You are on page 1of 12

EDUCAO AMBIENTAL COMO PERSPECTIVA PARA INCLUSO SOCIAL DE PESSOAS SURDAS

Leonardo Oliveira da Silva Bilogo; Especialista em Educao e Sustentabilidade Ambiental;Especialista em Gesto Ambiental; Mestrando do Programa Regional de Ps-Graduao em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA / UFRN. E-mail: le.biology@gmail.com Rosngela Lopes Dias Msc. em Bioecologia Aqutica. Professora da Universidade Potiguar UnP. E-mail: rosangelad@unp.br

Envio em: janeiro de 2012. Aceite em: fevereiro de 2012. Resumo: Na perspectiva inclusivista, propomos a capacitao da pessoa surda para que a mesma possa atuar, de forma mais abrangente, em busca da melhoria das condies ambientais do nosso planeta, pois, uma vez capacitada, poder, juntamente com os indivduos ditos normais, galgar uma melhora nessas condies. Parece-nos que o processo de educao, voltado para um relacionamento diferenciado com o meio ambiente, requer a apropriao da realidade por meio da ao-reflexo. A metodologia utilizada consistiu, acima de qualquer coisa, em utilizar o meio ambiente como recurso didtico para o desenvolvimento de prticas educacionais, mostrando a necessidade de conservao e preservao do meio ambiente, a fim de que a pessoa surda seja multiplicadora dessa ideia, sem se valer de suas limitaes. Sendo assim, podemos inverter o processo de excluso social e de degradao das bases vitais do planeta com novos padres culturais, cujos valores propiciem: repensarmo-nos na natureza e nos realizarmos em sociedade. E, dessa forma, fazer com que a pessoa surda saiba adequar suas prticas cotidianas a esses novos valores. Quando no coisificamos a realidade e agimos, conscientemente, no prprio movimento contraditrio, que a histria em permanente transformao, ampliamos nossa condio de educadores e educandos, oportunizando, assim, o amadurecimento da pessoa surda enquanto cidado atuante na sociedade, com relao questo ambiental do nosso planeta. Palavras-chave: Incluso social. Educao Ambiental. Cidadania. Pessoa Surda.

ENVIRONMENTAL EDUCATION AS A PERSPECTIVE FOR INCLUSION OF THE DEAF


Abstract: In view inclusivism propose to the empowerment of the deaf person so that it can act on a broader basis in search of better environmental conditions of our planet. Thus these individuals are trained and able to insert themselves into society and with the individuals themselves normal will act beyond an improvement in these conditions. It seems that the process of education, toward a different relationship with the environment requires an appropriation of reality through action-reflection. The methodology used was higher than anything in using the environment as a teaching resource to develop educational practices and show

11

Ano 1, n 2, jun. / nov. 2012


the need for conservation and preservation of the environment that they are doing this multiplier idea of not assert its limitations. So we can reverse the process of social exclusion and degradation of the planets vital bases with new cultural patterns whose values provide: rethink in nature and hold in society. And this way he knows how to adjust their daily practices to those new values. It is said that the maturity of these people as citizens working on this issue in society and also broadens our condition for educators and students thing if not the reality and act consciously in their own movement that is contradictory to history, in permanent transformation. Keywords: Social inclusion. Environmental Education. Citizenship. Deaf People.

12

1. INTRODUO
Na perspectiva da incluso social, propomos a capacitao da pessoa surda para que a mesma possa atuar de forma mais abrangente na busca da melhora das condies ambientais do nosso planeta, levando-a, dessa forma, a inserir-se na sociedade e, juntamente com os indivduos ditos normais, agir pela melhora dessas condies. Ao se trabalhar com Educao Ambiental, podemos observar a necessidade de embasamento terico, na perspectiva dos vrios grupos de nossa sociedade, para que se possa agir no mbito da sustentabilidade dessa sociedade, ou seja, para que se possa desenvolver a prtica da Educao Ambiental e atuar como agente multiplicador da ideia de que necessrio proteger, preservar e conservar o meio ambiente. Com isso, fez-se necessrio um aprimoramento, tanto de nossa parte como, tambm, do grupo que foi trabalhado, para que, assim, pudssemos desenvolver um trabalho adequado junto sociedade e adaptado ao grupo, tendo em vista que este era composto por pessoas com deficincia auditiva. Isso devido prpria natureza da questo scio ambiental, que requer uma busca constante de conhecimento, pela necessidade de se ter mais informaes. Dessa forma, a questo ambiental no deve se restringir, apenas, a assuntos sobre a natureza, pois est, intrinsecamente, ligada a outros, como sade, cultura, decises sobre polticas de energia, de transporte, de educao e de desenvolvimento. Essa questo, portanto, deve ser trabalhada em sua complexidade, tendo em mente que esses assuntos no esto relacionados somente ao Estado, mas de responsabilidade do educador, principalmente, o educador ambiental. A Educao Ambiental deve ser enftica e colocar o homem como o centro de todas as discusses, tendo em vista que grande parte da degradao ambiental ocasionada por ele. Entende-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (CONFERNCIA INTERGOVERNAMENTAL DE TBILISI, 1977).

1.1. A EDUCAO AMBIENTAL E SUA IMPORTNCIA


Para se trabalhar as questes ambientais, o que pretendemos criar uma viso holstica da realidade, que tem uma evoluo social e cultural denominada como interdiscipli-

13

Ano 1, n 2, jun. / nov. 2012 nar, por englobar problemas ambientais de reas especficas. As causas ambientais devem ser focalizadas localmente e, em seguida, globalmente. O homem, mais que outro qualquer animal, vem causando danos ambientais e deve fazer a correo e preveno dos mesmos. Para tanto, Dias salienta:
Um dos principais objetivos da educao ambiental consiste em permitir que o ser humano compreenda a natureza complexa do meio ambiente, resultante das interaes dos seus aspectos biolgicos, fsicos, sociais e culturais. Ela deveria facilitar os meios de interpretao da interdependncia desses diversos elementos, no espao e no tempo, a fim de promover uma utilizao mais reflexiva e prudente dos recursos naturais para satisfazer as necessidades da humanidade (DIAS, 2004, p.210).

A maneira como as pessoas se comportam no ambiente natural e artificial indcio de compreenso e valores. Por no desenvolverem a conscincia ambiental, as pessoas agem de forma descontrolada, desperdiando e comprometendo, assim, os recursos naturais. Dessa forma, este trabalho busca sensibilizar os cidados sobre essa problemtica ecolgica, a fim de formar sujeitos ecolgicos. A carta de Belgrado declara que a meta da Educao Ambiental :
Desenvolver o cidado consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente que tenha o conhecimento, as atitudes, motivaes, envolvimentos e habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de solues para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros (IBAMA Caderno de Educao Ambiental).

O Artigo 2 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) afirma que a educao, dever da famlia e do Estado, inspirado nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. A Lei 6.938/1981 relata a preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental propcia a vida, visando assegurar, no pas, condies ao desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e proteo da dignidade da vida humana.

1.2. O EDUCADOR COMO MULTIPLICADOR DA CONSCINCIA AMBIENTAL


O educador tem papel primordial e de destaque para criar, nas pessoas, uma conscincia e atitudes ambientais corretas, em especial nas crianas, que sero os futuros responsveis pela sustentabilidade do ambiente. De acordo com a declarao programtica Educao 21, do Reino Unido, o conceito de educador abrange.
(...) professores, conferencistas, organizadores de programas de estudos, administradores, agentes administrativos, instrutores industriais, agentes de defesa florestal, funcionrios de sade ambiental, e planificadores, especialistas em educao comunitrios, dirigentes juvenis, membros de associao de pais, representao de meios de educao, representao de todos os nveis da escolaridade, e muito mais.

14

Dessa forma, estende-se a apreciao de educao, isto , compreende-se que ela no se d somente por intermdio do ensino formal e tradicional, mas, tambm, em ambientes no escolares, ela se d na sociedade em geral. Enfim, a educao no est restrita escola ou a instituies cientficas, mas estar presente em qualquer meio em que se transmita e compartilhe conhecimentos. Podemos acrescentar que cabe ao educador informar e educar a outros sobre as exigncias para o futuro sustentvel. Para tanto, Loureiro (2003) salienta.
Uma prtica social cujo fim o aprimoramento humano naquilo que pode ser aprendido e recriado a partir dos diferentes saberes existentes em uma cultura, de acordo com as necessidades e exigncias de uma sociedade. Atua, portanto, sobre a vida humana em dois sentidos: (1) desenvolvimento da produo social, inclusive dos meios instrumentais e tecnolgicos de atuao no ambiente; (2) construo e reproduo dos valores culturais (LOUREIRO et al., 2003, p.12).

1.3. INCLUSO SOCIAL X EDUCAO AMBIENTAL: AGENTES MULTIPLICADORES ESPECIAIS


A formao de agentes multiplicadores das questes de cunho ambiental algo que se faz necessrio para preservar o meio ambiente, ou, ento, o planeta ser levado a um verdadeiro colapso. Essa formao no pode se restringir apenas parcela dita normal de nossa sociedade. Precisamos viabilizar uma condio mais justa para que a pessoa com necessidade especial possa participar, conjuntamente, tendo, assim, assegurado o seu direito educao. Isso fazer educao ambiental. Sassaki (1997, p. 42) ressalta que esse modelo educacional um processo que contribui para a construo de um novo tipo de sociedade atravs de transformaes, pequenas e grandes, nos ambientes fsicos e na mentalidade de todas as pessoas. Ainda segundo Sato, apud Ruscheinsky:
Defende-se, portanto, a ideia de que meio ambiente e sociedade esto intimamente interligados, e que a busca de uma sociedade ambientalmente equilibrada s se d simultaneamente com a busca de uma sociedade justa, igualitria e democrtica. Nisso reside discusso sobre sustentabilidade, em sua essncia (2002, p.50).

Se isso no ocorrer, continuaremos dando margens para a continuao de uma sociedade excludente, que no enxerga os seus deficientes fsicos. Guacira (2008, p.?) diz que devemos promover a incluso educacional e social de todos aqueles indivduos que foram histrica, cultural e socialmente espoliados de seus direitos em aprender, conviver e produzir, por no corresponderem aos padres de normalidade exigidos pela sociedade. Por isso, a utilizao de prticas em educao ambiental vai ser uma prxis educativa e social, que tem por finalidade a construo de valores, conceitos, habilidades e atitudes, que possibilitem o entendimento da realidade de vida e a atuao

15

Ano 1, n 2, jun. / nov. 2012 lcida e responsvel de atores sociais, individuais e coletivos, no ambiente, sejam ou no com necessidades especiais.
Na perspectiva da incluso social a Educao Ambiental vai atuar com esta finalidade de contribuir para a tentativa de implementao de um padro civilizacional e societrio distinto do vigente, pautado numa nova tica da relao sociedade-natureza (LOUREIRO, 2002, p.69).

A educao, e em especial a ambiental, no tem que ser o nico meio para se atingir a transformao no pensamento e nas relaes sociais vigentes, mas no deve ser jogada para segundo plano sem o devido reconhecimento. A sua funo ultrapassa as barreiras dos currculos escolares disciplinados em contedos, muitas vezes sem ligao; deve transpor a distncia social, adequando-se realidade local, s necessidades e diferenas. No um trabalho fcil, por isso requer empenho, disciplina, dedicao, envolvimento e muita pacincia. assim que a educao caminha: lenta, mas contnua. A educao ambiental no vai dar contribuies concretas, como dar vacinas ou construir redes de esgotos (GRYNSZPAN, 1999), a sua misso outra, atuar no subjetivo, no imaginrio e no ldico para refletir em aes na realidade da sociedade. Na viso de Grynszpan (1999, p.137):
Ela fundamental para o enfrentamento das questes da vida atravs da formao de sujeitos crticos. Etimologicamente significa propiciar o florescimento de algo que j est dentro da pessoa e no encher de conhecimentos um recipiente vazio. Por isso dada nfase s representaes e a estratgia.

E, em se falando da estratgia, a educao ambiental tem de ser comungada nos ambientes escolares das cidades, pois, l, esto os agentes que atuam e vo atuar no espao geogrfico. O desenvolvimento de projetos locais, a princpio, pode ser uma alternativa para iniciar a busca de solues para os problemas intrnsecos e, s vezes, distintos dos bairros de uma cidade. Setorizar e identificar os problemas podem ser caminhos a ser percorridos. Nesse sentido, Carvalho diz que:
Uma formao prtica onde no se destaca um autor ou teoria; soma de experincias; um mosaico de coisas que acumularam ao longo da vida. Neste tipo de formao pela ao, convergem saberes e sensibilidades ambientais diversificados, condensando profisso, valores pessoais e militncia (2001, p. 313).

A comunidade, junto com a escola, deve constituir conselhos formados por integrantes da prpria comunidade, escola (alunos e professores), empresrios locais (se houver), lderes de bairros, representantes do poder publico, ou seja, todos aqueles envolvidos, de alguma maneira, com o bairro, para, assim, estabelecer aes que contribuam para a soluo dos problemas locais. A educao ambiental no envolve, somente, aes designadas natureza, mas, sim, prticas que viabilizem uma melhor qualidade de vida para a sociedade envolvida, no entanto, faz-se necessrio o envolvimento de pessoas com um objetivo nico, que a qualidade de vida.

16

1.4. INCLUSO SOCIAL DA PESSOA SURDA


A educao inclusiva , portanto, uma prtica inovadora, que conta com a participao de profissionais, comunidade, pais e alunos, aprendendo, juntos, a compreender e a lidar com a enorme diversidade no dia-a-dia da escola e com as especificidades de cada indivduo, quebrando as correntes dos preconceitos existentes no contexto escolar e na sociedade brasileira. A respeito do objetivo da escola inclusiva, Rezende e Souza (2004, p.37) afirmam que:
O objetivo da educao inclusiva o de atender todo e qualquer ser humano independente de seu talento, deficincia, insero social de classe e de sua cultura em escolas e salas de aula provedoras, aonde todas as necessidades do aluno sejam satisfeitas.

O Ensino inclusivo exige que os educadores aperfeioem suas prticas pedaggicas, reformulando-as e fazendo-as prosseguir, passo a passo, com a modernidade, porquanto enfatiza a qualidade de ensino para todos.

2. MATERIAIS E MTODOS
A metodologia utilizada se constitui em utilizar o meio ambiente como recurso didtico para desenvolver prticas educacionais e mostrar a necessidade de conservao e preservao do meio ambiente no qual estamos inseridos.
CARACTERIZAO DO PBLICO ALVO

A pesquisa foi realizada com um grupo de quatorze alunos com deficincia auditiva, do tipo mdio e severo, matriculado no quinto ano do ensino fundamental na Escola Tatear do Centro SUVAG (Sistema Universal Verbotonal de Audio Guberina), localizada no municpio de Natal, no estado do Rio Grande do Norte.
APLICAO DOS QUESTIONRIOS

De incio, aplicamos um questionrio com os sujeitos da pesquisa, a fim de ter um diagnstico inicial sobre o conhecimento deles em relao ao meio ambiente. Esse questionrio constava de dez questes fechadas para facilitar a compreenso dos alunos, tendo em vista estarem na srie inicial do ensino fundamental. Vale salientar que o processo avaliativo no se limitou, apenas, aplicao de um questionrio, pois foram realizadas avaliaes aps o fim de cada atividade.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

No desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas cinco atividades, as quais tiveram o intuito de desenvolver a capacidade de anlise critica de suas aes em relao ao ambiente em que esto inseridos, possibilitando fazer a interpretao dos roteiros definidos, a fim de despertar o sujeito ecolgico, como diz Carvalho (2004). A partir do reconhecimento de suas atividades impactantes no ambiente, esses sujeitos podero ter a capacidade de avaliar suas aes.

17

Ano 1, n 2, jun. / nov. 2012

3. RESULTADOS E DISCUSSO
A principal funo deste trabalho contribuir para a formao de cidados conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, necessrio que, mais do que proporcionar informaes e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formao de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse um grande desafio para a Educao Ambiental. Comportamentos ambientalmente corretos sero aprendidos na prtica do dia-a-dia da elaborao da pesquisa. Baseando-nos nesse contexto, desenvolvemos algumas atividades com o intuito de fazer os alunos interagirem com o meio ambiente e, assim, desenvolverem aes crticas, de modo a modificar suas atitudes e se tornarem cidados comprometidos com as questes ambientais.
VISITA AO PARQUE DAS DUNAS

O Parque das Dunas constitui uma unidade do Instituto de Desenvolvimento Econmico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), rgo vinculado Secretaria de Planejamento do Estado do Rio Grande do Norte (SEPLAN). O Parque Estadual Dunas de Natal Jornalista Luiz Maria Alves foi criado atravs do Decreto Estadual n. 7.237 de 22/11/1977, sendo a primeira Unidade de Conservao Ambiental implantada no Estado. Possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlntica Brasileira e exerce uma grande importncia para a qualidade de vida da populao da cidade de Natal. No Parque, tivemos o desenvolvimento de uma atividade com durao de trs horas. Estipulamos esse tempo, devido demanda do grupo atendido. A atividade se desenvolveu da seguinte forma: uma pequena explanao sobre o lugar, abordando temas relacionados histria do Parque e sua importncia como unidade de conservao, alm de abordar aspectos como a biodiversidade encontrada no local. Em todos os casos, foram cumpridos os roteiros interpretativos, discutindo-se, aproximadamente, os mesmos conceitos ecolgicos, com linguagem e profundidade adequada ao perfil do grupo, e a avaliao da atividade deu-se atravs da observao das atitudes destes no local. Aps a atividade, e tendo sido feitas as observaes necessrias das aes, bem como das atitudes dos sujeitos da pesquisa, e com os dados obtidos, todos foram sistematizados e analisados, permitindo inferncias sobre o perfil do grupo atendido.
CAMINHADA ECOLGICA URBANA

O objetivo desta atividade foi aprimorar a percepo daquilo que est causando poluio e modificando o ambiente, ou seja, perceber a degradao causada pelo

18

homem, permitindo que os sujeitos da pesquisa pudessem perceber os problemas decorrentes da ao antrpica. Nessa atividade, foram feitas observaes e comparaes de um ambiente bonito e bem cuidado, no caso, um jardim, com um ambiente degradado e sofrido, decorrente da ao do homem, por exemplo, sem flores, sem gramado, com bancos e construes (casas, prdios, escolas etc.) destrudos por atos de vandalismo, a fim de desenvolver o conceito de conservao/preservao, pois somos responsveis por tudo que nos cerca. No retorno sala de aula, os alunos fizeram uma descrio, por meio de desenhos, do que observaram, ou seja, do que mais lhes chamou a ateno, para que, dessa forma, fosse feita uma anlise crtica e, assim, foi possvel observar aquilo que, para eles, foi mais marcante no desenvolvimento da atividade.
COLETA SELETIVA

Desenvolvemos a implantao da coleta seletiva nas dependncias do SUVAG, Visamos, com isso, oportunizar, aos sujeitos da pesquisa, a observao de como pode ser feita a diminuio e o controle dos resduos slidos produzidos no cotidiano do Centro. No desenvolvimento dessa atividade, foi ministrada uma palestra, para que eles tomassem conhecimento da diversidade de resduos presentes na coleta seletiva, bem como as cores que representam cada material e, ainda, a durabilidade desses materiais no meio ambiente. Tambm foi discutida a necessidade e a importncia da reduo da produo de resduos para o meio ambiente.
OFICINA DE MATERIAIS REUTILIZADOS

A partir do conhecimento obtido com a implantao da coleta seletiva, foi desenvolvida uma oficina, para que pudessem perceber tudo quanto pode ser produzido com resduos reutilizveis. No desenvolvimento dessa atividade, contamos com a colaborao da Arte-educadora Vera Benevides, que funcionria do Centro h quinze anos, e foi ela que idealizou e colocou em prtica a oficina de artes do SUVAG. Essa atividade teve por objetivo mostrar como materiais, que anteriormente eram descartados de maneira indevida, podem ser reutilizados na produo de objetos decorativos e de utenslios para serem utilizados no dia-a-dia do prprio instituto. Sendo assim, trabalhamos pelo desenvolvimento, neles, a capacidade de cuidar e zelar pelo meio ambiente e, acima de tudo, em um contexto mais amplo, de todos os ambientes que os rodeiam e, nos quais, esto inseridos.
BARCO ESCOLA CHAMA MAR

Basicamente, foi feito uma avaliao da percepo ambiental dos sujeitos no ambiente em que estvamos. No Barco Escola, foi-lhes atribuda a funo de observar o ambiente, com a inteno de que percebessem tudo aquilo que bonito e o que feio, e o que foi modificado pela ao humana, proporcionando-os uma viso e uma anlise crtica. Sendo assim, puderam perceber como as atividades do cotidiano trazem prejuzo e degradao ao ambiente ou no.

19

Ano 1, n 2, jun. / nov. 2012 E, assim, buscamos mostrar que atitudes simples, como no jogar lixo no cho, pode permitir a minimizao de resduos lanados em rios, na areia da praia, viabilizando, assim, de maneira surpreendente, a modificao da cara do ambiente, de modo a deixa-lo mais limpo e saudvel. O interessante foi que, em dado momento da atividade, em uma localidade prxima de uma rea de despejo de esgoto in natura, eles perceberam a diferena de odores e at mesmo o surgimento da dvida a respeito da consistncia da gua naquele local, o qual era diferente dos outros.

4. CONSIDERAES FINAIS
O homem est, constantemente, agindo sobre o meio ambiente, a fim de saciar suas necessidades e desejos. Fica notrio que determinadas atitudes e aes prejudicam, e muito, o meio ambiente. por meio da atuao, coletiva e individual, no funcionamento excludente dos aspectos ambientais, que podemos concluir que no importa a dificuldade e/ou a deficincia, todos podem cooperar para uma melhora do meio ambiente. Sendo assim, ocorre a quebra de paradigmas, em que determinados grupos sociais, hoje vulnerveis, devido ao modelo social implantado, no podiam ampliar suas aes, estando distanciados da democracia e da cidadania, que lhes garantem o direito de atuarem de igual modo em prol das questes ambientais. Com o desenvolver do trabalho, os alunos puderam perceber que devemos pensar no micro para termos resultados no macro, ou seja, com pequenas atitudes, como, por exemplo, no jogar um papel de bala no cho, podemos sim, e muito, colaborar para a melhora do nosso planeta. Relativamente aos sujeitos que foram o foco da pesquisa, a interveno didtica ampliou os conhecimentos que eles j possuam e proporcionou conhecimentos para os que no possuam informaes nessa rea. A maior parte dessas informaes foi extrada do prprio cotidiano dos mesmos e, tambm, foi resultante do seu contato com o meio ambiente, onde foram desenvolvidas as atividades.

REFERNCIAS
BAETA, Anna Maria B. Educao Ambiental: repensando o espao da cidadania. So Paulo: Cortez, 2002. BORTOLOZZI, A.; PEREZ FILHO, A. Educao ambiental e reconstruo da cidadania. Revista Sociedade & Natureza, Uberlndia, v.6. n.11-12,p. 41-45,jan./ dez. 1994. BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares Nacionais de 5 a 8: Sobre a Educao e o Meio Ambiente. Braslia, 1998. ______. Ministrio da Educao e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases. 1996.

20

______. Direito educao. Subsdios para a Gesto de Sistemas Educacionais: orientaes gerais e marcos legal. Braslia: SEESP, 2004. ______. Ministrio da Educao e Cultura. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais de 5 a 8: Geografia. Braslia, 1998. 156 p. ______. Secretaria de Educacional Especial. Poltica Nacional de Educao Especial. Braslia: MEC/SEESP, 1994. CARVALHO, Isabel C. M. A Inveno do Sujeito Ecolgico: Sentidos e Trajetrias em Educao Ambiental. 2001. 349f. Tese (Doutorado em Educao) Programa de Ps-Graduao em Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educao, Porto Alegre. 2001. ______. Educao Ambiental: a formao do sujeito ecolgico. So Paulo: Cortez, 2004. ______. Qual educao ambiental? Elementos para um debate sobre educao ambiental e extenso rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentvel, Ano II, n.2, Abr./Jun. 2001. Disponvel em: <http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/ revista/ano2_n2/revista_agroecologia_ano2_num2_parte11_artigo.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2008. DIAS, Genebaldo F. . Educao Ambiental: princpios e praticas. 9.ed. Ed. revista e ampliada. So Paulo: Editora Gaia, 2004. GRYNSZPAN, D. Educao em sade e educao ambiental:uma experincia integrada. Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, v. 15, n.2, p. 133-138,1999. LOUREIRO, Carlos F. B. et al (Orgs.). Educao Ambiental: repensando o espao da cidadania. 2.ed. So Paulo: Cortez, 2002. ______. Educao Ambiental e gesto participativa em unidades de conservao. Rio de Janeiro: Ibase/Edies IBAMA, 2003. MAGDALENA, B.; COSTA, . Nada do que foi ser do jeito que j foi um dia. Saberes, Jaragu do Sul: FERJ/SC, 2000. MANTOAN, Maria Tereza gler. Por uma escola para todos. Campinas/SP: LEPED/Unicamp, [200-]?. MANTOAN, Maria Tereza gler. Ser ou Estar, eis a Questo: explicando o dficit mental. Rio de Janeiro: WVA, 1997. MANTOAN, Maria Tereza gler. Uma Escola de todos, para todos e com todos: o mote da incluso. In: MOSQUERA. Juan Jos Mourio; STOBUS. Claus Dieter (Org.). Educao Especial: em direo a Educao Inclusiva. 2.ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. P. 27 40.

21

Ano 1, n 2, jun. / nov. 2012 MAZZOTTA, Marcos Jos da Silveira. Fundamentos da educao especial. So Paulo: Pioneira, 1982. MERGULO, Maria Cornlia; VASAKI, Beatriz Nascimento Gomes. Educando para a conservao da natureza: sugestes de atividades em educao ambiental. 2.ed. So Paulo: EDUC, 2002. RUSCHEINSKY, Alosio. Educao Ambiental: Abordagem mltiplas. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. SASSAKI, Romeu Kazumi. Incluso: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: MVA, 1997. STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Incluso: um guia para educadores. Porto Alegre: ARTMED, 1999. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1987.

22

You might also like