You are on page 1of 3

Curso: Anual Noturno Disciplina: Direito Civil Professor: Murilo Sechieri Data: 27.06.

2011

PRINCPIOS DO DIREITO CONTRATUAL (continuao) Princpio do consensualismo O vnculo contratual considera-se perfeito e acabado pelo simples encontro das vontades dos contratantes. Excees: 1 Contratos formais ou solenes: so aqueles cuja validade depende da observncia de algum meio especfico para que sejam manifestadas as vontades dos contratantes. Art. 108, CC escritura pbica dos negcios reais imobilirios acima de 30 salrios mnimos.

Art. 108. No dispondo a lei em contrrio, a escritura pblica essencial validade dos negcios jurdicos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no Pas.
2 Contratos reais: so aqueles cujo vnculo contratual s se forma com a efetiva entrega do objeto. Ex.: mtuo, comodato, depsito, arras.

PRINCPIOS SOCIAIS DO CONTRATO Princpio da fora obrigatria ou intangibilidade do contedo ou obrigatoriedade O contrato faz lei entre as partes a regra do pacta sunt servanda. Em regra, no ser admitida a retratao unilateral tampouco a reviso judicial do contedo do contrato. Excees: 1 Quando autorizada expressamente pela lei ou pelo contrato, a revogao ou o arrependimento a fora obrigatria mitigada. 2 Quando houver ofensa aos princpios da boa f objetiva ou da funo social do contrato. 3 Teoria da onerosidade excessiva ou teoria da impreviso ou clusula rebus sic stantibus: art. 478 a 480, CC.

Requisitos: a. Que se trate de contrato comutativo e no aleatrio. b. Que o contato seja de execuo continuada ou diferida; c. Que a prestao de uma das partes se torna excessivamente onerosa; d. Que haja extrema vantagem para o outro contratante em razo de; e. Acontecimentos extraordinrios e imprevisveis. Nas relaes de consumo no se exige o elemento da imprevisibilidade vide art. 6, V, CDC. Art. 6 So direitos bsicos do consumidor: (...) V - a modificao das clusulas contratuais que estabeleam prestaes desproporcionais ou sua reviso em razo de fatos supervenientes que as tornem excessivamente onerosas; ... Embora a soluo da lei seja a resoluo do contrato, entende-se que a soluo mais adequada com o sistema a da reviso do contrato a fim de restabelecer o equilbrio entre as prestaes.

Princpio da funo social do contrato - Art. 421, CC Art. 421. A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. A liberdade de contratar ser estabelecida nos limites e em razo da funo social do contrato. Dupla funo dos contratos: 1 Funo individual ou econmica: os contratos representam o mais importante instrumento de circulao de riquezas em razo da segurana, da previsibilidade e da diminuio de riscos e controvrsias dele decorrentes. 2 Funo social: o contrato instrumento, ferramenta do convvio social e da preservao dos interesses da coletividade. O contrato instrumento do bem comum e s ser protegido se estiver direcionado no sentido do bem comum. Aspectos: 1 - Interno (entre os contratantes): mitigao da fora obrigatria, proteo da parte vulnervel e vedao da onerosidade excessiva. Existe a ideia de justia social; deve haver justia na relao contratual caso contrrio, o contrato no poder ser tutelado. 2 - Externo: nos contratos devem ser protegidos os interesses metaindividuais e difusos. A liberdade de contratar ser exercida em observncia da funo social. Art. 2035, pargrafo nico do Cdigo Civil: Pargrafo nico. Nenhuma conveno prevalecer se contrariar preceitos de ordem pblica, tais como os estabelecidos por este Cdigo para assegurar a funo social da propriedade e dos contratos.

O pargrafo nico prev a retroatividade motivada ou justificada: contratos firmados antes do atual cdigo civil podem em tese ser revistos se contiverem disposies que contrariem o princpio da funo social do contrato. Princpio da boa f objetiva art. 422, CC Art. 422. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso do contrato, como em sua execuo, os princpios de probidade e boa-f. Os contratantes so obrigados a guardar, assim na concluso como na execuo, os princpios da boa f e da probidade. Boa f objetiva: aquela que impe aos contratantes um dever de agir com lealdade, tica, respeito, honestidade, cuidado, etc. Repercusses ou aspectos da boa f objetiva: 1 um critrio de interpretao e de integrao das disposies contratuais. 2 Fonte dos deveres anexos, secundrios, acessrios, laterais, fiducirios em contraposio aos deveres nucleares centrais ou principais daquele contrato. Ex.: dever de cuidado, segurana, informao, cooperao. 3 Limitao para o exerccio dos direitos decorrentes do contrato. a chamada funo de controle que a funo social desempenha. a vedao ao exerccio abusivo do direito pelos contratantes. 3.1 - Teoria dos atos prprios ou conceitos parcirios da boa f objetiva ou funo reativa da boa f: a. Proibio ao venire contra factum proprium ou proibio ao comportamento contraditrio: ningum pode valer-se de um certo comportamento quando este lhe for vantajoso e depois volta-se contra ele quando no mais lhe interessar mediante comportamento contrrio. Ex.: pai que reconhece filho de outro e depois de 30 anos quer deixar de ser pai aps exame de DNA. b. Supressio e surrectio: supressio a supresso de uma posio jurdica que reduz o contedo obrigacional que decorre da inrcia de uma das partes em exercer direitos e faculdades, o que gera no outra uma justa expectativa de que tal exerccio no mais ocorrer no futuro. A surrectio, por sua vez, a ampliao do contedo obrigacional que decorre da supressio. c. Duty to mitigate the loss ou dever de minimizar o prprio prejuzo, ou ainda, dever de evitar o agravamento do dano d. Tu quoque (at t?): a proibio de que uma das partes venha a exigir algo que tenha sido por ela prpria negligenciado; quem viola uma norma no pode exigir do outro a observncia dela.

You might also like