You are on page 1of 106

Comandos Eletroeletrnicos

Programmable Logic Controller - PLC

Prof. Gilmrio Lima

Parte 1 Lgica Programada

Definio de Programmable Logic Controller O PLC um equipamento composto de componentes eletrnicos e memria programvel ou no-programvel que contm dados e programas com a finalidade de ler e executar instrues, interagindo com um sistema que deve ser controlado por dispositivos de input e output do tipo digital ou analgico (Norma IEC 61131-1). O PLC um computador que realiza funes de controle em vrios nveis de complexidade. O aspecto interessante do PLC que ele pode ser programado e utilizado por pessoas sem um grande conhecimento no uso do computador. Este pequeno computador (PLC) projetado para trabalhar em ambiente industrial com variao de temperatura, umidade, vibraes, distrbios eltricos e outras variantes que existem no ambiente industrial.

Evoluo dos Modernos PLC O primeiro PLC surgiu no final dos anos 1960 na indstria automobilstica com a finalidade de abreviar os tempos de parada das mquinas na produo. Os novos PLC reduzem os tempos de parada da mquina de modo a tornarem-se competitivos , no mercado. Com o passar do tempo, o PLC transformou-se em um equipamento mais simples de usar, mais confivel e produtivo. Dos anos 1980 em diante deu-se um enorme desenvolvimento na indstria dos computadores. O PLC tornou-se especializado, e sua difuso cresceu exponencilamente.

Vantagens e Desvantagens na Utilizao do PLC Vantagens


Flexibilidade Fcil gesto das falhas Grande nmero de contatos Baixo custo Observao do funcionamento Velocidade de operao Facilidade de programao Desvantagens Nova tecnologia Aplicao fixa Condies ambientais extremas

Algoritmos

Diagrama de Blocos Um grave erro que os programadores, especialmente aqueles pouco experientes, em geral cometem iniciar a relatar um programa sem escrever uma detalhada documentao da tipologia da mquina e do programa (software). importante lembrar que o tempo empregado na preparao dos programas no pode nunca ser desperdiado. So muitos os inconvenientes de uma documentao pobre na elaborao do software; dentre eles especificamos alguns a seguir:

Diagrama de Blocos difcil estar certo do correto funcionamento do software em cada condio exposta. Isso pode acontecer com qualquer tipo de software ou programa. Mas se a documentao carente, isso se torna pior. difcil entender como funciona o programa, especialmente depois de algum tempo de ele ter sido escrito. Ser muito difcil modific-lo. O programa ser compreensvel somente ao autor.

Diagrama de Blocos A elaborao de um bom programa consiste em seguir trs dicas fundamentais: 1. Entender muito bem o futuro funcionamento da mquina (principalmente do ponto de vista de hardware). importante, para um bom programador de PLC, conhecer o que sensor, transdutor, contatores, motor eltrico, vlvula pneumtica e outros utenslios da mquina. 2. O programa deve ser definido exatamente com o auxlio de diagramas ou grficos. 3. Uma vez realizado o diagrama de funcionamento, possvel traduzilo na linguagem de programao que o PLC conhece.

Diagrama de Blocos

Diagrama de Blocos Escrever o algoritmo antes de iniciar o desenvolvimento do programa representa notveis vantagens, entre as quais citamos: os problemas podem ser mais bem resolvidos com o auxilio do engenheiro projetista da mquina e escritos em portugus, e no na linguagem do PLC; o programa escrito transforma-se assim em uma simples traduo do algoritmo; o funcionamento do programa deve compreensvel tambm por outras pessoas; ser perfeitamente

muito mais fcil estudar eventuais modificaes do algoritmo para depois inserir no programa que ter que estudar todo o programa novamente.

Diagrama de Blocos Um mtodo muito difundido diagrama de fluxo (flowchart). Os smbolos utilizados so reconhecidos pelo BSI -British Standards Institute, pela ECMA - European Computing Manufacturing e por outras entidades internacionais.

Diagrama de Blocos

Parte 2 Hardware do PLC

Microprocessador e CPU Esse dispositivo cumpre operaes lgicas e matemticas muito velozmente, e sobretudo as executa conforme uma seqncia predefinida, chamada simplesmente programa. O elenco de todas as operaes que um PLC pode executar chamado set de instrues, em ingls, instruction set. A CPU l os sinais de entrada, carrega as informaes provenientes da mquina adquiridas por meio de um boto, interruptor de posio, sensores e/ou transdutor.

Microprocessador e CPU O programa escrito instrui a CPU, informando-a no apenas que o interruptor I est fechado mas que deve ligar a lmpada L. A CPU executa o programa repetitivamente, e, portanto, nesse caso, ler continuamente a entrada I at que I = 0 (interruptor aberto), portanto L = 0 mas no apenas I = 1 (interruptor fechado) habilita a sada L = 1, ligando assim a lmpada.

Ciclo de Scan

Sistema Operacional As funes so efetuadas por um software que somente o construtor do PLC pode alterar. Esse software chama-se SISTEMA OPERACIONAL, e gravado numa memria especfica chamada ROM. Entre as principais operaes que esse sistema operacional administra, temos: 1. Autodiagnstico; 2. Proteo de dados; 3. A funo de interrupo (interrupt)

Memria So os dispositivos que permitem lere escrever as informaes. Algumas caractersticas: - possibilidade de ler e escrever; - velocidade de escrever; - modalidade de cancelar; - comportamento em caso de falta da alimentao eltrica; - quantidade de informao memorizvel (capacidade).
ROM (read only memory) RAM (random access memory) EAROM (electrically alterable ROM) EPROM ( erasable programmable ROM) EEPROM (electrically erasable programmable ROM) NOVRAM (non volatile random access memory) memria FLASH

Memria Memria ROM A sigla inglesa ROM -Read Only Memory - significa literalmente memria s de leitura. Esta escrita de modo definitivo pelo construtor que a introduz na mquina, e a disponibiliza para tarefas especficas, podendo ser lida apenas pelo microprocessador. Na ausncia de energia eltrica, o contedo dessa memria no se perde. Essa propriedade da memria ROM a caracteriza como "novoltil".

Memria Memria RAM A sigla inglesa RAM - Random Acces Memory - significa literalmente memria de acesso livre. A memria RAM pode ser escrita e lida em qualquer momento no microprocessador. voltil porque perde o seu contedo na ausncia de alimentao. Pode transformar-se em "no-volteis" com a presena de pequenos acumuladores que mantm a alimentao quando o aparelho desligado (bateria de backup). Desse modo os dados so preservados por muitos meses.

Memria Memria EAROM A sigla inglesa EAROM - Electrically Alterable Read Only Memory - praticamente uma memria "no-voltil" e reprogramvel, ou seja, possvel de ser alterada eletricamente porque permite, com um simples sinal eltrico, a modificao de algumas locaes das memrias. Hoje so memrias j fora do mercado por serem relativamente lentas; foram substitudas por uma mais utilizada, denominada EEPROM.

Memria Memria EPROM A sigla inglesa EPROM - Erasable Programmable Read Only Memory significa literalmente memria s de leitura, podendo ser cancelvel e reprogramvel. As memrias EPROM so "no-volteis" e podem ser lidas somente pelo microprocessador, mas, ao contrrio da memria ROM, pode ser cancelvel e escrita de novo pelo usurio com um aparelho especfico, chamado programador de EPROM. A EPROM pode ser cancelada somente expondo-a por alguns minutos a raios ultravioleta (LTV), que agem sobre a memria atravessando uma pequena janela do circuito integrado (chip). A vantagem da EPROM est no fato de ela poder ser reutilizada muitas vezes. As desvantagens consistem no grande intervalo de tempo necessrio para ser cancelada e no custo adicional do programador de EPROM.

Memria Memria EEPROM Essa memria tem um "E" a mais que a memria EPROM refente ao ingls electrically, eletricamente. De fato, as EEPROM so memrias que tm a mesma caracterstica da memria EPROM, porm so cancelveis eletricamente. A grande diferena entre uma e outra consiste essencialmente no processo de cancelamento e de reprogramao. Com esse tipo de memria, no mais necessrio retirar fisicamente a memria do PLC; basta simplesmente dar o comando ao sistema via software, que ento cancela os dados e reescreve com simples sinais eltricos. Voc poder perceber que esse tipo de memria parece com a memria RAM, mas na realidade o processo de leitura e escritura muito mais lento que o da memria RAM.

Memria Memria NOVRAM A sigla inglesa NOVRAM - Non volatile RAM - significa literalmente RAM no-voltil, e se associa s caractersticas das memrias RAM e EEPROM. As vantagens desse tipo de memria so notveis. Elas tm elevada velocidade de acesso aos dados, caracterstica tpica da memria RAM, e a no-volatividade dos dados tpica da memria EEPROM. Como desvantagem, o custo ainda elevado.

Memria Memria FLASH No mundo da microeletrnica, deu entrada muito recentemente essa tipologia de memria. Ela ser destinada, nos prximos anos, provavelmente a substituir as memrias ROM e EPROM e tambm as grandes memrias de dados (hard disk). Sero assim eliminadas todas as partes mecnicas necessrias para o uso do suporte magntico. As caractersticas das memrias FLASH so grande confiabilidade, consumo reduzido, leveza, possibilidade de ler e escrever com sinais eltricos. Atualmente muitos PLCs (em particular o Siemens S7-300/400) possuem j a memria FLASH como suporte obrigatrio, com a possibilidade de memorizar at alguns Mbyte. So chamadas comumente memory-card.

Fonte de Alimentao A fonte de alimentao empregada no PLC pode ser de dois tipos: 1.tradicional linear 2.chaveada (switching)
PLC com fonte de alimentao interna O PLC ligado diretamente tenso de rede, e pode alimentar tambm outro aparelho que faz parte do sistema que est sendo controlado. PLC com fonte de alimentao externa A fonte, por ser externa ao PLC, ser dimensionada adequadamente, de modo a distribuir ao PLC as tenses e corrente corretas para o seu bom funcionamento e para os vrios mdulos de expanso.

Parte 3 Unidade de Entrada e Sada

A unidade de entrada e sada composta de dispositivos apropriados de modo a permitir o dilogo do PLC com os sinais de entrada e sinais de sada provenientes do campo. A unidade de entrada opera sob o sinal de entrada proveniente dos sensores da instalao para torn-la compatvel com a CPU do PLC. A unidade de sada trata os sinais emitidos pela CPU para envi-los aos dispositivos que devem ser acionados, chamados atuadores (motor eltrico, lmpadas, vlvula pneumtica e outros). A construo prtica dessas unidades, que so geralmente chamadas de "Placas I/O", efetuada com base em sinais que podem ser: - digitais (on/off) - analgicos.

Recordemos brevemente que os sinais digitais so aqueles que assumem somente dois estados on (1) e off (0) identificados mediante um nvel de tenso que deve ser conhecido por quem projeta o PLC, segundo a lgica: 1 = tenso presente 0 = tenso ausente (isso, em lgica positiva)

MERCADO - placa de entrada digital on/off - placa de sada digital on/ off - placa de entrada analgica - placa de sada analgica.

Parte 4 Software

LINGUAGEM DE PROGRAMAO TEXTUAL Essa modalidade de programao das mais "difceis" para quem se prope ao mundo do PLC proveniente do setor eletrotcnico. Tal sistema de programao provm do setor eletrnico ou ento informtico e, portanto, constitui a verdadeira linguagem de programao com enorme possibilidade de desenvolver as necessidades do projeto.

LINGUAGEM DE PROGRAMAO TEXTUAL


Lista de Instrues - IL (Instruction List) Esse modo de programao praticamente a linguagem mquina muito parecida com linguagem Assembler, ou seja, uma linguagem que usa diretamente as instrues do microcomputador. Tal sistema pouco intuitivo e pouco prtico, no tem nenhuma representao grfica e requer muito tempo do programador para a pesquisa de falhas no programa. Alguns PLC no permitem uso desse sistema, porm, com outros ele indispensvel para se usar plenamente a potencialidade do PLC. Texto Estruturado - ST (Structured Text) Essa linguagem de programao de alto nvel, como as linguagens Pascal, Basic e C++, e s vezes indispensvel em determinada aplicao ou nas redes de comunicao. Para desfrutar ao mximo a potencialidade de tal linguagem, indispensvel a utilizao do diagrama de blocos. A linguagem de programao grfica se apresenta ao programador como um verdadeiro esquema eltrico ou esquema a blocos.

LINGUAGEM DE PROGRAMAO GRFICA


Diagrama Ladder - LD (Ladder Diagram) Esta a linguagem de programao mais utilizada, semelhante a um esquema eltrico funcional. Ladder significa literalmente "escada", dado que visualmente o esquema lembra uma escada. Cada degrau chamado rung. Diagrama de Blocos Funcionais - FBD (Function Block Diagram) uma linguagem a "portas lgicas" que permite desenhar um esquema clssico de eletrnica digital. muito utilizado nos sistemas de controle de grande instalao de processos (centrais termoeltricas, instalaes qumicas e outros). Seqenciamento Grfico de Funes - SFC (Sequential Function Chart) uma linguagem desenvolvida na Frana com o nome de linguagem Grafcet. Representa o funcionamento por passos de um processo automtico.

LINGUAGEM DE PROGRAMAO
Lista de Instrues - IL (Instruction List)

LINGUAGEM DE PROGRAMAO
Texto Estruturado - ST (Structured Text)

LINGUAGEM DE PROGRAMAO
Diagrama Ladder - LD (Ladder Diagram)

LINGUAGEM DE PROGRAMAO
Diagrama de Blocos Funcionais - FBD (Function Block Diagram)

Parte 5 PLC Siemens

GENERALIDADES A Siemens tem atualmente trs diferentes faixas de Controlador Lgico Programvel que esto ocupando trs diferente segmentos aplicativos: PLC compacto (srie LOGO) PLC compacto com expanso (srie S7-200) PLC modular (srie S7-300/400)

PLC compacto (srie LOGO) So PLCs de dimenso reduzida e compreendem poucos pontos de I/O disponveis. So empregados na aplicao a baixo custo em que o componente econmico determinante. utilizado em aplicao em nvel de home automation. A programao desse tipo de PLC efetuada somente com linguagem de programao tipo Ladder, FBD. Para esse tipo de PLC, no previsto outro tipo de linguagem de programao. O termo compacto significa que todos os componentes principais do PLC, tais como CPU, fonte de alimentao e placa de sada/entrada, ficam no mesmo boxe, com possibilidade limitada de expanso.

PLC compacto (srie LOGO)

PLC Compacto com Expanso (Srie S7- 200) So dispositivos mais evoludos em relao srie LOGO e dotados de instruo similar ao segmento superior (modular). So porm equipados com uma nica CPU e fonte de alimentao e dotados de boa possibilidade de expanso com mdulos de entrada e sada tanto analgico como digital e expanso com mdulos especiais. A aplicao apropriada para o segmento intermedirio, que exige uma certa flexibilidade na configurao hardware e de tarefa mediamente complexa.

PLC Compacto com Expanso (Srie S7- 200)

PLC Modular (Srie S7- 300/400) Sua estrutura similar do PLC S7-200, porm com notvel possibilidade de expanso. So equipados com mdulos (placas) alojados num continer chamado rack, com uma configurao hardware (at milhares de I/O) que pode ser varivel segundo o sistema controlado e que permite eventual variao sucessiva. So dispositivos que permitem a mais elevada capacidade de elaborao e, por isso, tambm so mais caros. So empregados no segmento industrial, em aplicaes em que sua flexibilidade permite a configurao de hardware muito complexo com bastante facilidade, porque so dotados de placas que podem ser retiradas e inseridas conforme a convenincia do uso; da o termo modular.

PLC Modular (Srie S7- 300/400)

Parte 6 PLC Siemens Srie S7-200

Configurao bsica de um sistema de automao S7-200 Mdulo bsico Cabo de comunicao PC/PPI PC Software de programao (STEP 7- Micro/WIN), conforme a Norma IEC 61131-3 (No caso do, V3.1).

Programao STEP 7- Micro/WIN 32

Programao STEP 7- Micro/WIN 32 Inverso do sentido de rotao do MIT


+24V 1

Aplicao 1

S0 - Desliga S1 - Liga sentido-horrio S2 - Liga sentido-antihorrio

S0 2 3

S1

K1

S2

K2

S2

S1

Smbolos S0 S1 S2 RT K1 K2

Endereo I0.0 I0.1 I0.2 I0.3 Q0.0 Q0.1

Comentrio Boto de parada Boto de partida para frente Boto de partida para trs Trmica Contator motor para frente Contator motor para trs

K2

K1

K1 0V

K2

2 5

4 6

Programao STEP 7- Micro/WIN 32 Inverso do sentido de rotao do MIT

Aplicao 1

Programao STEP 7- Micro/WIN 32 Inverso do sentido de rotao do MIT

Aplicao 1

Parte 7 Temporizadores

Em automao, muito frequentemente surge a necessidade de subordinar algumas aes no transcorrer do tempo ou ento gerar sinais de comando de durao preestabelecida. Para satisfazer a essas duas exigncias, o PLC tem trs tipos de instruo de temporizao:
imposio por meio do programa de um determinado tempo de atraso; imposio analgica (externa) de um determinado tempo de atraso; gerao de sinal com durao preestabelecida.

Imposio por Meio do Programa de um Determinado Tempo de Atraso Os dispositivos mais usados no desenvolvimento da lgica de controle do processo, alm das bobinas e dos contatos, so os temporizadores (em ingls, timer). O timer mais comum o temporizador com atraso na ligao. Dele derivam todas as outras funes de temporizadores. Geralmente em um PLC existem dois ou trs tipos de temporizador. Esses tipos de timer podem ser combinados em vrias modalidades, utilizando os respectivos contatos para realizar variadas tarefas de automao. Os trs tipos de timer mais utilizados so: timer com atraso no desligamento timer com atraso na ligao com memria timer com atraso na ligao

Imposio por Meio do Programa de um Determinado Tempo de Atraso Timer com atraso no desligamento

Imposio por Meio do Programa de um Determinado Tempo de Atraso Timer com atraso na ligao com memria

Imposio por Meio do Programa de um Determinado Tempo de Atraso Timer com atraso na ligao com memria A diferena principal desse timer em relao ao temporizador com atraso na ligao que ele possui uma memria do tempo transcorrido. Um exemplo: se no intervalo de tempo entre 0 e 10 segundos a entrada I0.1 for aberta (off), o timer memoriza o tempo transcorrido at aquele momento. Supomos que ele tenha memorizado 5 segundos. No ato do fechamento seguinte da entrada I0.1 (on), o tempo contado parte de 5 segundos at chegar a 10 segundos, ativando assim a sada Q0.0. Quando a entrada I0.2 se ativa (on), se reseta a contagem do tempo em qualquer momento.

Imposio por Meio do Programa de um Determinado Tempo de Atraso Timer com atraso na ligao

Simples Comandos Temporizados Ativao de uma sada por um tempo tx

Simples Comandos Temporizados Ativao de mais de uma sada em seqncia

Simples Comandos Temporizados Ativao de um timer por meio de um boto (sinal impulsivo)

Simples Comandos Temporizados Timer cclico

Simples Comandos Temporizados Timer em seqncia com atraso na ligao

Simples Comandos Temporizados Timer em seqncia com atraso no desligamento

Operao de Temporizao com a CPU S7-200 A CPU S7-200 dispe de trs operaes de temporizao diferentes: temporizao com atraso na ligao (TON) temporizao com atraso no desligamento (TOF) temporizao com atraso na ligao com memria (TONR) importante considerar agora como determinar a resoluo do temporizador, tambm chamada de base dos tempos. Este determina a durao de cada intervalo temporal. Exemplo: um TON com base do tempo de 10 ms conta o nmero de intervalo de 10 ms que transcorre depois de estar habilitado. Uma contagem de 50 em um temporizador de 10 ms. corresponde a um tempo de 500 ms, ou seja, 50 X 10 = 500 ms. Os timers SIMATIC esto disponveis em trs resolues: 1 ms, 10 ms, 100 ms.

Operao de Temporizao com a CPU S7-200

Boxes TON, TOF, TONR

Boxes TON, TOF, TONR Exemplo de TON

Nota: PT = 50 significa que o tempo imposto

100 ms X 50 = 5000 ms = 5 s.

Boxes TON, TOF, TONR Exemplo de TOF

Nota: PT = 15 significa que o tempo imposto

10 ms x 15 = 150 ms = 0,15 s.

Boxes TON, TOF, TONR Exemplo de TONR

Nota: PT = 150 significa que o tempo imposto

100 ms X 150 = 15.000 ms = 15 s.

Gerao de sinais de durao preestabelecida O PLC S7-200 apresenta Merker de sistema.

Aplicao: Esteira Transportadora com Lampejo. Uma esteira transportadora acionada pressionando-se o boto S1. Iniciase assim um lampejo de uma lmpada (H 1) por 8 segundos. Depois se ativa um contator K1M que aciona a esteira transportadora.

Aplicao: Esteira Transportadora com Lampejo.

Aplicao: Esteira Transportadora com Lampejo.

Aplicao: Esteira Transportadora com Lampejo. O funcionamento o seguinte: 1. Na primeira linha do programa, ativa-se o rel auxiliar K1A por meio do boto S1. 2. Na segunda linha do programa, ativa-se a contagem do tempo do temporizador KT1. 3. Na terceira linha do programa, com o fechamento do contato K1A do rel auxiliar, inicia-se o lampejo da lmpada H1 com intervalo de 0,5 s on/0,5 s off. 4. Na quarta linha do programa ocorre o fechamento do contato auxiliar do temporizador KT1 depois de 8 s. Tem lugar a energizao da bobina K1M, e assim se inicia a partida da esteira transportadora. A bobina do rel auxiliar K1A desenergizada por meio do contato KT1 do temporizador na primeira Linha do programa; uma vez terminados os 8 segundos, tambm so desligados o temporizador e a lmpada H1.

Funo SET/RESET A operao de set pode ser vista como imposio de uma sada em autoreteno. Com essa instruo da CPU S7-200, pode-se impor 1 bit ou 1 grupo de bits; ela tradicionalmente utilizada com a instruo reset. Os dois trabalham com o mesmo bit ou grupo de bits.

Funo SET/RESET Acionando o boto I0.0 ativa-se a sada Q0.0 (set) com auto-reteno. Acionando o boto I0.1 desativa-se Q0.0 (reset). interessante notar que acionando simultaneamente I0.0 e I0.1, Q0.0 permanece desativado. Tecnicamente, diz-se que o reset dominante. Numa situao inversa, se a linha de reset antecede a linha de set, diz-se que o set dominante, acionando a sada Q0.0. Essa situao se deve lgica do ciclo de scan do PLC. De fato, o programa executado pela CPU de cima para baixo e da esquerda para a direita.

Parte 8 Contadores

Os contadores do PLC tm um formato similar ao do timer. A entrada fornece o pulso de contagem que o PLC analisa; no entanto, a outra entrada permite ressetar tudo a qualquer momento. So disponveis contadores crescente (counter op) e decrescente (counter down). Em geral o contador crescente conta do nmero 0 at o valor primposto, no qual depois deve acontecer uma ao. O contador decrescente parte na ordem regressiva do nmero primposto at 0. Os contadores, na prtica, efetuam contagens de eventos de todos os tipos a partir de um sensor ou transdutor que converte eventos em pulsos eltricos.
Em todos os exemplos utilizados aqui, a referncia ser o contador crescente.

Ativao de um contador

Soma de contagem de dois contadores

Soma de contagem de dois contadores

Combinao de Timer e Contador nos Processos Industriais


Exemplo 1: depois que um sensor contou 10 peas, uma pistola de pintura ativada por 30 segundos.

Combinao de Timer e Contador nos Processos Industriais


Exemplo 2: a contagem no se inicia antes de 30 segundos do acionamento do mesmo processo. Um contato do temporizador impede que essa entrada de contagem seja lida pelo sensor na entrada I0.1 at que passem os 30 segundos impostos. O fechamento do contato do temporizador T1 habilita a contagem, e depois de 15 peas a sada ativada.

Combinao de Timer e Contador nos Processos Industriais


Exemplo 2:

Combinao de Timer e Contador nos Processos Industriais


Exemplo 3: ilustra o mtodo para saber quantas peas passaram em 1 minuto num determinado ponto da linha de produo. O timer e o contador so habilitados no mesmo instante. O contador recebe um pulso do sensor na entrada I0.1 por cada pea que passa na esteira e incrementa o prprio valor. Com o incio da contagem, comea tambm a ativao do timer imposto a 60 segundos. Ao fim dos 60 segundos, a entrada de contagem do contador desabilitada. Depois dos 60 segundos, ainda que o sensor na entrada I0.1 continue a enviar pulsos sinalizando que outras peas esto transitando, o valor do contador no modificado. O contador pode ser ressetado manualmente ou mediante uma habilitao proveniente de outra parte do programa.

Combinao de Timer e Contador nos Processos Industriais


Exemplo 3:

Contador Expandido
Sendo, em geral, o valor mximo de contagem fixado igual a 32767, para se obter um valor maior pode-se utilizar o pequeno programa, no qual so empregados dois contadores em cascata para efetuar uma contagem igual a 32767 X 2 = 65534 contagens. Depois da contagem 65534, a sada Q0.2 se ativa.

Operao de Contagem no S7-200


A CPU S7-200 dispe de trs operaes com contagem diferentes: contagem crescente (CTU) contagem decrescente (CTD) contagem crescente/decrescente (CTUD) Cada vez que se verifica uma transio de um contato de um valor off a um valor on na entrada de contagem, o contador crescente conta de modo crescente. O contador decrescente conta partindo de um valor predefinido quando chega borda do sinal na entrada de contagem. O contador crescente/decrescente conta quando chega borda do sinal na entrada de contagem. A entrada de reset resseta a contagem em qualquer momento. O contador vai de C0 a C255. O contador crescente (CTU) e decrescente (CTD) tem um campo de contagem de 0 a 32767, e o contador crescente/decrescente(CTUD) tem um campo de contagem de -32767 a +32767.

Aplicao: Enchimento de uma Caixa de Cerveja


Um sistema de esteira transportadora serve para encher as caixas de cerveja para serem transportadas. Quando a caixa est vazia, a esteira comea a funcionar carregando a cerveja na caixa. Quando so contadas 5 cervejas a esteira pra, at que o operrio substitua a caixa cheia por uma vazia.

Aplicao: Enchimento de uma Caixa de Cerveja

Aplicao: Enchimento de uma Caixa de Cerveja

Aplicao: Enchimento de uma Caixa de Cerveja


O funcionamento do diagrama Ladder, em linhas gerais, o seguinte: 1) Na linha de programa 1, quando se pressiona o boto S1 se ativa o rel auxiliar K1A, que ativa o sistema. 2) Na linha de programa 2, quando o operador pe a caixa vazia no lugar da caixa cheia, fecha-se o microinterruptor de presena da caixa S3. Parte assim um pulso por meio do contato P, a transio positiva que energiza o rel auxiliar K2A. 3) Na linha de programa 3, o fechamento do contato K2A resseta a contagem. B1 o contato fotoclula que conta a garrafa de cerveja. 4) Na linha de programa 4, estando j fechados o contato K1A e o microinterruptor de presena da caixa S3, ativa-se o contator K1M e a esteira entra em movimento at o contador contar 5 garrafas de cerveja. Depois o contato CNT se abre desligando o contator K1M e a esteira pra. O boto S2 pra a esteira em qualquer momento.

Aplicao: Linha de Transporte Automtico de Garrafas

Aplicao: Linha de Transporte Automtico de Garrafas

Aplicao: Linha de Transporte Automtico de Garrafas


O funcionamento do diagrama Ladder, em linhas gerais, o seguinte: 1. Na linha de programa 1, acionando-se o boto S1, a bobina K1A energizada para o incio do ciclo. 2. Na linha de programa 2, se o ciclo ativado, contam-se os pulsos provenientes do sensor B1, que assinala a presena das garrafas. O contador ressetado quando o rel auxiliar K2A (da linha de programa 3) energizado. 3. Na linha de programa 3, o contato do contador CNT se fecha depois de 4 pulsos, energizando a bobina de K2A, que, na linha de programa anterior, vimos ressetar o contador. O rel auxiliar K2A fica energizado durante os 5 segundos impostos; depois o contato temporizado KT1 se abrir. 4. Na linha de programa 4, o contato do rel auxiliar K2A (que resseta o contador) ativa o timer KT1 e faz partir a esteira transportadora M1 por meio do contator K1M. Transcorridos os 5 segundos, o contato do rel auxiliar K2A se abre, ressetando o timer e desativando K1M; assim a esteira transportadora M1 pra. 5. Na linha de programa 5, quando se inicia o comando automtico, K1A fechado, encaminhando assim a esteira transportadora M2 por meio do contator K2M. Quando, ao contrrio, se encaminha a esteira transportadora M1, K2A aberto; assim a esteira M1 entra em funo e a esteira M2 permanece parada.

Aplicao: Ciclos de Aspirao de Resduos Materiais


Esta aplicao prev o controle de um ciclo automtico cujo funcionamento o seguinte: Ciclo 1 A primeira unidade operacional (motor M1) deve ser encaminhada a tenso reduzida (chave estrela/tringulo) e em seguida parada. Ciclo 2 Depois de 4 paradas manuais da primeira unidade operacional (motor M1) de um operador, deve intervir automaticamente uma segunda unidade operacional (motor M2), que tem por funo aspirar o resduo de um trabalho mecnico, durante um intervalo de 15 segundos. Ao longo do funcionamento do ciclo 2, no deve acontecer a ligao da primeira unidade operacional. O acionamento da segunda unidade operacional pode ser executado manualmente por meio do boto S3.

Aplicao: Ciclos de Aspirao de Resduos Materiais

Aplicao: Ciclos de Aspirao de Resduos Materiais

Aplicao: Ciclos de Aspirao de Resduos Materiais

Aplicao: Ciclos de Aspirao de Resduos Materiais


A interpretao do diagrama Ladder muito simples: 1 a 4) Na linha de programa de 1 a 4, temos o ciclo 1; trata-se de uma chave estrela/tringulo. 5) Na linha de programa 5, temos a contagem das quatro paradas manuais por meio do boto de parada S2 e o reset contador, mediante o contato temporizado K2T, que se ativa no final do ciclo 2. 6) Na linha de programa 6, temos o ciclo 2, ou seja, o acionamento do contator KM4 relativo ao motor M2 de aspirao residual. O acionamento do contator KM4 pode acontecer manualmente por meio do boto S3 ou ento automaticamente, por meio do contato CNT do contador. Uma vez acionado, o KM4 permanece ativo por 15 segundos, depois K2T resseta tudo. Nota-se que na primeira linha de programa existe um contato fechado de KM4 em srie a bobina de linha KL. Esse contato se abre quando se aciona o motor de aspirao residual M2 e, portanto, no permite o funcionamento do ciclo 1.

Referncias
Prudente, Francesco Automao Industrial: PLC, teoria e aplicao: curso bsico. LTC. 2007.

You might also like