You are on page 1of 13

FACULDADE DE PS-GRADUAO DE PATOS PROGRAMA DE PS-GRADUAO (LATO SENSU) CURSO DE ESPECIALIZAO EM EDUCAO INFANTIL DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA

ORIENTADOR: Prof: JOS PEREIRA DE ARAJO ALUNA: ODETE MARIA DOS SANTOS SILVA

PROJETO DE PESQUISA:

A IMPORTNCIA DO LDICO NA EDUCAO INFANTIL: UMA FORMA DE EDUCAR

Nova Floresta - 2013

ODETE MARIA DOS SANTOS SILVA

A IMPORTNCIA DO LDICO NA EDUCAO INFANTIL: UMA FORMA DE EDUCAR

Projeto de Pesquisa apresentado a disciplina Metodologia da Pesquisa Cientfica, do Curso de Especializao em Psicopedagogia, como requisito para cursar a referida disciplina.

Orientao: Dr Jos Pereira de Arajo

Nova Floresta - 2013

Brincar com crianas no perder tempo. ganh-lo; se triste ver meninos sem escola, mais triste ainda v-los sentados enfileirados em sala sem ar, com exerccios estreis sem valor para a formao do homem. Carlos Drummond de Andrade

SUMRIO

1 INTRODUO ............................................................................................................... 2 JUSTIFICATIVA ........................................................................................................... 3 OBJETIVOS ................................................................................................................... 3. 1 Geral............................................................................................................................ 3. 2 Especficos .................................................................................................................... 4 HIPTESES ................................................................................................................... 5MARCO TERICO ........................................................................................................ 5.1 Desenvolvimento e aprendizagem atravs do ldico na Educao Infantil............ 6MARCO METODOLGICO ........................................................................................ 7 CRONOGRAMA ............................................................................................................ 8 REFERNCIAS .............................................................................................................

05 06 07 07 07 08 09 09 11 12 13

1. INTRODUO

De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira entendida como atividade social da criana, cuja natureza e origem especficas so elementos essenciais para a construo de sua personalidade e compreenso da realidade na qual se insere. O educador pode trabalhar os jogos, as brincadeiras, os brinquedos e, para isso acontecer, necessria a vivncia, o sentido, a percepo. O professor precisa saber selecionar as situaes importantes dentro da sala de aula, percebendo e sentindo e de que forma ir auxiliar no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianas, pois so atividades primrias, as quais trazem benefcios nos aspectos fsico, intelectual e social. Brincando, a criana desenvolve a identidade e a autonomia, assim como a capacidade de socializao, atravs da interao e experincias de regras perante a sociedade.

2. JUSTIFICATIVA

O foco deste projeto volta-se a crianas com cinco anos de idade, as quais se encontram na educao infantil, sendo esta uma fase que merece ateno especial por parte dos adultos. No contexto do presente projeto, observaram-se as atividades desenvolvidas dentro da sala de aula, atravs do ldico, imaginao e brincadeiras disponibilizados para as crianas. Valorizar o ldico durante os processos de ensino significa consider-lo na perspectiva das crianas, sendo vivido na sala de aula como algo espontneo, permitindo-lhes sonhar, fantasiar, realizar desejos e viver como crianas de verdade.

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL: Pesquisar a importncia do ldico em sala de aula, atravs de uma reviso bibliogrfica avaliando as possibilidades que o mesmo proporciona construo do conhecimento. Concomitantemente, estabelecendo relaes entre pensamentos dos autores quanto importncia do ldico, teoria e prtica. O brincar contribui para o processo de formao da subjetividade do individuo, considerando que somos formados por nossas experincias sociais, pelo contato com os objetos da cultura, durante nossa histria.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

O reconhecimento que a infncia um perodo de extrema importncia na vida do ser humano, no qual indivduos com identidade prpria, desenvolvendo o que realmente querem fazer nesse momento.

Constatar que o brincar na Educao Infantil de extrema importncia no desenvolvimento das crianas. Tendo em vista a formao do ser humano, a aquisio das diferentes habilidades, potencialidades, bem como o desenvolvimento pleno nas mesmas, nos aspectos motores, fsicos e psicolgicos.

Compreender que o ldico essencial para o desenvolvimento das crianas, em todos os aspectos, pois as atividades ldicas so consideradas como um espao positivo promoo do aprender, sendo mais atraentes para as crianas.

buscando novas maneiras de ensinar por meio do ldico que conseguiremos uma educao de qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades da criana.

4. HIPOTESES

Consideramos que a ludicidade de fundamental importncia para o desenvolvimento das habilidades motoras em crianas, pois atravs da imaginao e brincadeiras a criana se sente estimulada. Assim tambm a experincia da aprendizagem tende a se construir um processo vivenciando prazerosamente. Ensinar por meio do ldico conseguiremos uma educao de qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades da criana. Cabe ressaltar que uma atitude ldica no somente a somatria de atividades; antes de tudo uma maneira de ser, de estar, de pensar e de encarar a escola. preciso saber entrar no mundo da criana, no seu sonho, no seu jogo e, a partir da jogar com autnoma e afetiva ela ser. Por meio das atividades ldicas, a criana reproduz muitas situaes vividas em seu cotidiano, as quais, pela imaginao e pelo faz de conta, so reelaboradas. Est representao do cotidiano se d por meio da combinao entre experincias passadas e novas possibilidades de interpretao e reproduo do real, de acordo com suas afeies, necessidades, desejos e paixes. Estas situaes so fundamentais para a atividade criadora do homem.

5. MARCO TERICO

Tanto para Vigotsky (1984) como Piaget (1975) o desenvolvimento no linear, mas evolutivo e, nesse trajeto, a imaginao se desenvolve. Uma vez que a criana brinca e desenvolver a capacidade para determinado tipo de conhecimento, ela dificilmente perde a capacidade. com a formao de conceitos que se d a verdadeira aprendizagem e no brincar que est um dos maiores espaos para a formao de conceitos. Negrine (1994, p.19) sustenta que as contribuies das atividades ldicas no desenvolvimento global da criana e que todas as dimenses esto intrinsecamente vinculadas a inteligncia, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade so inseparveis, sendo a afetividade a que contribui a energia necessria para a progresso psquica, moral, intelectual e motriz da criana. Brincar sinnimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espao para pensar, sendo que a criana avana no raciocnio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade. At interaes que o brincar e o contar-histria oportunizam e favorecem a superao do egocentrismo, desenvolvendo a solidariedade e a empatia, e introduzem, especialmente no compartilhamento de jogos e brinquedos, novos sentidos para a posse e o consumo. Segundo Severino (1991) os profissionais das escolas infantis precisam manter um comportamento tico para com as crianas, no permitindo que estas sejam expostas ao ridculo ou que passem por situaes constrangedoras. Alguns adultos, na tentativa de fazer com que as crianas lhes sejam obedientes, deflagram nelas sentimentos de insegurana e desamparo fazendo-as se sentirem temerosas de perder o afeto e proteo e a confiana dos adultos. O educador tem como papel ser um facilitador das brincadeiras, sendo necessrio que as crianas sejam responsveis pelas suas prprias brincadeiras. Sempre que possvel o

educador deve participar das brincadeiras e aproveitar para questionar com as crianas sobre as mesmas. Desenvolvimento e aprendizagem atravs do ldico na Educao Infantil Toda criana tem direito de brincar, de fazer de conta, de mergulhar no mundo da imaginao e desde pequenas estas j se encontram no mbito escolar, dentro de uma sala de

10

aula, sendo esse um dos motivos de citar a importncia das reflexes e estudos sobre o ldico na Educao Infantil. O ser humano encontra-se inserido numa sociedade informatizada e informativa, necessitando de pessoas capazes de criarem as prprias opinies, seres ativos, dinmicos, responsveis pelos seus atos, e o ldico um grande auxiliar no desenvolvimento cognitivo, fsico, afetivo, entre outros aspectos. Durante o processo de desenvolvimento das crianas, a famlia deve estar sempre presente, visto que escola e famlia no se excluem, se completam (MEYER, 2008, p.44) e assim a criana sente-se mais segura durante a realizao das atividades na escola. Quando a criana brinca, ela espontnea, livre e na educao infantil encontramos um papel social que valorizar os conhecimentos que as crianas possuem e garantir aquisio de novos conhecimentos (MEYER, 2008, p.44), ou seja, atravs das brincadeiras as crianas estaro assimilando novas idias e novos conceitos. A criana no um adulto em miniatura, ela possui caractersticas prprias que merecem ser respeitadas. O educador precisa estar sempre se atualizando para poder desenvolver um trabalho que contemple as diversas necessidades das crianas que, na verdade, so cidados com pouca idade, ms produtoras de histrias e cultura. Na Educao Infantil, o ldico importante para o crescimento das crianas inclusive intelectualmente, pois o mundo da literatura infantil traz consigo um brincar compromissado com a qualidade de vida da criana (MEYER, 2008, p.22), sendo que os educadores sero responsveis por elas naquele determinado ambiente e estaro empenhados na valorizao do ser humano. A brincadeira importante para o desenvolvimento social e psicolgico, atravs dela que a criana pode expressar os seus sentimentos em relao ao mundo social. A criana consegue viver e reconhecer a realidade atravs das diferentes brincadeiras existentes, e quanto mais ela brinca, maior ser o desenvolvimento sob os diferentes aspectos, at mesmo corporal. As atividades com jogos auxiliam no desenvolvimento da imaginao, simulao e estratgias, e quando as situaes so planejadas por profissionais possuem o objetivo de proporcionar para a criana a construo de novos conhecimentos e/ou novas habilidades, brincar uma linguagem, a nossa primeira forma de cultura (MEYER, 2008, p.33), ou seja, todos ns brincamos um dia, e sinceramente, deveramos ter um pouco de criana dentro de ns, visto que facilitaria no momento de trabalhar com as crianas, iramos compreend-los com mais facilidade.

11

6. MARCO METODOLGICO

Sendo a Educao Infantil uma fase que merece ateno especial por parte dos adultos. A aprendizagem ser mais efetiva se a atividade estiver ligada s situaes da vida real, do meio em que o aluno vive e da disposio do professor. Baseando-se na importncia do ldico com crianas de at cinco anos este trabalho servir para observar se conseguiremos uma educao de qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades da criana. Sero realizadas oficinas de jogos, elaborao de brincadeiras, exerccios e jogos teatrais e jogos coletivos de variados temas, sempre voltando para a realidade de cada aluno.

12

7. CRONOGRAMA

Semanas Etapas (Atividades) 1. Levantamento bibliogrfico 2. Anlise e fichamento de leituras bibliogrficas 3. Produo Instrumento de Investigao (pesquisa) 4. Aplicao Instrumentos (investigao) 5. Coleta dos dados ou Informaes 6 Tratamento dos dados e anlise dissertativa 7. Elaborao do Artigo (Produto final) 8. Formatao do trabalho 9. Socializao do Artigo X X X X X X X X X X 1 X X X 2 3 4

13

REFERNCIAS BIBLIOGRAFIAS

PIAGET.J. A formao do smbolo na criana, 2.ed., Rio de Janeiro: Zahar, 1975a. MEYER, Ivanise Corra Rezende. Brincar e viver. Projetos em Educao Infantil, 4 Ed.Rio de Janeiro: WAK, 2008. 148p.; 21cm. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22. Ed. So Paulo: CORTEZ, 2002. VYGOTSKY, Lev.S. A programao Social da Mente . 4. Ed. So Paulo: Martins Fontes Editora Ltda, 1991 OLIVEIRA, Sandra Regina Nardis de; SILVA, Renata. O ldico e suas e suas mltiplas derivaes na realidade da Educao Infantil. Revista de divulgao Tcnico cientfica do ICPG, Vol. 3n.10,P. 101-105, jan/jun.2007.

You might also like