You are on page 1of 5

GEOGRAFIA A 11ANO TURMA

PROFESSORA ANA LUISA OLIVEIRA

DOCUMENTO DE APOIO ao ESTUDO PARA O PRXIMO TESTE

A agricultura foi eleita como primeira prioridade na construo da CEE desde o inicio da sua construo, o que se justificava pela insuficincia da produo agro-alimentar e pela representatividade da agricultura no emprego e no PIB dos seis pases fundadores. Atualmente, apesar da evoluo da agricultura comunitria ainda se mantem os objetivos da PAC definidos no tratado de Roma. Os princpios que levaram concretizao destes objetivos constituem os pilares da PAC. 1-Enumere os pilares da PAC.

2- Apresente os objetivos da PAC de 1962.

3- Apresente em que consistiram as principais medidas da PAC de 1962, quer no que respeita ajuda ao produtor quer no que respeita ajuda produo.

4- Com a aplicao destas medidas, ao longo do tempo, a PAC apresentou resultados. Enumere os resultados positivos e os resultados negativos que podem ser atribudos Pac de 1962 no seus dois aspetos( econmicos a ambientais).

5-Apresente o nome do fundo comunitrio criado para apoiar as medidas que a PAC imps mais especfico para a agricultura e apresente as suas duas vertentes de apoio. 6-Face aos resultados tidos como negativos, houve necessidade de introduzir medidas transitrias ainda antes de se fazer a primeira reforma da Pac, em 1992/93.

6.1-Enuncie as medidas transitrias que foram introduzidas em 1984 e em 1988 que vieram a ficar consignadas na primeira reforma da PAC.

7- Em 1992, entrando em vigor em 1993, foi levada a cabo a mais significativa reforma da PAC tendo como principais objetivos o reequilbrio entre a oferta e a procura e a promoo de um maior respeito pelo ambiente. Para atingir este equilbrio enumere : 7.1- Os objetivos que se pretendia atingir.

7.2-as medidas que se implementaram.

8- A aplicao da PAC de 1992/93, teve alguns resultados Positivos. Contudo mantiveramse problemas de fundo . Identifique esses problemas.

9- Dada a manuteno de vrios problemas que a reforma de 1992, nova Pac, no conseguiu resolver, procedeu-se a numerosas alteraes no mbito do que se chamou a AGENDA 2000.

9.1-Identifique os problemas que se mantiveram.

9.2-Enumere as alteraes preconizadas na AGENDA 2000.

10- Aps a agenda 2000 procedeu-se a uma nova reforma da PAC, que ocorreu em 2003. Quais foram os principais elementos, ou medidas da PAc de 2003?

11- Quais so as caractersticas das medidas preconizadas na PAC de 2003?

12- Em 2005, foram criados dois novos instrumentos de financiamento da Pac em substituio do FEOGA. Identifique as siglas pelas quais so conhecidos os dois novos fundos que suportam as medidas da PAc, a partir dessa data.

EFEITOS DA PAC NA AGRICULTURA PORTUGUESA

Portugal adere CEE, em 1986. A partir dessa adeso, a agricultura portuguesa passa a ser totalmente influenciada pela aplicao da PAC. Em 1984 forma aplicadas medidas transitrias para tentar resolver problemas que a primeira PAC tinha gerado, e portanto Portugal vai sujeitar-se a vrios condicionalismos dessa politica, num momento em que iria precisar de muitos apoios. A adeso teve ento aspetos positivos e aspetos que se podem considerar negativos quer das medidas intermdias quer ainda da aplicao da Pac de 1992/93. 1- Enumere as alteraes na PAC que tiveram efeitos positivos na agricultura portuguesa.

2- Enumere as alteraes na Pac que tiveram efeitos negativos na agricultura portuguesa.

3- Explique de que forma a alterao dos critrios de ajuda se repercutiram em Portugal.

4- Explique de que forma a imposio da reduo dos excedentes e da reduo da rea cultivada prejudicial para Portugal. 5- Explique em que medida houve vantagens para Portugal, com as novas medidas de acompanhamento.

As novas oportunidades para as reas rurais As reas rurais ocupam a maior parte do territrio nacional, nelas residindo cerca de 30% da populao. vasta rea que ocupam corresponde uma grande riqueza e diversidade de recursos, naturais, humanos e culturais. Todavia, a maioria destas reas afetada por dificuldades comuns, que acentuam os contrastes de desenvolvimento entre elas e os espaos urbanos. A multifuncionalidade das reas rurais implica a possibilidade de desenvolver a pluriatividade e obter com isso plurirrendimento atravs de atividades alternativas ou complementares. Implica um esforo de preservao dos valores, da cultura, do patrimnio e de mobilizao e potencializao dos recursos locais. As reas rurais portuguesas apresentam diversidade de caractersticas, problemas e potencialidades. Um pouco por todo o pas existem reas rurais sobretudo as mais perifricas, que enfrentam problemas que as tornam vulnerveis. 1- Enumere os principais problemas que enfrentam as reas rurais portuguesas mais a interior do pas, mais afastadas dos centros urbanos.

No obstante os problemas que de um modo geral enfrentam as reas rurais, a maioria apresentam tambm recursos endgenos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento.

2- Identifique os recursos endgenos que constituem vantagens relativas para o desenvolvimento das reas rurais.

3- Apresente os elementos de oportunidade para as reas rurais que determinadas tendncias de procura da sociedade atual, podem constituir. 4- A viabilidade de muitas comunidades rurais passa pela diversificao da base econmica, a partir das suas potencialidades naturais e humanas com a promoo de que atividades? 5- Defina TURISMO EM ESPAO RURAL (TER). 6- Apresente o principal objetivo do turismo em espao rural. 7- Enumere as principais modalidades de TER.

A atividade turstica em espao rural no dever ser entendida como uma atividade milagrosa mas como um complemento em equilbrio com as atividades tradicionais e inserida num modelo de desenvolvimento integrado.

A INDUSTRIA E O DESENVOLVIMENTO RURAL Preencha os espaos em branco: A indstria funciona como motor de desenvolvimento para qualquer regio. Nas reas rurais so frequentes as indstrias associadas : Vantagens da implantao de uma industria no espao rural: -fixa e atrai populao; - gera efeitos multiplicadores : a) b) c)

Fatores de atrao da indstria em reas rurais: -

PAPEL DINAMIZADOR DOS SERVIOS NAS REAS RURAIS

1- Explique de que forma o incremento dos servios fundamental para o desenvolvimento das regies mais desfavorecidas.

2- Apresente os servios de apoio a atividades econmicas que recentemente tm vindo a ser implantados nas reas rurais.

Dever ver ainda o que lhe for recomendado relativamente s estratgias de desenvolvimento rural que sero abordadas nas prximas aulas. Bom estudo

A Professora Ana Lusa Oliveira

You might also like