You are on page 1of 146

FACULDADE CATLICA SALESIANA DO ESPRITO SANTO

LORENA TORRES DE LEMOS MARCIELE VIEIRA RIBEIRO

AS ESTRATGIAS DE MANUTENO DAS FAMLIAS DURANTE O PERODO DE BLOQUEIO DO PROGRAMA BOLSA FAMLIA DEVIDO DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES

VITRIA 2012

LORENA TORRES DE LEMOS MARCIELE VIEIRA RIBEIRO

AS ESTRATGIAS DE MANUTENO DAS FAMLIAS DURANTE O PERODO DE BLOQUEIO DO PROGRAMA BOLSA FAMLIA DEVIDO DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade Catlica Salesiana do Esprito Santo, como requisito obrigatrio para obteno do ttulo de Bacharel em Servio Social. Orientador: Prof Ms. Alasa de Oliveira Siqueira

VITRIA 2012

LORENA TORRES DE LEMOS MARCIELE VIEIRA RIBEIRO

AS ESTRATGIAS DE MANUTENO DAS FAMLIAS DURANTE O PERODO DE BLOQUEIO DO PROGRAMA BOLSA FAMLIA DEVIDO DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Faculdade Catlica Salesiana do Esprito Santo, como requisito obrigatrio para obteno do ttulo de Bacharel em Servio Social. Aprovado em 06 de dezembro de 2012, por:

_____________________________________ Prof. Ms. Alasa de Oliveira Siqueira (Orientadora)

_____________________________________ Prof. Ms. Camila Taquetti Faculdade Catlica Salesiana do Esprito Santo (Examinadora)

_____________________________________ Bruna de Andrade Martins Assistente Social Coordenadora da Central de Cadastro nico e Programa Bolsa Famlia do Municpio de Cariacica/ES (Examinadora)

DEDICATRIA

Com muito amor a Deus, aos nossos pais, e a todas as vtimas da fome, fruto do sistema capitalista.

(Lorena e Marciele).

AGRADECIMENTOS Ao grande DEUS que nunca me desamparou e que quando eu percebia que estava cansada e que as coisas no estavam fceis ele me confortava e iluminava os meus pensamentos.

Aos meus pais, Carlos Srgio e Shirley, que so minha vida que me deram muito apoio, que fizeram e fazem de tudo para que eu seja quem eu sou hoje, quero sempre me espelhar em vocs.

Meu namorado Marlon que sempre foi compreensvel, que entendeu muitas das vezes que eu necessitei me ausentar, que me acompanhou durante toda essa caminhada.

A todos da minha famlia materna quando da paterna que sempre acreditaram, torceram por mim e me ajudaram no que foi preciso. Aos meus amigos de infncia que infelizmente estou um pouco distante devido graduao, mas, so muito especiais e carrego todos os dias em meu corao. Tambm as minhas colegas e amigas formadas na academia que irei lev-las para sempre em minha vida. Em especial um agradecimento as minhas amigas de risadas, de segredos, de um simples bom dia, de compreenso e que transmitiram momentos de descontrao naquela tenso, sendo essas: Aline, Bruna, Janini, Leda , Marciele e Sarize. Aos profissionais do Instituto Federal do Esprito Santo campus Serra, que me proporcionaram um primeiro olhar da minha real profisso, que me acolheram e me deram ensinamentos. Aos profissionais do Centro de Referencia de Assistncia Social de Serra Dourada, aos tcnicos que me ensinaram como ser uma Assistente Social na prtica, a toda equipe que sempre foi amiga, divertida e que realiza um trabalho com unio e com amor. Tanto a equipe de quando eu entrei como aquela em que eu estou saindo, tenho um grande prazer em ter feito parte dessa equipe. Em especial as minhas supervisoras de estgio Cibelle, Mira, Silvia e Andria muito obrigado por me passarem da melhor forma tudo que vocs sabem, por terem

confiado no meu potencial, por ter permitido que eu me sentisse reconhecida. Levo vocs no s como minhas supervisoras, mas como minhas grandes amigas, lembrando tambm da Psicloga e minha amiga Libna que conheci no CRAS e que gosto de corao. Agradeo tambm ao CRAS de Serra Dourada e a Central de Cadastro nico de Cariacica por permitirem que coleta de dados para a realizao desta pesquisa tenha sido realizada dentro de seus espaos. Aos mestres e professores que me ensinaram e me tornaram a profissional que eu sou hoje, obrigado por esses quatro anos de dedicao, em especial: Camila Taquetti, Jaqueline Silva, Renato Andrade e Silvia Trugilho. A minha grande amiga e parceira desta pesquisa Marciele, no tnhamos ideia da amizade iria vir a se formar atravs de um trabalho to rspido. Obrigado minha amiga por ter tido pacincia comigo nos meus momentos de stress, por ter construdo essa unio, por ter sido essa pessoa alegre, extrovertida e companheira. Fico muito feliz em dizer que eu tive uma parceira de TCC que realmente se dedicou e trabalhou comigo. A minha orientadora Prof Ms. Alasa de Oliveira Siqueira que com muita pacincia e ateno, dedicou do seu valioso tempo para nos auxiliar em cada passo deste trabalho. Aos usurios que colaboraram efetivamente para que este trabalho se tornasse possvel, vocs so as peas chave deste processo. Agradeo tambm a Prof. Ms. Camila Taquetti e pela Assistente Social Bruna de Andrade Martins por terem aceitado compor a banca examinadora deste trabalho, enriquecendo-o com seus conhecimentos.

Obrigado por todos, aos que no foram descritos acima, mas que lutam diariamente ao meu lado, transmitindo f, amor, alegria, determinao, pacincia, coragem e que tornam os meus dias mais felizes e bonitos.

LORENA TORRES DE LEMOS

AGRADECIMENTOS

Agradeo a Deus pela oportunidade de cursar o ensino superior, por me dar sabedoria e perseverana na busca pelo saber mesmo nos momentos mais difceis, e pela linda profisso que agora devo honrar.

Agradeo aos meus pais Nilda e Jacy e ao meu irmo Marciel, pelo apoio e confiana, afinal foram quatro anos sem ter vocs comigo todos os dias, essa vitria para vocs meus grandes amores.

Ao meu amor Chesley, por estar sempre comigo me apoiando nos momentos em que achei que no dava mais, obrigada por no ter me deixado desistir nunca, voc muito especial para mim.

Ao afeto das minhas famlias, Ribeiro e Vieira (tios, madrinhas, primas e primos) e as famlias Wendler e Lemos que me adotaram e me aturaram durante esse tempo vocs so demais, as irms Prando minhas colegas da repblica, pela amizade e companheirismo.

A minha parceira de TCC Lorena Torres de Lemos, obrigada pela amizade que construmos, pelos momentos em que fomos escritoras e verdadeiras estudiosas, pela cumplicidade, pacincia, pelo esforo de comear e recomear, pela compreenso, pelas gargalhadas e vrias histrias e momentos engraados que vamos guardar sempre, obrigada por fazer parte e dividir comigo a concretizao desse nosso sonho profissional, vou sentir falta da nossa convivncia diria, nossa parceria deu certo e construiu laos eternos que tenho certeza que no vo parar por aqui, voc dez caulinha da turma!

Agradeo ao carinho e estmulo de todas as minhas amigas e amigos de velhos e poucos anos, a todos colegas de sala que com certeza sero excelentes profissionais, a quem aprendi a amar cada um com seu jeito e esquisitice, em especial a Bruna, Aline, Sarize, Leda e Janini vocs souberam me aturar direitinho durante esses 4 anos !!!

Grata a todos profissionais que me supervisionaram durante o perodo de estgio ou contriburam de alguma forma para a evoluo da minha prxis profissional, de cada um de vocs levo o que h de mais especial, o profissionalismo, o compromisso tico e o entusiasmo na busca por uma sociedade mais justa, em especial as supervisoras Juliane Mateddi, Elielma Griggio, Tabita Gonalves,Bruna Martins, Marilcia Mattos, Denise Lemos e Gabriela Corra, obrigada pelas trocas de saberes, pela compreenso dos erros de quando ainda estava comeando a caminhar.

Aos usurios atendidos por mim, pelo respeito enquanto ainda era estagiria. Aos usurios, funcionrios e profissionais dos Campos de Pesquisa que contriburam pela concretizao deste trabalho, muito obrigada!

Agradeo a todos professores da faculdade Salesiana que desempenharam com dedicao as aulas ministradas e foram fundamentais para o meu aprendizado, um abrao aos professores, Renato Andrade, Silvia Trugilho, Camila Taquetti, Jaqueline Silva e especialmente a Professora e Mestra Alaiza de Oliveira Siqueira pelo estmulo intelectual e pela confiana depositada na nossa capacidade de levar adiante este trabalho. Quero deixar registrada a vocs minha admirao tanto pelo acmulo terico e rigor intelectual, como pela postura humana frente aos seus ideais.

Aos convidados da banca, por dedicar parte do precioso tempo a leitura e anlise do contedo exposto neste trabalho. Enfim, meu muito obrigada a todos que, mesmo no estando citados aqui, contriburam para a concluso desta importante vitria.

MARCIELE VIEIRA RIBEIRO

"Se voc capaz de tremer de indignao a cada vez que se comete uma injustia no mundo, ento somos companheiros.

Che Guevara

RESUMO

Esta pesquisa consiste em um trabalho de concluso de curso, requisito para obteno de titulo em bacharel de Servio Social. Possui enquanto objetivo geral: Analisar as estratgias de sobrevivncia utilizadas pelas famlias em situao de bloqueio do Programa Bolsa Famlia (PBF). Dentre os objetivos especficos esto: Discutir e analisar as principais situaes que ocasionam o bloqueio do PBF dos municpios de Cariacica e Serra, dos usurios dos servios da Central de Cadastro nico (Cadnico) e do Centro de Referncia e Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada; identificar como as famlias se organizam para garantir a obteno de renda durante o perodo de bloqueio do PBF. Metodologia: Quanto a sua finalidade, se classificou como uma pesquisa descritiva e qualitativa, pois esta nos permitiu uma melhor compreenso a cerca do tema abordado. Em relao aos sujeitos participantes da pesquisa, foram os usurios dos servios de ambas instituies que encontravam-se com o beneficio retido por descumprimento de condicionalidades do PBF. A coleta de dados com os sujeitos participantes foi realizada por meio de entrevista do tipo semi-estruturada, com perguntas abertas e fechadas, seguindo um roteiro previamente elaborado. O perodo da coleta de dados foi no ms de setembro do ano de 2012, ms em que ocorreu a repercusso dos benefcios. Para o tratamento dos dados obtidos, foi adotada a anlise qualitativa que contempla trs passos: Reduo, categorizao e interpretao dos dados.Resultados: Atravs da anlise das entrevistas obtivemos como resultados, que as famlias possuem como estratgias de manuteno no perodo do bloqueio do PBF o trabalho informal e o emprstimo de dinheiro com terceiros.

Palavras Chaves: Bolsa Famlia, condicionalidades, pobreza, CRAS, Cadnico.

ABSTRACT This research is a work of completion, a prerequisite for obtaining title in Bachelor of Social Work. It has as main objective: To analyze the coping strategies used by families in blocking the Bolsa Famlia Program. Among the specific objectives are: Discuss and analyze key situations that cause blockage of the BFP and the municipalities of Cariacica Serra, the service users' Center Unified Register (Cadnico) and the Centre for Reference and Social Assistance (CRAS) Sierra Gold; identify how families organize themselves to ensure the achievement of income during the BFP block. Methodology: For the purpose, qualified as a descriptive and qualitative, as this allowed us a better understanding about the theme. Regarding the subject of the research participants were service users of both institutions were retained with the benefit of noncompliance by conditionalities were interviewed PBF. Data collection with the participating subjects was conducted through interviews of semi-structured, with open and closed questions, following a previously elaborated. The period of data collection was in September of 2012, the month in which occurred the transmission of benefits. For the treatment of the data, we adopted the qualitative analysis that involves three steps: reduction, categorization and interpretation details. Results: Through the analysis of interviews obtained as a result that families have as maintenance strategies during the blockade of PBF informal work and lending money to third parties.

Key Words: Bolsa Familia, conditionalities, poverty, CRAS, Cadnico.

LISTA DE GRFICOS Grfico 1 Distribuio dos usurios atendidos por gnero no CRAS de Serra Dourada......................................................................................................................72 Grfico 2 - Faixa etria dos usurios atendidos no CRAS de Serra Dourada...........73 Grfico 3 Distribuio dos usurios atendidos por procedncia no CRAS de Serra Dourada......................................................................................................................74 Grfico 4 Idade dos entrevistados...........................................................................83 Grfico 5 - Situao Empregatcia..............................................................................84 Grfico 6 - Renda Familiar.........................................................................................86 Grfico 7 - Tempo de Permanncia no Programa......................................................87 Grfico 8 - Conscincia sobre o motivo de bloqueio do benefcio ............................89

LISTA DE MAPAS Mapa 1 Cariacica e bairros, e municpios vizinhos ................................................ 78

LISTAS DE QUADROS

Quadro 1 Valores que as Famlias com renda per capita familiar mensal de at R$ 70,00 reais (setenta reais) podem receber ................................................................ 54 Quadro 2 Valores que as famlias com renda per capita familiar mensal de R$ 70 (setenta reais) a R$ 140 (cento e quarenta reais) podem receber ............................ 55 Quadro 3 Calendrio de 2012 de pagamento do PBF .......................................... 56

LISTAS DE TABELAS

Tabela 1 Territrio de abrangncia do CRAS de Serra Dourada ........................... 67

LISTA DE SIGLAS AIDS - Sndrome da Imunodeficincia Adquirida BPC Benefcio de Prestao Continuada BSP -Benefcio de Superao da Extrema Pobreza na Primeira Infncia BVCE Benefcio Varivel de Carter Extraordinrio BVJ Benefcio Varivel Jovem CADBES - Cadastro do Bolsa Escola Cadnico Cadastro nico CEF Caixa Econmica Federal CEP - Comit de tica e Pesquisa CF - Constituio Federal CNAS - Conselho Nacional de Assistncia Social COFAVI - Companhia de Ferro e Ao de Vitria CRAS - Centro de Referncia de Assistncia Social CREAS - Centro de Referncia Especializado da Assistncia Social CVRD - Companhia Vale do Rio Doce DF Distrito Federal DSTs - Doenas Sexualmente Transmissveis ES - Esprito Santo IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IDH - ndice de Desenvolvimento Humano INSS - Instituto Nacional de Seguro Social LA - Liberdade Assistida LOAS - Lei Orgnica de Assistncia Social MDS Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome MP - Medida Provisria NIS - Nmero de identificao Social NOB/SUAS - Norma Operacional Bsica do SUAS PAIF - Programa de Ateno Integral a Famlia PBC - Projeto Bolsa Capixaba PBF- Programa Bolsa Famlia PETI Programa de Erradicao do Trabalho Infantil

PGRFM Programa de Garantia de Renda Familiar Mnima PGRM Programa de Garantia de Renda Mnima PIB - Produto Interno Bruto PNAS - Poltica Nacional de Assistncia Social PSC - Prestao de Servios Comunidade RF Responsvel Familiar RMV - Renda Mensal Vitalcia SCFV - Servios de Convivncia e Fortalecimento de Vnculos SENARC - Secretaria Nacional de Renda de Cidadania SEPROM - Secretaria de Promoo Social SICON - Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Famlia SIBEC - Sistema de Gesto de Benefcios SIBEC SP So Paulo SUAS - Sistema nico de Assistncia Social TCC- Trabalho de Concluso de Curso

SUMRIO 1 INTRODUO........................................................................................................19

2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS...............................................................23 3 POLTICA SOCIAL, OS PERODOS HISTRICOS DA CONFIGURAO DA ASSISTNCIA SOCIAL NO BRASIL E A POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL A PARTIR DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988..................................................27 3.1 BREVE CONTEXTUALIZAO DA POLTICA SOCIAL E OS PERODOS HISTRICOS DA CONFIGURAO DA ASSISTNCIA SOCIAL NO BRASIL......................................................................................................................27 3.2 POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL A PARTIR DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988....................................................................................................28 4 OS PROGRAMAS DE TRANSFERNCIA DE RENDA NO BRASIL E O BOLSA FAMILIA.........39 4.1 BREVE HISTRICO DOS PROGRAMAS DE TRANSFERNCIA DE RENDA NO BRASIL...........................................................................................................39 4.2 JUSTIFICATIVAS PARA UNIFICAO DOS PROGRAMAS NACIONAIS DE TRANSFERENCIA DE RENDA.............................................................................46 4.3 CARACTERIZAO E DEFINIO DO PROGRAMA BOLSA FAMLIA........48 4.3.1 Critrios de Incluso e Valores do Beneficio....................................51 4.3.2 Condicionalidades do PBF..................................................................58 4.3.3 O Cadastro nico Para Programa Sociais do Governo Federal.....59 4.3.4 Programas Complementares..............................................................61

5 CONTEXTUALIZANDO OS CAMPOS DE PESQUISA..........................................65 5.1 CARACTERSTICAS DO MUNICPIO DE SERRA (ES).................................65 5.2 CAMPO DE PESQUISA E PERFIL DAS FAMLIAS ATENDIDAS NO CRAS DE SERRA DOURADA SERRA (ES).................................................................66 5.3 CARACTERSTICAS DO MUNICPIO DE CARIACICA.................................75 5.4 CAMPO DE PESQUISA: CENTRAL DE CADASTRO NICO (CADNICO) DE CARIACICA....................................................................................................78

6 ANALISANDO AS ESTRTEGIAS DE MANUTENO DAS FAMLIAS DURANTE O PERIODO DE BLOQUEIO DO BOLSA FAMILIA ............................82 6.1 PERFIL SOCIOECONOMICO DAS FAMLIAS DOS USURIOS ENTREVISTADOS NOS MUNCIPIOS DE SERRA E CARIACICA.....................82 6.2 O TEMPO DE PERMANNCIA NO PBF E O CONHECIMENTO SOBRE AS CONDICIONALIDADES.........................................................................................87 6.3 O PODER DE COMPRA DAS FAMLIAS E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PERODO DE BLOQUEIO DO BENEFCIO.......................90 6.4 ESTRATGIAS DE MANUTENO APRESENTADAS PELAS FAMLIAS NO PERODO DE BLOQUEIO DO BOLSA FAMLIA..................................................92

7 CONSIDERAES FINAIS....................................................................................96

REFERNCIA............................................................................................................99

APNDICE...............................................................................................................104 APNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA COM OS BENEFICIRIOS..............105 APNDICE B PARECER DO CONSUBSTANCIADO DO COMIT DE TICA E PESQUISA (CEP) DA FACULDADE CATLICA SALESIANA DO ESPRITO SANTO.....................................................................................................................106 APNDICE C - DECLARAO DA INSTITUIO CO-PARTICIPANTE CRAS DE SERRA DOURADA..................................................................................................108 APNDICE D - DECLARAO DA INSTITUIO CO-PARTICIPANTE CENTRAL DE CADASTRO NICO PARA PROGRAMAS SOCIAIS DE CARIACICA.............109 APNDICE E - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO...........120 ANEXO.....................................................................................................................113 ANEXO A FORMULRIO PRINCIPAL DO CADASTRO NICO PARA

PROGRAMAS SOCIAS............................................................................................114

19

1 INTRODUO

Constituiu-se como foco deste estudo o Programa Bolsa Famlia (PBF), os valores do benefcio, critrios de incluso, condicionalidades do programa, dentre outros. Este Trabalho de Concluso de Curso (TCC)1 possui enquanto objetivo geral identificar as estratgias de sobrevivncia utilizadas pelas famlias em situao de bloqueio do PBF. Dentre os objetivos especficos esto: discutir e analisar as principais situaes que ocasionam o bloqueio do PBF dos municpios de Cariacica e Serra, dos usurios dos servios da Central de Cadastro nico de Cariacica e do Centro de Referncia e Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada e identificar como as famlias se organizam para garantir a obteno de renda durante o perodo de bloqueio do PBF.

A reviso de literatura abarcou a poltica social, os perodos histricos da configurao da assistncia social no Brasil e a poltica de assistncia social a partir da Constituio Federal de 1988; e o Programa Bolsa Famlia (PBF). Foi realizada por meio de busca de informaes tericas em autores tais como: Andrade (2011); Cunha (2001, 2009); Behring (2007), Garcia (2003); Hfling (2001), Silva (2004), Sposati (2005), Pereira (2008), Yasbek (2003 e 2004), que possuem um debate terico, histrico e atual acerca do objeto de pesquisa.

Foram tomadas como referncia a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), o Sistema nico de Assistncia Social (SUAS), a Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) e demais legislaes vigentes, bem como o processo de efetivao e gesto do PBF, com discusso entre os municpios de Cariacica na Central de Cadastro

De acordo com o Guia de Normalizao de Trabalhos acadmicos e pesquisa da faculdade Catlica Salesiana do Esprito Santo (2012), o Trabalho de Concluso de Curso (TCC) um tipo de trabalho exigido como requisito obrigatrio para a concluso de cursos de graduao. O grau de profundidade do TCC pode ser menor que o da monografia dos cursos de ps-graduao lato sensu. O TCC um importante instrumento acadmico para auxiliar o desenvolvimento da capacidade de raciocnio, escrita, argumentao, sistematizao e de aplicao dos conhecimentos adquiridos durante o curso. A elaborao deste tipo de trabalho exige o conhecimento e a aplicao das normas tcnicas de elaborao de trabalhos cientficos.

20

nico para Programas Sociais (Cadnico) e no municpio da Serra no Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada, locais que se classificam como campo de pesquisa e onde foram realizadas as coletas de dados com os usurios desses servios em ambos municpios.

O percurso metodolgico dessa pesquisa a priori se deu por meio de elaborao de um projeto de pesquisa inicial, que foi reescrito depois, para apresentao e aprovao dos campos de pesquisa e do Comit de tica e Pesquisa (CEP) da Faculdade Catlica Salesiana do Esprito Santo.

A pretenso em realizar esta pesquisa, foi de estimular os gestores de ambos os municpios a elaborar novos meios de instigar as famlias a evitar que ocorresse descumprimento de condicionalidade, motivo que ocasiona o bloqueio do PBF, alm disso, buscar novas estratgias para que as famlias em situao de bloqueio pudessem se manter durante esse perodo. O interesse pela realizao desta pesquisa teve por referncia as vivncias obtidas pelas pesquisadoras nos campos de estgio. Pelo fato do Bolsa famlia ser um dos maiores programas de transferncia de renda 2 do Brasil, com abrangncia de mais de 13 milhes de famlias 3 em todo territrio nacional, consideramos que foi relevante realizar o estudo acerca deste tema, pois este propiciou as instituies Central de Cadastro nico no municpio de Cariacica e o Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada, conhecer mais a fundo o perfil dos usurios atendidos nessas instituies e os profissionais que se encontram nesses locais podero intervir de uma forma melhor, pois iro conhecer e ter informaes mais precisas sobre os aspectos socioeconmicos destes usurios.

Segundo Santana (2007, p.3), [...] Os programas de transferncia de renda surgiram como uma alternativa para combate a pobreza. Eles foram concebidos segundo a ideia de que o beneficirio tem a autonomia para definir como melhor utilizar o benefcio por saber quais so suas necessidades mais urgentes [...]. 3 Informao retirada do site do Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Disponvel em:<http://www.mds.gov.br/bolsafamilia>. Acesso em: 10 abr. de 2012.

21

Com a realizao deste estudo foi possvel adquirir conhecimentos tericos cientficos e identificar como as famlias se organizam para garantir a obteno de renda durante o perodo de bloqueio. Foi realizada uma breve discusso e anlise das principais situaes que ocasionaram o bloqueio do Programa Bolsa Famlia nos municpios de Cariacica e Serra, dos usurios dos servios da Central de Cadastro nico para Programas Sociais (Cadnico) e do Centro de Referncia e Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada.

Para a realizao da investigao cientfica a partir da qual se materializou o estudo, foi desempenhada uma pesquisa de abordagem qualitativa, quanto a sua finalidade, foi classificada como uma pesquisa exploratria.

Foram realizadas 5 (cinco) entrevistas em cada campo de pesquisa. Para a coleta de dados foi aplicada uma entrevista do tipo semi-estruturada com os sujeitos participantes da pesquisa. Tomamos como dimenso temporal da coleta de dados o ms de setembro de 2012. Consideramos que esse mtodo de coleta de dados, pde resultar na obteno dos objetivos do estudo apresentando os resultados necessrios para responder nosso problema de pesquisa.

O presente TCC foi estruturado por uma introduo, procedimentos metodolgicos seguido de quatro captulos e as consideraes finais.

No primeiro captulo, a partir da reviso bibliogrfica, abordamos uma discusso sobre a poltica social, os perodos histricos da configurao da assistncia social no Brasil e a poltica de assistncia social a partir da constituio federal de 1988.

No segundo captulo, foi apresentado um breve histrico de como surgiram os programas de transferncia de renda no Brasil com nfase no PBF, explicitamos o Cadastro nico Para Programas Sociais (Cadnico), destacando os critrios de seleo e de incluso no PBF, suas condicionalidades, e valores do benefcio.

No terceiro captulo, foi abordado um breve perfil dos municpios de Serra (ES) e Cariacica (ES), evidenciando as caractersticas especficas do CRAS de Serra

22

Dourada e da Central de Cadastro nico caracterizando, os perfis dos usurios atendidos nestas instituies, locais onde foram realizadas as coletas de dados. No quarto e ltimo captulo, apresentamos os dados e resultados obtidos na coleta de dados realizada com os beneficirios do PBF dos municpios citados acima, constatamos neste capitulo as estratgias de manuteno das famlias no perodo de bloqueio do PBF e possveis intervenes que os municpios podem realizar a cerca deste motivo.

Por fim, apresentamos as consideraes finais resultantes das observaes, reflexes e estudos, expressando nossas opinies em relao s possibilidades e os limites do PBF e indicamos opes de trabalhos que podem dar continuidade a esta pesquisa.

23

2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

O presente estudo, quanto a sua finalidade, se classificou como uma pesquisa descritiva, tendo em vista o maior conhecimento a respeito das estratgias mantidas pelas famlias beneficirias do Programa Bolsa Famlia (PBF) em condio de suspenso do benefcio, identificamos os meios usados por elas para sobrevivncia.

As pesquisas caractersticas

descritivas tm de determinada

como

objetivo ou

primordial

a descrio ou, ento,

das o

populao

fenmeno

estabelecimento de relaes entre variveis. Uma de suas caractersticas mais significativas est na utilizao de tcnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionrio e a observao sistemtica. Habitualmente quem realiza este tipo de pesquisa so os pesquisadores sociais preocupados com a atuao prtica (GIL, 2002).

Para aprofundarmos os conhecimentos a respeito das estratgias de manuteno das famlias no perodo de bloqueio do PBF, foi utilizada a pesquisa qualitativa, pois esta nos permitiu uma melhor compreenso a cerca do tema pesquisado.

A pesquisa qualitativa proporcionou um contato mais direto com os sujeitos da pesquisa, ampliando nosso conhecimento sobre os objetivos propostos por esse trabalho. Segundo Martinelli (1999, p.26) [...] uma considerao importante que a pesquisa qualitativa participante, ns tambm somos sujeitos da pesquisa [.. .].

Considerando o descrito acima, em relao ao mtodo, cabe aqui afirmar que o presente estudo se constituiu em uma pesquisa qualitativa e descritiva.

A coleta de dados com os sujeitos participantes foi realizada por meio de uma entrevista do tipo semi-estruturada, com perguntas abertas e fechadas, seguindo um roteiro previamente elaborado (APNDICE A), foi atravs dessa entrevista semiestruturada que verificamos as estratgias de manuteno das famlias no momento do bloqueio do beneficio.

24

A entrevista um procedimento utilizado na investigao social para a coleta de dados ou no diagnstico ou tratamento de um problema social. Esta tcnica de pesquisa pode ser utilizada com todos os segmentos da populao, o entrevistado no precisa saber ler ou escrever, ao contrrio do questionrio onde necessrio que o entrevistado seja alfabetizado. A entrevista ainda possibilita que sejam utilizadas tanto as abordagens quantitativas submetidas ao tratamento estatstico, quanto s abordagens qualitativas que so referncia nesse tipo de abordagem (MARCONI; LAKATOS, 2011, p. 80-81), neste caso foi utilizada a pesquisa qualitativa.

Vale destacar que a coleta de dados s foi iniciada aps a aprovao do Comit de tica e Pesquisa (CEP) da Faculdade Catlica Salesiana do Esprito Santo (APNDICE B).

O Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada e a Central de Cadastro nico para programas sociais do municpio de Cariacica foram os campos de pesquisa e onde ocorreram s entrevistas, sendo estes espaos destinados ao atendimento dos beneficirios do Programa Bolsa Famlia (PBF) conforme territrio de abrangncia, com isso foi assegurado privacidade e confidencialidade aos sujeitos.

A escolha dos campos de pesquisa se deu pelo fato das pesquisadoras estarem inseridas como acadmicas de Servio Social nas instituies, o que facilitou o acesso aos usurios com o perfil que se busca nessa pesquisa e a coleta dos dados necessrios.

Essas instituies tambm assinaram uma declarao (APNDICES C e D) onde afirmaram estar de acordo para que as pesquisadoras utilizassem esses espaos para a coleta de dados.

Em relao aos sujeitos participantes da pesquisa, foram realizadas 5 (cinco) entrevistas em cada campo de pesquisa com os usurios dos servios de ambas as instituies, que so beneficirios do PBF e que residem nos territrios de

25

abrangncia dessas instituies.

O acesso a estes sujeitos foi atravs de

atendimentos por demanda espontnea, realizados nas instituies mencionadas.

O perodo da coleta de dados foi no ms de setembro do ano de 2012, ms em que ocorreu a repercusso dos benefcios4, os perodos que impactam nessa repercusso so os meses de junho e julho de 2012.

As entrevistas ocorreram nos dias em que os participantes estiveram nas instituies para solucionar demandas referentes ao descumprimento de condicionalidades, com isso foi evitado o gasto dos usurios com transporte, e tambm foi impedido que se deslocassem de suas casas especialmente para a participao na pesquisa.

Estes foram convidados a participar da pesquisa, e ela foi realizada com aqueles que concordaram em participar, sendo assim foi entregue aos participantes um Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) (APNDICE E) para que os mesmos autorizassem o uso dos dados.

No roteiro da entrevista foi utilizada uma linguagem simples e objetiva, devido o baixo nvel de escolaridade dos sujeitos, com isso facilitou a compreenso dos mesmos. Todavia, no tratamento dos dados foi utilizada uma linguagem tcnica.

Para o tratamento dos dados obtidos, foi adotada a anlise qualitativa descrita por Gil (2002, p. 134). Segundo o autor, a anlise qualitativa dos dados contempla trs passos: reduo, categorizao e interpretao dos dados.
Reduo dos dados: Consiste em processo de seleo, simplificao, abstrao, e transformao dos dados originais provenientes das observaes de campo. Para que essa tarefa seja desenvolvida a contento, necessrio ter objetivos claros, at mesmo porque estes podem ter sido alterados ao longo do estudo de campo. Quando os objetivos no esto claros, o que costuma ocorrer o acmulo de grande quantidade de dados e consequentemente dificuldade para selecionar os que possam ser significativos para a pesquisa.

Segundo Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome: Programa Bolsa Famlia gesto de condicionalidades (s.d). Repercusso o efeito no benefcio da famlia em decorrncia do descumprimento da condicionalidade de sade, educao ou assistncia social. Esse efeito pode ser advertncia, bloqueio, suspenso ou o cancelamento do benefcio. A repercusso no benefcio das famlias ocorre nos meses mpares: JAN, MAR, MAI, JUL, SET, NOV.

26

Categorizao dos dados: Consiste na organizao dos dados de forma que o pesquisador consiga tomar decises e tirar concluses a partir deles. Isso requer a construo de um conjunto de categorias descritivas, que podem ser fundamentadas no referencial terico da pesquisa [...]. Interpretao dos dados: [...] necessrio que o pesquisador ultrapasse a mera descrio, buscando acrescentar algo ao questionamento existente sobre o assunto. Para tanto, ele ter que fazer um esforo de abstrao, ultrapassando os dados, tentando possveis explicaes, configuraes e fluxos de causa e efeito. Isso ir exigir constantes retomadas s anotaes de campo e ao campo e literatura e at mesmo coleta de dados adicionais.

Para efeito de tratamento de dados neste estudo, conforme o descrito acima foi procedido da seguinte maneira:

A reduo de dados foi realizada a partir do material transcrito das entrevistas, de onde foram extrados os dados necessrios para anlise.

Em seguida, foi realizado o agrupamento das unidades semelhantes, compondo nossas categorias de anlise.

Por fim, apresentamos descritivamente cada categoria interpretando-as luz do referencial terico adotado.

No momento da apresentao das falas dos usurios neste estudo eles foram apresentados por nome de pssaros para com isso manter o sigilo e segurana dos entrevistados.

O presente estudo encontra-se em consonncia com os aspectos ticos inerentes pesquisa com seres humanos, estabelecidos na resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade (CNS) e suas complementares. As informaes coletadas sero mantidas com privacidade na coleta, assegurando a proteo e a identidade dos participantes da pesquisa.

A escolha por essas abordagens metodolgicas foram fundamentais para esse tipo de pesquisa, uma vez que foi realizada atravs da realidade vivncias pelos beneficirios do PBF que se encontram com o benefcio retido. Esse tipos de abordagens nos proporcionou ir alm de descrever um objeto, mas tambm identificar diferentes experincias sociais.

27

3 POLTICA SOCIAL, OS PERODOS HISTRICOS DA CONFIGURAO DA ASSISTNCIA SOCIAL NO BRASIL E A POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL A PARTIR DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988

Neste captulo, discorremos superficialmente sobre a origem da Poltica Social, citando os perodos histricos que a Assistncia Social se configurou no Brasil, com aprofundamento na trajetria da Poltica de Assistncia Social no Brasil a partir da Constituio Federal de 1988. A escolha e discusso a partir deste perodo se faz importante visto que o tema a ser trabalhado nos captulos seguintes se efetiva na realidade presente, e se configura na atual conjuntura das principais polticas sociais pblicas geridas no Brasil at este momento, no obtendo a exigncia em buscar fazer um resgate histrico desta poltica.

3.1 BREVE CONTEXTUALIZAO DA POLTICA SOCIAL E OS PERODOS HISTRICOS DA CONFIGURAO DA ASSISTNCIA SOCIAL NO BRASIL

As polticas sociais tm sua origem relacionada ao desenvolvimento da primeira revoluo industrial, no sculo XIX, quando o Estado se organizava para responder s demandas sociais produzidas pelo sistema capitalista. O acesso aos direitos bsicos era restrito, e nem todas as pessoas tinham acesso, desde ento a sociedade considerada como classe trabalhadora passa a lutar para universaliz-los.

Neste sentido, a poltica social se d como uma estratgia de interveno e regulao do Estado no que diz respeito questo social5. O Estado passa a ser implementador de polticas sociais baseadas nos princpios sociais universais, igualitrios e solidrios, tais princpios inspirados pelo chamado Estado de bem estar social, onde esto includos os direitos a educao, assistncia mdica gratuita, auxlio no desemprego, garantia de uma renda mnima dentre outros (SILVA, 2004).
5

A questo social aqui considerada como o conjunto de problemas polticos, sociais e econmicos engendrados pela sociedade capitalista historicamente resultante da constituio do operariado. Vincula-se, pois, visceralmente relao capital trabalho. Aparece no Brasil como questo concreta e reconhecida legitimamente na dcada de 30 (Filho, apud Sposati, 2003, p. 27).

28

Segundo Hfling (2001, p. 31):


As polticas sociais se referem a aes que determinam o padro de proteo social implementado pelo Estado, voltadas, em princpio, para a redistribuio dos benefcios sociais visando diminuio das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconmico.

Historicamente, a assistncia social se configurou no Brasil de maneira marginal aos direitos sociais, ligada a atividade voluntarista carregada por uma forte carga moralista de patrimonialismo, clientelismo e das diversas expresses da cultura do favor (RAICHELIS apud ANDRADE, 2011, p. 25).

Pereira (2008, p.127), complementa que as polticas de satisfao de necessidades bsicas, foram divididas em cinco perodos histricos de acordo com o perfil de regulao poltica, econmica e social prevalecente:
1. perodo anterior a 1930: poltica social do laissez-faire; 2. de 1930-1964: poltica social predominantemente populista, com laivos desenvolvimentistas; 3. de 1964-1985: poltica social do regime tecnocrtico-militar, incluindo a fase da abertura poltica; 4. de 1985-1990: poltica social do perodo de transio para democracia liberal; 5. a partir dos anos 1990: poltica social neoliberal.

Antes de 1988, os direitos eram sempre ligados e vinculados ordem econmica e social ligados aos direitos trabalhistas e previdencirios pouco se pensava em assistncia como poltica pblica e dever do Estado.

3.2 POLTICA DE ASSISTNCIA SOCIAL A PARTIR DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 No Brasil, somente na dcada de 80, a partir das lutas sociais, especialmente dos movimentos sociais organizados, que culminou na Constituio Federal de 1988, foi institudo o modelo da Seguridade Social, passando a compor um trip: Assistncia

29

Social garantida no art. 203 e 204, Previdncia art. 201 e Sade art. 196, estes passam a serem reconhecidos como direito social, [...] rompendo a viso de favoritismo e caridade, delegando ao Estado a responsabilidade de propor polticas pblicas que assegurassem os direitos voltados a Seguridade Social (NETO; TEIXEIRA, 2011, p.24).

A Poltica Social no Brasil instituda como direito a partir da Constituio Federal Brasileira de 1988 que em seu primeiro captulo art. 5 assegura que:
Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade [...].

Os Artigos 203 e 204 desta constituio definem a assistncia social:


Art.203 A assistncia social ser prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuio seguridade social, e tem por objetivos: I - a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; II - o amparo s crianas e adolescentes carentes; III - a promoo da integrao ao mercado de trabalho; IV - a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria; V - a garantia de um salrio mnimo de benefcio mensal pessoa portadora de deficincia e ao idoso que comprovem no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia, conforme dispuser a lei. Art. 204. As aes governamentais na rea da assistncia social sero realizadas com recursos do oramento da seguridade social, previstos no art. 195, alm de outras fontes, e organizadas com base nas seguintes diretrizes: I - descentralizao poltico-administrativa, cabendo a coordenao e as normas gerais esfera federal e a coordenao e a execuo dos respectivos programas s esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistncia social; II - participao da populao, por meio de organizaes representativas, na formulao das polticas e no controle das aes em todos os nveis.

O artigo 203 da Constituio Federal de 1988 foi regulamentado na Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS) em seu artigo 1 como poltica de Seguridade Social, sendo direito do cidado e dever do Estado prover os mnimos sociais atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, garantindo assim as necessidades bsicas a quem dela necessitar, independentemente de contribuio.

30

A apresentao dos motivos que levaram a incluso da assistncia social na Constituio rompe com o conceito de populao beneficiria como marginal ou carente o que seria vitimiz-la, pois as necessidades desta populao resultam da estrutura social e no do carter pessoal (SPOSATI, 2005, p.42).

Quando o pas esperava pela democracia social e poltica, os escndalos da Era Collor provocaram um desmonte de esperana na sociedade, devido o ento presidente adotar a opo de governo neoliberal6, ocorrendo nesse perodo um crescimento das demandas sociais representadas pelo desemprego e pobreza, decorrendo da o trinmio do neoliberalismo: privatizao, focalizao/seletividade e descentralizao (DRAIBE apud BEHRING; BOSCHETTI, 2007).

As lutas sociais entre democracia e direitos sociais se repetem e a implementao da Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS) foi adiada, pois outras questes mais fortes se levantavam (SPOSATI, 2005, p. 50).

Pereira (1996) ressalta que a assistncia social como poltica pode ter um carter ambguo, que resulta de interesses contrrios entre a lgica produtiva e as necessidades sociais, podendo ser efetiva mediante a correlao de fora que a permeia.

Aps surgirem vrios projetos de lei, somente em 07 de dezembro do ano de 1993 foi promulgada a LOAS determinada pela Lei n 8.742/1993, onde se define que a assistncia social uma Poltica de Seguridade Social no contributiva, responsvel por prover os mnimos sociais, sendo realizada atravs de um conjunto integrado de aes de iniciativa pblica e da sociedade, para garantir o atendimento s necessidades bsicas da populao.

O neoliberalismo nasceu logo depois da II Guerra Mundial, na regio da Europa e da Amrica do Norte onde imperava o capitalismo. Foi uma reao terica e poltica veemente contra o Estado intervencionista e de bem estar. Seu texto de origem O Caminho da Servido, de Friedrich Hayek, escrito em 1944 (Anderson, 1998, p. 9).

31

Prevista nos artigos 18 e 19 da Lei Orgnica de Assistncia Social (LOAS), a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS) foi aprovada em setembro de 2004. Esta define um Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) para o Brasil que entrou em vigor atravs da Lei n 12.435 de 6 de julho de 2011.

Dos benefcios garantidos pela LOAS podemos destacar o Beneficio de Prestao Continuada (BPC), que garante um salrio mnimo a pessoa com deficincia fsica e ao idoso a partir de 65 anos, que comprovem no possuir meios para manter a sua sobrevivncia ou de t-las provida pela sua famlia.

Em relao aos benefcios eventuais so aqueles que visam cobrir necessidades temporrias em razo de contingncias, relativas a situaes de vulnerabilidades temporrias, em geral relacionadas ao ciclo de vida, a situaes de desvantagem pessoal ou a ocorrncias de incertezas que representam perdas e danos. So exemplos de benefcios eventuais o pagamento do auxilio por natalidade ou morte as famlias que possuam uma renda per capita7 (um quarto) do salrio mnimo vigente (LOAS, 1993).

O art. 203 da Constituio Federal de 1988, discute os objetivos da assistncia social presentes no art. 2 da LOAS, com os quais se compatibilizam os previstos nos incisos I a V do presente artigo.

A assistncia social realiza-se de forma integrada s polticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, garantia dos mnimos sociais, ao provimento de condies para atender contingncias sociais e universalizao dos direitos sociais (LOAS, 1993).
7

Renda per capita compreendida como a soma de todos os rendimentos recebidos no ms por aqueles que compem a famlia, divida pela quantidade de membros. Os rendimentos que entram no clculo da renda bruta mensal so aqueles provenientes de: salrios; proventos; penses; penses alimentcias; benefcios de previdncia pblica ou privada; seguro desemprego; comisses; prlabore; outros rendimentos do trabalho no assalariado; rendimentos do mercado informal ou autnomo; rendimentos auferidos do patrimnio; Renda Mensal Vitalcia (RMV), e o Benefcio de Prestao Continuada da Assistncia Social (BPC). Texto construdo com base nas informaes contidas no site do Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Disponvel em: <http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/beneficiosassistenciais/bpc/como-calcular-a-renda-familiarper-capita/?searchterm=renda%20per%20capita>. Acesso em: 21 set. 2012.

32

As aes realizadas pelo Sistema nico de Assistncia Social (SUAS) tomam como base a Poltica Nacional de Assistncia (PNAS) que foi aprovada pelo Conselho Nacional de Assistncia Social (CNAS) no ano de 2004, a qual se compatibiliza com a Norma Operacional Bsica do SUAS (NOB/SUAS), que tem como objetivo fazer a organizao e disciplinar as instncias e as trs esferas de governo (federal, estadual e municipal) responsveis pela aplicao dos recursos pblicos nas aes socioassistenciais, dentre tais aes a primeira determina e d orientaes para a execuo de aes visando o enfrentamento das desigualdades sociais, ela prope que sejam garantidos os mnimos sociais e a universalizao dos direitos.

De acordo com a PNAS (2004, p.33) a Poltica Pblica de Assistncia Social, objetiva:
Promover servios, programas, projetos e benefcios de proteo social bsica e, ou, especial para famlias, indivduos e grupos que deles necessitarem; Contribuir com a incluso e a eqidade dos usurios e grupos especficos, ampliando o acesso aos bens e servios socioassistenciais bsicos e especiais, em reas urbana e rural; Assegurar que as aes no mbito da assistncia social tenham centralidade na famlia, e que garantam a convivncia familiar e comunitria.

A PNAS objetiva ainda, tornar clara as suas diretrizes na efetivao da assistncia social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado. Nela so definidos tambm os tipos de proteo social, garantidas por esta poltica e d outras providncias, sendo assim, as protees so dividas em:

Proteo Social Bsica: tem como objetivos prevenir situaes de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisies e o fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios, ela destinada a populao que se encontra em vulnerabilidade social8. Prope ainda o desenvolvimento de servios, programas e projetos locais de acolhimento, convivncia e socializao de famlias e de indivduos, com atendimento integral, organizados em rede. Deve-se incluir as
8

De acordo com a Politica de Assistncia Social (PNAS) a vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privao (ausncia de renda, precrio ou nulo acesso aos servios pblicos e etc.) e, ou fragilizao de vnculos afetivos (discriminaes etrias, tnicas, de gnero ou por deficincias, dentre outras).

33

pessoas com deficincia de modo a inseri-las nas diversas aes ofertadas. Os benefcios que compem a proteo social bsica so o Benefcio de Prestao Continuada (BPC) e os benefcios eventuais, conforme foram explicitados nesse captulo (PNAS, 2004).

Conforme prev a PNAS (2004, p. 35):


Os servios de proteo social bsica so executados nos Centros de 9 Referencia de Assistncia Social (CRAS) e em outras unidades bsicas e pblicas de assistncia social, bem como de forma indireta nas entidades e organizaes de assistncia social da rea de abrangncia dos CRAS.

Proteo Social Especial: Conforme a PNAS (2004, p. 37), esse tipo de proteo se subdivide em Proteo Social Especial de Mdia e Alta Complexidade, estas se resumem em:
[...] uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famlias e indivduos que se encontram em situao de risco pessoal e social, por ocorrncia de abandono, maus tratos fsicos e, ou, psquicos, abuso sexual, uso de substncias psicoativas, cumprimento de medidas scio-educativas, situao de rua, situao de trabalho infantil [...]. Os servios de proteo especial tm estreita interface com o sistema de garantia de direito exigindo, muitas vezes, uma gesto mais complexa e compartilhada com o poder Judicirio, Ministrio Pblico e outros rgos e aes do executivo.

Proteo Social Especial de Mdia Complexidade: Oferece atendimentos as famlias e indivduos com seus direitos violados, mas cujo vnculos familiares e comunitrios no foram rompidos. A instituio responsvel pela Proteo Social Especial de Mdia Complexidade o Centro de Referncia Especializado da Assistncia Social (CREAS).

A lei do SUAS n 12.435/2011, define o CREAS como uma unidade pblica estatal de abrangncia municipal ou regional que tem como papel construir-se em lcus de referncia, nos territrios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famlias e indivduos em situao de risco pessoal e social, por violao de direitos.

Para maior detalhamento a respeito do CRAS verificar o cap. 5, subitem 5.2 desse trabalho.

34

Os servios ofertados pelo CREAS no podem sofrer interrupes, por questes relativas alternncia da gesto ou qualquer outro motivo (MDS, 2011). Segundo a PNAS (2004), o CREAS visa orientao e o convvio-scio familiar e comunitrio. Difere-se da proteo social bsica por se tratar de um atendimento dirigido s situaes de violao de direitos.

Dentre os servios realizados no CREAS esto (PNAS, 2004):

Medidas scio-educativas em meio-aberto: Prestao de Servios Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA): o servio tem por finalidade prover ateno socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Servio de orientao e apoio sociofamiliar. Abordagem de Rua: o servio tem como finalidade assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territrios, a incidncia de trabalho infantil, explorao sexual de crianas e adolescentes, situao de rua, dentre outras. Planto Social: oferece atendimento social as famlias que demandam de alguma situao emergencial, e no podem aguardar pelo agendamento do atendimento, as situaes emergenciais mais comuns so para concesso de Auxilio Funeral, Atendimento em situaes de violncia domstica e ao idoso, Abuso Sexual, Cesta Bsica Emergencial, dentre outras expresses da questo social. Cuidado no domiclio: atravs de visitas domiciliares, o assistente social frente a diversas intervenes e encaminhamentos realizados, visa intervir nas expresses da questo social apresentadas pela famlia. Servio de Habilitao e Reabilitao na comunidade das pessoas com deficincia: servio destinado promoo de atendimento especializado a famlias com pessoas com deficincia e idosos com algum grau de dependncia, que tiveram suas limitaes agravas por violaes de direito.

Proteo Social de Alta Complexidade: Os servios so voltados para famlias e indivduos que se encontram sem referncia, em situao de ameaa precisando ser

35

retirados da convivncia familiar ou comunitrio, eles garantem a proteo integral ao indivduo. Como moradia alimentao higienizao e etc. Destacamos os servios (PNAS, 2004).

Casa Lar: a Casa Lar integra a rede de proteo social especial que, de acordo com a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), estabelece servios de abrigamento a pessoas que, por vrios motivos, no contam mais com proteo de suas famlias. Albergue: em alguns municpios os servios de Albergue so destinados a Migrantes e a populao em situao de rua. Integra a rede de proteo social especial que, estabelece servios de abrigamento a pessoas que, por vrios motivos, no contam mais com proteo de suas famlias. Repblica: trabalha atravs da oferta de proteo, apoio e moradia a grupos de pessoas maiores de 18 anos em situao de abandono, vulnerabilidade e risco pessoal e social, com vnculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condies de moradia e autossustento. Nas repblicas de jovens o servio destinado, prioritariamente ao pblico 18 e 21 anos aps desligamento de servios de acolhimento para crianas e adolescentes ou em outra situao que demande este servio. Possui tempo de permanncia limitado, podendo ser reavaliado e prorrogado, tambm podem ser ofertadas de acordo com a poltica de cada municpio repblicas para idosos. Famlia Substituta: aquela que se prope trazer para dentro de sua prpria casa, uma criana ou um adolescente que por qualquer circunstncia foi desprovido da famlia natural, para que faa parte integrante dela e nela se desenvolva. Famlia Acolhedora: as famlias acolhedoras assumem o compromisso de tornarem-se parceiras no atendimento e na preparao para o retorno da criana e/ou adolescente famlia de origem. Trabalho Protegido: para famlias e indivduos que se encontram sem referncia e, ou, em situao de ameaa. Medidas Scio-educativas restritivas e privativas de liberdade semiliberdade, internao provisria e sentenciada.

36

Casa de Passagem: atende crianas e adolescentes sob medida de proteo, inclusive com deficincia, em situao de risco pessoal e social, em situao de abandono ou cujas famlias ou responsveis encontram-se

temporariamente impossibilitados de cumprir sua funo de cuidado e proteo. Atendimento integral Institucional: consiste no atendimento integral e institucional a crianas, idosos e portadores de deficincia, que se encontra em situao de abandono, risco pessoal ou social.

Por fim, a PNAS que norteia e d diretrizes para implementao das aes do SUAS. O SUAS coordenado pelo Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), responsvel pela gesto das aes na rea de assistncia social ficando organizado sob a forma de sistema descentralizado e participativo.

O SUAS tem como foco organizar os elementos necessrios para a execuo da Poltica de Assistncia tornando possvel a normatizao nos servios, qualidade no atendimento, indicadores de avaliao e resultado, nomenclatura dos servios e da rede socioassistencial10 que priorizam as aes voltadas para a vigilncia social, proteo social, defesa social e institucional com o intuito de promover o bem-estar e proteo social famlia, crianas, adolescentes e jovens, pessoas com deficincias e idosos.

Vale destacar o que Andrade (2011, p. 42) caracteriza a respeito da gesto do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS):
O SUAS no apenas um instrumento gerencial, mas, sobretudo um instrumento poltico, que expressa um campo de lutas e contradies inerentes poltica de Assistncia Social em nosso pas, que busca se assentar na concretizao e ampliao da proteo social no contributiva no campo socioassistencial.

10

De acordo com a NOB SUAS 2005, a rede socioassistencial um conjunto integrado de iniciativas pblicas e da sociedade, que ofertam e operam benefcios, servios, programas e projetos, o que supe a articulao entre todas estas unidades de proviso de proteo social, sob a hierarquia de bsica e especial e ainda por nveis de complexidade.

37

Andrade (2011) referencia-se na idia de que a Assistncia Social, enquanto partcipe do sistema de proteo social brasileiro, deve ser uma poltica com contedo prprio voltado para a proviso [...] da universalizao dos mnimos sociais como padres bsicos de incluso. Andrade (2011, p. 28) complementa que:
As aes no mbito da assistncia social acabam se restringindo a grupos sociais especficos e, sobretudo, condicionados ao nvel de renda, em que o 11 acesso a servios e benefcios operacionalizado pela focalizao e 12 seletividade atravs dos testes de meios. Tal situao demarca a no cobertura de significativos contingentes populacionais, que invariavelmente dependem de aes individuais e particulares para a garantia da sobrevivncia.

Podemos afirmar que o ano de 2011 marcou a sano da Lei do SUAS. A criao do SUAS institucionalizou uma nova concepo socioassistencial no Brasil: o rompimento da Lgica da assistncia como filantropia e adoo da concepo de direito a todo cidado brasileiro.

Na medida em que o SUAS estava sendo implementado, houve propostas para melhoria do trabalho, sendo necessria a criao de um instrumento capaz de identificar e caracterizar as famlias brasileiras de baixa renda, por meio de informaes e dados coletados, com o objetivo e necessidade de inclu-las em programas de Assistncia Social e redistribuio de renda, denominado como Cadastro nico para Programas Sociais13 (Cadnico).

11

A seletividade rege-se pela inteno de eleger, selecionar, optar, definir quem deve passar pela peneira ou pelo crivo. Os objetivos da seletividade no so estabelecer e stratgias para ampliar o acesso aos direitos, mas definir regras e critrios para escolher, para averiguar minuciosa e criteriosamente, quem vai ser selecionado, quem vai ser eleito para ser includo (Boschetti, 2003, p. 85-86).
12

A focalizao, [...] no pode ser entendida como sinnimo de seletividade. [...] focalizar significa por em foco, fazer voltar a ateno para algo que se quer destacar, salientar, evidenciar. [...] Focalizar, nessa direo, no restringir o acesso aos direitos, mas no universo atendido, diferenciar aqueles que necessitam de ateno especial para reduzir as desigualdades. A focalizao passa a ser negativa quando, associada seletividade, restringe e reduz as aes a poucos e pequenos grupos, desconsiderando o direito de todos (Boschetti, 2003, p. 86).
13

O Cadastro nico conhecido como Cadnico, foi criado em 2001, regulamentado pelo Decreto n 6.135/07 e coordenado pelo Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), deve ser obrigatoriamente utilizado para seleo de beneficirios e integrao de programas sociais do Governo Federal.

38

No decorrer do capitulo 4 item 4.3.3 do presente trabalho, o Cadnico ser abordado detalhadamente, bem como sua contribuio para a incluso das famlias cadastradas em programas e benefcios socioassistenciais associados a este, impreterivelmente os programas de transferncia de renda.

39

4 OS PROGRAMAS DE TRANSFERNCIA DE RENDA NO BRASIL E O BOLSA FAMLIA

Neste captulo abordaremos um breve histrico de como surgiram os Programas de Transferncia de Renda14 no Brasil. Evidenciando o Programa Bolsa Famlia (PBF), criado em 2003, um dos principais programas de transferncia de renda que vem se destacando at o presente momento. Dentro deste programa explicitaremos os critrios de seleo e incluso, salientando as condicionalidades e valores do benefcio, com precisa apresentao dos programas que esto relacionados ao PBF, discorrendo tambm sobre o Cadastro nico para Programas Sociais do Governo Federal (Cadnico). Vale lembrar, que este captulo foi descrito com bases nas informaes do MDS sem pontuar uma anlise crtica sobre o programa, na qual ser discutida na anlise dos dados deste trabalho.

4.1 BREVE HISTRICO DOS PROGRAMAS DE TRANSFERNCIA DE RENDA NO BRASIL

Os marcos iniciais de constituio de um sistema de proteo social no Brasil situam-se no perodo compreendido entre 1930 e 1943. Sendo um momento assinalado por grandes modificaes socioeconmicas, pela passagem do modelo de desenvolvimento agro-exportador para um modelo urbano-industrial.

Esse Sistema de Proteo Social progrediu rumo a sua consolidao e expanso durante as dcadas de 1970 e 1980, sobre a orientao do autoritarismo da ditadura militar, fazendo com que a expanso dos programas e servios sociais passasse a funcionar como compensao represso e ao arbtrio. Desenvolver-se os
14

Segundo Santana (2007, p. 3), [...] Os programas de transferncia de renda surgiram como uma alternativa para combate a pobreza. Eles foram concebidos segundo a ideia de que o beneficirio tem a autonomia para definir como melhor utilizar o benefcio por saber quais so suas necessidades mais urgentes [...].

40

programas sociais como uma espcie de compensao pela represso aberta direcionada aos movimentos sociais e aos movimentos sindicais (SILVA, 2004). Expressando a inteno de enfrentar a pobreza absoluta15, foi instituda a poltica de renda mnima ou de manuteno de renda, denominada como poltica de transferncia de renda.

Considerando que a pobreza no que diz respeito ausncia de renda, traz consequncias para formulao e criao de polticas sociais de transferncia de renda no Brasil, adotaremos como significado no presente estudo o conceito de pobreza agregado proposio das polticas sociais brasileiras que entendido apenas como ausncia de renda, sem que sejam consideradas as determinaes estruturais geradoras da pobreza estrutural e da desigualdade social.

As polticas sociais se restringem a permanncia e controle da pobreza, ao mesmo tempo em que refora a legitimao do Estado. Mantm um estrato de pobres no limite de sua sobrevivncia, inserido no circuito do consumo marginal. Nesse processo, questes estruturais fundamentais, como a elevada concentrao da propriedade e a extrema situao de desigualdade social, to marcantes e histricas na sociedade brasileira, so secundarizadas, criando-se a iluso de que a pobreza pode ser erradicada pela poltica social, mediante programas de transferncia de renda (SILVA, 2010, p.8).

Anteriormente a implementao dos programas de transferncia de renda, j haviam vrios debates sobre quem deveria ser os beneficiados pelas polticas de transferncia de renda e se essas devem ou no ser condicionadas, esse debates permanecem at os dias atuais, existindo nestes, trs concepes a serem destacadas.

15

A situao de pobreza absoluta ocorre quando um indivduo ou grupo se encontra num nvel de condio abaixo do rendimento mnimo, o que no lhes permite comprar bens essenciais como alimentos e gua potvel. Texto elaborado com base nas informaes contidas na enciclopdia livre Wikipdia. Disponvel em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Pobreza_absoluta>. Acesso em: 12. nov.2012.

41

Cunha (2009, p. 333-334) afirma que:


A primeira delas entende que as transferncias de renda devem ser universais, garantidas como direito de todos os cidados sem levar em conta a renda, e sem a necessidade de contrapartida por parte dos beneficirios. Portanto, as transferncias seriam incondicionais. Essa concepo se materializa em proposta como as de renda bsica ou renda de cidadania. Uma segunda concepo aquela que entende que devem se restringir queles extremamente pobres ou incapazes de prover sua prpria sobrevivncia. Tal concepo no se restringe transferncia de renda, mas tambm entende que a atuao do Estado em reas como sade, educao, assistncia social, dentre outras, tambm devem ser residuais. J o terceiro grupo, entende que polticas para reduo da pobreza e das desigualdades pressupem uma opo do Poder Publico em privilegiar os mais pobres. Para eles preciso um tratamento diferenciado, de forma a reduzir desigualdades vividas e, no futuro, promover a igualdade.

As experincias brasileiras no que diz respeito ao carter dos programas de transferncia de renda inspiram-se em duas experincias, segundo Silva (2004): uma orientao de programas com carter compensatrios e residuais fundamentados nas propostas liberais/neoliberais, norteados pelo entendimento que o desemprego e a excluso so inevitveis, esses programas so orientados com base em focalizar a extrema pobreza, buscando estimular o sujeito a prover sua autonomia enquanto consumidor, sem considerar o crescimento do desemprego e a distribuio de renda no pas, essa distribuio de renda mnima, que no garante na ntegra uma alternativa ou sada da linha da pobreza, isso ocorre para que no acontea desestmulo na busca pelo trabalho.

Outra orientao parte de pressuposto de programas que visam redistribuio de renda orientada por uma ideologia de cidadania universal, possuem enquanto objetivo alcanar a autonomia do cidado, e orientam-se por uma focalizao positiva, visando uma vida digna para todos, tendo como impacto a incluso social.

As primeiras experincias de programas de transferncia de renda no Brasil tiveram incio em nvel local, no entanto, foi em mbito nacional que iniciou-se a discusso e adeso de uma proposta do Programa de Garantia de Renda Mnima (PGRM) 16, proferida pelo Senador Eduardo Suplicy no Senado Federal, que foi aprovada em 16 de dezembro de 1991. O ento Senador Suplicy, justificava e orientava o seu PGRM
16

Para maior detalhamento sobre a Renda Bsica de Cidadania apresentada pelo senador Suplicy, verificar livro Renda de Cidadania: a sada pela porta.Cortez. 2002.

42

com base no art. 3, inciso III da Constituio Federal de 1988, no qual descreve a erradicao da pobreza e da marginalizao e a reduo das desigualdades sociais e regionais.

O PGRM tinha como proposta a transferncia de renda mnima atravs do imposto de renda negativo para beneficiar todos os residentes no pas, que no tinham como satisfazer suas necessidades mnimas bsicas. Para ter direito e acesso ao beneficio era preciso ter idade acima de 25 anos e possuir uma renda menor naquele perodo, correspondente a 45 mil cruzeiros, equivalente segundo Silva (2004) cerca de 2,25 salrios mnimos.

O PGRM iniciaria no ano de 1995, com idosos acima de 60 anos, finalizando a implantao no ano de 2002, incluindo todos os cidados maiores de 25 anos. Porm o programa sofreu muitas crticas e no se efetivou da forma que foi proposto.

As polticas de transferncia de renda passam a designar tarefas por opo do poder pblico, aproximadamente na dcada dos anos 90, a partir do momento em que as polticas sociais passaram a acrescentar em sua formulao e considerar a pobreza tambm como questo social e coletiva.

Foram vrias experincias que serviram de referncias para o aperfeioamento e ampliao dos programas de transferncia de renda, mas no ano de 1995 que se obteve um marco inicial atravs da criao do PGRM, com programas municipais implantados em certos estados, de acordo com SILVA, YASBEK, GIOVANNI (2004), dentre as principais destacamos:

Experincias pioneiras de Campinas (SP), Ribeiro Preto (SP), Santos (SP) e Braslia (DF), denominados Programa de Garantia de Renda Familiar Mnima (PGRM) e o programa Bolsa Escola, com transferncia de recursos a famlias que garantissem a frequncia escolar de suas crianas.

43

De acordo com Siqueira (2008, p. 45):


[...] a primeira experincia de um programa de governo em nvel nacional, com carter de Transferncia de Renda, foi o Programa Bolsa Escola, quando o presidente Fernando Henrique Cardoso em seu segundo mandato (1999-2002), influenciado pelas experincias dos municpios pioneiros, adotou em seu governo os programas de transferncia de renda para famlias pobres.

Eram 7 (sete) os principais programas federais17 at maro de 2003: o Bolsa Escola institudo pela Lei n 10.219, de 11 de abril de 2001; o Bolsa Alimentao assegurado pela Medida Provisria n 2.206, de 06 de setembro de 2001; o Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI) garantido pela Portaria n 458, de 04 de outubro de 2001; o Auxlio Gs adotado pelo Decreto n 4.102, de 24 de janeiro de 2002; o Carto Alimentao conforme a Lei n 10.689, de 13 de junho de 2003; e o Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social do Ministrio de Assistncia Social e Humano18 e o Benefcio de Prestao Continuada (BPC)19 (SIQUEIRA, 2008, p. 45). Vejamos algumas caractersticas dos chamados Programas Remanescentes20 (Bolsa Escola, Bolsa Alimentao, Auxlio Gs e Carto Alimentao), do Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI)21, do Projeto Agente Jovem de

17

Todos esses programas estavam destinados a um pblico especfico, cujo corte de renda, para fixao da linha da pobreza, era de salrio mnimo de renda per capita, com exceo do BPC que determina uma renda per capita ainda menor, ou seja, inferior a do salrio mnimo.
18

Compreendido como uma conjugao da Bolsa Agente Jovem e da ao socioeducativa, deveria promover atividades continuadas que proporcionem ao jovem, entre 15 e 17 anos, experincias prticas e o desenvolvimento do protagonismo juvenil, fortalecendo os vnculos familiares e comunitrios e possibilitando a compreenso sobre o mundo contemporneo com especial nfase sobre os aspectos da educao e do trabalho.
19

Para maior detalhamento sobre o BPC, verificar o capitulo 3 deste trabalho. Ministrio

20

CUNHA, R. Concepo e gesto da proteo social no contributiva no Brasil. Braslia, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. UNESCO, 2009, p. 344.
21

CUNHA, R. Concepo e gesto da proteo social no contributiva no Brasil. Braslia, do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. UNESCO, 2009, p. 345.

Ministrio

44

Desenvolvimento Social do Ministrio de Assistncia Social e Humano e do Benefcio de Prestao Continuada (BPC):

1) Bolsa-Escola: criado em 2001 por iniciativa do Ministrio da Educao. O pblico-alvo era formado por crianas entre 6 e 15 anos de idade onde as famlias possuam renda per capita abaixo de R$ 90,00. O valor do benefcio era de R$ 15,00 por criana, com limite mximo de 3 benefcios no valor de R$ 45,00 (trs crianas). Em termos de condicionalidades, as crianas beneficirias deviam ter frequncia s aulas de pelo menos 85%. A maior parte das crianas beneficiadas foram cadastradas no Cadastro do Bolsa Escola (Cadbes). 2) Bolsa Alimentao: criado em setembro de 2001 por iniciativa do Ministrio da Sade. Tinha como objetivo combater a mortalidade infantil em famlias com renda per capita mensal de R$ 90,00. O valor do benefcio era de R$ 15,00 por criana entre 0 e 6 anos ou gestantes at um mximo de R$ 45,00 (trs crianas). Em termos de condicionalidades, a famlia se comprometeria a atualizar o carto de vacinao para crianas entre 0 e 6 anos, e, para as mes, a fazer visitas regulares ao posto de sade para o pr-natal e enquanto estivesse amamentando. 3) Auxlio Gs: criado em dezembro de 2001 como medida compensatria para o fim do subsdio ao gs de cozinha. Destinado a famlias com renda mensal per capita de at salrio mnimo, no impunha nenhuma condicionalidade famlia a no ser estar registrada no Cadastro nico. Quanto ao valor do benefcio, este era de R$ 7,50 mensais, pagos bimestralmente. O Ministrio de Minas e Energia era responsvel por sua administrao. 4) Carto Alimentao: criado em 2003, consiste em uma transferncia de R$ 50,00 para famlias com uma renda familiar per capita menor do que metade do salrio mnimo por 6 meses podendo tal perodo ser prorrogado, at o limite mximo de 18 meses. O objetivo era lutar contra a insegurana alimentar enquanto outras medidas aes estruturantes seriam implementadas a fim de assegurar que as famlias deixariam de padecer de insegurana alimentar. O programa no possua condicionalidades, e sua implementao ficou a cargo dos Comits Gestores.

45

5) Programa de Erradicao ao Trabalho Infantil (PETI): foi criado em 1996 e consiste na transferncia de renda para famlias que possuem crianas e adolescentes, trabalhando ou em risco de trabalhar em atividades consideradas perigosas e prejudiciais sade. O programa tambm prev o repasse de verbas para que os municpios desenvolvam atividades socioeducativas e de convivncia. O valor do benefcio de R$ 25,00 por criana nas reas rurais e R$ 40,00 nas reas urbanas. As famlias se comprometem a no permitir que crianas menores de 16 anos trabalhem e que elas tenham pelo menos 75% de presena na escola. 6) Outro Programa de Transferncia de Renda, com mbito nacional de responsabilidade do Ministrio de Assistncia Social, foi o Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano22 criado em 2001, tinha como pblico alvo jovens de 15 17 anos de idade, preferencialmente aqueles que estavam evadidos do sistema escolar; membros de famlias pobres; com renda per capita (por pessoa) de at meio salrio mnimo; em situao de risco social, participantes de outros programas sociais como PETI e de atendimento a explorao sexual; em liberdade assistida; sob medida protetiva; ou jovens com alguma deficincia. O valor do beneficio era de R$65,00 reais mensais pago diretamente ao jovem no perodo de doze meses. O projeto propunha oferecer atividades de capacitao aos jovens preparando-os para o mercado de trabalho futuro, possibilitando a permanncia dos jovens no sistema de ensino, com objetivos de fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios, e contribui para reduo de ndices de violncia, uso de drogas, Doenas Sexualmente Transmissveis (DSTs), Sndrome da Imunodeficincia Adquirida (AIDS). 7) Em relao ao Benefcio de Prestao Continuada (BPC)23 o nico Programa de Transferncia de Renda inscrito na Constituio Federal de 1988 e regulamentado por lei. um programa de poltica social, garantido pela Constituio Federal de 1988, no captulo II da Assistncia Social, seo

22

SIQUEIRA, Alasa de Oliveira. Programa pobreza? Dissertao de Mestrado (Servio Janeiro (PUC - Rio), Rio de Janeiro, 2008. 23 SIQUEIRA, Alasa de Oliveira. Programa pobreza? Dissertao de Mestrado (Servio Janeiro (PUC - Rio), Rio de Janeiro, 2008.

Bolsa Famlia (PBF): autonomia ou legitimao da Social). Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Bolsa Famlia (PBF): autonomia ou legitimao da Social). Pontifcia Universidade Catlica do Rio de

46

IV, inciso V e regulamentada pela Lei Orgnica da Assistncia Social (LOAS), captulo I, artigo 2, inciso V (Lei n 8.742 de 7 de dezembro de 1993) e est em vigor desde 1 de janeiro de 1996. um benefcio de 01 (um) salrio mnimo destinado a pessoas idosas, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos (Estatuto do Idoso lei n 10.741, artigo 34 de 03 de outubro de 2003) e a pessoa portadora de deficincia, incapacitada para a vida independente e para o trabalho, cuja renda mensal per capita seja inferior a (um quarto) do salrio mnimo.

J no ano de 2005, ao identificar que o PBF e o PETI tinham objetivos em comum e atendiam as famlias com perfis similares o governo decidiu pela sua integrao. As crianas em situao de trabalho infantil alm de cumprir as condicionalidades do PBF, precisavam exercer uma jornada de atividades socioeducativas, esportivas e culturais, de cidadania, reforo escolar, dentre outras.

4.2 JUSTIFICATIVAS PARA UNIFICAO DOS PROGRAMAS NACIONAIS DE TRANSFERENCIA DE RENDA

importante verificar qual vem sendo a argumentao e justificativas que demandam as necessidades de unificao dos programas de transferncia de renda no Brasil24, essa questo foi colocada a partir de um relatrio e um diagnstico sobre os programas sociais em desenvolvimento no Brasil, elaborado durante a transio do governo Fernando Henrique Cardoso para o governo de Luiz Incio Lula da Silva, no terceiro trimestre de 2012.

A concluso desse relatrio foi de que era necessrio que houvesse a unificao desses programas. Tal relatrio afirma que a poltica compensatria representada pela transferncia de renda que permite a sobrevivncia imediata de famlias extremamente pobres e outra de acesso a polticas universais, que possui a ideia anteriormente definida de oferecer a autonomia dessas famlias, no foi devidamente implementada em decorrncia de problemas identificados. Foram
24

Os programas de Transferncia de Renda do Governo Federal foram considerados no item 4.1.

47

levantadas indicaes de problemas e sugestes para superao da situao identificada.

Dentre as principais justificativas para a unificao dos programas de transferncia de renda, Silva, Yazbek, Giovanni (2004, p. 132-133) apontam:
Existncia de programas concorrentes e sobrepostos nos seus objetivos e no sue pblico alvo, como ocorre com os programas Bolsa-Escola, BolsaAlimentao e PETI, implementados por trs Ministrios distintos (Educao, Sade, Assistncia Social), gerando s vezes, tratamento diferenciado, inclusive no valor do benefcio, com competio entre instituies; Ausncia de uma coordenao geral dos programas [...] gerando desperdcios de recursos, cuja a conseqncia maior uma limitada efetividade nos resultados decorrentes desses programas; Ausncia de planejamento gerencial dos programas [...]; [...] falta estratgia mais ampla que garanta autonomizao das famlias aps o desligamento dos programas, verificando-se a no vinculao sistemtica dos programas de transferncia de renda com outros programas, projetos e aes, como projetos de desenvolvimento local cooperativas banco do povo e outros que ofeream opes reais para a autonomia das famlias. Nesse sentido, esses programas se apresentam como um fim em si mesmos, no apontando para real superao da situao de pobreza do grupo familiar, por ausncia de articulao efetiva com outras polticas emancipatrias; Fragmentao dos programas e at competitividade [...] relacionado com a falta de articulao [...]; Programas implementados [...] por um quadro de pessoal que no integra os quadros efetivos dos respectivos setores, contratados por fora, no permitindo o desenvolvimento de uma cultura institucional de profissionalizao e de continuidade das aes [...]; [...] estabelecimentos de metas para os programas mesmo os considerados universais como o Bolsa Escola, aqum do nmero potencial de beneficirios, sendo critrio fundamental o limite estabelecido pelos oramentos disponibilizados; Oramento alocado insuficiente, fazendo com que no s o publico alvo no seja totalmente atendido como situando o valor monetrio do beneficio num patamar irrisrio, incapaz de produzir impactos significativos na populao beneficiria; Identificao de problemas no Cadastro nico [...].

Em resumo, sobre a justificativa de ampliar os recursos, elevar o valor do beneficio e possibilitar um melhor atendimento aos beneficiados, a indicao de unificao teve como propsito manter um nico programa de transferncia de renda articulando todos os programas nacionais, estaduais e municipais em implementao, na

48

perspectiva de criao de uma poltica nica nacional de transferncia de renda (SILVA, YAZBEK, GIOVANNI, 2004).

O objetivo declarado dessa justificativa de simplificar o acesso aos benefcios, unificando os programas, tendo como coordenao somente uma Secretaria Executiva e participao dos outros rgos afetos aos programas unificados, desconcentrando a responsabilidade de um Ministrio para cada benefcio de transferncia de renda que se efetivasse.

Em relao aos problemas apontados houve um bloco de recomendaes dentre elas, o reconhecimento de que a unificao dos cadastros e a utilizao do carto nico tornam possveis a unificao dos programas e reduo dos custos. Vale destacar a necessidade de articulao dos programas de transferncia de renda com outros programas e polticas sociais, tambm foi indicado adoo de um fundo nico para centralizar recursos destinados aos programas de transferncia de renda, foram explicitadas reas prioritrias e a definio do pblico alvo para maior efetividade e focalizao dos programas.

Parte desse contexto a criao de um programa que unificou os programas de transferncia de renda em desenvolvimento por iniciativa do Governo Federal no Brasil, o qual foi definido como Programa Bolsa Famlia (PBF), que tem como prioridade o combate fome e a pobreza no qual permanece at a presente data.

4.3 CARACTERIZAO E DEFINIO DO PROGRAMA BOLSA FAMLIA

O Programa Bolsa Famlia (PBF), foi criado pelo Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva em 20 de Outubro de 2003, determinado pela Lei n 10 836 25, de 9 de Janeiro de 2004, um programa nacional de transferncia de renda condicionada

25

Todas as Leis, Decretos, Portarias, instrues Normativas e instrues Operacionais referentes ao Programa Bolsa Famlia (PBF) podem ser acessados no site do Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome, no seguinte endereo: http://www.mds.gov.br/acesso-ainformacao/legislacao/segurancaalimentar/legislacao-2b0nivel/?searchterm=normas%20e%20decretos

49

voltado para famlias pobres26 e extremamente pobres27. implementado nos 5.565 municpios brasileiros e no Distrito Federal desde 2006, tendo oramento em torno de um bilho de reais mensais (SILVA, 2010, p. 1).

O PBF foi institudo pela Medida Provisria (MP) n 132, de 20 de Outubro de 2003, situa-se no mbito da Presidncia da Repblica, destina as aes de transferncia de r45jk5enda com condicionalidades, devendo sua execuo ocorrer de forma descentralizada, com a conjugao de esforos entre os entes federais, considerando-se a intersetorialidade, a participao comunitria e o controle o social.

Considerando a lei de criao do Bolsa Famlia, possvel definir o Programa a partir da articulao de trs dimenses especficas. So elas:

Alvio imediato da pobreza, por meio da transferncia direta de renda s famlias; Contribuio para a reduo da pobreza entre geraes, por meio do reforo do direito de acesso s polticas de sade e de educao; e de assistncia social; Articulao com outras polticas pblicas, de forma a desenvolver

capacidades das famlias beneficiarias. Segundo Cunha (2003, p. 331), este programa possui enquanto [...] objetivo erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzindo as desigualdades sociais e regionais [...].

O Bolsa Famlia integra o Fome Zero, prope assegurar o direito humano alimentao adequada, promovendo a segurana alimentar e nutricional,

26

O programa define pobreza segundo a renda familiar per capita mensal. Mesmo reconhecendo que pobreza um fenmeno multidimensional, que no se restringe privao de renda, vrios estudiosos entendem que a insuficincia de renda uma boa representao, uma proxy, de outras dimenses de pobreza. 27 Famlias consideradas pelo PBF em situao de pobreza possuem renda per capita mensal que varia entre R$ 70,01 e R$ 140,00. So consideradas pelo PBF famlias extremamente pobres aquelas que possuem renda per capita mensal inferior a R$ 70,00. Texto construdo com base nas informaes contidas na agenda da famlia publicada pelo Governo Federal junto ao MDS no ano de 2010.

50

contribuindo para a erradicao da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da populao mais vulnervel fome.

De acordo com o art. 6 da MP n 132, o financiamento do PBF tem como fonte de recursos as dotaes alocadas aos programas de transferncia de renda federais e ao Cadnico, bem como outras dotaes do oramento da seguridade social da unio.

O Programa Bolsa Famlia (PBF) est associado garantia do acesso aos servios sociais bsicos de sade, educao, assistncia social e segurana alimentar, cujo objetivo promover a incluso social das famlias beneficirias pela oferta de meios e condies para que estas possam sair da situao de vulnerabilidade social em que se encontram (MDS, 2012).

O PBF uma proposta do Governo Federal para unificao dos quatro principais programas federais de transferncia de renda: Bolsa Escola; Bolsa Alimentao; Vale Gs e Carto Alimentao. Ele considerado uma inovao no mbito dos programas de transferncia de renda, pois se prope a proteger o grupo familiar como um todo.

O PBF alm de fortalecer a rede de proteo social, garantiu algumas mudanas de concepo passa a atender a toda famlia e no somente seus membros isoladamente (CUNHA, 2008). Famlia, no mbito do PBF , um grupo ligado por laos de parentesco ou afinidades, que formam um grupo vivendo sobre o mesmo teto e que se mantm pela contribuio de seus membros.

O Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) e responsvel pelas diretrizes, gesto e operacionalizao do PBF e do Cadastro nico (Cadnico).

51

4.3.1 Critrios de Incluso e Valores do Benefcio O cadastramento dos beneficirios do PBF realizado pelos rgos municipais de assistncia social, por meio de informaes inseridas pelo municpio no Cadnico (agente operador), ficando a gerncia do programa a cargo do MDS e as operaes de pagamento sob responsabilidade da Caixa Econmica Federal (CEF).

A lei que criou o PBF considerava elegveis famlias com at R$ 100,00 de renda per capita mensal, no incio do ano de 2006, esta linha de pobreza foi reajustada para R$ 120,00 reais que era meio salrio mnimo na poca, no ano de 2009 houve um novo reajuste que permanece at a atualidade no valor de R$140,00 reais. Os

Decretos n 6.157/2007, n 6.491/2008 e n 6.917/2009 so os que alteram os valores dos benefcios do PBF.

De acordo com Silva, Yazbek, Giovanni (2004, p. 138):


Alm da reduo drstica do valor do benefcio, a desvinculao de uma referncia, no caso o salrio mnimo, pode significar desvalorizao crescente do valor de referncia adotado para classificao da indigncia e da pobreza.

Sendo assim, so definidos como critrios elegibilidade e de incluso no beneficio: As famlias com renda per capita mensal que variam entre R$ 70,01 e R$140,00, ingressam no programa apenas se possurem crianas ou adolescentes de 0 a 17 anos. Aquelas que possuem renda per capita mensal inferior a R$70,00, podem ingressar no programa qualquer que seja a idade dos membros da famlia, mesmo se no possurem crianas ou adolescentes28.

O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) trabalha com quatro tipos de benefcios ligados ao PBF: Benefcio Bsico no valor de R$ 70,00 repassados apenas a famlias extremamente pobres, com renda per capita igual ou inferior a R$ 70,00; Benefcio Varivel no valor de R$ 32, repassado pela existncia
28

Texto construdo com base nas informaes contidas na agenda da famlia publicada pelo Governo Federal junto ao MDS no ano de 2010.

52

na famlia de crianas de zero a 15 anos, gestantes e/ou nutrizes; Benefcio Varivel Vinculado ao Adolescente (BVJ) R$ 38, repassados pela existncia na famlia de jovens entre 16 e 17 anos, limitado a dois jovens por famlia; e Benefcio Varivel de Carter Extraordinrio (BVCE) valor calculado caso a caso. Os benefcios so limitados a cinco benefcios por famlia, ou seja, o valor mximo do benefcio em que a famlia pode receber atualmente o valor de R$ 306,00 por ms (MDS, 2012).

Vale destacar que para a concesso do benefcio varivel gestante, no ser obrigatrio ter iniciado o pr-natal, no entanto, uma vez concedido o benefcio gestante, dever obrigatoriamente realizar os exames e consultas, para que a famlia no sofra repercusso gradativa. Para identificar famlias elegveis ao benefcio varivel gestante, o procedimento das equipes de sade do municpio ser o mesmo j adotado no acompanhamento das condicionalidades da sade no PBF.

Em relao ao pagamento, sero pagas nove parcelas mensais de R$ 32,00, (uma por ms de gestao) s famlias com gestantes para as quais o benefcio varivel for concedido. As nove parcelas sero pagas independentemente do ms em que a mulher venha a ser identificada como gestante, caso ela seja identificada no quarto ms de gestao, por exemplo, a famlia continuar recebendo o benefcio mesmo aps o fim da gestao, ou seja, receber o benefcio durante os cinco meses que restam da gravidez e por mais quatro meses aps o parto, completando assim as nove parcelas. Nos casos de aborto, o benefcio no ser cancelado, como forma de apoiar a recuperao da mulher, nove novas parcelas do benefcio sero pagas. O benefcio varivel gestante pode ser concedido para mais de um membro da famlia, no podendo ultrapassar o valor mximo de cinco benefcios no valor de R$ 306,00 reais. Nos casos de aborto, o benefcio no ser cancelado, como forma de apoiar a recuperao da mulher, sero pagas as nove parcelas regularmente, as jovens que recebem o BVJ e estiverem gestantes, podero tambm receber benefcio varivel gestante em acrscimo (MDS, 2012).

Quanto ao beneficio varivel destinado s nutrizes, possui como pblico alvo as famlias que tenham crianas com at seis meses de vida, o benefcio ser pago ao

53

Responsvel Familiar (RF), independentemente do gnero (masculino ou feminino) ou grau de parentesco com o recm-nascido29 (MDS, 2012).

Os quadros a seguir mostram os valores dos benefcios que as famlias integrantes do Programa podem receber.

29

O texto sobre os tipos de benefcio existentes no PBF foi construdo com base nas informaes retiradas (BRASIL, Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Valor do Benefcio. Em: <www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/beneficios/beneficiario/beneficio-valor>. Acesso em: 04. Dez.2012.

54

Quadro 1 - Valores que as Famlias com renda per capita familiar mensal de at R$ 70,00 reais (setenta reais) podem receber

Nmero de gestantes, nutrizes, crianas e adolescentes de at 15 anos 0 1 2 3 4 5 0 1 2 3 4 5 0 1 2 3 4 5

Nmero de jovens de 16 e 17 anos

Tipo de benefcio

Valor do benefcio

0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2

Bsico Bsico + 1 varivel Bsico + 2 variveis Bsico + 3 variveis Bsico + 4 variveis Bsico + 5 variveis Bsico + 1 BVJ Bsico + 1 varivel + 1 BVJ Bsico + 2 variveis + 1 BVJ Bsico + 3 variveis + 1 BVJ Bsico + 4 variveis + 1 BVJ Bsico + 5 variveis + 1 BVJ Bsico + 2 BVJ Bsico + 1 varivel + 2 BVJ Bsico + 2 variveis + 2 BVJ Bsico + 3 variveis + 2 BVJ Bsico + 4 variveis + 2 BVJ Bsico + 5 variveis + 2 BVJ

R$ 70,00 R$ 102,00 R$ 134,00 R$ 166,00 R$ 198,00 R$ 230,00 R$ 108,00 R$ 140,00 R$ 172,00 R$ 204,00 R$ 236,00 R$ 268,00 R$ 146,00 R$ 178,00 R$ 210,00 R$ 242,00 R$ 274,00 R$ 306,00

Fonte: Ministrio do desenvolvimento Social e Combate Fome (http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/beneficios/gestor/pbf-alteracaono-valor-do-beneficio/?searchterm=valores%20do%20PBF).

55

Quadro 2- Valores que as famlias com renda per capita familiar mensal de R$ 70 (setenta reais) a R$ 140 (cento e quarenta reais) podem receber.

Nmero de gestantes, nutrizes, crianas e adolescentes de at 15 anos 0 1 2 3 4 5 0 1 2 3 4 5 0 1 2 3 4 5

Nmero de jovens de 16 e 17 anos

Tipo de benefcio

Valor do benefcio

0 0 0 0 0 0 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 2

No recebe benefcio bsico 1 varivel 2 variveis 3 variveis 4 variveis 5 variveis 1 BVJ 1 varivel + 1 BVJ 2 variveis + 1 BVJ 3 variveis + 1 BVJ 4 variveis + 1 BVJ 5 variveis + 1 BVJ 2 BVJ 1 varivel + 2 BVJ 2 variveis + 2 BVJ 3 variveis + 2 BVJ 4 variveis + 2 BVJ 5 variveis + 2 BVJ

R$ 32,00 R$ 64,00 R$ 96,00 R$ 128,00 R$ 160,00 R$ 38,00 R$ 70,00 R$ 102,00 R$ 134,00 R$ 166,00 R$ 198,00 R$ 76,00 R$ 108,00 R$ 140,00 R$ 172,00 R$ 204,00 R$ 236,00

Fonte: Ministrio do desenvolvimento Social e Combate Fome (http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/bolsa-familia/beneficios/gestor/pbf-alteracaono-valor-do-beneficio/?searchterm=valores%20do%20PBF).

H um calendrio regular de pagamento do PBF e os benefcios so pagos nos ltimos 10 dias teis de cada ms de acordo com o nmero final do Nmero de Identificao Social (NIS), como demonstra o quadro 3.

56

Quadro 3 - Calendrio de 2012 de pagamento do PBF.

PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL CALENDRIO DE PAGAMENTO DAS BOLSAS - 2012 Carto Terminado em: Ms do Benefcio 1 2 3 4 5 6 7 8 Janeiro 18/01 19/01 20/01 23/01 24/01 25/01 26/01 27/01 Fevereiro 14/02 15/02 16/02 17/02 22/02 23/02 24/02 27/02 Maro 19/03 20/03 21/03 22/03 23/03 26/03 27/03 28/03 Abril 17/04 18/04 19/04 20/04 23/04 24/04 25/04 26/04 Maio 18/05 21/05 22/05 23/05 24/05 25/05 28/05 29/05 Junho 18/06 19/06 20/06 21/06 22/06 25/06 26/06 27/06 Julho 18/07 19/07 20/07 23/07 24/07 25/07 26/07 27/07 Agosto 20/08 21/08 22/08 23/08 24/08 27/08 28/08 29/08 Setembro 17/09 18/09 19/09 20/09 21/09 24/09 25/09 26/09 Outubro 18/10 19/10 22/10 23/10 24/10 25/10 26/10 29/10 Novembro 19/11 20/11 21/11 22/11 23/11 26/11 27/11 28/11 Dezembro 10/12 11/12 12/12 13/12 14/12 17/12 18/12 19/12 Fonte: Caixa Econmica (http://www.caixa.gov.br/Voce/Social/Transferencia/bolsa_familia/calen_pag.asp)

9 30/01 28/02 29/03 27/04 30/05 28/06 30/07 30/08 27/09 30/10 29/11 20/12

0 31/01 29/02 30/03 30/04 31/05 29/06 31/07 31/08 28/09 31/10 30/11 21/12 Federal.

4.3.2 Condicionalidades do PBF

O PBF possui condicionalidades, onde a famlia determinada a cumpr-las para permanecer recebendo o benefcio. O Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) faz o acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Famlia de forma articulada com os Ministrios da Educao e da Sade. Em cada municpio, o acompanhamento deve ser feito intersetorialmente entre as reas de sade, educao e assistncia social.

As condicionalidades devem ser compreendidas como um contrato entre as famlias e o poder pblico. O cumprimento das condicionalidades amplia o acesso aos direitos sociais bsicos para as famlias beneficirias do PBF, as condicionalidades so asseguradas por polticas universais definidas na Constituio Federal de 1988, que embora de carter universal, em vrias situaes no garantem o acesso dos mais excludos.

Na rea de sade, as famlias beneficirias assumem o compromisso de acompanhar o carto de vacinao e o crescimento e desenvolvimento das crianas menores de sete anos. As mulheres na faixa de quatorze a quarenta e quatro anos

57

tambm devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pr-natal e o acompanhamento da sua sade e do beb (MDS, 2012).

No que se refere condicionalidade da educao, todas as crianas e adolescentes entre 6 e 15 anos devem estar devidamente matriculados e com frequncia escolar mensal mnima de 85% da carga horria. J os estudantes entre 16 e 17 anos devem ter frequncia de, no mnimo, 75% ao ms (MDS, 2012).

Na rea de assistncia social, crianas e adolescentes com at 15 anos em situao de risco ou retiradas do trabalho infantil pelo Programa de Erradicao do Trabalho Infantil (PETI), devem participar dos Servios de Convivncia e Fortalecimento de Vnculos (SCFV) do PETI e obter frequncia mnima de 85% da carga horria mensal. As famlias tambm devem atualizar o Cadastro nico a cada dois anos30 (MDS, 2012).

Quando as famlias beneficiadas no cumprem com as condicionalidades do programa, h aplicao de sanses gradativas que ocorrem nos meses de repercusso31, cabe a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC) a tarefa de aplicar as sanes. Para cada descumprimento de condicionalidade existe uma sanso com diferenciados efeitos.

Na primeira situao, h uma advertncia, mas a famlia continua recebendo o benefcio normalmente; na segunda, h bloqueio de pagamento por 30 dias, aps esse perodo, a famlia volta a receb-lo; no terceiro e quarto descumprimento h suspenso de pagamento do beneficio por 60 dias; no quinto registro de

30

importante destacar que nos municpios onde foram realizadas as coletas de dados, o perodo para atualizao cadastral de um ano, devido as mudanas que ocorrem nas diversas situaes das famlias, a atualizao cadastral deve ocorrer de acordo com o ltimo nmero do Nmero de Identificao Social (NIS), gerado pela Caixa Econmica, vale destacar que o NIS no gerado exclusivamente para famlias beneficirias do PBF, mas tambm para famlias que esto includas em outros programas socioassistenciais. 31 Segundo Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome: Programa Bolsa Famlia gesto de condicionalidades (s.d). Repercusso o efeito no benefcio da famlia em decorrncia do descumprimento da condicionalidade de sade, educao ou assistncia social. A repercusso no benefcio das famlias ocorre nos meses mpares: JAN, MAR, MAI, JUL, SET, NOV.

58

descumprimento o beneficio cancelado e a famlia desligada/excluda do PBF (CUNHA, 2009, p. 353).

Quando ocorrem as sanes, estas so comunicadas s famlias, por meio de notificao por escrito ou por extrato de pagamento do benefcio aos respectivos responsveis legais. Todas as informaes sobre cumprimento de condicionalidades so enviadas aos municpios, como forma de subsidiar as estratgias de acompanhamento das famlias, preferencialmente de forma integrada entre as reas de sade, educao e assistncia social (CUNHA, 2008, p. 17).

Quando ocorrem erros de registros no Sistema de Condicionalidades do Programa Bolsa Famlia (SICON) ou na inexistncia de ofertas de servios de educao e sade, motivo de doena, violncia urbana, alagamento, morte na famlia, necessidade de cuidar de familiares, sendo esses considerados pelo programa principais motivos justificveis, possvel que o gestor municipal solicite a reverso dessas sanes (MDS, 2012).

O acompanhamento das condicionalidades acontece de acordo com calendrios previamente acordados pelas reas envolvidas. Os calendrios definem os perodos em que os municpios devem realizar o acompanhamento das famlias e os registros das informaes relativas a cada condicionalidade. Todas as informaes devem constar em seus respectivos sistemas informatizados, sendo eles o Sistema de Gesto de Benefcios (SIBEC) e SICON (MDS, 2012).

A folha de pagamento do PBF informada para os municpios e estados, por meio do SIBEC e publicada na internet, de forma a dar transparncia gesto do Programa.

De acordo com o Governo Federal e o Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome os objetivos do acompanhamento das condicionalidades so: monitorar o cumprimento dos compromissos pelas famlias beneficirias, como determina a legislao do programa; responsabilizar o poder pblico pela garantia de acesso aos servios e pela busca ativa das famlias mais vulnerveis; e

59

identificar, nos casos de no cumprimento, as famlias em situao de maior vulnerabilidade, e orientar aes do poder pblico para o acompanhamento dessas famlias (MDS, 2012).

De acordo com o Protocolo de Gesto Integrada de Servios, Benefcios e Transferncia de Renda no mbito do SUAS compete ao MDS em seu artigo 9 pargrafo IV:
Quando a causa dos descumprimentos das condicionalidades for a falta de acesso das famlias aos servios, ou ausncia de oferta dos servios pelo poder pblico, elaborar estratgias em conjunto com os municpios o distrito federal e Estados, com vistas a sanar lacunas existentes no acesso e na oferta desses no territrio municipal.

O acompanhamento das condicionalidades permite ao poder pblico identificar as famlias que se encontram em maior grau de vulnerabilidade e risco social, sendo indicador para priorizao de um acompanhamento familiar mais individualizado. A incluso no PBF feita unicamente entre as famlias cadastradas no Cadnico, o qual ser explicitado no item a seguir.

4.3.3 O Cadastro nico para Programa Sociais do Governo Federal O Cadastro nico conhecido como Cadnico32, foi criado em 2001, regulamentado pelo Decreto n 6.135/07 e coordenado pelo Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS), deve ser obrigatoriamente utilizado para seleo de beneficirios e integrao de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Famlia. Suas informaes podem tambm ser utilizadas pelos governos estaduais e municipais para obter o diagnstico socioeconmico das famlias cadastradas, possibilitando a anlise das suas principais necessidades, alm de permitir que sejam realizados o monitoramento e a avaliao dos efeitos de tais programas na rea de assistncia social.

32

Consultar formulrio principal do Cadnico (ANEXO A).

60

De acordo com o decreto n 6.135/07 Art. 2o:


O Cadastro nico para Programas Sociais - Cadnico instrumento de identificao e caracterizao scio-econmica das famlias brasileiras de baixa renda, a ser obrigatoriamente utilizado para seleo de beneficirios e integrao de programas sociais do Governo Federal voltados ao atendimento desse pblico.

O Decreto n 6.135/07 torna obrigatrio o uso do cadastro por todas as polticas do Governo Federal voltadas para famlias pobres e, ainda, regula poltica de acesso informao, de forma a preservar aspectos de tica, privacidade e sigilo no uso das mesmas (CUNHA, 2008, p. 14).

Pode se cadastrar no Cadnico, famlias que possuem renda mensal que varia de zero at 3 salrios mnimos. O cadastramento das famlias feito por um sistema on line onde constam todos os dados das famlias. Vale destacar que o cadastramento no significa a incluso automtica nos benefcios, isso ir depender dos critrios de elegibilidade de cada programa. O cidado responde um questionrio, que de acordo com as normas do Cadnico auto-declaratrio, tambm informado sobre suas responsabilidades em relao veracidade das informaes fornecidas. Aps a coleta de dados, as informaes so transmitidas para o Governo Federal, que avalia a qualidade e a consistncia das informaes.

Aps o cadastramento no Cadnico gerado o Nmero de Identificao Social (NIS) evitando as multiplicidades de cadastros, esse nmero gerado pela Caixa Econmica Federal neste mbito, o agente operador do Cadnico e o agente pagador. Como dito anteriormente o NIS no gerado exclusivamente para famlias beneficirias do PBF, mas tambm para famlias que esto includas em outros programas socioassistenciais.

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, nacionalmente padronizado, tem acesso aos dados coletados pelo Cadnico, o que permite que sejam conhecidas as caractersticas de cada famlia cadastrada no Cadastro nico, suas necessidades e potencialidades. Isso possibilita que sejam planejadas,

61

formuladas e implementadas polticas pblicas de proteo social especficas de forma precisa, identificando e diagnosticando as necessidades de cada famlia, e at mesmo dos indivduos que a compem (MDS, s.d).

De acordo com Cunha (2008, p. 13):


O Cadnico composto por trs ncleos bsicos de informao: (a) Identificao da pessoa (que gera o Nmero de Identificao Social NIS, de cada pessoa cadastrada), composto por: nome completo do cidado, nome da me, data de nascimento, municpio de nascimento e algum documento de identificao com controle nacional de emisso; (b) Identificao do endereo e; (c) Caracterizao scio-econmica, composta por: composio familiar (n de pessoas, existncia de gestantes, idosos, portadores de deficincia), caractersticas do domiclio (nmero de cmodos, tipo de construo, gua, esgoto e lixo), qualificao escolar dos membros da famlia, qualificao profissional e situao no mercado de trabalho e rendimentos e despesas familiares (aluguel, transporte, alimentao e outros.

Como resultado, as informaes hoje disponveis no Cadastro nico permitem no s a concesso de benefcios do PBF, mas, tambm, a articulao de diferentes polticas pblicas voltadas para as famlias pobres, segundo o perfil e a demanda que apresentam, para isto foram implementados programas complementares, cujas propostas sero conceituadas no prximo item.

4.3.4 Programas Complementares

Com o objetivo de erradicar a extrema pobreza os Governos Federal e Estaduais desenvolvem programas complementares, com o objetivo de complementar a renda dos brasileiros que mesmo com os recursos do PBF no conseguem superar o patamar da extrema pobreza, as famlias consideradas pelo Governo Federal em situao de extrema pobreza possuem uma renda per capita inferior a R$ 70,00 reais.

Um exemplo de programa que foi desenvolvido pelo Governo Federal no ano de 2012 e retirou da extrema pobreza 2,8 milhes33 de crianas de 0 a 6 anos de idade,
33

Informao retirada do site do Ministrio do Desenvolvimento e Combate a Fome (MDS). Disponvel em: < http://www.mds.gov.br>. Acesso em: 13. out.2012.

62

o Benefcio de Superao da Extrema Pobreza na Primeira Infncia (BSP), apelidado por programa Brasil Carinhoso lanado em Junho deste ano. O BSP integra o Plano Brasil sem Misria34 que tem como objetivo elevar a renda e as condies de bem-estar da populao. As famlias extremamente pobres que ainda no so atendidas sero localizadas e includas atravs de busca ativa, de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades, esse plano possui trs grandes eixos de atuao: garantia de renda, incluso produtiva com oferta de oportunidades de ocupao e renda ao pblico alvo e acesso a servios para provimentos ou ampliao de cidadania ou bem-estar social, promovendo aes de busca ativa para alcance do pblico alvo (MDS, 2012).

O BSP compe o PBF e visa reforar as aes de combate pobreza absoluta na primeira infncia, possui enquanto pblico alvo as famlias que tm crianas de 0 a 6 anos, assegurando uma renda mnima de R$ 70 por pessoa para famlias extremamente pobres com filhos nessa faixa etria.

De acordo com a Instruo Operacional n 56/SENARC/ MDS de 20 de Junho de 2012:


As famlias beneficirias do PBF que possuem perfil para o recebimento do BSP sero identificadas automaticamente por meio das informaes do Cadastro nico, registradas no SIBEC. Aquelas que tiverem o novo benefcio concedido recebero mensagem especfica, atravs do extrato de pagamentos do Bolsa Famlia, emitido no saque dos benefcios, informando que foram selecionadas para o BSP. Apenas para fins de recebimento do BSP, a obteno da renda per capita familiar a ser utilizada para determinar o valor que a famlia receber do BSP ser composta pela renda per capita contida no Cadastro nico/SIBEC somada aos valores mensais recebidos do PBF, ou seja, auferidos por outros benefcios do PBF, sendo eles: Benefcio Bsico, Varivel, Varivel Vinculado ao Adolescente (BVJ) e Extraordinrio [...]. O valor do BSP de carter adicional e poder variar de acordo com a necessidade de complementao de renda de cada famlia. Ser pago pelo perodo em que a famlia permanecer em situao de extrema pobreza e possuir crianas de zero a seis anos em sua composio familiar. de suma importncia que os dados da famlia estejam atualizados no Cadastro nico, em especial o campo renda, pois este ser determinante para o clculo do valor do benefcio.
34

Para maior detalhamento sobre os eixos de atuao e servios ofertados pelo Plano Brasil sem Misria, consultar o Plano Brasil sem Misria do Governo Federal, disponvel em: http://www.brasilsemmiseria.gov.br.

63

Este benefcio calculado em intervalos de R$ 2,00, sendo este tambm o valor mnimo da parcela de pagamento concedido famlia. O valor do BSP equivaler diferena entre R$ 70,01 e a renda per capita familiar com o PBF, registrada no SIBEC, a partir de informaes da famlia no 35 Cadastro nico. Cabe destacar que toda esta sistemtica de clculos e arredondamentos ser feita de forma automtica pelo sistema e sempre ir beneficiar a famlia.

Outro importante Programa Complementar de nvel Estadual no Esprito Santo o Programa Incluir, que visa emancipar as famlias, atravs da realizao de projetos e aes de forma gradativa e sistematizada, no intuito de promover a incluso social e a cidadania, atravs da utilizao de estratgia de articulao das redes de servios de proteo social. Tendo com objetivos construir uma rede de parcerias com as prefeituras e sociedade civil; incluir/incentivar os cidados formao continuada, tendo em vista a construo da emancipao familiar; potencializar o atendimento e o acompanhamento familiar, tendo em vista a efetivao do Plano de Emancipao da famlia36; priorizar a socializao da informao no processo de acompanhamento familiar, como componente fundamental para a viabilizao de direitos e fortalecimento dos usurios (ESPRITO SANTO, 2012).

O Programa Incluir, no recorte da Assistncia Social, ser direcionado s famlias em situao de extrema pobreza inscritas no Cadastro nico e recebendo o Bolsa Famlia com renda per capita igual ou inferior a R$70,00 (setenta reais), que mesmo recebendo o benefcio Bolsa Famlia, ainda continuam em situao de extrema pobreza.

O Programa Incluir possui um projeto de transferncia de renda nomeado como Projeto Bolsa Capixaba (PBC), trata-se de um projeto do Programa Incluir, realizado atravs da transferncia de renda no valor de R$ 50,00 (cinqenta reais), por famlias identificadas que atendam aos critrios estabelecidos pelo programa (ESPIRITO SANTO, 2012).

35

Para maior detalhamento do clculo realizado para recebimento do BSP consulte os exemplos disponveis no anexo I da Instruo Operacional n 56/SENARC/ MDS. 36 O Plano de Emancipao Familiar consiste em um compromisso das famlias com as aes prestabelecidas tais como incluso produtiva, acompanhamento das famlias e acesso aos servios do Estado. Sendo as famlias co-responsveis por todo o processo de sua emancipao.

64

As famlias ao serem beneficirias do PBC, alm de cumprir as condicionalidades do PBF, devero participar na elaborao e execuo do Plano de Emancipao Familiar do Programa Incluir (ESPIRITO SANTO, 2012).

importante destacar que se as famlias elegveis ao PBC, possurem em sua composio familiar crianas com idade inferior a 6 anos de idade, devero ser includas somente no Brasil Carinhoso, programa exclusivo para famlias com esse perfil.

Para finalizar, importante explicitar que os programas e benefcios com adeso ao Brasil Sem Misria foram aderidos por oito Estados e o Distrito Federal, o PBC de nvel Estadual, exclusivamente do Estado do Esprito Santo, os outros Estados brasileiros possuem autonomia para implementar diferentes estratgias para a execuo de programas/projetos de acordo com a necessidade e deficincia de acesso aos servios e de recursos financeiros de cada Estado, o que vem sendo executado atravs de aes precisas na busca de erradicar a pobreza e a misria.

65

5 CONTEXTUALIZANDO OS CAMPOS DE PESQUISA

Apresentaremos e delinearemos neste capitulo, caractersticas dos municpios de Serra e Cariacica, destacando as instituies nas quais foram realizadas as coletas de dados, apontando os perfis dos usurios atendidos nestes locais.

5.1 CARACTERSTICAS DO MUNICPIO DE SERRA (ES) O municpio de Serra na atualidade um dos municpios do Brasil que mais cresce, contando com 118 bairros, e aproximadamente 422.56937 habitantes e possui como prefeito atual Antnio Srgio Alves Vidigal.

A Serra integra a Regio Metropolitana da Grande Vitria (RMGV) juntamente com os municpios de: Fundo, Guarapari, Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitria - capital do Estado do Esprito Santo (ES).

A Prefeitura da Serra possui 18 secretrias, porm a responsvel pela gesto da Poltica de Assistncia do Centro de Referencia de Assistncia Social (CRAS) a Secretaria de Promoo Social (SEPROM) que tem como objetivo definir e desenvolver polticas sociais destinadas aos que vivem margem dos meios de produo e dos benefcios da sociedade, e destinadas melhoria da qualidade de vida do cidado, bem como articular as polticas sociais bsicas. Dentre esses 422.569 habitantes do municpio, 39.89038 so beneficirios do Programa Bolsa Famlia (PBF).

A Serra, conforme o Sistema nico da Assistncia Social (SUAS) um municpio de grande porte com gesto plena da assistncia social, e conta atualmente com oito unidades de CRAS cada um para cinco mil famlias referenciadas, sendo essas unidades:

37 38

Dados retirados do IBGE censo Demogrfico 2010. Dados retirados da folha de pagamento dos beneficirios do PBF no municpio da Serra.

66

Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Jacarape. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Jardim Carapina. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Jardim Tropical. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Laranjeiras. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Novo Horizonte. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Planalto Serrano. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Serra-Sede. Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Vila Nova de Colares.

5.2 CAMPO DE PESQUISA E PERFIL DAS FAMLIAS ATENDIDAS NO CRAS DE SERRA DOURADA SERRA (ES)

O CRAS escolhido para realizao desta pesquisa foi o CRAS de Serra Dourada, por ser um campo em que uma das pesquisadoras se encontra inserida como acadmica de Servio Social.

O CRAS de Serra Dourada um dos mais recentes, foi inaugurado no ano de 2010, tendo iniciado provisoriamente suas atividades no ms de abril de 2010, ainda fora do territrio. No dia 31 de maio de 2010 a equipe tcnica iniciou os atendimentos atravs do Programa de Ateno Integral a Famlia (PAIF) nas instalaes definitivas, inserido no territrio de abrangncia.

Dentre os servios constitudos como funo do CRAS, o PAIF deve ser exclusivamente, por ele ofertado, de acordo com a Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais (2009, p. 6):
O PAIF consiste no trabalho social com famlias, de carter continuado, com a finalidade de fortalecer a funo protetiva das famlias, prevenir a ruptura dos seus vnculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prev o desenvolvimento de potencialidades e aquisies das famlias e o fortalecimento de vnculos familiares e comunitrios, por meio de aes de carter preventivo, protetivo e proativo [...].

67

O territrio de abrangncia do CRAS de Serra Dourada refere-se a 11 bairros, como mostra a tabela 1, num total aproximado de 33.000 habitantes (IBGE, 2000). Tabela 1 Territrio de abrangncia do CRAS de Serra Dourada

BAIRRO Eldorado Novo Porto Canoa Parque Residencial Tubaro Plancie da Serra Porto Canoa Porto Dourado* Santa Rita de Cssia* Serra Dourada I Serra Dourada II Serra Dourada III Solar do Porto* TOTAL

POPULAO 8.040 3.129 2.180 168 3.583 3.638 6.406 5.326 32.470

Fonte: Censo Demogrfico 2000, IBGE. *Os bairros que foram criados aps o Censo 2000 no possuem valores populacionais.

Os bairros do territrio do CRAS de Serra Dourada em sua maioria so antigos, tendo sido constitudos como conjuntos habitacionais. Desta forma, ainda h uma predominncia na regio de casas com formato original, de alvenaria, com reboco, com saneamento bsico (tratamento de gua e esgoto), rede de iluminao e coleta de lixo.

De acordo com a Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS), o CRAS institudo como:
[...] unidade pblica estatal de base territorial, localizado em reas de vulnerabilidade social, que abrange a um total de at 1.000 famlias/ano. Executa servios de proteo social bsica, organiza e coordena a rede de servios scio-assistenciais locais da poltica de assistncia social (PNAS, 2004, p.29).

68

Para que os servios sejam ofertados em conformidade com a Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais (2009), deve-se passar essencialmente por:
[...] acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientao e encaminhamentos; grupos de famlias; acompanhamento familiar; atividades comunitrias; campanhas socioeducativas; informao, comunicao e defesa de direitos; promoo ao acesso documentao pessoal; mobilizao e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convvio familiar e comunitrio; mobilizao para a cidadania; conhecimento do territrio; cadastramento socioeconmico; elaborao de relatrios e/ou pronturios; notificao da ocorrncia de situaes de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.

O CRAS de Serra Dourada funciona de segunda sexta-feira, de 08 s 17 horas, em imvel prprio da prefeitura composto de espaos destinados para recepo, sala(s) de atendimento individualizado, sala(s) de atividades coletivas e

comunitrias, sala para atividades administrativas, instalaes sanitrias, com adequada iluminao, ventilao, conservao, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos seus ambientes.

O CRAS trabalha com equipe interdisciplinar composta por:

1 Coordenador (Assistente Social); 4 Assistentes Sociais; 1 Psiclogo; 1 Auxiliar Administrativo; 1 Auxiliar de Servios Gerais; 1 Vigia ; 1 Merendeira; 3 Adolescentes Aprendizes; 2 Estagirios do Programa Bolsa Famlia ( Cadastro nico); 3 Acadmicos de Servio Social; 1 Acadmico de Psicologia.

69

Alm desta equipe mencionada acima, existe tambm dentro do CRAS de Serra Dourada uma equipe que trabalha especificamente com o Programa Incluir39, programa esse que foi caracterizado no capitulo anterior.

1 Assistente Social 1 Psiclogo Os atendimentos tcnicos no CRAS so realizados a partir dos servios de orientao e acompanhamento oferecidos, sendo estes com tcnicos de servio social e psicologia, para o indivduo ou para a famlia, de forma individual ou coletiva.

A famlia que procura os atendimentos do CRAS pela primeira vez orientada a participar do grupo de acolhida, conforme sua demanda, com agendamento prvio para que o usurio seja melhor atendido. Para as famlias j cadastradas no CRAS, seu retorno realizado por agendamento tcnico ou inscrio nas demais atividades de acompanhamento. As atividades em grupo, em sua maioria de convivncia ou motivacionais, foram formados a partir de demandas identificadas no prprio territrio, no movimento de articulao com a rede local. Do ponto de vista dos projetos e aes desenvolvidos no CRAS de Serra Dourada 40, tem-se:

Grupo de Crianas (Ciranda-Cirandinha): Iniciada as atividades no Centro de Referncia de Assistncia Social de Serra Dourada, a equipe tcnica pode constatar a presena de muitas famlias constitudas de crianas vivenciando diferentes conflitos familiares. Estes, em sua maioria associados falta de limites e a fragilidade dos vnculos familiares. Diante desta constatao foi formado o grupo para crianas, com o objetivo de possibilitar um espao de interao entre pais e filhos e o fortalecimento dos vnculos familiares pela via do ldico (brincar) e do conto de histrias. O presente grupo tem como pblico

39 40

Esse programa foi conceituado no item 4.2.4 deste trabalho. Em relao aos principais projetos e aes desenvolvidas pelo CRAS, todo o material apresentado foi coletado com a Assistente Social Coordenadora do CRAS de Serra Dourada.

70

alvo as crianas de 06 a 09 anos e seus responsveis, e ocorre quinzenalmente, na parte da manh e da tarde, com inscrio prvia na recepo do CRAS. Cada grupo poder ter at 20 crianas, alm dos seus responsveis, lembrando que a presena destes uma pr-condio para a participao da criana no grupo, uma vez que o objetivo do trabalho depende desta relao. Grupo de Adolescentes (Movimento Teen): Consiste em grupos fechados de adolescentes de 12 a 15 anos, separados por sexo e acontecem quinzenalmente. Os grupos de adolescentes tm como objetivo principal, possibilitar um espao de troca de informaes, conhecimento e experincias relacionadas aos diferentes aspectos que norteiam a fase da adolescncia. Partindo deste pressuposto, logo nos primeiros encontros, os adolescentes escolhem os temas (assuntos) a serem trabalhados ao longo do projeto. Grupo de Mulheres (Espao Mulher): Tem como objetivo proporcionar um espao de escuta, visando autonomia, profissional e social, paralelamente possibilitar o fortalecimento dos vnculos familiares. Grupos de Idosos (De Bem Com a Vida): O projeto visa resgatar a convivncia social atravs das atividades socioculturais contribuindo com uma melhor qualidade de vida. Grupo Produtivo Rosa Dourada: O grupo procura fomentar e desenvolver a economia solidria como uma alternativa de incluso social, cooperativismo e gerao de trabalho e renda. Oficinas socioeducativas com tcnicas de artesanato: As oficinas socioeducativas foram desenvolvidas como aes seqenciais aos grupos de acolhida e/ou aos atendimentos sociais, com atividades em que tcnicas artesanais so ensinadas em um encontro (manh ou tarde), associadas s reflexes temticas e/ou conversas direcionadas integrao entre as famlias do CRAS e o tcnico de referncia. A maioria das famlias ou indivduos atendidos apresentam algumas caractersticas relevantes, com dados que servem de referncia at mesmo para o planejamento de aes do PAIF, bem como distinguem o usurio deste territrio especfico. Famlia em situao de vulnerabilidade social, morador (as) do territrio de abrangncia do CRAS, tendo prioridade os beneficirios do Programa Bolsa Famlia (PBF) e do

71

Benefcio de Prestao Continuada (BPC).

Esta instituio priorizou em 2012, de acordo com algumas demandas identificadas, o desenvolvimento das seguintes aes de acompanhamento: atividades em grupo, atendimentos tcnicos individualizados e familiar, com profissionais de servio social e psicologia, visita domiciliar, oficinas socioeducativas e cursos de incluso produtiva.

Segundo a Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais (2009, p. 7) os usurios dos CRAS so:
Famlias em situao de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precrio ou nulo acesso aos servios pblicos, da fragilizao de vnculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situao de vulnerabilidade e risco social residentes nos territrios de abrangncia dos CRAS, em especial: Famlias beneficirias de programas de transferncia de renda e benefcios assistenciais; famlias que atendem os critrios de elegibilidade a tais programas ou benefcios, mas que ainda no foram contempladas; famlias em situao de vulnerabilidade em decorrncia de dificuldades vivenciadas por algum de seus membros; pessoas com deficincia e/ou pessoas idosas que vivenciam situaes de vulnerabilidade e risco social.

O pblico-alvo do CRAS de Serra Dourada so famlias do seu territrio de abrangncia, em especial, aquelas em situao de vulnerabilidade social, tendo prioridade os beneficirios do Programa Bolsa Famlia (BPF) e do Beneficio Prestao Continuada (BPC).

Sabe-se que as mulheres tm cada vez mais assumido suas famlias como chefes, mesmo que exista na composio familiar homens adultos, so as mulheres que se responsabilizam por questes e problemas familiares, bem como so prioridade para o governo nos programas federais. Sendo assim, possvel afirmar que o pblico do CRAS permanece em sua totalidade feminino refletindo uma realidade no pas. Esta mdia vem se mantendo ms a ms, mesmo com a variao de nmero total de atendimentos conforme nos mostra o grfico 1.

72

Grfico 1 Distribuio dos usurios atendidos por gnero no CRAS de Serra Dourada

13% FEMININO (F) MASCULINO (M)

87%

Fonte: Grfico retirado do relatrio do ms de julho do ano de 2012 da Instituio CRAS de Serra Dourada.

Em relao faixa etria dos usurios do CRAS de Serra Dourada, de acordo com o relatrio do ms de julho de 2012 da instituio, tiveram uma representatividade equilibrada, contudo, destacamos a permanente participao do pblico idoso no CRAS, com 21% do total. Na sequncia esto os adultos entre 31 a 40 anos (20%), os de 51 a 60 anos (16%) e os de 25 a 30 anos (13%). As crianas e adolescentes, at 18 anos, e os jovens entre 19 e 24 anos, representaram 10% cada um conforme demonstra o grfico 2.

73

Grfico 2 Faixa etria dos usurios atendidos no CRAS de Serra Dourada

4% 17%

7%

3% 10%

00 a 15 16 a 18 19 a 24 25 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 a 70 Acima de 71 anos

16%

13%

10%

20%

Fonte: grfico retirado do relatrio do ms de julho da Instituio CRAS de Serra Dourada.

interessante destacar que os 21% de atendimentos a idosos em julho se referem a 53 idosos, dos quais: 27 so acompanhados mensalmente pela equipe tcnica do CRAS; 14 foram cadastrados no CRAS no ms de julho de 2012, ou seja, acessaram pela primeira vez o CRAS; e 07 foram encaminhados ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para requerimento do Beneficio de Prestao Continuada (BPC). Estes dados so relevantes porque identificam que um pblico assduo no CRAS, no apenas no sentido de presena e quantidade, mas no que ser refere ao espao como sendo de referncia para o acesso assistncia social, na garantia dos seus direitos e convivncia familiar e comunitria.

Considerando o territrio de abrangncia com 11 bairros, os de maior incidncia em atendimentos so em ordem decrescente: Serra Dourada II (122), Novo Porto Canoa, Serra Dourada I e Eldorado (70 cada um), Serra Dourada III (63) e Tubaro (48). O quantitativo relevante dos bairros Novo Porto Canoa e El Dourado confirmam a vulnerabilidade presente nestes locais. (LEMOS, 2012)

Veja o grfico abaixo especificando os demais bairros e sua populao em atendimento no CRAS:

74

Grfico 3 Distribuio dos usurios atendidos por procedncia no CRAS de Serra Dourada

13% 26%

2% 15%

Serra Dourada I Serra Dourada II Serra Dourada III Porto Canoa Novo Porto Canoa Parque Resisencial Tubaro 10% El Dorado Santa Rita de Cassia Planicie da Serra Porto Dourado

15% 1% 3%
15%

Fonte - grfico retirado do relatrio do ms de julho do ano de 2012 da Instituio CRAS de Serra Dourada.

No ano de 2012 foram ofertados diversos cursos e oficinas41 para usurios do CRAS, cursos estes como de: patchwork, culinria, confeco de pufes com materiais reciclveis, confeitaria e etc. Os cursos possuem vagas preferenciais para beneficirios do PBF, pois acredita-se que o curso uma gerao de renda que possa a derivar. Foi explicitado o nmero de Beneficirios do PBF do municpio em geral, no foi informado o nmero referente a beneficirios do PBF que so acompanha por este CRAS, pois no pde ser contabilizado, porque a instituio possui um nmero de aproximadamente trs mil cadastros, e no h esse controle especifico de quantas famlias so beneficirias do PBF.

41

Segundo a Cartilha de Orientaes Tcnicas sobre o PAIF, as oficinas podem agrupar tanto participantes com caractersticas homogneas, quanto heterogneas. Algumas temticas podem ser melhores trabalhadas com participantes que enfrentam as mesmas situaes, compartilham as mesmas experincias, facilitando, assim, a compreenso, o no julgamento e a expresso dos participantes. J outras temticas so mais bem trabalhadas quando os participantes apresentam pontos de vista diferenciados enriquecendo as discusses e os processos reflexivos que envolvem as oficinas com famlias. Assim, a equipe tcnica e o coordenador do CRAS devem, a partir das caractersticas dos participantes, das especificidades do territrio e da temtica a ser abordada na oficina, escolher o grau de homogeneidade ou heterogeneidade que melhor potencializar o trabalho da oficina e alcance dos seus objetivos.

75

Tendo por base os dados apresentados neste item, consideramos que o CRAS uma instituio que responsvel pelo acompanhamento das famlias que so beneficirias do PBF, e como citado acima podemos afirmar que as famlias atendidas pelo CRAS so em sua maioria chefiadas por mulheres, compatibilizando com os dados das famlias beneficirias pelo PBF.

5.3 CARACTERSTICAS DO MUNICPIO DE CARIACICA (ES)

O municpio de Cariacica criado em 1890, est situado na Regio Metropolitana da Grande Vitria (RMGV) no Estado do ES. O municpio possui a terceira maior populao dentre todos os municpios capixabas correspondente a 348.738 habitantes de acordo com dados do IBGE 2010, dentre esta populao, 169.958 so homens e 178.780 so mulheres. A rea da unidade territorial do municpio de 279,98 Km, deste total, 151 km correspondem rea rural, 124,05 km rea urbana, e 4,92 km2 rea de limites costeiros (PMC, 2011), o ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,75 (IBGE, 2010).

Cariacica se fez um municpio com uma miscigenao prpria do nosso pas, de origem indgena e com influncias nas culturas negra e europia. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expresso Cari-jaci-ca, utilizada pelos ndios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua traduo chegada do homem branco.

Outra denominao da origem do nome do municpio parte segundo a revista Cariacica em Dados (2011, p. 12):
O municpio de Cariacica tem a origem do seu nome do tupi-guarani: caria ou carie, que significa estrangeiro ou estranho, e cica, que aparece, que chega de fora. Inicialmente, o municpio era conhecido como Carijacica, o mesmo nome dado a um rio que descia do monte Mochuara. Era habitado por ndios tupiniquins e uma minoria dos ndios goitacazes e aimors.

Entre 1940 at 1960, Cariacica deixou de possuir uma populao totalmente concentrada na zona rural e passou a aumentar o nmero de habitantes e imigrantes na zona urbana que procuravam condies melhores de vida e trabalho. A motivao do crescimento populacional decorreu da instalao de projetos

76

industriais como a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a Companhia de Ferro e Ao de Vitria (COFAVI), e a inaugurao do Porto de Tubaro (CARIACICA, 2012).

Isso fez com que as empresas precisassem investir em infra-estrutura bsica para os trabalhadores, como habitao, transporte e alimentao o que no aconteceu com planejamento de futuro, a populao ento se fixou nesse aglomerado da Grande Vitria. Com a inaugurao do Porto e o aumento desenfreado da populao, Cariacica passou a ser uma rea de concentrao de reserva de mo de obra, pois o foco da industrializao foi desviado para os municpios de Serra e Vitria, que passaram a oferecer melhores atrativos para a fixao das indstrias em seus territrios (CARIACICA, 2012).

Entre 1970, o municpio passou a sofrer com o desaquecimento de sua economia obtendo consequncias negativas, acarretando no desenvolvimento do municpio. Com a diminuio da oferta de trabalho, houve uma intensificao e um processo de ocupao desordenada do terrtrio, houve aumento do nmero de favelas, e o surgimento de loteamentos clandestinos e ocupao irregular (CARIACICA, 2011).

Os moradores por vrias vezes receberam ordens de despejos e tiveram seus barracos destrudos, na esperana de conseguirem conquistar seu espao, persuadiram em seus protestos e conseguiram que o governo do Estado criasse uma lei estadual para assentar todas as famlias. O Estado ento fez a doao de uma fazenda conhecida como Fazenda Itanhenga e dividiu alguns lotes entre as famlias (CARIACICA, 2011).

O impacto social e ambiental causado nessa poca tomou propores to elevadas que as consequncias, to eminentes no presente, so devastadoras: aumento da violncia, falta de infraestrutura bsica (abastecimento de gua, saneamento bsico, atendimento mdico, transporte e acesso educao) e misria decorrente da diminuio da produo rural sem que as devidas condies tivessem sido criadas para o desenvolvimento urbano (CARIACICA, 2011) .

77

Cariacica passou a ser visto, como o espao dos rejeitados. Alm de precrias condies de habitao, falta de empregos e baixa autoestima, a populao cariaciquense se deparava com mais um problema: a instabilidade poltica. Entre os anos de 1970 e 2000, ou seja, em 30 anos, o municpio obteve 19 mandatos de prefeito e uma longa histria de corrupo poltica e desmandos, o que pode influenciar no crescimento e melhoria da cidade (CARIACICA, 2011).

A partir de 2005, Cariacica passou a tomar novos rumos, com a ampliao dos recursos para as polticas sociais, principalmente a educao, o investimento em infraestrutura urbana e mobilidade, o fortalecimento das micro e pequenas empresas e atrao de novos empreendimentos visando desenvolvimento econmico do municpio e a modernizao da gesto pblica com melhoria da infraestrutura fsica, tecnolgica e implementao de medidas para ampliar a gesto participativa e o controle social, apesar do municpio ainda ter muito o que se fazer (CARIACICA, 2011) .

Atualmente a economia do municpio integrada pelos setores moveleiros, confeco e metal-mecnico. O Produto Interno Bruto (PIB) de Cariacica composto em sua maioria pelo setor de comrcio e servios, responsvel por quase 70% do total do valor agregado de todas as atividades econmicas, as atividades de comrcio e reparao de veculos, transporte e indstrias de transformao so as mais significativas com relao gerao de emprego (CARIACICA, 2011).

Mesmo possuindo uma populao predominantemente urbana, a rea rural do municpio representa aproximadamente 54% da rea total municipal, com a existncia de atividades econmicas ligadas ao setor agrrio (CARIACICA, 2011).

Cariacica situa-se a oeste do canal da Baa de Vitria, fazendo fronteira com Serra e Santa Leopoldina ao Norte, Viana ao Sul, Vitria e Vila Velha ao Leste e Domingos Martins e Viana ao Oeste. O municpio encontra-se s margens de duas rodovias federais: a BR 101 e a BR 262, da Rodovia Estadual ES 080, alm de duas ferrovias a Estrada de Ferro Vitria a Minas e a Estrada de Ferro Santa Leopoldina. Conforme o mapa do municpio:

78

Mapa 1 Cariacica e bairros, e municpios vizinhos

Fonte: mapa retirado da revista Cariacica em Dados, ano 2011

5.4 CAMPO DE PESQUISA: CENTRAL DE CADASTRO NICO (CADNICO) DE CARIACICA (ES)

O presente captulo, descreve caractersticas especficas do campo de pesquisa Central de Cadastro nico, trazendo uma pequena abordagem sobre o perodo inicial onde foram registradas as primeiras atividades, a composio da equipe, alguns dos encaminhamentos aos servios relacionados ao Cadnico, finalizando com a relao dos bairros atendidos de acordo com a rea de abrangncia desta

79

Central e um quantitativo de famlias cadastradas no Cadnico e atendidas pelo PBF no municpio.

A Central de Cadastro nico (Cadnico) um rgo municipal da prefeitura de Cariacica, alocado na Secretaria Municipal de Assistncia Social (SEMAS) que compe a rede de servios de Proteo Social Bsica.

No municpio de Cariacica h registros de atividades da Central a partir do ano de 2008. Entretanto, conforme relato de profissionais, o cadastramento das famlias para acesso a Programas, como o Bolsa Famlia, j era realizado anteriormente desde 2005, todavia, no houve sistematizao das atividades realizadas antes desta data.

Desde o ano de 2008 a Central de Cadastro nico coordenada por profissionais de Servio Social. Entretanto, o setor de Servio Social da Central teve um processo de estruturao a partir de agosto de 2010, iniciando um projeto de organizao e sistematizao das atividades e competncias do setor.

Atualmente, a equipe da Central de Cadastro nico formada por um Coordenador (Assistente Social), dois assistentes sociais, um assistente administrativo que atua como supervisor de cadastramento, cinco auxiliares administrativos (entrevistadores) que cuidam do cadastramento, uma recepcionista, um tcnico de informtica, dois estagirios de ensino mdio e duas estagirias de Servio Social, alm da equipe tambm contar com os entrevistadores dos CRAS do municpio.

A Central de Cadastro nico realiza o cadastramento das famlias com renda per capita de meio salrio mnimo ou renda familiar de at trs salrios para viabilizar o acesso aos servios relacionados ao cadastro, tais como: encaminhamento para a Tarifa Social de Energia Eltrica conforme a Lei n 10.438/02; encaminhamento para a Tarifa Social de gua; encaminhamento para Tarifa Social de Telefone conforme Resoluo n 586, de 5 de abril de 2012 da Agncia Nacional de Telecomunicaes, Emisso da Carteira do Idoso Interestadual conforme institui a Lei federal n 10.741; encaminhamento para a Iseno de taxa de Concurso Pblico conforme Decreto

80

6.593/08 regulamentado pela Lei 8.112/90; reduo na taxa de Contribuio do INSS para donas (os) de casa conforme Lei n 12.470, de 31 de agosto de 2011 e o Programa Bolsa Famlia (PBF) institudo pela Lei 10.836/04 e regulamentado pelo Decreto n 5.209/04.

Alm da assessoria aos servios relacionados ao Cadastro nico realizados nos 8 CRAS do municpio, a equipe do Cadastro nico tambm realiza atendimento s famlias residentes nas regies que ainda no so atendidas pelos CRAS.

Atualmente o municpio de Cariacica possui 8 CRAS dentre eles esto:

Porto Novo, Padre Gabriel, Campo Verde, Alto Mucuri, Nova Rosa da Penha, Campo Grande, Bela Aurora, Rio Marinho

Vale destacar que a gesto de condicionalidades, primordialmente o julgamento de recursos em relao s sanes que ocorrem no no cumprimento das condicionalidades do PBF no municpio de Cariacica somente realizada nesta Central (RIBEIRO, 2011).

Seguem os nomes do bairros atendidos de acordo com a rea de abrangncia da Central: Alto Boa Vista, Alto Lage, Chcara Maria Helena, Expedito, Itaquari, Morro da Companhia, Sotema, Campina Grande, Campina Verde, Campo Novo, Chcara Campo Novo, Chcara Parque Gramado, Chcara Sol da Manh, Colina, Estrela Dalva I e II, Estrela do Sul, Flor do Campo, Jardim Campo Grande, Parque Gramado, Residencial Colina, Santa Brbara, Santo Andr, So Vicente, Tiradentes, Vila Nova, Vila Rica,Duas Bocas, Morro do leo, Patioba, Serto Velho,Alegre, Boa vista, Encantado, Mumbeca (Quitungo velho), Mungumb, Roda

81

D'gua,Taquarau,Azeredo, Trincheira, Boca do Mato, Cangaba, Moxuara, Roas Velhas, Arito, Destacamento de baixo, Destacamento de Cima, Cachoeirinha, Maricar, Sabo, Capoeira Grande, Ibiapaba II, Biririca, Boqueiro, Pau Amarelo e Taquaruu, totalizando 56 bairros.

De acordo com os dados informados pela Secretaria de Avaliao e Gesto da Informao (SAGI), no municpio de Cariacica, o total de famlias inscritas no Cadastro nico em junho de 2012 era de 34.169, j o nmero de pessoas cadastradas era de 115.338 dentre as quais:

15.314 com renda per capita familiar de at R$70,00; 26.975 com renda per capita familiar de at R$ 140,00; 32.878 com renda per capita de at meio salrio mnimo.

Em resumo, o PBF beneficiou, no ms de setembro de 2012, 16.805 famlias, representando uma cobertura de 81,5 % da estimativa de famlias pobres no municpio. O captulo 6 ir expor com maior detalhamento a cerca de dados cadastrais dos municpios de Serra e Cariacica j apresentados.

82

6 ANALISANDO AS ESTRTEGIAS DE MANUTENO DAS FAMLIAS NO PERIODO DE BLOQUEIO DO BOLSA FAMILIA

Neste captulo ser apresentado o resultado da pesquisa realizada no Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) de Serra Dourada, situado no municpio de Serra (ES), e na Central de Cadastro nico (Cadnico), situado no municpio de Cariacica (ES).

Atravs dos dados coletados na pesquisa, foi possvel traar um pequeno perfil socioeconmico das famlias dos usurios atendidos nos municpios de Cariacica e Serra. Em relao ao roteiro utilizado na pesquisa emprica foi possvel analis-lo atravs de 3 (trs) categorias de anlise a saber: 1) tempo de permanncia dos usurios no PBF e conhecimento sobre as condicionalidades; 2) o poder de compra das famlias e as principais dificuldades encontradas no perodo de bloqueio do benefcio e; 3) as estratgias utilizadas pelos usurios no momento de bloqueio do PBF.

Nesta pesquisa foram entrevistados de 5 (cinco) Responsveis Familiares (RFs) atendidos por cada campo de pesquisa, com bairros distintos respeitando a rea de abrangncia de cada um.

Os dados gerais a seguir sero apresentados levando em considerao ambos os municpios, somente quando houver diferenas ou necessidade de destaque de informao de algum dos municpios isoladamente este ser colocado em evidncia havendo comparao.

6.1

PERFIL

SOCIOECONMICO

DAS

FAMLIAS

DOS

USURIOS

ENTREVISTADOS NOS MUNICPIOS DE CARIACICA E SERRA

Em relao faixa etria dos entrevistados, conforme grfico 4 podemos identificar que as idades predominam entre 35 a 44 anos de idade, no municpio de Serra e Cariacica.

83

Grfico 4 Idade dos usurios entrevistados

40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% 25 a 34 anos35 a 44 anos45 a 54 anos Cariacica Serra

Fonte: Dados coletados atravs de entrevistas realizadas com usurios do CRAS de Serra Dourada e Central de Cadastro nico. Elaborao prpria.

Em relao ao gnero dos entrevistados do nmero total de 10 (dez) RFs o predomnio do sexo feminino, houve apenas um do sexo masculino, muncipe de Cariacica, sendo que a transferncia de titularidade do cadastro se deu por motivo de falecimento da cnjuge do entrevistado.

Observa-se que as famlias possuem em sua composio familiar de 4 (quatro) a 6 (seis) membros correspondendo um percentual de 60% (sessenta por cento) dos entrevistados.

O ndice de desemprego evidente atingindo 40% (quarenta por cento) dos entrevistados conforme grfico 5. Estas famlias so chefiadas por mulheres que muitas vezes no possuem vnculos empregatcios com carteira assinada no sendo asseguradas pela previdncia social o que fragmenta a situao de trabalho precrio afetando diretamente na situao econmica da famlia, precisando em algumas situaes participar de programas complementares.

O recebimento do recurso pela mulher pode lhe conferir mais visibilidade como consumidora, reforando sua autoridade no espao domstico, mas isto

84

decorrente muito mais do aumento relativo do seu poder de compra do que de mudanas substantivas na qualidade das relaes de gnero. Na percepo das prprias mulheres, receber o benefcio significa a expanso da maternagem, ou seja, o reforo do seu papel de cuidar dos filhos (AGENDE; NEPEM, apud FERREIRA, 2010, p.90).

Isso acaba por reforar a predominncia da cultura machista e patriarcalista, ao invs de contribuir para a sua desconstruo. Grfico 5 Situao Empregatcia

40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%


Cariacica Serra

Assalariado com CTPS

Autonomo sem Previdencia

Estgio

Fonte: Dados coletados atravs de entrevistas realizadas com usurios do CRAS de Serra Dourada e Central de Cadastro nico. Elaborao prpria.

Foi constatado pelas entrevistadoras que algumas famlias, possuem perfil para incluso em programas complementares42 como, por exemplo: BSP Brasil Carinhoso e Programa Bolsa Capixaba. Mas declararam no receber nenhum benefcio alm do PBF.

A tendncia em desenvolver programas complementares com iniciativa de estados e municpios ostenta um desenvolvimento econmico com objetivo de aumentar o valor monetrio dos benefcios uma vez que os indicadores de vrias pesquisas realizadas afirmam que o valor do beneficio insuficiente (SILVA, 2004, p. 204).
42

Para maior detalhamento sobre os programas complementares verificar o capitulo 4, item 4.2.4.

85

Uma das hipteses levantadas pelas pesquisadoras pela no incluso dos usurios entrevistados neste programas complementares pode vir a ocorrer devido: A falta de acompanhamento dos tcnicos do PBF, pelo acmulo de trabalho e nmero reduzido de profissionais que no do conta de atender toda a demanda existente, ou ento pela no vinculao dos sistemas Cadnico e SIBEC, visto que o cadastro das famlias atendidas estavam atualizados e os programas citados Carinhoso e Programa Bolsa Capixaba so atuais. Brasil

Para delinear uma questo que nos chamou ateno ainda com a categoria situao empregatcia, destacamos a resposta que obtivemos ao questionar uma entrevistada no municpio da Serra, com a seguinte pergunta: O Sr.(a) realiza alguma atividade remunerada? Em caso afirmativo, qual?.
No realizo, pois no tenho com quem deixar as crianas, eu trabalhava, mas fui mandada embora, mais tambm saa mais caro pagar a creche. (Beija-flor).

A oferta de creches uma excelente poltica pblica de incluso social, pois promove o acesso a alimentao adequada das crianas e permite que os pais trabalhem sem que deixem os filhos expostos a situaes de vulnerabilidade social, aos cuidados de terceiros ou na situao de ficarem sozinhas.

Parte desta anlise, a necessidade de investimento do Governo municipal em creches, pois dessa forma pode-se amenizar a realidade das mes que se encontram fora do mercado de trabalho e chefiam famlia.

Em relao renda familiar, conforme exposto no grfico 6 que se encontra abaixo, mostra que a renda dos entrevistados gira em torno de um at dois salrios mnimos, sendo que no municpio de Serra dos 5 (cinco) entrevistados 3 (trs) responderam possuir at um salrio mnimo de renda, j no municpio de Cariacica dos 5 (cinco) entrevistados 3 (trs) responderam possuir at dois salrios mnimos de renda, sendo que em algumas situaes a renda decorre do BPC.

86

Grfico 6 Renda Familiar

60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% No possui Menos de 1 1 Salrio renda Salrio Mnimo Mnimo At 2 Salrios Mnimos At 3 Salrios Mnimos Cariacica Serra

Fonte: Dados coletados atravs de entrevistas realizadas com usurios do CRAS de Serra Dourada e Central de Cadastro nico. Elaborao prpria.

Ainda em relao a renda das famlias consideramos necessrio destacar a realidade apresentada por uma RF durante a coleta de dados:
Sou ASG recebo o mnimo mesmo ainda vem cheio de desconto, ai vai pra 490,00 reais e meu contrato s vai at dezembro (Canrio).

Pochmann citado por Ferreira (2010), diz que mesmo com os ltimos ajustes no salrio mnimo nacional, considerado em alguns estudos como um dos fatores que vm determinando a reduo da pobreza no pas este est muito aqum de atender s necessidades bsicas das famlias brasileiras. No atendendo o conceito de Salrio Mnimo prescrito na Constituio Federal Brasileira de 1988, a saber:
Salrio mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia, como moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculao para qualquer fim" (CFB, captulo II, Dos Direitos Sociais, artigo 7, inciso IV).

Mesmo com renda familiar variando entre um e dois salrios mnimos as famlias responderam que no conseguem suprir suas necessidades humanas bsicas, como alimentao, higiene, vesturio, transporte e etc. Isto porque para a incluso no beneficio calculado a renda bruta, sem considerar os descontos, tambm no

87

so consideradas as particularidades das famlias, seus gastos cotidianos, suas necessidades, se possuem moradia ou residem de aluguel, dentre outras; o que importa que elas no possuam renda individual superior a R$ 2,33 (reais) por dia.

6.2 O TEMPO DE PERMANNCIA NO PBF E O CONHECIMENTO SOBRE AS CONDICIONALIDADES

Em relao ao tempo de permanncia no programa, verificamos que a renda das famlias dos usurios entrevistados no suficiente para a emancipao e desvinculao do beneficio do PBF, fazendo com que a permanncia no programa seja prolongada por vrios anos, conforme afirma o grfico 7. Grfico 7 Tempo de Permanncia no Programa

45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% 1 ano 2 a 3 anos 4 a 5 anos Mais de 5 anos Cariacica Serra

Fonte: Dados coletados atravs de entrevistas realizadas com usurios do CRAS de Serra Dourada e Central de Cadastro nico. Elaborao prpria.

Conforme apresentado no capitulo 4 item 4.3.2 que delineia as condicionalidades do PBF43, para que a famlia permanea no programa necessrio que haja o cumprimento de condicionalidades, na rea da educao garantido a freqncia
43

Para maior detalhamento consultar o captulo 4 item 4.3.2.

88

escolar das crianas, na sade garantindo a pesagem e vacinao dos menores de sete anos e quanto as gestantes realizando o acompanhamento do pr-natal, j na assistncia social atualizar o Cadnico de acordo com a exigncia de cada municpio e as famlias que possuem perfil manter o acompanhamento familiar.

Nesse sentido, concordamos com a discusso apresentada por Cunha 2009, onde a autora destaca que as condicionalidades esto associadas a polticas universais garantidas pela Constituio Federal (CF) de 1988, entretanto em contrapartida ao compromisso da famlia em cumprir essas condicionalidades, preciso que o poder pblico assegure e garanta a oferta dos servios de sade, educao e assistncia. Como o prprio governo federal afirma que as condicionalidades devem ser entendidas como reforo de direitos de cidadania e reforo do direito de acesso conforme prev a CF defendemos a ideia de que s se pode haver a exigncia de tal compromisso se houverem ofertas de qualidade desses servios e a garantia desse acesso.

Outro ponto importante que consideramos para que se possa exigir das famlias beneficirias pelo PBF o cumprimento das condicionalidades, que elas tenham conhecimento sobre as condicionalidades. Como possvel verificar no grfico 7, os usurios em sua maioria esto no programa h mais de cinco anos e muitos no possuem conhecimento sobre as condicionalidades. Isso se afirma com os depoimentos abaixo citados em relao ao conhecimento sobre as

condicionalidades do programa.
No sabia at antes da palestra (referindo-se a palestra ministrada no CRAS), nossa depois de sete anos que eu fui saber que tinha esses negcios (risos) (Sabi.) No sabia quando eu fiz o Bolsa famlia no fui orientada (Arara .) Nunca ouvi falar, nem sei o que isso (Pardal).

Apenas

uma

entrevistada

soube

responder

superficialmente

sobre

as

condicionalidades:
Me falaram que tinha que levar no posto e tambm esse negcio de falta mais no sabia muito bem ( Calopsita.)

89

Conclui-se ento, que as respostas obtidas nos depoimentos apresentados se devem ao fato de que os usurios entrevistados que possuem maior tempo de permanncia no programa no passaram pela palestra informativa oferecida pelas instituies, por este motivo no tem conhecimento sobre as condicionalidades. A palestra informativa possui o objetivo de informar sobre o cumprimento das condicionalidades, os valores do benefcio e os critrios de incluso no PBF e demais programas oferecidos pelos governos onde se faz necessria a incluso no Cadnico.

J a entrevistada que respondeu superficialmente ter conhecimento sobre as condicionalidades, beneficiria h menos tempo pelo programa e afirmou ter passado pela palestra informativa ao ser includa no Cadnico e PBF.

Consideramos que seja necessria a implementao de aes de divulgao como, por exemplo, o acontecimento de uma reciclagem convidando os usurios que possuem maior tempo de permanncia no PBF, para palestras informativas com vistas a informar sobre as condicionalidades, tambm pode ser utilizado os meios de comunicao como comerciais em televiso, rdios, pois nem todos os usurios atendidos pelo programa so alfabetizados. Grfico 8 Conscincia sobre o motivo de bloqueio do benefcio
80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% Descumprimento da sade Desatualizao Cariacica Serra

Fonte: Dados coletados atravs de entrevistas realizadas com usurios do CRAS de Serra Dourada e Central de Cadastro nico. Elaborao prpria.

90

O grfico 8 demonstra os motivos de bloqueio do PBF, o motivo que apresentou maior ndice, foi falta de conhecimento dos usurios a respeito das condicionalidades, em segundo lugar o descumprimento de condicionalidades foi no que se refere a falta de atualizao cadastral por parte do municpio da Serra, j em ltimo lugar mas com considervel nmero de descumprimento foi a respeito da educao havendo empate entre os municpios.

Assim em resposta ao objetivo especfico desta pesquisa, sendo este: discutir e analisar as principais situaes que ocasionam o bloqueio do Programa Bolsa Famlia dos municpios de Cariacica e Serra, dos usurios dos servios da Central de Cadastro nico e do Centro de Referncia e Assistncia Social de Serra Dourada, obtivemos como respostas de acordo com dados das entrevistas realizadas que o motivo principal que ocasiona o bloqueio do PBF no municpio de Cariacica o desconhecimento das condicionalidades do PBF, no municpio da Serra, foi a falta de atualizao cadastral. Vale destacar que os usurios entrevistados no municpio da Serra participaram de uma palestra informativa antes de serem entrevistados, podendo afetar diretamente nas suas respostas quanto ao conhecimento das condicionalidades.

6.3

PODER

DE

COMPRA

DAS

FAMLIAS

AS

DIFICULDADES

ENCONTRADAS NO PERODO DE BLOQUEIO DO BENEFCIO

Apesar do PBF permitir que as famlias inscritas no programa obtenham um aumento no poder de consumo e compra de materiais, importante destacar que as famlias utilizam primordialmente o beneficio para aquisio e consumo de bens no durveis como: alimentos, material escolar, compra de vesturio, pagamento de contas de gua e energia, compra de gs, compra de medicamentos e servios de sade.

Os RFs ao serem questionados sobre o que costumam comprar com o dinheiro que recebem do benefcio, responderam:

91

Compro caderno lpis, borracha, alimentao menos carne porque caro, gs, leite, pago energia (Araponga). Gasto com sade, dentista, vou colocar aparelho na menina, pouco, mas se para usar com a criana vou usar com a criana (Beija-flor). Mantimentos da casa, ajudava a pagar luz e gua e agora (se referindo ao beneficio bloqueado) no estou mais pagando ta no gato (Andorinha). Material escolar, remdio, supermercado, remdio nem sempre tem no posto (Gavio).

As dificuldades encontradas pelas famlias no momento do bloqueio do PBF so diversas, desde o acesso aos servios oferecidos pela poltica de assistncia social, j que precisam adquirir e ter gastos com a passagem para chegarem at as instituies, at a total falta de alimentos, sendo necessrio recorrer ajuda de parentes, amigos e vizinhos quando ocorre a falta de cestas de alimentos nas instituies.

Isso se afirma nas consideraes realizadas pelos prprios usurios quando citam as dificuldades encontradas no momento de bloqueio evidenciando: A maior dificuldade foi na alimentao porque fui tirar confiando no dinheiro
e j tava bloqueado (Papagaio). Muita coisa mudou porque tenho que pedir ajuda a minha filha casada pra comprar material escolar das crianas. Antes com o Bolsa Famlia eu juntava minha quinzena e comprava as coisas que estava faltando, porque o meu salrio muito pouco para quatro pessoas, o Bolsa Famlia me ajudava muito mas acho que no consigo mais receber pelo que voc explicou na palestra sobre a renda, no sei o que vou fazer agora (Pardal). A parte da alimentao, tive que comprar fiado, porque o pagamento no deu, vou ter que pagar juros, alimentao gasta muito porque eles pedem, so crianas vem as outras criancinhas com iogurte e pedem (choro) (Sabi).

No basta o programa garantir o acesso ao alimento e aquisio de outros materiais sendo que este no garante e no oferece condies para que haja autonomia destas famlias que se encontram nessa situao.

92

A manuteno familiar deve estar relacionada garantia de condies excelentes de vida considerando alimentao, higiene, sade, educao, previdncia, moradia, transportes, vesturio, lazer, etc. conforme preconiza o artigo 6 da CF de 1988 que diz:
So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio (BRASIL, 2012, p. 10).

A garantia de melhores condies de vida para os beneficirio rdua, mas imprescindvel, de extrema importncia que ocorra a articulao entre as aes das polticas pblicas de forma eficiente e contnua sem fragmentao e fragilizao das polticas que precisam caminhar sempre juntas para o desenvolvimento de aes que busquem o desenvolvimento e emancipao do indivduo como um todo.

6.4 ESTRATGIAS DE MANUTENO APRESENTADAS PELAS FAMLIAS NO PERODO DE BLOQUEIO DO BOLSA FAMLIA

Durante o perodo de bloqueio do PBF as famlias precisam adquirir meios e estratgias para prover sua manuteno e sustento, uma vez que, como j citado anteriormente no captulo 4 desta pesquisa, o benefcio quando encontra-se bloqueado fica retido por 30 dias, j nos casos de suspenso o perodo de 60 dias.

Em relao a identificao das estratgias de sobrevivncia utilizadas pelas famlias no momento do bloqueio do PBF, objetivo geral desta pesquisa, obtivemos as seguintes respostas:
Fao servios extras, como capinar quintal (Sabi). Recebendo ajuda de vizinhos e amigos, e do planto social (Calop sita). Pego emprestado com a sogra, tios, parentes (Pardal). Em dezembro sai do emprego e em janeiro o Bolsa Famlia foi bloqueado mais graas a Deus meu filho conseguiu o estgio, ele que est sustentando a casa (beija-flor). Economizando, nada de comprar coisas sem necessidade (Andorinha).

93

Agora estou fazendo faxina, mas tenho f em Deus que vou conseguir um emprego certo (Araponga). No momento s to me virando com a penso alimentcia mesmo (Papagaio). To comprando fiado e nem sei se vou conseguir pagar (Arara).

Partindo das respostas obtidas neste estudo, foi possvel responder outro objetivo especifico sendo este: identificar como as famlias se organizam para garantir a obteno de renda durante o perodo de bloqueio, atravs da anlise das entrevistas obtivemos como resultados, que as famlias possuem como estratgias o trabalho informal e o emprstimo de dinheiro com terceiros.

O trabalho informal foi apresentado em destaque como uma das estratgias das famlias no momento do bloqueio do PBF. Partimos do pressuposto que esta estratgia de manuteno (trabalho informal) se destacou devido esse tipo de trabalho no exigir uma qualificao profissional isso reflete o perfil dos beneficirios, porm, em contrapartida ele no assegura os direitos trabalhistas existentes como auxlio maternidade, auxlio doena, aposentadoria etc.

Nota-se que de grande importncia a realizao de acompanhamento social familiar permanente e oferta de servios de incluso produtiva como: oficinas e cursos. No municpio da Serra os usurios tiveram uma sada que foi a oferta de uma oficina para mulheres, como podemos observar na fala de uma RF:
Vou comear a fazer mais artesanatos a galinha de peso de porta que aprendi aqui no CRAS, pra v se ganho mais. (Gavio)

O curso permite que os usurios tenham uma possibilidade de incluso no mercado de trabalho e obteno de uma renda que pode acrescer no oramento familiar, uma vez que, os materiais utilizados no curso so oferecidos pelos CRAS gratuitamente no havendo gastos no momento da aprendizagem.

Vale lembrar, que ao lado desses resultados positivos destinados ao incremento da renda familiar por meio dos cursos e estmulos a atividades econmicas e acesso ao emprego, estes nem sempre vm apresentando resultados significativos at o momento, isto se d devido a diversas limitaes, dentre elas condies sociais e

94

psicolgicas que o usurio encontra, tendo como exemplo: a impossibilidade de acesso do usurio at o local que oferece o curso, nem sempre o curso ofertado de interesse de um nmero significativo de usurios, a renda do beneficirio no permite que sejam adquiridos os equipamentos necessrios para que haja continuidade do servio dentre outras situaes. Um dos objetivos do PBF criar possibilidades de emancipao sustentada dos grupos familiares e desenvolvimento local dos territrios (BRASIL, 2012). Partindo da ideia de que os programas de gerao de trabalho e renda so fragilizados e que a existncia destes so necessrias podemos confirmar com o que diz Silva (2004, p. 201):
Essa intencionalidade, para que seja materializada, requer que se priorize e democratizem os programas e servios sociais bsicos, o que significa alterar o quadro conjuntural contemporneo, dando lugar para que uma poltica de crescimento econmico, de gerao de emprego e de distribuio de renda seja articulado a Poltica Social. [...] Isto , articular programas de transferncia monetria com servios e programas sociais bsicos significa tambm elevar o padro e democratizar o acesso desses programas e servios para toda a populao que deles necessite.

Sugerimos para os dois municpios essa estratgia de articulao, assim como a necessidade de influenciar a criao e o desenvolvimento de cooperativas incentivando o empreendedorismo, tambm importante a oferta de crdito aos beneficirios de forma a permitir o desenvolvimento da comunidade local, e a valorizao principalmente das mulheres que buscam atividades de apoio renda familiar, possibilitando que as famlias tenham seus prprios recursos garantidos atravs da produo de seu trabalho, no precisando de programas sociais de transferncia de renda, garantindo a rotatividade dos beneficirios dos programas evitando a inrcia de vrios anos recebendo o mesmo benefcio, sem oportunidades e meios para deixar de precisar deste.

Para finalizar, a partir da pesquisa bibliogrfica e das entrevistas realizadas, consideramos que o valor que o PBF repassa para os seus beneficirios no suficiente para a manuteno das famlias, no atingindo um dos seus principais objetivos sendo este: criar possibilidades de emancipao sustentada dos grupos familiares [...].

95

Em relao s condicionalidades do programa interpretamos que no deveriam ocorrer sanses no benefcio, j que os usurios no possuem conhecimento do cumprimento destas, um lado positivo que encontramos foi que as condicionalidades proporcionam um maior acesso dos usurios as polticas de sade e educao.

Lembramos que as crticas realizadas neste estudo so construtivas. H de se admitir a importncia do PBF, pois este se torna indispensvel, por ser na maioria das vezes o nico meio de sustento de algumas famlias.

96

7 CONSIDERAES FINAIS

Iniciamos nossas concluses neste trabalho reafirmando que este estudo acerca das estratgias de manuteno das famlias no perodo de bloqueio do Programa Bolsa Famlia no deve se esgotar apenas em um trabalho de concluso de curso, uma tese ou artigo cientfico, partimos da idia que a situao de vida, o perfil das famlias atendidas pelos programas de transferncia de renda, e suas limitaes assim como os limites dos programas so dialticos, uma vez que tratamos de anlises subjetivas, onde mudanas acontecem constantemente. Dessa forma, pretendemos destacar alguns pontos importantes que encontramos atravs dos resultados obtidos neste estudo, uma vez que no possvel pontuar por completo os aprendizados, as indignaes que obtivemos durante a realizao da pesquisa.

Discorrer a respeito das estratgias de manuteno das famlias no perodo de bloqueio do programa bolsa famlia nos foi uma opo terico-metodolgica tanto para dar visibilidade em questes que no so possveis de serem visualizadas atravs das informaes contidas nos dados do formulrio do Cadastro nico (Cadnico) ou apenas em um atendimento social, tanto para questes que no so consideradas pelos gestores do programa. Conforme preconiza a Constituio Federal de 1988 em seu artigo 203 que a assistncia social ser prestada a quem dela necessitar [...], parte-se da a ideologia neoliberal que visa polticas pblicas focalizadas, seletivas e pulverizadas, onde prioriza-se as polticas dos mnimos sociais.

Considerando o contexto scio-histrico mundial e nacional, em que as polticas sociais esto pautadas pela focalizao, o Programa Bolsa Famlia (PBF) no inova, apenas executa essa tendncia, tanto que os valores do benefcio ainda no se adaptaram ao valor do novo salrio mnimo. Os valores do benefcio no so suficientes para a manuteno das famlias, os valores repassados pelo PBF so irrisrios, apesar de em alguns casos ser o nico meio de sustento das famlias, este valor apenas um incentivo, para suprir o bsico do bsico.

97

Acreditamos que para incluso de uma famlia no PBF no deveria ser considerado apenas a renda per capita, mas sim ser avaliado todo o contexto familiar, as condies sociais, como por exemplo, se as famlias possuem residncia prpria, condies de moradia, presena de pessoa com deficincia, idosos, famlias chefiadas por mulheres. Consideramos a renda per capita estabelecida pelo programa muito baixa o que muitas vezes torna-se empecilho para que os membros da famlia insiram-se em atividades remuneratrias, com medo de perder o benefcio do governo.

H de se admitir a importncia do benefcio para muitas famlias, que atravs de suas condicionalidades muitos passaram a participar, a ter acesso s polticas de sade, educao. Entretanto, o PBF no deveria constituir-se como um fim, mas como meio, ou seja, deve-se pensar em estratgias que promovam a emancipao destas famlias, como escolarizao, profissionalizao, parcerias com empresas para encaminhamento ao mercado de trabalho, habitao, entre outros. O repasse do benefcio s famlias deveria ter incio, meio e fim, incentivando-as para conquista de sua autonomia financeira.

A insuficincia das polticas pblicas e a limitao de recursos para garantia de solues individuais no consumo de bens e servios fazem com que acontea uma rede de ajuda entre parentes, amigos e vizinhos, e que os usurios busquem realizar trabalhos cada vez mais informais sendo excludos de ter acesso aos direitos trabalhistas como aposentadorias, auxlio maternidades dentre outros.

Assim, pensamos que seja necessrio dar nfase em programas complementares como forma de incentivar as portas de sada por meio de prticas e projetos de incluso produtiva. Esclarecemos que esta no exatamente uma inovao, j que os planos e projetos especiais de qualificao so modalidades de interveno que j integram os objetivos do governo, mas que esta prtica ocorre de forma ainda tmida nos municpios onde foram realizadas as pesquisas.

98

Tambm de extrema importncia que a intersetorialidade entre as polticas acontea de forma a dar acessibilidade aos beneficirios nas polticas de habitao, saneamento bsico, dentre outros.

Desejamos que este estudo permita novas reflexes acerca do PBF, no intuito de aperfeioar os propsitos do programa de forma a garantir o exerccio da cidadania e da insero na sociedade de homens e mulheres como sujeitos de direitos, no usufruto de uma vida digna com base nos princpios de igualdade entre as pessoas e de erradicao da existncia da fome que ocasiona a morte de vrias pessoas no Brasil e no mundo.

99

REFERNCIAS ANDERSON, P. Balano do neoliberalismo. In: Ps-neoliberalismo: as polticas sociais e o Estado democrtico. 4. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1998. p. 9-23. ANDRADE, Fabricio Fontes de. A institucionalidade da assistncia social na proteo social brasileira. Servio Social Revista, v. 13, n.2, p. 19-44, jan.jun. 2011. Disponvel em: < http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/8110/9118 > Acesso em: 20 de abr. 2012. BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Poltica Social Fundamentos e histria. Biblioteca bsica/Servio Social. 3. ed. So Paulo:Cortez,2007. BOSCHETTI, Ivanete,F.Assistncia Social no Brasil: um direito entre originalidade e conservadorismo .2 ed. Braslia : UNB, 2003. BRASIL. Caixa Econmica Federal. Caixa - Bolsa Famlia. Disponvel em: < http://www.caixa.gov.br/voce/social/transferencia/bolsa_familia/index.asp > Acesso em: 16. nov. 2012. BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), Censo 2010. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/calendario.shtm > Acesso em: 15. nov. 2012 BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), Censo 2000. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/censo 2000_populacao.pdf > Acesso em: 15. nov. 2012 BRASIL. Lei n 8742, de 7 de dezembro de 1993. Lei Orgnica da Assistncia Social-LOAS. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil] Braslia 1993. BRASIL. Lei n 12.435, de 6 de julho de 2011. Altera a Lei Orgnica da Assistncia Social-LOAS. Dirio Oficial [da Repblica Federativa do Brasil] Braslia 2011. BRASIL. Medida Provisria n132, de 20 de outubro de 2003. Cria o Programa Bolsa Famlia e d outras providncias. Convertida na Lei n 10.836, de 2004. Dirio Oficial da Unio [DOU] , Repblica Federativa do Brasil,Poder Executivo, Braslia,DF, 21.out.2003 Seo 1, p. 1.

100

BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Disponvel em:< http://www.mds.gov.br/bolsafamilia> Acesso em: 10 abr. 2012. BRASIL. Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Programa Bolsa Famlia gesto de condicionalidades. Braslia, (s.d). BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Como Calcular a Renda Familiar Per Capita. Disponvel em:<http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/beneficiosassistenciais/bpc/comocalcular-a-renda-familiar-per-capita/?searchterm=renda%20per%20capita>. Acesso em: set. 2012. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Secretaria Nacional de Assistncia Social. Perguntas e Respostas: Centro de Referncia Especializado de Assistncia Social CREAS. Braslia, 2011. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Legislao. Disponvel em: <http://www.mds.gov.br/acesso-ainformacao/legislacao/segurancaalimentar/legislacao-2b0nivel/?searchterm=normas%20e%20decretos>. Acesso em: 19. nov. 2012. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Secretaria de Avaliao e Gesto da Informao (SAGI). Relatrio de Informaes Sociais.Disponvel em: < http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/RIv3/geral/relatorio.php#> Acesso em: 02. Out. 2012. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome . Disponvel em: < http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/beneficios > Acesso em : 20 abr. 2012 BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Disponvel em: < http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/condicionalidades > Acesso em: 20 abr. 2012. BRASIL, Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome. Valor do Benefcio. Disponvel em: <www.mds.gov.br/falemds/perguntasfrequentes/bolsa-familia/beneficios/beneficiario/beneficio-valor>. Acesso em: 04. Dez.2012. BRASIL. Norma Operacional Bsica/ SUAS. Novembro de 2005. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Secretaria Nacional de Assistncia Social, Braslia, 2005. BRASIL. Orientaes Tcnicas sobre o PAIF. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Secretaria Nacional de Assistncia Social. ed 1. vol. 1. Braslia, 2012. BRASIL. Poltica Nacional de Assistncia Social (PNAS). Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Secretaria Nacional de Assistncia

101

Social, Novembro de 2004. BRASIL. Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade, outorgado pelo Decreto n93933 de 14 de janeiro de 1987. Dispe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Dirio Oficial da Unio: Braslia, 16 de Outubro de 1996. BRASIL. Tipificao Nacional dos Servios Socioassistenciais. Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Texto da resoluo n109 de 11 de novembro de 2009. Publicado no Dirio Oficial da Unio em 25 de novembro de 2009. BRASLIA (Distrito Federal). Lei n 10.836, de 09 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Famlia e d outras providncias. Braslia, 2004. BRASLIA (Distrito Federal). Lei n 12.212, de 20 de janeiro de 2010, Dispe sobre a Tarifa Social de energia eltrica. Braslia, 2010. BRASLIA (Distrito Federal). Resoluo n 586, de 5 de abril de 2012, da Agncia Nacional de Telecomunicaes. Aprova o Regulamento do Acesso Individual Classe Especial - AICE, do Servio Telefnico Fixo Comutado destinado ao uso do pblico em geral - STFC, prestado em regime pblico.Dirio Oficial da Unio [DOU], Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, DF, n68, s.1, p.96.Braslia, 2012. BRASLIA (Distrito Federal).Lei n 10.741 de 1 de outubro de 2003.Dispe sobre o Estatuto do Idoso e d outras providncias. Braslia, 2003. BRASLIA (Distrito Federal). Decreto n 6.593, de 2 de outubro de 2008. Regulamenta o art. 11 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto iseno de pagamento de taxa de inscrio em concursos pblicos realizados no mbito do Poder Executivo federal.Dirio Oficial da Unio [DOU], Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, DF, n192, s.1, p.3. Braslia, 2008. BRASLIA (Distrito Federal).Lei n 12.470 de 31 de agosto de 2011.Dispe sobre reduo na taxa de Contribuio do INSS para donas (os) de casa. Braslia, 2011. CARIACICA, Prefeitura Municipal de Cariacica, Cariacica em dados indicadores socioeconmicos, ago. 2011. CUNHA, Rosani. A garantia do direito renda no Brasil: a experincia do Programa Bolsa Famlia. 2008. Disponvel em: < http://www.ipcundp.org/doc_africa_brazil/Webpage/missao/Artigos/ARTIGO_ROSANICUNHA.p df>. Acesso em: 12. out. 2012. CUNHA, R. Transferncia de Renda com condicionalidade: A experincia do Programa Bolsa Familia, In: concepo e gesto da proteo social no contributiva no Brasil. Braslia: Ministrio de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, UNESCO, 2009.

102

ESPRITO SANTO (ES). Secretaria de Assistncia Social e Direitos Humanos. Gerncia de Proteo Social Bsica. Programa Incluir. Vitria, 2012

FACULDADE CATLICA SALESIANA DE VITRIA. Guia de Normalizao de trabalhos acadmicos e de pesquisa: apresentao de trabalhos acadmicos, referncias, citaes e notas de rodap e pster. 4 ed. Vitria, 2012. FERREIRA, N.V. T. Programa Bolsa Famlia: o velho com novas roupagens Dissertao (Mestrado. Servio Social) Universidade Federal do Esprito Santo (UFES ES), Esprito Santo, 2010. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. HFLING, Eloisa Mattos de. Estado e polticas (pblicas) sociais. [S.l.:] Cadernos Cedes, v.21, n.55, p.30-41, nov.2001. Disponvel em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf > Acesso em: 20 de abr. 2012. LEMOS, Lorena Torres de. Plano de Estgio II do CRAS de Serra Dourada, 2011,18p. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Tcnicas de pesquisa. 7ed. So Paulo: Atlas, 2011. MARTINELLI, Maria Lcia (org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. So Paulo: Veras editora, 1999. NETO, Alyne Lages; TEIXEIRA, Caroline Roberta B. Sistema de Informao na Assistncia Social na regio metropolitana da grande Vitria. Faculdade Salesiana 2011. p. 24. Vitria 2011. SANTANA, Jomar lace. A evoluo dos programas de transferncia de renda e o Programa Bolsa Famlia. Revista nica, Belo Horizonte 2007. Disponvel em: <http://www.abep.nepo.unicamp.br/SeminarioPopulacaoPobrezaDesigualdade20 07/docs/SemPopPob07_1019.pdf+o+que+%C3%A9+um+programa+de+transfere ncia+de+renda&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShYJUcRHJNZWEtdOu4jG _3XNz8j3CR06oFAkMHI1w8be9wdKUt7xazfm_HjkNzdYpsQAkIlqbofvOB5BrRveG1aJNsgGmDztAjjSG0kuRZ3Yxbd0k3R4qXGFwEx8-47jNM_aV&sig=AHIEtbQdj2pKrwVxLliy5oIbh1cVnkEZ_Q > Acesso em: 23 abr.2012. SERRA (ES). Prefeitura Municipal da Serra, folha de pagamento do programa bolsa famlia, jul. 2012. SERRA (ES). Prefeitura Municipal da Serra, Relatrio Anual do Cras de Serra Dourada III, jul. 2012.

103

SIQUEIRA, A. de O. Programa Bolsa Famlia (PBF): autonomia ou legitimao da pobreza? Dissertao (Mestrado. Servio Social) Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC - Rio), Rio de Janeiro, 2008. SILVA, M. O. da S. e; YAZBEK, M. C.; GIOVANNI, G. di. A poltica social brasileira no sculo XXI: a prevalncia dos programas de transferncia de renda. So Paulo: Cortez, 2004. SILVA, M. O. da S. e. O Bolsa Famlia: problematizando os limites da focalizao e dos impactos para reduo da pobreza e da desigualdade no Brasil. Maranho, p.1-12, 2010. SPOSATI, Aldaza. A menina LOAS: um processo de construo da Assistncia Social. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2005. SPOSATI, A. et al. Assistncia na trajetria das polticas sociais brasileiras: uma questo em anlise. 8. ed. So Paulo: Cortez, 2003. SUPLICY, Eduardo Matarazzo. Renda de Cidadania: a sada pela porta. So Paulo: Cortez, 2002. PEREIRA, P.A.P. A Assistncia Social na perspectiva dos direitos: crtica aos padres dominantes de produo aos pobres no Brasil. Braslia: Thesaurus, 1996. PEREIRA, P. A. P. Necessidades humanas: subsdios crtica dos mnimos sociais. 5. ed. So Paulo: Cortez, 2008. RIBEIRO, Marciele Vieira. Plano de Estgio II da Central de Cadastro nico do Municpio de Cariacica, 2011,13p. WIKIPDIA. Desenvolvido pela Wikimedia Foundation. Pobreza absoluta . Disponvel em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Pobreza_absoluta>. Acesso em: 12. nov.2012.

104

APNDICE

105

APNDICE A ROTEIRO DE ENTREVISTA COM OS BENEFICIRIOS 1) Qual sua idade? 2) Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino

3) O Sr.(a) realiza alguma atividade remunerada? Em caso afirmativo, qual? 4) Qual o nmero de pessoas que moram na mesma casa que voc? 5) Qual a renda familiar (sem considerar o PBF)? 6) H quanto tempo voc beneficirio (a) do PBF? 7) Qual o valor do benefcio que a famlia recebe? 8) O Sr. (a) beneficirio(a) de algum programa complementar? ( ) (BSP) Brasil Carinhoso ( ) Cesta Bsica mensal ( ) Bolsa Capixaba ( ) no recebe

9) O Sr. (a) ou algum que faz parte de sua composio familiar recebe algum outro benefcio assistencial? ( ) BPC idoso ( ) no recebe ( ) BPC deficiente ( ) Outros ________

10) Voc sabe qual deve ter sido o motivo do bloqueio do BF? 11) Voc sabe o que significa condicionalidades do PBF? 12) O que voc costuma comprar com o dinheiro do benefcio? 13) Quais as dificuldades encontradas pela sua famlia no momento do bloqueio? 14) Como sua famlia faz para se manter no momento em que o seu benefcio esta bloqueado?

106

APNDICE B

107

108

APNDICE C

109

APNDICE D

110

APNDICE E FACULDADE CATLICA SALESIANA DO ESPRITO SANTO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Voc est sendo convidado (a) a participar como voluntrio de uma pesquisa cujo tema As estratgias de manuteno das famlias durante o perodo de bloqueio do bolsa famlia devido descumprimento das condicionalidades. Sua colaborao de fundamental importncia para realizao da pesquisa. Cabe destacar que no se trata de uma participao obrigatria e no acarretar custos. A qualquer momento voc poder desistir de participar e retirar o seu consentimento. Sua recusa no trar prejuzo em sua relao com o pesquisador ou com a instituio.

Informaes sobre a pesquisa Titulo do projeto: As estratgias de manuteno das famlias durante o perodo de bloqueio do bolsa famlia devido descumprimento das condicionalidades. Pesquisador Responsvel: Alasa de Oliveira Siqueira Alunas: Lorena Torres de Lemos e Marciele Vieira Ribeiro Telefone para contato: (27) 3331- 8532 E-mail para contato: asiqueira@catolica-es.edu.br

A pesquisa a ser realizada faz parte da formao acadmica em servio social. Esta tem como objetivo geral analisar as estratgias de sobrevivncia utilizadas pelas famlias no momento do bloqueio do Programa Bolsa Famlia, e os especficos, discutir e analisar as principais situaes que ocasionam o bloqueio do Programa Bolsa Famlia dos municpios de Cariacica e Serra, dos usurios dos servios da Central de Cadastro nico em Cariacica e do Centro de Referncia e Assistncia Social de Serra Dourada e identificar como as famlias se organizam para garantir a obteno de renda durante o perodo de bloqueio.

111

112

Consentimento do Participante

Eu,________________________________________________, declaro que recebi e compreendi por completo as informaes por escrito que constam neste documento e as explicaes que me foram fornecidas. Fui informado que sou livre para escolher concordar em participar ou me recusar. Declaro estar ciente e esclarecido da pesquisa, seus objetivos, metodologia, riscos/benefcios, garantia de sigilo e liberdade para desistir de participar e colaborar com a pesquisa em qualquer etapa da mesma sem danos para a minha pessoa. Nestes termos, concordo em participar deste estudo.

______________________________________________ Assinatura do participante

113

ANEXO

114

ANEXO A

115

116

117

118

119

120

121

122

123

124

125

126

127

128

129

130

131

132

133

134

135

136

137

138

139

140

141

142

143

144

145

You might also like