You are on page 1of 3

CORES PARA SEGURANA Em complemento ao disposto na NR-26 - SINALIZAO DE SEGURANA da Portaria n.

3214/78 do Ministrio do Trabalho, a Norma NBR-7195/1995 da ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, assim dispe:

1. OBJETIVO
Esta Norma fixa as cores que devem ser usadas para preveno de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos. 2. CONDIES GERAIS 2.1. A indicao dos riscos por meio de cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. 2.2. Com exceo das cores verde, branca e preta, as demais cores padronizadas nesta Norma no devem ser utilizadas na pintura do corpo de mquinas. 3. CONDIES ESPECFICAS 3.1. CORES As cores adotadas nesta Norma so as seguintes:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Vermelha; Alaranjada; Amarela; Verde; Azul; Prpura; Branca; Preta.

3.1.1. VERMELHA 3.1.1.1. a cor empregada para identificar e distingir equipamentos de proteo e combate a incndio e sua localizao, inclusive portas de sada de emergncia. Os acessrios destes equipamentos, como vlvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela. 3.1.1.2. A cor vermelha no deve ser usada para assinalar perigo. 3.1.1.3. A cor vermelha tambm utilizada em sinais de parada obrigatria e de proibio, bem como nas luzes de sinalizao de tapumes, barricadas, etc., e em botes interruptores para paradas de emergncia. 3.1.1.4. Nos equipamentos de soldagem oxiacetilnica, a mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a de oxignio de cor verde). 3.1.2. ALARANJADA a cor empregada para indicar "perigo". utilizada, por exemplo, em:

1. partes moveis e perigosas de mquinas e equipamentos; 2. faces e protees internas de caixas de dispositivos eltricos que possam ser
abertas;

3. equipamentos de salvamento aqutico, como bias circulares, coletes salvavidas, flutuadores salva-vidas e similares. 3.1.3. AMARELA a cor usada para indicar "cuidado". utilizada, por exemplo, em: escadas portteis, exceto as de madeira, nas quais a pintura fica restrita face externa at a altura do 3. degrau, para no ocultar eventuais defeitos; corrimos, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos; espelhos de degraus; bordas de portas de elevadores de carga ou mistos, que se fecham automaticamente; faixas no piso de entrada de elevadores de carga ou mistos e plataformas de carga; meios-fios ou diferenas de nvel onde haja necessidade de chamar ateno; faixas de circulao conjunta de pessoas e empilhadeiras, mquinas de transporte de cargas, etc.; faixas em torno das reas de sinalizao dos equipamentos de combate a incndio; paredes de fundo de corredores sem sada; partes superiores e laterais de passagens que apresentem risco; equipamentos de transporte e movimentao de materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes rolantes, prticos, guindastes, vages e vagonetes de uso industrial, reboques, etc., inclusive suas cabines, caambas e torres; fundos de letreiros em avisos de advertncia; pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos que apresentem risco de coliso; cavaletes, cancelas e outros dispositivos para bloqueio de passagem; para-choques de veculos pesados de carga; acessrios de rede de combate a incndio, como vlvulas de reteno, registros de passagem, etc.; faixas de delimitao de reas destinadas armazenagem.

3.1.4. VERDE 3.1.4.1. a cor usada para caracterizar "segurana". empregada para identificar:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

localizao de caixas de equipamentos de primeiros socorros; caixas contendo equipamentos de proteo individual; chuveiros de emergncia e lava-olhos; localizao de macas; faixas de delimitao de reas seguras quanto a riscos mecnicos; faixas de delimitao de reas de vivncia (reas para fumantes, reas de descanso, etc.); sinalizao de portas de entrada das salas de atendimento de urgncia; emblemas de segurana.

3.1.4.2. Nos equipamentos de soldagem oxiacetilnica, a mangueira de oxignio

deve ser de cor verde (e a de acetileno de cor vermelha). 3.1.5. AZUL a cor empregada para indicar uma ao obrigatria, como, por exemplo:

1. determinar o uso do E.P.I. (Equipamento de Proteo Individual) (por


exemplo: "Use protetor auricular");

2. impedir a movimentao ou energizao de equipamentos (por exemplo:


"No ligue esta chave", "No acione"). 3.1.6. PRPURA a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares. empregada, por exemplo em:

1. portas e aberturas que do acesso a locais onde se manipulam ou 2. 3. 4.

armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares.

3.1.7. BRANCA a cor empregada em:

1. faixas para demarcar passadios, passarelas e corredores pelos quais 2. 3. 4. 5.


circulam exclusivamente pessoas; setas de sinalizao de sentido e circulao; localizao de coletores de resduos; reas em torno dos equipamentos de socorros de urgncia e outros equipamentos de emergncia; abrigos e coletores de resduos de servios de sade.

3.1.8. PRETA a cor empregada para identificar coletores de resduos, exceto os de origem de servios de sade.

You might also like