You are on page 1of 31

INSTITUTO MISSIONRIO DE EDUCAO SUPERIOR FACULDADE PAN AMERICANA COORDENAO DO CURSO DE PEDAGOGIA

PROF.ESP.: ANTONIO MARINALDO DOS SANTOS

DISCIPLINA:

METODOLOGIA DO ENSINO DEGEOGRAFIA II

TURMA:022

CAPANEMA/PA 2013
UNIDADE 1: : FUNDAMENTAO TERICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA

APRESENTAO
A clareza terico-metodolgica fundamental para que o estudante da Formao de docentes possa contextualizar os seus saberes, os dos seus alunos, e os de todo o mundo sua volta. O estudante da Formao de docentes precisa estar consciente de que, para ser um sujeito ativo, criativo e consequente em seu meio, como ser social, e em seu campo de trabalho, como profissional, preciso estar sensvel aos processos histricos e geogrficos em curso no meio em que vive. Sem o embasamento dos conhecimentos das Cincias Humanas, esse futuro professor pode tomar as condicionantes determinaes do meio como obstculo intransponvel para a ao pretendida. Desta forma ao tomar as determinantes do meio como problema, questes colocadas, matria-prima desafiadora para a ao que pretende desencadear. O aluno-mestre precisa estar em condies de avaliar as observaes na Prtica de Formao, de refletir sobre o profissional que deseja ser, saber lidar com a indisciplina, com os pais, com a comunidade e os problemas sociais de sua localidade. A instrumentalizao nas metodologias e recursos didtico-tecnolgicos e demais temas selecionados podem possibilitar uma prtica docente produtiva. A disciplina de

Metodologia de Geografia deve criar nos alunos a capacidade de identificar e analisar, as diferentes escalas, as alteraes que as diversas sociedades humanas estabelecerem com os seus territrios, quer na utilizao do espao, quer no aproveitamento dos recursos naturais, quer na valorizao dos resultados de tipo econmico, social, poltico e ambiental destas mesmas mudanas.

OS OBJETIVOS DO ENSINO DA GEOGRAFIA

Espera-se que, ao longo dos noves anos do ensino fundamental, os alunos construam um conjunto de conhecimentos referentes a conceitos, procedimentos e atitudes relacionados Geografia, que lhes permitam ser capazes de: conhecer a organizao do espao geogrfico e o funcionamento da natureza em suas mltiplas relaes, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construo e na produo do territrio, da paisagem e do lugar.

identificar e avaliar as aes dos homens em sociedade e suas consequncias em diferentes espaos e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participao propositiva e reativa nas questes socioambientais locais.

compreender a espacialidade e temporalidade dos fenmenos geogrficos estudados em suas dinmicas e interaes.

compreender que as melhorias nas condies de vida, os direitos polticos, os avanos tcnicos e tecnolgicos e as transformaes socioculturais so conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda no so usufrudas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratiz-las.

conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espao, a paisagem, o territrio e o lugar, seus processos de construo, identificando suas relaes, problemas e contradies.

fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informa o, de modo a interpretar, analisar e relacionar informaes sobre o espao geogrfico e as diferentes paisagens.

saber utilizar a linguagem cartogrfica para obter informaes e representar a espacialidade dos fenmenos geogrficos.

valorizar o patrimnio sociocultural e respeitar a scio diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivduos e um elemento de fortalecimento da democracia.

O QUE GEOGRAFIA? O QUE ESTUDA? QUAL A SUA IMPORTNCIA TERICA E POLTICA DESTE SABER? Segundo Cavalcanti apud Fantin, 2005, devemos iniciar respondendo as

perguntas: Qual a localizao deste lugar? Como as pessoas vivem? Como esta a paisagem? E qual a relao econmica entre as localidades vizinhas? Isso demonstra uma perspectiva particular da disciplina, que a localizao, a necessidade de justificla, ou seja, ir alm da descrio dos aspectos (da estrutura padro) dos lugares e buscar sua significao para isso so necessrias referncias tericas, conceituais. Para entender o significado dos lugares necessria outra questo: como este lugar? Desta forma podemos dizer que o contedo geogrfico tambm deve considerar em conjunto os convencionais aspectos: fsicos, humanos, econmicos, que poderiam ser recolocados sob formas mais complexas e globalizantes, como aspectos culturais, ambientais, geopolticos... Partindo desta reflexo, em duplas, escreva em seu caderno sua opinio sobre:

Onde e como o lugar (bairro, distrito, municpio, rea rural...) onde voc mora? Por que ele est desta maneira?

Que relaes este lugar estabelece com lugares distantes (outros municpios, estados, pases...)? Por que ele estabelece estas relaes e no outras?

Observe que a primeira das questes propostas acima exige a capacidade de localizao e descrio do lugar. A segunda envolve aspectos culturais e histricos do lugar. Finalmente, a terceira que

sto requisita reflexes acerca das relaes econmicas e polticas do lugar com o mundo e exige pesquisa para ser respondida. Questes como estas convidam o leitor a exercitar o pensamento geogrfico. A geografia estuda o espao geogrfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com Santos apud Fantin, 2005, p. 22, este espao geogrfico composto de materialidade (natural e construda) e de relaes sociais, polticas, econmicas, culturais. O autor define o espao geogrfico como sistemas de objetos mais sistemas de aes. Para ele, os objetos so a materialidade, tudo que existe na superfcie da Terra, toda herana histrica natural e da ao humana que se objetivou [...] isso que se cria fora do homem e se torna instrumento material de sua vida, em ambos os casos uma exterioridade. Ainda em suas palavras: As aes resultam de necessidades, naturais ou criadas. Essas necessidades: materiais, imateriais, econmicas, sociais, culturais, morais, afetivas que conduzem os homens a agir e levam a funo [que], vo desembocar nos objetos. Realizadas atravs das formas sociais, elas prprias conduzem a criao e ao uso de objetos, formas geogrficas. Nesse sentido, impossvel pensar a geografia apenas como a cincia da localizao e da descrio dos fenmenos. Muito mais que isso, ela investiga a ao humana (em suas relaes complexas), modelando a superfcie terrestre em parceria e/ou oposio natureza, materializando tempos histricos sobrepostos. Por essas caractersticas, o pensar geogrfico requer treinamento, ateno e investigao. Geografia uma cincia que estuda as caractersticas da superfcie do planeta Terra, os fenmenos climticos e a ao do ser humano no meio ambiente e viceversa Se voc quiser pensar geograficamente o lugar onde mora, dever refletir sobre as construes (objetos tcnicos) como prdios, casas, pontes, usinas, fbricas, rodovias, praas, escolas, entre outras. So todas da mesma idade? Ou foram construdas em perodos histricos diferentes? A que funes serviam inicialmente? Que relaes sociais possibilitavam? E hoje, para que servem? Quem os ocupa/usa? Quem excludo deles? Ser preciso refletir tambm sobre que base natural esses objetos tcnicos foram construdos (plancie, planalto, vale, depresso, morro) e que tipo de

influncia essa base exerceu na paisagem desse lugar? Havia alguma cobertura vegetal anterior ocupao desse lugar? O que aconteceu com ela?

Essas e outras consideraes tipo clima, origem tnica dos habitantes, motivaes histricas para a ocupao do lugar, atividade produtiva ali desenvolvida, relaes econmicas e culturais que estabelece com outros lugares so fundamentais para a compreenso do espao geogrfico de qualquer lugar. A partir desse tipo de raciocnio, fica mais fcil pensar sobre para que serve o saber geogrfico? A a nlise geogrfica do lugar onde moramos pressupe (para alm da observao e da descrio) investigaes histricas, sociais, econmicas, polticas, culturais, etc. Melhor ainda, para entender geograficamente o seu lugar, voc precisa estabelecer relae s entre a materialidade que o constitui e a dinmica social que a produziu e faz uso dela. Na escola, sobretudo no Ensino Fundamental, o objetivo geral da Geografia alfabetizar o aluno para leitura do espao geogrfico, compreendendo a sociedade/realidade atravs do estudo de seus aspectos fsicos, humanos, econmicos, considerando que uma construo social e histrica, desta forma este o objeto de conhecimento da disciplina. Para organizar o pensamento pedaggico necessrio estabelecer os objetivos do ensino da geografia, os contedos e a metodologia, considerando seus aspectos ideolgicos e polticos. Os contedos so os meios de se desenvolver o raciocnio geogrfico, organizado em dois eixos: a formao de conceitos e a alfabetizao geogrfica. No encaminhamento metodolgico ficar explcito a linha ideolgica adota e a que tipo de cidado e sociedade se deseja construir, portanto imprescindvel que o professor conhea as posturas tericas-prticas das escolas pedaggicas. O nosso desejo que o aluno seja capaz de ler o espao geogrfico e compreend-lo com criticidade, instrumentalizando-o para interferir na construo consciente desse espao. Uma maneira interessante para se efetivar esta prtica apresentar situaesproblemas. Durante as atividades de Prtica de Formao (estgio), o aluno-mestre vivenciar vrias situaes no ensino da geografia, que devero ser apresentadas e discutidas com a turma, pesquisando referenciais tericos sobre o tema e propostas/alternativas para um trabalho mais eficiente, no caindo em situaes

simplistas ou a atuaes muito complexas para os educandos da educao infantil e sries iniciais do Ensino Fundamental.

1.3 A Geografia como disciplina escolar: trajetria histrica e perspectivas atuais. As relaes com a natureza e com o espao geogrfico fazem parte das estratgias de sobrevivncia dos grupos humanos desde suas primeiras formas de organizao. Na Antigidade clssica: Ampliaram-se os conhecimentos sobre as relaes sociedade-natureza, extenso e caractersticas fsicas e humanas dos territrios imperiais. Estudos descritivos. Desenvolveram-se conhecimentos como os relativos elaborao de mapas; discusses a respeito da forma e do tamanho da Terra, da distribuio de terras e guas...

Na Idade Mdia: A idia de que a Terra era um disco se generalizou e tornou-se para a Igreja de ento uma verdade que no podia ser contrariada, conforme os ensinamentos dos sbios e santos.

Sculo XVI: Os saberes geogrficos, nesse processo histrico, passaram a ser evidenciados nas discusses filosficas, econmicas e polticas, que buscavam explicar questes referentes ao espao e sociedade.

Sculo XIX: Foram criadas diversas sociedades geogrficas, que tinham apoio dos Estados colonizadores como Inglaterra, Frana e Prssia que, mais tarde, viria a ser a atual Alemanha. Estas sociedades organizavam expedies cientficas para a frica, sia e Amrica do Sul. O pensamento geogrfico, da escola alem, teve como precursores:

Humboldt (1769-1859) Ritter (1779-1859) Ratzel (1844-1904) fundador da geografia sistematizada, institucionalizada e considerada cientfica. O pensamento geogrfico da escola francesa, por sua vez, teve como principal representante Vidal de La Blache (1845-1918). Para Ratzel e a escola alem, a relao sociedade-natureza influenciava o que ele denominava conquistas cultas de um povo, ou seja, as condies naturais do meio, onde vivia determinado povo, estabeleciam uma relao direta com seu nvel de vida, seu domnio tcnico, sua forma de organizao social etc. Quanto mais culto um povo, maior o domnio sobre a natureza, o que proporcionaria melhores condies de vida, conseqente aumento da populao e necessidade de mais espao (territrio) para continuar seu processo evolutivo. Para Vidal de La Blache e a escola francesa, a relao sociedade-natureza criava um gnero de vida, prprio de uma determinada sociedade. As idias geogrficas foram inseridas no currculo escolar brasileiro no sculo XIX e apareciam de forma indireta nas escolas de primeiras letras. Previa, como um dos contedos contemplados, os chamados princpios de geografia que tinha como objetivo enfatizar a descrio do territrio, sua dimenso e suas belezas naturais (VLACH, 2004) A institucionalizao da Geografia no Brasil, no

entanto, se consolidou apenas a partir da dcada de 1930, quando as pesquisas desenvolvidas buscavam compreender e descrever o ambiente fsico nacional com o objetivo de servir aos interesses polticos do Estado, na perspectiva do nacionalismo econmico. Nas escolas brasileiras, a Geografia tinha um carter decorativo e enciclopedista, focado na descrio do espao, na formao e no fortalecimento do nacionalismo, com um papel significativo na consolidao do Estado Nacional brasileiro. tradicional. Ao longo da segunda metade do sculo XX e originaram novos enfoques para a anlise do espao geogrfico a) degradao da natureza; b) s desigualdades e injustias; Essa corrente terica e metodolgica conhecida como geografia

c) s questes culturais e demogrficas mundiais. Nos anos de 1980, ocorreram movimentos pelo desmembramento da disciplina de Estudos Sociais e o retorno da Geografia e da Histria. Com o fim da ditadura militar, a renovao do pensamento geogrfico, iniciada aps a Segunda Guerra, chegou com fora ao Brasil. As discusses tericas que ento se sobressaram centraram-se em torno do movimento da Geografia Crtica. Esse movimento adotou o mtodo do

materialismo histrico dialtico para os estudos e para a abordagem dos contedos de ensino. Ao propor uma anlise social, poltica e econmica sobre o espao geogrfico, o movimento da Geografia Crtica entendeu que a superao da dicotomia naturezasociedade (Geografia Fsica e Geografia Humana) e das fragmentaes das abordagens dos contedos dar-se-iam pelo abandono das pesquisas e do ensino sobre a dinmica da natureza Organizaes financeiras internacionais, como o Banco Mundial, passaram a condicionar seus emprstimos a pases como o Brasil, implementao de polticas sociais e educacionais que atendessem aos interesses daquelas mudanas. Nesse contexto, ocorreram a produo e a aprovao da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB 9394/96), bem como a construo, a poucas mos, dos PCN (Parmetros Curriculares Nacionais). Entre as mudanas provocadas pelos PCN, destacam-se os contedos de ensino vinculado s discusses ambientais e multiculturais. preciso lembrar, contudo, que as questes ambientais e culturais estiveram inseridas no temrio geogrfico desde a institucionalizao da Geografia e foram abordadas de vrias perspectivas tericas, das descritivas s crticas. Portanto, apenas inseri-las no currculo, como contedos de ensino, no garante criticidade disciplina. Pode-se perceber que essa criticidade no aparece nos PCN, na medida em que a abordagem socioambiental enfatiza o determinismo tecnolgico e a sustentabilidade como formas de resolver os problemas causados pela racionalidade do modo de produo capitalista e a abordagem cultural destaca a idia de tolerncia e de convivncia tranqila dos diferentes grupos sociais e culturais, mesmo que se apresentem desiguais.

1.4 A Geografia como rea de conhecimento: tendncias, temticas e conceitos fundamentais. O conceito adotado para o objeto de estudo da Geografia o espao geogrfico, entendido como aquele produzido e apropriado pela sociedade, composto por objetos naturais, culturais e tcnicos e aes pertinentes a relaes socioculturais e polticoeconmicas. Objetos e aes esto inter-relacionados (LEFEBVRE, 1974; SANTOS, 1996b) A espacializao dos contedos de ensino, bem como a explicao das localizaes relacionais dos eventos (objetos e aes) em estudo, so prprios do olhar geogrfico sobre a realidade. Para situar a construo conceitual das diferentes linhas de pensamento geogrfico destaca-se que os conceitos de paisagem e regio, por exemplo, foram inicialmente tratados pela chamada Geografia Tradicionais, no final do sculo XIX. Da perspectiva terica dessa linha de pensamento, tinham um significado diverso do que dado a eles, agora, pela vertente crtica da Geografia. Atualmente, esse conceito foi ampliado e ressignificado pela vertente crtica da Geografia que o associa s relaes de poder da escala micro macro. O conceito de lugar discutiu-o em sua relao com o processo de globalizao da economia e, de algum modo, considerou seus aspectos subjetivos, com a ampliao da abordagem e nfase s potencialidades polticas dos lugares em suas relaes com outros espaos, prximos e/ou distantes. O ensino de Geografia deve assumir o quadro conceitual das teorias crticas dessa disciplina, que incorporam os conflitos e as contradies sociais, econmicas, culturais e polticas, constitutivas de um determinado espao.

PAISAGEM

idia de que aos povos das regies consideradas mais civilizadas caberia o direito e, ao mesmo tempo, o compromisso de explorar meios geogrficos distintos,

distantes dos seus, beneficiando-se e levando benefcios aos povos menos civilizados das regies onde o homem ainda no sabia como fazer o meio revelar-se para si. O ensino assumiu o mesmo mtodo da pesquisa: estudar o espao geogrfico compartimentadamente. No Brasil, a partir da dcada de 1980, com o movimento da Geografia Crtica, os conceitos de regio e de paisagem foram retomados, historicizados e ressignificados. Hoje, as teorias crticas da Geografia reconhecem a dimenso subjetiva da paisagem, j que o domnio do visvel est ligado percepo e seletividade, mas acreditam que seu significado real alcanado pela compreenso de sua objetividade. A paisagem percebida sensorial e empiricamente, mas no o espao, , isto sim, a materializao de um momento histrico. Sua observao e descrio servem como ponto de partida para as anlises do espao geogrfico, mas so insuficientes para sua compreenso. Por isso, o tratamento pedaggico a ser dado ao conceito de paisagem, na escola, deve ser o de par dialtico do espao geogrfico, de materialidade que no se auto-explica completamente. REGIO As regies so o suporte e a condio de relaes globais que de outra forma no se realizariam. Ao prosseguir sua argumentao, o mesmo autor afirma que no mundo globalizado onde as trocas so intensas e constantes, a forma e o contedo das regies mudam rapidamente. Cabe escola tratar esse conceito a partir das determinaes polticas e econmicas que formam e definem a longevidade das regies. Tal anlise rompe a abordagem tradicional que apresenta aos alunos uma diviso regional cristalizada, muitas vezes ultrapassada, que no corresponde dinmica atual da constante (re)organizao dos espaos regionais. LUGAR O conceito de lugar busca incorporar sua dimenso subjetiva, mas acrescenta seu potencial poltico, numa abordagem terica e pedaggica que indica a possibilidade de os lugares assumirem-se como territrios. O lugar o espao onde o particular, o histrico, o cultural e a identidade permanecem presentes. no lugar que a globalizao acontece, pois, cada vez mais ele participa das redes e deixa de explicarse por si mesmo.

Alguns lugares se destacam economicamente por seus objetos e pelas aes que neles se realizam. Este o olhar sobre o lugar, como produtividade e rentabilidade oferecidas ao capital. Essa relao local-global traz, em suas contradies prprias, a possibilidade tanto de os lugares se tornarem refns dos interesses hegemnicos quanto de se contraporem a eles, o que organiza e fortalece a idia de poltica (relaes de poder). TERRITRIO Territrio um conceito ligado idia de relaes de espao e poder. No territrio, portanto, seja nacional, regional ou local, acontecer a relao dialtica de associao e confronto entre o lugar e o mundo (SANTOS, 1996b) Cabe hoje ao ensino de

Geografia abordar as relaes de poder que constituem territrios nas mais variadas escalas, desde as que delimitam os microespaos urbanos, como os territrios do trfico, da prostituio ou da segregao socioeconmica, at os internacionais e globais. NATUREZA Natureza entendida como um conjunto de elementos naturais que possui em sua origem uma dinmica prpria que independe da ao humana, mas que, na atual fase histrica do capitalismo, acaba por ser reduzida apenas idia de recursos (MENDONA, 2002). Por sua vez, a idia de natureza como recurso ganha, atualmente, um elemento complicador: a crescente artificializao do meio, tanto na cidade quanto no espao rural. SOCIEDADE A sociedade em seus aspectos sociais, econmicos, culturais e polticos e nas relaes que ela estabelece com a natureza para produo do espao geogrfico. Ou seja, a sociedade produz um intercmbio com a natureza, de modo que a ltima se transforma em funo dos interesses econmicos da primeira. O ensino deve subsidiar os alunos a pensar e agir criticamente, de modo que se ofeream elementos para que compreendam e expliquem o mundo (CALLAI, 2001). Como espao privilegiado de anlise e produo de conhecimentos, a escola deve subsidiar os alunos no enriquecimento e sistematizao dos saberes para que se tornem sujeitos capazes de interpretar, com olhar crtico, o mundo que os cerca. Por isso, tarefa do professor e

dos alunos terem uma atitude investigativa de pesquisa, recusarem a mera reproduo da interpretao do mundo, feita por outros, e assumirem seu papel de agentes transformadores da realidade. A funo da Geografia na escola desenvolver o raciocnio geogrfico, isto , pensar a realidade geograficamente e despertar uma conscincia espacial.

1-5 CONTEDOS ESTRUTURANTES Dimenso econmica da produo do/no espao. Geopoltica Dimenso socioambiental Dimenso cultural e demogrfica
NAS

1.6 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS E O CURRCULO DE GEOGRAFIA SRIES INICIAIS.

A Geografia voltada para os Anos Iniciais pode desempenhar um importante papel no desenvolvimento das crianas, justificando, uma vez mais, sua presena e permanncia no currculo escolar. Nunca demais recordar que a Geografia Escolar, no Brasil ou na Europa, foi introduzida no currculo das escolas primria e secundria para desempenhar um papel intimamente associado classe dirigente: incutir nas novas geraes a ideologia do nacionalismo. No entender da classe dirigente, era necessria a construo da nao, do sentimento de pertencimento a um territrio e um povo comuns, que compartilhassem de um mesmo passado, de uma histria que fosse de todos. Foi no contexto do projeto de construo da nao, portanto, que a escola desempenhou um expressivo papel na reproduo da cultura, na difuso da idia de Ptria. Quanto aos contedos propriamente ditos, a escola primria lidava com aqueles saberes que possibilitassem a formao de valores ptrios. Assim, cabia Geografia desenvolver um trabalho pedaggico que assegurasse a reproduo de conceitos bsicos dos elementos formadores da paisagem natural, como os rios e as formas de relevo, alm de atribuir os nomes geogrficos a esses elementos. Dessa forma, as denominaes locais foram substitudas por aquelas criadas por instituies direta ou

indiretamente ligadas ao poder. No caso brasileiro, coube ao Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro (IHGB) essa atribuio, em especial no sculo XIX; a partir de 1938, ano de sua criao, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica desempenhou destacado papel nessa jornada. De outro lado, as aulas de Geografia tratavam de disseminar imagens e smbolos que reforassem a inculcao do nacionalismo patritico. o caso da utilizao de mapas, mas sobretudo do mapa do Brasil, decalcado nos cadernos dos alunos; dependurado nas paredes das salas de aula. Contedos, imagens e smbolos eram trabalhados de forma a consolidar a idia e o sentimento de uma ptria una e indivisvel. No era toa, portanto, que os alunos deviam memorizar os nomes de rios, de montes, de capitais estaduais, alm de terem na ponta da lngua informaes a respeito dos maiores e melhores, isto , dados estatsticos dos principais produtores industriais, de matrias-primas, de produtos agropastoris, etc. Os manuais de ensino de Geografia, com isso, apresentavam um vasto questionrio ao trmino de cada assunto, quando no eram constitudos to somente de perguntas e repostas, a serem decoradas e reproduzidas nas avaliaes. Cumpre recordar que durante os anos 70 e 80, a Geografia e a Histria integraram a rea de Estudos Sociais, o que representou um esvaziamento de seus contedos especficos. Ao trmino da dcada de 80 houve o retorno das duas disciplinas com a renovao de seus contedos, impulsionadas pela abertura democrtica e oxigenadas pelas respectivas cincias de referncia. 1.7 Por que ensinar Geografia hoje? No passado, a Geografia Escolar serviu, em primeiro lugar, para a inculcao da ideologia do nacionalismo patritico nas novas geraes. A bandeira e o hino nacionais acompanham as delegaes e se misturam em meio aos torcedores onde quer que as competies se desenrolem. Na vitria ou na derrota, os smbolos nacionais so evocados, reforando os laos afetivos que parecem unir um a um os brasileiros. Contudo, essa comunho diz respeito ao campo do nacionalismo. No que tange a questes scio-econmicas, a sociedade brasileira mostra-se fraturada, cindida. nesse mbito que a Escola, e mais especificamente a Geografia Escolar, devem voltar suas atenes. As questes scio-econmicas de nosso pas so de grande monta, e retratam graves distores da distribuio da riqueza produzida, seja no campo ou na

cidade. Portanto, as fortes desigualdades sociais reinantes no Brasil devem ser tomadas como uma espcie de pano de fundo na definio dos objetivos e finalidades do ensino da Geografia. s desigualdades sociais devem ser agregadas a diversidade tnico-cultural, to marcante na realidade do pas, mas to comumente desprezada e distorcida, gerando preconceitos. Em outras palavras, a lida com princpios e saberes no ensino da Geografia devem possibilitar avanos na direo de uma sociedade mais justa e igualitria, e na valorizao e no respeito s diferenas culturais. Trata-se de um compromisso tico, a ser desenvolvido sem perder de vista o contedo geogrfico e seu encaminhamento metodolgico. Ou seja, no se trata, em absoluto, de trabalhar valores em si mesmos, em detrimento dos contedos escolares. Ao contrrio, no desenvolvimento do trabalho pedaggico que o professor, sistematizando o conhecimento, possibilita o enfrentamento das mais variadas questes da sociedade brasileira. O desenvolvimento de raciocnios geogrficos e a formao de uma conscincia espacial dizem respeito ao olhar geogrfico, maneira particular da Geografia de ler o mundo, de estudar a sociedade. De fato, a cincia geogrfica uma cincia humana, porm ao estudar a sociedade, busca compreender sua dimenso espacial. Isso significa tomar ou considerar o espao como um componente da sociedade. Nesse sentido, a Geografia no pode mais ser entendida to somente como o estudo da Terra, e sim como o estudo da organizao do espao pela sociedade humana. Essa conceituao revela dois aspectos muito importantes: que a disciplina escolar e a cincia de referncia guardam uma relao, mas que no deve, em hiptese alguma, significar uma superioridade da cincia sobre a disciplina escolar, tampouco uma subordinao desta ltima em relao primeira; que a seleo e organizao dos contedos so (ou deveriam ser) afetados por essa relao. Portanto, contedos, conceitos e temas ao serem eleitos para compor as propostas curriculares de Geografia deveriam considerar os seguintes questionamentos : Isso que pretendo ensinar colabora para o desenvolvimento do raciocnio espacial, geogrfico? Ou: O espao enquanto componente da sociedade est sendo contemplado nesse estudo? O raciocnio geogrfico referese lida com diferentes tamanhos ou dimenses espaciais, melhor dizendo, ao trnsito

e articulao entre eles. Ou seja, existem trocas e relaes entre o espao local e outros, mais amplos e mais distantes. 1.8 O QUE E COMO ENSINAR: CONSIDERAES METODOLGICAS Perceber e reconhecer que o espao uma dimenso ou componente da sociedade, condio e meio para a sociedade ser o que , devem perpassar os contedos e as atividades escolares da Geografia. Desde h muito que a organizao e a seleo dos contedos em Geografia seguem um critrio cada vez mais questionvel e inconsistente. Na realidade, trata-se de um critrio que tambm uma metodologia, a metodologia dos crculos concntricos. Essa metodologia ou critrio determina que os estudos geogrficos devem partir do mais prximo para o mais distante, do conhecido para o desconhecido. O argumento o grau de amadurecimento das crianas. De fato, existem temas ou questes inapropriados para determinadas faixas etrias. Contudo, essa metodologia acabou gerando distores graves, o que resultou numa abordagem estanque e linear dos temas e contedos. o caso de citar os temas comumente desenvolvidos nos anos iniciais do ensino fundamental: famlia, escola, trajeto casa-escola, profisses, o entorno da escola... Aparentemente no haveria o que comentar, o que contrariar. At porque parece que esses temas se aliceram numa tradio cultural, tal o tempo que eles tm sido tratados nessa srie. Porm, tais temas ou recortes espaciais ficam fechados em si mesmos, isto , no so remetidos a outras dimenses espaciais. Esse procedimento metodolgico resulta em ao menos trs situaes que desfavorecem o

desenvolvimento da criana, visto que:

-espaciais estanques impossibilitam o desenvolvimento do raciocnio espacial, esvaziam as possibilidades de formar um olhar crtico do e no mundo. Torna-se necessrio considerar a escolha de temas e problemas geogrficos que possibilitem, a um s tempo, respeitar o processo de expanso do horizonte geogrfico da criana e fortalecer seus laos afetivos e identitrios com o local. Contextualizar de forma problematizada tais temas deve ser uma prtica cotidiana de professores dos Anos Iniciais nas aulas de Geografia.

a uma compreenso mais elaborada do espao geogrfico, necessrio contemplar os estudos mais gerais, indo alm das abordagens muito particularizadas.

Considerando que nos Anos Iniciais tambm compete Geografia promover uma alfabetizao geogrfica , ou seja, criar as condies para que as crianas leiam e interpretem o espao geogrfico, e desta forma ler e interpretar a paisagem e o lugar, o territrio e a regio , essa considerao sobre o ponto de vista do observador de fundamental importncia. Feita essas consideraes, resta tratar de sugerir aquilo que deve ser assegurado nos Anos Iniciais, apontar para os conhecimentos especficos a serem garantidos por meio da disciplina escolar em foco. Nesse caso, destacar os objetivos especficos no ensino da Geografia pode representar um comeo de conversa. Ei-los: Preparar para um agir cotidianamente, de forma consciente, relacionado ao viajar, ao circular com segurana pelo espao, compreenso das informaes veiculadas pela mdia e demonstrao de interesse e preocupao pelo ambiente e pela alteridade. comum professores comentarem que a Geografia est no dia-a-dia das pessoas, que uma disciplina concreta e consegue, com muita facilidade, despertar o interesse dos alunos. Porm, no basta permanecer no discurso sobre o cotidiano. Faz-se necessrio organizar e encaminhar os contedos de tal modo que signifiquem um conjunto de saberes que possibilite agir no espao com conscincia. Isso significa dominar os referenciais do espao para nele circular sem se perder, ou seja, saber orientar-se. Afora isso, o contato com as diversas mdias, tais como a televiso, a Internet, as revistas, o jornal, demandam, cada vez mais, um posicionamento mais crtico a respeito das informaes que por elas circulam. Afinal, pesados jogos de interesses encontram-se em cena, o que exige um olhar atento de seus usurios. Preparar para o entendimento das localizaes, o que significa saber situar e situar-se no espao, seja por meio de mapas ou usando referenciais da paisagem e do lugar. Esse trabalho requer o uso da escala cartogrfica e, sobretudo, da escala geogrfica. Na primeira, a determinao de distncias e o clculo de reas so obtidos a partir de um mapa ou planta, envolvendo o conceito de proporo e a utilizao de meios diversos de orientao (bssola, astros...). Na segunda, trata-se de perceber a

existncia de diferentes escalas de anlise, desde a local at a planetria, e reconhecer que elas caminham lado a lado e so de fundamental importncia para a avaliao das inmeras questes de carter espacial, como o agravamento do efeito estufa, a presena de uma transnacional, um deslizamento de encosta, um loteamento clandestino ou os conflitos envolvendo pases. Proporcionar a aquisio de conhecimentos bsicos seja da superfcie terrestre ou das sociedades humanas. Vale recordar que a Geografia surgiu, no passado remoto, como possibilidade de entendimento das diferenciaes de lugares, de paisagens, de reas, enfim. Afinal, a superfcie terrestre marcadamente diversificada, tanto nos seus aspectos fsicos como humanos. Cabe Geografia assegurar conhecimentos

mnimos, porm fundamentais, para sua compreenso. A ttulo de sugesto, apresenta-se um rol de contedos bsicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aos quais so associados conceitos imprescindveis no ensino da disciplina. O conceito de lugar diz respeito aos laos afetivos e identitrios que unem as pessoas aos seus espaos de vivncia. A casa e a rua, a escola e o local de trabalho, um templo ou espao religioso, uma praa, a associao dos moradores, dentre outros casos, podem ser citados. Como so esses lugares e o que nos une afetivos e identitariamente a eles so questes que devem mobilizar seus estudos. Alm disso, o lugar encontra-se no mundo, est ligado a ele por uma srie de aspectos, sejam eles econmicos, polticos, ou culturais. Isso refora a idia de que os espaos no se encontram isolados e devem ser percebidos nas suas relaes, o que eqivale a afirmar que de meu lugar compreendo o mundo. Embora possa aparentar, o conceito ou enfoque de lugar no se restringe aos primeiros dois ou trs anos do Ensino Fundamental, sendo merecedor de estudos ao longo de toda a escolaridade. Espaos mais prximos, de dimenso menos ampla, so costumeiramente

considerados, mas em determinadas circunstncias o estado ou o pas so a referncia afetiva e identitria para toda a classe. Enfim, uma questo de escala de anlise (local, regional, nacional) e de propsito ou finalidade dos estudos. Antes de apresentarmos sugestes de contedos relacionados ao conceito de lugar, convm tratar do conceito de paisagem. Contemplar, descrever, analisar so exemplos de operaes mentais envolvidas com seu estudo. A princpio, a paisagem tudo o

que os nossos sentidos captam, percebem. Da se afirmar que a paisagem forma e cores, como tambm odores, sons e tudo o mais que sentimos pelo tato. Contudo, um estudo mais sistemtico da paisagem requer a compreenso e o entendimento das razes que levaram uma paisagem a ser o que , envolvendo os estudos de sua construo. Assim, lugar e paisagem so dois conceitos que se entrelaam e auxiliam na compreenso de ambos. Vejamos, ento, alguns exemplos: As paisagens dos lugares de vivncia. Nesse caso, em geral voltado para os primeiros anos, casa, rua, escola, bairro s o exemplos de dimenses espaciais a serem enfocados. O que as pessoas realizam nesses lugares, como surgiram, onde ficam, por que a se localizam, como so e por que so assim so elementos mobilizadores que auxiliam na seleo e organizao de contedos mais especficos. Mas os demais anos tambm podem contemplar esses conceitos e ir alm, avaliando as mudanas e as permanncias das paisagens dos lugares. Eis novos exemplos: Mudanas e permanncias nos lugares e nas paisagens As mudanas e permanncias nas paisagens rurais paraenses e brasileiras. As paisagens de meu municpio j foram assim... Um outro importante conceito o de territrio, o qual possibilita o trato com as relaes de poder que se estabelecem no e pelo espao geogrfico. Desde h muito os grupos humanos necessitam exercer um controle sobre as parcelas do espao onde se encontram estabelecidos. Desde as mais remotas sociedades tribais at o moderno Estado nacional, o pas, as mais variadas formas de gesto e controle do espao existem. Em razo desse controle, limites e fronteiras sempre foram criados. Ultrapass-los como se fosse uma transgresso, algo como avanar o sinal vermelho. As fronteiras de um pas necessitam ser patrulhado, o que demanda a instalao de postos, situados em locais estratgicos. Mas no podemos nos limitar apenas ao territrio nacional. Dentro dele existem muitos outros, nas mais variadas condies, e sendo controlados por diferentes grupos e atores sociais. Nesse sentido, uma associao de moradores que luta pelos interesses de seus associados, uma favela que nasceu a partir das necessidades de seus moradores, um acampamento de

sem-terras so alguns dentre inmeros exemplos de territrios. Observe, uma vez mais, que os conceitos se imbricam, isto , lugar, paisagem e territrio se interpenetram, se sobrepem um ao outro. Assim, uma favela possui uma paisagem especfica, constitui o lugar das pessoas que nela vivem e com ela se identificam e um territrio, controlado e gerido por grupos que a se estabeleceram. Ao se estudar o territrio, uma srie de outros conceitos so abordados e sem os quais seu estudo torna-se invivel: poder, limites e fronteiras, ocupao e formao territoriais, usos do espao, conflitos, entre outros. Da que os temas e as dimenses espaciais envolvidas so bastante variadas, por exemplo: Invaso ou ocupao: a questo da moradia no Brasil Por que no centro tem e na periferia no? Vila, bairro, municpio...: as diversas formas de dividir o espao geogrfic o. Resta comentar brevemente que o espao geogrfico resultado das maneiras como os grupos humanos se apropriam da natureza. Sendo assim, o espao , a um s tempo, um conjunto indissocivel de objetos geogrficos (cidades, plantaes, fbricas, moradias, florestas, rios, hidreltricas, etc.) e de aes humanas ou prticas sociais. Em outras palavras, no h espao sem sociedade, assim como no h sociedade sem espao. Isso significa dizer que a construo ou produo do espao obedece os interesses e necessidades dos grupos humanos que atuam nesse processo. Mais do que isso, nesse processo de produo, a sociedade assegura a sua reproduo, ela se perpetua. da que advm a idia de organizao do espao, ou seja, os objetos geogrficos so distribudos, ordenados ou arranjados de uma tal maneira que a vida possa fluir. Isso significa dizer que os bens materiais e imateriais, as idias, os valores so permanentemente criados e recriados em espaos especficos e necessitam de redes igualmente especficas para circular. nesse contexto que as fbricas se conectam aos mercados consumidores por meio das vias de transporte; valores financeiros e idias circulam pela rede mundial de computadores; matrias-primas partem de suas reas de produo para os locais onde possam ser processadas; pessoas se deslocam pelas mais variadas razes pelo espao geogrfico local, nacional e internacional. Portanto, trabalhar o espao geogrfico e sua produo, buscar compreender a lgica de sua organizao envolve a

lida com conceitos diversos, como as atividades econmicas dos meios urbanos e rural, os meios e as vias de transporte e de comunicaes, o comrcio, os servios, as redes, as cidades e o campo, entre outros. Por outro lado, essa dinmica que envolve as relaes da sociedade humana e da natureza gera impactos sobre aquilo que entendemos por ambiente natural. Isso pressupe trabalhar noes do funcionamento dos elementos que formam os ambientes naturais. Destarte, clima, solos, atmosfera, cobertura vegetal, guas, rochas e formaes do relevo tambm integram os estudos geogrficos. Contudo, tais estudos no devem se dar por eles mesmos e sim na sua relao com a sociedade. At porque, uma montanha pode significar um estoque de matrias-primas ou uma paisagem turstica, assim como representar um smbolo cultural ou religioso. Alm disso, no enfoque geogrfico busca-se compreender as razes de sua distribuio pela superfcie terrestre. Afinal, tanto as montanhas como os tipos climticos ou de vegetao seguem padres especficos de distribuio. Compreend-los uma forma de ler e pensar geograficamente o mundo. Feitas essas novas observaes, podemos apontar, tambm, como sugesto, outros temas que se seguem: Agricultura no Brasil; A produo rural familiar; Educar para o campo, educar para a cidade; Quem so, onde vivem e como vivem os brasileiros; As festas e o uso do espao geogrfico pelas pessoas; O tempo meteorolgico sempre muda; O mundo d voltas: os dias, as noites e as estaes do ano; nibus ou trem, barco ou avio: os transportes e a circulao de pessoas e mercadorias; Jornal, rdio e televiso aproximam povos e lugares; A rede de computadores e a circulao de informaes; Seja na feira ou no shopping center, as pessoas vo s compras!; Da plantao mesa, os alimentos percorrem muitos caminhos; Por que cuidar do ambiente?; Mapas, plantas e globos mostram a geografia dos lugares; Mapas e caminhos: a organizao de um roteiro. Quanto ao ltimo tema, convm um ltimo comentrio. Desde h muito tempo que o ensino de Geografia associado a mapas e globos terrestres. Criticado pelo seu uso mecnico, hoje proliferam estudos e obras que apontam para a formao de mapeadores conscientes e leitores crticos de mapas. Trata-se, portanto, de uma proposta de alfabetizao cartogrfica, com incio no 1 ano e sem data para se encerrar, envolvendo em

particular a construo de legenda, bem como o desenvolvimento da lateralidade, uso de referenciais da paisagem e da orientao, alm do trabalho envolvendo proporo e escala. Embora esses elementos possam ser tomados como contedos, at porque a criana necessita apropriar-se desses saberes, a cartografia tida como uma das linguagens da Geografia. Isso significa afirmar que os mapas e plantas devem ser incorporados ao trabalho pedaggico das aulas da disciplina e utilizados

cotidianamente em sala de aula. Cumpre destacar que o mapa permite que se tenha uma viso de conjunto dos espaos e que se opere importantes raciocnios geogrficos a partir de sua leitura e interpretao. 1.8 ESTUDO DO MEIO: ESPAO RURAL E URBANO O meio rural compreende o espao que no urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas. Tradicionalmente as atividades rurais so basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijo, trigo, soja, hortalias, frutas e etc.) e Pecuria (Produo pastoril ou no, de bovinos, sunos, caprinos, ovinos etc.). Embora atualmente outras atividades, principalmente no ramo turstico, hotis fazenda, Spas, clnicas de recuperao entre outras, tem modificado a configurao da utilizao do espao agrrio. Hoje, no Brasil, a ocupao da terra na atividade agropecuria est dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda no aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. O espao agrrio dividido em glebas de terras, que seriam as propriedades rurais, e essas podem variar de tamanho, no Brasil existe a estrutura fundiria (forma como esto distribudas as propriedades rurais conforme o tamanho).

Na configurao fundiria brasileira as propriedades rurais esto classificadas em: Minifndio: Latifndio: So So pequenas grandes propriedades propriedades rurais, rurais, inferior superior a a 50 600 hectares. hectares.

As desigualdades na distribuio de terras um problema extremamente polmico, que apresenta constantemente a necessidade de reforma agrria. Mas o que reforma agrria? De maneira simplificada a redistribuio mais justa da terra. Relao de trabalho no campo Pequenos proprietrios: Trabalhadores de base familiar, com pouca ou nenhuma utilizao de tecnologias. Parceria: uma espcie de sociedade onde um entra com o trabalho e o outro cede parte de sua terra, o lucro dividido

conforme acordo pr-estabelecido. Arrendatrios: So produtores rurais que pagam para utilizar a terra, como se fosse um aluguel da terra, nesse perodo ele poder utiliz-la na agricultura ou pecuria. Assalariado Permanente: So trabalhadores rurais que recebem salrios permanentes, so amparados por todos direitos trabalhistas estipulados nas leis brasileiras. Assalariado temporrio ou sazonal: So trabalhadores que recebem salrios, mas o seu trabalho realizado em apenas uma parte do ano, um exemplo disso so os perodos de colheita.Veja links relacionados: Meuartigo - Os aspectos do campo. Brasil Escola - A polmica questo da terra. EMBRAPA - O site oficial do governo para o produtor rural. Essa pesquisa foi retirada do site alunosonline.com.br O Espao Urbano O espao urbano se caracteriza pela aglomerao de pessoas, atividades e edificaes, as cidades so sedes de municpios, independentemente do nmero de habitantes que possam ter. As cidades trazem consigo todas as transformaes histricas, pois elas passam por vrios momentos determinantes na arquitetura, na cultura, na composio paisagstica etc. As cidades podem variar de tamanho, de momento histrico, de formao urbana entre outros. As cidades brasileiras podem ser classificadas segundo a sua funo, podem ser: Cidades tursticas: So cidades em que a principal atividade econmica est no setor de turismo. Nessa categoria podemos citar Rio de Janeiro, Caldas Novas, Salvador entre vrias outras. Cidades industriais: Corresponde cidade na qual a atividade econmica est no setor industrial, ou seja, h grande concentrao de indstrias, independente do que produzido. So exemplos de cidades industriais So Paulo, So Jos dos Campos e ABC paulista.

Cidades porturias: So cidades prximas a portos e que sofrem influncia dessa atividade. servios: Exemplo: Santos. Cidades comerciais e prestadoras de

Cidades que tm como principal atividade o comrcio varejista e a

prestao de servios. Exemplo: Uberlndia e Goinia. 2- PARADIGMAS GEOGRFICOS.

Ainda que a Geografia possua uma gnese grega, e que dela tenham resultado os primeiros estudos geogrficos, sua verdadeira gnese como cincia ocorreu na Alemanha do sculo XIX, luz dos trabalhos de Alexander von Humboldt e Karl Ritter. Somente aps a brilhante contribuio desses grandes mestres, a Geografia pde estabelecer-se sobre bases cientficas verdadeiras, deixando de ser uma simples descrio do planeta para transformar-se em uma cincia, fundamentada na busca pelas relaes entre natureza e sociedade, suas causas e conseqncias. A corrente determinista, nascida na Alemanha, possua uma viso extremamente ligada aos interesses nacionalistas e expansionistas alemes do sculo XIX que, no realizando seu desejo de formar um imprio colonial na frica e na sia (assim como outros pases europeus), foi retomado pelos nazistas a partir das primeiras dcadas do sculo XX, quando os alemes procuraram dominar a Europa, alm de exterminar os grupos tnicos que no eram considerados puros. J o possibilismo tambm estava diretamente relacionado com o poder, visto que foi fundado pelo intelectual escolhido pelo governo francs para instituir a Geografia na Frana, Paul Vidal de la Blache. Elise Reclus, at ento o maior nome da Geografia francesa, teve sua figura esquecida por muito tempo, justamente por ser anarquista e, portanto, no se adequar aos interesses oficiais. A Geografia de La Blache [] foi a que expandiu com maior fora, porque [] atendia melhor s necessidades da burguesia francesa (Mamigonian, 2003, p. 16).

O mtodo regional estava voltado para a catalogao de lugares. Essa caracterstica fez com que ele fosse difundido nos pases que possuam grandes imprios coloniais sobretudo Frana e Inglaterra , pois catalogava todas as informaes necessrias sobre as regies dominadas pelas potncias imperialistas: riquezas minerais, vegetao, clima, relevo, etc. Posteriormente, surgiu a Nova Geografia, deslumbrada com o desenvolvimento tecnolgico. Em nome da neutralidade cientfica, procuraram despolitizar formalmente a Geografia, procurando torn-la uma matemtica espacial (Andrade, 1992, p. 13) neutralidade que provou ser falsa, uma vez que os quantitativistas acabaram prestando grandes servios aos Estados capitalistas desenvolvidos, aos regimes ditatoriais e s grandes corporaes empresariais, que buscavam o progresso a qualquer custo, sem nenhuma preocupao

com a preservao ambiental. Esse fato ocasionou o agravamento da pobreza, o crescimento da destruio da natureza e uma srie de reaes populares que atingiram, obviamente, a Geografia, sendo ela uma cincia social. Foi com esse impulso que nasceu a Geografia crtica, reunindo em um s bloco todos aqueles que, almejando uma reforma da sociedade e melhor distribuio de renda, batalharam para sensibilizar a Geografia e os gegrafos para os problemas sociais, polticos e econmicos (Andrade, 1992, p. 14). Essa corrente procura agir de maneira diferente de todas as outras anteriores, justamente por no atender s convenincias governamentais. V-se, portanto, que a Geografia j nasceu profundamente atrelada aos interesses das classes dominantes, sempre procurando atender s necessidades das mesmas; somente a partir da dcada de 70, com a corrente crtica, a cincia geogrfica comea a procurar satisfazer s aspiraes da sociedade como um todo, buscando solues tanto para questes internas da prpria Geografia (como a definio do seu objeto e de suas categorias de anlise) quanto para os problemas scio-ambientais que esto hoje colocados de maneira to evidente. 1.9 CONSIDERAES SOBRE A AVALIAO Considerando-se que avaliar estabelecer objetivos e viabiliz -los

metodologicamente, no custa lembrar que a avaliao algo muito, mas muito mais amplo que a simples aplicao desse ou daquele instrumento de avaliao. Na realidade, trata-se de um processo, de um conjunto de procedimentos que inclui a escolha ou seleo criteriosa dos contedos, a organizao adequada dos recursos e meios didticos, a opo pela metodologia do ensino que melhor condiz com as peculiaridades da turma e com as especificidade dos contedos ministrados, a definio dos instrumentos avaliativos, bem como os critrios de avaliao a serem seguidos. Contudo, de nada adiantam esses procedimentos, se a unidade escolar como um todo no tiver clareza de seu projeto, mas de um projeto pedaggico que aponte para a avaliao da aprendizagem com funes bem definidas, dentre elas, a de aprofundamento da aprendizagem e de motivar o crescimento . Nesse contexto, que o contexto de uma avaliao contnua e diagnostica, necessrio frisar que a nota ou o conceito no podem ter um efeito coercitivo ou disciplinador. Ao contrrio, o ensino

tem que apontar para a autonomia intelectual e moral das crianas. Sendo assim, no encaminhamento dos contedos, necessrio criar situaes que permitam a troca de pontos de vista entre as crianas e os professores. Sim ou no e certo ou errado devem ceder lugar a questionamentos relativamente simples, mas que conduzem a criana a uma explicao de seu raciocnio, a uma apresentao de seus argumentos. 1.10 PAISAGEM E O LUGAR PAISAGEM Considera-se a paisagem como sendo o resultado material de todos os processos (naturais e sociais) que ocorrem em um determinado stio. A paisagem portanto construda a partir da sntese de todos os elementos presentes neste local e sua apreenso se d pela imagem resultante dela (uma definio tradicional da paisagem a de um espao territorial abrangido pelo olhar). Uma paisagem o mesmo que um espao, tudo que posso ver ao meu redor, isto , tudo o que posso ver numa extenso ou espao. Numa outra definio, pode-se dizer que Paisagem, um sistema complexo e dinmico, onde diferentes fatores naturais e culturais interagem e evoluem em conjunto. Determina e determinada pela ecologia, fatores culturais, emotivosensoriais e socio-economicos. Devido a isto, o termo normalmente usado para se referir s visuais e perspectivas existentes em cada ambiente, sendo inclusive uma categoria da pintura. Uma paisagem rene os seguintes entre vrios elementos:

TOPOGRAFIA Ambiente natural: vegetao, formao geolgica Ambiente construdo: obras de arquitetura, obras de engenharia Quando conscientemente configurada pelo homem atravs de um projeto, a paisagem torna-se a matria-prima de trabalho da Arquitetura Paisagista, uma extenso da arquitetura. TERRITRIO A palavra territrio refere-se a uma rea delimitada sob a posse de um animal, de uma pessoa (ou grupo de pessoas), de uma organizao ou de uma instituio. O termo empregado na poltica (referente ao Estado Nao, por exemplo), na biologia (rea de vivncia de uma espcie animal) e na psicologia (aes de animais ou indivduos para a defesa de um espao, por exemplo). H varios sentidos figurados

para a palavra territrio, mas todos compartilham da idia de apropriao de uma parcela geogrfica por um indivduo ou uma coletividade. No contexto poltico, o termo territrio refere-se a superfcie terrestre de um Estado, seja ele soberano ou no. definido como o espao fsico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano, ou em outras palavras o mbito de validade da ordem jurdica estatal. De acordo com as teorias gerais de Estado, diplomacia, relaes internacionais e nacionalidade, o territrio uma das condies para a existncia e o reconhecimento de um pas (sendo os outros dois a nao e o Estado). Por isso, existem determinados casos de entidades soberanas que no so consideradas pases, como Estados sem territrio (Autoridade Nacional Palestina e a Ordem Soberana dos Cavaleiros de Malta) ou naes sem territrio (os ciganos). Compreende o territrio: as terras emersas, o espao areo, os rios, os lagos e as guas territoriais. A delimitao territorial dos Estados modernos foi uma decorrncia dos conflitos territoriais ocorridos ao longo da Idade Mdia. Em geopoltica, tambm se usa o termo "territrio" para identificar estados noindependentes e subordinados, at certo grau, a um poder externo. Existem diferentes categorias de territrio, de acordo com as relaes de dependncia.

1.11 A CIDADE, O BAIRRO E A RUA Bairro uma comunidade ou regio dentro de uma cidade ou municpio. Bairros existem na maioria das mdias e grandes cidades do mundo. A cidade pode ser entendida como uma reunio de bairros e as ruas formam os bairros isto um conjunto de ruas forma um bairro. 2- SUGESTES DE ATIVIDADES PRTCAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA

Objetivo: Representar no concreto a sala de aula com todos seus elementos constituintes. Material: Sucata (caixa de papelo do formato que se aproxime da forma da sala, caixas de fsforos vazias, retalhos, copos de iogurte, caixas de remdios), rgua, lpis e materiais de pintura, cordo ou barbante e tesoura. Desenvolvimento: Os alunos devero observar a sala de aula para identificarem os objetos que se encontram em seu interior e estabelecerem sua localizao em funo dos pontos de referncia (porta, janela etc). Num segundo momento devero

confeccionar a maquete com os objetos em seu interior, conservando a mesma posio que ocupam na sala: - andar pela sala para observar o seu tamanho, objetos, moblias; - escolher a caixa cujo tamanho e forma possam representar a sala; - recortar as janelas e portas (observar a posio); - contar o nmero de carteiras; - selecionar objetos (sucata) que possam representar os elementos presentes na sala e prepar-los para que se assemelhem mais ao real. Estando pronta a maquete, o professor deve explorar os elementos de localizao, atravs de deslocamentos pela prpria maquete. Inicialmente, a partir de sua posio

na sala, o aluno projeta-a e passa a localizar a posio de seus colegas, identificando quem senta sua frente, atrs, sua direita e sua esquerda. Posteriormente, podem usar outros referenciais, que no sua posio. O professor traa uma linha no centro da classe no sentido do comprimento, dividindo a sala em duas partes (lado da porta e da janela); traa outra linha no sentido da largura (frente e trs). Caminho Casa-escola FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/ Objetivo: Observar o caminho casa-escola, reconhecendo nomes de ruas, tipos de estabelecimentos e direes. Material: Xrox da planta do bairro, lpis e material de pintura. Desenvolvimento: Inicialmente, os alunos faro o desenho do caminho percorrido diariamente de sua casa at a escola. O professor deve orient-lo a colocar o nome das ruas e os pontos de referncia (atravs de smbolos e signos) importantes, bem como a legenda, para que sua casa possa ser localizada. Num segundo momento, o aluno deve reconhecer o caminho que faz diariamente, no xrox da planta do bairro e transcrever o desenho que fez, na planta. O professor pode colocar a planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem (com um alfinete de cabea) a localizao de sua casa e o caminho que faz.

A PLANTA DO BAIRRO Num segundo momento, o aluno deve reconhecer o caminho que faz diariamente, no xrox da planta do bairro e transcrever o desenho que fez, na planta. O professor pode colocar a planta grande do bairro no mural para que os alunos mostrem e marquem (com um alfinete de cabea) a localizao de sua casa e o caminho que faz. A planta do bairro com alfinetes mostrar a dinmica do espao, ser uma planta com ocupao humana. Os deslocamentos dirios (casa-escola, casa-trabalho) ou espordicos explorados. Outra possibilidade ao mapear o trajeto casa-escola a comparao de distncias percorridas ao visitar as residncias dos demais colegas, e escolha de percursos mais rpidos para se chegar a um destino. (casa-compras, casa-parentes, casa-lazer), tambm podem ser

Objetivo: Observar o bairro em que a escola se insere, reconhecendo e representando na planta seus principais atributos, estabelecimentos, problemas etc. Material: xrox da planta do bairro, lpis e material de pintura. Desenvolvimento: 1. Localizar, na planta: a escola, informaes sobre o quarteiro da escola, praas, caminho casa-escola, estabelecimentos e nomes de ruas; 2. Atravs de passeio pelo bairro, observar os servios (escolas, bancos, postos de sade, correios etc), residncias, casas comerciais, indstrias, fluxo de carros, nibus e problemas do bairro. 3. Em sala, selecionar os principais elementos observados e escolher um smbolo para represent-los no mapa. Representar e criar a legenda. 4. Fazer um painel com os problemas do bairro observados pelas crianas, selecionar os principais e represent-los.

REFERENCIAS

CASTROGIOVANNI, A. (org.). Ensino de Geografia: prticas e contextualizaes no cotidiano. Porto Alegre: Mediao, 2000. BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histrico na sala de aula. So Paulo: Contexto, 1997. PONTUSCKA, Ndia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Nria H. Para ensinar e aprender Geografia. So Paulo: Editora Cortez, 2009. 3ed. ALMEIDA, Elmar S. Silncios na Histria do Brasil. Espaos da escola, Uniju, ano 9, no. 36, abr. /jun.2000. ALMEIDA, R. D. OASSINI, E. Y. Espao geogrfico: ensino e representao. So Paulo: Contexto, 1989.. ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Helosa F. e PAGANELLI, Tomoko I. Estudos Sociais: teoria e prtica. Rio de Janeiro: ACCESS, 1999. BRASIL. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: Histria, Geografia. Braslia: MEC/SEF, 1998. CARLOS, Ana Fani A. A geografia da sala de aula. So Paulo: Contexto, 1999. ________________ (org.) et alli. Geografia em sala de aula: prticas e reflexes. 3a. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001 CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construo de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. DALLA ZEN, Ma. Isabel H. (org.). Projetos pedaggicos: cenas de sala de aula. Porto Alegre: Mediao, 2000.. HERNNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organizao dos currculos por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

You might also like