A curva I corresponde ao bife porque este constitudo por protenas, que sofrem digesto principalmente no estmago. A curva II corresponde s batatas fritas porque estas so constitudas por glcidos, que comeam a ser digeridas na boca e terminam a sua digesto no intestino delgado. 7.1 Os nutrientes que no sofrem digesto so: gua, sais minerais, vitaminas e fibras. 7.2 A gua, vitaminas e sais minerais so nutrientes j suficientemente pequenos para ser absorvidos directamente sem sofrer digesto. No que respeita s fibras, estas no sofrem digesto pois o organismo no possui enzimas capazes de intervir na sua digesto. 8.1 A vilosidades; B pregas; C quilfero (capilar linftico) ; D capilares sanguneos.

Pgina 6 de 7

8.2 Estas estruturas so importantes porque aumentam a superfcie de absoro de nutrientes, aumentando assim a eficcia deste processo. 8.3 Para C so absorvidos os produtos da digesto dos lpidos (cidos gordos e glicerol). Para D so absorvidos os restantes nutrientes. 9 Porque a prtica de exerccio fsico ou a manuteno da temperatura corporal quando tomamos banho so processos que exigem muita energia ao organismo. Assim, a irrigao sangunea passa a ser feita principalmente nestas zonas, e o tubo digestivo menos irrigado, o que compromete o fornecimento de energia e a digesto pode parar. 10 Porque ajuda a que as fezes retenham mais gua, o que permite que tenham uma consistncia que permite a sua eliminao sem problemas. Isto permite evitar problemas de sade como hemorrides e cancro do intestino grosso. 11.1 A5 ; B3 ; C1 ; D6 ; E4 ; F2 ; G-7

12.1 Fluido A filtrado glomerular Fluido B urina Fluido C plasma sanguneo 12.2 Reabsoro 12.3 Este processo importante porque permite ao organismo recuperar substncias que foram filtradas mas que lhe so necessrias ao seu funcionamento. 12.4 Porque as protenas so demasiado grandes e no so filtradas, permanecendo no plasma.

A professora:

Ana Rita Rainho

Pgina 7 de 7

You might also like