You are on page 1of 13

Reproduo Celular

Com a introduo biologia de precursores radioativos de DNA e anlogos a nucleotdeos, pde-se definir um perodo de sntese de DNA durante a intrfase. Este perodo foi denominado de fase S. Ao intervalo de tempo entre os eventos da mitose e a fase S denominou-se G1 (G do ingls, gap=intervalo): seria o perodo requerido por muitas clulas para crescer. Sendo, entretanto, essa definio intil para o entendimento de seus mecanismos de regulao, cogitou-se que tal fase fosse pouco importante ou at mesmo inexistente. Da mesma forma, foi definido G2, neste caso, o intervalo de tempo posterior fase S e preparatrio para a mitose. Vale salientar que, em alguns casos, as fases do ciclo celular ocorrem em locais distintos dentro de um tecido. Ao longo da intrfase, ao contrrio do que ocorre com a mitose, diferenas morfolgicas significativas so observadas microscopia ptica. Em funo disso, at a dcada de 1970, com exceo da descrio da fase S, pouca ateno havia sido dispensada a este perodo. Remak (1841), observando leuccitos de girinos, foi o primeiro a descrever a gerao de clulas pela diviso de outras preexistentes. Com o advento da microscopia ptica e consequente observao de componentes celulares, como os cromossomos, duas etapas passaram a definir o ciclo celular: Primeiramente, a Mitose ou fase distributiva: Devido grande mudana arquitetnica da clula, a fase visualmente mais dramtica do ciclo celular. Foi definida a partir da segregao cromossmica. A intrfase ou fase preparatria: compreende o perodo entre duas divises celulares. Nessa etapa, a clula armazena material suficiente para a gerao de suas clulas filhas.

Etapas do ciclo celular: Fase M (Mitose); Fase S (Sntese de DNA); G1 (O primeiro intervalo aps a mitose); G2 (O segundo intervalo, ocorre aps a sntese de DNA e antes da prxima mitose).

Durante a mitose os cromossomos condensam-se e se distribuem de forma a garantir a separao das cromtides irms, duplicadas durante a fase S entre as clulasfilhas. Dessa forma, cada uma delas carrega o mesmo nmero de cromossomos da clula me. A mitose pode ser dividida em seis fases: A prfase caracteriza-se por apresentar cromossomos em processo de condensao. Esses cromossomos esto distribudos aleatoriamente no ncleo e o arranjo dos microtbulos observado na intrfase est desfazendo. A prometfase: os cromossomos esto mais condensados e espalhados pela clula, aps o rompimento do envoltrio nuclear. O fuso mittico j est formado e os microtbulos formadores do fuso ligam-se aos cinetcoros dos cromossomos, que, ento, comeam a migrar para a regio equatorial da clula. Metfase: nesta fase, os cromossomos esto todos alinhados na regio equatorial da clula, formando a placa metafsica. Entre a metfase e a fase seguinte, ocorre o ponto de verificao da montagem do fuso (spindle assembly checkpoint), durante o qual se verifica se todos os cromossomos esto ligados aos microtbulos do fuso mittico e alinhados na placa metafsica. Anfase, as cromtides irms, que estavam alinhadas na placa metafsica, separaram-se umas das outras e so puxadas para plos opostos da

clula. Na telfase, observa-se o incio da remontagem do ncleo e a descondensao dos cromossomos, antes que ocorra a separao definitiva das clulas-filhas na Citocinese. Alm da distribuio do material gentico contido nos cromossomos, durante a mitose, tambm h separao do contedo citoplasmtico, entre as clulas-filhas. O comportamento dos centrolos, que esto associados ao centrossomo e que coordenam a formao e movimentao do fuso mittico, bem conhecido. Eles de duplicam durante a prfase e dirigem-se aos plos da clula. Quando da diviso cada clula-filha recebe um dos pares. J o Retculo endoplasmtico e o Complexo de golgi dependem de processos especficos que levam sua desestruturao e diviso dos elementos ento formados entre as clulas filhas. Outras organelas como Lisossomos, Mitocndrias e Cloroplastos parecem ser divididas equitativamente entre as clulas-filhas,

especialmente por estarem distribudos aleatoriamente pelo citoplasma da clula em diviso.

Etapas da Mitose

O controle da Progresso do Ciclo Celular


Pontos de verificao existem em todas as fases do ciclo celular: G1, S, G2. Este aumento ocorre normalmente por estabilizao proteica (ATM ataxia teleangiectasia mutated) e DNA-PK (protena quinase dependente de DNA). Uma srie de protenas ativada em sequncia para dar incio aos vrios passos do ciclo. Entre as protenas reguladoras esto as quinases dependentes de ciclinas (CdKs), que controlam a entrada na fase S e na fase M. Quando os cromossomos so duplicados na fase S, as duas cpias

de cromossomos so duplicados e suas duas cpias permanecem fortemente unidas como cromtide-irm, protenas como a coesina mantem a unio entre as cromtidesirms.

Meiose
O processo meitico envolve duas divises nucleares e citoplasmticas sucessivas, denominadas meiose I e meiose II, resultando em quatro novas clulas haplides. Enquanto o ciclo celular mittico tem uma fase de duplicao do DNA seguida de uma nica diviso celular, o ciclo meitico tem duas divises, no havendo sntese de DNA entre a meiose I e II. Portanto, uma clula 2C replica seu DNA na intrfase, tornando 4C, e aps as duas divises, d origem a quatro clulas C. A meiose I denominada de diviso reducional porque as duas clulas formadas contm um nico conjunto de cromossomos- so hapldes, ou seja, na primeira diviso meitica que ocorre reduo do nmero de cromossomos metade. A meiose inicia-se depois de uma intrfase que no muito diferente daquela que antecede a mitose, embora seja muitas vezes mais longa (a fase S pode ser de 100 a 200 vezes mais longa que a de um ciclo celular mittico) e com atividades especficas de controle em G2, as quais determinam a entrada da clula nesse tipo de diviso. semelhana da mitose, a meiose um processo contnuo, dividido em uma srie de etapas apenas com propsito didtico: prfase I, metfase I, anfase I, telfase I, intercinese, prfase II, metfase II, anfase II e telfase II. A prfase I a fase mais longa e complexa e, por isso foi subdividida em leptteno, zigteno, paquteno, diplteno e diacinese. No leptteno, os cromossomos, j duplicados, aparecem como filamentos longos apresentando regies mais compactadas intercaladas com outras ainda pouco condensadas, dando um aspecto granular ao filamento. Estes grnulos so denominados crommeros. Nesta fase, os cromossomos se associam ao envoltrio nuclear por seus telmeros facilitando, graas fluidez da membrana, a aproximao e a associao entre cromossomos homlogos. (Ver figura abaixo).

Esquema da meiose (Fase Leptteno).

No zigteno, os cromossomos homlogos emparelham-se longitudinalmente (este processo de emparelhamento conhecido como sinapse) e, entre eles, aparece uma estrutura protica denominada complexo sinaptonmico (CS) (Figura 5). Esta estrutura, visualizada ao microscpio eletrnico foi descoberta por Moses em 1956 e ocupa o espao de 160 a 200 nm existente entre os cromossomos homlogos.

Esquema da meiose (Fase Zigteno).

No paquteno, os cromossomos j se encontram mais condensados e totalmente emparelhados e o evento mais importante desta fase a permuta ou crossing over, no qual cromtides homlogas trocam pedaos equivalentes, resultando em uma nova combinao de genes dos pais.

Esquema da meiose (Fase Paquteno).

No diplteno, os cromossomos esto ainda mais condensados e as quatro e as quatro cromtides tornam-se visveis ao microscpio de luz. O complexo sinaptonmico, ento, desorganiza-se. Os cromossomos homlogos comeam a se separar, mas permanecem unidos em algumas regies onde ocorreram permutas. Estes locais so denominados quiasmas. Pode ocorrer mais de uma permuta no mesmo par de cromossomos e, portanto, estes ficam presos nestes pontos quando se inicia a separao. Isto leva formao de figuras diversas no diplteno, na forma de cruz (da o nome quiasma). O diplteno uma fase de longa durao. Na espcie humana, por exemplo, sete milhes de ovcitos chegam ao diplteno no quinto ms de vida intra-uterina e permanecem nesta fase. Na puberdade quando se inicia a ovulao, um ovcito liberado a cada ms, completa a meiose I e cessa em metfase II. Somente se for fecundado, o ovcito terminar a meiose.

Esquema da meiose (Fase Diplteno

Na diacinese os quiasmas deslocam-se para as extremidades dos cromossomos, podendo inclusive diminuir em nmero.

Esquema da meiose (Fase Paquteno).

A metfase a fase em que os cromossomos atingem seu grau mximo de condensao e ainda permanecem unidos em suas extremidades pelos quiasmas. Nesta fase, o envoltrio nuclear e o nuclolo j desaparecem e os cromossomos se localizam na regio central da clula, dita equatorial, entre os dois plos opostos onde se localizam os centrossomos. Em cada cromossomo homolgo duplicado, portanto, constitudo por duas cromtides irms, haver apenas um cinetcoro.

Esquema da metfase da meiose

Na Anfase, ocorre a separao dos cromossomos homlogos, que migram para plos opostos, reduzindo metade o nmero de cromossomos em cada clula formada. Portanto, cada clula receber um dos cromossomos de cada par de homlogos, cada um com duas cromtides-irms.

Esquema da anfase da meiose

Na telfase, os cromossomos descondensam, o envoltrio nuclear reconstitudo e ocorre a citocinese. Estas duas clulas formadas ao final da meiose so haplides (n), embora ainda tenham a quantidade de DNA duplicada (2C), j que cada cromossomo de par constitudo de duas cromtides ( a duplicao ocorreu na fase S da intrfase tornando a clula 4C).

Esquema da telfase na meiose

Durante a mitose e a meiose, alm dos casos de crossing-over que pode gerar mutaes, a ao do DNA polimerase, pode transcrever informaes erradas, gerando uma mutao. A subfase Leptteno uma fase de curta durao para maioria das espcies. A diferenciao dos trs tecidos embrionrios ocorre logo nas primeiras fases do ciclo mittico. Cada evento mittico ocorre em aproximadamente 20 minutos. Aps alguns aps a fecundao inicia-se o processo de diferenciao celular A diferenciao celular depende de sinais provenientes de hormnios, da matriz extracelular, de contato entre clulas e de fatores de diferenciao chamados de citocinas. Clulas estaminais embrionrias: encontram-se no embrio e podem dar origem a qualquer tipo de clula do organismo. So as nicas clulas totipotentes, considerando sua capacidade de produzir novos tipos celulares. Suas clulas so indiferenciadas, correspondendo ao estgio mximo de diferenciao celular. Clulas estaminais no embrionrias: identificadas em especial nas clulas adultas, esto encarregadas de regenerar tecidos danificados e encontram-se no tecido do corpo adulto dos humanos. Clulas estaminais do cordo umbilical ou do feto.

Fontes das clulas estaminais: Cordo umbilical; Mdula ssea; Tecido Adiposo; Mucosa nasal;

Caractersticas de uma Clula Normal e uma Clula Apopttica

Por definio, Apoptose ou Morte Celular Programada um tipo de "autodestruio celular" que requer energia e sntese protica para a sua execuo. Est relacionado com a homeostase na regulao fisiolgica do tamanho dos tecidos, exercendo um papel oposto ao da mitose. O termo derivado do grego "apoptwsiz", que referia-se queda das folhas das rvores no outono - um exemplo de morte programada fisiolgica e apropriada que tambm implica em renovao. Fisiologicamente, esse suicdio celular ocorre no desenvolvimento embrionrio, na organognese, na renovao de clulas epiteliais e hematopoiticas, na involuo cclica dos rgos reprodutivos da mulher, na atrofia induzida pela remoo de fatores de crescimento ou hormnios, na involuo de alguns rgos e ainda na regresso de tumores. Portanto consiste em um tipo de morte celular programada, desejvel e necessria como defesa do sistema imunolgico. Na clula apopttica, como mostrado na figura abaixo, acontece reduo celular como defesa da clula, e aumento da eosinofilia, formao de vacolos autofgicos, fragmentao do ncleo, condensao da cromatina e formao de corpos apoptticos.

Esquema do processo apopttico na clula.

Consequncia da no disjuno dos cromossomos na anfase

Ocasionalmente no processo de meiose, pode ocorrer uma falha na separao dos cromossomos homlogos na anfase I ou das cromtides. Este fenmeno conhecido como no disjuno. Quando isto acontece, uma das clulas fica com um cromossomo a menos enquanto a outra clula fica com um a mais. Por exemplo, na espcie humana, um gameta ficaria com 23 cromossomos e outro com 24. Se na fecundao, um desses gametas, se fundir com um gameta normal (23 cromossomos), poder originar um zigoto que ter 45 cromossomos ou 47 cromossomos, que na grande maioria das vezes morre. Os que sobrevivem em geral apresentam problemas fsicos ou mentais. Um dos exemplos mais comuns da no disjuno na espcie humana a Sndrome de Down, em quem o indivduo apresenta um cromossomo 21 a mais, ou seja, trs cpias deste cromossomo em vez de duas. Esses indivduos em geral apresentam retardo mental e desenvolvimento anormal na face, corao e outras partes do corpo. Existem ainda outras sndromes relacionadas com o aumento do cromossomo (24) ou diminuio (22) cromossomos.

Cncer
Cncer o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenas caracterizadas pela proliferao descontrolada de clulas, o que leva formao de um tecido anormal: o tumor. Quando h disseminao de clulas cancerosas para outras regies do corpo e formao de tumores secundrios, trata-se de uma metstase. Cncer a palavra latina para caranguejo, um animal capaz de se agarrar com tenacidade a outros animais por causa de suas patas, que tm uma enorme capacidade de se grudar s presas. Os indivduos com cncer apresentam a angiognese, proliferao exagerada de vasos e capilares. Em um organismo saudvel, h equilbrio entre o nmero de clulas mortas (por morte celular programada, doenas ou leses) e a proliferao de novas clulas. Isso garante a integridade de tecidos e rgos. Entretanto, mutaes no DNA alteraes no cdigo gentico que dita as regras do corpo podem perturbar os processos, fazendo com que clulas no morram no tempo certo, levando formao de tumores benignos

(que no se espalham) e malignos (cncer). Alguns tipos de cncer, como a leucemia, no formam tumores. A formao do cncer pode ser induzida por fatores internos (herana gentica) ou externos (exposio a agentes cancergenos, hbitos alimentares, entre outros) ou por ambos simultaneamente. A menor parte dos casos relacionada a influncias genticas, que tornam o organismo incapaz de se defender de uma ameaa. Na maioria das vezes, a doena est associada a fatores ambientais, como o tabagismo, exposio prolongada e frequente aos raios solares e a infeces virais. O processo de carcinognese, ou desenvolvimento do cncer, ocorre lentamente. No primeiro estgio chamado estgio de iniciao, clulas sofrem o efeito de agentes cancergenos que alteram seus genes. No estgio de promoo, elas so transformadas em clulas cancerosas aps o contnuo e longo contato com o agente cancergeno. No estgio final de multiplicao, o estgio da progresso, multiplicao ou acelerao, ocorre multiplicao celular descontrolada e irreversvel. quando surgem os primeiros sintomas. A presena dos agentes cancergenos por si s no pode ser responsabilizada pelo desenvolvimento dos tumores. A herana gentica um dos fatores responsveis pela ao do cncer, mas, efeitos em longo prazo como estilo de vida (sedentarismo e exposio a fatores de risco) predispe muito mais o aparecimento da doena.

Referncias Bibliogrficas
ALBERT BRAY, DENNIS BRAY, KAREN HOPKIN, Fundamentos de Biologia Celular, Artmed, Segunda edio, 2006. CARVALHO, H.F.; PIMENTEL, S.M.R. A Clula 2001. Departamento de Biologia, Unicamp, Segunda edio, 2001. As Novas faces do Cncer, Cincia Hoje, Fevereiro, 2010. NETO, F.G. AZEVEDO, C.F. A clula e as suas divises, Pesquisa e conhecimento, vol,1. 2 ed. 2011.

You might also like