You are on page 1of 12

1

A histria e a constituio da Psicanlise: introduo aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana Paola Carloni1 RESUMO A construo da Psicanlise se relaciona com a prpria histria de Freud. O autor percebeu em elementos a sua volta as bases para teorizar sobre o ser humano e o sofrimento psquico, que resultaram na Psicanlise. Sigmund Freud tentou entender a gnese da histeria e se esbarrou na sexualidade humana e a partir disso criou o conceito de inconsciente, derivando da formulaes importantes, como as duas tpicas que explicam a constituo do aparelho psquico humano, o conceito de libido, o Complexo de dipo e a teoria da incompletude. Esses importantes constructos freudianos so a base deste artigo que, por meio de uma reviso bibliografica, pretende dar subsidios para aqueles que iniciam os estudos desta teoria, que revolucionou o pensamento sobre o ser humano no sculo XX. Para isso, pretende-se compreender a histria de surgimento da psicanalise e seus principais conceitos que so fundamentais para os cursos de bacharelado e licenciatura que tenham a Psicologia em sua grade curricular.

Palavras chaves Psicanlise, estrutura psquica, Complexo de dipo e incompletude.

INTRODUO

A teoria formulada por Sigmund Freud no incio do sculo XX ampla e complexa. O autor comea seus estudos ainda no fim do sculo XIX, mas publica sua primeria obra considerada psicanalitica A interpretao dos sonhos, em 1900. Assim, o desenvolvimento de tal teoria se relaciona ao prprio contexto de incio de sculo XX, em que ocorreram diversas transformaes em todo o mundo. Ao tentar entender o sofrimento psquico de pacientes diagnosticadas com histeria, Freud acaba por perceber e construir diversos conceitos ligados constituio do psiquismo humano. Conceitos complexos que so desenvolvidos nos quarenta anos
1

Paola Carloni mestre em Educao pela Universidade Federal de Gois, instituio em que cursou Comunicao Social com habilitao em Jornalismo e fez especializao em Assessoria de Imprensa. Fez ainda um intercmbio de um ano da Universidade do Minho, em Braga, Portugal, para estudar psicologia. Atualmente cursa o ltimo ano de Psicologia na Universidade Federal de Gois e professora adjunta na Faculdade Araguaia.

2 de histria da Psicanlise, desenvolvida por Freud, e ainda em mais de cem anos de Psicanalise em que outros autores teorizam a partir dos constructos freudianos. O artigo pretende ser um passo introdutrio na leitura e entendimento desses conceitos. Este incio no substituir a leitura do prprio autor, pois o aprendizado diretamente com o psicanalista mais rico do que qualquer reviso bibliogrfica.

1 - A construo da teoria psicanaltica

A Psicanlise se constitui como uma teoria desenvolvida por Sigmund Freud, tendo como marco inicial a publicao da obra A Interpretao dos Sonhos, no incio de 1900. Os estudos de Freud, que levaram elaborao da teoria, comearam alguns anos antes, quando ainda eram realizados na rea de formao do autor: a medicina (FREUD, 1996b). As doenas nervosas no eram respeitadas pelos mdicos da poca, pois os aspectos psquicos no eram considerados cientficos, mas apenas o que era mensurvel ou passvel de algum tipo de comprovao material. "Eles no sabiam o que fazer do fator psquico e no podiam entend-lo. Deixavam-no aos filsofos, aos msticos e aos charlates: e consideravam no cientfico ter qualquer coisa a ver com ele" (FREUD, 1996b, p. 215). O autor se dedicou s investigaes do psiquismo com forte influncia da biologia, devido a sua formao mdica. O pensamento freudiano fruto de sua poca. As explicaes teolgicas j no satisfaziam e a cincia era o novo modo de entender a realidade. Ele desenvolve uma teoria cientfica, mesmo que os positivistas critiquem a Psicanlise como sendo filosofia e no cincia. Freud viveu em uma sociedade patriarcal, burguesa capitalista, em que a mulher era muito oprimida. Freud nasceu em 1856, na ento Morvia e faleceu em 1939. Mudou-se para Viena ainda na infncia. Destacou-se nos estudos e cursou medicina. Desenvolveu estudos na rea mdica, inclusive com o alcalide cocana e suas propriedades anestsicas.

3 Estudou em Paris com Charcot sobre hipnose em pacientes com histeria. Esses estudos foram mal recebidos pela comunidade cientfica em Viena, que se apoiava em uma cincia aos moldes positivistas. Aproximou-se de Breuer, um dos mdicos de famlia bem conceituados de Viena, com quem estudou sobre a histeria. Eles utilizavam o mtodo catrtico no tratamento de pacientes histricas por meio da sugesto hipntica. No estudo com esses primeiros pacientes Freud percebe que h uma outra lgica operando na estrutura psquica humana, alm da conscincia: o inconsciente (Ele se questiona: Por que tanto esquecimento? Para onde vo os contedos suprimidos da conscincia?). Freud (1996a) concluiu, por intermdio desses estudos, que alm da conscincia outra lgica operava no homem, em que alguns contedos permaneciam no revelados ao sujeito: o inconsciente. A Psicanlise considerava tudo de ordem mental como sendo consciente ou inconsciente. O inconsciente ambivalente, pois o tempo no linear e contrrios coexistem, como o no e o sim. Dessa maneira, o sujeito pode amar e odiar ou querer e no querer ao mesmo tempo, seguindo uma linha dialtica2.
2

Segundo Abbagnado (1982, p. 252), em relao ao conceito de dialtica: "esse termo, que deriva o seu nome do dilogo, no foi empregado, na histria da filosofia com um significado unvoco, que possa determinar-se e esclarecer-se uma vez por todas; mas recebeu significados diferentes, diferentemente aparentados entre si e no redutveis uns aos outros ou a um significado comum. Podem-se, todavia, distinguir quatro significados fundamentais: 1 a dialtica como mtodo da diviso; 2 a dialtica como lgica do provvel; 3 a dialtica como lgica e 4 a dialtica como sntese dos opostos". De acordo com o autor, estes quatro conceitos se originam de quatro doutrinas distintas: platnica, aristotlica, estica e hegeliana, respectivamente. Para Abbagnano (1982, p. 252) "pode-se dizer, por exemplo, que a dialtica o processo em que comparece um adversrio para ser combatido ou uma tese para ser refutada e que supe, portanto, dois protagonistas ou duas teses em conflito; ou que um processo que resulta da luta ou do contraste de dois princpios ou de dois momentos ou de duas atividades quaisquer". Nesta perspectiva, possvel atribuir o conceito de dialtica lgica do funcionamento psquico estabelecido por Freud, pois nele h a coexistncia de contrrios e uma luta ou contraste entre dois princpios, tanto entre Eros e Tnatos, quanto entre id, ego e superego ou princpio de prazer e de realidade. Alm dessa, tambm na dialtica platnica possvel identificar as caractersticas do funcionamento psquico teorizadas por Freud. Segundo Abbagnano (1982, p. 252) "em um passo famoso do Sofista, Plato enumera as trs alternativas fundamentais que o processo dialtico pode encontrar: 1 que uma nica ideia permeie e abrace muitas outras, as quais todavia permanecem separadas dela e exteriores umas s outras; 2 que uma nica ideia reduza a unidade muitas outras ideias, na sua totalidade; 3 que muitas ideias permaneam inteiramente distintas entre si (Sof., 253 d). Essas trs alternativas apresentam dois casos extremos: o da unidade de muitas ideias em uma delas, e o da sua heterogeneidade radical; e um caso intermedirio: uma ideia que abranja outras sem fundi-las em uma unidade". Essa lgica explicada por Plato prxima lgica atribuda por Freud ao inconsciente e aos processos mentais, pois para a Psicanlise tambm pode haver, no psiquismo, uma ideia que permeie e abrace outra, mesmo que elas permaneam separadas e que a mesma ideia reduza outras a sua totalidade e ainda assim permaneam distintas. A dialtica hegeliana tambm pode ser comparada forma do funcionamento do psiquismo freudiano. "Mas para Hegel a dialtica "a prpria natureza do pensamento" ( Enc 11) j que a resoluo das contradies em que a realidade finita, que como tal objeto do intelecto, permanece enredada. A dialtica a resoluo imanente na qual a unilateralidade e limitao das determinaes

4 Ele desenvolve duas teorias do aparelho psquico. Na primeira teoria do aparelho psquico ou primeira tpica freudiana, se divide o psiquismo em inconsciente, prconsciente e consciente. O inconsciente, para Freud, era uma instancia psquica em que o paciente sabe, mas no sabe que sabe. O inconsciente no segue uma lgica linear, mas atemporal e dialtico, onde contrrios coexistem. O inconsciente estruturado como linguagem e a fonte de energia do psiquismo humano. O pr-consciente seria responsvel por armazenar as informaes que no esto na conscincia naquele exato momento, mas podem ser acessadas sempre que necessrio. H um fluxo constante entre as trs instncias.
Estar consciente , em primeiro lugar, um termo puramente descritivo, que repousa na percepo do carter mais imediato e certo. A experincia demonstra que um elemento psquico (uma idia, por exemplo) no , via de regra, consciente por um perodo de tempo prolongado. Pelo contrrio, um estado de conscincia , caracteristicamente, muito transitrio; uma idia que consciente agora no o mais um momento depois, embora assim possa tornar-se novamente, em certas condies que so facilmente ocasionada. (FREUD, 1996d, p.27 e 28).

Ainda neste primeiro momento e com base nesses estudos, o autor desenvolve outro conceito importante, a libido. A libido a energia ertica que possibilita a vida. Utilizar-se desta energia para fins socialmente aceitos (arte, religio, estudo, etc..) resulta em sublimao. tambm a libido quem une os homens para fins reprodutivos. Posteriormente ele desenvolve a segunda teoria do aparelho psquico ou segunda tpica ao perceber que o psiquismo era mais complexo do que a diviso em inconsciente, consciente e pr-consciente. Neste segundo momento ele divide a estrutura psquica em id, ego e superego. O id a fonte de energia pulsional (libido). Ele inconsciente e regido pelo Princpio do Prazer3. O ego faz a mediao entre os desejos
intelectuais se exprime como o que ela , ou seja, como a sua negao. Todo finito tem isto de prprio; suprime-se a si mesmo" (ABBAGNANO, 1982, p. 255). Na lgica freudiana tambm h um conflito entre as contradies do psiquismo, em que um se constitui como negao e complementaridade do outro, suprimindo-se a si mesmo e ao seu oposto, na medida em que o compe. Dessa maneira a sntese, por exemplo, de inconsciente e consciente ou princpio de prazer e princpio de realidade constitui a subjetividade do indivduo.
3

Principio do Prazer um conceito elaborado por Freud em que ele estabelece que h uma tendncia geral do psiquismo em obter prazer, eliminando o desprazer, por meio da diminuio dos nveis de tenso intrapsquicos. Esse prazer buscado de maneira imediata e a qualquer custo, no levando em conta a necessidade de autoconservao do ego. Para regular esse princpio, h, em relao com ele, o Princpio de Realidade, que media a relao do Princpio do Prazer com o mundo externo, segundo a ordem da economia psiquica, que prev a eliminao do desprazer como prioritrio em relao satisfao das pulses.

5 do id, as impossibilidades da realidade externa e as interdies do superego. Est ligado ao Principio de Realidade, por meio do qual o homem pode se tornar civilizado, tem parte consciente e outra inconsciente. O superego o herdeiro do complexo de dipo e acusa os desejos do id, antes mesmo que cheguem conscincia. O superego possui uma maior parte inconsciente e outra pequena consciente. Id, ego e superego so diferentes, mas no so separados. H uma relao dialtica entre eles. Desse modo, possuem a mesma natureza e atuam em conjunto, produzindo, na estrutura psquica, uma sntese que compem a subjetividade. O psiquismo tem como infraestrutura o que orgnico. Freud (2003) explica que a energia libidinal est na fronteira do psquico e do somtico. O id, regido pelo princpio do prazer, quer suas necessidades atendidas imediatamente. O ego tenta concili-las com as demandas do mundo externo e do superego. Assim, na lgica capitalista, tenta-se conciliar id e ego, atendendo ao imediatismo do id pela satisfao no adiada e pelo gozo compulsivo. Os desejos do id no reconhecem o tempo ou local, podendo retornar por meio de sonhos ou sintomas em qualquer momento da vida do sujeito.

A intemporalidade o ideal do prazer. O tempo no pode sobre o id, que o domnio original do principio de prazer. Mas o ego, por cujo intermdio, exclusivamente, o prazer se torna real, est em sua inteireza sujeito ao tempo. A mera previso do fim inevitvel, presente a todo instante, introduz um elemento repressivo em todas as relaes libidinais e torna o prprio prazer doloroso. [...] O fluxo de tempo o maior aliado natural da sociedade na manuteno da lei e da ordem, da conformidade das instituies que relegam a liberdade para os domnios de uma perptua utopia; o fluxo de tempo ajuda os homens a esquecerem o que foi e o que pode ser: f-los esquecer o melhor passado e o melhor futuro (MARCUSE, 1969, p. 200).

O tempo e a possibilidade do fim, por intermdio da morte, so aspectos importantes da interdio que permitem ao ego manter o equilbrio do psiquismo. Com a finalidade de se autopreservar, o ego no consente que algumas exigncias sejam sequer desejadas conscientemente. No plano inconsciente o superego acusa o id, e o ego trata de reprimi-las antes mesmo que cheguem ao consciente, gerando o sentimento de culpa.

6
Ora, as 'restries externas' que, primeiro, os pais e, depois, outras entidades sociais impuseram ao indivduo so 'introjetadas' no ego e convertem-se em 'conscincia'; da em diante, o sentimento de culpabilidade a necessidade de punio, gerada pelas transgresses ou desejo de transgredir essas restries (especialmente, na situao edpica) impregna a vida mental (MARCUSE, 1969, p. 49).

O homem, pela transformao dos instintos animais, capaz de renunciar satisfao imediata e ao prazer, em nome da satisfao adiada, que gera segurana, para constituir a vida em sociedade. A libido, energia que possibilita essa transformao, destina-se para a reproduo humana na relao entre os sexos e tambm desviada desse objetivo e dirigida para a realizao de outras atividades humanas cuja finalidade a produo de cultura, que Freud (1997) denomina sublimao. Na sublimao, o objeto e o objetivo so modificados e o que era originalmente sexual encontra satisfao em uma realizao no sexual genital, mas ertica, na medida em que se investe energia libidinal em um substituto, "de uma valorao social ou tica superior" (FREUD, 1976a, p. 129). Essa energia sexual est ligada Pulso de Vida, que possui uma relao de ambivalncia, contradio e complementaridade com o Instinto de Morte. A Pulso de Vida, ou Eros, a fora que mantm tudo o que vivo unido e age no sentido de conservar a vida. "E a que poder poderia essa faanha ser mais bem atribuda do que a Eros, que mantm unido tudo o que existe no mundo?" (FREUD, 1997, p. 39). Em uma relao de contraposio e de complemento, h o Instinto de Morte, ou Tnatos.

Partindo de especulaes sobre o comeo da vida e de paralelos biolgicos, conclu que, ao lado do instinto para preservar a substncia viva e para reunila em unidades cada vez maiores, deveria haver um outro instinto, contrrio quele, buscando dissolver essas unidades e conduzi-las de volta a seu estado primevo e inorgnico. Isso equivalia a dizer que, assim como Eros, existia tambm um instinto de morte. Os fenmenos da vida podiam ser explicados pela ao concorrente, ou mutuamente oposta, desses dois instintos (FREUD, 1997, p. 77).

Enquanto Eros tende a manter a unio, seja das partculas do corpo, ou dos prprios seres humanos, Tnatos a fora que tende a transformar o que orgnico em inorgnico, manifestando-se por meio da agressividade e da destrutividade. Eles aparecem intimamente relacionados, e "os dois tipos de instinto raramente talvez nunca aparecem isolados um do outro, mas [...] esto mutuamente mesclados em

7 propores variadas e muito diferentes, tornando-se assim irreconhecveis para nosso julgamento" (FREUD, 1997, p. 78). Essa relao entre Eros e Tnatos constitui o psiquismo. A possibilidade de civilizao implica na subjugao dos instintos pulsionais humanos, e seu investimento em objetos que possibilitem a vida em sociedade. Freud (1996a) divide o desenvolvimento da libido em quatro fases, que no so lineares, mas podem se sobrepor, mesmo que teoricamente se defina uma ordem: fase oral, fase anal sdica, fase flica, latncia e fase genital. De acordo com a fase, o investimento libidinal se encontra em um rgo ou parte do corpo. Elas sero fundamentais para entender importantes formulaes na teoria freudiana, como o Complexo de dipo e o Complexo de Castrao. Nasio (1989) aprofunda nas explicaes freudianas sobre o Complexo de Castrao. Para o autor, o conceito psicanaltico no diz respeito diretamente mutilao dos rgos sexuais da criana, mas a sua ameaa, por meio de uma experincia psquica vivida pelo infante em que as interdies e as leis comeam a fazer parte da vida humana. A experincia do Complexo de Castrao em relao suposta mutilao dos rgos sexuais, fantasiada pela criana, inconsciente e ser decisiva na constituio do sujeito. preciso que a criana entenda e internalize que no pode ter todas as suas vontades atendidas. Os limites, impostos pelos progenitores, sero fundamentais para a constituio psquica da criana.

O aspecto essencial dessa experincia consiste no fato de que, pela primeira vez, a criana reconhece, ao preo da angstia, a diferena anatmica entre os sexos. At ali, ela vivia na iluso da onipotncia; dali por diante ter de aceitar que o universo seja composto por homens e mulheres e que o corpo tenha limites (NASIO, 1989, p. 13).

Segundo Nasio (1989), ao observar pessoas do sexo oposto, com o rgo sexual diferente, o menino deduz que as mulheres foram castradas e as meninas que elas prprias o foram, assim como a me. Esse um ponto importante do Complexo de Castrao, que ser fundamental no desenvolvimento do Complexo de dipo. Nesse momento o rgo superinvestido libidinalmente o rgo ameaado. As crianas buscam prazer manipulando-o. "Essa a poca das ameaas verbais que visam a proibir criana suas prticas auto-erticas e obrig-las a renunciar a suas fantasias incestuosas" (NASIO, 1989, p. 14). A criana passa a conhecer a interdio e precisa

8 renunciar satisfao imediata para conviver em sociedade. Ela descobre que seus desejos no podem e no sero atendidos imediatamente. A Castrao aliada ao dipo inaugura o no na vida do sujeito. O menino constata que h pessoas sem pnis e que, portanto, a possibilidade de perd-lo real. J as meninas, que se percebem castradas e observam que a me tambm o foi, culpam-na pela ausncia do pnis/falo4. A menina, assim como o menino, tambm postula sobre a universalidade de um rgo comum, mas percebe a diferena anatmica, como explica Freud (1996c, p. 280).
Elas notam o pnis de um irmo ou companheiro de brinquedo, notavelmente visvel e de grandes propores, e imediatamente o identificam com o correspondente superior de seu prprio rgo pequeno e imperceptvel; dessa ocasio em diante caem vtima da inveja do pnis.

Segundo Freud (1976a), o menino, ao eleger a me como o\1bjeto de amor, identifica-se com o pai e v nele um rival, que compete pelo amor materno, inaugurando o Complexo de dipo. "Durante um certo tempo, esses dois relacionamentos avanam lado a lado, at que os desejos sexuais do menino em relao a me se tornam mais intensos e o pai percebido como um obstculo a eles; disso se origina o complexo de dipo" (FREUD, 1976a, p. 46). O menino quer se livrar do pai e ocupar seu lugar junto me. A ameaa de castrao por parte do pai, que faz a interdio da relao com a me, e o medo de perder a proteo paterna, leva a criana a abandonar o Complexo de dipo. Sendo assim, h a eleio posterior de substitutos para o investimento libidinal fora da relao incestuosa. "Se ela perde o amor de outra pessoa de quem dependente, deixa tambm de ser protegida de uma srie de perigos" (FREUD, 1997, p. 85). A renncia ao objeto proibido, ou, satisfao imediata, e a capacidade de desviar a energia para a eleio de outros alvos da libido pode se constituir como sublimao. O Complexo de dipo feminino distinto do masculino e menos trabalhado na teoria freudiana. Nele, a menina atribui a culpa da sua castrao me e desenvolve sentimentos de hostilidade para com ela. A menina elege o pai como objeto de amor, na esperana de que ele lhe d o falo, que ela no possui. A castrao, que finaliza o Complexo de dipo masculino, d inicio ao feminino. Ele se desfaz no decorrer da
4

Segundo Nasio (1989), o falo se refere ao poder. No se trata do pnis anatmico, mas do poder que ele representa. "A primazia do falo no deve ser confundida com uma suposta primazia do pnis. [...] O elemento organizador da sexualidade humana no , portanto, o rgo sexual masculino, mas a representao construda com base nesta parte anatmica do corpo do homem" (NASIO, 1989, p. 33).

9 infncia, pois a menina percebe que no poder ter o pai ou o falo que ele representa, e, assim como o menino, substitui o amor ertico em relao s figuras parentais pela eleio de um objeto fora da relao incestuosa. "Esse motivo facilmente descoberto no desamparo e na dependncia dela a outras pessoas, e pode ser mais bem designado como medo da perda de amor" (FREUD, 1997, p. 84 e 85). Para Nasio (1989, p. 33), "a prevalncia do falo significa que a evoluo sexual infantil e adulta ordena-se conforme esse pnis imaginrio chamado falo esteja presente ou ausente no mundo dos seres humanos". O falo, entendido como poder e no reduzido ao pnis anatmico, fundamental para compreender alguns mecanismos de dominao da sociedade capitalista. Dentro deste sistema, o poder possibilita a fora e perpetua a dominao. O poder buscado como uma promessa de salvao em meio insegurana e ao desamparo desta sociedade competitiva. "A vida no capitalismo tardio um contnuo rito de iniciao. Todos tm que mostrar que se identificam integralmente com o poder de quem no cessam de receber pancadas" (HORKHEIMER e ADORNO, 1985, p. 144). A felicidade, sinal de poder e diferena social, prometida a todos. A satisfao, que deveria ser interditada desde a infncia, incitada ao custo de um alto preo. "Todos podem ser como a sociedade todo-poderosa, todos podem se tornar felizes, desde que se entreguem de corpo e alma, desde que renunciem pretenso de felicidade" (HORKHEIMER e ADORNO, 1985, p. 144). O desamparo compensado pela confiana que se tem nas promessas de gozo e satisfao de uma sociedade imediatista. "Para todos algo est previsto; para que ningum escape, as distines so acentuadas e difundidas" (HORKHEIMER e ADORNO, 1985, p. 116). Para que se possa viver em sociedade, "os instintos tm de ser desviados de seus objetivos, inibidos em seus anseios." (MARCUSE, 1969, p. 33). Por esse motivo, o Complexo de Castrao, aliado ao dipo, introduz a criana na vida em sociedade. O indivduo passa a investir libidinalmente em outros objetos, para alm do seu prprio corpo ou das figuras parentais. esse o processo de produo das neuroses, mas tambm o movimento que propiciou que o homem pudesse tornar-se um ser civilizado, pela sublimao.

10 2 - O trauma do nascimento e a incompletude humana

De acordo com Freud (1996e), ao nascer, o sujeito perde o conforto do tero materno, em que suas necessidades eram atendidas antes do desejo ser instaurado. No tero materno, antes mesmo que o beb sentisse fome o cordo umbilical j proporcionava o alimeto necessrio e assim tambm em relao s outras necessidades. Em contato com a realidade, o beb se v diante de uma situao desprazerosa e se sente ansioso. Circunstncia que se repetir em outros momentos em que o sujeito se sentir ameaado.

Presumimos, em outras palavras, que um estado de ansiedade a reproduo de alguma experincia que encerrava as condies necessrias para tal aumento de excitao e uma descarga por trilhas especficas, e que a partir dessa circunstncia o desprazer da ansiedade recebe seu carter especfico. No homem, o nascimento proporciona uma experincia prototpica desse tipo, e ficamos inclinados, portanto, a considerar os estados de ansiedade como uma resposta do trauma do nascimento (FREUD, 1996e, p. 132).

Com o nascimento, o sujeito se torna um ser que passa a ter necessidades e, portanto, instaura-se o desejo. A partir de ento, ele busca por toda a vida aquele estado de satisfao, a completude sentida no tero materno, ou, a felicidade. Para Freud (1997, p. 23), os sujeitos esforam-se por obter felicidade: querem ser felizes e assim permanecer. E a busca se d na procura do prazer por intermdio da fuga ao desprazer. Freud (1997, p. 25) explica ainda que j a infelicidade muito menos difcil de experimentar. A prpria fuga ao sofrimento encarada pelo homem como felicidade. A sociedade capitalista se apropria da incompletude humana e estabelece a promessa da felicidade pelo consumo (que se assemelharia completude perdida com o nascimento). A mercadoria se torna um substituto para o objeto perdido, tentando saciar a falta. Dessa maneira, h o estabelecimento de padres que devem ser seguidos. Os padres teriam resultado originariamente das necessidades dos consumidores: eis porque so aceitos sem resistncias (HORKHEIMER e ADORNO, 1985, p. 114). A ansiedade, referida por Freud (1996e) em relao ao trauma do nascimento, que inicialmente surgiu para alertar sobre os estados de perigo e que remete ao desprazer e a uma situao de desamparo, apropriada no processo de alienao. A lgica desta sociedade se fundamenta no mecanismo em que o indivduo se encontra

11 fragilizado para assegurar que pela adeso ideologia capitalista ele ser amparado, tendo sua ansiedade apaziguada. "A ansiedade surgiu originalmente como uma reao a um estado de perigo e reproduzida sempre que um estado dessa espcie se repete" (FREUD, 1996e, p. 133). Na sociedade capitalista, regida pela liberdade econmica, a insegurana e o desamparo so o preo pago pelos sujeitos para que possam viver a pseudoliberdade em meio ao individualismo. Ao garantir a obteno de prazer e ao mesmo tempo fracassar em relao promessa, o sujeito se prende na trama em que se precisa consumir sempre mais para tentar obter a felicidade anunciada e fugir da insegurana e do desamparo. No h a satisfao assegurada e nem a felicidade alcanada, como explicam Horkheimer e Adorno (1985). O sujeito consome irrefletidamente, sem elaborar ou renunciar e, diante da exacerbao da ansiedade, intensifica o consumo aos produtos que a indstria entrega com a promessa da completude, ou, do gozo pleno. Antes mesmo que o desamparo e a ansiedade possam lev-lo a refletir sobre o estado de coisas, novos produtos e ideai lhe so oferecidos e critic-los ou opor-se a eles significa a excluso do meio social. "Quem no se conforma punido com uma impotncia econmica que se prolonga na impotncia espiritual do individualista. Excludo da atividade industrial ele ter sua impotncia facilmente comprovada" (HORKHEIMER e ADORNO, 1985, p. 125). A subjetividade influenciada pelo momento histrico. Por certo que em um contexto que favorece o individualismo, mesmo com possibilidade de liberdade, a insegurana e o desamparo so aumentados pela possibilidade de fracasso e solido. Compreender a teoria psicanaltica permite entender o homem de hoje mesmo que Freud tenha desenvolvido sua teoria na primeira metade do sculo XX.

CONSIDERAES FINAIS

A teoria freudiana ampla e complexa. Muitos conceitos desenvolvidos pelo autor da Psicanlise foram revistos e reformulados pelo prprio autor em textos seguintes. Estudar Psicanlise se abrir s possibildiades de caminhar com o prprio autor tentando percorrer e entender os desdobramentos de mais de quarenta anos de produo.

12 Este artigo pretendeu-se introdutrio para aqueles que ainda no conhecem a teoria, por meio de uma reviso bibliografica das obras do prprio Freud e de autores que estudam a teoria psicanaltica. Sem dvida que nenhum levantamento bibliogrfico pode ser mais rico do que fazer o percurso com o prprio autor. Assim, pretende-se sucitar no leitor a curiosidade para refletir a partir dos escritos freudianos. Quem chegou at aqui deu o primeiro passo no entendimento da Psicanlise que pressupe o entendimento do prprio psiquismo humano. De agora em diante o dialgo deve se dar com o prprio Freud.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FREUD, Sigmund. Um estudo autobiogrfico. Rio de Janeiro: Imago, 1996a. _____________. Uma breve descrio da Psicanlise. In: ____. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud: edio standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, vol XIX, 1996b p. 215-234. _____________. Algumas consequncias psquicas da distino anatmica entre os sexos. In: ___. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud: edio standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, vol XIX, 1996c p. 277286. _____________. O Ego e o Id. In: ____. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud: edio standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, vol XIX, 1996b p.15 82. 1996d. _____________. Inibio, sintomas e ansiedade. In: ____. Obras psicolgicas completas de Sigmund Freud: edio standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago vol. XX, 1996e. _____________. O mal-estar na civilizao. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1997. _____________. O ego e o id. In: ____. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, vol. XIX, 1976a. p. 23-83. _____________. Psicologia de grupo e anlise do ego e dois verbetes de enciclopdia. Rio de Janeiro: Imago, 1976b. _____________. Obras psicolgicas de Sigmund Freud: escritos sobre a psicologia do inconsciente, volume 1. Coordenao de traduo: Luiz Alberto Hanns. Rio de Janeiro: Imago, 2003. HORKHEIMER, M. e ADORNO, Theodor W. Dialtica do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985. MARCUSE, Herbert. Eros e civilizao: uma interpretao filosfica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. NASIO, Juan David. Lies sobre os 7 conceitos cruciais da Psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

You might also like