You are on page 1of 17

1

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO LEITURA


Ler significa conhecer, interpretar, decifrar. A maior parte do conhecimento obtida atravs da leitura, que possibilita no s a ampliao, como tambm o aprofundamento do saber em determinado campo cultural ou cientfico. LA!A"#$, %. &. '((), p.*+, A IMPORTNCIA DA LEITURA -ropicia a ampliao de conhecimentos. Abre hori/ontes na mente. Aumenta o vocabul0rio. #btem1se informa2es b0sicas ou especficas. 3 um meio para aprofundamento dos estudos e aquisio de cultura geral. ESPCIES DE LEITURA DE ENTRETENIMENTO OU DISTRAO: visa apenas ao divertimento, passatempo, la/er, sem maiores preocupa2es com o aspecto do saber. DE CULTURA GERAL OU INFORMATIVA: tem como ob4etivotomar conhecimento, de modo geral, do que ocorre no mundo, mas sem grande profundidade. DE APROFUNDAMENTO OU FORMATIVA: a finalidade aprender algo novo ou aprofundar conhecimentos anteriores. TIPOS DE LEITURA Harlow !"#$%&'!!()!!*+ a&r,-,./a 01.0o /1&o- 2, l,1/3ra: SCANNING: procura um certo tpico da obra, utili/ando o ndice ou algumas linhas, par0grafos, visando encontrar frases ou palavras1chave. S4IMMING: olhada r0pida um passar de olhos, pelo te5to par ter uma ideia geral do assunto tratado. DO SIGNIFICADO: viso ampla do assunto, principalmente do que interessa, lendo tudo de uma ve/, sem voltar atr0s. DE ESTUDO: absoro mais completa do conte6do e de todos os significados, devendo ler, reler, utili/ar o dicion0rio e fa/er resumos. CRTICA: estudo e formao de ponto de vista sobre o te5to, comparando as declara2es do autor com conhecimentos anteriores.

PES5UISA CIENTFICA
-esquisa cientfica pode ser caracteri/ada como atividade intelectual intencional que visa a responder s necessidades humanas. As necessidades humanas b0sicas so percebidas nos indivduos como sensao permanente de insatisfao com o estado natural em que se encontram e so a mola propulsora da atividade humana. Levantar problemas e gerar solu2es o que se chama atividade intelectual ou terica. $A7"#$, '((8,

P,-631-ar 78 # e5erccio intencional da pura atividade intelectual , visando a melhorar as condi2es pr0ticas da e5ist9ncia. $A7"#$, '((8, -into *:8:, p.;'+, e5plica que< a pr0tica, que critrio para a proposio de finalidades e para a verificao de verdades, no cega, mec=nica ou ocasional. Ao contr0rio guia1se pela soma de toda a e5peri9ncia anterior do indivduo e da >umanidade, esta 6ltima absorvida na forma de herana cultural. A pesquisa cientfica no constitui uma atividade acidental de procedimento humano, mas uma forma de ao que lhe natural, porque reali/a uma e5ig9ncia de sua ess9ncia, a de se aperfeioar, a de progredir no desenvolvimento de sua humani/ao, 4ungindo as foras cegas da nature/a aos seus desgnios conscientes. 7ada mais 6til e pr0tico para o animal racional do que uma boa teoria . ?esultado do esforo individual e coletivo para dar significao @ realidade, a teoria a geradora e organi/adora da cultura e de suas ci9ncias. A teoria cientfica um instrumento avanado da prtica existencial. $A7"#$, '((8, p.'(, -odem1se distinguir tr9s grandes grupos de te5tos escritos, produ/idos por diferentes tcnicas de redao< literrios; oficiais e comerciais; acadmicos e cientficos. FORMAS LITER9RIAS #b4etivo artstico. %5erccio da arte da palavra. ?ecriao e interpretao da realidade pelo artista narrao real ou ficitcia, %A< anedota, f0bula, lenda conto, crBnica, novela, romance ou poema. FORMAS OFICIAIS E COMERCIAIS "e5tos com o ob4etivo de estabelecer comunicao formal e documentada em ambientes de trabalho. %A< memorando, ofcio, aviso, requerimento, parecer, ordem de servio e carta comercial. FORMAS DE TE:TOS ACAD;MICOS E CIENTFICOS -reocupao central< correo, e5atido e autenticidade dos dados e dos raciocnios desenvolvidos. ?igor na utili/ao de tcnicas e mtodos de pesquisa. ?igor na produo e apresentao gr0fica dos te5tos cientficos. #s te5tos acad9micos e cientficos obedecem a um roteiro l !ico" identificar um problema cientfico, tratar do problema por meio de um mtodo cientificamento aceito, devolver o problema, modificado por alguma contribuio pessoal. %sse roteiro lgico sugere um formato !rfico inevit0vel< introduo, desenvolvimento ou corpo e concluso.

TE:TOS ACAD;MICOS ?%$%7>A$ ?%LA"C?D#$ ED%7"FGDE#$ &#7#H?AGDA$

$D7#-$%$ % ?%$I&#$ A?"DH#$1?%LA"C?D# relatos de e5peri9ncia, %7$AD#$ ED%7"FGDE#$ -A-%?$, A?"DH#$ ED%7"FGDE#$

%5istem v0rios g9neros de te5tos cientficos ou acad9micos J alguns com teor did0tico J e cada um desenvolvendo uma funo especfica na academia. Abai5o, procuramos construir uma relao com os tipos de documentos que ns J estudantes e pesquisadores J precisamos produ/ir no dia1a1dia nos estudos de graduao eKou ps1graduao se4a lato ou stricto sensu,, cada um com sua estrutura, linguagem e formatao diferentes.

G<.,ro , Co.0,1/3a=>o R,-,.?a


-rocura descrever uma nova publicao J revista ou livro. %la pode aparecer somente como resenha, quando o seu produtor no fa/ crtica ao te5to descrito.

R,-,.?a Cr@/10a
-rocura descrever uma nova publicao J revista ou livro. $eu produtor fa/ crticas sobre o te5to base.

Ar/1Ao
Livulgao dos resultados de trabalhos, pesquisas em revista cientfica especiali/ada. -ode ser de uma pesquisa 40 reali/ada ou de uma em andamento.

Pa&,r
"rata1se de um te5to bem sucinto que relata perspectivas ou resultados de pesquisa, geralmente apresentado em forma de comunicao em congressos, simpsios, etc.

S1.o&-,
"rata1se de uma apresentao sucinta de um artigo, documento ou obra.

E.-a1o
"e5to em que o autor e5p2e suas opini2es e idias, sem se preocupar em construir um referencial terico como base.

R,B1->o B1Cl1oArDE10a
Levantamento crtico das obras sobre um determinado tema.

ProF,/o 2, P,-631-a
3 o registro do plane4amento, onde o produtor e5p2e os mtodos, os procedimentos, o cronograma, os ob4etivos, a 4ustificativa para a reali/ao do trabalho.

Mo.oAraE1a
"rata1se de um trabalho descritivo e minucioso sobre um tema. 3 e5igida em alguns cursos de graduao, como

e5ig9ncia para aprovao, sob o nome de "EE, e em cursos de -s1Hraduao lato#sensu, como e5ig9ncia para obteno do ttulo de especialista em determinada 0rea.

D1--,r/a=>o
"rata1se de um trabalho monogr0fico e5perimental eKou documental. documento e5igido nos programas de -s1 Hraduao stricto#sensu$ para obteno de ttulo de &estre em determinada 0rea.

T,-,
"rata1se do resultado de pesquisa documental, e5perimental e terica baseado em pesquisa original. e5igida nos programas de -s1Hraduao stricto#sensu, para obteno de ttulo de Loutor em determinada 0rea.

FASES DA PES5UISA CIENTFICA


MA diferena entre os trabalhos dos cientistas e os dos estudantes universit0rios no deveria residir no mtodo, mas nos propsitos. #s cientistas 40 esto trabalhando com o intuito de promover o avano da ci9ncia para a >umanidade. os estudantes ainda esto trabalhando para o crescimento de sua ci9ncia. Ambos, porm, devem trabalhar cientificamente. ?IDN, *:O), p.;:, M#s estudantes trabalham cientificamente quando reali/am pesquisas dentro dos princpios estabelecidos pela metodologia cientfica, quando adquirem a capacidade no s de conhecer as conclus2es que lhes foram transmitidas, mas se habilitam a reconstruir, a refa/er as diversas estapas do caminho percorrido pelos cientistas. ?IDN, *:O), p.;:, PLANEGAMENTO DE PES5UISAS CIENTFICAS %scolha do tema< gosto pessoal, preparo tcnico e tempo disponvel. import=ncia ou utilidade do tema. e5ist9ncia de fontes. ?eviso de literatura. -roblemati/ao< transformao de uma necessidade humana em problema. $eleo e delimitao do problema de pesquisa. Gormulao de hiptese s,< soluo possvel para um problema Gormulao do ob4etivo geral. Gormulao dos ob4etivos especficos. %scolha dos procedimentos de coleta de dados< pesquisas de campo, de laboratrio e bibliogrficas. -reviso dos recursos. -roduo escrita do plane4amento ou pro4eto cientfico.

ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTFICO


ELEMENTOS PR)TE:TUAIS Ca&a obrigatrio, Dnstituio< &ADP$EIL#, *; "tulo< 7%H?D"#, &ADP$EIL#, *) $ubttulo< 7egrito, &ai6sculoKmin6sculo, *; Autor< $em negrito, &ai6sculoKmin6sculo, *; Local e data< 7egrito, &ai6sculoKmin6sculo, *' #bs< Gonte< "imes 7eQ ?oman. "udo centrali/ado Fol?a 2, ro-/o obrigatrio, $egue as mesmas regras definidas pela capa. # nome do autor no aparece na folha de rosto. EH,./a< apresentar0 um recuo de O cm da margem esquerda, fonte tamanho *', sem negrito, &ai6sculoKmin6sculo, com espaamento simples entre linhas. Local e data como na capa. F10?a 0a/aloArDE10a 1 verso da folha de rosto obrigatrio, Fol?a 2, a&roBa=>o obrigatrio, D,210a/Ir1a opcional, AAra2,01H,./o opcional, E&@AraE, opcional, R,-3Ho ,H l@.A3a B,r.D03la obrigatrio,1 Aconselha1se no ultrapassar '(( palavras. R,-3Ho ,H l@.A3a ,-/ra.A,1ra J %mbora a AR7" indique como elemento obrigatrio, nos trabalhos acad9micos da G$L no ser0 obrigatrio o resumo em lngua estrangeira. L1-/a 2, 1l3-/ra=K,- opcional, L1-/a 2, /aC,la- opcional, L1-/a 2, aCr,B1a/3ra- , -1Ala- opcional, S3HDr1o obrigatrio,

ELEMENTOS TE:TUAIS INTRODUO -arte inicial do te5to, em que devem constar a delimitao do assunto, o ob4etivo da pesquisa e outros elementos necess0rios ao trabalho. DESENVOLVIMENTO -arte principal do te5to, devendo conter a e5posio ordenada e pormenori/ada do assunto. Livide1se em captulos e subcaptulos que variam em funo da abordagem do tema, observando1se que cada captulo abre uma nova folha. CONCLUSO

-arte final do te5to, em que apresentada a comprovao fundamentada das principais contribui2es tra/idas pela pesquisa e as sugest2es para novos estudos. 3 importante que apresente< E--,.01al12a2,) interpretao dos argumentos principais. Br,B12a2, J dever0 ser e5ata, breve e convincente. P,r-o.al12a2, J dever0 definir o ponto de vista do autor. ELEMENTOS PLS)TE:TUAIS R,E,r<.01a- C1Cl1oArDE10a- obrigatrio, A&<.210, -+ opcional, J "e5to ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao. A.,Mo -+ opcional, J "e5to ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao.

COMO FANER CITAOES


A- 01/a=K,- ,H /raCal?o ,-0r1/o ->o E,1/a- &ara a&o1ar 3Ha ?1&I/,-,% -3-/,./ar 3Ha 12,1a o3 1l3-/rar 3H ra01o0@.1o &or H,1o 2a- H,.=K,- ,M/ra@2a- 2, o3/ra- Eo./,-' CITAO DIRETA OU TE:TUAL 3 quando transcrevemos o te5to utili/ando as prprias palavras do autor. A transcrio literal vir0 entre aspas. %5emplo< Greud aborda essa frustrao gerada nos homens fa/endo refer9ncia ao mandamento religioso< MAmar0s a teu pr5imo como a ti mesmo G?%IL, *:S(, p.**),. $egundo o autor, esse mandamento constitui a defesa mais forte contra a agressividade humana e impossvel cumpri1 lo. CITAO INDIRETA 3 a reproduo de ideias do autor. 3 uma citao livre, contudo a ideia e5pressa continua sendo a do autor que voc9 consultou. %5emplo< $egundo Greud *:S(,, toda civili/ao tem de se erigir sobre a coero e a ren6ncia @s puls2es, levando1se em considerao que tend9ncias destrutivas, antissociais e anticulturais esto presentes em todos os homens. CITAOES DIRETAS NO TE:TO% 2, a/7 ( /r<- + l1.?a Levem ser encerradas entre aspas duplas. %5emplos< ?eT1Glaud '((', p. S:, tambm comenta sobre a promulgao do mandamento religioso e di/ que Ma fragmentao das culturas entretm fendas nas barragens do recalcamento por onde o dio tem possibilidade de 4orrar com viol9ncia. M>o4e o valor criado pela produtividade e pela inovao que so aplica2es do conhecimento do trabalho L?IE!%?, *::8, p.*),.

CITAOES DIRETAS% 0oH Ha1- 2, ( /r<-+ l1.?a Levem ser destacadas com recuo de ; cm da margem esquerda, com letra menor que a utili/ada no te5to e $%& aspas. tamanho da letra *(, %5emplo< $egundo Greud *:S(,, toda civili/ao tem de se erigir sobre a coero e a ren6ncia @s puls2es, levando1se em considerao que tend9ncias destrutivas, antissociais e anticulturais esto presentes em todos os homens. Dsso e5plica o controle que a minoria e5erce sobre a massa.
3 to impossvel passar sem o controle da massa por uma minoria, quanto dispensar a coero no trabalho da civili/ao, 40 que as massas so preguiosas e pouco inteligentes. no t9m amor @ ren6ncia instintual e no podem ser convencidas pelo argumento de sua inevitabilidade. os indivduos que as comp2em apiam1se uns aos outros em dar rdea livre a sua indisciplina. $ atravs da influ9ncia de indivduos que possam fornecer um e5emplo e a quem reconheam como lderes, as massas podem ser indu/idas a efetuar o trabalho e a suportar as ren6ncias de que a e5ist9ncia depende. G?%IL, *:S(, p.*8,

%sse poder e coero e5ercidos por uma minoria instituem uma ordem, sem a qual um caos poderia ser instalado, porque sem medo ou inibio mais f0cil seguir as tend9ncias egostas e associais. CITAO DE CITAO 3 a meno de um documento ao qual voc9 no tem acesso, mas que tomou conhecimento por citao em um outro trabalho. Isamos a e5presso latina a&32 citado por, para indicar a obra de onde foi retirada a citao. %5emplo< -orter *::S apud EA?UAL>#, *:::, p.8;, considera que Ma vantagem competitiva surge do valor que uma empresa consegue criar VWX. CITAO COM UM AUTOR %5emplo * autor como parte do te5to, %m Lor *:O:, p.:', encontramos que Mo 7ome1do1-ai uma designao endereada ao reconhecimento de uma funo simblica, circunscrita no lugar de onde se e5erce a lei. %5emplo ' autor no fa/ parte do te5to, M -ara que o pai se4a reconhecido como representante da Lei preciso que sua palavra se4a reconhecida pela me. $ a palavra d0 ao pai uma funo privilegiada. L%&AD?%, *:O:, p.*'O,. CITAO COM P OU ( AUTORES %5emplo * autor como parte do te5to, Eonforme destacam >er/licl e -ierret *::',, a ADL$ nos mostra a e5tenso que uma doena pode tomar no espao p6blico.

%5emplo ' autor no fa/ parte do te5to, A ADL$ nos mostra a e5tenso que uma doena pode tomar no espao p6blico >%?NLDEL3. -D%??%", *::',. CITAO COM MAIS DE ( AUTORES Dndica1se apenas o primeiro autor, seguido da e5presso ,/ al' %5emplo< As pessoas quando esto dormindo no esto inativas. AL&%DLA et al, '((), CITAO DE V9RIOS AUTORES E ! UMA+ MESMA IDEIA Eitar as refer9ncias obedecendo @ ordem alfabtica dos sobrenomes dos autores. %5emplo * autor como parte do te5to, $egundo Earvalho *:::,, -orter *:88, e $ou/a *::8, a vantagem competitiva surge quando uma empresa consegue criar o valor para seus compradores. %5emplo ' autor no fa/ parte do te5to, A vantagem competitiva surge quando uma empresa consegue criar o valor para seus compradores EA?UAL>#, *:::. -#?"%?, *:88. $#INA, *::8, DADOS OBTIDOS POR INFORMAO VERBAL &al,-/ra-% 2,Ca/,-% ,/0'+ Dndicar entre par9nteses a e5presso 1.EorHa=>o B,rCal+ mencionando1se os dados disponveis somente em nota de rodap. %5emplo no te5to< Eonstatou1se que na dcada de :( h0 uma e5panso do movimento dos trabalhadores sem terra no sul da Rahia informao verbal,* %5emplo no rodap< YYYYYYYYYYYYYYYYYY
*7otcia fornecida por E=ndido $mith no congresso de Heografia, em $o -aulo, em 4unho de *:::.

NOTAS DE RODAP $o as notas que aparecem ao p das p0ginas em que so mencionadas. As notas de rodap so usadas para esclarecimentos, citao de autoridade e refer9ncias. As notas iniciam1se na margem do par0grafo. a segunda linha e as seguintes obedecem @ margem do te5to. Isam1se letras menores tamanho *(,e espaamento simples entre linhas. A nota de rodap indicada por n6mero, se4a entre par9nteses *,, entre colchetes V*X ou n6mero alto e, entre uma nota e outra, se dei5a um espao duplo.

COMO FANER REFER;NCIAS BIBLIOGR9FICAS


?efer9ncia bibliogr0fica o con4unto de elementos que permite a identificao de publica2es, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. REGRAS GERAIS DE APRESENTAO DAS REFER;NCIAS

a, as refer9ncias so relacionadas em ordem alfabtica pelo sobrenome do autor eKou ttulo, para todo tipo de material consultado. b, em caso de v0rias obras da mesma autoria referenciadas sucessivamente, substituir o nome do autor por um trao underline, de () seis, espaos nas refer9ncias seguintes @ primeira. #R$< o mesmo pode ser feito com ttulos de v0rias edi2es de um documento referenciado sucessivamente. c, o ttulo da obra dever0 aparecer<sublinhado, .,Ar1/o ou itlico e apenas a primeira letra inicial &ADP$EILA. #R$< -ara que ha4a padroni/ao dos trabalhos adotaremos o .,Ar1/o' d, as refer9ncias devem aparecer sempre alinhadas @ margem esquerda. e, as refer9ncias so digitadas em espao simples e separadas entre si por um espao duplo. f, espaos< usa1se um espao aps a vrgula, dois pontos, ponto e vrgula e ponto. g, quando a refer9ncia tem mais de (* um, autor, devem ser separados por ponto e vrgula, seguido de espao. h, sobrenomes compostos< ligados por hfen, indicam parentesco ou so compostos de substantivoZad4etivo no so separados. %5< LI[I%1%$"?ALA, #. &%7L%$ GDL>#, \. EA$"%L# R?A7E#, E. MODELOS DE REFER;NCIAS BIBLIOGR9FICAS J L1Bro (* I& , AI"#?< %5emplo< AL&%DLA, ].E. D,E,-a- 2o ,Ao: l,1/3ra 212D/10a 2, -,3- H,0a.1-Ho- . $o -aulo< ^gora, *::). (' dois, AI"#?%$< %5emplo< LA-LA7E>%, \.. -#7"ALD$, \. R. Vo0aC3lDr1o 2, P-10a.Dl1-,. $o -aulo< &artins Gontes, '((*. (S tr9s, AI"#?%$< %5emplo< L% ?DL%?, \. -L#7, &. ?%_1GLAIL, >. EH /or.o 2, O Hal),-/ar .a 03l/3ra% 2, Fr,32. $o -aulo< %scuta, '(('. &ais de tr9s autores< referencia1se o primeiro, seguido da e5presso Met al. %5emplo< R?D"#, %. U., et al. IH&o-/o 2, r,.2a 2, &,--oa- E@-10a-: livro pr0tico de consulta di0ria. ). ed. atual. $o -aulo< Grase %ditora, *::). 'OO p. Locumento elaborado por diversos autores, com um respons0vel, destacado organi/ador, coordenador, compilador e outros,

10

%5emplo< GI%7"%$,&. \. $.. U%?A$, &. #rg., F,l1012a2, , -1./oHa: ,.-a1o- &ara 3Ha &-10a.Dl1-, .o -703lo ::I. ?io de \aneiro< %R-. $alvador< Eorrupio, '((O. U0rias obras da mesma autoria< %5emplo< NDN%!, $. UH Ha&a 2a 12,oloA1a. ?io de \aneiro< Eontraponto,*::). YYYYYY. El,- .>o -aC,H o 63, EaQ,H : o -3Cl1H, oCF,/o 2a 12,oloA1a . ?io de \aneiro< \orge Nahar,*::'. Mo.oAraE1a-% 21--,r/a=K,- , /,-, %5emplo< RA?E%L#$, &.G.-. E.-a1o /,0.olIA10o% C1o63@H10o , -,.-or1al 2a -oFa' *::O. *)(p. "ese Loutorado em 7utrio,. Gaculdade de %ngenharia de Alimentos, Iniversidade %stadual de Eampinas, Eampinas, *::O. Co.-/1/31=>o %5emplos< R?A$DL. Eonstituio *:OO,. %menda constitucional n` :, de *( de de/embro de *::+. L,M: legislao federal e marginalia, $o -aulo, v. +:, p.*::), out.Kde/. *::+. R?A$DL. Eonstituio *:OO,. Co.-/1/31=>o 2a R,&RCl10a F,2,ra/1Ba 2o Bra-1l' Rraslia< $enado Gederal, *:OO. D,0r,/o)L,1 %5emplo< R?A$DL. Lecreto1lei n`+.;+', de * de maio de *:;S. Aprova a consolidao das leis do trabalho. L,M< colet=nea da legislao< edio federal, $o -aulo, v.8, *:;S. $uplemento. Ca&@/3lo 2, l1Bro %5emplo< HA?EDA, E.&.A. Gormao de professores. Dn< 7CU#A, >. O- &roE,--or,- , -3a EorHa=>o' Lisboa< L. [ui5ote, *::+, p.+)18). P3Cl10a=K,- &,r1I210a- For.a1-% r,B1-/a-+ a, Gascculos< ?%UD$"A L%"?A$. Eampinas< Dnstituio de Letras da -IE, v.*O, n`', de/.*:::. S(*p. ?%UD$"A U%\A. $o -aulo< Abril, ed. ''(;, fev. '(**. $emanal. LD^?D# EA"A?D7%7$%. Glorianpolis, ano ADA, n` )):(, O ago. '((8. b, Artigo de 4ornal G?A7E#, H.>.R. # que aconteceu com as reformas em *:::. Gor.al 2o Bra-1l' ?io de \aneiro, ') de/. *:::. %conomia, p.;. Do03H,./o- ,l,/rS.10o- CD)ROM% o.)l1.,+ CD)ROM

11

!##HA7, A.. >#IAD$$, A. %d., E.010lo&721a , 2101o.Dr1o 21A1/al "#' Lireo de Andr !oogan Rreiaaman. $o -aulo< Lelta< %stado, *::O.+ EL1?#&.

OCra- o.)l1., R#GG,L.>.. A7"I7%$ \I7D#?, \.A.U. Eombinando inova2es organi/acionais e tecnologias. R,B1-/a ,l,/rS.10a 2, A2H1.1-/ra=>o 2a UFRGS' v.*, n.*, out. *::+. Lisponvel em< bhtpp<KKread.adm.ufrgs.brKread(*KartigoKboff.htmcboffd Acesso em< 'S out. '((S, *)<S(.

PROGETO DE PES5UISA
MA inteno final de qualquer pesquisa responder a necessidades humanas concretas. 3, porm, uma atividade terica, racional. Leve, portanto, desde o incio assumir o formato de atividade intelectual plane4ada. $A7"#$, '((8, p.8S, Po2,)-, 21B121r o &la.,FaH,./o ,H 2,Q a/1B12a2,- 1./,l,0/3a1-: *, escolha do tema !osto pessoal$ import%ncia do tema$ existncia de fontes,. ', reviso de literatura. S,problemati/ao transforma&o de uma necessidade humana em pro'lema$ a express&o !rfica do pro'lema a per!unta,. ;,seleo e delimitao do problema de pesquisa. +, formulao de hiptese s, solu&o possvel para um pro'lema(; ), formulao do ob4etivo geral. 8, formulao dos ob4etivos especficos. O, escolha dos procedimentos ou metodolo!ia( de coleta de dados. :, previso dos recursos. *(, produo escrita do plane4amento ou pro4eto cientfico. Pro23=>o ,-0r1/a 2o &roF,/o 2, &,-631-a !+ Ca&a P+ Fol?a 2, ro-/o (+ S3HDr1o

12

*+ I./ro23=>o detalhar como sur!iu a ideia$ delimitar o tema$ criar a pro'lemtica e descrever o tipo de pesquisa que pretende usar , T+ G3-/1E10a/1Ba descrever como o tema importante para voc e apresentar a relev%ncia pessoal$ social e cientfica do tema,. 3 o momento de mostrar a relev=ncia do trabalho para a comunidade em geral, se4a ela cientfica ou no. 3 o momento de e5plicitar a import=ncia do estudo, da refle5o. -ara tanto, alm dos argumentos afirmativos, o pesquisador deve se valer e utili/ar estudos anteriores sobre o tema, para e5plicitar suas eventuais limita2es e destacar a necessidade de se continuar a pesquis01lo, bem como as contribui2es que o seu trabalho dar0, 4ustificando1o. %ssa ,/a&a do pro4eto est0 ligada @ reviso bibliogr0fica, ou se4a, a refle5o de te5tosKdocumentosKdados que o pesquisador estudou antes de formular seu pro4eto, medindo o conhecimento acumulado sobre o seu tema. A reviso bibliogr0fica um trabalho e5austivo e de grande valia para se 4ustificar a necessidade da pesquisa frente aos te5tos 40 publicados. U+ R,B1->o 2a l1/,ra/3ra V D1-03-->o /,Ir10a apontar cita)es$ autores e o que * existe escrito so're o seu tema$ levantar conceitos e hist rico so're seu tema, W+ OCF,/1Bo- descrito em t picos$ sempre usando ver'os no infinitivo ,. # pesquisador deve e5plicitar as hipteses levantadas para a soluo do problema, com base na reviso bibliogr0fica. # trabalho cientfico constitui um raciocnio e5positivo de alguma hiptese, pois em sua confirmao que verificamos a soluo do problema e do alcance dos ob4etivos traados. As hipteses e os ob4etivos esto intrinsecamente ligados, e a partir de sua amarrao com o resto do trabalho que verificamos a efici9ncia da pesquisa. #+ M,/o2oloA1a como coletar$ ta'ular e analisar os dados coletados, "+ R,03r-o- recursos materiais e humanos, !$+Cro.oAraHa. %sta ,/a&a do pro4eto de pesquisa destina1se ao controle das atividades propostas nos procedimentos metodolgicos. -ara cada item, destina1se uma quantidade de tempo necess0rio para sua reali/ao. # cumprimento das atividades a que o al3.oV&,-631-a2or -, prop2e dentro 2o &raQo ,-/1&3la2o para cada uma delas condio, muitas ve/es, para aprovao de bolsas de estudos de iniciao cientfica, de mestrado, de doutorado etc. # cronograma serve para garantir os resultados em tempo suficiente e h0bil. -oderia apresentar1se assim< eEoleta de dados J at 4ulho de '(*+

13

e?edao J at outubro de '(*+ eApresentao gr0fica J at '( de novembro de '(*+ e%ntrega J S( de novembro de '(*+ !!+ Or=aH,./o despesas de custeio, !P+ R,E,r<.01a- C1Cl1oArDE10a- fontes efetivamente citadas para a ela'ora&o escrita do pro*eto,

APRESENTAO GR9FICA
# papel utili/ado para trabalhos o branco, tamanho A; '*( 5 ':8 mm,, impresso de um lado apenas. A tinta deve ser de cor preta, com e5ceo para gr0ficos e figuras. ForHa/o: A fonte a ser utili/ada +imes ,e- .oman, tamanho *) de/esseis, para os ttulos dos trabalhos, tamanho *; quator/e, para os ttulos das partes dos trabalhos e tamanho *' do/e, para todo o te5to, subttulos, te5to referente @ nature/a do trabalho e nomes dos autores e orientadores. 7o caso de notas de rodap e outros, utili/ar fonte de tamnaho *( de/,. T@/3lo-: "tulos sem indicativo numrico 1 #s ttulos sem indicativo numrico so< errata, agradecimento, listas, resumo, sum0rio, refer9ncias, gloss0rio, ap9ndices, ane5os e ndice. Levem ser centrali/ados, digitados em mai6sculas e negrito. "tulos com indicativo numrico 1 #s ttulos com indicativo numrico so< introduo, captulos, partes do desenvolvimento e concluso. Levem ser alinhados @ esquerda, digitados em mai6sculas e negrito.

#s subttulos tambm so negritados, escritos somente com a inicial mai6scula e alinhados @ esquerda.

14

#s te5tos dos trabalhos devem ser escritos em formato 4ustificado.

MarA,.-: "odo trabalho deve ser digitado obedecendo @s seguintes margens< $uperior e esquerda< (0H Lireita e inferior< P0H

E-&a=aH,./o: %ntre linhas do te5to< espaamento *,+. %ntre ttulo e subttulo e te5to< espaamento *,+. %ntre as linhas das refer9ncias bibliogr0ficas, notas de rodap, te5to referente @ nature/a do trabalho e cita2es te5tuais longas< espao simples. %ntre o te5to e figura, tabela ou quadro e vice1versa< espaamento *,+. -ara os ttulos de figuras, tabelas e quadros< espao simples. OC-: ?ecomenda1se empregar espaamento simples para ttulos longos.

N3H,ra=>o ProAr,--1Ba: Eonsiste de um sistema numrico empregado para dispor hierarquicamente as partes do trabalho, com a finalidade de oferecer uma viso clara da sequ9ncia do mesmo e facilitar a locali/ao das partes que o comp2em. #s n6meros dos ttulos das divis2es principais devem ser escritos em n6mero ar0bico de tamanho *; e devem ser centrali/ados, acompanhando o ttulo sem pontuao ou hfen. Isa1se apenas um * espao entre o n6mero e o ttulo. # mesmo coment0rio v0lido para os subttulos, e5ceto para o tamanho do n6mero *', e para o alinhamento @ esquerda,. Eada diviso principal do trabalho ttulo ou captulo,, deve ser iniciada em uma p0gina nova, seguindo a ordem natural dos n6meros inteiros. %5ceo para o pro4eto de pesquisa ou artigo cientfico, em que as divis2es podero situar na mesma p0gina. A primeira diviso de um te5to ttulo ou captulo, chamada de seo prim0ria. Eada diviso de um trabalho pode ainda ser dividida em se2es secund0rias subttulos,. %stas por sua ve/ podem ser divididas em se2es terci0rias e assim por diante. EM0,=>o &ara 1./ro23=>o+'

15

# indicativo da seo secund0ria ser0 formado pelo n6mero do captulo mais o n6mero de cada parte separado por ponto %5< '.*, '.', , aplicando1se o mesmo processo @s terci0rias %5< '.'.*,, quatern0rias '.'.'.*,. OC-: 7o se aconselha a diviso alm das se2es quin0rias. PaA1.a=>o: As p0ginas devem ser contadas sequencialmente, a partir da folha de rosto. %mbora consideradas, para efeito de paginao, as folhas preliminares, at o sum0rio, no so numeradas. A .3H,ra=>o a&ar,0, r,A1-/ra2a a&,.a- a&I- o -3HDr1o' #s n6meros das p0ginas devero figurar na posio Mincio de p0gina cabealho, e alinhamento @ direita.

16

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO EXERCCIOS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1-Faa as referncias bibliogrficas das obras abaixo de acordo com as normas. Coloque-as em ordem como num trabalho cientfico. a) igiar e !unir" nascimento da #ris$o. %ichel Foucault. &'( edi$o. )ditora !etr.#olis/ 01 o*es. +,,-.

b)2rqui3os do mal-estar e da resistncia. 1oel 4irman. 0io de 1aneiro. +,,5. Ci3ili*a$o 4rasileira c)6 c7rebro em transforma$o.)ditora 6b8eti3a. 9u*ana :erculano-:ou*el. 0io de 1aneiro. +,,; d) 0e3ista e8a. 9emanal.9$o !aulo. )ditora 2bril. )di$o +,''. %aio de +,11 e)!or que <n$o) ensinar gramtica na escola. 9rio !ossenti. Cam#inas/ 9!. 1==5. %ercado de >etras" 2ssocia$o de >eitura do 4rasil f) 4iologia Celular e %olecular. -( edi$o. >uis C. 1unqueira e 1os7 Carneiro. )ditora ?uanabara @oogan. 1==-. 0io de 1aneiro.

17

You might also like