You are on page 1of 4

FICHAMENTO MATHEUS CARVALHO DE ANDRADE

SABOYA, Renato. Kevin Lynch e a imagem da cidade. In: Urbanidades. 2008. Disponvel em: <http://urbanidades.arq.br/2008/03/kevin-lynch-e-a-imagem-dacidade/>. Acesso em: 01 dez. 2013.

"Todo cidado possui numerosas relaes com algumas partes da cidade e sua imagem est impregnada de memrias e significaes"

Kevin Lynch,autor de A imagem da cidade se baseou em um profundo estudo que levava em considerao a percepo das pessoas sobre a cidade,o autor utilizou de plano de fundo trs cidades norte americanas para sustentar sua pesquisa. No entendimento de Saboya, Lynch mostra que a imagem da cidade formada a partir da percepo do indivduo, j que essa imagem varia de cada pessoa .O tempo primordial na analise da cidade,j que a percepo deve ser feita aos poucos.O autor ainda observou os que as pessoas utilizam certos meios pra estruturar sua imagem da cidade ,so estes : Caminhos : so os percursos que os observadores costumam fazer,e por esse fato so considerados o principal meio de percepo do ambiente, j que as pessoas observam melhor quando percorrem a cidade Limites : so pontos imaginrios que determinam uma rea,esses pontos podem ser elementos prprios da cidade, ruas, prdios,praas. Estes tambm podem ser considerados como barreiras servindo assim como um modo de segregao na cidade Bairros :Partes maiores da cidade onde o observador sente quando penetra no seu interior e os reconhece por sua forte identidade. Sempre identificveis a partir do interior, podem tambm servir de referencia exterior.Uma rea homognea se comparada as outras Pontos nodais : Trata-se principalmente das ramificaes, dos pontos de parada; ou pontos de convergncia dos caminhos; dos lugares de passagem de uma estrutura a outra. Marcos :So pontos de referncia ,mas em relao a esses o observador no pode adentr-los(monumentos,torres etc )

Saboya, cita dois conceitos que ele considera que so os principais na obra de Lynch :Legibilidade e imageabilidade Legibilidade : define-se como a facilidade com que se podem reconhecer os elementos da forma urbana e organiz-los num esquema coerente. Uma cidade legvel aquela cujos bairros, percursos e referncias so facilmente identificveis e integrados em um sistema organizado. Esse conceito est diretamente ligado a outros : Identidade : a capacidade do espao de se diferenciar do seu entorno, ser original. Estrutura: o objeto deve seguir o padro e se relacionar com os outros Significado : o objeto deve representar algo para o observador ( esse conceito no muito aprofundado por Lynch) Imageabilidade : a caracterstica que um objeto possui que lhe proporciona uma alta probabilidade de provocar uma imagem persistente e estruturada em qualquer observador dado, criando imagens mentais claramente identificadas, altamente estruturadas e extremamente relevantes ao espao .

Citao extrada de: LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edies 70, 1960. Cap. 01. p.11.

"Embora clareza ou legitibilidade no seja de modo algum,a nica caracterstica importante para uma cidade bela,a sua relevncia adquire significado especial quando se observam arredores na escala urbana de tamanho, tempo e complexidade"
Citao extrada de: LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edies 70, 1960. Cap. 01. p.13.

"Tambm pode ser chamada de legitibilidade ou talvez visibilidade em sentido figurado, onde os objetos se podem no apenas ver, mas tambm so apresentados de uma forma definida e intensa aos nossos sentido"
Citao extrada de: LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edies 70, 1960. Cap. 03. p.60.

BIBLIOGRAFIA: LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Lisboa: Edies 70, 1960.

BENVOLO, Leonardo. Histria da Cidade . So Paulo: Perspectiva, 1999.

NOTAS : A cidade uma construo no espao, logo deve ser tratada como uma obra arquitetnica em larga escala, e esta no pode ser analisada individualmente, apesar de se levar em considerao a imagem da cidade estruturada por cada indivduo, mas por meio de pesquisa deve se considerar imagens compartilhadas por indivduos agrupados em classes homogneas em relao a idade, cultura, sexo, ocupao profissional, concordncia esta que depende tambm da familiaridade do objeto a que se referem tais imagens.,deve-se tratar a cidade como um ser coletivo. No se deve considerar a cidade como um objeto esttico , j que ela pode estar estvel por algum tempo, porm sempre se modificando nos detalhes. Logo, no h um controle total sobre seu crescimento e sua forma nem um resultado final, mas apenas uma contnua sucesso de etapas. Lynch trata das inter-relaes entre os elementos listados anteriormente (caminhos,limites,bairros,pontos nodais e marcos). Segundo a pesquisa, os bairros so estruturados com pontos nodais, definidos por limites, atravessados por caminhos e preenchidos por marcos.

You might also like