You are on page 1of 107

QUALISTEELCOAT Directivas

Verso 1.0

Approvada em 26 de Fevereiro de 2009

Herv Saulnier Chairman Executive Committee

Gerard Dolphijn Chairman Technical Committee

Josef Schoppig Secretary

Mailing address : QUALISTEELCOAT, P.O. Box 1507, CH-8027 Zurich Domicile: QUALISTEELCOAT c/o AC Fiduciaire Ltd, Tdistrasse 47, 8002 Zurich (Switzerland)

++41 43 305 09 70 Fax ++41 43 305 09 98 E-mail : info@qualisteelcoat.net

-2-

QUALISTEELCOAT
Directivas
O objectivo da QUALISTEELCOAT o de atingir a marca de qualidade para a lacagem de ao por esquema de pintura por tinta lquida ou por p

_________________________________________________________

NDICE

CAPTULO 1.

Informao Geral

CAPTULO 2.

Mtodos de ensaio

CAPTULO 3

Preparao da superfcie

13

CAPTULO 4.

Esquemas de pinturas de proteco anticorrosiva

15

CAPTULO 5.

Aplicao dos esquemas de pintura

17

CAPTULO 6.

Autocontrolo a realizar pelos aplicadores

19

CAPTULO 7.

Homologao de esquemas de pintura

21

CAPTULO 8.

Licena para as empresas aplicadoras do revestimento

23

Anexos 1 a 9

25 a 101

Listagem das normas utilizadas

103

-3-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

-4-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXOS
Anexo 1-a Anexo 2-a Anexo 2-b Anexo 3-a Anexo 3-b Anexo 3-c Anexo 4-a Anexo 4-b Anexo 5-a Anexo 5-b Anexo 6-a Anexo 6-b Anexo 6-c Anexo 6-d Anexo 7-a Anexo 7-b Anexo 8-a Anexo 8-b Anexo 8-c Anexo 9 Categorias de Corrosividade de acordo com a norma NP EN ISO 12944-2 Mtodos de ensaio mecnicos e resultados Mtodos de ensaio qumicos e resultados Informao acerca dos substratos Remoo de contaminaes Pr-tratamento da superfcie Esquemas de pintura com tintas lquidas Esquemas de pintura com tintas em p Aplicao dos esquemas de pintura com tinta lquida Aplicao dos esquemas de pintura com tintas em p Autocontrolo da preparao qumica da superfcie Autocontrolo da preparao mecnica da superfcie Autocontrolo para os aplicadores usando tintas em p Autocontrolo para os aplicadores usando tintas lquidas Homologao dos esquemas de pintura com tintas em p Homologao dos esquemas de pintura com tintas lquidas Concesso de uma licena QUALISTEELCOAT Controlo dos detentores da licena pela QUALISTEELCOAT Resumo das Directivas Quadros RAL / Delta E 25 27 33 41 45 47 51 55 59 61 63 69 75 81

87 91 97 95 99 101

-5-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

-6-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 1. INFORMAO GERAL


O objectivo da QUALISTEELCOAT o de estabelecer regras para as empresas que aplicam esquema de pinturas de proteco sobre ao para novos trabalhos executados em fbrica. As especificaes tcnicas baseiam-se nas Categorias de Corrosividade Atmosfrica de acordo com a norma NP EN ISO 12944-2. Em geral, a NP EN ISO 12944, partes 1 a 8 referem apenas esquema de pinturas convencionais com base em solventes orgnicos. Em complemento desta norma, as especificaes QUALISTEELCOAT englobam igualmente esquemas de pintura com base em tintas em p. A durabilidade destes sistemas est reunida num quadro similar ao contido na NP EN ISO 12944 para esquemas de pintura com tintas de solvente. Nestas Directivas, as especificaes so definidas para um nvel de qualidade da aplicao do esquema de pinturas para o qual as empresas podem obter o certificado QUALISTEELCOAT. O nvel de qualidade destas empresas avaliado regularmente, no mnimo duas vezes por ano, por um inspector da QUALISTEELCOAT. As Directivas contm especificaes relativas aos; 1. 2. 3. 4. Diferentes procedimentos para a proteco do ao, Autocontrolo dos aplicadores em relao ao ponto 1, Comportamento dos esquemas de pintura vs. categorias de corrosividade atmosfrica, Inspeco das licenas.

Os regulamentos abaixo mencionados descrevem os requisitos mnimos a que devem obedecer, quer os detentores da licena, quer os respectivos produtos finais revestidos, bem como os produtos de pintura aplicados. Os aplicadores de esquema de pinturas QUALISTEELCOAT esto divididos em duas categorias diferentes, s Interior (C-1 e C-2 interior), designados por licena INTERIOR e Interior / Exterior (C-1, C-2, C-3, C-4 e C-5), designados por licena EXTERIOR QUALISTEELCOAT. As definies exactas das Categorias de NP EN ISO 12944-2 e encontram-se no Anexo I. Corrosividade so as definidas na norma

Licena Interior QUALISTEELCOAT

C l / 2 (I):

As peas s podem ser utilizadas no interior sem exposio a atmosfera hmida ou corrosiva. As peas s podero ser expostas durante um curto perodo a atmosferas hmidas ou corrosivas. Tais peas destinam-se essencialmente a utilizao em interiores. As amostras para ensaio e controlo do nvel de qualidade devem ser as da aplicao de um esquema de pintura de acordo com a Categoria de Corrosividade C-2 mdia.

Licena Exterior QUALISTEELCOAT C1, C2, 3, 4 e 5 (E):


(Inclui igualmente a interior) As peas devem ter um pr-tratamento intensivo para permitir uma exposio a atmosferas leve ou fortemente corrosivas e hmidas durante um longo perodo de tempo. O substrato pode alternativamente ser limpo por decapagem por projeco de granalha angular aps a aps a galvanizao ou aps metalizao a zinco/alumnio. A superfcie pr-tratada revestida com o esquema de pintura tal como se indica nestas Directivas.

-7-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

As amostras para ensaio (provetes) e controlo do nvel de qualidade devem ser os de aplicao de um esquema de pintura de acordo com a Categoria de Corrosividade especificada nos documentos de produo do aplicador. Quaisquer outros ensaios para alm dos prescritos nestas Directivas devem ser acordados entre o detentor da licena QUALISTEELCOAT e os clientes. Os ensaios devem ser efectuados de acordo com estas Directivas a menos que tenha sido acordada com o cliente a realizao de ensaios adicionais. Os membros da QUALISTEELCOAT so obrigados a praticar uma produo por um processo seguro em conformidade com os requisitos mnimos estipulados. Os membros so obrigados igualmente a respeitar as Directivas QUALISTEELCOAT a menos que lhe tenham sido fornecidas pelo cliente outras especificaes. Se o sistema no for aprovado pela QUALISTEELCOAT tal situao deve ser claramente expressa nos documentos da produo. O sistema aplicado ter de ser ajustado Categoria de Corrosividade Atmosfrica, conforme se especifica na ficha de produo. Esta situao deve ser determinada pelo inspector da QUALISTEELCOAT sobre amostras da produo.

-8-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 2. MTODOS DE ENSAIO


Comportamento espectvel
A durabilidade de um esquema de pintura por pintura depende do pr-tratamento da superfcie e da composio do esquema de pintura. , pois, necessrio fornecer a informao na nota de encomenda relativa Categoria de Corrosividade do Ambiente em que a pea revestida ir ser utilizada. Veja-se Anexo 1. No sentido de ser mantido um desempenho ptimo dos esquemas de pintura aplicados pelas empresas detentoras da licena QUALISTEELCOAT, a qualidade dos esquemas de pintura oferecidos pelos seus fabricantes devem ser ensaiados. Nesta parte das Directivas indicam-se os mtodos de ensaio e os limites aceitveis dos respectivos resultados. Alguns dos mtodos de ensaio descritos a seguir so utilizados para o autocontrolo dos produtos acabados pelos aplicadores dos esquema de pinturas por pintura detentores da licena QUALISTEELCOAT, sendo alguns deles utilizados na aprovao dos esquemas de pintura pela QUALISTEELCOAT e outros ainda como ensaios opcionais. Os anexos 2-a para ensaios mecnicos e o 2-b para ensaios qumicos contm informao acerca dos mtodos e dos resultados considerados aceitveis para os esquemas de pintura. As amostras devem ser colhidas do material produzido. No caso de tal no ser possvel os painis de ensaio devem estar conformes com a NP EN ISO 1514. O anexo 9 contm uma lista separada das normas utilizadas nestas Directivas e, bem assim o respectivo ano de validao.

2.1 Painis de ensaio


No sentido de se avaliarem as caractersticas dos produtos de pintura, (esquemas de pintura), os mesmos so ensaiados em painis de ensaio, de acordo com a NP EN ISO 1514. Os painis de ensaio devem ser escolhidos de acordo com o tipo de substrato metlico preconizado pelo esquema de pintura. A homologao dos esquemas de pintura efectuada nos painis de ensaio mencionados na norma do respectivo ensaio. Os ensaios de resistncia ao envelhecimento natural e acelerado podem ser efectuados sobre alumnio AlMg1. O esquema de pintura aplicado no painel de ensaio no deve apresentar riscos que atinjam o substrato. Quando se examina um painel de ensaio o mesmo no deve evidenciar empolamento, crateras, poros ou riscos que sejam visveis distncia de 1 metro, sob luz difusa.

2.2 Ensaios mecnicos (Anexo 2-a) 2.2.1 Aderncia (2-a-1)


Este pargrafo descreve os mtodos para determinar a aderncia do esquema de pintura por pintura ao substrato e os resultados esperados. ISO 16276-2 Inciso (quadrcula), inciso em forma de X e mtodo de traco. NP EN ISO 2409 - Instrumento cortante para o ensaio de inciso pelo mtodo da quadrcula e resultados.

-9-

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

2.2.2 Determinao da resistncia deformao atravs da queda de porcas hexagonais (2-a-2) O painel de ensaio revestido colocado no aparelho de ensaio, em seguida deixam-se cair massas hexagonais (porcas) sobre o substrato. Aps o ensaio apenas uma rea no mximo de 10 mm2 da superfcie pode estar danificada, no sendo admissveis danos que possam atravessar o substrato. O mtodo de ensaio o descrito na norma NEN 5335. 2.2.3 Resistncia ao impacto (2-a-3) A norma NP EN ISO 6272-1 descreve o mtodo de ensaio da resistncia de uma pelcula seca de tinta ou verniz, ou de um produto similar, fissurao ou ao destacamento de um substrato quando submetido a uma deformao causada pela queda de uma massa terminada em forma de calote esfrica, com 20 mm de dimetro, deixada cair em condies especificadas. 2.2.4 Resistncia riscagem (2-a-4) O objectivo deste ensaio o da determinao da resistncia do esquema de pintura riscagem. (NP EN ISO 1518) 2.2.5 Determinao da dureza (2-a-5) O objectivo deste ensaio determinar a resistncia do acabamento do esquema de pintura a riscos. O mtodo o definido na norma NEN 5350 Determinao da dureza de uma superfcie. Mtodo do lpis. 2.2.6 Determinao da distribuio granolumtrica das partculas (2-a-6) O objectivo deste ensaio o da determinao da distribuio granolumtrica das partculas de abrasivo metlicos ou no metlicos para decapagem (mistura de diferentes tipos de granalha) utilizados na preparao da superfcie. NP EN ISO 11125-2 e NP EN ISO 11127-2. 2.2.7 Determinao da rugosidade da superfcie (2-a-7) O objectivo desta medio o de determinar a rugosidade da superfcie do substrato aps decapagem por projeco de abrasivo e antes da aplicao do primrio. 2.2.8 Determinao da espessura da pelcula hmida (2-a-8) A espessura da pelcula hmida deve ser controlada durante a aplicao. Portanto, o mtodo de determinao da espessura do esquema de pintura hmido prescrito. 2.2.9 Determinao da espessura do esquema de pintura seco (2-a-9) Devem ser medidas as espessuras das demos individuais secas que constituem o esquema de pintura e a espessura total do esquema de pintura seco.

2.3 Ensaios de resistncia qumica e ao ambiente (veja-se Anexo 3-b) 2.3.1 Ensaio de polimerizao (3-b-1)
Ensaio para avaliar a polimerizao dos esquema de pinturas obtidos a partir de tintas em p (opcional) e tintas lquidas. Antes do ensaio o esquema de pintura por pintura obtido a partir de tinta lquida deve ser objecto de cura durante 4 horas temperatura de 60 o C. 2.3.2 Resistncia argamassa (2-b-2) Este ensaio utilizado para avaliar a resistncia do acabamento do esquema de pintura argamassa fresca.

2.3.3 Ensaio de resistncia gua em ebulio (2-b-3)


Este ensaio utilizado para determinar a aderncia de um esquema de pintura por pintura obtido a partir de tinta lquida.

- 10 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

2.3.4 Resistncia ao nevoeiro salino neutro (2-b-4)


Este ensaio utilizado para determinar a resistncia do esquema de pintura por pintura corroso. Para as 5 categorias de corrosividade, o resultado do ensaio fornecer uma indicao da durabilidade do esquema de pintura. O ensaio similar para ao galvanizado por imerso a quente revestido, com a diferena de no se utilizar a inciso. ISO 9227 (veja-se, tambm, anexo A da NP EN ISO 12944-6) dado um procedimento de ensaio diferente para os esquema de pinturas por pintura obtidos com base em solventes e para os obtidos por tintas em p.

2.3.5 Resistncia a uma atmosfera hmida com gua de condensao contnua (2-b-5)
Este ensaio utilizado para determinar a aderncia do esquema de pintura por pintura durante perodos de elevada humidade, NP EN ISO 6270-1.

2.3.6 Resistncia qumica (2-b-6)


O objectivo deste ensaio avaliar a resistncia qumica dos esquemas de pinturas por pintura Os produtos utilizados so NaOH a 10%, H2SO4 a 10% e mineral spirit contendo 18% de aromticos. NP EN ISO 12944-6, ensaio ISO 2812-1

2.3.7 Resistncia da cor (Kesternich) (2-b-7)


O objectivo deste ensaio determinar a resistncia a atmosferas fortemente poludas dos esquema de pinturas por pintura. A superfcie revestida exposta, em ensaio de laboratrio a uma atmosfera hmida contendo SO2. NP EN ISO 12944-6, ensaio NP EN ISO 3231.

2.3.8 Resistncia ao envelhecimento acelerado (2-b-8)


Este ensaio utilizado para determinar a resistncia descolorao e perda de brilho durante a utilizao no exterior. um ensaio de laboratrio que apenas utilizado como indicao da durabilidade no exterior. Os painis de alumnio e de ao no devem ser ensaiados no mesmo no mesmo equipamento.

2.3.9 Resistncia ao envelhecimento natural (2-b-9)


Este ensaio destina-se a determinar a resistncia do esquema de pintura no exterior em relao a condies atmosfricas de forte insolao. Este ensaio executado por exposio dos esquema de pinturas por pintura no exterior, na Florida. 2.3.10 Diferena de cor (2-b-10) A diferena da cor entre as cargas e as peas revestidas no pode estar abaixo de certos limites. O objectivo determinar a diferena da cor. 2.3.11 Variao do brilho (2-b-11) O nvel de brilho do material revestido deve manter-se dentro de certos limites de tolerncia. O brilho igualmente utilizado para determinar a polimerizao do esquema de pintura. 2.3.12 Determinao da quantidade de ataque (acetinagem) (2-b-12) O objectivo o de determinar a perda de zinco durante a preparao da superfcie por ataque qumico. Esta determinao faz-se atravs da medio da espessura do esquema de pintura antes e aps o ataque qumico. 2.3.13 Determinao da demo de converso (2-b-13) O objectivo determinar a qualidade da demo de converso. A avaliao deste ensaio consiste na avaliao visual da demo. A espessura actual deve ser medida duas vezes por ano em conjugao com o fornecedor dos produtos qumicos.

- 11 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

2.3.14 Determinao da condutividade da gua de lavagem (2-b-14) O objectivo determinar a condutividade da gua da lavagem final com gua desmineralizada.

- 12 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 3. PREPARAO DA SUPERFCIE (VEJA-SE NP EN ISO 12944-4)


3.1 Informao acerca do substrato
Para garantir que a preparao da superfcie seja realizada de acordo com os requisitos, necessria uma informao detalhada do material a ser tratado. O anexo 3-a fornece, no s, a informao acerca de diferentes substratos e do respectivo tratamento especial, bem como dos pontos a que preciso estar atento para o pr-tratamento. Ao encomendar um esquema de pintura de proteco anticorrosiva, aconselhvel ler as instrues fornecidas neste anexo e ter especial cuidado em seguir escrupulosamente a informao dada.

3.2

Armazenagem das peas a serem tratadas


As peas a serem tratadas devem ser armazenadas num local separado da produo ou, em alternativa, a uma distncia suficiente dos equipamentos de pr-tratamento. As peas devem ser protegidas contra humidade (gua de condensao) e a sujidade.

3.3

Remoo de contaminaes
Antes que o substrato seja submetido ao tratamento da superfcie e aplicao de um esquema de pintura, devem ser removidos todos os esquema de pinturas anteriores e quaisquer contaminaes da superfcie. A superfcie deve ser limpa de quaisquer contaminaes com especial ateno em relao aos produtos no homologados, tais como leos de proteco, marcas, salitre, sujidade e restos queimados da produo. Esta aco torna-se necessria para aumentar a qualidade dos tratamentos qumico e mecnico, para evitar a desnecessria poluio dos banhos de pr-tratamento e para evitar o que se notem as marcas atravs do esquema de pintura. Esta aco envolve igualmente a remoo de marcas ou picos do substrato. Estas actividades podem implicar um trabalho extra se no forem mencionadas no momento da encomenda. Mais informao a que consta do anexo 3-b sobre a remoo de contaminantes.

3.4 Pr-tratamento para esquema de pintura com tintas em p e com tintas com base em solventes
Para que procedimento seja correcto as peas devem ser manuseadas nas instalaes. Os equipamentos para o pr-tratamento devem ser certificados. Exclui-se qualquer tratamento externo excepto a galvanizao por imerso a quente ou a electro-galvanizao. O objectivo do pr-tratamento preparar o substrato para a aplicao do esquema de pintura de proteco anticorrosiva. Diferentes mtodos so usados para se obterem resultados diferentes. Um deles pode visar a remoo de todas as limalhas ou produtos de corroso do substrato. Um outro tipo de resultado pode ser o da obteno de um substrato rugoso para melhorar a aderncia do esquema de pintura de proteco anticorrosiva. Todas as contaminaes devem ser removidas antes do pr-tratamento do substrato. Mais informaes podem obter-se no anexo 3-c.

- 13 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 14 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 4. ESQUEMAS DE PINTURA 4.1 Esquemas de pintura em diferentes ambientes


Dependendo do ambiente em que a pea revestida utilizada, os esquemas de pintura tm que ser definidos em conformidade. Os esquemas de pintura constitudos por produtos de pintura contm solventes constam da norma NP EN ISO 12944-5. No anexo 4-a definem-se os mais recentes esquemas de pintura com base em solventes, incluindo a durabilidade em diferentes ambientes. Neste mesmo anexo do-se exemplos de esquemas de pintura obtidos por tinta lquida. Os esquemas de pintura com tintas em p, no constam da norma NP EN ISO 12944-5. No anexo 4-b constam os esquemas de pintura com tintas em p, incluindo a durabilidade em vrios tipos de ambiente (Categorias de Corrosividade). Os esquemas de pintura possuem como pr-demo (pr-demo) um pr-tratamento por galvanizao por imerso a quente (zinco), por projeco a quente de zinco (metalizao), por aplicao de primrio epoxdico rico em p de zinco, por deposio electroltica de zinco. Dependendo do ambiente, aplicam-se demos adicionais de tintas em p. O anexo 4-b contm vrios exemplos do esquema de pintura com tintas em p. Independentemente das Categorias de Corrosividade definidas na NP EN ISO 12944-2, o ambiente local muito importante. O ambiente que apresenta maior dificuldade a parte da construo em que a gua da chuva no consegue lavar a superfcie. Recomenda-se, assim, a utilizao de esquemas de pintura de uma Categoria de Corrosividade elevada nos casos de utilizao exterior visto no haver a possibilidade de lavagem pela gua da chuva.

Recomenda-se igualmente a limpeza cuidadosa do substrato revestido em intervalos de tempo, conforme os mencionados no quadro seguinte:
Frequncia de limpeza utilizando gua quente (60C*a) e presso elevada *b Superfcies lavadas pela chuva Superfcies no lavadas naturalmente pela chuva Categorias de Corrosividade C2 C3 C4 C5 1 vez por ano 1-2 vezes por ano 1-2 vezes por ano 2 vezes por ano

Categorias de Corrosividade Frequncia de limpeza utilizando gua fria e baixa presso C2 C3 C4 C5 Superfcies lavadas pela chuva 1 vez por ano 2 vezes por ano Superfcies no lavadas naturalmente pela 2-3 vezes por ano 3-4 vezes por ano chuva *a A temperatura da gua de lavagem no momento do impacto deve ser de 60 C. Por favor tenha cuidado e no utilize gua com temperatura superior a 80 C. *b A presso elevada da gua utilizada na limpeza das reas revestidas deve ser de cerca de 4 Bar. A incidncia do jacto na superfcie deve ser feita cuidadosamente. Deve evitar-se a incidncia em aberturas ou nas borrachas de vedao.

- 15 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 16 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 5. APLICAO DOS ESQUEMAS DE PINTURA 5.1 Esquemas de pintura por tinta lquida
5.1.1 Ensaio da capacidade dos substratos (peas) para receberem a pintura (5-a-1) Devem ser efectuados ensaios prvios com objectos contendo vrios metais. O pr-tratamento exige particular cuidado para evitar que uma deteriorao precoce dos produtos do pr-tratamento tais como produtos qumicos e granalhas. Durante o processamento h que ter especial cuidado para evitar fendas ou cavidades nas quais possam ficar resduos no removidos pelo pr--tratamento que podero causar danos, corroso ou aderncia insuficiente. Se houver alguma dificuldade acerca da capacidade do objecto para receber o esquema de pintura necessrio discutir previamente este problema com o aplicador do esquema de pintura. 5.1.2 Aplicao do esquema de pintura e cura (5-a-2) Depois do pr-tratamento da superfcie deve aplicar-se o esquema de pintura. O substrato deve estar limpo e seco antes da aplicao. Podem aplicar-se uma ou mais demos as quais devem ser curadas ou pr-curadas, dependendo do esquema de pintura. Informaes adicionais constam do anexo 5-a: Aplicao e cura dos revestimentos.

5.1.3 Procedimento da secagem (5-a-3)


O revestimento deve ser deixado a secar num local limpo a uma temperatura adequada para secar e endurecer. Quando tiverem de ser aplicadas mais de uma demo necessrio aguardar um tempo suficiente entre a aplicao de cada demo e a seguinte.

5.1.4 Armazenamento dos produtos de pintura (5-a-4)


O armazenamento dos produtos de pintura deve satisfazer os requisitos vlidos de segurana. Apenas os produtos de pintura que constituem o esquema de pintura utilizado durante a aplicao e o solvente a adicionar devem estar na zona de aplicao. 5.1.5 Armazenamento do material revestido (5-a-5) O material revestido deve ser armazenado de modo profissional para evitar danos ou deposio de sujidade nas superfcies revestidas.

5.2 Esquemas de pintura com tintas em p


5.2.1 Ensaio da capacidade dos substratos a receber a pintura (5-b-1) Devem ser efectuados ensaios prvios com objectos contendo vrios metais. O prtratamento exige particular cuidado para evitar que uma deteriorao precoce dos produtos do pr-tratamento tais como produtos qumicos e granalhas. Durante o processamento h que ter especial cuidado para evitar fendas ou cavidades nas quais possam ficar resduos no removidos pelo pr-tratamento que podero causar danos, corroso ou aderncia insuficiente. Se houver alguma dificuldade acerca da capacidade do objecto para receber o esquema de pintura necessrio discutir previamente este problema com o aplicador do esquema de pintura. 5.2.2 Secagem no forno (5-b-2) Depois do pr-tratamento da superfcie antes da aplicao do esquema de pintura o substrato deve estar limpo e seco. 5.2.3 Aplicao dos esquemas de pintura com tintas em p (5-b-3) Depois do pr-tratamento da superfcie deve aplicar-se o esquema de pintura. O substrato deve estar limpo e seco antes da aplicao. Podem aplicar-se uma ou mais demos as quais devem ser curadas ou pr-curadas, dependendo do esquema de pintura.

- 17 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

5.2.4 Cura dos esquemas de pintura com tintas em p (5-b-4) Depois da aplicao o revestimento tem de ser curado. Os objectos devem ser colocados num forno. necessrio ter cuidado com a temperatura do substrato. O aplicador deve verificar se a temperatura de cura a adequada. 5.2.5 Armazenamento dos produtos de pintura (5-b-5) O armazenamento dos produtos de pintura deve satisfazer os requisitos vlidos de segurana. Deve ser armazenado em local seco e isento de contaminantes. 5.2.6 Armazenamento do material revestido (5-b-6) Os produtos revestidos devem ser armazenados numa zona seca e embalados de acordo com as instrues.

- 18 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 6. AUTOCONTROLO A REALIZAR PELOS APLICADORES


O aplicador obrigado a ter um sistema de controlo da qualidade na unidade de produo. Para poder vir a ser uma empresa certificada pela QUALISTEELCOAT h controlos especiais a efectuar pelo aplicador para garantir a qualidade dos seus produtos. Este autocontrolo essencial para a obteno da certificao QUALISTEELCOAT.

6.1. Autocontrolo, pr-tratamento e aplicao


O aplicador detentor do certificado para Interior deve dispor de um espao especial para ensaiar os resultados da actividade de revestimento da empresa. Os aplicadores detentores do certificado para Exterior devem ter um laboratrio numa sala separada da zona de produo. O laboratrio deve estar equipado de modo que possam ser realizados os ensaios dos mtodos de controlo da qualidade da produo. Para os aplicadores que utilizam banhos qumicos tal significa que o teor dos banhos (solues), bem como os produtos acabados devem ser ensaiados e verificados. No anexo 6-a, especificam-se os requisitos a observar pelos os aplicadores que utilizam um pr-tratamento qumico. No anexo 6-b, especificam-se os requisitos a observar pelos os aplicadores que utilizam o pr-tratamento mecnico As empresas com uma combinao de projeco abrasiva e passivao qumica devem dispor de ensaios combinados. O anexo 6-c estabelece os procedimentos de autocontrolo para as empresas que aplicam tintas em p. O anexo 6-d estabelece os procedimentos de autocontrolo para as empresas que aplicam tintas lquidas.

- 19 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 20 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 7. HOMOLOGAO DE ESQUEMAS DE PINTURA


Os esquemas de pintura a utilizar por um detentor da licena QUALISTEELCOAT tm que ser homologados. Para homologar um esquema de pintura necessrio que o mesmo seja ensaiado por um laboratrio indicado pela QUALISTEELCOAT. Os painis de ensaio devem ser preparados sob a superviso do inspector nacional da QUALISTEELCOAT Os sistemas so aceites de acordo com as diferentes Categorias de Corrosividade solicitadas pelo interessado. Se a solicitao para a homologao de um esquema de pintura disser respeito Categoria de Corrosividade 1, ento a homologao s ser concedida para a 1. Se a solicitao for para categoria 3, alta durabilidade, ento a homologao ser concedida igualmente para as categorias 1, 2 e 3 alta durabilidade e 4, durabilidade mdia. Os anexos a seguir indicados, dizem respeito a: Anexo 4-b - exemplos de esquemas de pintura com tintas em p. Anexo 4-a - exemplos de esquemas de pintura com tintas com base em solventes em conformidade com a NP EN ISO 12944-5. Anexos 2-a e 2b - mtodos de ensaio e resultados. Anexos 7-a e 7-b - informaes complementares referentes homologao dos esquemas de pintura. Alguns resultados de ensaio PROVENIENTES DE LABORATRIOS CERTIFICADOS obtidos para outras licenas de marca de qualidade podem ser utilizados como resultados de ensaios para a QUALISTEELCOAT, nomeadamente os relativos ao envelhecimento acelerado e os da exposio no exterior.

- 21 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 22 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

CAPTULO 8. LICENA PARA EMPRESAS APLICADORAS DO REVESTIMENTO


8.1 Emisso de uma licena (marca de qualidade)

Qualquer aplicador de um revestimento que opere no mbito da QUALISTEELCOAT pode solicitar a licena de marca de qualidade. Quando um aplicador de um revestimento estiver interessado em obter a licena QUALISTEELCOAT pode enviar um formulrio de pedido QUALISTEELCOAT.
Em resposta ao formulrio receber uma proposta para uma inspeco a realizar por um inspector nacional da QUALISTEELCOAT. Esta proposta incluir os custos do inspector nacional da QUALISTEELCOAT que visitar as instalaes e efectuar uma verificao preliminar. Esta verificao dar-lhe- uma indicao acerca da qualidade da sua empresa em relao aos requisitos impostos pela QUALISTEELCOAT. Estas inspeces so efectuadas a pedido da empresa que aplica os revestimentos mas com aviso prvio de acordo com as instrues apropriadas dadas pela QUALISTEELCOAT. Para alm disso a associao nacional estabelecer uma quota anual para custos de administrao e secretariado. O formulrio de solicitao da licena pode ser obtido em www.QUALISTEELCOAT.org ou solicitado por e-mail para info@QUALISTEELCOAT.org ou directamente APAL - Associao Portuguesa do Alumnio, representante da licena para Portugal, atravs do e-mail: apaluminio@mail.telepac.pt.

- 23 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 24 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 1-a CATEGORIAS DE CORROSIVIDADE


De acordo com a NP EN ISO 12944 parte 2 Quadro 1

Categorias de corrosividade atmosfricas e exemplos de ambientes tpicos


Perda de massa por unidade de superfcie/ /perda de espessura (aps o primeiro ano de exposio) Ao de baixo carbono Zinco Perda de Perda de Perda de Perda de massa espessura massa espessura g/m m
1,3

Categoria de corrosividade

Exemplos de ambientes tpicos num clima temperado (a ttulo informativo) Exterior Interior

g/m
0,7

m
0,1 Edifcios aquecidos com atmosfera limpa, por exemplo : escritrios, lojas, escolas, hotis. Edifcios no aquecidos onde a condensao pode ocorrer, por exemplo : depsitos e pavilhes desportivos Salas de produo com alta humidade alguma poluio do ar por exemplo : instalaes de processamento de alimentos, lavandarias, fbricas cerveja e lacticnios.

C1 muito baixa

10

C2 baixa

> 10 200

> 1,3 25

> 0,7 5

> 0,1 0,7

C3 mdia

> 200 400

> 25 50

> 5 15

> 0,7 2,1

C4 alta

> 400 650

> 50 80

> 15 30

> 2,1 4,2

C5-1 muito alta (industrial)

> 650 1500

> 80 200

> 30 60

> 4,2 8,4

C5-M muito alta (martimo)

> 650 1500

> 80 200

> 30 60

> 4,2 8,4

Atmosfera com baixo nvel de poluio. Sobretudo reas rurais Atmosferas urbanas e industriais, com poluio moderada por dixido de enxofre. reas costeiras com baixa salinidade. reas industriais e costeiras com salinidade elevada reas industriais com alta humidade e atmosfera agressiva reas costeiras e offshore com alta salinidade

Indstrias qumicas, piscinas, estaleiros navais.

Edifcios e reas com condensao quase permanente e com alta poluio.

Edifcios ou zonas com uma condensao permanente e com uma poluio elevada.

NOTAS 1. Os valores das perdas de massa utilizados para as categorias de corrosividade so idnticos aos indicados na ISO 9223. 2. Nas reas costeiras quentes e hmidas as perdas de massa ou de espessura podem exceder os limites da categoria C5 M. Quando forem seleccionados esquemas de pintura para estruturas expostas em tais reas devem ser tomadas precaues especiais.

- 25 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 26 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 2-a MTODOS DE ENSAIO MECNICOS E RESULTADOS


2-a-1 Aderncia
ISO 16276-2 Mtodo da quadrcula, inciso em forma de X e mtodo de traco. NP EN ISO 2409 Instrumento cortante para a inciso em cruz e resultados Este mtodo descreve a aderncia das demos de revestimento ao substrato. A distncia entre incises para uma espessura do revestimento acima de 60 m 1 mm, para espessuras acima de 120 m 2 mm e, 3 mm para espessuras superiores a 250 m. Para pelculas secas com espessura acima de 250 m recomenda-se a realizao do ensaio de aderncia pelo mtodo de traco. Resultados aceitveis: Mtodo de ensaio Resultado Categoria de Corrosividade Aderncia Espessura Revestimentos resistentes para exterior C1 C2 X X C3 C5 X X X X Resultados C1 C2 0-1 0-1 C3 C5 0-1 0-1 5MPa Revestimentos resistentes para interior C1 C2 X X C3 C5 na na na na Resultados C1 C2 01 0-1 C3 C5 0-1 0-1 01 5MPa

< 60 < 120 < 250 No aplicvel > 250 n.a. - No aplicvel

2-a-2 Determinao da resistncia deformao por queda de porcas hexagonais (NEN 5335.)
O painel de ensaio colocado no aparelho e deixam-se cair porcas hexagonais sobre o substrato. Aps o ensaio apenas pode estar danificada, no mximo, uma rea de 10 mm2 da superfcie no devendo ocorrerem danos no substrato. O mtodo de ensaio o definido pela norma NEN 5335. RESULTADO: O valor mnimo de um esquema de pintura por tinta lquida deve ser indicado pelo fornecedor em relao com a espessura do revestimento exigida. Como resultado de um esquema de pintura com tinta em p a rea do acabamento danificada no pode exceder 30 mm2 e a rea da superfcie danificada relativa ao substrato ou superfcie zincada no pode exceder 10 mm2.

2-a-3 Resistncia de impacto


A NP EN ISO 6272-1 descreve o mtodo de ensaio para avaliar a resistncia de uma pelcula seca de tinta lquida, verniz ou produto similar fissurao ou destacamento de um substrato quando submetido a uma deformao causada pela queda de uma massa terminada em forma de calote esfrica, com 20 mm de dimetro, deixada cair em condies especificadas. No ttulo desta parte da norma NP EN ISO 6272-1 mencionado o termo resistncia ao choque mas uma caracterstica importante do aparelho utilizado a de permitir produzir uma deformao rpida mais do que um verdadeiro impacto. O mtodo descrito pode ser aplicado:

- 27 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Quer como ensaio passa/no passa, sendo o ensaio realizado com uma altura de queda e uma massa definidas, isto , como ensaio de conformidade com requisitos especficos; Ou como um ensaio de classificao para determinar a massa mnima e/ou a altura de queda a partir da qual o revestimento fissura ou destaca do substrato pelo aumento gradual da altura de queda e/ou da massa. A resistncia identao do revestimento pode ser determinada pelo mtodo descrito na NP EN ISO 6272-1, a energia utilizada no ensaio deve ser de 1,0 Nm. O resultado do ensaio deve estar conforme as especificaes do fornecedor do revestimento. RESULTADO: O valor mnimo para os revestimentos por tinta lquida deve ser indicado pelo fornecedor da tinta em funo da espessura do revestimento exigida. O resultado para o revestimento por tinta em p no deve evidenciar nenhum destacamento do sistema nem a formao de fissuras.

2-a-4 Resistncia riscagem NP EN ISO 1518


A resistncia do revestimento riscagem determinada de acordo com a NP EN ISO 1518 utilizando uma carga de 2000 g e uma ponta de carboneto de tungstnio com 1 mm de dimetro. RESULTADO: Com esta carga a marca de riscagem no pode ultrapassar 50 % atravs do substrato.

2-a-5 Determinao da dureza da superfcie NEN 5350


A resistncia do revestimento riscagem determinada de acordo com a NEN 5350 sendo a determinao da dureza da superfcie efectuada com a utilizao de lpis. Esta norma especifica o mtodo de comparao da dureza de pelculas secas utilizando lpis. RESULTADO: O resultado do ensaio deve estar em conformidade com a informao do fabricante do revestimento

2-a-6 Determinao da distribuio granulomtrica das partculas


O objectivo deste ensaio determinar a distribuio granulomtrica da granalha angular ou esfrica utilizadas na preparao da superfcie. A distribuio do tamanho das partculas executada de acordo com a NP EN ISO 11125-2 para a granalha metlica abrasiva e segundo a NP EN ISO 11127-2 para os abrasivos no-metlicos. O ensaio consiste na determinao do valor mdio da massa em dois ensaios procurando e o resultado reportado, o mais prximo possvel de 1%. O resultado deve situar-se dentro dos limites desejados para a operao de limpeza com projeco de abrasivo. RESULTADO: A informao acerca da quantidade de granalha mdia recuperada nos diferentes peneiros d-nos a indicao acerca do desvio relativamente granulometria mdia da granalha.

2-a-7 Determinao da rugosidade da superfcie


O objectivo desta medio o de determinar a rugosidade da superfcie do substrato aps decapagem por projeco de granalha e antes da aplicao do primrio.

- 28 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

A determinao da rugosidade executada de acordo com a NP EN ISO 8503-2, para a Determinao do perfil da superfcie, a NP EN ISO 8503-1 Mtodo de comparadores de perfis, a NP EN ISO 8503-3 - Mtodo do microscpio ptico e a NP EN ISO 8503-4 Mtodo do palpador. O resultado do ensaio deve estar conforme com o desejvel para a aplicao do primrio ou da camada metlica.

2-a-8 Determinao da espessura do esquema de pintura hmido de tinta lquida


A espessura de uma pelcula hmida de tinta lquida deve ser controlada durante a aplicao. Portanto, a espessura da demo aplicada determinada com um medidor de espessuras hmidas directamente depois da aplicao da demo de tinta lquida. RESULTADO: A espessura do revestimento hmido deve corresponder calculada para obter a espessura do revestimento seco desejada.

2-a-9 Determinao da espessura de um revestimento com tinta lquida seco


A espessura da camada seca de demos individuais do esquema de pintura e a espessura total do revestimento deve ser determinada em conformidade com a ISO 2808. O nmero de medies depende do nmero de peas do lote ou da encomenda. Nmero de peas do lote 1 10 11 200 201 300 301 - 500 501 800 > 800 Nmero de amostras Todas 10 15 20 30 40 Nmero de medidas no conformes 0 1 1 2 3 3

- 29 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Os resultados das medidas devem ser registados como o indicado no quadro seguinte:

Mdia da espessura da pelcula seca Demos do esquema de pintura Nome do esquema de pintura Exigida m Primrio 1 demo Primrio 2 demo Proteco das arestas Camada intermdia 1 demo Camada intermdia 2 demo Acabamento (demo final) 1 demo Acabamento (demo final) 2 demo ESPESSURA SECA TOTAL, NOMINAL Obtida m Observaes

2-a-10 Brilho
NP EN ISO 2813 - utilizando luz incidente a 60 da normal. Nota: se a superfcie significativa for demasiado pequena ou inadequada para que o brilho possa ser medido pelo equipamento, o brilho pode ser comparado visualmente com uma amostra de referncia (segundo o mesmo ngulo de viso) . RESULTADO: Categoria 1: 0 - 30 +/- 5 unidades Categoria 2: 31 - 70 +/- 7 unidades Categoria 3: 71 - 100 +/- 10 unidades (Desvios admissveis em relao ao valor nominal especificado pelo fornecedor do revestimento).

2-a-11 Determinao do ponto de saturao


O ponto de orvalho determinado do seguinte modo: a. medir a humidade relativa do ar b. medir a temperatura do substrato c. calcular o ponto de orvalho utilizando grfico ou tabela. RESULTADO: O ponto de orvalho deve ser, de pelo menos, trs graus acima da temperatura do substrato metlico.

2-a-12 Ensaio das condies de cura


O equipamento a utilizar para a medio da temperatura deve dispor de 4 sondas. Trs sondas so colocadas uma na parte superior, outra a meio e a terceira na parte inferior do substrato e a quarta montada num painel de referncia instalado numa travessa.

- 30 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Os resultados destes ensaios devem ser registados e arquivados e as curvas de cura classificadas num registo (registador) facilmente acessveis ao inspector. RESULTADO: Elaborao de uma curva a partir dos resultados medidos. Nesta curva o tempo e a temperatura fornecem a informao necessria ao processo de cura.

2-a-13 Determinao da temperatura de secagem


Deve ser verificada a temperatura do substrato na estufa. Esta operao pode ser executada com um aparelho com 4 sondas ou atravs da aplicao de adesivos trmicos no substrato RESULTADO: A pea mais grossa, no forno de secagem deve atingir, pelo menos, a temperatura de 60 C.

2-a-14 Aspecto (Inspeco visual)


A inspeco visual deve ser efectuada utilizando a viso normal ou corrigida distncia de 1 m quando a utilizao final do objecto for a de uso interno. Quando a utilizao final for exterior, a distncia ser de 3 m. RESULTADO A estas distncias o revestimento no deve evidenciar quaisquer rugas, escorridos, lgrimas, crateras, bolhas ou quaisquer outras irregularidades na superfcie. As irregularidades como resultado do substrato de ao ou da galvanizao por imerso a quente, no devem ser tidas em considerao. A inspeco deve ser feita luz do dia difusa. Quando o cliente final pretender outras distncias ou outro critrio na inspeco, estas alteraes devem ser objecto de acordo prvio entre o cliente, o aplicador e o galvanizador.

- 31 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 32 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 2-b MTODOS DE ENSAIO QUMICOS E RESULTADOS


2-b-1 Ensaio de polimerizao
Este ensaio permite determinar o grau de polimerizao de um revestimento por tinta lquida. Para tintas em p, o ensaio opcional. Procedimento: Antes de ser ensaiado o esquema de pintura deve ser curado, durante 4 horas a 60 oC. A mistura de solventes utilizada para o ensaio deve ser previamente determinada num painel pintado com o esquema de pintura, devidamente curado. Pode ser utilizada uma gama de misturas de solventes para determinar a mistura adequada para ensaio do acabamento (camada final do revestimento). Os solventes a seguir indicados constituem uma indicao dos solventes a utilizar. Para os revestimentos por tinta lquida: MEK (Metil etil cetona) ou solvente especificado pelo aplicador ou pelo fornecedor da tinta e aprovado pela Comisso Tcnica da Qualisteelcoat. Para os revestimentos por tintas em p: Xileno ou solvente especificado pelo aplicador ou pelo fornecedor da tinta e aprovado pela Comisso Tcnica da Qualisteelcoat. Saturar um pedao de algodo com solvente. Em 30 segundos, no mximo, efectuar 30 movimentos de vai e vem, esfregando ligeiramente o pedao de algodo sobre a pea a ensaiar. Aguardar 30 minutos antes de efectuar a avaliao. A qualidade da polimerizao aprecia-se segundo a escala seguinte: 1. O revestimento apresenta-se sem brilho e nitidamente amolecido. 2. O revestimento apresenta-se sem brilho e riscvel com a unha 3. Leve perda de brilho (menos de 5 unidades) 4. Nenhuma alterao perceptvel. A superfcie no riscvel com a unha RESULTADO: Nveis 3 e 4 so satisfatrios. Nveis 1 e 2 so no satisfatrios.

2-b-2 Resistncia argamassa


Este ensaio utilizado para esquema de pinturas por p O ensaio deve ser efectuado de acordo com a norma ASTM D 3260. A argamassa deve ser constituda por areia, cal hidratada e gua. A cal corresponde ao tipo N de acordo com a norma ASTM C 207. O ensaio dura 24 horas. A argamassa deve ser preparada atravs da mistura de 15 g de cal hidratada, 41 g de cimento e 224 g de areia com uma quantidade de gua suficiente para se obter uma pasta mole. Aplicar sobre o painel a ensaiar (provete) 4 pores de argamassa aproximadamente de 15 mm de dimetro e 6 mm de espessura. Colocar o painel horizontalmente a 38 3 C e 95% de humidade relativa durante 24 horas. No final do perodo partir o cimento da superfcie do revestimento com a mo e limpar todos os resduos com um trapo hmido. Deixar secar e examinar o revestimento com viso normal ou corrigida para determinar a frequncia com que ocorrem sinais de destacamento do revestimento, aparentemente devido ao efeito de remoo da argamassa.

- 33 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

RESULTADO: A argamassa deve ser fcil de retirar sem deixar resduos. Qualquer dano mecnico no esquema de pintura provocado pelos gros de areia deve ser desprezado. No deve haver nenhuma alterao de aspecto / cor depois do ensaio com a argamassa.

2-b-3 Resistncia gua em ebulio


Deitar gua desmineralizada (mximo 10 S a 20 C) numa panela de presso de modo a obter uma profundidade de 25 mm 3 mm. Imergir a amostra parcialmente de modo que pelo menos 25 mm fiquem imersos e tapar cuidadosamente a panela. Aquecer a panela at que comece a sair vapor pela vlvula. Inserir uma agulha de medio da presso na vlvula de modo a obter uma presso de 100kPa e continuar a aquecer durante 1 h (ou 30 minutos para a classe 2) a partir do momento em que o vapor comeou a sair. Deixar arrefecer a panela com cuidado. Retirar a amostra e deixar arrefecer temperatura ambiente. Examinar o painel para verificar se existem sinais de bolhas. Aplicar sobre a superfcie uma fita adesiva com 18 mm de largura Scotch 610, Permacel 99 ou equivalente, assegurando-se de que no ficam bolhas de ar aprisionadas. Passado um minuto, retirar a fita com traco forte e uniforme, segundo um ngulo de cerca de 45 e observar. Tempo de exposio: Categoria Categoria Categoria Categoria Categoria n.a. - no aplicvel 1 2 3 4 5 n.a. 30 minutos 1 hora 1 hora 1 hora

Tempo de exposio

RESULTADO: No pode haver nenhum defeito nem destacamento. Admite-se uma alterao da cor.

2-b-4 Resistncia ao nevoeiro salino neutro


ISO 9227 (veja-se tambm anexo A da NP EN ISO 12944-6) Anexo A - Inciso horizontal com, pelo menos, 50 mm de comprimento, 2 mm de largura e 20 mm em relao a qualquer dos lados do painel revestido e at ao substrato de metal a todo o comprimento. Este feito mecanicamente (com uma mquina tipo berbequim com brocas de cobalto). M=(C-W)/2 da inciso arranho. No h diferena entre o substrato em ao e o substrato galvanizado por imerso a quente excepto que no h incises para o substrato galvanizado por imerso a quente. Categoria 1 2 3 Tempo de exposio 4 5I 5M n.a. - no aplicvel Mdio n.a. n.a. 240 h 480 h 720 h 720 h Alto n.a 240 h 480 h 720 h 1.440 h 1.440 h

- 34 -

QUALISTEELCOAT
RESULTADO:

Fevereiro de 2009

NP EN ISO 4628-2 NP EN ISO 4628-3 NP EN ISO 4628-4 NP EN ISO 4628-5 Corroso do substrato ao longo da inciso

Nevoeiro salino neutro Empolamento 0 (S0) Enferrujamento Ri 0 Fissurao 0 (S0) Avaliao imediata aps o ensaio Descamao 0 (S0) M 1 mm se o esquema de pintura Regime de contiver um primrio rico em zinco ensaio M 2 mm se o esquema de pintura tiver ISO 7253 por base uma mistura de primrios

Uma infiltrao com um mximo de 16 mm2 aceite para uma inciso com o comprimento de 10 cm mas com nenhuma infiltrao com o comprimento 4 mm. A. B. C. D. 3 amostras satisfatrias 2 amostras satisfatrias 1 amostra satisfatria 0 amostra satisfatria = = = = 0 amostra no satisfatria 1 amostra no satisfatria 2 amostras no satisfatrias 3 amostras no satisfatrias

Avaliao: A B Aprovao satisfatria satisfatria Licena Satisfatria Satisfatria se houver as mesmas informaes do fornecedor da tinta Refazer o ensaio do nevoeiro salino se no caso do segundo ensaio o resultado for A ou B, o ensaio considerado como aceitvel No satisfatria, todo o ensaio deve ser repetido de novo Ou a classe deve ser verificada junto do fornecedor da tinta

no satisfatria

no satisfatria

n.a. - no aplicvel

2-b-5 Atmosfera com gua de condensao constante


NP EN ISO 6270-1 (DIN 50017) Perodo de ensaio 1 2 3 4 5 Mdio n.a. 48 h 120 h 240 h 480 h Alto n.a. 120 h 240 h 480 h 720 h

Categorias

Tempo de exposio

n.a. - no aplicvel RESULTADO: Inexistncia de empolamentos visveis a olho nu.

- 35 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Atmosfera com gua de condensao contnua NP EN ISO 4628-2 Empolamento 0 (S0) Avaliao imediatamente aps o ensaio NP EN ISO 4628-4 Fissurao 0 (S0) NP EN ISO 4628-5 Descamao 0 (S0) A. B. C. D. 3 amostras satisfatrias 2 amostras satisfatrias 1 amostra satisfatria 0 amostra satisfatria Aprovao satisfatria satisfatria = = = = 0 amostra no satisfatria 1 amostra no satisfatria 2 amostras no satisfatrias 3 amostras no satisfatrias Licena Satisfatria Satisfatria se houver as mesmas informaes do fornecedor da tinta Refazer o ensaio do nevoeiro salino se no caso do segundo ensaio o resultado for A ou B, o ensaio considerado como aceitvel No satisfatria, todo o ensaio deve ser repetido de novo Ou a classe deve ser verificada junto do fornecedor da tinta

A B

no satisfatria

no satisfatria

2-b-6 Ensaio de resistncia qumica


O objectivo deste ensaio verificar a resistncia do esquema de pintura aos produtos qumicos. Veja-se tambm a NP EN ISO 12944-6 Para as categorias de Corrosividade Atmosfrica C2, C3, C4 e C5 os ensaios so efectuados de acordo com as normas NP EN ISO 6270-2 e ISO 7253. Em relao categoria C5 I necessrio fazer um ensaio adicional de acordo com a norma ISO 2812-1. Os produtos qumicos de qualidade analtica a utilizar nos ensaios, so os seguintes: a) Soluo aquosa de NaOH a 10 % b) Soluo aquosa de H2SO4 a 10 % c) Mineral spirit contendo 18% de aromticos Este ensaio no utilizado para a avaliao da proteco contra a corroso mas antes para determinar a capacidade do revestimento em resistir a ambientes industriais altamente poludos. Assim, o tempo de exposio o mesmo para as durabilidades Mdia e Alta. As amostras so colocadas num reservatrio contendo os produtos qumicos mencionados, durante 168 horas. No h diferena entre o substrato de ao e o galvanizado por imerso a quente por imerso excepto no facto de este ltimo no sofrer inciso (veja-se o anexo A da NP EN ISO 12944-6). RESULTADO: NP EN ISO 4628-2 NP EN ISO 4628-3 NP EN ISO 4628-4 NP EN ISO 4628-5 Resistncia aos produtos qumicos Empolamento 0 (S0) Avaliao imediata aps o ensaio Enferrujamento Ri 0 Fissurao 0 (S0) Descamao 0 (S0)

- 36 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

permitida uma infiltrao de um mximo 16 mm2 para uma inciso de 10 cm de comprimento mas nenhuma infiltrao deve ultrapassar 4 mm. A. 3 amostras satisfatrias = 0 amostra no satisfatria B. 2 amostras satisfatrias = 1 amostra no satisfatria C. 1 amostra satisfatria = 2 amostras no satisfatrias D. 0 amostra satisfatria = 3 amostras no satisfatrias Avaliao A B Aprovao satisfatria satisfatria Licena Satisfatria Satisfatria se houver as mesmas informaes do fornecedor da tinta Refazer o ensaio do nevoeiro salino se no caso do segundo ensaio o resultado for A ou B, o ensaio considerado como aceitvel No satisfatria, todo o ensaio deve ser repetido de novo Ou a classe deve ser verificada junto do fornecedor da tinta

no satisfatria

no satisfatria

2-b-7 Determinao da resistncia da cor (Kesternich)


Determinao da resistncia a atmosferas hmidas contendo dixido de enxofre, de acordo com a NP EN ISO 3231. A superfcie exposta num reservatrio fechado contendo 0,2 litros de SO2 durante os perodos seguintes: 240 h (10 Ciclos) para durabilidade Mdia Categoria 4 480 h (20 Ciclos) para durabilidade Mdia Categoria 5 720 h (30 Ciclos) para durabilidade Alta Categoria 5 RESULTADO: NP EN O 4628-2 NP EN ISO 4628-3 NP EN ISO 4628-4 NP EN ISO 4628-5 Ensaio de resistncia da cor (Kesternich) Empolamento 0 (S0) Avaliao imediata aps o ensaio Enferrujamento Ri 0 Fissurao 0 (S0) Descamao 0 (S0) Alteraes da superfcie A. B. C. D. 3 amostras satisfatrias 2 amostras satisfatrias 1 amostra satisfatria 0 amostra satisfatria = = = = Superfcie com ausncia de defeitos ou descoloraes 0 amostra no satisfatria 1 amostra no satisfatria 2 amostras no satisfatrias 3 amostras no satisfatrias

- 37 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Avaliao A B Aprovao satisfatria satisfatria Licena Satisfatria Satisfatria se houver as mesmas informaes do fornecedor da tinta Refazer o ensaio do nevoeiro salino se no caso do segundo ensaio o resultado for A ou B, o ensaio considerado como aceitvel No satisfatria, todo o ensaio deve ser repetido de novo

no satisfatria

no satisfatria

2-b-8 Resistncia ao envelhecimento acelerado


Este ensaio s exigido para os revestimentos de aplicao no exterior. Para obteno de uma homologao do esquema de pintura s podem ser utilizados painis em alumnio. O ensaio para determinar a resistncia ao envelhecimento acelerado efectuado segundo a NP EN ISO 11341. Este ensaio destina-se a avaliar a perda de brilho e as alteraes da cor. Intensidade da luz Temperatura do painel negro gua desionizada 20 W/m2 (290 800 nm) 5 C max. 10 S/cm

Filtro especial-UV r (290 nm) Ciclos de 18 min. em meio hmido e 102 min., em meio seco Depois de 1000 h de exposio, os painis so totalmente lavados em gua desmineralizada Devem ser verificados os seguintes aspectos: NP EN ISO 2813 - Perda de brilho ngulo de incidncia 60 E de acordo com a frmula CIELAB conforme - Diferena de cor ISO 7724-3, incluindo o brilho RESULTADO: Perda de brilho Desvio total da tonalidade No pode ser superior a 50 % do valor inicial De acordo com os valores E da tabela anexa

2-b-9 Resistncia ao envelhecimento natural


Este ensaio destina-se apenas a revestimentos para aplicaes no exterior Ensaio na Florida de acordo com a NP EN ISO 2810 O ensaio deve iniciar-se em Abril. As amostras devem ser expostas com 5 de inclinao em relao horizontal, viradas a Sul, durante 1 ano. Este ensaio necessita de 4 provetes por cada cor (3 para exposio ao tempo e 1 de referncia). As dimenses dos provetes devem ser de cerca de 100 x 305 x 0,8 - 1 mm

- 38 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Aps a exposio, os provetes expostos devem ser limpos de acordo com o seguinte mtodo: Imerso em gua desmineralizada com um agente molhante a 1% durante 24 horas, depois limpeza, esfregando com uma esponja suave embebida numa soluo aquosa de um agente molhante a 1%, aplicando uma ligeira presso, ou utilizando qualquer outro mtodo desde que seja aprovado pela Comisso Tcnica. Este procedimento no deve provocar riscos na superfcie. O brilho deve ser medido de acordo com a norma NP EN ISO 2813, segundo um ngulo de 60 . O valor mdio estabelecido na base das medidas colorimtricas. As condies de medida e de avaliao colorimtrica so as seguintes. - Variao da cor: E CIELAB formula de acordo com ISO 7724/3, incluindo o brilho. - A avaliao colorimtrica deve ser feita com o iluminante normalizado D65 e para o observador de referncia a 10 graus. Para determinar o brilho e a cor devem efectuar-se trs medies nos provetes expostos s intempries e limpos e nos provetes de referncia no expostos s intempries. Estas medies devem ser efectuadas, pelo menos, em trs pontos diferentes afastados de 50 mm. RESULTADOS: Brilho A mdia do brilho residual deve ser de, pelo menos, 50% do brilho inicial. Alterao da cor Os valores de E no devem exceder os valores mximos indicados no quadro anexo (veja-se Anexo 9).

2-b-10 Diferenas de cor


As diferenas de cor entre as peas revestidas de diferentes cargas no podem estar abaixo de determinados nveis. O objectivo determinar as variaes de cor aceitveis. As variaes s devem ser determinadas luz difusa do dia. As variaes de cor podem ser medidas utilizando a escala de cinzentos normalizada. Nesta escala as variaes da cor so dadas pelas tonalidades de cinzento. O nvel aceitvel 3/4 da escala NP EN 20105-AO2.

2-b-11 Diferenas no brilho


O nvel de brilho no fabrico de produtos QUALISTEELCOAT deve situar-se dentro dos limites de tolerncia indicados pelo fabricante do revestimento. Se no tiver sido indicada nenhuma tolerncia pelo fabricante, o nvel de brilho do revestimento deve estar de acordo com o quadro a seguir. Este mtodo igualmente utilizado para determinar a cura adequada de um revestimento por tintas em p. Exigncias de brilho Nvel de brilho especfico >50 50 Variao aceitvel em relao ao nvel de brilho especfico 10 7

- 39 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

2-b-12 Determinao do ataque (grau de acetinagem)


O ataque qumico ou a decapagem por projeco de abrasivo inicial do zinco devem ser determinados para todos os pr-tratamentos usados com os esquemas de pintura por tinta lquida ou em p. Deve ser realizada uma desoxidao (acetinagem) inicial ao zinco por via qumica ou por projeco de granalha, qualquer que seja o pr-tratamento utilizado com o esquema de pintura com tinta lquida ou em p. O grau de ataque determinado pela medio da diferena na espessura da camada de zinco antes e depois da acetinagem. RESULTADO: A acetinagem quer seja efectuada em meio cido ou meio alcalino mais meio cido deve resultar numa acetinagem do zinco entre 5 e 10 % da espessura inicial da camada de zinco do ao galvanizado por imerso a quente. No existe especificao para os produtos laminados ou vazados. Para estes produtos o grau de acetinagem deve ser indicado pelo fornecedor dos produtos qumicos.

2-b-13 Determinao da massa da camada de converso


No caso de o aplicador do revestimento pretender, o pr-tratamento com cromato ou fosfato-cromato pode ser efectuado de acordo com a norma DIN 12487.Todavia, esta norma foi elaborada para o pr-tratamento do alumnio. A camada de converso deve estar de acordo com os requisitos estabelecidos pelo fornecedor dos produtos qumicos, para a camada de converso para o ao ou do ao galvanizado por imerso a quente. A temperatura de secagem da camada de cromatao deve ser de 100 C. O fornecedor dos produtos qumicos deve facultar empresa aplicadora todas as informaes acerca do mtodo de ensaio pretendido, equipamento e produtos qumicos a utilizar. RESULTADO: A camada de converso no substrato, deve estar em quantidade suficiente, deve ter uma cor uniforme e no deve apresentar pulverulncia.

2-b-14 Determinao da condutividade da gua de lavagem


A condutividade da gua de lavagem final antes da converso qumica (pr-tratamento com cromato) deve satisfazer as exigncias do fornecedor dos produtos de converso e poder ser controlada pelo inspector. Deve utilizar-se gua desmineralizada na lavagem final aps o tratamento com cromato, antes da secagem. RESULTADO: A condutividade da gua de lavagem deve, salvo qualquer outra indicao do fornecedor dos produtos qumicos, ser inferior ao mximo de 30 S/cm a 20 C. A condutividade s deve ser medida em peas abertas e no em peas fechadas.

- 40 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 3-a INFORMAO ACERCA DOS SUBSTRATOS


Para garantir que o pr-tratamento seja efectuado de acordo com os requisitos necessria uma informao detalhada acerca do material a ser tratado.

Tipos de substratos 3-a-1 Peas vazadas


Dependendo do tipo e da qualidade da fundio, a cura do revestimento com tinta em p ou secagem parcial forada do verniz lquido pode originar a formao de bolhas de gs provocando o aparecimento de empolamento ou crateras na superfcie revestida. A separao dos componentes pode igualmente enfraquecer a aderncia. Portanto, as empresas que aplicam os revestimentos devem ser informadas acerca das separaes dos componentes de modo a permitir-lhes verificar a capacidade dos substratos em receber a pintura na devida altura a fim de evitar falhas consequentes.

3-a-2

Peas de ao galvanizado por imerso a quente e esquema de pintura por electro-zincagem (NP EN ISO 12944-6)
Antes de enviar o ao galvanizado para aplicao de um esquema de pintura necessrio informar o galvanizador acerca da preparao da superfcie aps a galvanizao. A galvanizao por imerso a quente deve ser executada de acordo com a norma ISO 5254. O ao galvanizado deve ser limpo e todas as sujidades, escorrncias de zinco e p, devem ser removidas. As peas de ao galvanizadas, dependem da qualidade do ao, da espessura do revestimento de zinco e das possveis concavidades que tm tendncia a formar bolhas de gs durante a cura da tinta em p e da secagem forada do verniz . As bolhas e as crateras tornam-se visveis na superfcie. Agentes retardadores podem provocar a aderncia insuficiente da pelcula de revestimento nas superfcies de ao galvanizadas Sendzimir (*) e nas electrozincadas. Esta a razo pela qual apenas as demos de proteco, que so facilmente removveis durante o prtratamento qumico e tratam a camada de zinco com cuidado, so adequadas. A empresa que aplica o revestimento deve ser informada em conformidade. Uma armazenagem longa e a exposio humidade pode da aplicao do revestimento em certos casos uma limpeza leve provou ser eficiente. Se acordado com o cliente (custos acrescidos), as peas devem passar por este tratamento preparatrio..

3- a-3 Corte do ao a laser (oxignio)


Um dos mtodos mais avanados para cortar o ao nas formas e comprimentos pretendidos o corte do ao utilizando raios laser. O resultado deste mtodo de corte a criao de arestas com ngulos com vivos. Pode ainda ocorrer um outro problema para alm deste. que o substrato do ao torna-se extra duro depois do corte. Esta situao implica a necessidade de uma ateno extra durante a preparao da superfcie. Antes de se iniciar qualquer preparao da superfcie os ngulos vivos devem ser arredondados e a superfcie alterada pelo aquecimento deve ser rectificada ou decapada por projeco de abrasivo, para ajustar o substrato a um substrato tratvel.

________________________________________________________ (*) Sendzimir = nome do inventor de um processo de galvanizao em contnuo. So superfcies


galvanizadas em contnuo, o chamado coil, que consiste num tratamento com zinco que se d ao ferro para acessrios. Galvanizao a quente, em contnuo.

- 41 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

3-a-4 Ao especial, Inox (chapa de crmio)


Os pr-tratamentos conhecidos no criam propriedades adesivas adequadas. Por conseguinte s as superfcies francamente rugosas garantem a fora de adeso das camadas de revestimento. Sem um tratamento de enrugamento, as peas tm de ser revestidas com um primrio adequado antes do revestimento final.

3-a-5 Ligas metlicas


Tais tipos de substratos so crticos no pr-tratamento qumico. Dadas as diferenas entre os materiais e o correspondente comportamento pode acontecer que o pr-tratamento qumico promova corroso. Portanto, indispensvel a realizao de ensaios preliminares.

3-a-5 Quadro informativo do tratamento dos substratos


TIPOS DE PEAS Projeco a Revestimento Primrio de p quente de zinco E de zinco (metalizao) 50 a 200 m Para se Ter cuidado Ter cuidado com assegurar as com os vazios os vazios dimenses dos (espiras, anis, (espiras, por banhos batidas) batidas) Exige furos de circulao e evacuao Fraqueza anticorrosiva ao nvel dos bicos de corte Adaptada a espessuras finas Sendzimir 15 a 30 m Soldaduras fortes e fechadas Obriga a um recobrimento ao nvel das soldaduras Fraqueza anti-corrosiva ao nvel dos bicos de corte Galvanizao por imerso a quente 50 a 200 m As chapas e as redes devem ser separadas Exige furos de circulao e evacuao Possvel para as espessuras elevadas

PORTAS, PORTADAS

GUARDA CORPOS

CHAPA PLANA CHAPA RECORTADA CHAPAS PERFURADAS

Adaptado

METAL EXPANDIDO

Risco de deformao devida projeco de granalha esfrica em folhas finas 15/10 Para se assegurarem as dimenses dos banhos

Risco de deformao devida projeco de granalha esfrica em folhas finas 15/10

A qualidade da superfcie pode apresentar defeitos

PERFIS PARA JANELAS

- 42 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009
Projeco a quente de zinco (metalizao) 50 a 200 m

TIPOS DE PEAS

Revestimento E

Primrio de p de zinco

Sendzimir 15 a 30m

Galvanizao por imerso a quente 50 a 200 m

PEAS NO INCLUINDO CHAPAS

Exige furos de circulao e evacuao

Se no forem tomadas Se no forem precaues pelo tomadas responsvel da precaues no Obriga a uma projeco do jacto de zinco h recuperao ao metal h o risco o risco de de aprisionamento aprisionamento da nvel da da granalha granalha durante soldadura e da esfrica durante a a operao de maquinagem operao de decapagem por decapagem por projeco de projeco de granalha granalha

Exige furos de circulao e evacuao Ser capaz de preencher entalhes e entradas

FECHADAS OU ABERTAS Se as chapas no forem soldadas ininterruptamente podem ser CHAPAS revestidas ABERTAS separadamente para evitar a falta de proteco entre a chapa e as marcas No caso de haver isolamento as 2 chapas so UMA FACE / revestidas DUAS FACES separadamente o isolamento subir aps aquecimento Possvel aps PERFIL decapagem por LAMINADO A projeco de QUENTE granalha Para se assegurarem as dimenses dos UPN-IPN-IPEbanhos HEA-HEB Possvel aps decapagem por projeco de granalha UNIDADES MECNICAS SOLDADAS NUM PERFIL Para se assegurarem as dimenses dos banhos Pouco utilizado Se as chapas no Se as chapas no forem soldadas forem soldadas ininterruptamente ininterruptamente Obriga a uma podem ser podem ser revestidas recuperao ao revestidas separadamente nvel da separadamente soldadura e da para evitar a falta para evitar a falta maquinagem de proteco de proteco entre a chapa e os entre a chapa e as pontos de marcas soldadura No caso de haver isolamento as 2 No caso de chapas so duas chapas, a revestidas segunda separadamente tratada e o isolamento subida subir aps separadamente aquecimento Requisitos para a granalha esfrica DS 2,5 a DS 3 Recomendado No considerado Recomendado

Requisitos para a granalha esfrica DS 2,5 a DS 3 No tapa os vazios e as soldaduras no fechadas

Recomendado

No considerado

Recomendado Pode obstruir os interstcios fracos e vazios. Risco de sudao

Pode proteger interstcios fracos e vazios

- 43 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 44 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 3-b REMOO DE CONTAMINAES


3.b Tratamento da superfcie antes do pr-tratamento (Remoo das contaminaes) 3.b.1 Revestimentos antigos (substratos pintados)
Todos os resduos de revestimentos anteriores devem ser completamente removidos antes do pr-tratamento. Esta operao pode ser executada utilizando diferentes mtodos tais como decapagem por projeco de abrasivo, por chama ou qumica. Os restos das demos fosfatadas ou de cromatao que ainda permanecerem nos substratos decapados quimicamente devem ser removidos por um pr-tratamento mecnico ou qumico.

3.b.2 Resduos aderentes, silicone e etiquetas


Os resduos aderentes e a silicone tm o efeito negativo no aspecto visual. Causam, especialmente aps o revestimento, crateras claramente visveis e manchas e reduzem o poder de aderncia do revestimento superfcie. Portanto, deve evitar-se a aplicao de agentes derivados da silicone durante o processamento de peas no tratadas. No caso de tais agentes terem sido aplicados a empresa aplicadora deve ser espontaneamente informada. Os resduos aderentes so removidos por solventes adequados, se possvel, antes do pr-tratamento.

3.b.3 Resduos de soldadura


Nas costuras de soldadura no caso de haver pelculas oxidadas devem ser removidas por mtodos adequados, por exemplo decapagem por projeco de abrasivo, pr-tratamento mecnico ou ataque qumico cido.

3.b.4 Resduos solveis em gua


Este tipo de resduos, tais como sais, devem ser removidos utilizando gua, (por exemplo, jacto de vapor) ou sistemas de limpeza com base em gua quente.

3.b.5 Arestas vivas e cortes


Todas as arestas vivas e os cortes a laser devem ser arredondados. Esta aco absolutamente necessria para se poder aplicar uma camada com espessura suficiente nestas partes do substrato. Esta operao pode ser efectuada com uma leve escovagem ou lixagem das arestas dos objectos.

- 45 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

3.b.6 Informao acerca dos procedimentos para remoo de materiais estranhos. Procedimentos para a remoo de camadas e materiais estranhos
Matria a remover Procedimento gua corrente com detergente. Pode utilizar-se a presso (< 70 MPa). Lavagem com gua corrente. gua corrente. Se juntar um detergente, lave em seguida com gua corrente Lavar com gua corrente. Alumnio, zinco e alguns outros tipos de revestimento metlico podem ser susceptveis corroso se forem utilizadas solues fortemente alcalinas. Lavar com gua corrente. Muitos solventes orgnicos so perigosos para a sade. Se a limpeza for feita com trapos, devem ser substitudos frequentemente seno os leos e as gorduras contaminantes no sero removidas e ficaro como uma camada de gordura aps a evaporao do solvente. Lavagem com gua corrente. Pode utilizar-se a presso de (< 70MPa). Lavar com gua corrente. Alumnio, zinco e alguns outros tipos de revestimento metlico podem ser susceptveis corroso se forem utilizadas solues fortemente alcalinas. Lavar com gua corrente. - Lavar profusamente com gua corrente para remover: - Pastas com base em solventes para revestimentos sensveis a solventes orgnicos, - Resduos devem ser removidos por lavagem com solventes. - Pastas alcalinas para revestimentos especficos. - A decapagem restrita a pequenas reas usando granalha esfrica ou angular. - Os resduos de sujidade ou pequenos depsitos devem ser removidos por sopragem com ar comprimido ou limpos por vcuo. - Lavar com gua corrente para remover revestimentos pouco aderentes. - A alta presso utilizada para limpar revestimentos firmemente aderentes tais como revestimentos rugosos, ou para a remoo de demos do revestimento exterior. - Remoo localizada de revestimentos.

Lavagem com gua

Lavagem com vapor Limpeza por emulso leo e gordura Limpeza com produto alcalino

Limpeza com solventes orgnicos

Lavagem com gua Contaminantes solveis em gua, por exemplo, sais Lavagem com vapor Limpeza com um produto alcalino

Revestimentos por pintura, antigos

Decapagem qumica. Decapagem mecnica a seco. Decapagem mecnica hmida. Decapagem por projeco de granalha com jacto de gua Escovagem Decapagem por projeco de granalha rpida

- 46 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 3-c PR-TRATAMENTO DA SUPERFCIE 3-c-1 Pr-tratamento da superfcie


A calamina tem um efeito negativo na durabilidade do esquema de pintura. Todavia, pode ser eliminada por pr-tratamento mecnico adequado (decapagem por projeco de granalha, desbaste ou escovagem) ou limpeza qumica. Estes tratamentos so igualmente adequados para as rebarbas causadas pelos cortes a laser ou outras ferramentas de perfurao. As arestas vivas conduzem a espessuras dos revestimentos consideravelmente pequenas, diminuindo, assim, seriamente a resistncia corroso nesta rea.. Os produtos da corroso (xidos) apresentam as mesmas propriedades indesejveis que as j acima mencionadas. absolutamente necessria uma remoo total. Uma leve formao de ferrugem vermelha nos substratos de ao, tal como uma leve formao de ferrugem branca no substrato de ao zincado, pode ser frequentemente removidas por desoxidao (acetinagem cida) com cidos especiais. No caso da formao de uma quantidade considervel de ferrugem necessria uma remoo mecnica (por exemplo, escovagem) ou uma profunda limpeza qumica. recomendvel fazer-se um ensaio prvio. A qualidade da preparao da superfcie e dos mtodos disponveis dependem largamente da forma e da espessura do ao utilizado. Essencialmente, no recomendvel efectuar uma decapagem por projeco de abrasivo numa chapa cuja espessura seja inferior a 1 mm. As qualidades exigidas para utilizao dos mtodos de decapagem por projeco de abrasivo so as indicadas na norma NP EN ISO 12944-4. Tipos de superfcies e preparao da superfcie. Esta norma refere-se igualmente ISO 8501-1 Preparao dos substratos de ao antes da aplicao de um esquema de pintura ou produtos similares.

3-c-2 A norma NP EN ISO 12944-4 trata os diferentes tipos de superfcies das estruturas em ao que contm carbono ou aos fracos ligados e as respectivas preparaes:
- Superfcies no revestidas; - Superfcies tratadas por projeco, a quente, de zinco, alumnio ou as suas ligas, a quente; - Superfcies galvanizadas por imerso, a quente; - Superfcies electrozincadas; - Superfcies sherardizadas ; - Superfcies revestidas com um primrio de espera; - Outras superfcies revestidas. A norma NP EN ISO 12944-a define um certo nmero de graus de preparao da superfcie mas no especifica nenhuns requisitos para as condies do substrato antes da preparao da superfcie. As superfcies altamente polidas e as superfcies endurecidas pelo trabalho no esto abrangidas por esta parte da NP EN ISO 12944. No anexo 3-b indicam-se os mtodos de limpeza e de remoo dos materiais estranhos. Neste anexo indica-se a preparao da superfcie antes da aplicao do revestimento. Os diferentes mtodos so mencionados num quadro que refere a durabilidade do revestimento expectvel de acordo com cada tipo de tratamento.

- 47 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Para os mtodos qumicos, a composio dos produtos qumicos da responsabilidade do fornecedor. A composio dos banhos a composio dos banhos apenas indicada em termos gerais. Um banho qumico s pode ser utilizado para um tipo de substrato. Se um banho qumico com a composio para alumnio tiver sido utilizado para ao ou ao galvanizado, o fornecedor dos produtos deve informar o aplicador dos revestimentos acerca das concentraes mximas de zinco e alumnio permitidas. Os ensaios efectuados nestes banhos devem incluir os ensaios de determinao da concentrao destes componentes numa base regular.

3-c-3 Mtodos de pr-tratamento da superfcie


Procedimentos para a remoo da ferrugem e da calamina Matrias a remover Limpeza qumica Decapagem mecnica a seco Calamina Decapagem mecnica hmida Limpeza chama Procedimento Este procedimento no normalmente efectuado no local. Lavar com gua corrente Granalha esfrica ou angular. Devem ser removidos por sopragem com compressores isentos de leo ou por limpeza por vcuo os resduos de ferrugem e outros depsitos soltos. Lavar com gua corrente. necessria uma limpeza mecnica para remover resduos do processo de combusto, seguida da remoo da ferrugem e outros depsitos soltos. Este procedimento no normalmente efectuado no local. Lavar com gua corrente. Pode utilizar-se a escovagem mecnica nas zonas em que a ferrugem est solta. Para a remoo de resduos de ferrugem fortemente aderentes, resduos de p ou outros resduos soltos pode ser utilizado um mtodo mecnico. Para a remoo de depsitos soltos. O perfil da superfcie do ao no afectado.

Limpeza qumica

Enferrujamento

Limpeza com ferramentas

Galvanizao a quente (zinco)

Decapagem mecnica hmida Decapagem local de Para a remoo localizada da ferrugem. manchas O objectivo limpar a superfcie e provocar uma leve rugosidade na superfcie: - Areia inerte no-metlico; Leve decapagem da - Gros de dimenso superior a 0,5 mm; superfcie para aumentar a adeso - Presso superior a 0,3 MPa; - Distncia de decapagem superior a 60 cm; - ngulo de decapagem entre 50 e 70.

- 48 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Matrias a remover

Procedimento

A decapagem do zinco por lixagem pode ser realizada por xido de alumnio (corindon), silicatos ou areia de olivina. Para a remoo de manchas localizadas de corroso do zinco pode usar-se uma soluo de amnia em combinao Decapagem por com uma lixa (tecido sinttico com abrasivo lixagem incrustados). Ao removerem-se todos os produtos de corroso Produtos de do zinco (ferrugem branca), a quantidade de zinco removida com este Mtodo no deve ultrapassar corroso do zinco 10% da espessura do zinco. Podem utilizar-se detergentes qumicos para grandes superfcies. Todos os produtos de corroso do zinco tm que ser removidos. O Limpeza qumica processo tem de ser executado cuidadosamente para no dissolver o zinco. Com este procedimento no pode ser perdida mais de 10 % da espessura do zinco. Na lavagem e na secagem devem ser tratadas com um cuidado especial as peas com ranhuras ou com rebites.

3-c-4 Pr-tratamento (Categoria 1)


Abrasivo Qumico Qumico decapagem mecnica Sa 2, ou desengorduramento, ou fosfatao ou processos alternativos.

3-c-5 Pr-tratamento (Categoria 2)


Abrasivo Qumico decapagem mecnica Sa 2, ou fosfatao ou processos alternativos.

3-c-6 Pr-tratamento (Categorias 3 + 4 + 5):


Abrasivo Abrasivo/ Qumico Qumico decapagem mecnica Sa 2,5 ou decapagem mecnica Sa 2,5 + passivao, ou desoxidao e passivao, fosfatao ou processos alternativos

O objectivo deste procedimento de pr-tratamento remover todos os produtos de corroso do substrato e produzir um substrato apto a receber o esquema de pintura.

3-c-7 Lavagem
A qualidade da gua de lavagem deve estar de acordo com as recomendaes do fornecedor dos produtos de pr-tratamento. As instrues do procedimento de trabalho do fornecedor dos produtos qumicos devem estar disponveis a pedido.

3-c-8 Secagem de peas pr-tratadas


Se necessrio pode ser efectuada uma secagem com ar forado. A secagem deve ser executada de acordo com as instrues do fornecedor dos produtos de pr-tratamento.

- 49 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

3-c-9 Revestimento de converso das peas pr-tratadas


Se o aplicador desejar, efectuar um pr-tratamento de converso isento de crmio, de cromatao ou cromato-fosfato o mesmo deve realizar-se em conformidade com a DIN 50939. Todavia, esta norma foi elaborada para o tratamento do alumnio. O mtodo da determinao da massa da camada de converso dever estar de acordo com os requisitos indicados pelo fornecedor dos produtos qumicos para a camada de converso para o ao ou ao galvanizado por imerso a quente. O fornecedor dos produtos qumicos deve disponibilizar empresa aplicadora as informaes acerca do mtodo de ensaio pretendido, equipamento e produtos qumicos. A condutividade da lavagem final antes da cromatao deve estar de acordo com as instrues do fornecedor dos produtos e ser verificada pelo inspector. Na lavagem final deve ser utilizada gua desmineralizada depois da cromatao e antes da secagem. A condutividade da gua de lavagem no deve exceder o mximo de 30 S a 20 C, se no houver outra indicao do fornecedor d os produtos qumicos. A condutividade s deve ser medida em peas abertas e no em peas fechadas. A massa da camada de converso do cromato deve estar de acordo com a informao fornecida pelo fornecedor dos produtos qumicos. As peas pr-tratadas no devem ser armazenadas mais de 16 horas. Como regra, devem ser revestidas imediatamente a seguir ao pr-tratamento. O risco de insuficincia de aderncia aumenta com o aumento do tempo de armazenagem das peas pr-tratadas. As peas pr-tratadas no devem nunca ser armazenadas em atmosferas poeirentas que lhes so prejudiciais. Devem ser sempre mantidas boas condies atmosfricas na zona de armazenamento. Todos os trabalhadores que manipulem peas pr-tratadas devem usar luvas de pano para evitar contaminaes na superfcie. As peas devem ser secas s temperaturas seguintes: Cromatao (amarela) : mximo 65 C Cromo-fosfatao (verde) : mximo 85 C Tratamento isento de crmio: mximo acordado com o fornecedor A temperatura mxima de secagem para tratamentos contnuos de 100 C, mas o substrato deve ser aquecido at, pelo menos 60 C. A s temperaturas referidas dizem respeito s partes metlicas e no temperatura ambiente. As peas devem ser secas profundamente antes da aplicao do revestimento independentemente do mtodo de produo (contnuo/descontnuo).

3-c-10 Temperatura de converso e banhos de lavagem


A temperatura dos banhos de converso e lavagem final, se a lavagem for feita com gua quente, deve ser medida durante a operao. Deve ser executada por imerso de um termmetro. Se for utilizado um tnel de projeco deve ser medida a temperatura ao nvel das peas tratadas. importante verificar se a temperatura a mesma em todo o banho de pr-tratamento para avaliar se a rotao dos produtos qumicos suficiente.

- 50 -

ANEXO 4-a - ESQUEMAS DE PINTURA COM TINTAS LQUIDAS


4-a-1 Esquemas de pintura por tinta lquida sobre ao
Os esquemas de pintura dados Quadros A1 - A8 so apenas exemplos. So possveis outros esquemas de pintura com as mesmas caractersticas. Se forem utilizados estes exemplos pode assegurar-se que os esquemas de pintura escolhidos esto conformes com a durabilidade indicada desde que a aplicao do esquema de pintura seja feita conforme as especificaes. Veja-se, tambm, 5.5. Foi inserido sombreado de cada segunda linha na parte do texto do quadro para aumentar a legibilidade. Quadro A.1 - Quadro resumo dos esquemas de pintura para as categorias de corrosividade C2, C3, C4, C5-I e C5-M
Substrato: liga de ao carbono fraca Preparao da superfcie: Para Sa 2,5 grau de ferrugem A, B ou C (ISO 8501-1)
Esquema Demo(s) (Camada(s)) Primrio N Ligante AK, AY EP, PUR, ESI AK AK AK EP AK, AY, CR, PVC EP, PUR, ESI AK, AY, CR, PVC EP, PUR EP, PUR, ESI AK, AY, CR, PVC, 3) EP, PUR, ESI EP EP, PUR, ESI EP EP EP, PUR, ESI EP EP, PUR, ESI EP, PUR, ESI EP EP EP, PUR, ESI EP, PUR EP, PUR EP, PUR EPC EP, PUR Tipo de primrio (1) Misc ZN (R) (6) Misc Misc Misc Misc Misc ZN (R) (6) Misc Misc ZN (R) (6) Misc ZN (R) (6) Mic. ZN (R) (6) Misc Misc ZN (R) (6) Misc ZN (R) (6) ZN (R) (6) Misc Misc ZN (R) (6) Misc Misc Misc Misc. ZN (R) (6) N de demos 1-2 1 1-2 1-2 1-2 1 1-2 1 1-2 1 1 1-2 1 1 1 1-2 1-2 1 1-2 1 1 1-2 1 1 1 1 1 1 1 NDFT m 2) 100 60 80 80 80 160 80 60 80 80 60 80 60 160 60 80 80 60 80 60 60 80 150 60 80 250 400 100 60 Demos seguintes Ligante AK AK AK AY AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC AY, CR, PVC EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EPC EPC Esquema de pintura N de demos 1-2 1 2-3 2-4 3-5 2 2-4 2-4 3-5 3-4 3-4 3-5 3-5 2-3 4-5 2-3 2-4 2-3 3-5 3-4 3-4 3-5 2 3-4 3-4 2 1 3 3-4 NDFT m 2) 100 60 120 160 200 200 160 160 200 200 200 240 240 280 320 120 180 160 200 200 240 280 300 320 280 500 400 300 400 A2.15 A2.16 A3.16 A3.17 A3.21 A3.18 A4.19 A4.28 A4.12 A4.20 A4.29 A4.21 A4.30 A4.14 A4.23 B C2 M A Durabilidade esperada (veja-se 5.5 e NP EN ISO 12944 -1) C3 C4 C5-I B M A B M A B M A B Esquemas correspondentes no quadro C5 -M M A A.2 A2.08 A2.18 A2.06 A.3 A.4 A.5-I A.5-M

A1.01 A1.02 A1.03 A1.04 A1.05 A1.06 A1.07 A1.08 A1.09 A1.10 A1.11 A1.12 A1.13 A1.14 A1.15 A1.16 A1.17 A1.18 A1.19 A1.20 A1.21 A1.22 A1.23 A1.24 A1.25 A1.26 A1.27 A1.28 A1.29

A3.20 A3.02 A3.04 A3.06

A4.01 A410

- 51 -

A2.06 A2.14

A3.12 A3.23 A3.07 A3.13 A3.18 A4.16 A4.25 A4.04 A4.08 A4.12 A4.17 A4.05 A4.09 A4.18 A5I.02 A5I.11

A5I.06 A5I.03 A5I.04 A5I.08 A5I.04

A5M.07 A5M.12 A5M.04 A5M.01 A5M.09 A5M.14 A5M.04 A5M.06 A5M.05 A5M.16 A5M.11

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009
1) Zn (R) = primrio rico em zinco, veja-se 5.2. Misc = Primrios com mistura de pigmentos anticorrosivos de vrios tipos. 2) NFDT = Espessura nominal da pelcula seca, veja-se 5.4 para mais detalhes. 3) Recomenda-se a verificao da compatibilidade junto do fabricante da tinta 6) Tambm possvel trabalhar com um ENPS de 40 m desde que o primrio EP ou o PUR seja rico em zinco e adequado para um tal ENPS. Neste caso o ENPSde todo o do esquema de pintura pode ser ajustado pelas demos subsequentes.

Ligantes para demo (s) de primrio(s)

Esquema de pintura por tinta lquida N de componentes 1 2 Ligantes para o acabamento Base aquosa possvel X AK = Al. Quidicao CR = Borracha clorada X AY = Acrlico PVC = Cloreto de polivinilo X X X X X X EP = Epoxdico PUR = Poliuretano aromtico aliftico EPC = Combinao epoxdico

Esquema de pintura por tinta lquida N de componentes 1 X X X X X X X X X X 2

Base aquosa possvel X

AK = Alqudica CR = Borracha clorada AY = Acrlico PVC = Cloreto de polivinilo EP = Epoxdica ESI = Silicato de etilo PUR = Poliuretano aromtico aliftico

X X X X

4-a-2 Esquemas de pintura com tinta lquida sobre ao galvanizado


Quadro A.7 - Esquemas de pintura com tinta lquida para ao galvanizado por imerso a quente por categorias de corrosividade C2 a C5-I e C5-M
Substrato: ao galvanizado por imerso a quente A NP EN ISO 12944-4 d alguns exemplos da preparao da superfcie. O tipo de preparao da superfcie depende do tipo de esquema de pintura e deve ser especificado pelo fornecedor do sistema
Demo(s) primrio Tipo de Ligante PVC PVC PVC AY AY AY EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR N de demos 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 ENPS 2) m 40 80 80 40 80 80 60 80 80 80 Demos seguintes Tipo de Ligante PVC PVC PVC PVC AY AY AY AY EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR EP, PUR Esquema de pintura C2 N de demos 1 2 2 3 1 2 2 3 1 2 2 3 3 ENPS m 2) 80 120 160 240 80 120 160 240 80 120 160 240 320 B M A B C3 M Durabilidade esperada (5) (veja-se 5.5 e ISO 12944 -1) C4 C5-I A B M A B M A B

- 52 -

Sistema N

C5-M M A

A7.01 A7.02 A7.03 A7.04 A7.05 A7.06 A7.07 A7.08 A7.09 A7.10 A7.11 A7.12 A7.13

- 52 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

Ligantes para demo(s) de primrio(s)

Esquemas de pintura por tinta lquida Ligantes para acabamento N de componentes Base aquosa possvel X X AY = Acrlico PVC = Cloreto de polivinilo EP = Epoxdico PUR = Poliuretano aromtico aliftico

Esquemas de pintura por tinta lquida N de componentes 1 1 2 1-2

Base aquosa possvel X X

AY = Acrlico PVC = Cloreto de polivinilo EP = Epoxdico PUR = Poliuretano aromtico aliftico

1 1 2 1-2

2) ENPS = Espessura nominal de pelcula seca, veja-se 5.4 para mais detalhes. 5) A durabilidade neste caso est relacionada com a aderncia do esquema de pintura para o substrato de ao galvanizado por imerso a quente.

4-a-3 Esquemas de pintura com tinta lquida para superfcies de ao metalizado por pulverizao
Quadro A.8 - Esquemas de pintura para superfcies de metal pulverizado a quente para categorias de corrosividade C2 a C5-I e C5-M
Substrato: Superfcies de ao metalizado por projeco a quente (zinco, zinco/alumnio, ligas de alumnio e alumnio. Preparao da superfcie: Veja-se NP EN ISO 12944-4 , pargrafo 13. Recomenda-se que a selagem ou a aplicao da primeira demo do esquema de pintura seja efectuada em 4 horas Se forem utilizados selantes devem ser compatveis com o esquema de pintura subsequente.
Sistema N
A8.01 A8.02 A8.03 A8.04

- 53 -

Demo(s) primrio Tipo de ligante EP, PUR 3) EP, PUR 3) EP, 3) EP, PUR 3) N de demos 1 1 1 1 ENPS 2) m NA 7) NA 7) NA 7) NA 7)

Demos seguintes Tipo de ligante EP, PUR EP, PUR EP, EPC -

Esquema de pintura C4 N de demos 2 3 3 3 ENPS m 2) 160 240 450 320 B M A

Durabilidade esperada (5) (veja-se 5.5 e ISO 12944 -1) C5-I C5-M B M A B M A B

Im 1-3 M A

Ligantes para demos(s) de selantes e de primrio(s) EP = Epoxdico EPC=EP = Combinado PUR = Poliuretano aromtico aliftico

N de componentes 2 2 1-2

Base de gua: possvel (8) X

Acabamentos

N de componentes 2 2 1-2

Base de gua: possvel X

EP = Epoxdico EPC=EP = Combinado PUR = Poliuretano aromtico aliftico

2) ENPS = Espessura nominal da pelcula seca, veja-se 5.4 para mais detalhes. 3) Recomenda-se que seja ensaiada a compatibilidade junto do fabricante da tinta. 5) A durabilidade neste caso est relacionada com a aderncia do esquema de pintura ao substrato de ao metalizado. 7) A espessura da pelcula seca da demo de selante no contribuir significativamente para a espessura total seca do esquema de pintura. 8) Os produtos base de gua geralmente no so adequados para imerso

- 53 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

- 54 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

ANEXO 4-b ESQUEMAS DE PINTURA COM TINTAS EM P


4-b-1 Esquemas de pintura com tintas em p - Interior
Sistema N
Preparao da superfcie

Substrato

Primrio Ligante Tipo m

Demos intermdias Ligante Tipo m

Acabamento Ligante Tipo m

Esquema de pintura Demos m

Durabilidade Cat 1 M A Cat 2 M A Cat 3 M A Cat 4 M A Cat 5 I M A Cat 5 M M A

I-P 01 Ao 1 P/E C 60 1 60 X X I-P.02 ZE 50/50 1 P/E C 60 1 60* X X X X I-P.03 ZE 50/50 1 P C 60 1 60* X X X X I-P.04 ZE 100 1 P C 80 1 80* X X X X X I-P.05 Z100 1 p C 60 1 60* X X X X I-P.06 Z100 2 P C 60 1 60* X X X X X I-P.07 Z225 3 P C 80 1 80* X X X X X I-P-08 Z275 3 P C 80 1 80* X X X X X I-P-09 HDG 3 p C 60 1 60* X X X X X I-P-10 HDG 3 P C 60 1 60* X X X X X I-P-11 HDG 3 P C 80 1 80* X X X X X I-P-12 HDG 3 P C 80 1 80* X X X X X I-P-13 Ao 3 E Z 50 P C 60 2 110 X X X X X I-P-14 Ao 3 E Z 50 P C 60 2 110 X X X X X I-P-15 Ao 3 E Z 50 P C 80 2 130 X X X X X I-P-18 Ao Sa 2,5 E Z 50 P C 80 2 130 X X X X X I-P-19 Ao Sa 2,5 S Z 50 P C 60 2 110 X X X X X I-P-20 Ao Sa 2,5 S Z 50 P C 60 2 110 X X X X X I-P-21 Ao Sa 2,5 S Z 50 P C 80 2 130 X X X X X I-P-22 Ao 1 Ef C 15 P C 60 2 75 X X X X X I-P-23 Ao 1 Ef C 15 P C 60 2 75 X X X X X I-P-24 Ao 1 Ef C 15 P C 80 2 95 X X X X X *espessura total do revestimento excluindo a espessura do zinco Sistema N: sistemas para interior = I; sistemas para exterior = EX; esquema de pintura por p seguido pelo nmero do esquema = P. Substrato = Veja-se Informao do substrato no quadro 4-b-3. Qumica = Veja-se a informao para preparao da superfcie no quadro 4-b-4 Primrio: Ligante E = epoxdica; P = polister; S = Metal projectado Ef = Revestimento electrofortico; Tipo: C = cor; Z = zinco Categorias: M = mdia; A = alta

X X X X X X X X X X X X X X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X

X X

- 55 -

X X X X X X X X X

X X X X

X X X X

- 55 -

QUALISTEELCOAT

Fevereiro de 2009

4-b-2 Esquemas de pintura com tintas em p - Exterior


Sistema N
Preparao da superfcie

Substrato

Primrio Ligante Tipo m

Demos intermdias Ligante Tipo m

Acabamento Ligante Tipo m

Esquema de pintura Demos m

Durabilidade Cat 2 M X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X A X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X Cat 3 Cat 4 Cat 5-I Cat 5-M M A

M A M A M A X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

EX-P.01 EX-P-02 EX-P-03 EX-P-04 EX-P-05 EX-P-06 EX-P-07 EX-P-08 EX-P-09 EX-P-10 EX-P-11 EX-P-12 EX-P-13 EX-P-14 EX-P-15 EX-P-15 EX-P-15 EX-P-16 EX-P-17 EX-P-18 EX-P-19 EX-P-20

Z225 Z275 HDG HDG HDG HDG HDG HDG Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao Ao

3 3 3 3 3 4 3 4 3 3 3 Sa 2,5 Sa 2,5 Sa 2,5 Sa 2,5 Sa 2,5 Sa 2,5 Sa 2,5 Sa 2,5 1 1 1

E E E E E E E E E E S S S S S Ef Ef Ef

C C C C Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z Z C C C

60 60 60 60 50 50 50 50 50 50 35 50 35 100 150 15 15 15

E/P E/P

C C

60 60

E/P

60

E/P

60

E E

C C

60 60

E/P

60

P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P P

C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C C

60 80 60 80 60 60 60 60 60 80 80 60 80 80 80 80 60 80 80 60 80 60

1 1 1 1 2 2 3 3 2 2 3 2 2 3 1 1 2 1 2 2 2 2

60* 80* 60* 80* 120* 120* 120* 180* 110 130 180 110 130 180 130 130 155 180 240 75 95 135

X X X X

X X X X

- 56 -

X X X

X X X

X X X

*espessura total da demo excluindo a espessura do zinco Sistema N: esquemas para interior = I; esquemas para exterior = EX; revestimento com tintas em p seguido pelo nmero do sistema = P. Substrato = Veja-se Informao do substrato no quadro 2 Qumica = Veja-se a informao para preparao da superfcie no quadro 4-b-3 e 4-b-4 Primrio: Ligante E = epoxdico; P = polister; S = Metal projectado; Ef = Revestimento electrofortico; Tipo: C = cor; Z = zinco Categorias: M = mdia; A = alta

- 56 -

Quadro 4-b-3 - Explicao dos quadros 4-b-1 e 4-b-2


Substrato ZE 50/50 ZE 100/100 Z100 Z225 Z275 HDG Explicao Zinco electroltico sobre chapa de ao de 5 m Zinco electroltico sobre chapa de ao 10 m Zincado em continuo Sendzimir 100 g/m2 dupla face Zincado em continuo Sendzimir 225 g/m2 dupla face Zincado em continuo Sendzimir 275 g/m2 dupla face Espessura do ao galvanizado por imerso, a quente, < 1,5 mm 250 g/m2/face aprox. 35 m. HDG Espessura do ao galvanizado por imerso, a quente, >1.5 mm e < 3.0 mm 325 g/m2/face aprox. 45 m. HDG Espessura do ao galvanizado por imerso, a quente, >3 mm e < 6.0 mm 395 g/m2/face aprox. 55 m. HDG Espessura do ao galvanizado por imerso, a quente, > 6.0 mm 505 g/m2/face aprox. 70 m. Sendzimir = tratamento com zinco sobre ferro para acessrios

Quadro 4-b-4 - Explicao dos quadros: 4-b-1 4-b-2


Substrato 1 2 3 4 Sa 2,5 Explicao Apenas para o desengorduramento do substrato Desoxidao Fosfatao NF P 24351 + passivao ou procedimentos alternativos Decapagem por projeco de granalha de ao revestido de zinco de acordo com a ISO 5254 Decapagem por projeco de granalha de ao de acordo com a ISO 8501-1.

- 57 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 58 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

ANEXO 5-a APLICAO DOS ESQUEMAS DE PINTURA COM TINTA LQUIDA.


A norma NP EN ISO 12944-7 contm muita informao acerca da aplicao dos esquemas de pintura.

5-a-1 Capacidade dos substratos para receberem a pintura


Devem ser realizados ensaios prvios em relao a objectos que sejam constitudos por diferentes metais. O pr-tratamento exige um cuidado extra para precaver evitar a deteriorao precoce do pr-tratamento de produtos qumicos ou decapagem por projeco de abrasivo. Durante o processamento deve ter-se cuidado no sentido de se evitarem fendas ou cavidades perfuradas nas quais os resduos, no removveis, do pr-tratamento possam causar danos, corroso ou aderncia insuficiente. Se existir alguma dvida acerca da capacidade do objecto para receber um esquema de pintura, necessrio discutir este problema com o aplicador do esquema de pintura antes do incio do processo. A superfcie a tratar deve estar livremente acessvel e bem iluminada.

5-a-2 Aplicao do esquema de pintura


Aps o pr-tratamento da superfcie deve aplicar-se o esquema de pintura. O substrato deve estar limpo e seco antes da aplicao. Devem aplicar-se uma ou mais demos mas as demos devem ser curadas ou pr-curadas, dependendo do sistema. O Anexo 5-a - Aplicao e cura das demos do esquema de pintura, contm informaes adicionais. Devem ser seguidas as fichas tcnicas dos produtos dadas pelos fabricantes e, bem como, as respectivas recomendaes. Deve ser dada particular ateno na utilizao do bicos adequados e limpos da pistola de projeco e dos diluentes. Antes da utilizao dos produtos de pintura devem inspeccionar-se: Conformidade da etiqueta da embalagem. No podem utilizar-se embalagens danificadas. No se verificar a formao de pele na superfcie do produto, dentro da embalagem. No existirem partculas secas no fundo da embalagem. Qualquer sedimento presente deve ser facilmente disperso de novo. Qualquer adio de um diluente ou solvente deve ser feita de acordo com as instrues do fabricante. Os produtos de pintura devem ser misturados usando agitadores mecnicos. O nmero de cargas e o nome dos componentes devem ser especificados na ficha de produo. Cada demo do esquema de pintura deve ser aplicada o mais uniformemente possvel sem deixar zonas no revestidas. Antes de ser aplicada a demo seguinte a camada anterior tem de ser seca e curada em conformidade com as especificaes do fornecedor. As condies de aplicao devem ser medidas, registadas e datadas. Se necessrio, as condies devem ser alteradas de modo a satisfazerem os requisitos do esquema de pintura a ser aplicado Os produtos de pintura no devem ser aplicados a temperaturas inferiores a 3 C acima do ponto de orvalho, determinado em conformidade com a NP EN ISO 8502-4. As superfcies

- 59 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


hmidas s devem ser revestidas com produtos de pintura que estejam previstos na respectiva ficha tcnica ou que sejam aprovados pelo fabricante.

5-a-3 Secagem
O esquema de pintura deve ser deixado a secar em locais limpos temperatura adequada para secar e endurecer. Quando tiver de ser aplicada mais de uma demo deve ser deixado o tempo recomendado entre a aplicao de cada demo. Aps a aplicao do esquema de pintura, deve deixar-se endurecer o suficiente para permitir o transporte.

5-a-4 Armazenagem dos produtos de pintura


A armazenagem dos produtos de pintura deve satisfazer os requisitos de segurana em vigor. Apenas as tintas utilizadas durante a aplicao e o solvente a adicionar devem estar na zona de aplicao.

5-a-5 Armazenagem do material revestido


O material revestido deve ser armazenado de modo profissional para evitar danos e acumulao de p nas superfcies revestidas.

- 60 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

ANEXO 5-b APLICAO DOS ESQUEMAS DE PINTURA COM TINTAS EM P


5-b-1 Capacidade dos substratos para receberem a pintura
Antes da aplicao do esquema de pintura o substrato deve ser inspeccionado quanto capacidade para a recepo do esquema de pintura. Deve ter-se cuidado em inspeccionar a existncia de salpicos nas extremidades afiadas e das partes no tratveis do substrato. Se existir alguma dvida acerca da capacidade do substrato para receber um esquema de pintura, necessrio discutir este problema com o aplicador do sistema e o cliente.

5-b-2 Secagem na estufa


Depois dos pr-tratamentos qumicos e antes da aplicao do revestimento, as peas devem muito bem secas em estufa. Neste sentido, deve ser instalada uma estufa em cada instalao fabril.

5-b-3 Aplicao dos esquemas com tintas em p


A zona entre a cabina de pulverizao e a estufa deve apresentar condies absolutamente isentas de sujidade ou qualquer contaminao. Todos os trabalhadores que manuseiem peas pr-tratadas devem usar luvas de pano limpas para evitar qualquer contaminao da superfcie. O revestimento deve ser aplicado num ambiente isento de poeiras. necessrio salvaguardar um espao suficiente entre as peas de modo a garantir uma aplicao suficiente do esquema de pintura por p. A tinta em p deve estar isenta de grumos, seca e isenta de sujidade. As peas devem ser instaladas e ligadas terra para garantir uma aplicao uniforme da tinta em p.

5-b-4 Cura dos esquemas de pintura cm tintas em p


Todos os esquemas de pintura com tintas em p devem ser curados imediatamente aps a aplicao. O forno deve levar as peas metlicas temperatura exigida e mant-las a essa temperatura durante todo o tempo de cura. A temperatura das peas metlicas e o tempo de cura devem estar em conformidade com os valores recomendados nas especificaes tcnicas do fornecedor. recomendvel manter a diferena de temperatura as zonas mais frias e as mais quentes das peas tratadas, abaixo de 20 C. Deve ser possvel medir a temperatura ao longo de todo o comprimento do forno. O forno deve estar equipado com um alarme que dispare logo que a temperatura se altere para alm da gama de temperatura prescrita.

5-b-5 Armazenagem das tintas em p


As tintas em p devem ser armazenadas num compartimento seco separado da produo. Devem ser armazenadas em ambiente seco e isento de contaminaes.

5-b-6 Armazenamento do material revestido


As peas revestidas devem ser armazenadas num compartimento limpo e seco. As peas devem ser embaladas de acordo com os requisitos do cliente, logo que possvel. A produo recusada pelo controlo de qualidade deve ser claramente etiquetada e mantida separada das peas aceites.

- 61 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 62 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

ANEXO 6-a AUTOCONTROLO DA PREPARAO QUMICA DA SUPERFCIE


Os resultados do autocontrolo devem ser registados e arquivados em suporte facilmente acessvel ao inspector.

6-a-1 Equipamento de laboratrio


6-a-1.1 O laboratrio deve ter, pelo menos, os seguintes aparelhos: Aparelhos Medidor da espessura individual ou jogo de calibradores de espessura Medidor de condutibilidade Medidor de pH e termmetro Produtos qumicos para a anlise dos banhos Solues de ensaio para medio dos teores em Zn e Al *1 Tipo de licena Interior + Exterior Exterior Interior + Exterior Exterior Exterior (somente para os banhos mistos Zn + Al) Quantidade 2009 2 1 1 1 OK OK OK OK 2010 2011 OK OK Ok OK OK OK OK OK

OK

OK

OK

Solues de ensaio e aparelhos para 1 Exterior determinao da camada converso *2 Patamares de temperatura Exterior 1 da estufa *1 Se for utilizada uma combinao de banhos de Zn e Al *2 Se aconselhado pelo fornecedor dos produtos qumicos.

OK

OK

OK

OK

OK

OK

Para cada aparelho de medida devem estar disponveis a ficha tcnica e as instrues para a utilizao do aparelho, contendo o nmero de identificao e a prova de calibrao.

- 63 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 6-a-2 Autocontrolo do aplicador A empresa responsvel pelo pr-tratamento qumico deve controlar o seu processo de produo os mtodos e os produtos.
Referncia Mtodo de ensaio 6-a-2.1 Inspeco da capacidade dos substratos para receberem a pintura 6-a-2.2 Concentrao dos banhos de pr-tratamento 6-a-2.2 Determinao do pH dos banhos 6-a-2.3 6-a-2.4 6-a-2.5 *1 *2 Condutividade da gua de lavagem Temperatura dos banhos Teor em Zn e Al Medio da temperatura de secagem da pea Determinao da quantidade de zinco removido na acetinagem (desoxidao) Interior Todas as peas No aplicvel Se necessrio, 1 vez por dia No aplicvel 1 vez por dia No aplicvel No aplicvel No aplicvel Exterior Todas as peas 1 vez por dia Se necessrio, 1 vez por dia 1 vez por turno 1 vez por dia Se necessrio, 1 vez por turno 1 vez por semana 1 vez por turno 2009 OK OK OK 1x dia OK OK 2010 2011 OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK

6-a-2.6 6-a-2.7

OK 1 vez por dia

OK

OK

OK

OK

6-a-2.8 *1 Determinao da camada de converso No aplicvel

Determinao qumica visual. OK 4 x por ano pelo fornecedor Visual OK

OK

OK

6-a-2.9

Inspeco do resultado da preparao da superfcie

No aplicvel

OK

OK

O ensaio deve ser efectuado de preferncia nas peas da produo. 1) Em conformidade com o fornecedor dos produtos qumicos. 2) Apenas para empresas com banho combinado para zinco e alumnio.

6-a-2.1 Capacidade da pea para receber a pintura (5-a.1) Antes da aplicao do esquema de pintura o substrato deve ser inspeccionado quanto capacidade para receber a pintura. Primeiramente, inspeccionar no substrato a existncia de poeiras ou quaisquer outros produtos que possam interferir numa preparao adequada da superfcie. Se a superfcie da pea estiver contaminada ou em condies que no permitam a preparao da superfcie, necessrio realizar aces complementares de modo a tornar o substrato apto para o pr-tratamento. Isto significa igualmente a necessidade de controlo das extremidades afiadas do ao endurecido nas extremidades. Em segundo lugar importa determinar se a preparao da superfcie pretendida possvel com o pr-tratamento exigido. O terceiro aspecto consiste em determinar se o esquema de pintura exigido pode ser aplicado a esse substrato

- 64 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


O quarto ponto visa avaliar se o sistema de pintura exigido se enquadra na Classe de ambiente do local em apreo. Os resultados deste ensaio devem registados e arquivados num suporte. 6-a-2.2 Concentraes dos banhos de pr-tratamento (2-b-15) As concentraes e o pH definidos pelo fornecedor dos produtos qumicos devem ser analisadas, pelo menos, uma vez por dia (24 horas) por banho. O aplicador deve aumentar a frequncia das anlises por sua prpria iniciativa se assim considerar necessrio em funo das anlises realizadas. Os resultados das anlises devem ser registados em grficos ou qualquer outro tipo de suporte e arquivados. Devem evidenciar os valores nominais e os valores mximos a no serem excedidos de acordo com as indicaes do fornecedor dos produtos qumicos. Devem ser registados os valores actuais e, bem assim o nmero de turnos de trabalho. Deve ser mantido um registo separado para cada banho. Se tiverem sido necessrias quaisquer medidas de correco, as mesmas devem ser anotadas no registo a seguir data das anlises. Se no devem ser apenas mencionadas no registo. 6-a-2.3 Condutividade da gua de lavagem (2-b-14) A condutividade da gua de lavagem final antes do banho de cromatao e da gua de lavagem desmineralizada deve ser medida, pelo menos, uma vez por dia (24 horas) O aplicador deve aumentar a frequncia das anlises por sua prpria iniciativa se assim considerar necessrio em funo das anlises realizadas. Os resultados das anlises devem ser registados em grficos ou qualquer outro tipo de suporte e arquivados. Devem evidenciar os valores nominais e os valores mximos a no serem excedidos e o nmero de turnos de trabalho. Se tiverem sido necessrias quaisquer medidas de correco, as mesmas devem ser anotadas no registo a seguir data das anlises. Se no devem ser apenas mencionadas no registo. 6-a-2.4 Temperatura dos banhos de pr-tratamento (2-b-16) A temperatura dos banhos de pr-tratamento e a gua de lavagem final, se se tratar de lavagem com gua quente, deve ser medida, pelo menos, uma vez por dia (24 horas) e por banho. Os resultados das medidas devem ser registados em grficos ou qualquer outro tipo de suporte e arquivados. Devem evidenciar os valores nominais e os valores mximos a no serem excedidos e o nmero de turnos de trabalho.

6-a-2.5 Teores de Zn e Al (2-b-17) No caso do tratamento qumico da superfcie ser executado num banho combinado de zinco e alumnio devem ser efectuados ensaios extra. Os teores de Zn e Al devem ser determinados uma vez por turno. As concentraes mximas permitidas devem ser indicadas pelo fornecedor dos produtos qumicos. O mtodo de determinao deve tambm ser indicado pelo fornecedor dos produtos qumicos.

- 65 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


Os resultados das anlises devem ser registados em grficos ou qualquer outro tipo de suporte e arquivados. Devem evidenciar os valores nominais e os valores mximos a no serem excedidos e o nmero de turnos de trabalho. Se tiverem sido necessrias quaisquer medidas de correco, as mesmas devem ser anotadas no registo em frente data das anlises. Se no, devem ser apenas mencionadas no registo. 6-a-2.6 Medio da temperatura de secagem A medio da temperatura de secagem das peas deve ser efectuada, pelo menos, uma vez por semana. A temperatura do metal no decurso da produo e, simultaneamente, a temperatura indicada no visor deve ser lida e registada. A temperatura deve ser medida usando um equipamento com registo ou quaisquer outros meios tais como lpis termocrmicos ou adesivos trmicos. Os resultados das medidas devem ser registados e arquivados e as curvas de secagem classificadas num qualquer tipo de registo. 6-a-2.7 Ensaio do ataque qumico (2-b-10) Para a desoxidao (acetinagem) de um substrato de ao galvanizado por imerso a quente, deve utilizar-se um mtodo de ataque muito suave. No sentido de se determinar a massa do zinco removida deve medir-se a espessura da camada de zinco antes e depois da desoxidao. A partir destes resultados determina-se a espessura da camada perdida. No deve ter sido perdida mais de 10 % da espessura do zinco aps a desoxidao. Para ao galvanizado o grau de remoo do zinco (perda de massa) durante a desoxidao deve ser determinado pelo menos, uma vez no incio do processo de tratamento de uma encomenda. Os resultados das medidas devem ser registados e arquivados. 6-a-2.8 Determinao da massa da camada de converso (2-b-11) Deve ser ensaiada a qualidade da camada de converso. As peas tratadas devem ser inspeccionadas visualmente quanto uniformidade do aspecto e no existncia de p da camada de converso. realmente prudente ensaiar a qualidade da camada de converso em conjunto com o fornecedor dos produtos qumicos. Os resultados das medidas devem ser registados e arquivados num registo. 6-a-2.9 Inspeco do resultado da preparao da superfcie Aps o processo de preparao da superfcie deve inspeccionar-se o substrato das peas para verificar se a execuo da mesma foi a adequada e de que foram removidos todos produtos de corroso. Deve obter-se um substrato limpo de todos os produtos de corroso e apto a receber a aplicao do esquema de pintura.

6-a-3 Registos do controlo da qualidade


6-a-3.1 Registos do controlo do processo de produo Este registo deve ser mantido pelo responsvel pelo laboratrio. Deve ser um livro encadernado (no folhas furadas presas por uma espiral) com as pginas numeradas ou um registo em computador. Se o resultado no estiver de acordo com os resultados exigidos deve ser registada a aco efectuada para correco. O registo deve conter as seguintes informaes:

- 66 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


Capacidade do substrato para receber a pintura, Temperatura dos banhos, Concentrao dos banhos exigida e medio dos resultados, Condutividade da gua de lavagem, Temperatura dos banhos de pr-tratamento, Teores de Zn e de Al nos banhos combinados, Temperatura de secagem, Perda de zinco no pr-tratamento, Aspecto da camada de converso, Controlo da preparao da superfcie

- 67 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 68 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

ANEXO 6-b AUTOCONTROLO DA PREPARAO MECNICA DA SUPERFCIE


Os resultados do autocontrolo devem ser registados e arquivados num qualquer tipo de suporte facilmente acessvel ao inspector. Equipamentos Conjunto de peneiros para determinar o desvio na granulometria da granalha angular ou esfrica *1 Aparelho para medio da rugosidade Medidor da espessura individual ou jogo de calibradores de espessura Termmetro Equipamento e produtos qumicos para determinar a camada de converso *2 Condutivmetro *2 Equipamento para determinar a evoluo da temperatura da estufa Classificao I ou E Exterior Quantidade (1) A indicar pelo fornecedor 1 2 1 1 1 1 2009 2010 2011

OK

OK

OK

Exterior Interior + Exterior Interior + Exterior Exterior Exterior Exterior

OK OK OK OK OK OK

OK OK OK OK OK OK

OK OK OK OK OK OK

*1 Quando se utiliza granalha reciclada

*2 Se for realizada uma converso aps a projeco da granalha Deve estar disponvel para o inspector a ficha tcnica e instrues para utilizao de cada aparelho, e tambm o nmero de identificao e o certificado de calibrao e respectiva data.

- 69 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 6-b-2 Autocontrolo do aplicador


O aplicador deve controlar, os mtodos de produo e os produtos de acordo com os critrios seguintes: Referncia Mtodo de ensaio Interior 6-b-2.1 Inspeco da Todas as capacidade dos peas substratos para receberem a pintura 6-b-2.2 Granulometria do No abrasivo ou da granalha aplicvel 6-b-2.3 Rugosidade da Nenhuma superfcie 6-b-2.4 Exterior Todas as peas 2009 OK 2 x ano 2010 2011 OK OK

OK OK

OK OK

OK OK

6-b-2.5

6-b-2.6 6-b-2.7 6-b-2.8

6- b-2.9

6-b-2.10 6.b-2.11

Quantidade de zinco removido pela decapagem por projeco de granalha e da espessura da camada Avaliao do zinco Nenhuma Uma vez por turno e, pelo removido por menos uma vez por granalhagem e da encomenda espessura da demo 1 x por Pelo menos 4 vezes por Ponto de orvalho dia dia Decapagem e remoo Ensaio Toda a produo por de p local ensaio da mancha Camada de converso No Inspeco visual *1 aplicvel Determinao qumica 4 x por ano, pelo fornecedor Temperatura dos No 1 x dia banhos de converso e aplicvel de lavagem *1 Condutividade da gua No 1 x turno de lavagem *1 aplicvel Temperatura de No 1 x semana secagem * 1 aplicvel

Uma vez por encomenda se exigido pelo fornecedor do revestimento. No 1 x por turno no caso da aplicvel decapagem por projeco de granalha de zinco galvanizado por imerso a quente

OK

OK

OK

OK

OK 2X dia OK OK OK OK OK OK

OK

1 X dia OK OK OK OK 1x semana OK

OK OK OK OK OK OK OK

*1 Apenas aplicvel se tiver sido realizada uma converso aps decapagem por projeco de granalha.

6-b-2.1 Capacidade dos substratos para receberem a pintura (5-2.1). As peas a serem tratadas devem ser inspeccionadas quanto capacidade de receberem o revestimento. Primeiro importante verificar se no substrato existe p ou quaisquer outros produtos que possam interferir na preparao adequada da superfcie. Se a superfcie da pea estiver contaminada ou no adequada para a sua preparao devem realizar-se aces adicionais de modo a tornar o substrato apto para o pr-tratamento. Isto significa tambm o controlo de pingos de solda, pontas afiadas e ao extra duro nas extremidades.

- 70 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


O segundo ponto de inspeco consiste em determinar se a preparao da superfcie desejada possvel com o pr-tratamento exigido. O terceiro aspecto o de determinar se o esquema de pintura exigido pode ser aplicado a esse substrato. Os resultados devem ser registados e arquivados num qualquer tipo de suporte facilmente acessvel ao inspector. 6-b-2.2 Granulometria da granalha angular ou da granalha esfrica (2-a-6) Se for solicitado deve ser feita a determinao da repartio granulomtrica da granalha angular ou da granalha esfrica. O objectivo convencer o decapador de que est a utilizar a granulometria adequada. Se for utilizada uma nova granalha angular a distribuio granulomtrica pode ser considerada a indicada na embalagem. O resultado das medies de rugosidade pode ser comparado com as anlises granulomtricas para informao aos decapadores. Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte. 6-b-2.3 Rugosidade da superfcie (2-a-7) Se a aplicao do primrio necessitar de uma rugosidade especfica ela deve ser determinada no substrato com o auxlio de um equipamento adequado. Para o efeito, pode utilizar-se um comparador (ISO 8503-1) ou um medidor de rugosidade (ISO 3274 e ISO 5436-1). Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte. 6-b-2.4 Quantidade de zinco removido. (3-c-3) Na decapagem de ao galvanizado por imerso a quente deve utilizar-se um mtodo de decapagem muito suave. Para se determinar a quantidade de zinco removido necessrio fazer um ensaio de decapagem do substrato da pea. A perda de espessura da camada pode obter-se pela diferena entre as espessura da camada de zinco antes e depois da decapagem. No deve ter sido perdida na decapagem mais de 10 % da espessura da demo de zinco. O grau de remoo do zinco (perda de massa) durante a decapagem deve ser determinado, pelo menos, uma vez no incio do processo de decapagem de uma encomenda. Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte. 6-b-2.5 Avaliao do resultado da decapagem do ao galvanizado por imerso a quente (3-c-3) Aps a decapagem, utilizando uma granalha angular inerte, no-metlica, a camada de zinco do substrato de ao galvanizado por imerso a quente deve apresentar-se equitativamente mate. Como resultado da decapagem, toda a superfcie deve apresentar uma leve rugosidade uniforme para promover a aderncia. Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte.

- 71 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


6-b-2.6 Determinao do ponto de orvalho (2-a-11) necessrio proceder determinao do ponto de orvalho do substrato a ser decapado. Para tal, mede-se a temperatura do ar ambiente e do substrato, bem como a humidade relativa do ar. A partir destes resultados j se pode calcular o do ponto de orvalho. A diferena entre o ponto de orvalho do ar e a temperatura do substrato deve ser de, pelo menos, 3C. O fornecedor do esquema de pintura pode aceitar uma pequena diferena entre o ponto de orvalho e a temperatura do ao aps uma concordncia, por escrito, de um novo limite. Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte. 6-b-2.7 Controlo da limpeza da superfcie aps a decapagem por projeco de abrasivos (3-c-1) A superfcie do ao aps a decapagem por projeco de abrasivo deve ser controlada com vista remoo de calamina, ferrugem e impurezas, de acordo com a ISO 8501-1. Na sequncia da inspeco visual do substrato deve ser efectuado um ensaio adicional para avaliar a limpeza da superfcie de acordo com a NP EN ISO 8502-3. O resultado no deve exceder a Classe 1. No deve ocorrer qualquer descolorao da fita. Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte. 6-b-2.8 Controlo da camada de converso (2-b-11) Se for efectuada uma converso aps decapagem por projeco de abrasivo a camada deve ser ensaiada de acordo com as recomendaes do fornecedor dos produtos qumicos, pelo menos, uma vez por dia (24 horas) utilizando o mtodo de ensaio indicado na seco 3.2.2. ou pelo mtodo indicado pelo fornecedor dos produtos qumicos. Os resultados destes ensaios devem ser anotados e arquivados em qualquer tipo de suporte. 6-b-2.9 Medio da temperatura dos banhos de converso e lavagens (3-c-10) A temperatura do banho de converso e da lavagem final, se for uma lavagem com gua quente, deve ser medida, pelo menos, uma vez por dia (24 horas) e por banho. Os resultados destes ensaios devem ser anotados em grficos e arquivados em qualquer tipo de suporte. Devem evidenciar os valores normais, os valores mximos a no serem excedidos, os valores actuais verificados e o nmero de turnos de trabalhado. 6-b-2.10 Condutividade da gua de lavagem (3-c-9) Deve ser medida a condutividade da gua de lavagem antes do banho de converso e da lavagem com gua desmineralizada. O aplicador do revestimento por pintura deve aumentar a frequncia das anlises por iniciativa prpria se tal considerar necessrio em face das anlises realizadas. Os resultados destas anlises devem ser anotados em grficos e arquivados em qualquer tipo de suporte. Devem evidenciar os valores normais, os valores mximos a no serem excedidos, os valores actuais verificados e o nmero de turnos de trabalhado . Se tiverem sido necessrias quaisquer medidas de correco devem ser anotadas no grfico em frente da data da anlise. Se no, basta serem apenas anotadas.

- 72 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


6-b-2.11 Medio da temperatura de secagem (3-c-8 e 9) A temperatura de secagem deve ser medida, pelo menos, uma vez por semana. Deve igualmente ser lida e registada a temperatura do metal durante o processo de produo e, simultaneamente a temperatura apresentada no mostrador do aparelho. A temperatura deve ser medida utilizando um aparelho registador ou quaisquer outros meios tais como lpis termocrmicos ou adesivos trmicos. Os resultados destas medies devem ser anotados e arquivados e as curvas de secagem inscritas num qualquer tipo de registo. 6-b-3. Registos de controlo da qualidade 6-b-3.1 Registos de controlo do processo de produo Este registo deve ser mantido pelo responsvel pelo laboratrio. O registo dever ser um livro encadernado (no cadernos fixos por espiral) com as pginas numeradas ou um registo de computador. Deve conter os elementos seguintes: nmero de carga da granalha angular ou esfrica quando se renova a granalha angular ou esfrica, capacidade do substrato para a decapagem por projeco de abrasivo e recepo do revestimento, granulometria da granalha angular, (se solicitada), rugosidade da superfcie depois da decapagem por projeco de granalha, ponto de orvalho e temperatura do substrato, perda de espessura da camada de zinco aps o pr-tratamento, controlo do resultado da decapagem por projeco de granalha da superfcie (aspecto) , limpeza do substrato aps a decapagem por projeco de granalha, resultados do ensaio da camada de converso (massa), temperatura dos banhos, condutividade da gua de lavagem final, temperatura de secagem.

- 73 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 74 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

AN E X O 6 - c AUTOCONTROLO PARA OS APLICADORES USANDO TINTAS EM P


Os resultados do autocontrolo devem ser anotados e arquivados num qualquer tipo de registo facilmente acessvel ao inspector

6-c-1 Equipamento de laboratrio para o controlo do revestimento por p


Para poder executar os ensaios, o aplicador do revestimento usando tintas em p deve dispor de, pelo menos, do seguinte equipamento: Equipamento Instrumento de corte e acessrios para o mtodo da quadricula Equipamento para o ensaio de impacto Medidor da espessura individual ou jogo de calibradores de espessura Medidor de brilho 60 Equipamento para determinar o ponto de orvalho Aparelho para medio da temperatura mxima de secagem do substrato Aparelho de registo da temperatura da pea e tempo de cura com 4 pontos de medio Solues para o ensaio de polimerizao Equipamento para executar o ensaio de gua em ebulio Classificao I ou E Interior + Exterior Exterior Interior + Exterior Interior + Exterior Exterior Interior + Exterior Quantidade 2009 2010 2011

1 1 2 1 1

OK Recomendado OK OK OK

OK OK OK OK OK OK

OK OK OK OK OK OK

Interior + Exterior Interior + Exterior Exterior

1 x ou adesivos OK trmicos 1 (pode ser Fornecedor usado um 1 X ano externo) Se OK solicitado Recomen1 dado

OK OK OK

OK OK OK

Exige-se que cada um dos aparelhos de ensaio estejam acompanhados de uma ficha tcnica e instrues de utilizao, o nmero de identificao do aparelho e o certificado da ltima calibrao e data respectiva.

- 75 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 6-c-2. Controlo de qualidade dos produtos acabados


O aplicador deve controlar o seu mtodo de produo e os produtos acabados. Este quadro constitui uma sntese dos ensaios pretendidos. Referncia Mtodo de ensaio 6-c-2.1 Ensaio de aderncia. Mtodo da quadrcula 2) 6-c-2.2 Ensaio de impacto 2) Interior 1 X turno No aplicvel Exterior 1 X turno 2009 1 x dia 2010 2011 1X 1X turno turno

1 X para cada esquema de pintura para 1 x dia encomenda lote > 100 m2 6-c-2.3 Medio da espessura De acordo com o De acordo com o OK 1) plano de ensaios plano de ensaios 6-c-2.4 Medio do brilho1) 1 X por encomenda 1 X por encomenda >100 m2 e, pelo OK e por turno menos 1 X turno 6-c-2.5 Antes do incio da Ponto de orvalho No aplicvel 1 X turno aplicao 6-c-2.6 Medio da 1 X ms com o 1 X semana com o temperatura de cura equipamento equipamento (temperatura da pea) automtico de automtico de 1) medio da medio da temperatura temperatura OK utilizado para utilizado para determinar a curva determinar a curva de temperatura com de temperatura 4 pontos de com 4 pontos de medio medio 6-c-2.7 Ensaio de Se solicitado Se solicitado OK polimerizao 1) 1) 6-c-2.8 Aspecto final Cada encomenda Cada encomenda OK 6-c-2.9 Ensaio da gua em Se No aplicvel 1 X dia ebulio 2) solicitado Os ensaios devem ser efectuados, de preferncia nas peas da produo: 1) Na pea 2) Num painel de ensaio

OK

OK

OK OK OK

OK OK OK

OK

OK

OK OK OK

OK OK OK

6-c-2.1 Aderncia (2.a.1) (ISO 16276-2) A aderncia deve ser determinada em painis revestidos para cada cor e categoria de brilho e por cada fornecedor para encomendas> 100 m2. Os resultados devem ser anotados e arquivados num qualquer tipo de registo. 6-c-2.2 Impacto, (NP EN ISO 6272-1 / ASTM D 2794) (Ensaio 2-a-2 ou 2-a-3) O impacto deve ser ensaiado em painis revestidos para cada cor e categoria de brilho e por cada fornecedor para encomendas> 100 m2. Os resultados devem ser anotados e arquivados num qualquer tipo de registo.

- 76 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


. 6-c-2.3 Espessura do revestimento, (2-a-9) (NP EN ISO 2360) A espessura do esquema de pintura deve ser medida em, pelo menos, nas quantidades de amostras a seguir indicadas: Lote (') 1 - 10 11 200 201 300 301 500 501 800 801 1'300 1'301 3'200 3'201 8'000 8'001 22'000 22'001 110'000 Nmero de amostras (escolha aleatria) todas 10 15 20 30 40 55 75 115 150 Nmero mximo de amostras rejeitadas admissvel 0 1 1 2 3 3 4 6 8 11

* lote : a encomenda completa de um cliente de uma nica cor ou parte da mesma que j tenha sido revestida. Os resultados destas medidas (valores mximo e mnimo) devem ser anotados e arquivados num registo. 6-c-2.4 Brilho, (2-a-10) (NP EN ISO 2813) O brilho do acabamento dos produtos acabados deve ser determinado, pelo menos uma vez em cada encomenda> 100m2 para cada cor e por cada fornecedor. Os resultados destas anlises devem ser anotados num qualquer tipo de registo, evidenciando o valore nominal e o valor mximo que no deve ser ultrapassado, os valores actuais verificados e o nmero de turnos de trabalhado. 6-c-2.5 Ponto de orvalho, (2-a-11) O ponto de orvalho do substrato a ser revestido deve ser determinado uma vez por turno. Para o efeito, mede-se a temperatura do ar e do substrato, bem como a humidade relativa do ar. A partir destes resultados pode calcular-se o ponto de orvalho. A diferena entre o ponto de orvalho do ar e a temperatura da superfcie do substrato deve ser de, pelo menos, 3 C. Se o fornecedor do esquema de pintura permitir uma temperatura inferior esse facto deve constar de um acordo escrito que estabelea a diferena entre o ponto de orvalho e a superfcie do ao. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num registo 6-c-2.6 Condies de cura, (2-a-12). A temperatura de cura dos produtos no forno deve ser medida, uma vez por semana, utilizando um aparelho electrnico com trs nveis de altura nos produtos e numa placa de referncia. Os resultados destas medidas (valores mximo e mnimo) devem ser anotados e arquivados num registo. 6-c-2.7 Ensaio de polimerizao (2-b-1). Se solicitado pelo cliente ou pelo aplicador do esquema de pintura.

- 77 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


Este ensaio utilizado para verificar se a polimerizao do esquema de pintura suficiente. O ensaio de polimerizao deve ser efectuado em painis, pelo menos uma vez por cada turno de 8 horas, para cada cor, categoria de brilho e para cada fornecedor. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num registo. 6-c-2.8 Aspecto, (2-a-14). O resultado deve ser inspeccionado de acordo com as exigncias do cliente. Nmero de amostras (escolha aleatria) Todas 10 15 20 30 40 55 75 115 150 Nmero mximo de amostras rejeitadas admissvel 0 1 1 2 3 3 4 6 8 11

Lote (') 1 - 10 11 200 201 300 301 500 501 800 801 1'300 1'301 3'200 3'201 8'000 8'001 22'000 22'001 110'000

* lote : a encomenda completa de um cliente de uma nica cor ou parte da mesma que j tenha sido revestida. Os resultados destas medidas (valores mximo e mnimo) devem ser anotados e arquivados num registo. 6-c-2.9 Resistncia gua em ebulio a presso contnua, (2-b-3). Ensaio de resistncia gua em ebulio deve ser efectuado uma vez por dia em painis revestidos para determinar a qualidade e a aderncia do revestimento. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num qualquer tipo de registo.

6-c-3. Registos do controlo de qualidade


6-c-3.1 Controlo dos registos do processo de produo O registo deve ser mantido pelo responsvel pelo laboratrio. Deve utilizar-se um livro encadernado (no um caderno preso por espira), com as pginas numeradas ou um registo em computador. Deve conter as seguintes informaes: ponto de orvalho , capacidade do substrato para receber a pintura

Nota geral: devem ser arquivadas as curvas das temperaturas de secagem e de cura. 6-c-3.2 Controlo dos registos dos ensaios sobre esquema de pinturas por p. O registo deve ser mantido pelo responsvel pelo laboratrio.

- 78 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


Deve utilizar-se um livro encadernado (no um caderno preso por espira), com as pginas numeradas ou uma listagem de computador. Deve conter as seguintes informaes: Data da produo, Referncia do p utilizado, Sistema utilizado Cor RAL, Nmero do lote, Nome do fornecedor, Categoria de corrosividade.

Resultados dos ensaios de: Aderncia, Impacto, Espessura do revestimento, Brilho, exigido e resultado, Ponto de orvalho e temperatura do substrato, Condies de cura, Polimerizao (se exigida), Aspecto, Resultado do ensaio de resistncia gua em ebulio.

6-c-3.3. Controlo dos registos para produtos acabados Este registo deve ser mantido no fim da linha de produo. Depois de concluda a produo deve ser enviada uma cpia para o responsvel do laboratrio. Deve utilizar-se um livro encadernado (no um caderno preso por espira), com as pginas numeradas ou um registo em computador. Deve conter as seguintes informaes: Nome do cliente e nmero de identificao da encomenda ou do lote, Data da produo, Referncia ao p utilizado, Categoria de corrosividade atmosfrica a que se destina o material, Ponto de orvalho e temperatura do substrato, Brilho, Espessura, Aspecto, Inspeco do tom da cor (inspeco visual para comparar a cor com a cor exigida pelo cliente).

- 79 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 80 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

ANEXO 6-d AUTO CONTROLO PARA OS APLICADORES USANDO TINTAS LQUIDAS


Os resultados do autocontrolo devem ser anotados e arquivados num suporte facilmente acessvel ao inspector.

6-d-1 Equipamento de laboratrio para tintas lquidas


Para poder realizar os ensaios o laboratrio do aplicador do esquema de pintura deve dispor, pelo menos, dos seguintes aparelhos e padres: Equipamento Instrumento de corte e aparelho para o mtodo da quadrcula Equipamento para o ensaio de impacto Medidores de espessura hmida Medidor da espessura individual ou jogo de calibradores de espessura Medidor de brilho 60 Equipamento para determinar o ponto de orvalho Sondas de temperatura para medio da temperatura mxima Aparelho de registo da temperatura da pea e tempo de cura com 4 pontos de medio

Tipo de licena
Interior + exterior Exterior Interior + Exterior Interior + Exterior Interior + Exterior Exterior Interior + Exterior

Quantidade
1 1 1 2 1 1 1 *1

Interior e exterior 1 *1 (Pode utilizar-se equipamento exterior)

Solues para o ensaio de Interior + Exterior 1 polimerizao Equipamento para realizar o ensaio de gua em Exterior 1 ebulio *1 Apenas quando for utilizada a secagem forada ou fornos de cura. Exige-se que cada um dos aparelhos de ensaio estejam acompanhados de uma ficha tcnica e instrues de utilizao, o nmero de identificao do aparelho e o certificado da ltima calibrao e data respectiva. .

- 81 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


6-d-2. Controlo da qualidade da produo O aplicador deve controlar os mtodos de produo e os produtos. Este quadro constitui uma sntese dos ensaios exigidos: Referncia 6-d-2.1 Mtodo de ensaio Ensaio da aderncia por quadrcula 2) Ensaio de impacto
2)

Interior 1 x por encomenda e por turno Uma por esquema de pintura num painel revestido De acordo com o plano de ensaios 1 X por encomenda > 100 m2 e por turno 1 x por turno 2 X por dia para temperatura actual com um medidor de temperatura da superfcie. 1 x por encomenda e por turno Cada encomenda

Exterior 1 x por encomenda e por turno Uma por esquema de pintura num painel revestido De acordo com o plano de ensaios 1 X por encomenda e por turno 1 x por turno 2 X por dia para temperatura actual com um medidor de temperatura da superfcie . 1 x por encomenda e por turno Cada encomenda

6-d-2.2

6-d-2.3 6-d-2.4 6-d-2.5 6-d-2.6 6-2-2.7

Medio da espessura seca e hmida 1) Medio do brilho)

Ponto de orvalho Medio da temperatura de cura (temperatura da pea 1) ) 6-d-2.8 Ensaio de polimerizao 6-d-2.9 Aspecto final 6-d-2.10 Ensaio de 1 X dia 1 X dia resistncia gua em ebulio 2) Os ensaios devem ser efectuados, de preferncia nas peas da produo: 1) Na pea 2) Num painel revestido de ensaio 6-d-2.1 Aderncia, (2-a-1) (ISO 16276-2).

A aderncia deve ser determinada em painis, pelo menos, uma vez por cada turno de 8 horas de trabalho para cada cor e categoria de brilho e por cada fornecedor Os resultados devem ser anotados e arquivados num registo. 6-d-2.2 Impacto (NEN 5335 ou NP EN ISO 6272-1) (2-a-2 ou 2-a-3). O ensaio de impacto deve ser realizado em painis revestidos, pelo menos, uma vez por cada turno de 8 horas de trabalho para cada cor e categoria de brilho e por cada fornecedor Os resultados devem ser anotados e arquivados num qualquer tipo de registo. 6-d-2.3 Determinao da espessura hmida (2-a-8). Durante a aplicao do esquema de pintura o aplicador deve determinar a espessura da camada hmida com um medidor de espessura hmida. Os resultados devem ser anotados no registo de produo

- 82 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


6-d-2.4 Ensaio da espessura do esquema de pintura seco, (2-a-9) (NP EN ISO 2360). A espessura do esquema de pintura deve ser medida, pelo menos, em tantas amostras como as a seguir indicadas: Lote (') 1 - 10 11 200 201 300 301 500 501 800 801 1'300 1'301 3'200 3'201 8'000 8'001 22'000 22'001 110'000 Nmero de amostras (escolha aleatria) todas 10 15 20 30 40 55 75 115 150 Nmero mximo de amostras rejeitadas admissvel 0 1 1 2 3 3 4 6 8 11

* lote : a encomenda completa de um cliente de uma nica cor ou parte da mesma que j tenha sido revestida. Os resultados destas medidas (valores mximo e mnimo) devem ser anotados e arquivados num registo. 6-d-2.5 Determinao do brilho, (2-a-10) (NP EN ISO 2813). Apenas se exigido pelo cliente. O brilho do revestimento dos produtos acabados e dos painis revestidos deve ser determinado, pelo menos uma vez em cada turno de 8 horas, para cada cor e por cada fornecedor. Os resultados destas anlises devem ser anotados num qualquer tipo de registo, evidenciando o valore nominal e o valor mximo que no deve ser ultrapassado, os valores actuais registados e o nmero de turnos trabalhados. 6-d-2.6 Determinao do ponto de orvalho, (2-a-11). O ponto de orvalho do substrato a ser revestido deve ser determinado uma vez por turno. Para o efeito, mede-se a temperatura do ar e do substrato, bem como a humidade relativa do ar. A partir destes resultados pode calcular-se o ponto de orvalho. A diferena entre o ponto de orvalho do ar e a temperatura da superfcie do substrato deve ser de, pelo menos, 3 C. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num registo 6-d-2.7 Medio da temperatura de secagem, (2-a-13). Quando a secagem feita temperatura ambiente a temperatura de cura dos produtos deve ser medida duas vezes por dia com um medidor da temperatura da superfcie. A temperatura do substrato deve ser adequada temperatura de cura mencionada na ficha tcnica do produto. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num registo

- 83 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


6-d-2.8 Ensaio de polimerizao, (2-b-1). Apenas se exigido. Este ensaio utilizado para verificar se a polimerizao do revestimento suficiente. O ensaio de polimerizao deve ser efectuado em painis revestidos, pelo menos uma vez por cada turno de 8 horas, para cada cor, categoria de brilho e para cada fornecedor. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num registo. 6-d-2.9 Aspecto, (2-a-14). Lote (') 1 - 10 11 200 201 300 301 500 501 800 801 1'300 1'301 3'200 3'201 8'000 8'001 22'000 22'001 110'000 Nmero de amostras (escolha aleatria) Todas 10 15 20 30 40 55 75 115 150 Nmero mximo de amostras rejeitadas admissvel 0 1 1 2 3 3 4 6 8 11

* lote : a encomenda completa de um cliente de uma nica cor ou parte da mesma que j tenha sido revestida. Os resultados destas medidas (valores mximo e mnimo) devem ser anotados e arquivados num registo. 6-d-2.10 Ensaio de resistncia gua em ebulio a presso contnua (2-b-3). Ensaio de resistncia gua em ebulio deve ser efectuado uma vez por dia em painis revestidos com o esquema de pintura para determinar a qualidade e a aderncia do revestimento. Os resultados destas medidas devem ser anotados e arquivados num registo. 6-d-3. Registos do controlo da qualidade 6-d-3.1 Controlo dos registos do processo de produo O registo deve ser mantido pelo responsvel pelo laboratrio. Deve utilizar-se um livro encadernado (no um caderno preso por espira), com as pginas numeradas ou registo em computador. Deve conter as seguintes informaes: Ponto de orvalho e temperatura do substrato, Espessura da camada hmida, Espessura da camada seca, Condies de secagem.

- 84 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


6-d-3.2 Controlo dos registos dos ensaios dos revestimentos por tinta lquida O registo deve ser mantido pelo responsvel pelo laboratrio. Deve utilizar-se um livro encadernado (no um caderno preso por espira), com as pginas numeradas ou um registo em computador. Deve conter as seguintes informaes: Resultados dos ensaios de: - Aderncia, - Ensaio de impacto, - Espessura da camada seca (espessura final) - Brilho, (se exigido) - Polimerizao (se exigida), - Aspecto, - Resultado do ensaio de resistncia gua em ebulio. - Copia do registo dos resultados da produo 6-d-3.3 Controlo dos registos dos produtos acabados O registo deve ser mantido na linha de produo. Aps a concluso do trabalho deve ser enviada uma cpia ao responsvel pelo laboratrio. Deve utilizar-se um livro encadernado (no um caderno preso por espira), com as pginas numeradas ou registo em computador. Deve conter as seguintes informaes: - Data da produo das diferentes camadas do esquema de pintura - Referncia do revestimento utilizado, - Cor RAL, - Nmero do lote, - Nome do fornecedor, - Nome do produto - Categoria de corrosividade atmosfrica a que se destina o material - Esquema de pintura utilizado

- 85 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 86 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

Anexo 7-a HOMOLOGAO DOS ESQUEMAS DE PINTURA COM TINTAS EM P


Qualquer empresa pode requerer a atribuio para um esquema de pintura usando tintas em p. A empresa requerente deve fornecer a informao completa do esquema e indicar qual a Categoria de Corrosividade para o qual o mesmo foi ensaiado. A homologao ser emitida com a referncia Categoria de corroso pretendida se os resultados dos ensaios tiverem sido satisfatrios em relao s exigncias da QUALISTEELCOAT. Todos os elementos relativos ao esquema de pintura, sua constituio e espessura de cada demo, incluindo a ficha tcnica dos produtos, devem estar em ordem.

7-a.1 Devem ser efectuados os seguintes ensaios para determinar a capacidade do esquema de pintura.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Brilho (2-a-10), Espessura do revestimento (2-a-9), Aderncia (2-a-1), Resistncia ao impacto (2-a-2 ou 2-a-3), Ensaio de polimerizao (2-b-1) (informao acerca da mistura de solventes), Resistncia argamassa (2-b-2), Resistncia gua em ebulio (2-b-3), Resistncia ao nevoeiro salino (2-b-4), Resistncia a atmosfera com gua de condensao contnua (2-b-5), Resistncia da cor (2-b-7), Resistncia ao envelhecimento acelerado (2-b-8), Resistncia ao envelhecimento natural (Florida) (2-b-9).

Os esquemas de pintura com tintas em p tm de ser homologados antes de serem aplicados, de acordo com os requisitos desta licena de marca de qualidade. O esquema de pintura com tintas em p QUALISTEELCOAT ser ensaiado para utilizao de acordo com as exigncias da Categoria de Corrosividade requerida pela empresa. Ser atribudo ao esquema de pintura por p um nmero de identificao QUALISTEELCOAT acrescido de I para esquemas de pintura para interior e E para esquemas de pintura exterior, bem como a Categoria de Corrosividade determinada. Os resultados dos esquemas de pintura com tintas em p homologados para outros sistemas de qualidade, realizados por um laboratrio oficial podem ser utilizados desde que os ensaios tenham sido efectuados de acordo com estas Directivas. Qualquer modificao na formulao de um esquema de pintura com tintas em p, por exemplo, do ligante (resinas e/ou agentes endurecedores), bem como aditivos, deve ser considerado como um novo produto e, consequentemente exige uma nova homologao QUALISTEELCOAT. Para alm disso, o produtor deve solicitar uma nova homologao no caso do aspecto visual do revestimento ser alterado (textura ou efeito madeira).

- 87 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 7-a.2 Concesso de homologao


Para a obteno da homologao para um esquema de pintura com tintas em p tm de ser efectuados os seguintes ensaios: Se se destinarem a ser utilizados em ambientes especiais, de acordo com a NP EN ISO 12944-1. Ambiente Ensaio 1. brilho 2. espessura do esquema de pintura 3. aderncia 4. resistncia ao impacto 5. ensaio de polimerizao 6. resistncia argamassa 7. resistncia gua em ebulio 8. resistncia ao nevoeiro salino 9. resistncia atmosfera c/ gua condensao contnua 10. resistncia da cor 11. resistncia ao envelhecimento acelerado 12. resistncia ao envelhecimento natural (Florida) Categorias 1-2 Interior X X X X Categoria 2 Categorias 3, 4, 5 Exterior X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Os ensaios tm que ser efectuados em trs painis metlicos (ensaios mecnicos) com o material bsico exigido (ensaios de corroso) que tenham sido revestidos em cooperao com o laboratrio oficial. O valor mdio destes trs painis revestidos conta para a avaliao dos resultados. Deve ser ensaiada a seguinte cor: branco RAL 9010

Os painis de ensaio so preparados pelo laboratrio oficial no qual os materiais do esquema de pintura vo ser ensaiados. Os painis podem ser revestidos noutro local desde que o inspector do laboratrio oficial esteja presente durante toda a operao. O inspector escolhe tambm a temperatura mais baixa e o tempo de cura mais curtos da gama indicada pelo fornecedor O inspector envia o relatrio dos ensaios para apreciao da Associao Nacional ou, no caso de no existir associao, directamente QUALISTEELCOAT. A Comisso Tcnica avalia o relatrio de ensaio e decide acerca da concesso da homologao. A homologao concedida desde que os resultados dos ensaios (veja-se Anexo 3-c) satisfaam os requisitos. Para alm dos resultados dos ensaios o fornecedor do esquema de pintura deve informar a Comisso qual a mistura de solventes a utilizar no ensaio de polimerizao.

- 88 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


No caso de os resultados no serem satisfatrios o fornecedor do produto ensaiado ser informado, com todo o detalhe, das razes pelas quais a homologao no pode ser concedida. Os ensaios 1 a 12 podem ser repetidos se tal for solicitado.

A homologao da resistncia do revestimento ao envelhecimento natural ser confirmada no caso de os resultados deste ensaio terem sido satisfatrios. No caso contrrio a homologao ser retirada.

7-a.3 Ensaios de renovao anual das homologaes


A qualidade permanente dos esquemas homologados para os esquemas de pintura com tintas em p determinada anualmente atravs da efectivao do ensaio n 8, nevoeiro salino. Os painis so preparados utilizando produtos comercias colhidos pelo inspector QUALISTEELCOAT durante a inspeco. Quando as amostras forem colhidas devem ser preparados trs painis revestidos de amostras extra para serem enviados ao fornecedor do esquema de pintura. O relatrio dos ensaios deve ser apresentado QUALISTEELCOAT. A Comisso Tcnica avalia o relatrio de ensaio e decide acerca da concesso da homologao. No caso de os resultados dos ensaios acima mencionados 3, 7, e 8, satisfazerem os requisitos a homologao renovada. Se no forem satisfatrios, os ensaios 3, 7 e 8 devem ser repetidos no prazo de um ms em amostras colhidas de um outro lote. No caso dos segundos ensaios, os resultados no forem satisfatrios, a homologao ser imediatamente retirada. O fabricante do esquema ensaiado s pode fazer um novo requerimento para a homologao aps 3 meses da data retirada da licena.

- 89 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 90 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

Anexo 7-b . HOMOLOGAO DOS ESQUEMAS DE PINTURA COM TINTAS LQUIDAS


Qualquer empresa pode requerer a atribuio para um esquema de pintura com tintas lquidas. A empresa requerente deve fornecer a informao completa do esquema e indicar qual a Categoria de Corrosividade Atmosfrica para o qual o mesmo foi ensaiado. A homologao ser emitida com a referncia Categoria de Corrosividade pretendida se os resultados dos ensaios tiverem sido satisfatrios em relao s exigncias da QUALISTEELCOAT. Todos os elementos relativos ao esquema de pintura, sua constituio e espessura das demos, incluindo a ficha tcnica dos produtos, devem estar em ordem. 7-b.1 Devem ser efectuados os seguintes ensaios para determinar a capacidade do esquema de pintura. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Brilho (2-a-10), Espessura do esquema de pintura (2-a-9), Aderncia (2-a-1), Resistncia ao impacto (2-a-2 ou 2-a-3), Ensaio de polimerizao (2-b-1) (informao acerca da mistura de solventes), Resistncia argamassa (2-b-2), Resistncia gua em ebulio (2-b-3), Resistncia ao nevoeiro salino (2-b-4), Resistncia a atmosfera com gua de condensao contnua (2-b-5), Resistncia da cor (2-b-7), Resistncia ao envelhecimento acelerado (2-b-8), Resistncia ao envelhecimento natural (Florida) (2-b-9).

O esquema de pintura QUALISTEELCOAT ser ensaiado para utilizao de acordo com as exigncias da Categoria de Corrosividade requerida pela empresa. Ser atribudo ao esquema de pintura um nmero de identificao QUALISTEELCOAT acrescido de I para esquemas de pintura para interior e E para esquemas de pintura para exterior, bem como a Categoria de Corrosividade determinada. Os esquemas de pintura tm de ser homologados antes de serem aplicados, de acordo com os requisitos desta licena de marca de qualidade. Qualquer nova formulao dos esquemas de pintura, por exemplo, (resinas e/ou agentes endurecedores), bem como aditivos deve ser considerado como um novo produto e, consequentemente exige uma nova homologao QUALISTEELCOAT. Para alm disso, o produtor deve solicitar uma nova homologao no caso do aspecto visual do esquema de pintura for alterado. O fornecedor no pode utilizar a homologao para uma superfcie polida. Os esquemas de pintura usando um acabamento que utiliza uma cor integral so diferentes dos esquemas que utilizam acabamentos MIO (pigmentos de xido de ferro micceo). A definio das texturas um assunto a estudar pela QUALISTEELCOAT.

- 91 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 7-b.2 Concesso de homologao


Para a obteno da homologao para um esquema de pintura com tinta lquida tm de ser efectuados os seguintes ensaios: Se se destinarem a ser utilizados em ambientes especiais , de acordo com a NP EN ISO 12944-1. Ambiente Categorias 1-2 Ensaio Interior 1. brilho X 2. espessura do esquema de pintura X 3. aderncia X 4. resistncia ao impacto X 5. ensaio de polimerizao 6. resistncia argamassa 7. resistncia gua em ebulio 8. resistncia ao nevoeiro salino 9. ensaio de atmosfera c/ gua condensao contnua 10. resistncia da cor 11. resistncia ao envelhecimento acelerado 12. resistncia ao envelhecimento natural (Florida) Categoria 2 Categorias 3, 4, 5 Exterior X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

Os ensaios tm que ser efectuados em trs painis metlicos (ensaios mecnicos) com o material bsico exigido (ensaios de corroso) que tenham sido revestidos em cooperao com o laboratrio oficial. O valor mdio destes trs painis revestidos conta para a avaliao dos resultados. Devem ser ensaiadas as seguintes cores: branco RAL 9010 ou esquema de pintura Mio cinzento mdio

Os painis de ensaio so preparados pelo laboratrio de um aplicador escolhido para a preparao da superfcie pelo fabricante das tintas. A aplicao deve ser executada em colaborao com o laboratrio oficial onde os ensaios iro ser realizados. Os painis podem ser revestidos noutro local desde que o inspector do laboratrio oficial esteja presente durante toda a operao. O inspector escolhe tambm a temperatura mais baixa e o tempo de cura mais curtos da gama indicada pelo fornecedor O inspector envia o relatrio dos ensaios para apreciao da Associao Nacional ou, no caso de no existir associao, directamente QUALISTEELCOAT. A Comisso Tcnica avalia o relatrio de ensaio e decide acerca da concesso da homologao. A homologao concedida desde que os resultados dos ensaios (veja-se Anexo 3-c) satisfaam os requisitos. Para alm dos resultados dos ensaios o fornecedor do esquema de pintura deve informar a Comisso qual a mistura de solventes a utilizar no ensaio de polimerizao.

- 92 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


No caso de os resultados no serem satisfatrios o fornecedor do produto ensaiado ser informado, com todo o detalhe, das razes pelas quais a homologao no pode ser concedida. Os ensaios 1 a 12 podem ser repetidos se tal for solicitado.

A homologao da resistncia do sistema ao envelhecimento natural ser confirmada no caso de os resultados deste ensaio terem sido satisfatrios. No caso contrrio a homologao ser retirada.

7-b.3 Ensaios de renovao anual das homologaes


A qualidade permanente dos sistemas homologados para os esquemas de pintura com tinta lquida determinada anualmente atravs da efectivao do ensaio n 8, nevoeiro salino. Os painis so preparados utilizando produtos comercias colhidos pelo inspector QUALISTEELCOAT durante a inspeco. Quando as amostras forem colhidas devem ser preparadas trs painis de amostras extra para serem enviados ao fornecedor do esquema de pintura. O relatrio dos ensaios deve ser apresentado QUALISTEELCOAT. A Comisso Tcnica avalia o relatrio de ensaio e decide acerca da concesso da homologao. No caso de os resultados dos ensaios acima mencionados 3, 7 e 8 satisfazerem os requisitos a homologao renovada. Se no forem satisfatrios os ensaios 3, 7 e 8 devem ser repetidos no prazo de um ms em amostras colhidas de um outro lote. No caso de um segundo ensaio, apesar de tudo, no conduzir a resultados satisfatrios, a homologao ser imediatamente retirada. O produtor do sistema ensaiado s pode fazer um novo requerimento para a homologao aps 3 meses da data retirada da licena.

- 93 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 94 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 Anexo 8-a CONCESSO DE UMA LICENA (QUALISTEELCOAT)


As inspeces preliminares so efectuadas a pedido da empresa aplicadora do esquema de pintura mas com aviso prvio de acordo com as instrues da QUALISTEELCOAT. Os ensaios devem obedecer ao seguinte critrio:

8-a.1 Inspeco do equipamento de laboratrio


Conforme o descrito no ponto 4.6; controlo da integridade e funcionalidade.

8-a.2 Inspeco das instalaes e equipamentos


De acordo com o Anexo 6.

8-a.3 Controlo do pr-tratamento


De acordo com o Anexo 3.

8-a.4 Controlo dos materiais revestidos


De acordo com o Anexo 6.

8-a.5 Controlo dos produtos acabados


Alguns dos ensaios podem ser efectuados nos produtos acabados. Todos os procedimentos de ensaios tm que ser efectuados em painis de metlicos que tenham sido submetidos a todos os procedimentos de trabalho em conjunto com o lote (vejam-se 2.1 e 6.1.6.) S devem ser ensaiados os produtos acabados que tenham sido aprovados pelo controlo de qualidade do aplicador do revestimento. (Todas as peas prontas para expedio so consideradas como aprovados pelo controlo de qualidade do aplicador do revestimento). A maior parte dos ensaios devem satisfazer os requisitos correspondentes Classe mencionada nos documentos da produo. Os produtos acabados para efectuar a medio da espessura so colhidos de acordo com a tabela seguinte. Em qualquer caso, devem ser ensaiados pelo menos 30 produtos acabados. Lote (') 1 - 10 11 200 201 300 301 500 501 800 Nmero de amostras (escolha aleatria) todas 10 15 20 30 Nmero mximo de amostras rejeitadas admissvel 0 1 1 2 3

* lote : a encomenda completa de um cliente de uma nica cor ou parte da mesma que j tenha sido revestida. O inspector deve efectuar os ensaios nas peas revestidas de acordo com os mtodos de ensaios indicados no Anexo 6: Autocontrolo. Nota: dependendo da geometria da superfcie.

8-a.6 Controlo dos painis metlicos de ensaio


Todos os procedimentos de ensaio devem ser efectuados em painis metlicos que tenham sido submetidos a todos os processos de tratamento ao mesmo tempo que o lote. Os painis de devem ser ensaiados de acordo com os mtodos mencionados Anexo 6 Autocontrolo. - 95 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


Na primeira inspeco retiram-se painis revestidos para ensaio. O ensaio considera-se positivo se os ensaios da gua em ebulio e ao nevoeiro salino tiverem sido satisfatrios. O ensaio considerado como no satisfatrio no caso de o ensaio do nevoeiro salino ter sido negativo. Na segunda inspeco efectua-se apenas o ensaio de resistncia gua em ebulio. Uma licena concedida ou renovada no caso de os resultados serem positivos. Nota: Quando se procede ao ensaio dos painis revestidos tm de ser considerados os requisitos da Categoria de Corrosividade.

8-a.7 Verificao da documentao


Os relatrios de controlo do aplicador devem ser verificados em relao documentao e aos painis revestidos de ensaio (provetes). Por esta razo, todos os provetes devem estar disponveis para o inspector. Os relatrios de controlo e os provetes so avaliados pelo inspector sendo esta uma parte fundamental na atribuio da licena. Se os resultados das inspeces e os resultados dos ensaios satisfizerem os requisitos da QUALISTEELCOAT, o direito utilizao da licena de marca de qualidade est garantido. Se o resultado de um ou dois ensaios no satisfizerem os requisitos, o aplicador informado, em pormenor, das razes pelas quais a licena no pode ser emitida nessa ocasio. O aplicador no pode fazer um novo pedido para a obteno da licena de marca de qualidade sem que tenham decorrido trs meses.

- 96 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009 Anexo 8-b CONTROLO DOS DETENTORES DA LICENA PELA QUALISTEELCOAT 8-b.1 Generalidades
Uma vez adquirido o direito utilizao do logtipo de marca de qualidade da QUALISTEELCOAT, a empresa inspeccionada duas vezes por ano mas no mais de cinco inspeces anuais. Estas inspeces so efectuadas sem aviso prvio e devem incluir o seguinte: Inspeco do laboratrio de acordo com 6-a-1, Verificao do pr-tratamento de acordo com 3-c e 6-a-2 e 6-b-2, Verificao dos materiais de esquema de pintura de acordo com 4-a e 4-b, Inspeco dos produtos acabados de acordo com 6.-a-2, e 6-d-2, Verificao dos painis metlicos revestidos de acordo com 6-c e 6-d, O ensaio do nevoeiro salino deve ser efectuado, pelo menos, uma vez por ano, Os painis de ensaio devem ser arquivados, pelo menos, at ao fim da inspeco seguinte. Os registos devem ser conservados, pelo menos, durante dois anos.

O inspector avalia o relatrio dos ensaios e transmite-o QUALISTEELCOAT que decidir da renovao ou da retirada da homologao: No caso de os resultados satisfazerem os requisitos, o direito ao uso da licena de marca de qualidade renovado. Se no forem satisfatrios os ensaios devem ser repetidos no prazo de um ms (descontados os dias no teis) No caso de um segundo ensaio, apesar de tudo, no conduzir a resultados satisfatrios, a homologao ser imediatamente retirada. O aplicador do sistema ensaiado s pode fazer um novo requerimento para a homologao decorridos que sejam 3 meses da data retirada da licena.

8-b.2 Formao
Os funcionrios ligados garantia da qualidade devem receber nova formao pelo menos de 2 em 2 anos. (QUALISTEELCOAT- formao em autocontrolo).

- 97 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

- 98 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

Anexo 8-b-3 - RESUMO DAS DIRECTIVAS


8-b-3.1 Controlo das matrias-primas
Objectivo do ensaio Esquema de pinturas Produtos de tratamento da superfcie Substratos metlicos Tipo de controlo Controlo da conformidade das peas em relao encomenda Capacidade dos substratos para receberem a de pintura Frequncia Em cada expedio Registo Na encomenda

No registo de controlo

8-b-3.2 Controlo do pr-tratamento e do revestimento


Objectivo do ensaio Banhos de preparao: desengorduramento, acetinagem, converso, etc. Banhos de converso: cromatao, fosfatao Camada de converso Condutividade Secagem Mtodos Anlise Concentrao Temperatura Anlise Concentrao Temperatura Segundo a recomendao do fornecedor Condutivmetro Adesivo trmico ou registador Registador Categorias de licena Interior Exterior X X X X X X X X X X X X X X X X 1 X dia 1 x dia com o adesivo e 1 x semana com o registador Frequncia Registos

Segundo especificao ou recomendaes do fornecedor

Informao

Informao Informao Curvas ou adesivo trmico

Cura

8-b-3.3 Controlo dos produtos acabados


Objectivo do ensaio Brilho Espessura do revestimento Aderncia Mtodos Valor do brilho Medida da espessura Quadrado Categorias de licena Interior Exterior X X X X X Frequncia Para cada encomenda ou 1 X turno Segundo 6.1.5 1 X turno Registos Valores mnimo e mximo Valor

- 99 -

8-b-3.4 Controlo dos painis de ensaio


Objectivo do ensaio Brilho Espessura do revestimento Aderncia Dobragem Impacto (somente para os ps) Machu gua em ebulio Polimerizao X X X X 30 min. X Categorias de licena Interior Exterior X X X X X X 120 min. X 1 x semana Para cada encomenda ou 1 X turno ---Para cada encomenda 1) ou 1 X turno Frequncia Para cada encomenda ou 1 X turno Registos

Valores mnimo e mximo

Nota: 1) segundo as directivas do responsvel pela qualidade


X exigido

-100 -

Anexo 9. QUADRO RAL/Delta E (desvios da cor admissveis aps o envelhecimento natural na Florida)
RAL 1000 1001 1002 1003 1004 1005 1006 1007 1011 1012 1013 1014 1015 1016 1017 1018 1019 1020 1021 1023 1027 1028 1032 1038 Delta E 3.0 3.0 3.0 2.0 6.0 6.0 6.0 6.0 3.0 3.0 2.0 3.0 2.0 6.0 3.0 6.0 3.0 6.0 6.0 3.0 3.0 8.0 6.0 2.0 RAL 2000 2001 2002 2003 2004 2008 2009 Delta E 6.0 8.0 8.0 6.0 8.0 6.0 4.0 RAL 3000 3002 3003 3004 3005 3007 3009 3011 3012 3013 3014 3015 3016 3017 3018 3020 3022 3027 Delta E 6.0 6.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 6.0 8.0 6.0 4.0 3.0 5.0 8.0 8.0 4.0 8.0 6.0 RAL 4001 4002 4003 4004 4005 4007 4009 Delta E 4.0 4.0 8.0 5.0 4.0 5.0 4.0 RAL 5000 5001 5002 5003 5004 5007 5008 5009 5010 5011 5012 5013 5014 5015 5017 5018 5019 5020 5021 5022 5023 Delta E 4.0 4.0 4.0 5.0 5.0 4.0 5.0 4.0 4.0 5.0 4.0 5.0 4.0 3.0 5.0 5.0 4.0 5.0 4.0 5.0 4.0 RAL 6000 6001 6002 6003 6004 6005 6006 6007 6008 6009 6010 6011 6012 6013 6014 6015 6016 6017 6018 6019 6020 6021 6024 6025 6026 6027 6028 6029 6033 6034 Delta E 5.0 5.0 5.0 5.0 5.0 3.0 4.0 4.0 5.0 4.0 5.0 4.0 4.0 3.0 4.0 4.0 5.0 5.0 4.0 2.0 2.0 4.0 3.0 5.0 5.0 2.0 5.0 5.0 2.0 2.0 RAL 7000 7001 7002 7003 7004 7005 7006 7008 7009 7010 7011 7012 7013 7015 7016 7021 7022 7023 7024 7026 7030 7031 7032 7033 7034 7035 7036 7037 7038 7039 7040 7043 7044 Delta E 4.0 3.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 3.0 4.0 4.0 3.0 4.0 4.0 2.0 4.0 2.0 3.0 3.0 2.0 3.0 3.0 2.0 4.0 3.0 3.0 2.0 RAL 8000 8001 8003 8004 8007 8008 8011 8012 8014 8015 8016 8017 8019 8022 8024 8025 8028 8070 Delta E 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 4.0 3.0 5.0 4.0 4.0 3.0 4.0 RAL 9001 9002 9003 9005 9006 9007 9010 9011 9016 9018 Delta E 2.0 2.0 2.0 5.0 2.0 2.0 2.0 5.0 2.0 2.0

- 101 -

-102 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009

LISTAGEM DAS NORMAS A UTILIZAR NAS DIRECTIVAS QUALISTTELCOAT


NORMAS ISO 2808 ISO 2812-1 ISO 3274 TTULO
Paints and varnishes - Determination of film thickness

Cap.

Anexos 2-a-9

Determinao da espessura de um revestimento com tinta lquida seco


Paints and varnishes - Determination of resistance to liquids Part 1 - General methods

Resistncia qumica
Geometrical Product Specifications (GPS) - Surface texture: Profile method - Nominal characteristics of contact (stylus) instruments Rugosidade da superfcie

2..3.6

2-b-6

6-b-2.3

ISO 5254 Peas de ao galvanizado por imerso a quente e esquema de pintura por electro-zincagem Decapagem por projeco de granalha de ao revestido a zinco ISO 5436-1 ISO 5436-2
Geometrical Product Specifications (GPS) - Surface texture: Profile method - Measurement standards Part 1 - Material Measures; Part 2 - Software measurement standards

3-a-2 4--b-4

Rugosidade da superfcie ISO 7253 (substituda


pela 9227)

6-b-2.3 2-b-4 2-b-6 2-b-8 2-b-9

Resistncia ao nevoeiro salino neutro Resistncia qumica


Peintures et Vernis - Colorimtrie Partie 3 - Calcul des diffrences de couleur

ISO 7724-3

Resistncia ao envelhecimento acelerado (diferena de cor) Resistncia ao envelhecimento natural (diferena de cor) ISO 8501-1
Preparation of steel substrates before application of paints and related products - Visual assessment of surface cleanliness Part 1 - Rust grades and preparation of uncoated steel substrates and steel substrates after overall removal of previous coating

Pr-tratamento da superfcie Esquemas de pintura com tinta lquida sobre ao Decapagem por projeco de granalha de ao Rugosidade da superfcie Controlo da limpeza da superfcie aps a decapagem por projeco de abrasivos ISO 9223
Corrosion of metals and alloys - Corrosivity of atmospheres Classification

3-c-1 4-a-1 4-b-4 6-b-2.3 6-b-2.7

Perda de massa ISO 9227


Essais de corrosion en atmosphres artificielles - Essais aux brouillards salins

1-a 2.3.4 2-b-4 2-b-6

Resistncia ao nevoeiro salino neutro Resistncia qumica ISO 16276-2


Corrosion protection of steel structures by protective paint systems - Assessment and acceptance criteria for the adhesion/cohesion (fracture strength) of a coating. Part 2 - Cross-cut testing and X-cut testing

Aderncia Aderncia Aderncia

2.2.1

2-a-1 6-c-2.1 6-d-2.1

- 103 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


NP EN ISO 1514
Tintas e vernizes - Painis normalizados para ensaio

Mtodos de ensaio Painis de ensaio NP EN ISO 1518


Ensaios no destrutivos - Ensaios de estanqueidade Caracterizao dos detectores de fugas por espectrometria de massa

2 2.1

Resistncia riscagem NP EN ISO 2360


Revestimentos no condutores sobre metais de base no magnticos - Medio de espessura do revestimento - Mtodo das correntes de Foucault

2.2.4

2-a-4

Espessura do revestimento ensaio do esquema de pintura seco NP EN ISO 2409 NP EN ISO 2810 NP EN ISO 2813
Tintas e vernizes - Aderncia pelo mtodo da quadrcula

6-c-2.3 6-d-2.4 2.2.1 2-a-1 2-b-9 2-a-10 2-b-8 2-b-9 6-c.2.4 6-d-2.5 2.3.7 2-b-7

Aderncia - Equipamento
Tintas e vernizes - Envelhecimento natural dos revestimentos

Resistncia ao envelhecimento natural


Tintas e vernizes - Determinao do brilho especular dos revestimentos por pintura no-metlicos a 20, 60 e 85

Brilho Resistncia ao envelhecimento acelerado (brilho) Resistncia ao envelhecimento natural (brilho) Brilho Brilho NP EN ISO 3231 NP EN ISO 4628-1
Tintas e vernizes - Determinao da resistncia a atmosferas hmidas contendo dixido de enxofre

Resistncia da cor
Tintas e vernizes - Avaliao da degradao dos revestimentos - Designao da quantidade e dimenso dos defeitos e da intensidade das alteraes uniformes de aspecto - Parte 1 Introduo geral e sistema de designao.

Resistncia ao nevoeiro salino neutro NP EN ISO 4628-2


Tintas e vernizes - Avaliao da degradao dos revestimentos - Designao da quantidade e dimenso dos defeitos e da intensidade das alteraes uniformes de aspecto - Parte 2 Avaliao do grau de empolamento.

2-b-4

Resistncia ao nevoeiro salino neutro Resistncia a atmosfera c/ gua de concentrao contnua Resistncia qumica Resistncia da cor NP EN ISO 4628-3
Tintas e vernizes - Avaliao da degradao dos revestimentos - Designao da quantidade e dimenso dos defeitos e da intensidade das alteraes uniformes de aspecto - Parte 3 Avaliao do grau de enferrujamento

2-b-4 2-b-5 2-b-6 2-b-7

Resistncia ao nevoeiro salino neutro Resistncia qumica Resistncia da cor NP EN ISO 4628-4
Tintas e vernizes - Avaliao da degradao dos revestimentos - Designao da quantidade e dimenso dos defeitos e da intensidade das alteraes uniformes de aspecto - Parte 4 Avaliao do grau de fissurao

2-b-4 2-b-6 2-b-7

Resistncia ao nevoeiro salino neutro Resistncia a atmosfera c/ gua de concentrao contnua Resistncia qumica Resistncia da cor

2-b-4 2-b-5 2-b-6 2-b-7

- 104 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


NP EN ISO 4628-5
Tintas e vernizes - Avaliao da degradao dos revestimentos - Designao da quantidade e dimenso dos defeitos e da intensidade das alteraes uniformes de aspecto - Parte 5Avaliao do grau de descamao

Resistncia ao nevoeiro salino neutro Resistncia a atmosfera c/ gua de concentrao contnua Resistncia qumica Resistncia da cor NP EN ISO 6270-1
Tintas e vernizes - Determinao da resistncia humidade Parte 1 - Condensao contnua

2-b-4 2-b-5 2-b-6 2-b-7

Resistncia a atmosfera c/ gua de concentrao contnua NP EN ISO 6270-2


Tintas e vernizes - Determinao da resistncia humidade Parte 2 - Mtodo de exposio de provetes em atmosferas de condensao de gua.

2.3.5

2-b-5

Resistncia qumica NP EN ISO 6272-1


Tintas e vernizes - Ensaios de deformao rpida (resistncia ao choque - Parte 1 - Ensaio de queda de uma massa com grande rea de identao.

2-b-6

Resistncia ao impacto Resistncia ao impacto Impacto Impacto NP EN ISO 8502-3


Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas e produtos similares - Ensaios para avaliao da limpeza de superfcies. Parte 3 - Avaliao de poeiras em superfcie de ao preparadas para a pintura (mtodo da fita adesiva sensvel presso)

2.2.3

2-a-2 2-a-3 6-c-2.2 6-d-2.2

Controlo da limpeza da superfcie aps a decapagem por projeco de abrasivos NP EN ISO 8502-4
Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas e produtos similares - Ensaios para avaliao da limpeza de superfcies. Parte 4 - Guia para a estimativa da probabilidade de condensao antes da aplicao da tinta.

6-b-2.7

Aplicao do esquema de pintura NP EN ISO 8503-1


Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas e produtos similares - Caractersticas de rugosidade de substratos de ao decapados. Parte 1 - Especificaes e definies para comparadores ISO de perfil de superfcie para avaliao de superfcies decapadas por projeco de abrasivos.

5-a-2

Determinao da rugosidade da superfcie NP EN ISO 8503-2


Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas e produtos similares - Caractersticas de rugosidade de substratos de ao decapados. Parte 2 - Mtodo de graduao do perfil de superfcie de ao decapado por projeco de abrasivos. Processo do comparador.

2-a-7

Determinao da rugosidade da superfcie NP EN ISO 8503-3


Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas e produtos similares - Caractersticas de rugosidade de substratos de ao decapados. Parte 3 - Mtodo para calibrao de comparadores ISO de perfil de superfcie e para a determinao do perfil de superfcie. Processo do microscpio ptico.

2-a-7

Determinao da rugosidade da superfcie

2-a-7

- 105 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


NP EN ISO 8503-4
Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas e produtos similares - Caractersticas de rugosidade de substratos de ao decapados. Parte 4 - Mtodo para calibrao de comparadores ISO de perfil de superfcie e para a determinao do perfil de superfcie.. Processo do estilete (palpador).

Determinao da rugosidade da superfcie NP EN ISO 11125-2


Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas ou produtos similares - Mtodos de ensaio para abrasivos metlicos para decapagem por projeco. Parte 2 Determinao da distribuio granulomtrica das partculas.

2-a-7

Determinao da distribuio granulomtrica das partculas. NP EN ISO 11127-2


Preparao de substratos de ao antes da aplicao de tintas ou produtos similares - Mtodos de ensaio para abrasivos nometlicos para decapagem por projeco. Parte 2 Determinao da distribuio granulomtrica das partculas.

2.2.6

2-a-6

Determinao da distribuio granulomtrica das partculas. NP EN ISO11341


Tintas e vernizes - Envelhecimento acelerado e exposio radiao artificial - Exposio radiao de arco de xnon filtrada.

2.2.6

2-a-6

Resistncia ao envelhecimento acelerado NP EN ISO 12944-1


Tintas e vernizes - Proteco anticorrosiva de estruturas de ao por esquemas de pintura. Parte 1 - Introduo geral

2-b-8 7-a-2

Concesso de homologao para esquemas de pintura com tintas em p NP EN ISO 12944-2


Tintas e vernizes - Proteco anticorrosiva de estruturas de ao por esquemas de pintura. Parte 2 -Classificao de ambientes.

Categorias de corrosividade Esquemas de pintura em diferentes ambientes NP EN ISO 12944-4


Tintas e vernizes - Proteco anticorrosiva de estruturas de ao por esquemas de pintura. Parte 4 -Tipos de superfcie e de preparao de superfcie

1 4.1

1-a

Pr-tratamento de superfcie Tipos de superfcies das estruturas em ao que contm carbono ou aos fracos ligados e respectivas preparaes Esquema de pintura com tinta lquida para substrato de ao galvanizado Concesso de homologao NP EN ISO 12944-5
Tintas e vernizes - Proteco anticorrosiva de estruturas de ao por esquemas de pintura. Parte 5 - Esquemas de pintura

3-c-1 3-c-2 4-a-3 7-a-2

Esquemas de pintura em diferentes ambientes Concesso de homologao de esquemas de pintura NP EN ISO 12944-6
Tintas e vernizes - Proteco anticorrosiva de estruturas de ao por esquemas de pintura. Parte 6 - Ensaios de desempenho em laboratrio

4.1 7

7-a-2

Resistncia a nevoeiro salino neutro Resistncia qumica Resistncia da cor Peas de ao galvanizado por imerso a quente e esquema de pintura por electro-zincagem Concesso de homologao NP EN ISO 12944-7
Tintas e vernizes - Proteco anticorrosiva de estruturas de ao por esquemas de pintura. Parte 7 - Execuo e superviso dos trabalhos de pintura

2.3.4 2.3.6 2.3.7

2-b-4 2-b-6 2-b-7 3-a-2 7-a-2

Aplicao dos esquemas de pintura com tinta lquida Concesso de homologao

5-a 7-a-2

- 106 -

QUALISTEELCOAT Fevereiro de 2009


NP EN 20105-A02 NEN 5335 Determinao da resistncia deformao por queda de porcas hexagonais Impacto NEN 5350 Determinao da dureza de uma superfcie. Mtodo do lpis. ASTM D 2794 ASTM D 3260 ASTM C 207 DIN EN 12487 DIN 50017 DIN 50939 NF P 24-351
Standard test method for resistance of organic coatings of effects of rapid deformation (Impact). Txteis - Solidez dos tintos - Parte 2 - Escala de cinzentos para avaliao da alterao da cor

Diferenas de cor 2.2.2

2-b-10 2-a-2 6-d-2.2 2.2.5 2-a-5

Impacto
Standard test method for acid and mortar resistance of factoryapplied clear coatings on extruded aluminium products.

6-c-2.2 2-b-2 2-b-2 2-b-13 2-b-5 3-c-9

Resistncia argamassa
Standard specification for hydrated lime for masonry purposes

Resistncia argamassa
Corrosion protection metals - Rinsed and non-rinsed chromate conversion coatings on aluminium and aluminium alloys

Determinao da massa da camada de converso


Condensation water test atmospheres

Resistncia a atmosfera com gua de condensao contnua


Chromating aluminium - Principles of testing

Revestimento de converso de peas pr-tratadas


Menuiserie mtallique - Fentres, faades rideaux, semirideaux, panneaux ossature mtallique - Protection contre la corrosion et prservation des tats de surface

Fosfatao Comuns s Directivas QUALICOAT

4-b-4

- 107 -

You might also like