You are on page 1of 43

Projeto Pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada ou Qualificao Profissional em

Revestimento em Construo Civil


na modalidade presencial, no mbito do Programa Mulheres Mil

Projeto Pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada ou Qualificao Profissional em

Revestimento em Construo Civil


na modalidade presencial, no mbito do Programa Mulheres Mil

Eixo Tecnolgico: Infraestrutura

Projeto aprovado pela Deliberao n 68/2013-CONSEPEX/IFRN, de 25/10/2013.

Belchior de Oliveira Rocha REITOR

Jos de Ribamar Silva Oliveira PR-REITOR DE ENSINO

Rgia Lcia Lopes PR-REITORA DE EXTENSO

Jos Yvan Pereira Leite PR-REITOR DE PESQUISA

COMISSO DE ELABORAO/SISTEMATIZAO Alexandre Pereira Spotti. Edilberto Vitorino de Borja Jaqueline Gomes Feitosa (estagiria) Marcos Alyssandro Soares dos Anjos Maria Cleide Ribeiro de Oliveira Maria Raimunda Matos Prado Valtencir Lcio de Lima Gomes COORDENAO PEDAGGICA Maria Raimunda Matos Prado Jaqueline Gomes Feitosa (estagiria)

REVISO TCNICO-PEDAGGICA Ana Lcia Pascoal Diniz Nadja Maria de Lima Costa Rejane Bezerra Barros

COLABORAO Maria Soares de Macedo

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

SUMRIO
APRESENTAO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 6.1. 6.2. 6.3. 7. 8. 9. IDENTIFICAO DO CURSO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO DO CURSO ORGANIZAO CURRICULAR ESTRUTURA CURRICULAR DIRETRIZES PEDAGGICAS INDICADORES METODOLGICOS CRITRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DE CERTIFICAO DE CONHECIMENTOS INSTALAES E EQUIPAMENTOS 5 7 7 9 9 10 10 12 14 14 16 17 17 18 19 20 ERRO! INDICADOR NO

10. PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TCNICO-ADMINISTRATIVO 11. CERTIFICADOS REFERNCIAS ANEXO I PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO FUNDAMENTAL DEFINIDO. ANEXO II PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO ARTICULADOR DEFINIDO. ANEXO III PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO TECNOLGICO DEFINIDO.

ERRO! INDICADOR NO

ERRO! INDICADOR NO

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

APRESENTAO
O presente documento constitui o projeto pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada (FIC) em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial. A oferta do curso visa a materializao de aes do Programa Mulheres Mil, Educao, Cidadania e Desenvolvimento Sustentvel, institudo pela Portaria MEC n 1.015 de 21 de julho de 2011, que est inserido no Plano Brasil sem Misria e integra um conjunto de aes que consolidem Polticas Pblicas governamentais de incluso educacional, social e produtiva de mulheres em situao de vulnerabilidade social. Este projeto pedaggico de curso se prope a contextualizar e a definir as diretrizes pedaggicas para o respectivo curso no mbito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Consubstancia-se em uma proposta curricular baseada nos fundamentos filosficos da prtica educativa progressista e transformadora, nas bases legais da educao profissional e tecnolgica brasileira, explicitadas na LDB n 9.394/96 e atualizada pela Lei n 11.741/08, no Decreto CNE/CEB n 5.154/2004, que regulamenta o 2 do Art. 36 e os Arts. 39 a 41 da LDB, e nos demais documentos oficiais que normatizam a Educao Profissional brasileira, mais especificamente a que se refere formao inicial e continuada ou qualificao profissional. Este curso de Formao Inicial e Continuada em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial aspira uma formao que permita a mudana de perspectiva de vida por parte do aluno; a compreenso das relaes que se estabelecem no mundo do qual ele faz parte; a ampliao de sua leitura de mundo e a participao efetiva nos processos sociais. (BRASIL, 2009, p. 5). Dessa forma, almeja-se propiciar uma formao humana e integral em que o objetivo profissionalizante no tenha uma finalidade em si, nem seja orientado pelos interesses do mercado de trabalho, mas se constitui em uma possibilidade para a construo dos projetos de vida dos estudantes (FRIGOTTO, CIAVATTA e RAMOS, 2005). Este documento apresenta, portanto, os pressupostos tericos, metodolgicos e didticopedaggicos estruturantes da proposta do curso em consonncia com o Projeto Poltico-Pedaggico Institucional. Em todos os elementos estaro explicitados princpios, categorias e conceitos que materializaro o processo de ensino e de aprendizagem destinados a todos os envolvidos nesta prxis pedaggica. Esto presentes, tambm, como marco orientador desta proposta, as decises institucionais traduzidas nos objetivos desta Instituio e na compreenso da educao como uma prtica social, as quais se materializam na funo social do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de promover educao cientfico-tecnolgico-humanstica, visando formao

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

do profissional-cidado crtico-reflexivo, competente tcnica e eticamente e comprometido com as transformaes sociais, polticas e culturais.

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

1. IDENTIFICAO DO CURSO
O presente documento constitui o projeto pedaggico do Curso de Formao Inicial e Continuada (FIC) em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial.

2. JUSTIFICATIVA
Em seu aspecto global, a formao inicial e continuada concebida como uma oferta educativa especfica da educao profissional e tecnolgica que favorece a qualificao, a requalificao e o desenvolvimento profissional de trabalhadores nos mais variados nveis de escolaridade e de formao. Centra-se em aes pedaggicas, de natureza terico-prtica, planejadas para atender a demandas socioeducacionais de formao e de qualificao profissional. Nesse sentido, consolida-se em iniciativas que visam formar, qualificar, requalificar e possibilitar tanto atualizao quanto aperfeioamento profissional a cidados em atividade produtiva ou no. Contemple-se, ainda, no rol dessas iniciativas, trazer de volta, ao ambiente formativo, pessoas que foram excludas dos processos educativos formais e que necessitam dessa ao educativa para dar continuidade aos estudos. Ancorada no conceito de politecnia e na perspectiva crtico-emancipatria, a formao inicial e continuada, ao se estabelecer no entrecruzamento dos eixos sociedade, cultura, trabalho, educao e cidadania, compromete-se com a elevao da escolaridade, sintonizando formao humana e formao profissional, com vistas aquisio de conhecimentos cientficos, tcnicos, tecnolgicos e ticopolticos, propcios ao desenvolvimento integral do sujeito. A partir da dcada de noventa, com a publicao da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394/96), a educao profissional passou por diversas mudanas nos seus direcionamentos filosficos e pedaggicos, passa a ter um espao delimitado na prpria lei, configurando-se em uma modalidade da educao nacional. Mais recentemente, em 2008, as instituies federais de educao profissional, foram reestruturadas para se configurarem em uma rede nacional de instituies pblicas de EPT, denominando-se de Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia. Portanto, tem sido pauta da agenda de governo como uma poltica pblica dentro de um amplo projeto de expanso e interiorizao dessas instituies educativas. Com a finalidade de qualificar profissionais para atuar de forma autnoma que o Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio Grande do Norte ampliou sua atuao em diferentes municpios do Estado, com a oferta de cursos em diferentes reas profissionais, conforme as necessidades locais, bem como aderiu a diversos Programas gerenciados pela Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica SETEC/MEC.

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Este projeto est vinculado ao Programa Mulheres Mil, em atendimento a chamada pblica n01/2011 do Ministrio de Educao, por intermdio da Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica - SETEC. A oferta de cursos FIC, como uma ao do Programa Mulheres Mil, utiliza uma metodologia denominada Sistema de Acesso, Permanncia e xito, sistematizada a partir da experincia e dos conhecimentos desenvolvidos pelos Community Colleges Canadenses em suas experincias de promoo da equidade e nas aes com populaes desfavorecidas naquele pas ao longo de dez anos. O sistema canadense, denominado Sistema ARAP (Avaliao e Reconhecimento de Aprendizagem Prvia) que consiste, em linhas gerais, em certificar todas as aprendizagens de trabalhadores, sejam aprendizagens formais ou no formais, e proporcionar a qualificao nas reas necessrias complementao da qualificao, foi aqui ampliado e inovado. O Sistema de Acesso, Permanncia e xito contempla instrumentos e mecanismos de acolhimento de populaes no tradicionais, que viabilizem o acesso formao profissional e cidad, com elevao de escolaridade, a insero produtiva e a mobilidade no mundo do trabalho, o acompanhamento dos egressos e os impactos gerados na famlia e na comunidade. O Programa Mulheres Mil nasceu em 2007 e est estruturado em torno dos eixos Educao, Cidadania e Desenvolvimento Sustentvel, com o objetivo de promover a incluso social e econmica de mulheres desfavorecidas do nordeste e norte brasileiro, permitindo-lhes melhorar o seu potencial de mo-de-obra, suas vidas e as vidas de suas famlias e comunidades e a elevao da escolaridade dessas mulheres por meio do estabelecimento de parcerias entre instituies educativas. A partir da oferta de cursos de formao especficas, que apresentem em seus programas temticos como direitos e sade da mulher, relaes interpessoais, incluso digital, entre outros, o projeto trabalha o processo de emancipao dessas mulheres, que, cientes de seus direitos e capacidades, possam se tornar sujeitos ativos na construo de um novo itinerrio de vida, galgando espaos cada vez maiores na sociedade e promovendo o desenvolvimento de sua comunidade. Para acompanhar o nvel de competncias necessrias manuteno da sua empregabilidade, as pessoas necessitam buscar conhecimentos atualizados em relao s exigncias da sua rea de trabalho profissional, seja para ingressarem no primeiro emprego ou para desenvolverem novas habilidades e competncias. No mbito do estado do RN, a oferta do Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, nasce como uma opo de formao de profissionais para suprir uma necessidade especfica da construo civil. Segundo o Sindicato da Indstria da Construo Civil do RN (SINDUSCON/RN), em funo do crescimento vertiginoso da Construo Civil, necessita-se, consideravelmente, de mo-de-obra qualificada para os mais diversos cargos dentro da rea. O sindicato tambm informa que, em termos percentuais, a Construo Civil do RN fechou 2012 com um crescimento de 3,5%, avaliado como um saldo positivo, seguindo a tendncia Nacional. No tocante ao incremento para a empregabilidade, esse
8

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

percentual sobe para 7%, fechando em um saldo altamente favorvel, considerando o cenrio mundial e local. Portanto, os profissionais da rea de revestimento em argamassas, assim como as muitas frentes de trabalho da Construo Civil, esto sendo muito requisitados nesse cenrio. Sobre a participao das mulheres nesse mercado, segundo a relao anual de Informaes Sociais (RAIS) e Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), o nmero de mulheres na Construo Civil aumentou em 65% nesta dcada. Essas entidades nos informa que as frentes de trabalho em que elas esto mais presentes so aquelas ligadas ao acabamento, o que nos incentiva a oferecer o curso de Revestimento em Construo Civil, oportunizando a capacitao necessria para cada vez mais as mulheres conquistem seu espao nesse campo de trabalho to vasto e promissor que a Construo Civil. Nessa perspectiva, o IFRN prope-se a oferecer o curso de formao inicial e continuada em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, por entender que estar contribuindo para a elevao da qualidade dos servios prestados sociedade, formando o Auxiliar Tcnico em Revestimento em Construo Civil, atravs de um processo de apropriao e de produo de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, capaz de contribuir com a formao humana integral e com o desenvolvimento socioeconmico da regio articulado aos processos de democratizao e justia social.

3. OBJETIVOS
O curso de Formao Inicial e Continuada em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, tem como objetivo geral proporcionar a atuao dos egressos como pedreiras de revestimento e argamassas, priorizando-se a elevao da escolaridade. Os objetivos especficos do curso compreendem: Reconhecer os revestimentos aplicveis a construo civil; Aplicar as tcnicas construtivas mais utilizadas no mercado da construo civil na execuo de revestimentos em argamassa, gesso e cermico; Identificar o sistema de pintura aplicado de acordo com o substrato; Aplicar tcnicas construtivas de pintura com acabamento satisfatrio.

4. REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO


O curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, destinado a estudantes e/ou trabalhadoras que estejam cursando ou tenham concludo o ensino fundamental, de acordo com o Guia/Catlogo Nacional de Cursos FIC. O acesso ao curso deve ser realizado por meio de processo de seleo, conveniado ou aberto ao pblico, para o primeiro mdulo do curso.
9

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

5. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO DO CURSO


A estudante egressa do curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, deve ter demonstrado avanos na aquisio de seus conhecimentos bsicos, estando preparada para dar continuidade aos seus estudos. Do ponto de vista da qualificao profissional, deve estar qualificada para atuar nas atividades relativas rea do curso com habilidades para efetivamente atuar em obras de construo civil de pequeno ou grande porte, ou atuar como empreendedor autnomo montando sua prpria empresa para oferta de mo de obra qualificada, para que possa desempenhar, com autonomia, suas atribuies, com possibilidades de (re)insero positiva no mundo trabalho. Dessa forma, ao concluir a sua qualificao profissional, a egressa do curso de Revestimento em Construo Civil dever demonstrar um perfil que lhe possibilite: Reconhecer os materiais e ferramentas utilizados em revestimentos; Executar projeto executivo de revestimentos de argamassa, cermico e de gesso; Executar sistemas de pintura; Reconhecer e executar os revestimentos e sistemas de pintura mais utilizados na indstria da construo civil. Alm das habilidades especficas da qualificao profissional, estas estudantes devem estar aptos a: adotar atitude tica no trabalho e no convvio social, compreendendo os processos de socializao humana em mbito coletivo e percebendo-se como agente social que intervm na realidade; saber trabalhar em equipe; e ter iniciativa, criatividade e responsabilidade.

6. ORGANIZAO CURRICULAR
A organizao curricular deste curso considera a necessidade de proporcionar qualificao profissional em Revestimento em Construo Civil. Essa formao est comprometida com a formao humana integral uma vez que propicia, educanda, uma qualificao laboral relacionando currculo, trabalho e sociedade. Dessa forma, com base nos referenciais que estabelecem a organizao por eixos tecnolgicos, os cursos FIC do IFRN esto estruturados em ncleos politcnicos segundo a seguinte concepo:

10

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Ncleo fundamental: compreende conhecimentos de base cientfica do ensino fundamental ou do ensino mdio, indispensveis ao bom desempenho acadmico dos ingressantes, em funo dos requisitos do curso FIC.

Ncleo articulador: compreende conhecimentos do ensino fundamental e da educao profissional, traduzidos em contedos de estreita articulao com o curso, por eixo tecnolgico, representando elementos expressivos para a integrao curricular. Pode contemplar bases cientficas gerais que aliceram suportes de uso geral tais como tecnologias de informao e comunicao, tecnologias de organizao, higiene e segurana no trabalho, noes bsicas sobre o sistema da produo social e relaes entre tecnologia, natureza, cultura, sociedade e trabalho.

Ncleo tecnolgico: compreende conhecimentos de formao especfica, de acordo com o campo de conhecimentos do eixo tecnolgico, com a atuao profissional e as regulamentaes do exerccio da profisso. Deve contemplar outras disciplinas de qualificao profissional no contempladas no ncleo articulador.

A Figura 1 apresenta a representao grfica do desenho e da organizao curricular dos cursos FIC de qualificao profissional, estruturados numa matriz curricular constituda por ncleos politcnicos, com fundamentos nos princpios da politcnica, da interdisciplinaridade e nos demais pressupostos do currculo integrado.

11

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

CURSO FIC DE QUALIFICAO PROFISSIONAL


NCLEO FUNDAMENTAL Disciplinas de reviso do ensino fundamental ou mdio

NCLEO ARTICULADOR Disciplinas de base cientfica e tecnolgica comuns aos eixos tecnolgicos e disciplinas de articulao e integrao

NCLEO TECNOLGICO Disciplinas especficas do curso, no contempladas no ncleo articulador

Figura 1 - Representao grfica do desenho e da organizao curricular dos cursos FIC de qualificao profissional

Convm esclarecer que o tempo mnimo de durao previsto, legalmente, para os cursos FIC estabelecida no Catlogo Nacional de Cursos FIC ou equivalente.

6.1. ESTRUTURA CURRICULAR


A matriz curricular do curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, est organizada por disciplinas em regime modular, com carga-horria total de 300 horas, totalizando 18 disciplinas, 03 atividades de integrao e 05 palestras, distribudas em 04 mdulos, na proporo de 01 ms para cada mdulo, com durao de aproximadamente 06 meses. O Quadro 1 descreve a matriz curricular do curso e os Anexos I a III apresentam as ementas e os programas das disciplinas. As disciplinas que compem a matriz curricular esto articuladas, fundamentadas na integrao curricular numa perspectiva interdisciplinar e orientadas pelos perfis profissionais de concluso, ensejando ao educando a formao de uma base de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, bem como a aplicao de conhecimentos terico-prticos especficos de uma rea profissional, contribuindo para uma formao tcnico-humanstica.

12

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Quadro 1 Matriz curricular do Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial.

DISCIPLINAS

Nmero de aulas por ms 3 4 5 6 Hora

Hora/aul a

Ncleo Fundamental Lngua Portuguesa Ingls Bsico Geografia e Cotidiano Matemtica Espanhol Subtotal de carga-horria do ncleo fundamental Ncleo Articulador Qualidade no Atendimento Educao Fsica Gnero e Educao Economia Domstica Informtica Bsica Subtotal de carga-horria do ncleo articulador Ncleo Tecnolgico Princpios da Cidadania e Direitos da Mulher Relaes Interpessoais Segurana do Trabalho Definio e Classificao de Revestimentos Revestimentos de Argamassa Revestimentos Cermicos Revestimentos de Gesso Pintura Subtotal de carga-horria do ncleo tecnolgico Total de carga-horria de disciplinas Atividades Complementares Atividade de Integrao com Gestores/Formadores Capacitao na Metodologia no Sistema de Acesso, Permanncia e xito. Atividade de Integrao com Gestores/alunas/Formadores Oficina: Metodologia no Sistema de Acesso, Permanncia e xito. Atividade de Integrao com Gestores/alunas: Mapa da Vida. Palestra: Sade da Mulher Palestra: Postura Corporal Palestra sobre Empreendedorismo Palestra sobre Planos de Negcios Palestra sobre Qualidade de Vida Total de carga-horria das atividades complementares TOTAL DE CARGA-HORRIA DO CURSO 12

06

06 20

08 16 06 06 36

04 14 14 32

06

26

20 20 20 20 20 100

26 26 26 26 26 130

06 04 12 12 04 14

04 10 10 24

04

04

04

10 14

04

04

06 20 10 16 20 72

08 26 14 22 26 96

06 06 10 04 20 20 20 16 107 50 50 36 111

22 58

06 06 10 04 20 20 20 16 102 274

08 08 14 06 26 26 26 22 136 362

02

02

03

02 04 08 02 02 02 04 10

02 04 08 02 02 02 04 26 300

03 06 10 03 03 03 06 37 399

08

08

Obs.: A hora-aula considerada possui 60 min., de acordo com a resoluo n 023/2012-FNDE. Para a organizao da hora/aula com 45 min., deve-se considerar a equivalncia de 75% de 60 minutos, ou seja, 45 minutos.

13

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

6.2. DIRETRIZES PEDAGGICAS


Este projeto pedaggico de curso deve ser o norteador do currculo no Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial. Caracteriza-se, portanto, como expresso coletiva, devendo ser avaliado peridica e sistematicamente pela comunidade escolar, apoiados por uma comisso avaliadora com competncia para a referida prtica pedaggica. Qualquer alterao deve ser vista sempre que se verificar, mediante avaliaes sistemticas anuais, defasagem entre perfil de concluso do curso, objetivos e organizao curricular frente s exigncias decorrentes das transformaes cientficas, tecnolgicas, sociais e culturais. Entretanto, as possveis alteraes podero ser efetivadas mediante solicitao aos conselhos competentes. Considera-se a aprendizagem como um processo de construo de conhecimento, em que, partindo dos conhecimentos prvios das estudantes, os professores formatam estratgias de ensino de maneira a articular o conhecimento do senso comum e o conhecimento acadmico, permitindo s estudantes desenvolver suas percepes e convices acerca dos processos sociais e os do trabalho, construindo-se como cidados e profissionais responsveis. Assim, a avaliao da aprendizagem assume dimenses mais amplas, ultrapassando a perspectiva da mera aplicao de provas e testes para assumir uma prtica diagnstica e processual com nfase nos aspectos qualitativos. Nesse sentido, a gesto dos processos pedaggicos deste curso orienta-se pelos seguintes princpios: da aprendizagem e dos conhecimentos significativos; do respeito ao ser e aos saberes das estudantes; da construo coletiva do conhecimento; da vinculao entre educao e trabalho; da interdisciplinaridade; e da avaliao como processo.

6.3. INDICADORES METODOLGICOS


A metodologia um conjunto de procedimentos empregados para atingir os objetivos propostos. Respeitando-se a autonomia dos docentes na transposio didtica dos conhecimentos selecionados nos componentes curriculares, as metodologias de ensino pressupem procedimentos didtico-pedaggicos que auxiliem as alunas nas suas construes intelectuais, procedimentais e atitudinais, tais como: elaborar e implementar o planejamento, o registro e a anlise das aulas e das atividades realizadas;
14

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

problematizar o conhecimento, sem esquecer de considerar os diferentes ritmos de aprendizagens e a subjetividade da aluna, incentivando-o a pesquisar em diferentes fontes; contextualizar os conhecimentos, valorizando as experincias das alunas, sem perder de vista a (re)construo dos saberes; elaborar materiais didticos adequados a serem trabalhados em aulas expositivas dialogadas e atividades em grupo; utilizar recursos tecnolgicos adequados ao pblico envolvido para subsidiar as atividades pedaggicas; disponibilizar apoio pedaggico para as estudantes que apresentarem dificuldades, visando melhoria contnua da aprendizagem; diversificar as atividades acadmicas, utilizando aulas expositivas dialogadas e interativas, desenvolvimento de projetos, aulas experimentais (em laboratrios), visitas tcnicas, seminrios, debates, atividades individuais e em grupo, exposio de filmes, grupos de estudos e outros; e

organizar o ambiente educativo de modo a articular mltiplas atividades voltadas s diversas dimenses de formao dos jovens e adultos, favorecendo a transformao das informaes em conhecimentos diante das situaes reais de vida.

A proposta metodolgica direcionada para a formao humana engloba trs perspectivas: a individual, pois valoriza os saberes e trajetrias de vida de cada mulher; o mundo do trabalho, por ser instrumento de certificao de experincias de trabalho e; a educao, visto que agrega valores ao processo de aprendizagem em um itinerrio formativo planejado. Nessa perspectiva, em conformidade com as diretrizes do Mulheres Mil, orienta-se que o desenvolvimento Programa articule quatro etapas, especificadas na Figura que segue.
PERCURSO FORMATIVOPROGRAMA MULHERS MIL
1 ETAPA Diagnstico/Sensibilizao e matrcula das 100 mulheres

2 ETAPA Aplicao da metodologia 3 ETAPA Curso de qualificao profissional 4 ETAPA Acompanhamento sistemtico das egressas
Figura 2 - Etapas previstas para o percurso formativo do Programa Mulheres Mil 15

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

7. CRITRIOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM


Na avaliao da aprendizagem, como um processo contnuo e cumulativo, so assumidas as funes diagnstica, formativa e somativa, de forma integrada ao processo ensino e aprendizagem. Essas funes devem ser observadas como princpios orientadores para a tomada de conscincia das dificuldades, conquistas e possibilidades dos estudantes. Nessa perspectiva, a avaliao deve funcionar como instrumento colaborador na verificao da aprendizagem, levando em considerao o predomnio dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliao concebida, portanto, como um diagnstico que orienta o (re) planejamento das atividades, que indica os caminhos para os avanos, como tambm que busca promover a interao social e o desenvolvimento cognitivo, cultural e socioafetivo dos estudantes. Para efeitos de aprovao para a concluso do curso, sero acatadas as normas vigentes na Organizao Didtica do IFRN. No desenvolvimento deste curso, a avaliao da aprendizagem e desempenho escolar ser feita por componente curricular (podendo integrar mais de um componente), considerando aspectos de assiduidade e aproveitamento. A assiduidade diz respeito frequncia obrigatria, que ser de 75% (setenta e cinco) do conjunto de todas as disciplinas que compem a matriz curricular do curso. Refere-se ao percentual mnimo exigido de presena diria da estudante s aulas tericas e prticas, destinadas ao desenvolvimento de trabalhos escolares, exerccios de aplicao e realizao das demais metodologias do curso. O aproveitamento escolar avaliado atravs de acompanhamento contnuo e processual da estudante, com vista aos resultados alcanados por ele nas atividades avaliativas. Para efeitos de certificao, ser exigido o alcance da mdia 6,0 (seis) em cada disciplina, como mdia mnima para a obteno da concluso do curso. Em ateno diversidade, apresentam-se, como sugesto, os seguintes instrumentos de acompanhamento e avaliao da aprendizagem escolar: observao processual e registro das atividades; avaliaes escritas em grupo e individual; produo de portflios; relatos escritos e orais; relatrios de trabalhos e projetos desenvolvidos; e instrumentos especficos que possibilitem a autoavaliao (do docente e da estudante)

16

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Convm salientar que os critrios de verificao do desempenho acadmico, inclusive para efeitos de RECUPERAO das estudantes nos componentes curriculares, so tratados pela Organizao Didtica do IFRN.

8. CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E DE CERTIFICAO DE CONHECIMENTOS


No mbito deste projeto pedaggico de curso, compreende-se o aproveitamento de estudos como a possibilidade de aproveitamento de disciplinas estudadas em outro curso de educao profissional tcnica de nvel mdio; e a certificao de conhecimentos como a possibilidade de certificao de saberes adquiridos atravs de experincias previamente vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, com o fim de alcanar a dispensa de disciplinas integrantes da matriz curricular do curso, por meio de uma avaliao terica ou terico-prtica, conforme as caractersticas da disciplina. Os aspectos operacionais do aproveitamento de estudos e da certificao de conhecimentos, adquiridos atravs de experincias vivenciadas previamente ao incio do curso, so tratados pela Organizao Didtica do IFRN.

9. INSTALAES E EQUIPAMENTOS
As instalaes disponveis para o curso devero conter: salas de aula, biblioteca, laboratrio de informtica, sala dos professores e banheiros. A biblioteca dever propiciar condies necessrias para que os educandos dominem a leitura, refletindo-a em sua escrita. Os docentes e as estudantes matriculadas no curso tambm podero solicitar, por emprstimo, ttulos cadastrados na Biblioteca. Nessa situao, os usurios estaro submetidos s regras do Sistema de Biblioteca do IFRN. De acordo com as orientaes normativas vigentes para os Cursos Tcnicos em todos os nveis e modalidades, a instituio ofertante dever cumprir um conjunto de exigncias que so necessrias ao desenvolvimento curricular para a formao profissional com vistas a atingir um padro mnimo de qualidade. O Quadro 2 a seguir apresenta a estrutura fsica necessria ao funcionamento do Curso de Formao Continuada em Revestimento em Construo Civil.
Quadro 2 Quantificao e descrio das instalaes necessrias ao funcionamento do curso.

Qtde. 08 01

Espao Fsico Salas de Aula Sala de Audiovisual ou Projees

Descrio Com 40 carteiras, condicionador de ar, disponibilidade para utilizao de computador e projetor multimdia. Com 60 cadeiras, projetor multimdia, computador, televisor e DVD player.

17

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 01 02 01

Sala de videoconferncia Auditrio Biblioteca Laboratrio de Informtica Laboratrio de Lnguas estrangeiras Laboratrio de Biologia Laboratrio de Qumica Laboratrio de Fsica Laboratrio de Matemtica Laboratrio de Estudos de Informtica Laboratrio de instalaes eltricas e hidrulicas Laboratrio de Construo Civil Laboratrio de prticas construtivas Laboratrio de desenho Laboratrio de segurana do trabalho

Com 40 cadeiras, equipamento de videoconferncia, computador e televisor. Com 100 lugares, projetor multimdia, computador, sistema de caixas acsticas e microfones. Com espao de estudos individual e em grupo, e acervo bibliogrfico e de multimdia especficos. Com 20 mquinas, softwares e projetor multimdia. Com 40 carteiras, projetor multimdia, computador, televisor, DVD player e equipamento de som amplificado. Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos. Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos. Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos. Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos. Com computadores, para apoio ao desenvolvimento de trabalhos por alunos Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos. Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos. Quites didticos de instalaes prediais e materiais construtivos Pranchetas, equipamentos e materiais especficos. Com bancadas de trabalho, equipamentos e materiais especficos.

10. PERFIL DO PESSOAL DOCENTE E TCNICO-ADMINISTRATIVO


Os Quadros 3 e 4 descrevem, respectivamente, o pessoal docente e tcnico-administrativo necessrios ao funcionamento do Curso, tomando por base o desenvolvimento simultneo de uma turma para cada perodo do curso, correspondente ao Quadro 1.
Quadro 3 Pessoal docente necessrio ao funcionamento do curso.

Descrio Formao Geral e Parte Diversificada Professor com licenciatura plena em Lngua Portuguesa Professor com licenciatura plena em Lngua Portuguesa com habilitao em Lngua Inglesa Professor com licenciatura plena em Matemtica Professor com licenciatura plena em Fsica Professor com licenciatura plena em Sociologia Professor com graduao em Engenharia Civil Total de professores necessrios
Quadro 4 Pessoal tcnico-administrativo necessrio ao funcionamento do curso.

Qtde. 01 01 01 01 01 10 15

Descrio Apoio Tcnico Profissional de nvel superior na rea de Pedagogia, para assessoria tcnico-pedaggica ao coordenador de curso e aos professores, no que diz respeito implementao das polticas educacionais da Instituio e o acompanhamento pedaggico do processo de ensino e aprendizagem. Profissional tcnico de nvel mdio/intermedirio na rea de Informtica para manter, organizar e definir demandas dos laboratrios de apoio ao Curso.

Qtde.

01

01
18

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Profissional tcnico de nvel mdio/intermedirio na rea de Edificaes para manter, organizar e definir demandas dos laboratrios de apoio ao Curso. Apoio Administrativo Profissional de nvel mdio para prover a organizao e o apoio administrativo da secretaria do Curso. Total de tcnicos-administrativos necessrios

01

01 04

11. CERTIFICADOS
Aps a integralizao dos componentes curriculares do curso de formao inicial e continuada ou qualificao profissional em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial, e observada a obteno da escolaridade requerida constante neste PPC, ser conferido ao egresso o Certificado de Auxiliar Tcnico em Revestimento em Construo Civil.

19

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

REFERNCIAS
BRASIL. Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Base para a Educao Nacional. <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-ordinarias/legislacao-1/leis-ordinarias/1996> acesso em 15 de maro de 2011.. ______. Lei n 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educao Profissional, Cientfica e Tecnolgica, cria os Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia e d outras providncias. Braslia/DF: 2008. ______. Decreto N 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o 2 do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional, e d outras providncias. Braslia/DF: 2004. ______. Presidncia da Republica. Decreto Federal n 5.840 de 13 de julho de 2006. Institui o PROEJA no Territrio Nacional. Brasilia: <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao1/decretos1/decretos1/2006> acesso em 15 de maro de 2011. ______. Presidncia da Republica. Regulamentao da Educao Distncia. Decreto Federal n 5.622 de 19 de dezembro de 2005. <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao1/decretos1/decretos1/2005> acesso em 15 de maro de 2011. IFRN/Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Projeto Poltico-Pedaggico do IFRN: uma construo coletiva. Disponvel em: <http://www.ifrn.edu.br/>. Natal/RN: IFRN, 2012. ______. Organizao Didtica do IFRN. Disponvel em: <http://www.ifrn.edu.br/>. Natal/RN: IFRN, 2012. MTE/Ministrio do Trabalho e Emprego. Classificao Brasileira de Ocupaes. Disponvel em: <http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf>. Acesso em: 22 fev. 2012. SETEC/Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. PROEJA Formao Inicial e Continuada/ Ensino Fundamental - Documento Base - Braslia: SETEC/MEC, agosto de 2007. ______. Documento Orientador para PROEJAFIC em Prises Federais. Ofcio Circular n115/2010 DPEPT/SETEC/MEC. Brasilia, 24 de agosto de 2010. ______. Guia de Cursos FIC. Disponvel em: <http://pronatecportal.mec.gov.br/arquivos/guia.pdf>. Acesso em: 22 fev. 2012.

20

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

ANEXO I PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO FUNDAMENTAL


Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Lngua Portuguesa

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Correspondncias oficiais; aspectos normativos da lngua: pontuao, ocorrncias de crase, acentuao grfica, concordncia verbo-nominal, regncia verbo-nominal e emprego dos principais conectores; currculo pessoal; produo textual. PROGRAMA Objetivos Aperfeioar o conhecimento (terico e prtico) das correspondncias oficiais e o que as caracteriza, desde a esfera em que circulam, perpassando pela linguagem utilizada e as regras especficas de seus respectivos gneros textuais. Sistematizar o conhecimento (terico e prtico) sobre as convenes relacionadas ao registro padro escrito, o qual o exigido nas correspondncias oficiais, considerando os aspectos normativos da lngua. Ampliar a capacidade prtica de escrita. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) 1. Comunicao escrita; 2. Caractersticas das correspondncias (memorando, carta, circular, requerimento, declarao, ofcio, procurao, atestado, relatrio, edital, certido e Ata); 3. Aspectos normativos da lngua: pontuao, ocorrncias de crase, acentuao grfica, concordncia verbo-nominal, regncia verbo-nominal e emprego dos principais conectores. Produo textual. Procedimentos Metodolgicos Aula dialogada, leitura dirigida; Discusso e exerccios com o auxlio das diversas tecnologias da comunicao e da informao. Recursos Didticos Utilizao de data show; Laboratrio de Informtica. Avaliao A avaliao realizar-se- de forma contnua mediante a sistematizao de atividades orais e escritas, individuais e em grupo. - Elaborao de currculo pessoal. Bibliografia Bsica BECHARA, E. Gramtica escolar da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001. FARACO, C. A. TEZZA, C. Oficina de texto. Petrpolis: Vozes, 2003. FIGUEIREDO, L. C. A redao pelo pargrafo. Braslia: Editora Universidade Braslia, 1999. GARCEZ, L. H. do C. Tcnica de redao: o que preciso saber para escrever. So Paulo: Martins Fontes, 2002. MAINGUENEAU, D. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2001. Bibliografia Complementar BRASIL. Presidncia da Repblica. Manual de redao da Presidncia da Repblica. Gilmar Ferreira Mendes e Nestor Jos Forster Jnior. 2. ed. rev. e atual. Braslia : Presidncia da Repblica, 2002. MARCUSCHI, L. A. Gneros textuais: definio e funcionalidade. In. DIONSIO, A. P,; MACHADO, A. A. BEZERRA, M. A. B. (Orgs.). Gneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2002, p. 19-38. SAUTCHUK, I. A produo dialgica do texto escrito: um dilogo entre escritor e leitor moderno. So Paulo: Martins Fontes, 2003. Software(s) de Apoio: Word.

1. 2. 3. 4. 5.

1. 2. 3.

21

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Ingls Bsico

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Introduo ao estudo da lngua inglesa. Desenvolvimento da competncia comunicativa em nvel bsico, atravs do conhecimento de estruturas lingusticas bsicas da lngua inglesa, exploradas na produo escrita e oral e compreenso auditiva e textual. Associao das estruturas lingusticas bsicas, s funes e necessidades socioculturais do universo comunicativo cotidiano e profissional das alunas includas no Programa Mulheres Mil. PROGRAMA Objetivos Proporcionar as alunas do programa Mulheres Mil, uma apreenso e aprendizado do ingls, no s como cdigo lingustico, mas tambm como lngua internacional, em uso em variados contextos sociais. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Temos como base a compreenso de lngua como elemento socialmente produzido. O conhecimento de uma lngua estrangeira perpassa a possibilidade de acesso a realidades sociais novas, orientadas, comumente, por normas, convenes e particularidades sociolingusticas e culturais, das que estamos inseridas; Temos, ento, uma viso de ensino de lnguas baseada na perspectiva lingustica bakthiniana; Entendemos a aprendizagem como um processo contnuo, significativo e interacional, buscando a autonomia das alunas. Dessa forma, marca-se uma base pedaggica que dialoga com a perspectiva vigotskiana.

1.

2. 3.

Procedimentos Metodolgicos Ensino pautado na dimenso comunicativa de ensino de lnguas estrangeiras, preocupando-se com as variveis individuais no processo de aprendizagem, Ou seja, o ensino centrado no aprendiz assistida pelo projeto, levando em considerao fatores sociais, lingusticos, cognitivos e afetivos; Discusso dos temas propostos a serem trabalhados em cada unidade; leituras de textos verbais e no-verbais; escrita orientada; Aulas expositivas, mas centradas no aprendiz; Quadro branco e pincel; Aparelho de som; Multimdia Recursos Didticos Quadro branco e pincel; Aparelho de som; Multimdia Avaliao Escrita e oral de carcter contnuo. Bibliografia Bsica ABRAHO, Maria Helena Vieira. Tentativas de construo de uma prtica renovada: a formao em servio em questo. In: O professor de lngua estrangeira em formao. Jos Carlos P. de Almeida Filho (org). So Paulo: Pontes, 2005. pp.29-50. HOFFMAN, Jussara. Uma viso construtivista do erro. In: Avaliao Mediadora: uma prtica em construo da pr-escola universidade. Porto Alegre: Editora Mediao. 1993. 20 edio revista. 2003. p.47-56. LEWIS, Marilyn. Feedback em aulas de idiomas/traduo: Renata Lea F. Oliveira. So Paulo: Special Book Services Livraria, 2003 (Portfolio SBS: reflexes sobre o ensino de idiomas;7) MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Lingstica Aplicada. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1996. Livros didticos de ingls e sites - diversos Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

22

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Geografia e Cotidiano

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Orientao geogrfica; Educao ambiental; Cidadania e formao poltica; Geografia e cotidiano; Geografia do RN.

PROGRAMA Objetivos Proporcionar aos cursistas o reconhecimento da Geografia no cotidiano, estimulando a leitura do espao geogrfico sob as vrias perspectivas. Identificar os lugares de vivncia das cursistas no RN, atravs da leitura cartogrfica; Estimular a importncia da Educao Ambiental no cotidiano; Discutir as noes de participao poltica, relaes de poder e cidadania; Compreender a dinmica territorial da cidade de Natal; Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Orientao e relaes topolgicas; Aspectos geohistricos do RN; Migraes e meio ambiente do RN; Dinmica territorial de Natal e agentes produtores do espao; Educao ambiental; Cidadania; Formao poltica; Relaes de poder Procedimentos Metodolgicos Dinmica de grupo para integrao, aula expositiva, atividades em sala, resoluo de exerccios e produo textual. Recursos Didticos Datashow; Computador; Quadro branco e pincel; Avaliao A avaliao acontecer sistematicamente atravs da participao das cursistas nas diversas atividades propostas, em particular atravs da produo de textos. Bibliografia Bsica BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, R.D. & PASSINI, E.Y. O espao Geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 2001. 90p. ALMEIDA, R. D. Do desenho ao mapa: iniciao cartogrfica na escola. So Paulo: Contexto, 2001. 115p BARBIERI, Jos Carlos. Desenvolvimento Sustentvel Regional e Municipal: Conceitos, Problemas e Pontos de Partidas. In: <http://www.fecap.br/adm_online/art14/barbieri. htm>. ______. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratgias de mudanas da agenda 21. Petrpolis: Vozes, 1997. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Mdia e Tecnolgica. 1999. Parmetros Curriculares Nacionais: Ensino Mdio. Braslia: Ministrio da Educao. 1999. 364 p. FELIPE, Jos Lacerda Alves; CARVALHO, Edlson Alves de. Economia do Rio Grande do Norte: estudo geo-histrico econmico. Joo Pessoa: Grafeset, 2002. FELIPE, Jose Lacerda Alves. Atlas escolar do Rio Grande do Norte. Joo Pessoa: Grafset, 1999. LEFEBVRE, Henry. O Direito Cidade. So Paulo: Moraes Editora, 1991. REIGOTA, Marcos. O que educao ambiental. So Paulo: Brasiliense, 2006. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

23

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Matemtica

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Revisar e aprofundar conceitos bsicos de matemtica do Ensino Fundamental, proporcionando aluna um melhor aproveitamento do seu curso.

PROGRAMA Objetivos Identificar diferentes representaes e significados de nmeros e operaes no contexto social. Identificar, transformar e traduzir valores apresentados sob diferentes formas de representao. Sanar possveis dficits de aprendizagem que os alunos possam ter sobre contedos de Matemtica do Ensino Fundamental; Contribuir para uma melhor formao da aluna; Fornecer aluna subsdios para interpretar e resolver problemas matemticos no cotidiano do artesanato. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) 1. Nmeros 1.1 Operaes fundamentais e problemas 1.2 Fraes: Operaes entre fraes e dzima peridica 2. Unidades de medida 2.1. Unidade de medidas de comprimento 2.2. Unidade de medidas de superfcie 2.3. Unidade de medidas de volume 2.4. Unidade de medidas de capacidade 3. Noes de Geometria 3.1. Plana: Permetro e rea das principais figuras planas 3.2. Espacial: Prismas, pirmides e corpos redondos Procedimentos Metodolgicos Aulas tericas expositivas dialogadas e atividades em grupo, resoluo de listas de exerccios, dinmica de grupo e estudo dirigido, utilizao de quadro branco, projetor multimdia, filmes para discusso. Recursos Didticos Datashow; Computador; Laboratrio de informtica; Quadro branco; Televiso. Avaliao Avaliaes escritas e prticas; Resoluo de lista de exerccios, estudo dirigido, pesquisa; Apresentao de seminrios. Bibliografia Bsica OLIVEIRA, Ldia Lagua de. EJA-Educao de Jovens e Adultos: Matemtica para o Ensino Fundamental. 1 Edio.So Paulo. tica, 2007. Telecurso 2000. Matemtica do Ensino Fundamental. [S.l.]: [S.n.], [S.d.]. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

24

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Espanhol

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Introduo do estudo da lngua espanhola. Desenvolvimento da competncia comunicativa em nvel bsico, atravs do conhecimento de estruturas lingusticas bsicas do espanhol como lngua estrangeira (E/LE), exploradas na produo escrita e oral e compreenso auditiva e textual. Associao das estruturas lingusticas bsicas do E/LE, s funes e necessidades socioculturais do universo comunicativo cotidiano e profissional das alunas includas no programa Mulheres Mil.

PROGRAMA Objetivos Proporcionar as alunas includas no programa Mulheres Mil, uma apreenso e aprendizado do E/LE, no s como cdigo lingustico, bem como, entendendo a lngua espanhola como lngua internacional, em uso em variados contextos sociais. Apresentar a lngua espanhola partindo de situaes comunicativas, associando o contexto de uso do idioma, s estruturas gramaticais necessrias para produo lingustica adequada situao social; Promover a conscientizao idiomtica do funcionamento do sistema formal da lngua espanhola em seus aspectos bsicos: morfossintticos e fontico-fonolgicos; Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Temos como base a compreenso de lngua como elemento socialmente produzido. O conhecimento de uma lngua estrangeira perpassa a possibilidade de acesso a realidades sociais novas, orientadas, comumente, por normas, convenes e particularidades sociolingusticas e culturais, das que estamos inseridas; Temos, ento, uma viso de ensino de lnguas baseada na perspectiva lingustica bakthiniana; Entendemos a aprendizagem como um processo contnuo, significativo e interacional, buscando a autonomia das alunas. Dessa forma, marca-se uma base pedaggica que dialoga com a perspectiva vigotskiana. Precalentamiento: leccin Cero Por estudiar espaol? Espaol en el mundo 1. Unidade I (trs meses) temas geradores: Quin soy?; Campo o Ciudad?; Saludar y despedirse. Preguntar e informar sobre el nombre, el origen, la profesin y el gentilicio; construir un carnet de identidad; Localizarse, vivir en campo o en la ciudad?; direcciones, preguntar e informar sobre lugares; describir lugares; nmeros cardinales; Unidad II (quatro meses) temas geradores: Qu consumir? Preguntar el precio; estruturas de compra y venta Comprar alimentos; 2. Comprar medicinas; 3. Comprar material de bricolaje; 4. Comprar ropas; 5. Comprar material de construccin; (estudiar medidas) Expresar preferencias y describir objetos y materiales. Unidad III (quatro meses) tema gerador: Mi vida diaria Hablar de acciones habituales y el cotidiano: meses, partes del da, horas; Relatar un suceso y anunciar y/o rehusar un encuentro; Feria de cultura: el mundo hispano y yo. Unidad IV (um ms) tema gerador: mi relato de aprendizaje Escribir un texto autoevaluativo de su aprendizaje. Procedimentos Metodolgicos Ensino pautado na dimenso comunicativa de ensino de lnguas estrangeiras, preocupando-se com as variveis individuais no processo de aprendizagem, Ou seja, o ensino centrado na aprendiz assistida pelo projeto, levando em considerao fatores sociais, lingusticos, cognitivos e afetivos; Discusso dos temas propostos a serem trabalhados em cada unidade; leituras de textos verbais e no-verbais; escrita orientada; Aulas expositivas, mas centradas na aprendiz; Quadro branco e pincel; Aparelho de som; Recursos Didticos
25

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Quadro branco e pincel; Aparelho de som; Avaliao Escrita e oral de carcter contnuo.

Bibliografia Bsica Fundamento terico: ABRAHO, Maria Helena Vieira. Tentativas de construo de uma prtica renovada: a formao em servio em questo. In: O professor de lngua estrangeira em formao. Jos Carlos P. de Almeida Filho (org). So Paulo: Pontes, 2005. pp.29-50. CHANDRASEGARAN, Antonia. A interveno como recurso no processo da escrita/Traduo: Rosana Sacugawa Ramos Cruz Gouveia. So Paulo: Special Book Services Livraria, 2003 (Portfolio SBS: reflexes sobre o ensino de idiomas; 4) FERNNDEZ, Sonsoles. Errores e interlengua en el aprendizaje del espaol como lengua extranjera. Madrid: Servicio de Publicaciones, 1995. FONSECA, Maria Ruth F. Scalise T. Prtica e teoria na (trans)formao de professores de lngua estrangeira. In: O professor de lngua estrangeira em formao. Jos Carlos P. de Almeida Filho (org). So Paulo: Pontes, 2005. pp.83-95. GARCA SANTA-CECILIA, lvaro. El currculo de espaol como lengua extranjera: fundamentacin metodolgica, planificacin y aplicacin. CID (coliccin investigacin didctica) Madrid: Eldesa, 1995. HOFFMAN, Jussara. Uma viso construtivista do erro. In: Avaliao Mediadora: uma prtica em construo da pr-escola universidade. Porto Alegre: Editora Mediao. 1993. 20 edio revista. 2003. p.47-56. LEWIS, Marilyn. Feedback em aulas de idiomas/traduo: Renata Lea F. Oliveira. So Paulo: Special Book Services Livraria, 2003 (Portfolio SBS: reflexes sobre o ensino de idiomas;7) MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de Lingstica Aplicada. Campinas-SP: Mercado das Letras, 1996. VOLPI, Marina Tazn. A formao de professores de lngua estrangeira frente aos novos enfoques de sua funo docente. In: LEFFA, Vilson J (org.). O professor de lnguas: construindo a profisso. Pelotas: Educat, 2001. Bibliografia Complementar Livros didticos: BON, F.M. Gramtica Comunicativa del Espaol. Edelsa: Madrid, 1999. CASTRO, F. et al. Gramtica del uso avanzado. Madrid: Edelsa,1998. _______________ Nuevo Ven 1. Espaol lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 2004. [libro del alumno] ______________ Nuevo Ven 2. Espaol lengua extranjera. Madrid: Edelsa, 2004. [libro del alumno] CERROLAZA, M. et al. Planet@ ELE 1. Libro de referencia gramatical: fichas y ejercicios. Madrid: Edelsa, 2001. FERNANDEZ, J/ FENTE, R./ SILES, J. Curso Intensivo de Espaol: ejercios prcticos (niveles elementar e intermedio) Madrid: SGEL, 1994. HERNNDEZ, C. Gramtica funcional del espaol. Madrid: Gredos, 1986. MILANI, Esther Maria. Gramtica de espaol para brasileiros. So Paulo: 1999. MORENO, Concha/ FRNANDEZ, Gretel Eres. Gramtica contrastiva del espaol para brasileos. Madrid: SGEL, 2007. Software(s) de Apoio:

26

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

ANEXO II PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO ARTICULADOR


Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Qualidade no Atendimento EMENTA Noes e conceitos de qualidade Qualidade no mundo e no Brasil Princpios da qualidade 5 S da qualidade Qualidade no atendimento Boas prticas da qualidade O trabalho e a qualidade

Carga-Horria: 06h (08h/a)

PROGRAMA Objetivos Analisar a importncia da qualidade para o desenvolvimento profissional e empresarial; Discutir conceitos de qualidade; Compreender os princpios da qualidade; Analisar a importncia da aplicao do 5 S na atividade profissional; Analisar a importncia da qualidade na prtica profissional. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Conceitos de qualidade Importncia da qualidade Evoluo da qualidade Qualidade no Brasil 10 princpios da qualidade As 5 ferramentas do 5 S Noes de qualidade no atendimento O que atendimento ao cliente Diversas formas de atendimento Posturas de atendimento Exemplos de boas prticas no atendimento A importncia do trabalho com qualidade A satisfao do cliente Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas com debate participativo, discutindo o cotidiano dos alunos; Expresso oral dos alunos. Recursos Didticos Datashow; Computador; Avaliao Ao final dos contedos os alunos sero avaliados pelas experincias vividas em sala de aula

Bibliografia Bsica ASHLEY, P. A. tica e responsabilidade social nos negcios. So Paulo: Saraiva, 2001. ASHLEY, P. A.; COUTINHO, R. B. G.; TOMEI, P. A Responsabilidade social corporativa e cidadania empresarial: uma anlise conceitual comparativa. In: ENCONTRO DA ANPAD, 24., 2000, Florianpolis. Anais..., Florianpolis: Associao Nacional dos Programas de Ps-graduao em Administrao. BLECHER, Nelson. O fator Humano. Exame .. SP, v. 32. n.17. p.104-114. 12 ago. 1998. BROCKA, Bruce; BROCKA, Suzanne M. Gerenciamento da qualidade. So Paulo: Makron Bookos, 1994. CARAVANTES & BJUR, Wesley. Administrao e qualidade: a superao dos desafios So Paulo: Markron Books, 1997. CROSBY, Fhilip B. Qualidade, falando srio. So Paulo: McGraw-Hill, 1990. DEMING, Edward W. Qualidade: a revoluo da administrao. Rio de Janeiro: Marques-Saraiva, 1990. DRUCKER, Peter F. Administrao para o Futuro. So Paulo: Pioneira, 1992. FERNANDES, Eda C.; GUTTIERREZ. L H. A qualidade de vida no trabalho: uma experincia brasileira . Revista Tendncia do Trabalho. Rio de Janeiro, p. 8-21,1988. FERNANDES, Eda C. Qualidade de vida no trabalho. Salvador: Casa da Qualidade,1996. FLEURY, M.T.L. (Coord.). As pessoas na organizao, 1. ed. So Paulo: Ed. Gente, 2002. cap.1, 3 e 5. MARDEGAM JUNIOR, Elyseu. A empresa inteligente: o sucesso humano. So Paulo: Ed. Gente. 1995.
27

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

MILKOVICH, George T., Boudreau, John W. Administrao de recursos humanos. So Paulo: Atlas, 2000. MOLINA, Afondo Oncala. Impacto da globalizao em recursos humanos. RH em Sntese, n. 21, mar.-abr.1998. MOLLER, Claus. O lado humano da qualidade. So Paulo: Pioneira, 1993. MORAES, L.F.R., et al. Comprometimento organizacional, qualidade de vida e stress no trabalho: uma abordagem de diagnstico comparativo. Revista Brasileira de Administrao Contempornea, Rio de Janeiro: ANPAD, 1995. MARRAS, J.P. Administrao de recursos humanos: do operacional ao estratgico. 3. ed. ampliada. So Paulo: Futura, 2000. MAYO, Andrew. O valor do capital humano da empresa: valorizao das empresas como ativos. So Paulo: Pretice Hall. 2003. PNQ. Critrios de Excelncia: O estado da arte da gesto para excelncia do desempenho e do aumento da competitividade . Fundao para o Prmio Nacional da Qualidade, So Paulo. 2012. URAS F. P. Os prmios da qualidade e a busca da excelncia.Informativo da Associao Brasileira de Controle da Qualidade. Ano 5. n 8. 1998. VIEIRA, Adriane. A qualidade de vida no trabalho e controle da qualidade total. Florianpolis: Insular, 1996. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

28

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Educao Fsica

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Promover o conhecimento de atividade fsica que propiciem a informao sobre corpo e cultura de movimento, atravs de prticas corporais.

PROGRAMA Objetivos Despertar as percepes das mulheres para a prtica da atividade fsica atravs da modalidade do atletismo considerando seu carter motivacional, social e de lazer. Bem como, proporcionar o desenvolvimento cardiovascular, pulmonar e muscular. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Conhecer seu corpo; Saber seu limite corporal; Aprender a elaborar um plano de caminhada e alongamento; Aprender a verificar e controlar a frequncia cardaca; Adotar uma atitude de respeito diversidade; Adotar uma atitude de respeito, solidariedade e companheirismo. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas; Prticas corporais Recursos Didticos ;Utilizao de projetores multimdia, colchonetes, som; Avaliao Avaliao diagnstica; Avaliao contnua; Avaliao final atravs de um questionrio. Bibliografia Bsica COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992. GRECO, P. J. Iniciao esportiva Universal: metodologia da Iniciao esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: Escola de Educao Fsica da UFMG, vol. 1, 1998. KUNZ, Eleonor. Transformao didtico-pedaggica do esporte. 7ed., Iju: Editora Uniju, 1994. PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte: contextos, evoluo e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. SOARES, C. L. Prticas corporais: inveno de pedagogias? In: Prticas corporais: gnese de um movimento investigativo em Educao Fsica. V1. Ana Mrcia Silva, Iara Regina Damiani (organizadoras) Florianpolis: Nauemblu Cincia & Arte, 2005. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

29

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Gnero e Educao

Carga-Horria: 10h (14h/a)

EMENTA Relaes Sociais de Gnero. Principais concepes sobre feminismo. Gnero, Educao e diversidade. PROGRAMA Objetivos Promover qualificao social e profissional de mulheres trabalhadoras urbanas e rurais na perspectiva de gnero. Contribuir na formao de uma conscincia crtica acerca da problemtica de gnero e raa e da importncia da mulher na sociedade. Contribuir para a formao nas temticas de gnero e incluso social. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Gnero e sua construo Social; A importncia dos movimentos sociais e feministas para a promoo da igualdade de gnero; Concepes de gnero, patriarcado e feminismo; Gnero e desigualdade no cotidiano; Polticas de gnero e incluso social de mulheres. Procedimentos Metodolgicos Desenvolver comportamentos, atitudes e habilidades para uma atuao crtica, cidad e consciente sobre a participao da mulher na sociedade, com base em prticas includentes, no discriminatrias, sem preconceitos de raa e gnero. Recursos Didticos Datashow; Computador; Avaliao Ser realizada atravs do termino das atividades presenciais e no processo de execuo (antes, durante e aps), atividades desenvolvidas. Bibliografia Bsica CASTRO, Mary G. & LAVINAS, Lena. Do Feminino ao Gnero: A construo de um objeto. In: BRUSCHINI, Cristina & COSTA, Albertina de Oliveira (org.) Uma questo de Gnero. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos/So Paulo: Fundao Carlos Chagas, 1992. CAMURA, Silvia & GOUVEIA, Taciana. O que gnero. SOS Corpo, 4. Ed. Recife, 2004. LIMA, Rita de Lourdes de. A dimenso do poder nas relaes de Gnero. O poder em debate. Recife[PE]:Unipress, 2002. SAFFIOTI, H. SAFFIOTI, H. No h revoluo sem teoria. In: Gnero, patriarcado e violncia. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2004. pp 95-140. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

30

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Economia Domstica

Carga-Horria: 16h (22h/a)

EMENTA Disseminar as tcnicas e os princpios bsicos da Economia Domstica, realizando um trabalho, tambm, de conscientizao de mulheres, donas de casas e profissionais e de multiplicao dessa conscincia na comunidade. PROGRAMA Objetivos Promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida das mulheres e de seus familiares atravs do equilbrio financeiro. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) As bases tecnolgicas do Mdulo de Economia Domstica Indicaro claramente o campo de conhecimento do qual emanam os valores, os comportamentos e os contedos que as mulheres precisam elaborar, entender e aplicar em suas aes na famlia e na sua nova profisso. Compreendendo as bases conceituais, os saberes, as informaes, os recursos tcnicos, os procedimentos, as normas especficas da rea que as mesmas atuaro. Procedimentos Metodolgicos A disciplina est baseada em uma metodologia participativa e interativa com objetivo de envolver a aluno nas aulas tericas e prticas. As aulas sero expositivas com utilizao de recursos audiovisuais, aulas de campo, dinmicas de grupo e apresentao de trabalho em grupo visando a avaliao dos conhecimentos repassados e apreendidos. Recursos Didticos

Recursos audiovisuais, aulas de campo e dinmicas de grupo.

Avaliao As avaliaes sero realizadas de forma contnua, a cada prtica desenvolvida, observando-se: assiduidade s aulas; ateno e organizao no desenvolvimento das prticas. Ao final do mdulo, ser realizada uma avaliao global das atividades desenvolvidas e a anlise dos resultados alcanados. Bibliografia Bsica Ewald, Lus Carlos. Sobrou Dinheiro! - Lies de Economia Domstica. Editora: Bertrand Brasil. Categoria: Administrao / Adm. Financeira e Mat. Finan. Toledo, Elaine. Seu Dinheiro Vale Muito Os segredos para equilibrar as contas da casa. So Paulo: Alade Editorial, 2010. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

31

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Informtica Bsica

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Sistemas operacionais. Internet. Software de edio de textos, planilhas, de apresentao. PROGRAMA Objetivos Identificar os tipos de software que esto disponveis tanto para grandes quanto para pequenos negcios. Relacionar e descrever solues de software para escritrio. Utilizao da internet como apoio s solues de problemas variados. Operar softwares utilitrios. Operar softwares aplicativos, despertando para o uso da informtica na sociedade. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) SISTEMAS OPERACIONAIS (2h/a) Fundamentos e funes Sistemas operacionais existentes Estudo de caso: Windows Ligar e desligar o computador Utilizao de teclado e mouse Tutoriais e ajuda rea de trabalho Gerenciando pastas e arquivos Ferramentas de sistemas INTERNET (4h/a) Histrico e fundamentos Servios: acessando pginas, comrcio eletrnico, pesquisa de informaes, download de arquivos, Correio eletrnico, conversa on-line, aplicaes (sistema acadmico), configuraes de segurana do Browser, grupos discusso da Web (Google, Yahoo), Blogs. SOFTWARE PROCESSADOR DE TEXTO (6h/a) Viso geral do software Configurao de pginas Digitao e manipulao de texto Nomear, gravar e encerrar sesso de trabalho Controles de exibio Correo ortogrfica e dicionrio Insero de quebra de pgina Recuos, tabulao, pargrafos, espaamentos e margens Listas Marcadores e numeradores Bordas e sombreamento Classificao de textos em listas Colunas Tabelas Modelos Ferramentas de desenho Figuras e objetos SOFTWARE PLANILHA ELETRNICA (4h/a) O que faz uma planilha eletrnica Entendendo o que sejam linhas, colunas e endereo da clula Fazendo Frmula e aplicando funes Formatando clulas Resolvendo problemas propostos Classificando e filtrando dados Utilizando formatao condicional Vinculando planilhas SOFTWARE DE APRESENTAO (4h/a) Viso geral do Software Sistema de ajuda Como trabalhar com os modos de exibio de slides Como gravar, fechar e abrir apresentao
32

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Como imprimir apresentao apresentaes, anotaes e folhetos Fazendo uma apresentao: utilizando Listas, formatao de textos, insero de desenhos, figuras, som, vdeo, insero de grficos, organogramas, estrutura de cores, segundo plano Como criar anotaes de apresentao Utilizar transio de slides, efeitos e animao Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas, aulas prticas em laboratrio, estudos dirigidos com abordagem prtica, pesquisa na Internet. Recursos Didticos Recursos audiovisuais, computadores, quadro, pincel para quadro branco, vdeos. Avaliao Avaliaes escritas e prticas em laboratrio Trabalhos individuais e em grupo (listas de exerccios, estudos dirigidos, pesquisas). Bibliografia Bsica CAPRON, H. L; JOHNSON, J. A. Introduo informtica. 8. ed. So Paulo: Pearson / Prentice Hall, 2004. MANZANO, Andr Luiz N. G.. Estudo dirigido [de] informtica bsica. rica, 2003. ALCALDE LANCHARRO, Eduardo. Informtica Bsica. Pearson Makron Books, 1991. Bibliografia Complementar Software(s) de Apoio:

33

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

ANEXO III PROGRAMAS DAS DISCIPLINAS DO NCLEO TECNOLGICO

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Princpios da Cidadania e Direitos da Mulher

Carga-Horria: 06h (08h/a)

EMENTA Direitos e Garantias Fundamentais. Dos Princpios Fundamentais. Dos direitos e deveres sociais e coletivos. Dos direitos Sociais. Dos direitos da mulher.

PROGRAMA Objetivos Identificar, conhecer e compreender as normas constitucionais no tocante ao exerccio da cidadania. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Direito, cidadania, globalizao: conceitos bsicos. Dos princpios fundamentais constitucionais: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana. Dos direitos e garantias fundamentais e coletivas e dos direitos sociais. Lei Maria da Penha. Procedimentos Metodolgicos O contedo ser desenvolvido, fundamentalmente, atravs de aulas expositivas e da apresentao de textos selecionados para estudo e debates. Recursos Didticos Datashow; Computador; Vdeos; Textos; Dinmica de e grupo. Avaliao A avaliao da aprendizagem ser um processo, o qual envolve as seguintes etapas (cumulativamente ou no): 1.Provas escritas, nas quais o aluno demonstre compreenso do contedo ministrado; 2.Trabalhos sobre o contedo do programa; 3.Participao na realizao de seminrios. A avaliao ser contnua. Sero observados: a) a participao do(a) aluno(a) em sala de aula e nas discusses sobre a matria; c) comportamento do(a) aluno(a) em sala de aula e nas atividades institucionais; c) a assiduidade do(a) aluno(a); d) a pontualidade do(a) aluno(a). Bibliografia Bsica BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 23.ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2008. GALLO, Slvio. tica e cidadania: caminhos da filosofia (elementos para o ensino de filosofia). 15. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 25. ed. So Paulo: Atlas, 2010. 5 exemplares. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 32.ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2009. Bibliografia Complementar

34

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Relaes Interpessoais

Carga-Horria: 06h (08h/a)

EMENTA O que tica e qual a sua importncia. A tica e o Trabalho. Relaes Humanas. Porque estudar Relaes Humanas? Habilidades Sociais. Comportamento Assertivo. Treino de Habilidades Sociais PROGRAMA Objetivos Facilitar o reconhecimento da tica e das relaes humanas buscando o desenvolvimento de comportamentos ticos e assertivos. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) tica; Relaes Humanas/Interpessoais; Habilidades Sociais Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas e dialogadas;

Recursos Didticos Datashow; Computador; Quadro branco; Recursos Multimdias (computador, projetor e som) Materiais para Dinmicas (Cartolinas, papel a4, colees de cores, pincis, papel madeira, bola etc). Avaliao Avaliao oral e possivelmente atravs de questionrio de satisfao.

Bibliografia Bsica ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11.ed., 5. reimpr. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 536 p. il. ISBN 978-85-7605-002-5. DEL PRETTE, Zilda A. P.; DEL PRETTE, Almir..Psicologia das relaes interpessoais: vivncias para o trabalho em grupo. 8. ed. Petrpolis: Vozes, 2010. 231 p. il. ISBN 978-85-326-2596-0. MASIP, Vicente.tica, carter e personalidade: conscincia individual e compromisso social. So Paulo: E.P.U., 2002. 193 p. ISBN 85-12-79100-4. SINGER, Peter; CAMARGO, Jefferson Luiz. tica prtica. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2006. 399 p. (Biblioteca Universal). ISBN 85-336-1668-6. SECRETARIA de Educao Bsica.tica e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Braslia: MEC, 2007. 84 p. ISBN 978-85-7783-001-5. Bibliografia Complementar

35

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Segurana do Trabalho

Carga-Horria: 10h (14h/a)

EMENTA Introduo Segurana do Trabalho; Acidentes do Trabalho; Segurana e Sade do Trabalho no Ordenamento Jurdico Brasileiro; Riscos de acidentes e doenas ocupacionais; Programas de segurana do trabalho na empresa. PROGRAMA Objetivos Preparar o aluno a atuar profissionalmente, respeitando as normas de segurana aplicadas no seu ambiente laboral. Transmitir aos alunos noes bsicas e essenciais sobre Segurana do Trabalho, considerando os aspectos tcnicos e sociais; Despertar nos educandos o esprito prevencionista, de modo a capacit-los adequadamente para a futura insero no mundo do trabalho. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Introduo Segurana do Trabalho: conceitos, histrico, evoluo da segurana do trabalho no Brasil, importncia da segurana do trabalho; Acidentes do Trabalho: conceitos, causas dos acidentes, custo dos acidentes, prejuzos com acidentes; Segurana e Sade do Trabalho no Ordenamento Jurdico Brasileiro: Dispositivos Constitucionais, Previdencirios, ordinrios, Normas Regulamentadoras; Riscos Ambientais: Agentes Fsicos, Qumicos, Biolgicos, Ergonmicos; Riscos de Acidentes; Preveno; EPC e NR 06 - EPI; NR 04 (SESMT) - Objetivo, Cargos tcnicos, Atribuies, Dimensionamento; NR 05 (Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA): Histrico, objetivo, Dimensionamento, mapa de risco; Proteo Contra Incndio: Introduo, conceito, causas dos Incndios, Classes de Incndio, Mtodos de Extino, Instalaes Contra Incndio, Agentes Extintores. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas, empregando quadro de giz ou magntico e projetor multimdia; Apresentao de vdeos; Orientao para o desenvolvimento de trabalhos ou projetos, individuais ou em grupo, integrados a disciplinas correlatas; Recursos Didticos Datashow; Computador;

Avaliao O processo de avaliao ser contnuo, qualitativo e quantitativo. Ressalta-se que a avaliao ser considerada como um instrumento norteador das aes pedaggicas. Avaliao qualitativa: presena do aluno em sala de aula, a participao nas atividades em grupo, participao em discusso em sala de aula; participao e apresentao das atividades tericas; Avaliao quantitativa: prova individual dos conhecimentos tericos; e, trabalho individual e/ou em grupo relacionados aos conhecimentos terico-prticos. Bibliografia Bsica CHIAVENATO, Idalberto. Administrao de Recursos Humanos. So Paulo: Atlas, 2001. CHIAVENATO, Idalberto. Administrao nos Novos Tempos. So Paulo: Makron Books, 1999. GONALVES, Edwar Abreu. Manual de segurana e sade no Trabalho. So Paulo: LTR, 2000. OLIVEIRA, Sebastio Geraldo. Proteo Jurdica a Segurana e Sade no Trabalho. So Paulo: LTR, 2002. NRs / Ministrio do Trabalho e Emprego. Bibliografia Complementar

36

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Definio e Classificao de Revestimentos

Carga-Horria: 4h (06h/a)

EMENTA Definio e funo dos revestimentos. Classificao dos revestimentos. PROGRAMA Objetivos Definir revestimentos; Identificar as funes dos revestimentos; Classificar os revestimentos. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Funo dos revestimentos; Definio de revestimentos; Classificao: Quanto superfcie e a revestir; Quanto posio relativa no edifcio; Quando tcnica de fixao; Quanto continuidade superficial; Quanto aos materiais. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas; Aulas prticas de laboratrio e de campo; Visitas tcnicas e palestras. Recursos Didticos Quadro branco/pincel, Projeto multimdia, som e acesso a internet. Avaliao A avaliao ser processual e contnua, os aspectos qualitativos devero prevalecer sobre os quantitativos. Porm, os instrumentos utilizados para avaliaes pontuais sero; Avaliao terica e prtica. Trabalhos individuais e em grupo. Bibliografia Bsica AZEREDO, H. A. O Edifcio e seu acabamento. Editora Blucher. 1 edio, 2000. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. Vol. I e II. 5 edio. Livros Tcnicos e Cientficos. Editora, Rio de Janeiro/RJ, 1994. BORGES, A. de C. Prticas das pequenas construes. Ed. Edgard Blucher. Vols. 1 e 2. 2009. CHAVES, R. Manual do construtor. Ediouro. 16 edio, 1997. FIORITO, J.S.I. Manual de argamassa e revestimentos. Editora PINI SP. PETRUCCI, E. Materiais de construo. Editora Globo PA-RS ,1975. VEROSA, E. J. Materiais de construo. vol. 1 e 2. Editora Meridional ,PA RS. YAZIGI, W. A tcnica de edificar. PINI. 10 edio. Bibliografia Complementar REVISTA EQUIPE DE OBRA, So Paulo. Editora PINI. REVISTA TECHN, So Paulo. Editora PINI.

37

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Revestimentos de Argamassa

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Materiais constituintes das argamassas; Tipos e propriedades das argamassas; Camadas do revestimento de argamassas. Tcnicas de produo de execuo de revestimentos em argamassas. Prtica: aplicao de chapisco, emboo e reboco ou massa nica. PROGRAMA Objetivos Conhecer e identificar os materiais constituintes das argamassas; Conhecer e identificar tipos e propriedades de argamassas; Conhecer e identificar camadas do revestimento de argamassa; Executar tcnicas de produo em revestimentos de argamassas; Aplicar diversos tipos de revestimentos de argamassas. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Materiais constituintes das argamassas; Tipos e propriedades das argamassas; Camadas do revestimento de argamassa: Chapisco, emboo, reboco, massa nica e argamassas decorativas. Reconhecimento e interpretao do trao e determinao da quantidade de materiais a partir do trao; Tcnicas de produo: Execuo dos revestimentos exteriores (fachada) - Materiais e equipamentos para execuo, Sequncia de execuo com o uso do balancim, atividades de produo, mestramento, tcnicas de aplicao de camadas, execuo de detalhes construtivos; Execuo dos revestimentos internos Processo executivo com o uso de andaimes. Prazos de carncia e espessuras mnimas. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas; Aulas prticas de laboratrio e de campo; Visitas tcnicas e palestras. Recursos Didticos Quadro branco/pincel, Projeto multimdia, som e acesso a internet. Materiais para prtica: material para o preparo de argamassas diversas e instrumentos da construo civil apropriados para a aplicao das mesmas. Avaliao A avaliao ser processual e contnua, os aspectos qualitativos devero prevalecer sobre os quantitativos. Porm, os instrumentos utilizados para avaliaes pontuais sero; Avaliao terica e prtica. Trabalhos individuais e em grupo. Bibliografia Bsica AZEREDO, H. A. O Edifcio e seu acabamento. Editora Blucher. 1 edio, 2000. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. Vol. I e II. 5 edio. Livros Tcnicos e Cientficos. Editora, Rio de Janeiro/RJ, 1994. BORGES, A. de C. Prticas das pequenas construes. Ed. Edgard Blucher. Vols. 1 e 2. 2009. CHAVES, R. Manual do construtor. Ediouro. 16 edio, 1997. FIORITO, J.S.I. Manual de argamassa e revestimentos. Editora PINI SP. PETRUCCI, E. Materiais de construo. Editora Globo PA-RS ,1975. VEROSA, E. J. Materiais de construo. vol. 1 e 2. Editora Meridional ,PA RS. YAZIGI, W. A tcnica de edificar. PINI. 10 edio. Bibliografia Complementar REVISTA EQUIPE DE OBRA, So Paulo. Editora PINI. REVISTA TECHN, So Paulo. Editora PINI.

38

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Revestimentos Cermicos

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Princpios fundamentais de revestimentos cermicos. Equipamentos e ferramentas necessrios para a aplicao de revestimentos cermicos. Argamassas Colantes. Juntas. Leitura e interpretao de projeto de paginao. Assentamento de Placas Cermicas. Prtica de aplicao de revestimento cermico. PROGRAMA Objetivos Conhecer os princpios fundamentais de revestimentos cermicos; Conhecer e manusear equipamentos e ferramentas de aplicao de revestimentos cermicos; Conhecer as caractersticas de argamassas colantes; Preparar argamassas colantes; Aplicar argamassas colantes; Conhecer os tipos, funes e materiais indicados para juntas; Ler o interpretar projetos de paginao; Assentar placas cermicas observando a preparao da superfcie; Assentar camadas de fixao de placas cermicas; Fazer rejuntamento e limpeza. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Princpios fundamentais de revestimentos cermicos: Definio; Propriedades e classificao de placas cermicas utilizados em revestimentos. Equipamentos e ferramentas necessrios para a aplicao de revestimentos cermicos. Argamassas Colantes: Tipos; Caractersticas; Preparo; Aplicao. Juntas: Tipos; Funo; Materiais indicados. Leitura e interpretao de projeto de paginao. Assentamento de Placas Cermicas: Preparao de superfcies; Assentamento de camada de fixao de placas cermicas; Rejuntamento; Limpeza. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas; Aulas prticas de laboratrio e de campo; Visitas tcnicas e palestras. Recursos Didticos Quadro branco/pincel, Projeto multimdia, som e acesso a internet. Materiais para prtica: material para o preparo de argamassas utilizadas em revestimentos cermicos e instrumentos da construo civil apropriados para a aplicao desse tipo de revestimento. Avaliao A avaliao ser processual e contnua, os aspectos qualitativos devero prevalecer sobre os quantitativos. Porm, os instrumentos utilizados para avaliaes pontuais sero; Avaliao terica e prtica. Trabalhos individuais e em grupo. Bibliografia Bsica AZEREDO, H. A. O Edifcio e seu acabamento. Editora Blucher. 1 edio, 2000. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. Vol. I e II. 5 edio. Livros Tcnicos e Cientficos. Editora, Rio de Janeiro/RJ, 1994. BORGES, A. de C. Prticas das pequenas construes. Ed. Edgard Blucher. Vols. 1 e 2. 2009. CHAVES, R. Manual do construtor. Ediouro. 16 edio, 1997. FIORITO, J.S.I. Manual de argamassa e revestimentos. Editora PINI SP. PETRUCCI, E. Materiais de construo. Editora Globo PA-RS ,1975. VEROSA, E. J. Materiais de construo. vol. 1 e 2. Editora Meridional ,PA RS. YAZIGI, W. A tcnica de edificar. PINI. 10 edio.
39

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Bibliografia Complementar REVISTA EQUIPE DE OBRA, So Paulo. Editora PINI. REVISTA TECHN, So Paulo. Editora PINI.

40

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Revestimentos de Gesso

Carga-Horria: 20h (26h/a)

EMENTA Princpios fundamentais dos revestimentos do gesso. Equipamentos e ferramentas necessrios para a aplicao de revestimento de gesso. Procedimentos construtivos para aplicao do revestimento do gesso. Prtica de aplicao de revestimento de gesso em parede. PROGRAMA Objetivos Conhecer os princpios e fundamentos dos revestimentos do gesso; Definir e classificar revestimentos de gesso; Conhecer as vantagens e limitaes dos revestimentos do gesso. Conhecer e manusear equipamentos e ferramentas utilizadas na aplicao de revestimentos de gesso; Conhecer a aplicar os procedimentos construtivos para a aplicao de revestimentos de gesso. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Princpios fundamentais dos revestimentos de gesso: Definio e classificao de revestimentos em gesso; Vantagens e limitaes. Equipamentos e ferramentas necessrios para a aplicao de revestimentos de gesso. Procedimentos construtivos para a aplicao do revestimento do gesso: Preparao de superfcies e do material; Mestramento, detalhes construtivos, acabamento final e Limpeza. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas; Aulas prticas de laboratrio e de campo; Visitas tcnicas e palestras. Recursos Didticos Quadro branco/pincel, Projeto multimdia, som e acesso a internet. Materiais para prtica: material para o preparo de argamassas utilizadas em revestimentos de gesso, instrumentos da construo civil apropriados para a aplicao desse tipo de revestimento. Avaliao A avaliao ser processual e contnua, os aspectos qualitativos devero prevalecer sobre os quantitativos. Porm, os instrumentos utilizados para avaliaes pontuais sero; Avaliao terica e prtica. Trabalhos individuais e em grupo. Bibliografia Bsica AZEREDO, H. A. O Edifcio e seu acabamento. Editora Blucher. 1 edio, 2000. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. Vol. I e II. 5 edio. Livros Tcnicos e Cientficos. Editora, Rio de Janeiro/RJ, 1994. BORGES, A. de C. Prticas das pequenas construes. Ed. Edgard Blucher. Vols. 1 e 2. 2009. CHAVES, R. Manual do construtor. Ediouro. 16 edio, 1997. FIORITO, J.S.I. Manual de argamassa e revestimentos. Editora PINI SP. PETRUCCI, E. Materiais de construo. Editora Globo PA-RS ,1975. VEROSA, E. J. Materiais de construo. vol. 1 e 2. Editora Meridional ,PA RS. YAZIGI, W. A tcnica de edificar. PINI. 10 edio. Bibliografia Complementar REVISTA EQUIPE DE OBRA, So Paulo. Editora PINI. REVISTA TECHN, So Paulo. Editora PINI.

41

Curso FIC em Revestimento em Construo Civil, na modalidade presencial IFRN, 2013

Curso: FIC em Revestimento em Construo Civil Disciplina: Pintura

Carga-Horria: 16h (22h/a)

EMENTA Princpios fundamentais da pintura. Elementos constituintes da pintura. Tipos de pinturas segundo a base sobre a qual as pinturas so aplicadas. Equipamentos usuais para aplicao de pintura. Etapas de execuo da pintura. Falhas mais comuns na execuo de pinturas. PROGRAMA Objetivos Conhecer os princpios e fundamentos da pintura; Conhecer os elementos constituintes da pintura; Conhecer os tipos de pinturas segundo a base sobre a qual so aplicadas. Conhecer e manusear equipamentos e ferramentas utilizadas na aplicao de pinturas; Conhecer as etapas de execuo de revestimentos de pinturas. Conhecer as falhas mais comuns na aplicao de pinturas. Bases Cientfico-Tecnolgicas (Contedos) Princpios fundamentais da pintura: Conceito e funes; Elementos constituintes da pintura: Fundo, massa de nivelamento, tintas e vernizes; Tipos de pinturas segundo a base sobre a qual so aplicadas; Equipamentos usuais para aplicao de pintura; Etapas de execuo de revestimentos de pintura: Recebimento e estocagem; Preparao da superfcie e da tinta; Aplicao de massa, aplicao da tinta. Falhas mais comuns na aplicao de pinturas. Procedimentos Metodolgicos Aulas expositivas; Aulas prticas de laboratrio e de campo; Visitas tcnicas e palestras. Recursos Didticos Quadro branco/pincel, Projeto multimdia, som e acesso a internet. Materiais para prtica: material para o preparo de argamassas utilizadas aplicao de tintas, instrumentos da construo civil apropriados para a aplicao desse tipo de revestimento. Avaliao A avaliao ser processual e contnua, os aspectos qualitativos devero prevalecer sobre os quantitativos. Porm, os instrumentos utilizados para avaliaes pontuais sero; Avaliao terica e prtica. Trabalhos individuais e em grupo. Bibliografia Bsica AZEREDO, H. A. O Edifcio e seu acabamento. Editora Blucher. 1 edio, 2000. BAUER, L. A. F. Materiais de construo. Vol. I e II. 5 edio. Livros Tcnicos e Cientficos. Editora, Rio de Janeiro/RJ, 1994. BORGES, A. de C. Prticas das pequenas construes. Ed. Edgard Blucher. Vols. 1 e 2. 2009. CHAVES, R. Manual do construtor. Ediouro. 16 edio, 1997. FIORITO, J.S.I. Manual de argamassa e revestimentos. Editora PINI SP. PETRUCCI, E. Materiais de construo. Editora Globo PA-RS ,1975. VEROSA, E. J. Materiais de construo. vol. 1 e 2. Editora Meridional ,PA RS. YAZIGI, W. A tcnica de edificar. PINI. 10 edio. Bibliografia Complementar REVISTA EQUIPE DE OBRA, So Paulo. Editora PINI. REVISTA TECHN, So Paulo. Editora PINI.

42

You might also like