You are on page 1of 13

ICMS/SP - Infraes e penalidades 18 de Dezembro de 2012

Em face da publicao da Le i n 13.918/2009 - DO E SP de 23.12.2009, e ste proce dim e nto foi atualizado (tpicos 9, 10 e 12 - valor m nim o da m ulta, aplicao das m ultas e quadro sintico).

ICMS/SP - Infraes e penalidades

Sumrio 1. INTRODUO 2. CANCELAMENTO DE DOCUMENTO FISCAL 3. GUARDA E CONSERVAO 4. VEDAO EMISSO 5. EXIGNCIA DO IMPOSTO 6. OPERAES BENEFICIADAS POR ISENO OU NO INCIDNCIA 7. DOCUMENTOS EMITIDOS POR EQUIPAMENTOS MECNICOS, ELETRNICOS E OUTROS 8. INFRAES CUMULADAS 9. IMPORTNCIA NO DETERMINADA E VALOR MNIMO 10. APLICAO DAS MULTAS
10.1 Pagam e nto com de sconto 10.2 R e duo ou re le vao

11. DENNCIA ESPONTNEA 12. INFRAES E PENALIDADES

1. INTRODUO

A pessoa inscrita no C adastro de C ontribuintes do IC MS emitir, conforme as operaes ou prestaes que realizar, os documentos fiscais especificados no art. 124 do RIC MS-SP/2000 . A nota fiscal ser emitida antes de iniciada a sada da mercadoria, no momento do fornecimento de alimentao, bebida ou outra mercadoria, em qualquer estabelecimento e antes da tradio real ou simblica da mercadoria: a) em caso de transmisso de propriedade de mercadoria ou de ttulo que a represente, quando esta no transitar pelo estabelecimento do transmitente; b) em caso de ulterior transmisso de propriedade de mercadoria que, tendo transitado pelo estabelecimento transmitente, deste tenha sado sem pagamento do imposto, em hipteses tais como locao ou remessa para armazm-geral ou depsito fechado.

A emisso da nota fiscal tambm obrigatria nos casos de entrada de mercadoria ou bem ou de aquisio de servios nas hipteses e nos momentos definidos no art. 136 do RIC MS-SP/2000 e nas hipteses expressamente previstas na legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Observe-se que em substituio Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, dever ser emitida Nota Fiscal Eletrnica (NF-e) por contribuinte previamente cadastrado na Secretaria da Fazenda, observ adas as disposies da Portaria C AT n 162/2008 , que dispe sobre esse documento e sobre o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrnica (Danfe), alm de estabelecer normas para o credenciamento de contribuintes. C abe salientar que a emisso e a escriturao de documentos fiscais por sistema eletrnico de processamento de dados est disciplinada pela Portaria C AT n 32/1996 .

No que se refere emisso, h de se observar certas regras para a validade da nota fiscal. Nesse sentido, as suas diversas vias no se substituiro em suas respectivas funes e a sua disposio obedecer ordem sequencial crescente, vedada a intercalao de vias adicionais. vedado o destaque do valor do imposto quando a operao ou prestao no incidncia, suspenso, diferimento ou, ainda, quando estiver atribuda a pelo pagamento do imposto, devendo essa circunstncia ser mencionada no do dispositivo pertinente da legislao, ainda que por meio de cdigo cuja documento. forem beneficiadas por iseno, outra pessoa a responsabilidade documento fiscal, com indicao decodificao conste no prprio

Quando o valor da base de clculo for diverso do valor da operao ou prestao, o contribuinte mencionar essa circunstncia no documento fiscal, indicando o dispositivo pertinente da legislao, bem como o valor sobre o qual tiver sido calculado o imposto. Tratando-se de operao ou prestao em que seja exigido o recolhimento do imposto mediante guia de recolhimentos especiais, essa circunstncia dever ser mencionada no documento fiscal, indicando-se, ainda, o nmero e a data da autenticao e o nome do banco arrecadador. Aps essas consideraes preliminares, vejamos nos itens seguintes outras disposies pertinentes ao assunto e as hipteses em que a legislao atribui ao contribuinte ou responsvel penalidade por infraes. ( RIC MS-SP/2000 , arts. 124 , 125 , 127 , 4, 131-A, 185 a 188 e 212, 3, 2, "a"; Portaria C AT n 32/1996 ; Portaria C AT n 162/2008 )

2. CANCELAMENTO DE DOCUMENTO FISCAL

Quando o documento fiscal for cancelado sero conservadas todas as suas vias no talonrio, no formulrio contnuo ou nos jogos soltos, com declarao dos motivos determinantes do cancelamento e referncia, se for o caso, ao novo documento emitido. ( RIC MS-SP/2000 , art. 200 , I)

3. GUARDA E CONSERVAO

Os documentos fiscais, bem como faturas, duplicatas, guias, recibos e todos os demais documentos relacionados com o imposto devero ser conservados, no mnimo, pelo prazo de 5 anos e, quando relativos a operaes ou prestaes objeto de processo pendente, at sua deciso definitiva, ainda que esta seja proferida aps o mencionado prazo. ( RIC MS-SP/2000 , art. 202 , caput)

4. VEDAO EMISSO

vedada a emisso de documento fiscal que no corresponda a uma efetiva sada ou entrada de mercadoria ou a uma efetiva prestao de servio, exceto nas hipteses expressamente previstas na legislao do IPI ou IC MS. ( RIC MS-SP/2000 , art. 204 )

5. EXIGNCIA DO IMPOSTO

A aplicao das penalidades ser feita sem prejuzo da exigncia do imposto em Auto de Infrao e Imposio de Multa (AIIM) e das providncias necessrias instaurao da ao penal cabvel, inclusive por crime de desobedincia, quando for o caso.

( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , 1)

6. OPERAES BENEFICIADAS POR ISENO OU NO INCIDNCIA

As multas previstas no inciso III, na alnea "a" do inciso IV e nas alneas "a", "b", "d" e "e" do inciso V do art. 527 do RIC MS-SP/2000 (ver quadro sintico no item 12) sero aplicadas com reduo de 50% quando as infraes se referirem a operaes ou prestaes amparadas por no incidncia ou iseno. ( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , 2)

7. DOCUMENTOS EMITIDOS POR EQUIPAMENTOS MECNICOS, ELETRNICOS E OUTROS

Aplicam-se, no que couberem, as penalidades previstas no inciso IV do art. 527 do RIC MS-SP/2000 (ver quadro sintico no item 12) a outros documentos emitidos por Mquina Registradora (MR) ou por Terminal Ponto de Venda (PDV), equipamento Emissor de C upom Fiscal (EC F) ou qualquer outro equipamento mecnico ou eletrnico, como fita-detalhe e listagem analtica, que para tal fim so equiparados: a) s vias do documento fiscal destinadas exibio ao Fisco, em funo de cada operao ou prestao nele registrada; b) uma vez totalizados, ao conjunto de dados dos respectivos C upons Fiscais. ( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , 4)

8. INFRAES CUMULADAS

Ressalvados os casos expressamente previstos, a imposio de multa para uma infrao no excluir a aplicao de penalidade fixada para outra, acaso verificada, nem a adoo das demais medidas fiscais cabveis. ( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , 5)

9. IMPORTNCIA NO DETERMINADA E VALOR MNIMO

No havendo outra importncia expressamente determinada, a infrao legislao do imposto ser punida com multa de valor equivalente a 100 Ufesp, e a multa no ser inferior ao valor equivalente a 70 Ufesp.
Nota

O C omunicado DA n 87/2011 divulga o valor da Ufesp, que, para o perodo de 1.01 a 31.12.2012, de R$ 18,44.

( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , 6 e 7)

10. APLICAO DAS MULTAS

As multas, excetuadas as expressas em Ufesp, sero calculadas sobre os valores bsicos atualizados monetariamente, observada a aplicao de juros prevista no art. 565 do RIC MS-SP/2000 .

As multas baseadas em Ufesp: a) devem ser calculadas considerando-se o valor da Ufesp vigente na data da lavratura do auto de infrao; b) devem ser convertidas em reais na data da lavratura do auto de infrao; c) se no recolhidas no prazo estabelecido na legislao, sobre o valor em reais incidiro juros de mora nos termos previstos no inciso II do art. 565 do RIC MS-SP/2000 .

O valor das multas deve ser arredondado, com desprezo de importncia correspondente a frao da unidade monetria. ( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , 8 a 10)

10.1 Pagamento com desconto

Pode o autuado pagar a multa aplicada nos termos do art. 527 do RIC MS-SP/2000 com desconto de: a) 70% dentro do prazo de 15 dias contados da notificao da lavratura do auto de infrao; b) 60% dentro do prazo de 30 dias contados da notificao da lavratura do auto de infrao; c) 45% at o prazo de 30 dias contados da intimao do julgamento da defesa; d) 35% at o prazo de 30 dias contados da intimao do julgamento do recurso apresentado pelo contribuinte; e) antes de sua inscrio na Dvida Ativa, de: e.1) 25% aps 30 dias contados da intimao do julgamento do recurso apresentado pelo contribuinte; e.2) 35% aps o prazo de 30 dias contados da intimao do julgamento da defesa, quando no apresentado recurso pelo contribuinte; e.3) 45% quando, no apresentada a defesa, o pagamento ocorrer aps 30 dias contados da notificao da lavratura do auto de infrao.

O benefcio da reduo da multa est condicionado ao integral pagamento do dbito. O pagamento da multa efetuado com desconto implica renncia defesa ou aos recursos previstos na legislao. Na hiptese de pagamento na forma das letras "a" e "b", os prazos nelas descritos no devem ser computados para efeito de incidncia dos juros de mora e da atualizao monetria. Para o clculo da reduo da multa ser considerado o valor da multa e dos respectivos acrscimos previstos na legislao, calculados at a data do recolhimento. Equipara-se no apresentao de defesa ou recurso a sua apresentao e desistncia antes do julgamento, conforme o caso. Para fins de aplicao dos descontos, o julgamento de recurso de ofcio ser considerado como fase integrante do julgamento: a) da defesa, quando no houver interposio concomitante de recurso pelo contribuinte; b) do recurso, quando houver interposio concomitante de recurso pelo contribuinte.

Os pagamentos efetuados pelo contribuinte, enquanto pendente o resultado de recurso apresentado pela Secretaria da Fazenda, extinguem proporcionalmente a parte do crdito tributrio a que se referem. Tratando-se de penalidade aplicada sobre o valor do imposto, a aplicao dos descontos no poder resultar em penalidade inferior a 25% do valor do imposto. ( RIC MS-SP/2000 , art. 564-A )

10.2 Reduo ou relevao

A multa aplicada pelo Fisco poder ser reduzida ou relevada por rgo julgador administrativo, desde que a infrao tenha sido praticada sem dolo, fraude ou simulao e no implique falta de pagamento do imposto. Na hiptese de reduo, ser observada a aplicao da multa mnima correspondente a 70 Ufesp. Observe-se tambm que no podero ser relevadas, na reincidncia, as penalidades previstas na alnea "a" do inciso VII e na alnea "x" do inciso VIII do art. 527 do RIC MS-SP/2000 . Para aplicao dessas regras sero levados em considerao, ainda, o porte econmico e os antecedentes fiscais do contribuinte. ( RIC MS-SP/2000 , art. 527-A )

11. DENNCIA ESPONTNEA

O contribuinte que procurar a repartio fiscal, antes de qualquer procedimento do Fisco, para sanar irregularidade relacionada com o cumprimento de obrigao pertinente ao imposto, ficar a salvo das penalidades previstas no art. 527 do RIC MS-SP/2000 , desde que a irregularidade seja sanada no prazo cominado. ( RIC MS-SP/2000 , art. 529 , caput)

12. INFRAES E PENALIDADES

O descumprimento da obrigao principal ou das obrigaes acessrias sujeita o contribuinte s penalidades previstas no RIC MS-SP/2000 . Reproduzimos no quadro a seguir as principais penalidades estabelecidas na legislao:
INFRA O
Falta de pagamento do impos to, quando o doc umento fis c al relativo res pec tiva opera o ou pres ta o tiver s ido emitido, mas no es c riturado regularmente no livro fis c al prprio Falta de pagamento do impos to nas s eguintes hiptes es : emis s o ou es c ritura o de doc umento fis c al de opera o ou pres ta o tributada c omo no tributada ou is enta, erro na aplic a o da alquota, na determina o da bas e de c lc ulo ou na apura o do valor do impos to, des de que, nes te c as o, o doc umento tenha s ido emitido e es c riturado regularmente Falta de pagamento do impos to, dec orrente de entrega de guia de informa o c om indic a o do valor do impos to a rec olher em importnc ia inferior ao es c riturado no livro fis c al des tinado apura o Falta de pagamento do impos to, quando a opera o ou pres ta o es tiver es c riturada regularmente no livro fis c al prprio e, nos termos da legis la o, o rec olhimento do tributo tiver de s er efetuado por guia de rec olhimentos es pec iais Falta de pagamento do impos to, quando,

PENA LIDA DE

M ulta equivalente a 7 5 % do valor do impos to

M ulta equivalente a 5 0 % do valor do impos to

M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor do impos to no dec larado

M ulta equivalente a 5 0 % do valor do impos to

indic ada zona franc a c omo des tino da merc adoria, por qualquer motivo s eu ingres s o no tiver s ido provado, a M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor do impos to merc adoria no tiver c hegado ao des tino ou tiver s ido reintroduzida no merc ado interno do P as Falta de pagamento do impos to, quando, indic ado outro E s tado ou D is trito Federal c omo des tino da merc adoria, M ulta equivalente a 5 0 % do valor total da opera o es ta no tiver s ado do territrio paulis ta Falta de pagamento do impos to, quando, indic ada opera o de exporta o, es ta no s e tiver realizado Falta de pagamento do impos to, dec orrente do us o de mquina regis tradora, T erminal P onto de V enda (P D V ), equipamento E mis s or de C upom Fis c al (E C F) ou qualquer outro equipamento no homologado ou no autorizado pelo Fis c o Falta de pagamento do impos to, dec orrente do us o de mquina regis tradora, P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento, c om adultera o do s oftware bs ic o ou da M emria Fis c al (M F), troc a irregular da M ulta equivalente a 1 5 0 % do valor do impos to plac a que c ontm o s oftware bs ic o ou a memria fis c al, ou interliga o a equipamento de proc es s amento eletrnic o de dados s em autoriza o legal Falta de pagamento do impos to, dec orrente do us o de equipamento E C F que tenha s ido objeto de troc a irregular da plac a que c ontm o s oftware bs ic o, a M emria Fis c al (M F) ou a M emria Fita- D etalhe (M FD ) Falta de pagamento do impos to, dec orrente do us o de equipamento E C F ac ionado por programa aplic ativo que pos s ibilite a grava o da opera o ou pres ta o em dis pos itivo de armazenamento digital c ontrolado pelo c ontribuinte, s endo inobs ervada a c onc omitnc ia da c aptura do item de venda ou s ervi o c om a vis ualiza o, regis tro e impres s o do C upom Fis c al C rdito do impos to, dec orrente de es c ritura o de doc umento que no atender s c ondi es previs tas no item M ulta equivalente a 5 0 % do valor indic ado no doc umento c omo o 3 do 1 do art. 5 9 do RI C M S- SP /2 0 0 0 da opera o ou pres ta o, s em prejuzo do rec olhimento da e que no c orres ponder a entrada de importnc ia c reditada e da anula o da res pec tiva es c ritura o merc adoria no es tabelec imento ou a aquis i o de s ua propriedade ou, ainda, a s ervi o tomado C rdito do impos to, dec orrente de es c ritura o no fundada em doc umento e s em a c orres pondente entrada de M ulta equivalente a 4 0 % do valor es c riturado c omo o da merc adoria no es tabelec imento ou s em opera o ou pres ta o, s em prejuzo do rec olhimento da a aquis i o de propriedade de importnc ia c reditada e da anula o da res pec tiva es c ritura o merc adoria ou, ainda, s em o rec ebimento de pres ta o de s ervi o C rdito do impos to, dec orrente de entrada de merc adoria no es tabelec imento ou de aquis i o de s ua propriedade ou, ainda, de s ervi o tomado, ac ompanhado de doc umento que no atender s c ondi es previs tas no item 3 do 1 do art. 5 9 do RI C M SSP /2 0 0 0

M ulta equivalente a 5 0 % do valor da opera o

M ulta equivalente a 1 5 0 % do valor do impos to

M ulta equivalente a 2 0 0 % do valor do impos to

M ulta equivalente a 3 0 0 % do valor do impos to, s em prejuzo da aplic a o da penalidade pelo us o do equipamento

M ulta equivalente a 3 5 % do valor indic ado no doc umento c omo o da opera o ou pres ta o, s em prejuzo do rec olhimento da importnc ia c reditada

C rdito do impos to, dec orrente de es c ritura o de doc umento que no c orres ponder a entrada de merc adoria no es tabelec imento ou a aquis i o de propriedade de merc adoria ou, ainda, a s ervi o tomado C rdito do impos to, dec orrente de s ua apropria o em momento anterior ao da entrada da merc adoria no es tabelec imento ou ao do rec ebimento do s ervi o E ntrega, remes s a, trans porte, rec ebimento, es toc agem ou deps ito de merc adoria des ac ompanhada de doc umenta o fis c al

M ulta equivalente a 3 0 % do valor indic ado no doc umento c omo o da opera o ou pres ta o, s em prejuzo do rec olhimento da importnc ia c reditada e da anula o da res pec tiva es c ritura o

M ulta equivalente a 1 0 % do valor da opera o ou pres ta o, s em prejuzo do pagamento da atualiza o monetria e dos ac rs c imos legais , em rela o parc ela do impos to c ujo rec olhimento tiver s ido retardado M ulta equivalente a 5 0 % do valor da opera o, aplic vel ao c ontribuinte que tiver promovido entrega, remes s a ou rec ebimento, es toc agem ou deps ito da merc adoria; 2 0 % do valor da opera o, aplic vel ao trans portador; s endo o trans portador o prprio remetente ou des tinatrio - multa equivalente a 7 0 % do valor da opera o M ulta equivalente a 4 0 % do valor da opera o, aplic vel tanto ao c ontribuinte que tiver promovido a remes s a ou entrega c omo ao que tiver rec ebido a merc adoria; 2 0 % do valor da opera o, aplic vel ao trans portador; s endo o trans portador o prprio remetente ou des tinatrio: multa equivalente a 6 0 % do valor da opera o

Remes s a ou entrega de merc adoria a des tinatrio divers o do indic ado no doc umento fis c al

Rec ebimento de merc adoria ou de s ervi o s em doc umenta o fis c al, c ujo valor s eja apurado por meio de levantamento fis c al

M ulta equivalente a 3 0 % do valor da merc adoria ou do s ervi o

E ntrega ou remes s a de merc adoria depos itada por terc eiro a pes s oa ou M ulta equivalente a 2 0 % do valor da merc adoria entregue ou es tabelec imento divers o do depos itante, remetida, aplic vel ao depos itrio quando es te no tiver emitido o doc umento fis c al c orres pondente P res ta o ou rec ebimento de s ervi o des ac ompanhado de doc umenta o fis c al P res ta o de s ervi o a pes s oa divers a da indic ada no doc umento fis c al E ntrega, pelo depos itrio es tabelec ido em rec into alfandegado, de merc adoria ou bem importados do exterior, s em a obs ervnc ia de requis itos regulamentares Falta de emis s o de doc umento fis c al E mis s o de doc umento fis c al que c ons ignar dec lara o fals a quanto ao es tabelec imento de origem ou de des tino da merc adoria ou do s ervi o E mis s o de doc umento fis c al que no c orres ponda a s ada de merc adoria, a trans mis s o de propriedade da merc adoria, a entrada de merc adoria no es tabelec imento ou, ainda, a pres ta o ou a rec ebimento de s ervi o A dultera o, vc io ou fals ific a o de doc umento fis c al; utiliza o de doc umento fals o ou de doc umento fis c al c ujo impres s o tenha s ido c onfec c ionado s em autoriza o fis c al ou por es tabelec imento grfic o divers o do indic ado, para propic iar, ainda que a terc eiro, qualquer vantagem indevida U tiliza o de doc umento fis c al c om numera o e s eria o em duplic idade ou M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor total da opera o ou emis s o ou rec ebimento de doc umento pres ta o fis c al que c ons ignar valores diferentes nas res pec tivas vias M ulta equivalente a 5 0 % do valor da opera o ou pres ta o M ulta equivalente a 3 0 % do valor da opera o ou pres ta o indic ado no doc umento fis c al M ulta equivalente a 4 0 % do valor da pres ta o, aplic vel tanto ao pres tador do s ervi o c omo ao c ontribuinte que o tiver rec ebido M ulta equivalente a 5 0 % do valor da pres ta o, aplic vel ao c ontribuinte que tiver pres tado o s ervi o ou que o tiver rec ebido

M ulta equivalente a 5 0 % do valor da opera o de importa o

M ulta equivalente a 3 0 % do valor da opera o ou pres ta o indic ado no doc umento fis c al

M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor indic ado no doc umento

E mis s o ou rec ebimento de doc umento fis c al que c ons ignar importnc ia inferior da opera o ou da pres ta o Reutiliza o de doc umento fis c al em outra opera o ou pres ta o D es taque de valor do impos to em doc umento referente a opera o ou pres ta o no s ujeita ao pagamento do tributo

M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor da diferen a entre o valor real da opera o ou pres ta o e o dec larado ao Fis c o M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor da opera o ou da pres ta o ou, na falta des te, do valor indic ado no doc umento exibido M ulta equivalente a 3 0 % do valor da opera o ou pres ta o indic ado no doc umento fis c al; quando o valor do impos to des tac ado irregularmente tiver s ido lan ado para pagamento no livro fis c al prprio: multa equivalente a 1 % do valor da opera o ou pres ta o c ons tante no doc umento

E mis s o de doc umento fis c al c om inobs ervnc ia de requis ito regulamentar M ulta equivalente a 1 % do valor da opera o ou pres ta o ou falta de obten o de vis to em relac ionada c om o doc umento doc umento fis c al E mis s o ou preenc himento de qualquer outro doc umento c om inobs ervnc ia de requis ito regulamentar ou falta de obten o de vis to fis c al, quando exigido

M ulta equivalente a 1 % do valor da opera o ou da pres ta o relac ionada c om o doc umento

E xtravio, perda ou inutiliza o de doc umento fis c al, bem c omo s ua permannc ia fora do es tabelec imento em loc al no autorizado ou s ua no exibi o autoridade fis c alizadora

Nota A falta consiste nte no e x travio M ulta no valor de 1 5 U fes p por doc umento de livros e docum e ntos fiscais, de sde que no re ve stida de m -f ou dolo, conside ra-se sanada com a de nncia e spontne a do contribuinte (De ciso Hom ologatria C AT s/n de 13.12.1973).
C onfec o, para s i ou para terc eiro, bem c omo enc omenda para c onfec o de M ulta equivalente ao valor de 7 0 U fes p, aplic vel tanto ao impres s o de doc umento fis c al s em impres s or c omo ao enc omendante autoriza o fis c al Fornec imento, pos s e ou deten o de fals o doc umento fis c al, de doc umento fis c al c ujo impres s o tiver s ido c onfec c ionado s em autoriza o fis c al ou M ulta no valor de 2 0 U fes p por doc umento por es tabelec imento grfic o divers o do indic ado E xtravio, perda ou inutiliza o de impres s o de doc umento fis c al, bem c omo s ua permannc ia fora do es tabelec imento em loc al no autorizado ou s ua no exibi o autoridade fis c alizadora C onfec o, para s i ou para terc eiro, ou enc omenda para c onfec o de fals o impres s o de doc umento fis c al, ou de impres s o de doc umento fis c al em duplic idade Fornec imento, pos s e ou deten o de fals o impres s o de doc umento fis c al ou de impres s o de doc umento fis c al que indic ar es tabelec imento grfic o divers o do que o tiver c onfec c ionado E mitir c omprovante c om a indic a o "c ontrole interno", "s em valor c omerc ial", "opera o no s ujeita ao I C M S" ou qualquer outra expres s o anloga, em opera o s ujeita ao impos to D eixar de emitir diariamente, no inc io do expediente, c upom de leitura dos totalizadores fis c ais (L eitura X) dos equipamentos D eixar de emitir diariamente e/ou deixar M ulta no valor de 6 U fes p, por equipamento e por dia, limitada a 1 0 0 U fes p por equipamento no ano

M ulta no valor de 1 5 U fes p por impres s o de doc umento fis c al

M ulta no valor de 2 0 U fes p por impres s o de doc umento fis c al

M ulta no valor de 2 0 U fes p por impres s o de doc umento fis c al

M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor da opera o ou pres ta o, s em prejuzo da interdi o de us o, at que s eja s ubs titudo ou regularizado

de arquivar em ordem c ronolgic a o c upom de leitura dos totalizadores fis c ais , c om redu o a zero dos totalizadores parc iais (Redu o Z), de todos os equipamentos autorizados D eixar de emitir e/ou apres entar fis c aliza o, quando s olic itado, leitura da M emria Fis c al (M F) ou M emria Fita- D etalhe (M FD ) do equipamento E mis s or de C upom Fis c al, em papel ou em arquivo digital, ao final de c ada perodo de apura o Romper fita- detalhe, quando es ta for de emis s o obrigatria D eixar de emitir M apa- Res umo de C aixa, M apa- Res umo de P D V ou M apaRes umo de E C F, quando exigidos pela legis la o

M ulta no valor de 8 U fes p, por equipamento e por dia, limitada a 5 0 0 U fes p por equipamento no ano

M ulta equivalente ao valor de 1 5 U fes p, por doc umento

M ulta no valor de 3 0 U fes p, por s egmento frac ionado

M ulta no valor de 2 0 U fes p por doc umento, limitada a 3 0 0 U fes p por ano

D eixar de apres entar ao Fis c o, quando requerido, bobinas de fita- detalhe ou lis tagem atualizada de todas as merc adorias c omerc ializadas em que M ulta no valor de 5 0 U fes p, por bobina ou lis tagem c ons tem o c digo da merc adoria, a des c ri o, a s itua o tributria e o valor unitrio E xtraviar, danific ar, tornar ilegvel, apagar ou no tomar os devidos c uidados para a c ons erva o de fitadetalhe do equipamento E mis s or de C upom Fis c al (E C F), dos c omponentes eletrnic os de M F ou da M FD , aps a c es s a o de us o do equipamento M ulta equivalente a 5 0 % do valor da opera o ou pres ta o Falta de regis tro eletrnic o de indic ada no doc umento fis c al, nunc a inferior a 1 5 U fes p por doc umento fis c al (RE D F) ou de doc umento; no c as o de s olic ita o aps trans c urs o do prazo trans mis s o de doc umento fis c al ou de regulamentar, multa equivalente a 1 % do valor da opera o ou autoriza o de us o de doc umento fis c al, pres ta o c ons tante do doc umento, nunc a inferior a 6 U fes p, por quando exigidos pela legis la o doc umento ou impres s o Falta de s olic ita o de c anc elamento de doc umento fis c al eletrnic o, quando exigido pela legis la o, ou s olic ita o de c anc elamento des s es doc umentos aps trans c urs o do prazo regulamentar M ulta equivalente a 1 0 % do valor da opera o ou pres ta o c ons tante do doc umento, nunc a inferior a 1 5 U fes p, por doc umento ou impres s o; no c as o de s olic ita o aps trans c urs o do prazo regulamentar, multa equivalente a 1 % do valor da opera o ou pres ta o c ons tante do doc umento, nunc a inferior a 6 U fes p, por doc umento ou impres s o Falta de s olic ita o de inutiliza o de nmero de doc umento fis c al eletrnic o, quando exigido pela legis la o, ou s olic ita o de s ua inutiliza o aps o trans c urs o do prazo regulamentar Falta de inutiliza o de impres s o de doc umento fis c al, quando exigido pela legis la o, ou falta de c omunic a o de s ua inutiliza o, bem c omo inutiliza o ou c omunic a o de inutiliza o des s es doc umentos aps o trans c urs o do prazo regulamentar E mis s o ou impres s o de doc umento fis c al c om valor ou des tinatrio divers o do c ontido no c orres pondente doc umento fis c al eletrnic o E mis s o ou impres s o de doc umento fis c al c om informa es divergentes das c ontidas no c orres pondente doc umento fis c al eletrnic o, em hiptes es no abrangidas pelo item anterior Falta de es c ritura o de doc umento relativo entrada de merc adoria no es tabelec imento ou aquis i o de s ua propriedade ou, ainda, ao rec ebimento M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor total da opera o ou pres ta o M ulta equivalente ao valor de 1 5 U fes p por nmero de doc umento fis c al; no c as o de s olic ita o aps trans c urs o do prazo regulamentar, multa equivalente a 6 U fes p, por nmero de doc umento

M ulta de 2 U fes p por doc umento ou 5 0 0 U fes p no c as o de M F ou M FD , para c ada c omponente

M ulta equivalente ao valor de 1 5 U fes p por doc umento ou impres s o; no c as o de s olic ita o aps trans c urs o do prazo regulamentar, multa equivalente ao valor de 6 U fes p, por impres s o

M ulta equivalente ao valor de 2 0 U fes p por doc umento

M ulta equivalente a 1 0 % do valor da opera o ou pres ta o

de s ervi o, quando j es c rituradas as opera es ou pres ta es do perodo a que s e referirem Falta de es c ritura o de doc umento relativo entrada de merc adoria, aquis i o de s ua propriedade ou utiliza o de s ervi o pratic ada por es tabelec imento enquadrado no regime tributrio s implific ado atribudo mic roempres a ou empres a de pequeno porte, c om o objetivo de oc ultar o s eu movimento real, quando j es c rituradas as opera es ou pres ta es do perodo a que s e referirem Falta de es c ritura o de doc umento relativo s ada de merc adoria ou pres ta o de s ervi o, em opera o ou pres ta o no s ujeita ao pagamento do impos to

c ons tante no doc umento

M ulta equivalente a 5 0 % do valor da opera o ou pres ta o c ons tante no doc umento

M ulta equivalente a 5 % do valor da opera o ou pres ta o c ons tante no doc umento; ou a 2 0 % des s e valor s e a merc adoria ou o s ervi o s ujeitar- s e ao pagamento do impos to em opera o ou pres ta o pos terior

Falta de regis tro de doc umento fis c al em meio magntic o quando j regis tradas M ulta equivalente a 1 0 % do valor da opera o ou pres ta o as opera es ou pres ta es do perodo c ons tante no doc umento Falta de elabora o de doc umento auxiliar de es c ritura o fis c al ou s ua no exibi o ao Fis c o U tiliza o, em equipamento de proc es s amento de dados , de programa para a emis s o de doc umento fis c al, ou es c ritura o de livro fis c al c om vc io, fraude ou s imula o T rans mis s o Sec retaria da Fazenda, por meio de arquivo digital, de informa es de doc umentos fis c ais divergentes daquelas c ons tantes no M ulta equivalente a 1 0 0 % do valor da opera o ou pres ta o doc umento fis c al entregue ao c ons umidor ou a es te dis ponibilizado em meio digital pelo c ontribuinte M ulta de 2 % do valor das opera es de s adas ou das pres ta es de s ervi o realizadas no perodo, nunc a inferior ao valor c orres pondente a 3 5 0 U fes p; entrega at o 1 5 dia aps o trans c urs o do prazo regulamentar - multa equivalente ao valor de 7 0 U fes p; entrega aps o 1 5 dia - multa de 1 % do valor das opera es de s adas ou das pres ta es de s ervi o realizadas no perodo, nunc a inferior ao valor c orres pondente a 1 4 0 U fes p; no exis tindo opera es de s ada ou de pres ta es de s ervi o - multa equivalente ao valor de 2 0 0 U fes p na falta de entrega ou de 7 0 U fes p na entrega aps o trans c urs o do prazo regulamentar; em qualquer c as o, as multas s ero aplic adas por guia no entregue O mis s o ou indic a o inc orreta de dado ou informa o ec onmic o- fis c al em guia M ulta no valor de 5 0 U fes p por guia de informa o ou em guia de rec olhimento do impos to Falta de entrega de informa o fis c al, c omunic a o, rela o ou lis tagem exigida pela legis la o, em forma e prazos regulamentares I ndic a o fals a de dado ou de informa o s obre opera es ou pres ta es realizadas , para fins de apura o do valor adic ionado, nec es s rio para o c lc ulo da parc ela da partic ipa o dos munic pios na arrec ada o do impos to N o fornec imento ou fornec imento inc ompleto de informa es ec onmic ofis c ais relativas a opera es ou pres ta es de terc eiros realizadas em M ulta equivalente a 1 % do valor das s adas de merc adorias ou das pres ta es de s ervi os efetuadas pelo c ontribuinte no perodo relativo ao doc umento no entregue; a multa no s er inferior ao valor de 8 U fes p nem s uperior ao de 5 0 U fes p em rela o a c ada doc umento; inexis tindo s ada de merc adoria ou pres ta o de s ervi o: multa no valor de 8 U fes p

M ulta equivalente a 1 % do valor das opera es ou pres ta es que nele devam c ons tar

M ulta equivalente a 8 0 % do valor da opera o ou pres ta o a que s e referir a irregularidade, no inferior ao valor de 1 0 0 U fes p

Falta de entrega de guia de informa o

M ulta no valor de 5 0 U fes p, por doc umento

M ulta equivalente a 2 % do valor das opera es ou pres ta es no

ambiente virtual ou mediante a utiliza o de c artes de c rdito ou dbito

perodo c ontemplado na notific a o fis c al, no inferior a 5 .0 0 0 U fes p

U s o de s is tema eletrnic o de proc es s amento de dados para emis s o de doc umento fis c al ou es c ritura o de livro fis c al, s em prvia autoriza o do Fis c o Falta de c omunic a o de altera o de us o de s is tema eletrnic o de proc es s amento de dados U s o para fins fis c ais de mquina regis tradora, T erminal P onto de V enda (P D V ), equipamento E mis s or de C upom Fis c al (E C F) ou de qualquer outro equipamento, bem c omo altera o de us o, s em prvia autoriza o do Fis c o, quando es ta autoriza o for exigida U s o, no rec into de atendimento ao pblic o, de qualquer equipamento que emita c omprovante no fis c al, s em a devida autoriza o do Fis c o U tiliza o para fins fis c ais de mquina regis tradora, P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento des lac rado ou c om o res pec tivo lac re violado ou, ainda, c om lac re que no s eja o legalmente exigido

M ulta equivalente a 2 % do valor das opera es ou pres ta es do perodo, s e no atendidas as es pec ific a es da legis la o para us o do s is tema, ou equivalente a 0 ,5 % , s e atendidas , nunc a inferior, em qualquer hiptes e, a 1 0 0 U fes p

M ulta no valor de 1 0 0 U fes p

M ulta no valor de 1 5 0 U fes p por equipamento

M ulta no valor de 1 5 0 U fes p, por equipamento

M ulta no valor de 6 U fes p, por equipamento e por dia de utiliza o; na hiptes e de no s e poder determinar o nmero de dias em que os equipamentos foram utilizados , a multa s er de 2 0 0 U fes p por equipamento

U tiliza o para fins fis c ais de mquina M ulta no valor de 6 U fes p, por equipamento e por dia de regis tradora, P D V , equipamento E C F ou utiliza o; na hiptes e de no s e poder determinar o nmero de qualquer outro equipamento des provido dias em que os equipamentos foram utilizados , a multa s er de de qualquer outro requis ito regulamentar 2 0 0 U fes p por equipamento A lterar, inibir, reduzir ou zerar totalizador de equipamento E C F, em c as os no previs tos na legis la o I nterven o em mquina regis tradora, em P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento por empres a no c redenc iada ou no autorizada para a marc a e modelo do equipamento ou, c as o ela o s eja, por prepos to no autorizado na forma regulamentar P ermannc ia fora do es tabelec imento em loc al no autorizado, extravio, perda ou inutiliza o de lac re ainda no utilizado de mquina regis tradora, de P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento, ou no exibi o de tal lac re autoridade fis c alizadora D eixar de utilizar equipamento E C F, es tando obrigado ao s eu us o M ulta equivalente a 2 % do valor das opera es ou pres ta es , nunc a inferior a 1 0 0 U fes p M ulta equivalente ao valor de 5 0 0 U fes p por equipamento, aplic vel tanto ao us urio c omo ao interventor e ao fabric ante que tiver delegado fun es de interven o tc nic a

M ulta no valor de 1 0 0 U fes p, aplic vel tanto ao us urio c omo ao interventor

M ulta no valor de 3 0 U fes p por lac re, aplic vel ao c redenc iado

Sendo us urio de equipamento E C F, no pos s uir ou no dis ponibilizar ao Fis c o, o programa aplic ativo nec es s rio para obten o da leitura da memria fis c al M ulta no valor de 5 0 U fes p, por equipamento para o meio magntic o, c as o o equipamento no dis ponha des te rec urs o mediante tec lado ou outro dis pos itivo I nterligar mquinas regis tradoras ou equipamento E mis s or de C upom Fis c al (E C F- M R) no interligado (s tand alone) entre s i ou a equipamento eletrnic o de proc es s amento de dados , s em a devida M ulta no valor de 2 0 0 U fes p, por equipamento autoriza o fis c al ou s em o parec er tc nic o de homologa o do equipamento

E mitir C upom Fis c al por meio de mquinas regis tradoras interligadas entre s i ou a equipamento eletrnic o de proc es s amento de dados , T erminal P onto de V enda (P D V ), equipamento E mis s or de C upom Fis c al (E C F) ou qualquer outro equipamento que deixe de identific ar c orretamente o c digo e a des c ri o da merc adoria e/ou s ervi o, o valor da opera o ou pres ta o e a res pec tiva s itua o tributria U tilizar mquina regis tradora, P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento, s em identific a o do es tabelec imento no C upom Fis c al ou c om identific a o ilegvel Remover a memria que c ontm o s oftware bs ic o, a M emria Fis c al (M F) ou a M emria Fita- D etalhe (M FD ), em des ac ordo c om o previs to na legis la o

M ulta no valor de 6 U fes p por doc umento, at o limite do maior total mens al de impos to lan ado a dbito nos 1 2 mes es anteriores ao da c ons tata o da infra o

M ulta no valor de 2 0 U fes p, por equipamento

M ulta de valor equivalente a 5 0 0 U fes p, por equipamento; multa igualmente aplic vel ao interventor e ao fabric ante que tiver delegado fun es de lac ra o

A lterar o hardware ou s oftware de mquina regis tradora, P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento, em des ac ordo c om o dis pos to na legis la o ou no parec er de homologa o do equipamento U tilizar mquina regis tradora, P D V , equipamento E C F ou qualquer outro equipamento c om c onec tor jumper, dis pos itivo ou s oftware c apaz de inibir, anular ou reduzir qualquer opera o j totalizada Fornec imento de lac re de mquina regis tradora, de P D V , de equipamento E C F ou de qualquer outro equipamento s em habilita o ou em des ac ordo c om requis ito regulamentar, bem c omo o s eu rec ebimento

M ulta no valor de 5 0 0 U fes p por equipamento; multa aplic vel igualmente ao interventor

M ulta equivalente a 1 5 0 % do valor do impos to arbitrado

M ulta no valor de 2 0 U fes p por lac re, aplic vel tanto ao fabric ante c omo ao rec ebedor

Falta de emis s o, por meio de equipamento E C F, do c omprovante de M ulta no valor de 6 U fes p por doc umento, at o limite do maior pagamento relativo opera o ou total mens al do impos to lan ado a dbito nos 1 2 mes es pres ta o efetuada por c arto de c rdito anteriores ao da c ons tata o da infra o (por c ontribuinte ou dbito automtic o em c onta c orrente obrigado ao us o do E C F) D eixar de atender notific a o, no prazo indic ado pela fis c aliza o, para apres entar informa o em meio magntic o Fornec imento de informa o em meio magntic o em padro ou forma que no atenda s es pec ific a es es tabelec idas M ulta equivalente a 1 % do valor das opera es ou pres ta es do pela legis la o, ainda que ac ompanhada de doc umenta o c ompleta do s is tema, perodo, nunc a inferior ao valor de 1 0 0 U fes p que permita o tratamento das informa es pelo Fis c o N o fornec imento de informa o em meio magntic o ou s ua entrega em c ondi es que impos s ibilitem a leitura e M ulta equivalente a 2 % do valor das opera es ou pres ta es do tratamento e/ou c om dados inc ompletos res pec tivo perodo, nunc a inferior ao valor de 1 0 0 U fes p ou no relac ionados s opera es ou pres ta es do perodo N o fornec imento de informa o em meio magntic o ou a s ua entrega em c ondi es que impos s ibilitem a leitura e M ulta equivalente a 1 % do valor do es toque no final do perodo, tratamento e/ou c om dados nunc a inferior ao valor de 1 0 0 U fes p inc ompletos , c orres pondente ao c ontrole de es toque e/ou regis tro de

M ulta no valor de 1 0 U fes p por dia de atras o, at o mximo de 3 0 0 U fes p

inventrio U tilizar programa aplic ativo c om c apac idade de inibir ou s obrepor- s e ao c ontrole do s oftware bs ic o do equipamento E mis s or de C upom Fis c al (E C F) de forma a obs tar a c onc omitnc ia da c aptura do item de venda ou s ervi o c om a vis ualiza o, regis tro e impres s o do C upom Fis c al ou a pos s ibilitar a impres s o de C upom Fis c al no levado a regis tro na M emria Fita- D etalhe (M FD ) D eixar de utilizar equipamento que permita o ac ompanhamento do trns ito de c argas , quando exigido D eixar de utilizar equipamento que permita o ac ompanhamento do trns ito de vec ulos , quando exigido D eixar de franquear o ac es s o ou impos s ibilitar a interven o em equipamento E C F a fabric ante ou interventor, quando a es tes tenha s ido atribuda, mediante ato da Sec retaria da Fazenda, a inc umbnc ia de efetuar verific a es ou interven es C onfec o de livro fis c al ou de impres s os s em prvia autoriza o do Fis c o, nos c as os em que s eja exigida tal M ulta no valor de 1 5 0 U fes p, aplic vel ao impres s or providnc ia O mis s o ao pblic o, no M ulta equivalente ao valor de 7 0 U fes p; na 1 reinc idnc ia, ao es tabelec imento, de indic a o dos valor de 1 4 0 U fes p; na 2 reinc idnc ia, ao valor de 2 1 0 U fes p; doc umentos a que es t obrigado a emitir nas demais , ao valor de 5 0 0 U fes p; a multa s er aplic ada, em qualquer c as o, por indic a o no efetuada V iola o de dis pos itivo de s eguran a, inc lus ive lac re utilizado pelo Fis c o para c ontrole de merc adorias , bens , mveis , livros , doc umentos , impres s os e quais quer outros papis

M ulta no valor de 5 0 0 U fes p por c pia ins talada, s em prejuzo da c obran a do impos to e da aplic a o de penalidade por falta de emis s o de doc umento fis c al

M ulta equivalente a 1 0 % do valor da c arga

M ulta equivalente a 5 0 0 U fes p por vec ulo

M ulta de 1 5 0 U fes p por equipamento

M ulta equivalente ao valor de 2 0 0 U fes p por dis pos itivo ou lac re violado

( RIC MS-SP/2000 , art. 527 , I, "b" a "j", "m" e "n", II, "a" a "e", III, "a" a "g", IV, "a" a "z5", V, "a" a "e", "n" e "q", VII, "a" a "e", VIII, "a" a "z4", e XI, "b" a "d")

Legislao Referenciada

C omunicado DA n 87/2011 RIC MS-SP/2000 Portaria C AT n 162/2008 Portaria C AT n 32/1996

Sobre a I O B | P oltic a de P rivac idade C opyright 2 0 0 9 I O B | T odos os direitos res ervados

You might also like