You are on page 1of 5

ANLISE CRTICA DO FILME APOLLO 13

Apollo 13; Atores: Tom Hanks, Bill Paxton, Kevin Bacon, Gary Sinise, Ed Harris; lanamento: 1995 (EUA); 138 minutos.

2. Breve sinopse do filme

Um astronauta que algumas vezes j tentou ir lua, e que almejava muito isso, obtm mais uma chance de ir at ela, antes mesmo do que esperava. Apesar de no ir com a equipe que desejava, um dos integrantes da equipe original foi dispensado por motivos mdicos, ele faz a viagem e ocorre um imprevisto. Algo explode na nave e eles tm que retornar a Terra o mais rpido possvel. Com a ajuda de vrios funcionrios da NASA e do membro da equipe que no foi a Lua, eles planejam rotas e estratgias para chegar Terra a salvos.

3. Anlise crtica do filme

No filme so retratados diversos aspectos importantes da personalidade humana, tanto em horas de tenso como em momentos de felicidade. O filme passa grande parte dentro de uma nave espacial e no centro de comandos da NASA. Nota-se logo no incio do filme a vontade do homem de chegar o mais prximo de seus limites, realizar feitos que a maioria das pessoas no consegue ou no tem oportunidade de realizar e principalmente a vontade do homem de deixar seu nome na histria. A determinao o humana algo extremamente poderoso, pois ele pode fazer com que o homem realize atos que ele, talvez, nem soubesse que era possvel, e foi com determinao e perseverana com o homem realizou muitas das maiores invenes e/ou descobertas do mundo.

Aps um astronauta ser afastado da misso por suspeita de doena, vemos tambm exemplos de amizade como a indignao de Jim por ter que substituir o amigo na misso por outra pessoa que alm de no ser to amigo dele, estava sem treinamento. A amizade na maioria dos casos, ela torna as pessoas mais fortes, mais confiantes, pois sabem que se algo acontecer, podem contar com a ajuda de algum. Logo em seguida vemos que quando a espaonave sofre avaria, o mesmo astronauta que foi posto para fora da misso agora ajuda seus amigos a voltarem a salvo para Terra. Tambm notada uma sensao de alivio quando os astronautas descobrem que um de seus amigos apesar do que lhe aconteceu os est ajudando.

Tambm notado o prprio erro humano, que na nave uma pequena fiao mal feita provocou um grande acidente causando o desespero de vrias pessoas, alm da quase morte dos tripulantes. Esses erros que parecem to mnimos na vida das pessoas, s vezes podem de imediato ou ao longo do tempo, causar grandes estragos tanto para vida pessoal como para a vida particular. Temos de reconhecer tambm a capacidade humana, tambm, de resolver erros. notado que aps aquele erro, no se preocupa em descobrir de quem foi o erro e culp-lo, mas sim de resolver a situao em que agora se encontravam.

As pessoas que agora construram a nave tm que descobrir uma forma de trazer as pessoas que elas puseram em risco de volta para a Terra. Essas pessoas comeam a analisar vrios fatores, causas e provveis resultados. Logo se percebe que necessrio reconhecer seus prprios erros, aceit-los e mais importante ainda e saber resolv-los.

Um fato triste, mas que verdade, a preocupao humana maior com a desgraa do que com a vitria. percebido o no interesse

das pessoas ao saberem que uma pessoa novamente ia pisar na Lua, programas de TV no queriam transmitir o que ocorria na nave e sem saber, os astronautas filmavam o que ocorria somente para um grupo pequeno de pessoas, pensando que estavam filmando para todo o mundo. A situao logo revertida aps saberem que a espaonave danificada que aquelas pessoas poderiam morrer. Os programas de televiso fazem estudos transmitem ao vivo o que ocorria com os astronautas e todas as pessoas queriam saber.

Mas h tambm pessoas que conseguem ver o lado bom de acontecimentos ruins. No filme mostrado uma antiga reportagem de Jim aps ter voltado do espao e sua nave ter sofrido um curto circuito. Uma caracterstica muito importante como essa deveria ser sempre observada. Muitas pessoas sempre que acontece algo, no se sabe o porqu, gostam de ver o lado ruim das coisas, acredito que deve estar relacionado com a vontade humana de gostar da desgraa. Esse tipo de atitude dispensvel, no traz beneficio nenhum para as pessoas e sempre faz com que o trabalho parea mais difcil do que parea.

4. Relacionar o filme com os processos de:

Inovao tecnolgica e mtodos de trabalho;

Percebe-se no filme o quanto a humanidade evolui e progrediu durante tantos anos, pois, um fato que parecia absurdo ou impossvel, logo se tornou to simples depois de feito. Para isso olham-se tambm os mtodos de trabalho utilizados pelos integrantes da NASA para ajudar os astronautas em apuros no espao. O como ele tem que se desdobrarem para poder conseguir resolver os problemas e aps os erros verificados com a nave dos tripulantes dever-se-ia reavaliar o modo como as espaonaves so construdas, para suportar os erros que

aconteceram na nave para poderem assim garantir um melhor desempenho e segurana para os tripulantes, inovando cada vez mais.

Trabalho em equipe;

Nota-se o trabalho de equipe, extremamente essencial, para a sobrevivncia dos astronautas no espao, tanto entre os prprios astronautas, como dos integrantes da NASA, como das pessoas que assistiam ao que estava ocorrendo. Que em todo caso essencial para se desenvolver com mais eficincia e rapidez qualquer tipo de trabalho. Isso tambm faz com que as pessoas fiquem mais unidas melhorando assim alm do rendimento a integrao humana.

Treinamento;

Antes de viajarem, percebe-se um treinamento rigoroso feito pelos astronautas para poderem suportar as condies no espao e tambm os trabalhos que eles deveriam fazer quando l estivessem alm de imprevistos que poderiam sofre caso algo ocorresse. Notase tambm que aps um dos integrantes da equipe original ser retirado, a preocupao quanto ao treinamento da pessoa que o substitui, pois no confivel trocar uma pessoa sem experincia e treino por uma que tem os dois. Sempre preciso um bom treinamento, um bom rendimento e qualidade para poder fazer um trabalho bem feito e com qualidade, e assim alcanar os seus objetivos.

Planejamento corporativo;

notado no filme com bastante clareza todo um planejamento na preparao, nos dias e nos momentos de trabalho dos astronautas, o que essencial para se fazer um trabalho bem feito, porm, tambm se percebe que se deve haver um planejamento para o caso de o planejamento original no ocorrer como o esperado, provocando assim no uma surpresa, mas um imprevisto, ou seja, um plano B. Quando a nave espacial sofre a exploso nota-se que no havia planejamento para aquele tipo de situao e pior, uma preparao da nave para aquilo o qual os astronautas estavam suportando, as pessoas que fizeram a nave deveriam t-la feita j pensando em sua resistncia contra choque tanto externos como internos. Sendo assim a nave, alm dos astronautas, deveriam ter um melhor planejamento para suportarem tudo o que passaram sem apresentarem risco de vida.

Liderana:

Liderana algo muito desejado, indispensvel em um grupo, e durante as atuaes de nosso ator principal e do chefe de comandos da NASA, percebe-se a liderana que eles exercem sobre as pessoas que trabalham e as atitudes que eles tomam mesmo que paream grosseiros ou hostis, sempre visando o melhor do seu grupo e cumprir seus objetivos ou metas sem prejudicar ningum. Um lder tem que ser algum confiante, que pense positivo e que esteja sempre preparado para comandar situaes difceis, pois se ele no demonstrar essas caracterstica para sua equipe, logo ela tambm ficar sem animo para suportar situaes crticas e perderam a confiana, ou seja, o lder tem quer ser um exemplo a seguir no grupo.

You might also like