You are on page 1of 14

HISTRIA DA ARTE

1 QUESTO So caractersticas da arte egpcia, EXCETO: A) O uso exclusivo para finalidades religiosas. B) A concepo cbica da forma humana nas esculturas. C) O convencionalismo, a frontalidade e a influncia religiosa politesta na pintura. D) A presena marcante de colunas em sua arquitetura. E) A grande influncia da crena na existncia da vida depois da morte. 2 QUESTO A sequncia de obras abaixo, que se refere apenas a construes colossais em pedra, realizadas pelos egpcios, A) B) C) D) Pirmides de Gis, Vnus de Willendorf, Cromelech de Stonehenge. Figuras de Pedra da Ilha de Pscoa, Esfinge de Gis, Templo Erectheion. Cromelech de Stonehenge, Templo de Luxor, Templo Erectheion. Esfinge de Gis, Pirmide em degraus do rei Zozer (Sacaa), templo funerrio de Hatshepsut (Deir-elBahari). E) Dlmen de Carnac, Zigurate de Urnammu, Templo Branco. 3 QUESTO Sobre a arte grega, INCORRETO afirmar: A) A escultura plena arcaica grega exemplificada pelos Kouroi e Korai, trabalhados preferencialmente em pedra. B) A arquitetura grega encontra-se expressa no apenas por templos, mas tambm pela arquitetura civil pblica e privada. C) O contrapposto permitiu liberdade de movimento s esculturas plenas gregas. D) Os estilos da pintura grega de cermica restringem-se ao de figuras negras e ao de figuras vermelhas. E) As esttuas de pequenas dimenses, cuja temtica variava da mitologia ao cotidiano, foram uma das manifestaes de arte caractersticas da escultura helenstica.

4 QUESTO H pouca informao direta sobre o desenvolvimento da pintura na poca helenstica. Os escassos exemplos que chegaram at ns permitem-nos, no entanto, dizer que, nesse perodo, as maiores realizaes da pintura se resumem a A) vasos de cermica, nos quais predominam cenas de mitologia. B) relevos coloridos, que substituram a pintura mural e os mosaicos. C) cenas realistas, que confirmam o abandono da imitao de materiais e dos efeitos ilusionistas, como o trompe loeil. D) mosaicos com tesselas de vidro coloridas. E) diversificao da temtica da pintura, criao de novas tcnicas e busca de efeitos ilusionistas, como o trompe loeil. 5 QUESTO A afirmativa INCORRETA sobre a arte mesopotmica : A) As esttuas dos adoradores, na arte sumria, visavam a substituir as pessoas nos templos, apesar de sua aparncia esquemtica e simplificada. B) As caadas e as campanhas militares eram temas da escultura assria. C) O uso da pedra era predominante na arquitetura sumria. D) A concepo da forma, na escultura sumria, utilizava o cone e o cilindro. E) O templo e o zigurate constituam a arquitetura religiosa da Sumria. 6 QUESTO A afirmativa CORRETA em relao arte romana A) A pintura mural romana limitou-se s cpias de exemplos gregos, realizadas sob a forma de mosaicos. B) Os retratos em busto, vulto inteiro ou esttuas equestres constituem uma das temticas mais marcantes da escultura romana. C) A presena do retrato, na arte romana, restringiu-se escultura e muitas vezes se manifestava de modo caricatural. D) A arquitetura romana, caracterizada pela monumentalidade, pelo uso dos arcos plenos e de colunas, enfatizou as construes religiosas em detrimento de sua arquitetura civil. E) Os baixos-relevos narrativos romanos encontravam-se inseridos em medalhes de formato triangular, nos altares, colunas e arcos de triunfo.

7 QUESTO Os romanos revelaram habilidade e talento na arte de executar relevos em arcos de triunfo, abbadas, altares e frisos de templos, nos quais exaltaram fatos histricos notveis e conquistas de seus imperadores. Nesse sentido, podemos afirmar que a Coluna de Trajano (Roma) consiste A) no mais notvel relevo do Mundo Antigo, que, pela gigantesca proporo das figuras representadas, permite que o pblico visualize perfeitamente todas as cenas referentes queda do Imprio Romano. B) em uma ambiciosa composio, em pormenores, nmero de figuras e quantidade de cenas sobre a vitria do Imperador sobre os Dcios. C) em um conjunto de mais de 500 episdios, narrando a Vitria do imperador Trajano sobre Justiniano, o Grande. D) em uma obra que permite ao observador visualizar perfeitamente todas as imagens e acompanhar a narrativa sobre a vitria de Trajano sobre os rabes. E) em uma coluna retirada do templo de Dario I, pertencente ordem toscana. 8 QUESTO Sobre a arte romnica, INCORRETO afirmar: A) A arquitetura religiosa romnica caracterizou-se pelo uso dos arcos de volta perfeita e por paredes pesadas. B) As igrejas de peregrinao no fazem parte dos tipos de construo religiosa da arquitetura romnica. C) A escultura romnica marca o ressurgimento da escultura monumental em pedra e encontra-se voltada principalmente para sua temtica religiosa. D) O conjunto arquitetnico de Pisa (Itlia), composto por catedral, batistrio e torre, um exemplo de arquitetura romnica toscana. E) A pintura romnica manifestou-se por meio no apenas da pintura mural, mas tambm das miniaturas e iluminuras.

Observe a imagem 1 para responder 9 QUESTO.

Imagem 1 (Detalhe de Relevo, c. 1130-35. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste
Gulbenkian, 1989, p. 291).

9 QUESTO Com base em atenta observao da imagem 1, pode-se afirmar: A) Trata-se da cena da Expulso do Paraso, mosaico no interior da Baslica de Santo Apolinrio in Classe, de Ravena (Itlia). B) Refere-se a pormenor da cena do Juzo Final, da fachada da Catedral de Autun (Frana). C) Trata-se de cena de Sepultamento, na frontaria de um tmulo egpcio. D) Refere-se cena da Paixo de Cristo, na fachada da Biblioteca Laurentina, em Roma (Itlia). E) Trata-se de cena referente ao nascimento da Virgem Maria (Espanha).

10 QUESTO Em relao arte bizantina, a afirmativa INCORRETA A) A concepo da forma humana nas pinturas da arte bizantina produziu figuras alongadas, com rostos ovais e olhos grandes, alm de ps pequenos, que parecem pendurados. B) A arquitetura religiosa bizantina caracteriza-se por planta centrada e uso de cpula sobre pendentes. C) A produo de imagens sagradas na escultura e na pintura bizantinas no foi afetada pela iconoclastia que se manifestou no incio do sc. VIII d.C. D) O mosaico, a manifestao pictrica mais caracterstica do Imprio Bizantino, se apresenta rico em detalhes e com intensa policromia. E) O uso dos pendentes na arquitetura bizantina permitiu construes com cpulas mais leves e mais altas, como em Hagia Sophia, cuja cpula central parece flutuar. 11 QUESTO Entre os principais complementos da arquitetura bizantina, pode-se considerar A) as pinturas de grandes murais ou afrescos com cones paleocristos. B) as pinturas de cenas do Antigo Testamento, nos tetos planos de madeira. C) os grandes vitrais coloridos, com cenas referentes s cortes de Constantino e Justiniano. D) as pinturas murais que misturam elementos profanos e sacros, em trompe loeil. E) os mosaicos de tesselas de vidro coloridas, como os da Igreja de So Vital, em Ravena. 12 QUESTO Sobre a arte renascentista italiana, INCORRETO afirmar: A) A arquitetura renascentista em Florena caracterizou-se pelo uso de elementos clssicos, como as ordens arquitetnicas, as cornijas e os frisos, alm dos arcos plenos. B) As esculturas produzidas no Renascimento italiano abordavam no apenas uma temtica mitolgica, mas tambm esttuas-retrato, alegorias e imagens sacras. C) Apesar da profuso de artistas e de pinturas no Renascimento italiano, caractersticas comuns podem ser verificadas, como o uso da perspectiva, de paisagem ao fundo e de esquemas compositivos simples. D) O sfumato foi considerado uma das caractersticas mais marcantes da pintura de Sandro Boticelli. E) A escultura de Michelangelo foi influenciada pelas formas musculosas e pela emoo, presentes nas esculturas helensticas.

Observe as imagens 2, 3 e 4 para responder 13 QUESTO.

Imagem 2
(Cpula da Igreja de S. Pedro Roma, 1546-64. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 458.)

Imagem 3 (David, 1425-30. Bronze. Museu Nacional de


Florena, Itlia. N.C., 2009. Inadvertentlyart blogspot.com).

Imagem 4
(Fachada da Igreja de Il Ges, 1575-84, Roma. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 476).

13 QUESTO So autores das obras mostradas nas imagens 2, 3 e 4, respectivamente: A) B) C) D) E) Michelangelo, Donatello, Brunelleschi. Giacomo Della Porta, Verrochio, Michelangelo. Alberti, Giacomo Dela Porta, Michelangelo. Michelangelo, Donatello, Giacomo Della Porta. Brunelleschi, Verrochio, Alberti.
6

Observe as imagens 5 e 6 para resolver a 14 QUESTO.

Imagem 5 (ADO E EVA. JANSON, H.W. Histria


da Arte. 4. ed. Lisboa: Gulbenkian, 1989, p. 489). Fundao Calouste

Imagem 6 (O Cavaleiro a Morte e o Diabo. JANSON,


H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 489)

14 QUESTO As imagens 5 e 6, produzidas por meio de gravura, so obras do artista renascentista A) B) C) D) E) Albrecht Drer. Leonardo da Vinci. El Greco. Pieter Bruegel. Hans Holbein.

15 QUESTO A alternativa INCORRETA a respeito da arte gtica : A) As construes religiosas gticas caracterizavam-se por maior leveza em relao s do Romnico, devido a sua maior verticalidade e ampliao das janelas. B) As esculturas que adornavam as fachadas das catedrais gticas caracterizavam-se por formas alongadas, pela simetria e pela clareza. C) Da escultura gtica na Inglaterra, a nica que no sofreu destruio no decorrer da Reforma foi a de temtica funerria. D) As imagens constantes dos vitrais gticos foram influenciadas pelas esculturas arquiteturais. E) Com o advento do vitral na arte gtica, as demais manifestaes de pintura desapareceram.
7

16 QUESTO Podemos apontar como caractersticas da arquitetura Gtica: A) Torres pontiagudas, colunas e nervuras, botarus, contrafortes e grandes vitrais. B) Fachadas lisas, destitudas de elementos decorativos, pequenas janelas. C) Ambientes muito escuros e sombrios, horizontalidade e predominncia dos espaos cheios sobre os vazios, ausncia de colunas. D) Sobreposio de colunas na fachada e arcadas cegas. E) Igrejas destitudas de torres, com fachadas desprovidas de ornamentao e com cpulas apoiadas em pendentes. 17 QUESTO No Sculo XIII, ocorreu marcante florescimento da Arte Gtica na Itlia, onde a pintura recebeu alguma influncia do chamado estilo neobizantino (ou maniera greca, como a chamavam os italianos). Entre os pintores italianos que receberam de maneira mais evidente essa influncia estavam A) B) C) D) E) Hubert e Jan Van Eyck, Pietro Perugino e Cimabue. Roger Van der Weyden, Hieronymus Bosch e Duccio. Cimabue, Giotto e Duccio. Pietro Perugino, Roger Van der Weyden e Giotto. Fra Angelico, Giotto e Hieronymus Bosch.

Observe as imagens 7, 8 e 9 para resolver a 18 QUESTO.

Imagem 7 (Saleiro de Franois I. Kunsthistorisches


Museum, Viena. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 472).

Imagem 8 (Figuras de estuque. Fontainebleau. JANSON,


H.W. Histria da Arte. 4.ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 472).

Imagem 9 (Rapto das Sabinas. Mrmore, Loggia dei Lanzi, Florena. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa:
Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 473).

18 QUESTO Os exemplos de escultura mostrados nas imagens 7, 8 e 9 pertencem arte A) B) C) D) E) barroca alem. renascentista italiana. maneirista. gtica. barroca italiana.

19 QUESTO Em relao arte barroca, a afirmativa INCORRETA A) O contexto no qual se manifestou a arte barroca envolveu no apenas um catolicismo revigorado pela Contrarreforma, mas tambm um estado absolutista. B) O Barroco, no sculo XVII, esteve concentrado em Roma e contou com o patrocnio da Igreja Catlica, que visava tornar aquela cidade um smbolo do Catolicismo. C) Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio, foi um dos pintores mais importantes do Barroco Italiano, que tratava os temas catlicos de forma simples, como acontecimentos contemporneos da populao humilde daquela poca. D) Bernini, um dos expoentes do Barroco Italiano, conseguiu, em seu trabalho, uma perfeita interao entre arquitetura, escultura e pintura. E) Francesco Borromini, arquiteto do Barroco Italiano, manteve-se fiel, em seus projetos, a uma tradio clssica em que a arquitetura respeita os padres da ergonomia.

10

20 QUESTO Sobre a arte barroca, INCORRETO afirmar: A) Na Alemanha e na ustria, o Barroco sofreu forte influncia da obra de Borromini e de Guarino Guarini, devido presena de uma sntese entre elementos do Gtico e do Renascimento no estilo desses artistas. B) Alm dos retratos individuais e de grupo, encomendados aos artistas, e de cenas religiosas, a pintura barroca que se manifestou em Flandres e na Holanda tambm retratou pessoas em atitudes cotidianas, as chamadas cenas de gnero. C) Na Espanha, principalmente por ser um pas catlico, o Barroco teve boa acolhida, e, percebe-se, nas obras de muitos de seus pintores, o contraste de luz e sombra, caracterstico desse estilo, como nos trabalhos de Diego Velsquez. D) Na Frana o Barroco manifestou-se somente por meio da escultura e da arquitetura, com nfase na arquitetura civil que produziu palcios como o de Versalhes e o Louvre. E) Na Inglaterra, o Barroco teve, como uma das caractersticas, a forte presena de elementos clssicos na arquitetura. 21 QUESTO Para Heinrich Wlfflin, o barroco italiano no pode ser entendido como um estilo homogneo, pois revela contrastes e diferenas nas diferentes cidades ou regies em que se desenvolveu. Foi em Roma que ele diz ter encontrado maior assimetria ou falta de unidade, o que atribuiu a vrios fatores. O mais relevante deles o que est expresso em A) O Barroco foi pouco expressivo em Roma por ter adotado a linearidade do Gtico. B) O Barroco ocorreu tardiamente em Roma, sofrendo influncia do Romantismo e do Realismo. C) O Barroco, em Roma, foi um estilo inteiramente novo, sem qualquer ligao com o passado. D) O Barroco, em Roma, resultou da transformao dos estilos da Alta Idade Mdia. E) O Barroco romano resultou de uma transformao radical e completa do Renascimento.

11

22 QUESTO O Barroco exprimiu o esprito da Contrarreforma na Itlia, tornando-se, em seguida, um estilo internacional, tendo-se propagado, inclusive, nos pases protestantes. As caractersticas que traduzem o esprito da arte barroca so: A) formas arredondadas, curvas e volutas, corpos macios, movimento, emoo e xtase. B) equilbrio, calma e repouso, predominncia das linhas horizontais e verticais (cruz) sobre as curvas e diagonais. C) leveza, estabilidade das linhas e formas fechadas (tectnicas), cores suaves e luminosas. D) contornos definidos, aes congeladas, fantasia, graciosidade e leveza das linhas e massas. E) formas arredondadas, contornos definidos e iluminao difusa. 23 QUESTO A predominncia dos espaos vazios sobre os cheios, o que permitiu a utilizao de grandes janelas com vitrais coloridos contendo representaes de cenas bblicas, so caractersticas da arte A) B) C) D) E) renascentista. romnica. gtica. barroca. bizantina.

24 QUESTO O Maneirismo desenvolveu-se no intervalo entre o Renascimento Pleno e o Barroco, revelando-se um estilo anticlssico por excelncia, por romper o equilbrio entre o mundo ideal e o real, o que teve incio com Rafael Sanzio e Michelangelo. Os pintores maneiristas, de modo especial em Florena e Roma, submeteram as formas a certos caprichos, exageros e distores e, ao invs de imitarem a realidade, voltaram-se para o subjetivismo, a fantasia e a quebra da unidade espacial. Essa tendncia marcou, em especial, a pintura de A) B) C) D) E) Parmigianino, Pontormo, Bronzino e Tintoretto. Fra Angelico, Parmigianino Andrea Mantegna e El Greco. Bronzino, Gionanni Bellini, Sandro Botticelli e Andrea Castagno. Tintoretto, Sandro Boticelli, Filippo Brunelleschi e Bronzino. Andrea Mantegna, Arcimboldo e Correggio.

12

25 QUESTO Identifique o autor das obras abaixo:

Imagem 10 (xtase de Santa Teresa (1645-52). Mrmore.


Capela Cornaro, Igreja de Santa Maria della Vitoria, Roma. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 514).

Imagem 11 (Trono de So Pedro, 1657-66. Igreja de


So Pedro, Roma. JANSON, H.W. Histria da Arte. 4. ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1989, p. 515).

A) B) C) D) E)

Vignola Bernini Michelangelo Alberti Primaticcio

13

PRTICA DE MSICA PARTE: EXECUO INSTRUMENTAL E SOLFEJO

1 QUESTO Executar uma pea musical de livre escolha.

2 QUESTO Escolha um sistema abaixo e execute-o fazendo a leitura dos acentos. Utilize o corpo, voz e/ou instrumento musical.

14

You might also like