You are on page 1of 2

E B 2,3 de Vila Verde

Ficha Informativa de Geografia 7 ano


Ano lectivo 2012/2013

Tema: Smbolos e instituies associados Unio Europeia

Como grupo econmico, a Unio Europeia formou-se aps a 2 guerra Mundial, uma vez que a Europa necessitava de paz e de uma urgente reconstruo.

a) OS PRINCIPAIS CRITRIOS DE ADESO UNIO EUROPEIA


Paz;

Pertena geogrfica Europa;

Existncia de democracia;

Respeito dos direitos consagrados na DUDH (Declarao Universal dos Direitos Humanos);

b) OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA UNIO EUROPEIA


Livre circulao de pessoas, bens, servios e capitais; Implementao da moeda nica; Instaurao de regras comuns a vrios nveis (ambiente, emprego, comrcio, indstria, etc); Existncia de paz e bem-estar para todos.

c) AS PRINCIPAIS INSTITUIES DA UNIO EUROPEIA


Parlamento Europeu (sede na cidade de Estrasburgo Frana e esta instituio tem como funes: elaborar leis comunitrias, provar o oramento comunitrio, debater questes importantes para o futuro da Europa); Conselho Europeu (com sede em Bruxelas na Blgica e tem como funes adoptar a legislao da Unio, coordenar as polticas nacionais, resolver conflitos entre estados membros e define linhas de orientao poltica); Comisso Europeia (tambm com sede em Bruxelas na Blgica, o presidente desde 2004 o portugus Duro Barroso e esta instituio tem como funes a apresentao de leis e aes importantes para a Unio Europeia e verificar se os tratados esto a ser respeitados por todos os estados); Tribunal de Justia (com sede no Luxemburgo constitudo por 27 juzes, um de cada estado e tem como funes assegurar o direito comunitrio e a aplicao dos tratados); de referir ainda outras instituies como: o Banco Central Europeu, Banco Europeu de Investimento, Tribunal de Contas Comit Econmico e Social.

d) OS SMBOLOS DA UNIO EUROPEIA


- A bandeira europeia consiste num crculo com doze estrelas douradas num fundo azul. O crculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa. O nmero de estrelas na bandeira est fixado em doze e no est relacionado com o nmero de estados membros da UE, mas sim porque este nmero constitui um smbolo de perfeio, plenitude e unidade. Doze um nmero especial nas vrias culturas e tradies europeias (12 signos do Zodaco, 12 horas num relgio, 12 meses do ano, 12 apstolos, etc). Assim, a bandeira mantm-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE. -O hino europeu no apenas o hino da Unio Europeia, mas de toda a Europa.

A msica da 9 Sinfonia de Beethoven (1823) que foi adoptado pelos chefes de estado e de governo da UE, como hino oficial;

No ltimo andamento desta sinfonia, Beethoven ps em msica a "Ode Alegria"; O poema exprime a viso, em que a humanidade se une pela fraternidade;

- O dia da Europa comemora-se no dia 9 de Maio por ter sido esta a data do incio das negociaes e da criao da 1 Comunidade Europeia; - O Euro, como moeda nica entrou no ano de 2002, mas nem todos os pases europeus aderiram. As notas representam elementos arquitetnicos (pontes, janelas, portas) de cada pas que as imprime e esto cunhadas para facilitar a leitura aos invisuais.

You might also like