You are on page 1of 22

SUBSECRETARIA DE ATENO SADE SUPERINTENDNCIA DE VIGILNCIA EM SADE

ASSESSORIAS: DOENAS TRANSMITIDAS POR VETORES E ZOONOSES DOENAS TRANSMITIDAS POR GUA E ALIMENTOS

MATERIAL DE APOIO

SITUAES EMERGENCIAIS DE ENCHENTES - 2008


- Reviso do material Situaes Emergenciais de Enchentes-2006/2007 Material disponvel em verso eletrnica no endereo www.saude.rj.gov.br

1. INUNDAES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

As reas de inundao dependem da capacidade de escoamento do leito do rio em funo das vazes geradas pelas chuvas. Essas reas naturais de inundao cumprem papel importante no amortecimento e na reteno das guas das enchentes. Vazes e volumes mximos observados na mesma unidade de tempo, durante longos perodos, so relacionados com as dimenses e localizao das respectivas reas inundadas. No Estado do Rio de Janeiro, ainda no h identificao, divulgao e magnitude das reas e respectivos riscos associados. Este processo requer um estudo dinmico e sistemtico dos eventos pluviomtricos, dos hidrogramas de enchentes e o mapeamento das reas naturais de inundao. possvel afirmar que, no Estado do Rio de Janeiro, as reas sob risco distribuem-se ao longo dos trechos inferiores dos rios que nascem da Vertente Atlntica da Serra do Mar, sujeitas a elevado ndice pluviomtrico e onde o processo de ocupao do solo foi inadequado s condies naturais do ambiente.

2. AREA DA BAA DE GUANABARA Alguns trabalhos realizados pela Fundao Superintendncia Estadual de Rios e Lagoas - SERLA apontam as principais reas crticas e locais de inundao como o mapeamento da Regio da Baa de Guanabara, em 1989, onde foi definido grau de criticidade de uma rea pelas caractersticas de forma, relevo, permeabilidade e declividade do solo, mudana brusca de direo, cotas altimtricas e pontos de estrangulamento das calhas dos rios.*

Assim, a SERLA construiu alguns graus para reas crticas em funo do seu potencial de inundao:

* Este contedo foi retirado da referncia bibliogrfica ENCHENTES no Estado do Rio de Janeiro uma abordagem geral Projeto PLANAGUA: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel SEMADS, Agosto, 2001.

3. REAS CRTICAS E BACIAS HIDROGRFICAS DO RIO DE JANEIRO Em 1999, a SERLA elaborou um mapa que identifica aproximadamente 700 pontos crticos baseados em reclamaes da populao, relatrios de vistorias de processos administrativos e visitas de inspeo para toda a Regio Metropolitana do Rio de Janeiro.

3.a) Bacia de Sepetiba


As causas de inundaes de freqncia anual desta regio esto relacionadas ocupao indevida das margens e desordenada do leito maior dos cursos dgua, obstruo da seo de escoamento, lixo descartado e/ou carreado das margens para a calha e assoreamento dos cursos principais e acmulo de material proveniente das encostas aps as enxurradas. Rio de Janeiro: A rea do Rio de Janeiro da Bacia de Sepetiba era alagadia mas aps obras de saneamento, as inundaes so menos freqentes. Paracambi: Destacam-se, as reas montante do Rio Macacos desde a confluncia com o Ribeiro das Lajes at os bairros BNH e Nova Era. Ainda, os Canais de Guarajuba e Dr. Eiras e o Rio Sabugo, junto travessia. Queimados: As reas crticas estendem-se ao Rio dos Poos, Abel e Camorim alm de vrios trechos assoreados do Rio Queimados. Paulo de Frontin: Embora sua topografia para drenagem na rea urbana seja satisfatria, as localidades de Santa Ins, So Loureno e Ramalho ao longo do Rio Macacos podem ser consideradas de risco. Japeri: Este municpio rene todas as condies de m utilizao do solo pelo homem. As principais reas crticas so: Bairro Virgem de Ftima, bairros situados entre a antiga linha frrea e a RJ-125, Bairros do Chacrinha (Alecrim, Parque Guandu e Jardim Marajoara). Mangaratiba: Os Distritos e rios mais problemticos so: Itacuru (Rio da Draga), Muriqui (Rio Catumbi e da Prata). Itagua: As inundaes ocorrem principalmente nos seguintes locais: entre a BR-101 e a Via Frrea (Rio Mazomba): Loteamento Brisamar, Bairro do Engenho (Valo da Rua 18), Bairro Vila Margarida (Canal do Viana, Vala do Sangue), todo trecho do Canal do Trapiche, Bairro Jardim Amrica e Ponte Preta. Nova Iguau: A rea crtica concentra-se na confluncia do Rio Ipiranga e Rio Guandu para montante at o Rio Cabuu, incluindo o Bairro Cabuu. Seropdica: As inundaes acontecem ao longo do Valo dos Bois. A primeira rea, com alta extrao de areia localiza-se entre o Valo e a Estrada para Itagua. A segunda, abrange parte dos Bairros Jardim Central, Jardim das Accias, So Jorge e parte de Campo Lindo.

3.b) Baa de Ilha Grande


Conforme dados do 1 Inqurito de Saneamento Ambiental do Estado do Rio de Janeiro em 2000, os problemas de inundaes constataram-se nas seguintes reas: Angra dos Reis: Rios Mambucaba, Jacuecanga e Perequ. Parati: Perequ-Au, Mateus Nunes e Grun. No Centro Histrico, junto ao litoral, so freqentes pelo efeito das mars.

3.c) Bacia Hidrogrfica do So Joo e da Regio dos Lagos


As caractersticas fsicas da regio do curso superior do Rio So Joo, contribuem para uma concentrao de guas, sobrecarregando os escoamentos pela baixa declividade dos terrenos. Os locais mais crticos so: Araruama: Rio Salgado, na rea do Parque Novo Horizonte. Iguaba Grande: Rio Salgado, Canal Ib, Canal Iguaba e Canal Tamari. Saquarema: Rio Bacax. So Pedro da Aldeia: Atravessando o centro da cidade, o Canal Mossor.

3.d) Bacia do Rio Paraba do Sul


O Rio Paraba do Sul nasce no Estado de So Paulo e recebe afluentes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O trecho fluminense sofre influncia direta do Reservatrio de Funil situado na divisa dos Estados de So Paulo e Rio de Janeiro. Apresenta reas passveis de inundao pelos transbordamentos do Rio Paraba com insuficiente rede de drenagem. As causas deste processo na maioria dos casos so:

Processo contnuo e acelerado de eroso do solo com assoreamento do curso dgua; Ocupao generalizada das reas marginais ao longo dos rios; Estreitamento da seo de escoamento pelas fundaes de construes ilegais; Crescente ocupao da bacia e decorrente impermeabilizao do solo; Carregamento do lixo descartado sobre vias pblicas ou diretamente no curso dgua. Os municpios com suas respectivas reas crticas:

Itatiaia: Sua localizao mais problemtica o ponto mais densamente urbanizado por onde passa o Rio Santo Antonio, a partir da Rodovia Presidente Dutra estendendo-se at a Rua dos Expedicionrios. Resende: Embora tenha havido obras pela Prefeitura Municipal, os Canais Perifricos, Canal Central e o Ribeiro Preto ainda so afetados incluindo os bairros: Alegria, Baixada de Olaria, Itapuca, Liberdade e Nova Liberdade. Barra Mansa: Os dois principais rios so o Bananal e o Barra Mansa Em perodos de chuvas intensas, h o transbordamento inundando reas rurais e urbanas. O Rio Bananal no trecho da Companhia Siderrgica Nacional, provoca inundaes no Bairro Vila Maria. Volta Redonda: O Bairro de Santa Ceclia o mais atingido. A rede de drenagem da zona urbana insuficiente para esgotar os volumes na ocasio de chuvas intensas. Trs Rios: Freqentemente a cidade invadida pelas guas que transbordam dos Crregos Puris, Vila Isabel e So Sebastio. Barra do Pira: Para armazenar as guas do Rio Pira utilizadas para gerao de energia eltrica, foi construda a Barragem Santana. Em situaes de precisar liberar excedentes no volume para jusante da Barragem, coloca a populao ribeirinha em risco. Petrpolis: A partir do crescimento desordenado e ocupao de encostas dos Rios Piabanha e Quitandinha a regio ao longo da Rua Coronel Veiga, acesso principal do centro da cidade. Campos dos Goytacazes: Cidade desenvolvida ao longo das margens do Rio Paraba do Sul, em cota inferior aos nveis dgua do Rio em perodo de cheia, sendo protegida por diques construdos. Na margem direita, os bairros mais crticos so Parque So Clemente e Vila Hpica.

4. PRINCIPAIS AGRAVOS EM ENCHENTES


Considerando que durante o vero, o Estado do Rio de Janeiro est sujeito a chuvas intensas, devemos estar preparados para o aumento da incidncia das doenas relacionadas a estes fatores. Quando ocorrem enchentes, as doenas mais comuns so: Leptospirose; Dengue; Hepatite A e E; Gastroenterite aguda (Diarrias Agudas).

Este plano visa a preparao do sistema de sade, especialmente a rede hospitalar, o sistema laboratorial e a vigilncia epidemiolgica, para o atendimento de pacientes com algumas destas patologias, especialmente a leptospirose, que muitas vezes cursa com complicaes graves. Lembramos ainda, que nesta poca so comuns os cortes, arranhes e outros ferimentos, devendo o sistema de sade intensificar a vacinao contra o ttano.

5. ASPECTOS CLNICO-EPIDEMIOLGICOS DAS DOENAS


O quadro resumo das patologias citadas encontra-se anexo a este documento.

as:

No quadro abaixo podemos ver a definio de caso suspeito destas patologiPATOLOGIA SINAIS E SINTOMAS Doena febril aguda com durao mxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos 2 destes sintomas: cefalia, dor retro-orbital, mialgia, artralgia, prostrao, exantema. Todo caso suspeito de Dengue Clssico com manifestaes hemorrgicas. Exames: Hematcrito elevado e trombocitopenia. Suspeito Sintomtico: febre, ictercia, mal estar geral, fadiga intensa, anorexia, nuseas, vmitos, dor abdominal, acolia, colria. Exames : Transaminases acima do normal. Elevao de bilirrubinas (frao direta). Suspeito Assintomtico : Transaminases elevadas em indivduo sem sintomas. Febre, mialgia (dor nas panturrilhas), vmitos, calafrios, alteraes de volume urinrio, congesto ocular, ictercia, fenmeno hemorrgico e/ou Sndrome de Weil (alteraes hepticas, renais e vasculares).

Dengue Clssico Febre Hemorrgica do Dengue

Hepatite Viral (A)

Leptospirose

6. FLUXO DE ATENDIMENTO
No primeiro momento aps as chuvas, a leptospirose a principal preocupao devido a grande possibilidade de epidemia, conforme comumente observa-se poca de enchentes e inundaes. Alm disto, uma doena potencialmente grave, que nestes casos demanda internao hospitalar em locais com recursos mdicos de ponta (CTI, dilise peritoneal ou hemodilise). Para um melhor atendimento aos possveis casos de leptospirose, foi estabelecido o seguinte fluxo: 3.1. O Instituto Estadual de Infectologia So Sebastio (IEISS) ser apenas referncia estadual para os casos graves e ser contactado pela Central de Regulamentao de Leitos do Estado do Rio de Janeiro. Abaixo pode ser vista a disponibilidade de vagas para internao nos hospitais da rede prpria do estado: HOSPITAL/SMS Hospital Ado Pereira Nunes Hospital Estadual Azevedo Lima Hospital Estadual Albert Schweitzer Hospital Estadual Pedro II Leitos peditricos: LEITOS CTI DILISE PERITONEAL / HEMODILISE

3.2.

15 10 12 20

0 3 0 0

no no Sim no

Hospital Estadual Ado Pereira Nunes: 10 vagas.

OBS.: De acordo com o nmero de casos, as atividades de rotina podero ser alteradas para aumentar o nmero de vagas disponveis, conforme j estabelecido com diversas instituies. As demais unidades de atendimento da rede pblica devero estar organizadas de forma a serem incorporadas no esquema emergencial a qualquer tempo. 3.3. 3.4. A rotina da coleta de exames para a confirmao dos casos ser descrita posteriormente no captulo Laboratrio. Tambm podero ser distribudas s Secretarias Municipais de Sade, cotas extras de vacina dupla adulto (dT), hipoclorito de sdio e de alguns medicamentos e insumos de acordo com a necessidade e a disponibilidade dos mesmos.

7. PREVENO
7.1 MEDIDAS GERAIS DE CONTROLE: a) Aes permanentes de controle, visando reduzir a populao de roedores, atravs de medidas de anti e desratizao; b) Disposio, coleta e destino adequado do lixo. O lixo a cu aberto a maior fonte de alimento para o rato urbano, constituindo, portanto, uma importante fonte de infeco. O lixo dever ser coletado ao longo do dia, devendo ser acondicionado, de pre-

ferncia, em recipientes tampados (tambores, latas ou similares com tampa) ou sacos plsticos fechados e dispostos longe do solo; c) Medidas de proteo individual em situaes de risco: mediante o uso de calados e vestimentas apropriadas (luvas e botas de borracha) e, se no for possvel, o uso de sacos plsticos duplos amarrados nas mos e nos ps, evitando o contato da pele e ferimentos em guas possivelmente contaminadas. As pessoas devem ser orientadas sobre os cuidados de lavagem e desinfeco dos ferimentos; d) Devem ser descartados os alimentos e medicamentos que entraram em contato com as guas das enchentes; e) Vigilncia Sanitria dos Alimentos, atravs da inspeo dos estabelecimentos comerciais de gneros alimentcios, visando a eliminar possveis formas de contaminao, relacionadas com a higiene dos manipuladores e das instalaes. Deve-se inspecionar a origem da gua utilizada para o cultivo e lavagem de hortalias. Quanto aos locais de refeio e de preparo de alimentos, devem ser rigorosamente limpos, todos os dias, antes do anoitecer; f) Armazenagem correta dos alimentos em locais e instalaes construdas prova de roedores. A estocagem de alimentos, em depsitos, deve ser feita em sacos ou fardos, e estes, colocados sobre estrados com 40 cm de altura, e afastados das paredes e uns dos outros para facilitar a inspeo em todos os lugares. Entradas de portas ou qualquer acesso devem ser prova de roedores; g) Evitar armazenar entulhos, materiais de construo ou objetos em desuso, que possam oferecer abrigo aos roedores; h) Vedao de rachaduras, vos, frestas e buracos que favoream o acesso e a permanncia de roedores nas edificaes (atravs do uso de argamassa e/ou telas metlicas com malhas de 5mm e lminas de metal); i) Limpeza e desinfeco da gua do domiclio e do local de trabalho que sofreram inundao recente. 7.2 OUTRAS MEDIDAS DE CONTROLE: a. Higiene das instalaes de criao animal: estes locais devem ter pisos impermeveis e sofrerem limpeza e lavagem dirias. Os vasilhames e cochos para colocao de alimentos devem ser esvaziados e limpos, diariamente, antes do anoitecer, evitando que os roedores se alimentem e contaminem esses resduos alimentares. b. Impedir a permanncia de animais domsticos no interior dos domiclios e locais de produo e armazenamento de gneros alimentcios. c. Procurar assistncia mdico-veterinria, nos casos de enfermidade animal, com especial ateno para o uso de procedimentos teraputicos que sustem a eliminao urinria de leptospiras.

d. Construo e manuteno adequada das redes de abastecimento de gua, rede de captao de guas pluviais e rede de esgoto, principalmente no perodo anterior s grandes chuvas. Assim sendo, devem ser reparadas as tubulaes danificadas, esgotos e canais efluentes devem ser fechados e canalizados. Canais abertos devem estar com bordos limpos e retificados. e. Desassoreamento e limpeza dos crregos, canalizao dos cursos dgua e aterro e/ou drenagem de lagoas e demais colees de guas paradas, visando a prevenir a ocorrncia de enchentes. f. Os terrenos baldios devem ser mantidos limpos e livres de lixo para no servirem de abrigo aos roedores. g. Educao em Sade permanente populao sobre as formas de transmisso, sintomas das doenas, medidas de preveno e controle.

7.3 QUIMIOPROFILAXIA PARA LEPTOSPIROSE Aps discusses realizadas na Reunio Nacional do Programa de Controle da Leptospirose em novembro de 2005 e com os consultores do Programa, que estiveram na Secretaria Estadual de Sade no ms de fevereiro de 2006, ficou determinado a no realizao de quimioprofilaxia para preveno de Leptospirose, em situaes de pr ou ps-exposio, pois no considerada medida de controle em reas endmicas. Sua indicao est restrita em situaes pontuais e criteriosas. 8. ATENO AO DOENTE COM LEPTOSPIROSE 8.1. DEFINIO DE CASO 8.1.1 SUSPEITO: a) Indivduo com febre de incio sbito, mialgias (dor nas panturrilhas), cefalia, mal estar e/ou prostrao, associados a um ou mais dos seguintes sinais e/ou sintomas: congesto conjuntival ou conjuntivite, nuseas e/ou vmitos, calafrios, alteraes do volume urinrio, ictercia, fenmeno hemorrgico e/ou alteraes hepticas, renais e vasculares compatveis com leptospirose ictrica (Sndrome de Weil) ou anictrica grave. b) Indivduo que apresente sinais e sintomas de processo infeccioso inespecfico com antecedentes epidemiolgicos sugestivos nos ltimos trinta dias anteriores data de incio dos primeiros sintomas. Considera-se como antecedentes epidemiolgicos sugestivos: exposio a enchentes ou crregos, lagos, rios e lamas potencialmente contaminados. exposio a esgoto e fossas. atividades que envolvam risco ocupacional como coleta de lixo, limpeza de crregos, trabalho em gua ou esgoto, manejo de animais, agricultura em reas alagadas, dentre outras; presena de animais infectados nos locais freqentados pelo paciente.

8.1.2 CONFIRMADO: a) Critrio Clnico-laboratorial: Presena de sinais e sintomas clnicos compatveis, associados a um ou mais dos seguintes resultados de exames laboratoriais: Isolamento da leptospira (em sangue, lquor, urina ou tecidos). Teste Elisa IgM reagente. Soroconverso na reao de microaglutinao, entendida como o aumento ou a diminuio de 4 vezes ou mais nos ttulos entre amostras sanguneas coletadas com um intervalo de 14 a 21 dias entre elas. Imunohistoqumica positiva para leptospirose em pacientes suspeitos que evoluram para bito.

O hemograma til para o diagnstico diferencial com viroses. Na leptospirose existe leucocitose com neutrofilia e desvio para a esquerda. comum anemia.

OBSERVAO IMPORTANTE: O resultado NEGATIVO (no reagente) de qualquer exame sorolgico especfico para leptospirose (microaglutinao, Elisa IgM ou outros), com amostra sangunea coletada antes do 7 dia do incio dos sintomas, no descarta o caso suspeito. Outra amostra sangunea dever ser coletada a partir do 7 dia do incio dos sintomas para auxiliar na interpretao do diagnstico, conforme referido anteriormente (lembrar que o pico de produo de anticorpos d-se a partir do 14 dia do incio dos sintomas).

b) Critrio Clnico-epidemiolgico: Todo caso suspeito que apresente sinais e/ou sintomas inespecficos associados com alteraes nas funes hepticas e/ou renais e/ou vasculares e antecedentes epidemiolgicos que, por algum motivo, no tenha colhido material para exames laboratoriais especficos ou estes tenham resultado no reagente com amostra nica coletada antes do 7 dia de doena, ou Todo caso suspeito com o mesmo vnculo epidemiolgico (mesmos fatores de risco) de um caso j confirmado por critrio clnico-laboratorial que, por algum motivo, no tenha colhido material para exames laboratoriais especficos ou estes tenham resultado no reagente com amostra nica coletada antes do 7 dia da doena.

8.1.3 DESCARTADO: Teste Elisa IgM no reagente em amostra sangunea coletada a partir do 7 dia de incio dos sintomas. Duas reaes de microaglutinao no reagentes (ou reagentes sem apresentar soroconverso) com amostras sanguneas coletadas a partir do 1 atendimento do paciente e com intervalo de duas a trs semanas entre elas.

8.2. FORMAS CLINICAS: a) Forma Anictrica: Ocorre em 60 a 70 % dos casos. de incio sbito com febre, cefalia, mialgia, anorexia, nuseas e vmitos. Pode ocorrer diarria ou constipao intestinal. O quadro lembra Dengue Clssico e freqentemente rotulado como uma virose. Evolui para a cura num perodo de 7 dias, aproximadamente. A cefalia pode ser intensa mas bem controlada por analgsicos. Apesar de ser a forma clnica mais freqente e de menor gravidade, pode evoluir para quadros graves. Os quadros graves podem apresentar duas fases: uma septicmica, com durao de 4 a 7 dias, com clnica de doena aguda, e uma segunda fase (fase imune) com recrudescimento da febre 1 a 5 dias aps a defervescncia, podendo se instalar manifestaes respiratrias, cardacas, oculares e meningite. A fase imune coincide com aparecimento de anticorpos aglutinantes e diminuio da leptospiremia. As manifestaes respiratrias variam de tosse com ou sem expectorao, dor torcica, at dispnia, cianose, escarros hemopticos, hemoptise e insuficincia respiratria. b) Forma Ictrica: Nessa forma, a fase septicmica pode evoluir para uma doena ictrica grave, com disfuno renal, fenmenos hemorrgicos e alteraes hemodinmicas, cardacas, pulmonares e de conscincia. A ictercia costuma aparecer entre o terceiro e o stimo dia. Na forma ictrica o curso bifsico raro. Os sintomas e sinais que precedem a ictercia so mais intensos e de maior durao.

8.3. TRATAMENTO Todo caso suspeito deve ser encaminhado para tratamento mdico. a) Formas Anictricas: devem ser tratadas ambulatorialmente com acompanhamento dirio, se possvel, orientado sobre os sinais de gravidade da doena (ictercia, oligria, sangramento, etc). Hidratao oral, com oferta de lquidos a intervalos freqentes. Antibioticoterapia: Adultos: Ampicilina 500mg via oral de 6/6h durante 7 dias Crianas: Xarope 50mg/Kg/dia via oral durante 7 dias

Este esquema est preconizado mesmo para os casos com resultado negativo na primeira amostra da macroaglutinao, desde que tenha fortes indcios clnico-epidemiolgicos. b) Formas Ictricas: estes casos necessitam de internao imediata. Se houver demora na remoo, dependendo do estado do paciente, deve-se iniciar a hidratao venosa com soro fisiolgico e antibioticoterapia com penicilina cristalina com 1 milho de UI de 4/4 horas. Nota: Para maior detalhamento do tratamento, ver a Rotina de Tratamento da Leptospirose do Instituto Estadual de Infectologia So Sebastio. 9. NOTIFICAO TANTO A OCORRNCIA DE CASOS SUSPEITOS ISOLADOS COMO A DE SURTOS, DEVEM SER NOTIFICADOS O MAIS RAPIDAMENTE POSSVEL PARA O DESENCADEAMENTO DAS AES DE VIGILNCIA EPIDEMIOLGICA E CONTROLE. importante ressaltar que, tanto a Leptospirose como as demais; Dengue, Hepatite A e E e as Gastroenterites so de Notificao Compulsria no Estado (Resoluo 1110/97), e devem ser notificadas no prazo de 7 dias, exceto a Febre Hemorrgica do Dengue, cujos casos suspeitos devem ser notificados em 24 horas. 10. OUTRAS INFORMAES IMPORTANTES Pessoas oriundas de regies endmicas para Leptospirose, apresentando sndrome febril aguda (febre, cefalia e mialgia) somado ao contato fsico com reas alagadas, lama ou esgoto, devero se submeter a quimoprofilaxia, conforme descrito no item 7.3. Em caso de dvidas, contatar a Assessoria de Doenas Transmitidas por Vetores e Zoonoses pelos telefones (21) 2299-9744 / 2299-9745 / 2240-7218.

GUA DA REDE PBLICA Quando a gua que abastece os domiclios de rede geral, ou seja, que vem canalizada e tratada por uma companhia de abastecimento como, por exemplo, a CEDAE, no precisa-se usar nenhum produto para utiliz-la porm, recomenda-se filtr-la tanto para o preparo de alimentos como para beb-la. Quando a gua estiver com aparncia, cheiro ou sabor alterado, a populao deve ser orientada para no beber ou preparar alimentos e, imediatamente a companhia deve ser informada destas alteraes. Lembre-se que a gua tratada que vem da companhia fica armazenada em caixas de gua, cisternas ou gales de plstico, que devem ser limpos de 6 em 6 meses uma vez que a gua aos poucos perde o cloro, devido ao depsito de materiais lodo no fundo dos reservatrios, favorecendo a contaminao da gua.

MATERIAL ILUSTRATIVO PARA SER DIVULGADO JUNTO POPULAO

GUA OBTIDA DE OUTRAS FONTES Quando a gua que abastece o domiclio for de poos, fontes, minas, cacimbas, rios e audes, voc deve-se filtra-la e trat-la com uma soluo de hipoclorito de sdio 2,5% que equivalente gua sanitria. Como fazer a filtrao de uma gua turva ou barrenta 1 etapa para remover partculas grandes:

Usar como filtro uma toalha limpa apoiando-a em uma vasilha limpa. 2 etapa: Recolher a gua da primeira filtrao e colocar em um filtro de barro que possua vela, ou ento usar um filtro de coar caf com o suporte e recolher a gua em um vasilhame limpo.

3 etapa: Faa o tratamento da gua conforme a tabela abaixo:

VOLUME DA GUA 1000 LITROS 200 LITROS 20 LITROS 1 LITRO

HIPOCLORITO DE SDIO 2,5% GUA SANITRIA DOSAGEM MEDIDA PRTICA 100 ml 15 ml 2 ml 0,05 ml 2 copinhos de caf descartveis 1 colher de sopa 1 colher de ch 2 gotas

TEMPO DE CONTATO 30 30 30 30 minutos minutos minutos minutos

Depois disso, a gua est em condies de ser utilizada pela populao para beber e cozinhar, lavar frutos e verduras, etc. A clorao um dos tratamentos mais eficiente para tratar a gua e impedir a proliferao das principais doenas infecciosas. Porm determinados microorganismos (amebas e girdias que causam diarrias) que so muito comuns em nosso meio resistem ao cloro, por isso necessrio filtrar a gua de beber e lavar alimentos. Lembramos s Secretarias Municipais de Sade que h estoque de hipoclorito de sdio a 2,5% na Secretaria de Estado de Sade para aes de controle e preveno das principais doenas de veiculao hdrica. Casos haja necessidade, entre em contato atravs dos telefones (21) 2299-9744/2299-9745/2240-7218, para disponibilizar tal suprimento. Conhea as principais doenas que esto relacionadas gua: Tipo de Transmisso Clera Febre tifide Leptospirose Pela gua Giardase Amebiase Hepatite infecciosa Diarria aguda Escabiose (sarna) Pediculose (piolho) Tracoma Pela falta de limpe- Conjuntivite bacteriza, ana aguda Higienizao Salmonelose com a gua Tricurase Enterobase Ancilostomase Ascaridase Malria Atravs de vetores Dengue que se relacionam Febre amarela Com a gua Filariose Associadas a gua Esquistossomose

Doena

Medida - Ter um sistema de abastecimento e tratamento da gua, com fornecimento em quantidade e qualidade para consumo tanto para uso domstico como para uso coletivo - Proteger de contaminao rios, lagos ou outras fontes de gua - Implantar sistema adequado de esgotamento sanitrio - Instalar encanamento para esgoto nas casas - Instalar melhorias sanitrias domiciliares e coletivas - Instalar reservatrios de gua adequados com limpeza sistemtica - Eliminar o aparecimento de criadouros com inspeo sistemtica e medidas de controle (drenagem, aterro e o outros) - Dar destinao final adequada aos resduos slidos - Controle de vetores e hospedeiros intermedirios

REPRESENTANTES E SUBSTITUTOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE SADE E DEFESA CIVIL (SESDEC-RJ) SUPERINTENDENCIA DE VIGILNCIA EM SADE Superintendente Victor Augusto Louro Berbara END. DO TRABALHO: Rua Mxico, 128 sala 402 Tels.: (21) 2299-9730 /2299-9731/ 2299-9732 / 2299-9733 REPRESENTANTE SUBSTITUTO (I) Assessor de Doenas Transmitidas por Vetores e Zoonoses Gualberto Teixeira dos Santos Jnior END. DO TRABALHO: Rua Mxico, 128 sala 414 Tels.: (21) 2299-9744 / 2299-9745 / 2240-7218 REPRESENTANTE SUBSTITUTO (II) Assessora de Doenas Transmitidas por gua e Alimentos Maria Margarida Lima de Sousa END. DO TRABALHO: Rua Mxico, 128 sala 414 Tels.: (21) 2299-9744 / 2299-9745 / 2240-7218 COORDENAO DE VIGILNCIA AMBIENTAL EM SADE Fatores de Risco no-biolgico Carlos Amrico Azevedo END. DO TRABALHO: Rua Mxico, 128 sala 413 Tel.: (21) 2299-9751 / 2299-9752 / 2299-9753 / 2299-9754 SUPERINTENDENCIA DA REDE PBLICA Superintendente Carlos Edson Martins da Silva END. DO TRABALHO: Rua Mxico, 128 sala 402 Tel.: (21) 2299-9712 / 2299-9713 LABORATRIO CENTRAL NOEL NUTELS Diretora Geral Salete de Andra END. DO TRABALHO: Rua do Resende, 118 Tel.: (21) 2232-2470 / 2232-5767 INSTITUTO ESTADUAL DE INFECTOLOGIA SO SEBASTIO Diretor Geral Ronaldo Tourinho Saraiva END. DO TRABALHO: Rua Carlos Seidl, 395 - Caju Tels: (21) 2580-7432 / 2580-8782 / 2580-0868 Fax: (21) 2580-8782

QUADRO RESUMO DAS PATOLOGIAS

DOENA

AGENTE ETIOLGICO

TRANSMISSO

QUADRO CLNICO febre alta cefalia mialgia prostrao artralgia anorexia astenia dor retro-orbital nuseas vmitos exantema prurido hemorragias hepatomegalia choque

MEDIDAS PROFILTICAS

DIAGNSTICO LABORATORIAL Inespecficos hemograma contagem de plaquetas Especficos Sorologia Isolamento do Vrus

TRATAMENTO

DENGUE

Vrus (arbovrus famlia flaviviridae)

Atravs da picada do mosquito Aedes aegypt Incubao: 3 a 15 dias, mdia 5-6

Combate ao mosquito

Medidas de suporte

4 sorotipos

HEPATITES AeE

VRUS DA HEPATITE A VRUS DA HEPATITE E

Fecal-oral (direta ou indireta) Incubao : 10 a 45 dias

portador assintomtico febre baixa mal-estar geral prostrao nuseas e vmitos ictercia dor abdominal

Saneamento bsico Lavagem das mos

Inespecficos TGO TGP Bilirrubinas Tempo de atividade de protrombina Especficos Marcador viral Histopatolgico

Medidas de suporte

DOENA

AGENTE ETIOLGICO

TRANSMISSO

QUADRO CLNICO

MEDIDAS PROFILTICAS

LEPTOSPIROSE

Leptospira (espiroqueta)

Contato direto ou indireto com urina de animais infectados. Incubao: 1 a 20 dias, mdia 7-14

Forma anictrica

Forma Icterohemorrgica

Saneamento bsico Controle dos roedores Reduo do risco de exposio Vacinao animal

DIAGNSTICO LABORATORIAL Inespecficos hemograma transaminases bilirrubina uria creatinina tempo de atividade de protrombina eletrlitos EAS Especficos exame direto em sangue, urina cultura sorologia

TRATAMENTO

Medidas de suporte Antibitico

SES-RJ/SS/SUSC/ADTVZ/ADTAA- 2001

BIBLIOGRAFIA

1. MINISTRIO DA SADE; Manuel de Leptospirose. Braslia, 1995 2. SECRETARIA DE ESTADO DE SADE DO RIO DE JANEIRO; Rotina de Leptospirose do Instituto Estadual de Infectologia So Sebastio. Rio de Janeiro, 1995 3. SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RIO DE JANEIRO; Orientaes para Atendimento de Casos Suspeitos de Leptospirose da Coordenao de Programas de Epidemiologia. Rio de Janeiro, 1998 4. SECRETARIA MUNICIPAL DE SADE DO RIO DE JANEIRO; Orientaes Gerais para Perodo Ps Enchentes da Coordenao de Programas de Epidemiologia. Rio de Janeiro, 1998 5. MINISTRIO DA SADE; Manual de Saneamento, Braslia, 1999 6. ORGANIZAO PANAMERICANA DE SADE. A Desinfeco de gua. Fascculo da srie Autoridade Locais, Meio Ambiente e Sade, 1999 7. WHO/OMS. Guidelines for Driniking Water Quality. Volume 3. 2 edio, Genebra, 1997 8. SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Enchentes no Estado do Rio de Janeiro, Uma abordagem geral, Rio de Janeiro, Agosto de 2001. 9. SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Bacias Hidrogrficas e Rios Fluminenses, Rio de Janeiro, Maio de 2001.

You might also like