You are on page 1of 3

C o l g i o V i c e n ti n o S a n t a Ce c li a

Do Ber r io ao E nsino Mdio crescendo com voc!


E D UC A O

| Pf

A tua Estrofe majestosamente Pe nela todo o incndio das auroras Para torn-la emocional e ardente.
Cruz e Sousa

Rua Felipe de Oliveira, 448 - Porto Alegre

LITERATURA TURMA: 201

Irracionalismo e mistrio: O sentimento racional do mundo, dado pela ideologia naturalista da burguesia, se desfaz. O universo torna-se catico, nebuloso, inefvel, incorpreo. "Ns no estamos no mundo", brada Rimbaud.

SIMBOLISMO O Simbolismo surgiu como reao aos esquemas naturalistas, na Europa, por volta de 1880. Ele tenta fugir s proposies cientificistas e busca, na metafsica e na impreciso do sonho, a subjetividade do eu. Este, no entanto, surge naturalmente, como algo da ordem do inconsciente ou do subconsciente, portanto, um eu lrico diferenciado daquele que conhecemos no Romantismo. O movimento conhecido, tambm, como algo criado por nefelibatas, ou seja, por aqueles que vivem nas nuvens. Podemos traar as seguintes diferenciaes: Para o NATURALISMO e o PARNASIANISMO: Burguesia europia Expanso capitalista Belle poque Ideologia Racionalismo e objetivismo Cientificismo Determinismo racial e mesolgico Arte Naturalismo parnasianismo Para o NATURALISMO e o PARNASIANISMO: Burguesia europia Expanso capitalista Belle poque Ideologia Racionalismo e objetivismo Cientificismo Determinismo racial e mesolgico Arte Naturalismo Parnasianismo Caractersticas do SIMBOLISMO:

Infinitos, espritos dispersos Inefveis, ednicos, areos, Fecundai o Mistrio destes versos Com a chama ideal de todos os mistrios.
Cruz e Sousa

CRUZ E SOUSA, o cisne negro Obras: Missal (1893); Broquis (1893); Faris; ltimos sonetos. Caractersticas: o sofrimento trgico da existncia; a morte; a resignao; o espiritualismo (a busca da transcendncia); a obsesso pela cor branca (pureza). Cruz e Sousa buscou na aristocratizao intelectual e ao espiritualismo a vingana contra o preconceito de cor de que foi vtima, tanto em Santa Catarina como no Rio de Janeiro. Ele criou uma poesia fortemente platnica, musical, refinada, onde o branco, seus sinnimos e referncias exercem papel dominante.

Nvoas e nvoas frgidas ondulam Alagam lcteos e fulgentes rios Que na enluarada refrao tremulam Dentre fosforesc ncias, calafrios. Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas! Formas alvas, fludas, cristalinas Incensos dos turbulos das aras...
Manifesta-se tambm em Cruz e Sousa, conforme observao de Alfredo Bosi, uma densa angstia sexual que se sublima, se torna platnica

Braos nervosos, brancas opulncias Brumais brancuras, fgidas brancuras Alvuras castas, virginais alvuras Lactescncias das raras lactecncias.
Contudo, a abstrao do mundo material se faz cada vez com maior dificuldade. Derrotado no plano concreto, o poeta busca a transcendncia e declara-se um vencedor:

"Descrever um objeto suprimir trs quartos da fruio de um poema, que feito da felicidade de advinhar pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho"

Mallarm

O ser que ser e que jamais vacila Nas guerras imortais entre sem susto Leva consigo este braso augusto Do grande amor, da grande f tranquila. Os abismos carnais da triste argila Ele os vence sem nsias, e sem custo Fica sereno, num sorriso justo, Enquanto tudo em derredor oscila. Ondas interiores da grandeza Do-lhe esta glria em frente Natureza Esse esplendor, todo esse largo eflvio O ser que ser transforma tudo em flores E para ironizar as prprias dores Canta por entre as guas do Dilvio.
Mas a vitria sobre os "abismos carnais" relativa. O sofrimento acaba tornando-se maior, como no soneto "Vida obscura", provavelmente dedicado sua mulher. Ressalte que a utilizao de formas fixas, como o soneto, implica numa herana parnasiana que Cruz e Sousa no eliminou de todo.

Metafsica: Os poetas tentaro penetrar nas camadas mais profundas da subjetividade, descendo at um universo subconsciente dominado por associaes estranhas e estremecimentos interiores. Esse o campo das sensaes, dos mistrios e, principalmente, dos estados da alma (espiritualismo). Musicalidade: Ainda na busca da sugesto, os simbolistas procuraro aproximar a poesia da msica. Verlaine j pregava: "A msica antes de qualquer coisa". E esta mxima seguida: novas combinaes de rimas, repeties de certos fonemas e outros dados tcnicos garantem a sonoridade de qualquer texto simbolista. As figuras de linguagem da aliterao e da assonncia so as mais usadas.

Enche de estranhas vibraes sonoras

Ningum sentiu o teu espasmo obscuro, ser humilde entre os humildes seres Embriagado, tonto dos prazeres, O mundo para ti foi negro e duro. Atravessaste no silncio escuro A vida presa a trgicos deveres E chegaste ao saber de altos saberes Tornando-se mais simples e mais puro. Ningum te viu o sentimento inquieto Magoado, oculto e aterrador, secreto, Que o corao te apunhalou no mundo. Mas eu que sempre te segui os passos, Sei que cruz infernal prendeu-te os braos, E o teu suspiro como profundo!
ALPHONSUS DE GUIMARAENS Possvel delimitao temtica: Sua poesia se caracteriza por um grande tema: a morte da amada, a morte da sua noiva Constana aos dezesseis anos. a base maior de seu misticismo e religiosidade. Toda a sua poesia litrgica parece determinada por este episdio, conforme vemos no soneto a seguir:

Arte

Descritivismo e formalismo; arte pela arte; o poeta como um arteso das palavras. Mtrica, formas fixas, rimas ricas.

Estrutura potica

Temas predominantes

Descrio, metapoesia, temtica grecoromana. *** QUESTES

Valida o do eu na ordem de uma subjetivao extremada, onrica, quase num sentido inconsciente. Frequente uso de musicalidade e uso de recursos como assonncias e aliteraes. Melancolia, liturgia (religiosidade / espiritualidade), angstia.

1) Com relao ao Parnasianismo no Brasil, assinale a alternativa correta. (A) O rigor formal era uma busca constante no Parnasianismo, o que no impedia que alguns dos poemas do perodo tivessem profundidade temtica. (B) O Parnasianismo segue os princpios do Arcadismo, abandonando, contudo, as referncias Antiguidade Clssica. (C) O Parnasianismo surge aps o trmino do Simbolismo, j que aquele movimento foi advindo em oposio a este. (D) Pode-se afirmar que o Parnasianismo uma manifestao potica ligada ao Romantismo, enquanto o Simbolismo ligado ao Realismo. (E) Ismlia um dos mais belos poemas do Parnasianismo, mostrando que o rigor formal no impedia uma profundidade temtica. 2) Sobre o Simbolismo brasileiro, a partir do excertos abaixo, podemos afirmar: A Divina Quimera

Ho de chorar por ela os cinamomos Murchando as flores ao tombar do dia Dos laranjais ho de cair os pomos Lembrando-se daquela que os colhia. "Ai, nada somos Pois ela se morreu silente e fria..." E pondo os olhos nelas como pomos. Ho de chorar a irm que lhes sorria. A lua que lhe foi me carinhosa Que a viu nascer e amar, h de envolv-la Entre lrios e ptalas de rosa. Os meus sonhos de amor sero defuntos E os arcanjos diro no azul ao v-la, Pensando, em mim: - Por que no vieram juntos

EDUARDO GUIMARES, Simbolismo no RS: Obra: "A Divina Quimera" temtica do amor espiritualizado, da solido e da natureza outonal e crepuscular. O tom intimista e penumbrista. *** QUADRO-RESUMO PARNASIANISMO E SIMBOLISMO Caractersticas Trade principais autores PARNASIANISMO Bilac, Olavo Alberto de Oliveira e Raimundo Correa. Burguesia europia, expanso capitalista, SIMBOLISMO Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens e Eduardo Guimares. Grupos burgueses marginais, boemia, decadentismo ( de s cu ). Prxima do Romantismo; descrena nas solues racionais e cientficas, afirmao da subjetividade, glorificao do misterioso, e do irracional.

Do meu leito de enfermo, s vezes, imagino que ouves, a te chamar, enfim, o meu destino solitrio. Tu vens, como sorrindo a um sonho. Inclinas sobre mim o teu perfil risonho: falas e a tua voz, como um sussurro, a medo, feito para a carcia ardente do segredo, enlaa o meu tormento. Ouo-te, palpitante. Dizes cousas de irm que fosse, a um tempo, amante. Falas e j no sofro. E, pela alcova triste, somente a tua voz, como um silncio, existe. Vai-se o ocaso. No tarda a noite escura e enorme. Que sono, meu amor! E ouo-te: - "Dorme! Dorme!"
A Catedral

Contexto histrico & sociedade Ideologia

poque.

Classicismo; racionalismo objetivismo; postura romntica.

e anti-

E o sino clama em lgubres responsos: "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!" Por entre lrios e lilases desce A tarde esquiva: amargurada prece Pe-se a lua a rezar. A catedral ebrnea do meu sonho, Aparece, na paz do cu tristonho, Toda branca de luar. E o sino chora em lgubres responsos: "Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!"
Litania dos Pobres

Os miserveis, os rotos So as flores dos esgotos. So espectros implacveis Os rotos, os miserveis. So prantos negros de furnas Caladas, mudas, soturnas. (...) Faris a noite apagados Por ventos desesperados. (...) Bandeiras rotas, sem nome, Das barricadas da fome. Bandeiras estraalhadas Das sangrentas barricadas.
I. O poeta sul-rio-grandense Eduardo Guimaraens, em de A divina quimera, revela um sugestivo delrio ao imaginar que seu amor atender a seus chamados e vir confort-lo na sua voz e nos seus carinhos. Em A catedral, Alphonsus Guimaraens mostra toda sua tendncia mstica, religiosa e apego a um dos elementos mais importantes da poesia simbolista, a musicalidade. Litania dos pobres , de Cruz e Sousa, mostra o pesar que o poeta sente por causa de sua condio negra, o que d ao seu poema um carter de denncia social.

II.

III.

Quais esto corretas: (A) I e II. (B) I e III. (C) I, II e III. (D) II e III. (E) Somente a III. 3) Leia as afirmaes abaixo e marque V para verdadeira e F para falsa. ) O Simbolismo foi um movimento na poesia brasileira de ( pouca expresso no centro do pas, seus representantes de estados que, na poca, no possuam tanta evidncia na vida sociocultural do pas, como Santa Catarina, por exemplo. ) Ismlia, poema do simbolista Alphounsus de Guimares ( tematiza o instante de loucura na hora da morte de Ismlia. ( ) Uma das temticas de Olavo Bilac foi a metalinguagem, ou seja, a reflexo sobre o seu prprio fazer potico, conforme podemos perceber no poema Profisso de f. ) O Simbolismo, opondo-se ao Parnasianismo, aboliu o ( soneto e lanou mo de rimas brancas. Qual das alternativas apresenta a seqncia correta, de cima para baixo? (A) V V V V (B) F V F V (C) V- F F V (D) F F V V (E) V- V V F

GABARITO: 1) A 2) C 3) E 4)

You might also like