You are on page 1of 8

Escola Secundria de_________

3 Ficha de Avaliao de Fsica e Qumica A


Nome: Classificao: 1. Leia atentamente o texto seguinte: ( pontos) Professor: N

Durao: 90 min DATA: 10 A

A origem da matria

Onde teve lugar a matria que compe as pginas de um livro, a tinta da caneta com que escrevemos ou aquela que se encontra no sol e nas galxias? Para quase todos os cosmlogos, no s a matria, mas tudo quanto existe, at o espao onde nos movemos e o tempo que mede a nossa vida, nasceu como resultado de uma gigantesca exploso ocorrida h cerca de 15 mil milhes de anos: o Big Bang. Quando nasceu, o Universo estava comprimido num volume muito pequeno e desde ento tem estado continuamente em expanso. Imediatamente aps o incio do universo e a partir de energia formaram-se As Partculas subatmicas: quarks, neutrinos e electres. Com a juno de quarks, formaram-se, posteriormente, os protes e os neutres que se combinaram para produzirem os primeiros elementos gasosos. A reconstituio de um acontecimento to remoto foi possvel graas a Edwin Hubble, que observando a luz das galxias percebeu que estas tm vindo a distanciar-se umas das outras. Tudo se ter, portanto, formado a partir de um ponto aps uma imensa exploso da qual se libertou grande quantidade de energia que banhou a matria desde o Big Bang, foi arrefecendo com a expanso do universo e sobrevive at aos nossos dias. Adaptado de Lorenzo Pinna, Enciclopdia Pedaggica Universal, Vol. 5, O Universo 1.1 De acordo com o texto, o Big Bang : 5 A. Foi o nascimento do Universo. B. Teve origem num corpo muito quente e pouco denso. C. Deu origem formao dos elementos qumicos mais leves: hidrognio e hlio. D. Foi o inicio da contagem do tempo e da escala do espao. E. Foi uma violenta exploso que encheu o espao de radiao. Selecione a opo incorrecta. 1.2 De acordo com o texto, uma das provas que apoiam a existncia do Big Bang pode ser a: A. Contraco das galxias. 5 B. Existncia de radiao csmica de fundo pouco energtica. C. Concentrao da matria sob a forma de energia num ponto muito denso e quente. D. Existncia de temperaturas elevadas que se registam actualmente. E. Formao de partculas subatmicas que se combinaram para formar os elementos mais leves. Selecione a opo correcta. 1.3 As reaces que ocorreram aps o Big Bang so diferentes das reaces nucleares que ocorrem nas estrelas para formao de elementos e que permitem que as estrelas se mantenham acesas. A. Os ncleos atmicos formaram-se nos primeiros minutos de vida do Universo. 5 B. O elemento mais pesado que se forma na fase de supergigante vermelha atravs de reaces nucleares o urnio. C. A sntese dos elementos gasosos, hlio e hidrognio, ocorre na matria proestelar no ncleo das estrelas, enquanto que todos os outros elementos que conhecemos tiveram origem nas estrelas. D. Nas estrelas aparecem camadas concntricas com os elementos mais pesados na periferia. E. O ferro do nosso sangue foi, primeiramente, formado no interior de uma estrela gigante vermelha. Selecione a opo correcta.
3 Teste de FQ A 10 A Verso 1 1/8

2.

Na Figura 1, est representado o espectro da estrela Rigel na regio do visvel.

2.1 Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes. O espectro representado na Figura 1 resulta da sobreposio de um espectro de ____________ contnuo e de um conjunto de riscas negras resultantes da ____________ de radiao pelas espcies presentes na atmosfera da estrela. A. B. C. D. absoro absoro emisso emisso absoro emisso emisso absoro

2.2 O espectro da estrela Rigel apresenta uma risca negra bem definida a um comprimento de onda de 486 nm. Qual das expresses seguintes permite calcular a frequncia, f , em hertz (Hz), da radiao que, no vcuo, tem aquele comprimento de onda? ( c= 3x108 m/s) A. B. C. D. 2.3 O espectro de emisso do hlio atmico na regio do visvel apresenta, entre outras, uma risca a 587 nm e uma risca a 667nm.Conclua, justificando a partir da informao fornecida, se provvel que o hlio esteja presente na atmosfera da estrela Rigel.

3. As molculas de amonaco, NH3(g), e de metano, CH4(g), so constitudas por tomos de hidrognio ligados a um tomo de um elemento do 2. Perodo da Tabela Peridica, respectivamente azoto e carbono. 3.1 O espectro de emisso do tomo de hidrognio apresenta uma risca vermelha originada por uma transio electrnica que envolve a emisso de radiao de energia igual a 3,03 10-19 J. O nmero quntico principal, n, do nvel energtico para o qual o electro transita e a variao de energia, E, associada a essa transio electrnica so, respectivamente, 5 A. n = 3 e E = + 3,03 10-19 J B. C. D. n = 2 e E = + 3,03 10-19 J n = 2 e E = 3,03 10-19 J n = 3 e E = 3,03 10-19 J
Verso 1 2/8

3 Teste de FQ A 10 A

3.2 10

As transies electrnicas que ocorrem entre nveis de energia, n, no tomo de hidrognio, esto associadas s riscas que se observam nos espectros de emisso e de absoro desse tomo.

Relativamente a essas transies classifique como verdadeira (V) ou falsa (F), cada uma das afirmaes seguintes. A. A transio electrnica de n = 3 para n = 1 ocorre com emisso de radiao ultravioleta. B. D. E. F. G. H. A transio electrnica de n = 3 para n = 4 est associada a uma risca vermelha no espectro de absoro do tomo. A transio electrnica de n = 4 para n = 2 est associada a uma risca colorida no espectro de emisso do tomo. Qualquer transio electrnica para n = 2 est associada a uma risca da srie de Balmer. Os valores absolutos das energias envolvidas nas transies electrnicas de n = 4 para n = 1, e de n = 1 para n = 4, so iguais. A srie de Lyman corresponde s transies electrnicas de qualquer nvel para n = 1. A uma risca colorida no espectro de absoro do tomo corresponde uma risca negra no respectivo espectro de emisso. 4. 5 O efeito fotoelctrico, interpretado por Einstein, consiste na ejeco de electres por superfcies metlicas, quando nelas C. A transio electrnica de n = 5 para n = 3 ocorre com emisso de radiao infravermelha.

incidem determinadas radiaes.Seleccione a opo que completa correctamente a frase seguinte. Quando um foto de luz amarela de energia 3,4 1019 J incide sobre uma placa de ltio, ocorre a ejeco de um electro com energia cintica igual a... A. ... 1,6 1019 J. B. ... 1,8 1019 J. C. ... 3,4 1019 J. D. ... 5,0 1019 J. Energia mnima de remoo do ltio = 1,6 1019 J/electro 5. As molculas de cido sulfrico so constitudas por tomos de hidrognio, de enxofre e de oxignio. 5.1 Os eletres de valncia dos tomos de oxignio e de enxofre, no estado fundamental, distribuem-se A. apenas por orbitais com l = 1.

B. C. D.

pelo mesmo nmero de orbitais. por orbitais com o mesmo nmero quntico principal. por orbitais com l = 1 e com l = 2..

5.2 Considere o perodo da tabela peridica onde se encontra o elemento enxofre. 5.2.1 Qual o elemento desse perodo cujos tomos, no estado fundamental, apresentam maior energia de ionizao?

5.3 Considere o tomo de azoto, no estado fundamental. 4 5.3.1 Escreva a configurao electrnica do tomo de azoto.

5 5.3.2 Quantos electres se encontram em orbitais caracterizadas pelo nmero quntico secundrio l = 1? (A) 2
3 Teste de FQ A 10 A

(B) 3
Verso 1

(C) 4

(D) 5
3/8

5.3.3 A. 5 B. C.

Seleccione a alternativa que corresponde ao conjunto de nmeros qunticos que caracteriza uma das orbitais do tomo de azoto que, no estado fundamental, contm apenas um electro. (2, 1, 2) (2, 1, 1) (2, 0, 1)

D. (2, 0, 0) 5.4 O io fluoreto, F-, e o io sdio, Na+, so partculas que, no estado fundamental, apresentam a mesma configurao electrnica. Preveja, justificando, qual dessas partculas dever apresentar maior raio. 12

5.5 No estado fundamental, a configurao electrnica do tomo de carbono, C, 1 s2 2s2 2p2, enquanto a do tomo de silcio, Si, [Ne] 3s2 3p2. Relativamente a estes dois elementos, seleccione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), 5 respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. O tomo de carbono tem __(_a_)__ energia de ionizao e __(_b_)__ raio atmico do que o tomo de silcio. (A) ... maior ... menor ... (B) ... maior ... maior ... (C) ... menor ... menor ... (D) ... menor ... maior ... 6. Considere os nmeros qunticos n, l, ml e ms. Indique qual ou quais dos nmeros qunticos determina: 6.1.1 3 6.1.2 polieletrnico: de hidrognio:

6.1. A energia do eletro num tomo:

6.2. A forma de uma orbital: 6.3. A orientao de uma orbital no espao:

6.4. Indique os valores dos 4 nmeros qunticos de um eletro cujo comportamento pode ser escrito pelas seguintes orbitais: 6.4.1 2s

3 6.4.2
3 Teste de FQ A 10 A

3p
Verso 1 4/8

7.

Considere os tomos, aos quais as letras no correspondem aos smbolos qumicos, cujas configuraes eletrnicas so:

(A) 1s2 2s1 (B) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 (C) 1s2 2s2 2p6 3s1 (D) 1s2 2s2 2p6 3s1 3p5 4p1 3 7.1 Indique, caso existam, os tomos que pertencem ao mesmo elemento qumico.

7.2 Indique o grupo, perodo e o bloco, para o tomo B.

7.3 Escreva uma configurao eletrnica para o tomo A num estado excitado.

7.4 Os tomos representados por C tm tendncia a formar que tipo de io? Compare o tamanho do io com o tamanho do tomo que lhe deu origem.

10

7.5 De entre os elementos B e C qual apresenta maior raio atmico? Justifique.

10 7.6 De entre os elementos A e C qual apresenta maior energia de ionizao? Justifique.

2 2 2 7.7 Considere os tomos A, B e C, indique, caso exista, um: 7.7.1 7.7.2 7.7.3 metal alcalino: ______________________________________ metal alcalino-terroso: ________________________________ origine um anio mononegativo: ________________________

7.8 Considere as configuraes eletrnicas apresentadas A. 5 B. O elemento A um metal de transio. O elemento C localiza-se no 3 perodo e um no-metal.

C. O elemento B um halogneo e localiza-se no 3 perodo. D. Os elementos A e B situam-se, respetivamente, nos grupos 1 e 5 da Tabela Peridica. Selecione a afirmao correta.
3 Teste de FQ A 10 A Verso 1 5/8

8.

Um aluno utilizou um picnmetro para determinar a densidade relativa do etanol, tendo obtido os seguintes resultados: Grandeza medida Massa do picnmetro vazio Massa do picnmetro cheio com etanol Massa do picnmetro cheio com gua Resultado mp = 8,32 g m1 = 45,61 g m2 = 54,98 g

Admitindo que a densidade da gua utilizada igual a 1,000 g/cm3. 8.1. Determine a massa de etanol (mE) e a massa de gua (m0) correspondentes ao volume do picnmetro. 8

8.2. Calcule o valor obtido pelo aluno para a densidade relativa do etanol.

9.

Numa aula laboratorial, dois grupos de alunos realizaram o ensaio de chama com alguns sais fornecidos pelo professor.

O grupo 1 registou as seguintes observaes: Nome do sal Cloreto de sdio Nitrato de clcio Nitrato de potssio Cor do sal Branca Branca Branca Cor da chama Amarela intensa Amarelo-avermelhada violeta

No entanto, o grupo 2 esqueceu-se de anotar algumas observaes, ficando com o seu registo incompleto, como mostra a tabela seguinte Nome do sal Cloreto de cobre (II) Nitrato de sdio Cloreto de brio Cor do sal azul Branca Branca Cor da chama ? ? Amarelo-esverdeada

9.1. possvel atravs dos resultados do grupo 1 deduzir os registos em falta do grupo 2? Justifique. 8

3 Teste de FQ A 10 A

Verso 1

6/8

9.2. Comente a seguinte afirmao: Sais da mesma cor do cor idntica a uma chama.

6 9.3. Indique duas limitaes do uso do teste da chama na identificao de elementos qumicos presentes numa amostra.

8 9.4. Tendo em conta os registos efetuados pelos dois grupos de alunos, complete os espaos vazios de forma a obter afirmaes verdadeiras. A. Quando os sais __________________ e _____________________ so sujeitos a elevadas temperaturas, os _____________________ que os constituem ficam excitados, emitindo, posteriormente, radiao sob a forma de uma chama amarela. B. No ensaio de chama do nitrato de brio, a colorao da chama ____________________ e, visualizada com um espectroscpio de bolso, obtm-se um espectro de __________ semelhante ao do sal, ______________________________. C. Quando a luz branca for interposta por uma amostra do elemento ______________, uma das riscas negras do espectro de _____________ surge na zona da cor violeta.

FIM

3 Teste de FQ A 10 A

Verso 1

7/8

3 Teste de FQ A 10 A

Verso 1

8/8

You might also like