You are on page 1of 25

Atlas Urolgico Anatomia do Trato Gnito-Urinrio Sistema urinrio inclui dois rins, dois ureteres, a bexiga, dois msculos

esfincterianos, e a uretra- cuja funo criar, armazenar e transportar a urina.

Como o sistema urinrio trabalha?


Seu corpo capta nutrientes dos alimentos e os utiliza para manter todas as funes corpreas incluindo energia e auto-reparo. Depois de seu organismo ter adquirido o que precisa dos alimentos, produtos desprezados so deixados para trs no sangue e no intestino. O sistema urinrio atua com os pulmes, pele, e intestino - todos excretam impurezas e produtos do metabolismo - para manter balanceadas as substncias e a gua de seu corpo. Adultos eliminam cerca de um litro a um litro e meio de urina por dia. A quantidade depende de diversos fatores, especialmente da quantidade de fluidos e alimentos que a pessoa consome e de quanto lquido perdido atravs de suor e da respirao. Certos tipos de medicamentos tambm podem interferir na quantidade de urina eliminada.

Como o sistema urinrio trabalha? O sistema urinrio remove um tipo de dejeto chamado uria. Ele aparece quando carne, fermento, e algumas verduras, so decompostas no seu corpo. A uria levada na corrente sangunea at os rins. Rins - so rgos que tem formato de feijo e o tamanho aproximado do seu punho. Eles esto prximos do meio das costas, logo abaixo das costelas. Os rins removem a uria do sangue atravs de pequenas unidades filtradoras chamadas nfrons. Cada nfron constitudo por uma bola formada de pequenos capilares sanguneos, chamada glomrulo, e um pequeno tubo chamado tbulo renal. Uria, junto com gua e outras substncias desprezveis, formam a urina conforme passam pelos nefrons e seguem pelo tbulo renal do rim.

Como o sistema urinrio trabalha?

Ureteres- so dois finos tubos que conduzem a urina at a bexiga. Os ureteres medem aproximadamente de 8 a 10 polegadas de comprimento. Msculos nas paredes dos ureteres constantemente contraem e relaxam para forar a urina dos rins para baixo. Se permitido que a urina fique parada, ou volte para cima, uma infeco renal pode se desenvolver. Pequenas quantidades de urina so despejadas na bexiga pelos ureteres a cada 10 a 15 segundos, aproximadamente.

Como o sistema urinrio trabalha?

Bexiga- um rgo muscular oco com formato de um balo. Ela se situa na sua pelve (parte inferior do abdome) e mantida no lugar por ligamentos inseridos em outros rgos e nos ossos da pelve. A bexiga armazena urina at que voc esteja pronto para ir ao banheiro para esvazi-la. Ela incha obtendo uma forma arredondada quando est cheia e fica diminuda quando vazia. Se o sistema urinrio est ntegro, a bexiga pode comportar at 500ml (2 copos) de urina confortavelmente por 2 a 5 horas.

Como o sistema urinrio trabalha?

Como o sistema urinrio trabalha?

Como o sistema urinrio trabalha?

Esfncteres so msculos circulares que ajudam a evitar que a urina vaze. Os msculos esfincterianos se fecham como uma fita de borracha ao redor da abertura da bexiga na uretra, o tubo que permite que a urina passe para fora do corpo. Nervos da bexiga-informam quando hora de urinar (esvaziar a bexiga). Ao passo que a bexiga vai ficando repleta de urina, pode-se perceber uma necessidade de urinar. A sensao de urinar torna-se mais forte medida que a urina continua a encher e alcana seu limite. Neste momento, nervos da bexiga enviam ao crebro uma mensagem de que a bexiga est cheia, e sua urgncia para esvaziar a bexiga se intensifica. Quando voc urina, o crebro sinaliza aos msculos da bexiga para se contrarem, espremendo a urina para fora da bexiga. Ao mesmo tempo, o crebro sinaliza aos msculos do esfncter para relaxarem. Quando estes msculos relaxam a urina sai da bexiga atravs da uretra. Quando todos os sinais ocorrem na ordem correta, acontece o ato de urinar normal.

Sistema Reprodutor Masculino


Sistema reprodutor masculino inclui os testculos, que produzem os hormnios e espermatozides; ductos denominados canal deferente e ducto ejaculatrio que reservam, transportam e nutrem os espermatozides; glndulas acessrias que contribuem para a formao do smen; o pnis e a uretra atravs da qual o smen ejetado para fora do corpo.

Sistema Reprodutor Masculino


Testculos e Escroto - Os testculos so rgos nos quais ocorre a produo de espermatozides (espermatognese). Esto localizados numa bolsa coberta de pele chamada escroto. Cada testculo um rgo oval revestido por uma capsula de tecido conjuntivo chamada tnica albugnea. Invaginaes desta tnica formam septos que dividem o testculo em compartimentos ou lbulos. Cada compartimento aloja diversos tbulos seminferos, que contm clulas germinativas em vrios estgios de desenvolvimento.

Sistema Reprodutor Masculino


Epiddimo - constitudo pela unio dos tbulos seminferos e est localizado na parte superior do testculo e desemboca no canal deferente Nele existem msculos lisos que se contraem durante a ejaculao, movimentando os espermatozides em direo ao ducto deferente. Durante sua passagem pelo epiddimo, os espermatozides continuam com o processo de maturao sem o qual ficariam imveis e no frteis quando adentrassem o trato reprodutor feminino.

Sistema Reprodutor Masculino Ducto Deferente - O ducto deferente a continuao do epiddimo. Cada ducto deferente um tubo retilneo que passa ao longo da face posterior do testculo, medialmente ao epiddimo, e sobe atravs do escroto junto com vasos e nervos constituindo o cordo espermtico que segue em direo ao anel inguinal superficial e prossegue medialmente em direo prstata.

Sistema Reprodutor Masculino

Sistema Reprodutor Masculino


Vesculas Seminais - As vesculas seminais so duas bolsas membranosas localizadas lateralmente aos ductos deferentes na face posterior inferior da bexiga urinria. O ducto excretor de cada vescula seminal liga-se com o ducto deferente para formar um ducto ejaculatrio. Estes penetram na prstata e abrem-se na uretra logo abaixo do ponto de sada da bexiga. Contraes dos ductos ejaculatrios impelem os espermatozides provenientes do ducto deferente e as secrees das vesculas seminais para a uretra. As vesculas seminais secretam um fluido viscoso que contribui para a formao do smen, necessrio para a vitalidade do espermatozide.

Sistema Reprodutor Masculino


Prstata - A prstata um rgo mpar, com 4 cm de dimetro, localizada na superfcie inferior da bexiga urinria e se relaciona posteriormente com o reto. Secreta um lquido leitoso, fluido e alcalino, que contribui para a formao do smen. Pnis - O pnis o rgo copulador, pelo qual os espermatozides so expelidos para o interior do trato reprodutor feminino. Consiste de um eixo coberto por pele relativamente frouxa, com a extremidade expandida, a glande. A pele continua ao redor da glande, formando o prepcio.

Sistema Reprodutor Masculino


O pnis contm trs corpos cilndricos (dois corpos cavernosos e um esponjoso), cada um dos quais revestido por uma bainha de tecido conjuntivo que est coberta de pele. So formados de tecido conjuntivo ricamente vascularizado chamado tecido ertil, que contm numerosos espaos esponjosos que se enchem de sangue durante a estimulao sexual, promovendo o seu enrijecimento e alongamento/ereo. Os dois corpos cilndricos dorsais so chamados corpos cavernosos do pnis. O corpo ventral denominado corpo esponjoso do pnis e inclui a uretra no seu interior.

Sistema Reprodutor Masculino


URETRA E PNIS (Vista Ventral) 1 -Crista Uretral 2 - Bulbo do Pnis 3 - Duto da Glndula Bulbouretral 4 - Corpo Esponjoso 5 - Artria Profunda do Pnis 6 - Fossa Navicular da Uretra 7 - Meato Uretral Externo 8 - Lacunas Uretrais 9 - Cavernas do Corpo Cavernoso 10- Trabculas do Corpo Cavernoso 11- Tnica Albugnea do Corpo Cavernoso 12- Tnica Albugnea do Corpo Esponjoso 13- Duto Ejaculatrio 14- Dutos Prostticos 15- Meato Uretral Interno 16- Regio do Esfncter

Sistema Reprodutor Masculino


Smen - O smen uma mistura de espermatozides dos testculos e fluidos das vesculas seminais, da prstata e das glndulas bulbouretrais. A secreo das vesculas seminais contribui com cerca de 60% do total do smen. Este serve como fonte de nutrio para os espermatozides e os ativa para que se tornem mveis. Cada ejaculao tem volume de 2 a 4 ml e contm ao redor de 300 milhes de espermatozides. Embora o vulo seja fertilizado por apenas um espermatozide, muitos devem estar presentes para que a fertilizao ocorra. Quando o nmero de espermatozides numa ejaculao menor do que 5 milhes, torna-se difcil a fecundao, embora tenha-se constatao de que ocorra fertilizao com nmero de espermatozides inferior a esse. O smen ligeiramente alcalino (pH 7,5). Esta alcalinidade que protege os espermatozides do pH cido da vagina, devida em grande parte ao fluido secretado pela prstata.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Genital feminino - externo

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Genital feminino - externo


Diviso e localizao: Monte de Vnus Coxim gorduroso, que diminui o impacto durante a relao sexual; localizado acima do Prepcio Clitoriano Pelos pubianos Pelos localizados no orgo genital Prepcio do Clitris Dobra de pele que envolve o clitris. Clitris Salincia carnuda e ertil, correspondente ao pnis, localizado na parte anterior e superior da vulva. Meato Uretral Orifcio por onde sai a urina localizado entre os pequenos lbios

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Genital feminino - externo


Diviso e localizao: Pequenos lbios Contitudos de fibras elsticas e conjuntivas, os pequenos lbios ficam localizados entre os grandes lbios. Com grande quantidade de glndulas sudorparas e sebceas. Na parte superior, est dividida em duas pregas, sendo que uma delas o prepcio do clitris. Vestbulo da Vagina um espao localizado entre os pequenos lbios. Intrito Vaginal Localizado entre os pequenos lbios e abaixo do meato uretral, o intrito vaginal, nas virgens, onde fica a dobra da mucosa chamada de hmem. Grandes Lbios Pregas de tecido fibro-gordurosa, rico em glndulas sudorparas e sebceas e equivalente bolsa escrotal. Os Grandes Lbios vo do Monte de Vnus at a Rfia Mediana. Hmen ou Carncula Himenal O hmen uma estrutura anatmica que faz parte do genital externo e est presente quando a mulher ainda virgem, enquanto que a carncula himenal o que restou do hmen aps vrias relaes sexuais e principalmente aps o parto. Rfia Mediana Regio entre o nus e a vagina

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Genital feminino - interno

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Genital feminino - interno


Vagina A vagina um canal elstico localizado entre a uretra e o nus. formado por uma srie de msculos que ligam o rgo genital externo ao tero, que em mdia mede aproximadamente 12cm.A parte mais externa da vagina sexualmente prazerosa. Tambm tem a capacidade de acomodar qualquer tamanho de pnis, assim como a passagem de um beb na hora do parto, voltando em seguida ao seu estado normal. Colo do tero Localizado antes do tero, a regio onde os espermatozides sobem em direo ao ovrio. Bastante estreito, o colo do tero por onde a menstruao desce do tero para a vagina. Esta uma regio que possui inmeras glndulas produtoras de muco.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Genital feminino - interno


tero rgo muscular interno localizado acima do colo uterino. no tero onde se desenvolvem os fetos durante todo o perodo da gravidez Trompas uterinas Dois tubos que se abrem no ovrio. So nas trompas uterinas onde se localiza o encontro do vulo com o espermatozide. De l os vulos fecundados migram para o tero na formao dos fetos. Ovrios Os ovrios so estruturas abdominais responsveis pela maturao e expulso dos vulos e responsveis ainda pela produo dos hormonios femininos.

OBRIGADO A TODOS PELA ATENO !

You might also like