You are on page 1of 2

1 PROF:.

EQUIPE/PORTUGUES
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!

INTRODUO S RELAES LGICO-SEMNTICAS: FRASE, ORAO, PERODO SIMPLES, PERODO COMPOSTO, SUBORDINAO, COORDENAO

CONTEDO PROGRAMTICO

03

LU 150310 PROT: 3159

Chamamos de sintaxe ao estudo das linguagens como um todo, voltada para a organizao harmnica dos elementos (no caso, as palavras) que constituem os enunciados. Todas as lnguas necessitam ter uma sequenciao lgica, organizada de maneira que haja produo de sentido nas interaes comunicativas, especificamente as verbais. Todos temos dentro de ns uma gramtica interna, absorvida durante o processo de aquisio da lngua/ linguagem embora no saiba o que sujeito ou predicado, cada indivduo faz uso desses termos oracionais diariamente, mesmo aqueles que nunca frequentaram a escola.

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Estrutura dos termos oracionais


Frase cada um dos enunciados que exprimem uma ideia, uma emoo, uma ordem ou apelo, resumindo: frase um enunciado de sentido completo. Orao uma frase (ou parte dela) que pode ser constituda de sujeito e predicado (ou apenas predicado) e contem um verbo (ou locuo verbal). J o perodo uma frase constituda de uma ou mais oraes. Deste modo, o perodo ser simples tambm denominado de orao absoluta ou composto, dependendo de quantas oraes o compem.

As frases que fazem parte de qualquer enunciado expressam um contedo por meio de elementos e combinaes entre esses elementos. Sempre que falamos (ou escrevemos), falamos do mundo, das pessoas, das coisas. E tudo tem nome. Falamos de como tudo ou pode vir a ser, ou do que as coisas ou as pessoas fazem. Por isso, o modelo bsico da orao se estrutura a partir de um sujeito e de um predicado, os chamados termos essenciais da orao. No quadro da charge h um enunciado, separe o seu sujeito de seu predicado. ___________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ Na escrita, ele marcado por letra maiscula no incio e ponto-final, de exclamao ou de interrogao no fim. No raro encontrarmos, nos textos, perodos compostos por coordenao e subordinao, pois o modo de articulao das oraes no discurso ocorre por determinaes semnticas. Leia o texto abaixo. CASO DE SECRETRIA

CONTEDO - 2011

Foi trombudo para o escritrio. Era dia de seu aniversrio, e a esposa nem sequer o abraara, no fizera a mnima aluso data. As crianas tambm tinham se esquecido. Ento era assim que a famlia o tratava? Ele que vivia para os seus, que se arrebentava de trabalhar, no merecer um beijo, uma palavra ao menos! Mas, no escritrio, havia flores sua espera, sobre a mesa. Havia o sorriso e o abrao da secretria, que poderia muito bem ter ignorado o aniversrio, e, entretanto o lembrara. Era mais do que uma auxiliar, atenta,

experimentada e eficiente, p-de-boi da firma, como at ento a considerara; era um corao amigo. Quando a surpresa passou, sentiu-se ainda mais borococh, pois o carinho da secretria no o curara, abrira mais a ferida. Pois ento uma estranha se lembrava dele com tais requintes, e a mulher e os filhos, nada? Baixou a cabea, ficou rodando o lpis entre os dedos, sem gosto para viver. Durante o dia, a secretria redobrou de atenes. Parecia querer consol-lo, como se medisse toda sua solido moral, o seu abandono. Sorria e tinha palavras amveis; e o ditado da correspondncia foi entremeado de suaves brincadeiras da parte dela. O senhor vai comemorar em casa ou numa boate? Engasgado, confessou-lhe que em parte nenhuma. Fazer anos uma droga, ningum gostava dele neste mundo, iria rodar por a noite, solitrio, como o lobo da estepe. Se o senhor quisesse, podamos jantar juntos insinuou ela, discretamente. E no que podiam mesmo? Em vez de passar uma noite besta, ressentida o pessoal l em casa pouco est me ligando , teria horas amenas, em companhia de uma mulher que reparava agora era bem bonita. Da por diante o trabalho foi nervoso, nunca mais que se fechava o escritrio. Teve vontade de mandar todos embora, para que todos comemorassem o seu aniversrio, ele principalmente. Conteve-se, no prazer ansioso da espera. Onde voc prefere ir? perguntou, ao sarem. Se no se importa, vamos passar primeiro em meu apartamento. Preciso trocar de roupa. timo, pensou ele; faz-se a inspeo prvia do terreno, e, quem sabe? Mas antes quero um drinque, para animar ela retificou. Foram ao drinque, ele recuperou no s a alegria de viver e fazer anos mas tambm comeou a faz-los pelo avesso, remoando. Saiu bem mais jovem do bar, e pegou-lhe do brao. No apartamento, ela apontou-lhe o banheiro e disse-lhe que o usasse sem cerimnia. Dentro de quinze minutos ele poderia entrar no quarto, no precisava bater e o sorriso dela, dizendo isto, era uma promessa de felicidade. Ele nem percebeu ao certo se estava se arrumando ou se desarrumando, de tal modo os quinze minutos se atropelaram, querendo virar quinze segundos, no calor escaldante do banheiro e da situao. Liberto da roupa incmoda, abriu a porta do quarto. L dentro, sua mulher e seus filhinhos, em coro com a secretria, esperavamno cantando "Parabns pra voc.
Carlos Drummond de Andrade
Quando a surpresa passou, sentiu-se ainda mais borococh, pois o carinho da secretria no o curara, abrira mais a ferida
O enunciado acima um perodo composto por trs oraes, o que indicado pela presena das trs formas verbais assinaladas. No texto lido, h alguns elementos lingsticos destacados que estabelecem relaes semnticas no discurso. Perodo composto O perodo composto pode ser estruturado de vrias maneiras: Perodo composto por coordenao: formado por oraes coordenadas. Perodo composto por subordinao: formado por uma orao principal e uma ou mais oraes subordinadas. Perodo composto por coordenao e subordinao (ou misto): formado por uma orao principal e por oraes coordenadas e subordinadas. Observe os exemplos seguintes:

NOSSO SITE: www.portalimpacto.com.br

Quando a surpresa passou, sentiu-se ainda mais borococh, pois o carinho da secretria no o curara,
abrira mais a ferida. Quando a surpresa passou orao subordinada adverbial temporal Sorria e tinha palavras amveis. e tinha palavras amveis orao coordenada sindtica aditiva.
CONTEDO - 2010 REVISO IMPACTO - A CERTEZA DE VENCER!!!

You might also like