You are on page 1of 13

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia El etrica Laborat orio de Comunica co es II

Modulador/Demodulador AM-DSB/SC
Alunos: Judson Soares da Silva Matr cula: 2010049691 Yuri Max Vieira Batista Matr cula: 2010049888

Objetivos da Experi encia

Esta experi encia tem por objetivo o estudo da modula ca o e demodula ca o AM-DSB/SC, mais especicamente, o circuito que e capaz de realizar a modula c ao e a demodula ca o AM-DSB/SC. Para tanto ser a analisado os sinais banda base, portadora e modulado tanto no dom nio do tempo quanto no dom nio da frequ encia. Por m ser a confrontado os resultados pr aticos com os resultados te oricos esperados.

Descri c ao do Experimento

Inicialmente foram montados os circuitos propostos pelo professor com praricamente os mesmos valores para resist encias, capacit ancias e indut ancias sendo estas obtidas atrav es de simples componentes ou atrav es da associa c ao(s erie ou paralelo) dos mesmos. Com rela ca o ao indutor, este foi confeccionado com um n ucleo toroidal, onde foram dadas diversas voltas com um o que pode ser encontrado em cabos UTP, isso foi feito at e que o indutor tivesse sua indut ancia pr oxima dos 20H . Com rela ca o ao circuito amplicador foi utilizado o AMP.OP LF356(cujo datasheet pode ser obtido em [3]), pois o mesmo apresentava uma faixa de frequ encia satisfat oria para este experimento. Ap os a montagem foi prosseguido para as medi co es pedidas no roteiro. Conforme solicitado temos: um sinal modulante de: 5 V de amplitude e 3 KHz, uma portadora de: 100 KHz e sua amplitude deve ser obtida variando-a at e que conseguir a maior supress ao poss vel, que para nosso circuito foi de 4.5 Vpp. Ambos senoidais. Que foram gerados por dois geradores de sinais distintos. Depois foi usado um terceiro gerador, para que a portadora no demodulador sofra um desvio de frequ encia em rela c ao a ` portadora do modulador que para esta experiencia foi de 2 KHz. Foi vericado que para a portadora com frequ encia de 100 KHz, o circuito n ao tinha uma resposta satisfat oria no dom nio da frequ encia, pois estava havendo uma atenua ca o da banda lateral inferior, ou seja, as bandas laterais tinham amplitudes distintas. Ent ao foi conclu do que a frequ encia de corte do ltro n ao era de 100 KHz, logo a frequ encia da portadora foi variada at e a obten ca o de uma resposta satisfat oria.

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Essa frequ encia foi de 104 KHz(que foi mantida para no decorrer do experimento), onde com esta foi poss vel visualizar os dois impulsos no dom nio da frequ encia, como ser a mostrado em guras posteriores. Apenas para efeito de comprova ca o foi medido o valor de indut ancia da bobina(19,4H) e da capacit ancia(121 nF). Da equa ca o 1, obtida em [2] e substituindo os valores medidos, temos: 1 1 = = 103, 88KHz 2 L C 2 20 106 121 109 Que e um resultado bastante pr oximo da frequ encia ajustada no gerador de sinal. fc = (1)

Resultados Obtidos

Nas guras a seguir temos os sinais medidos nos pontos 2 e 3 no tempo e na frequ encia do circuito modulador, com a maior supress ao poss vel.

Figura 1: Sinal medido no tempo no ponto 2.

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 2: Sinal medido na frequ encia no ponto 2.

Figura 3: Sinal medido no tempo no ponto 3.

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 4: Sinal medido na frequ encia no ponto 3. Como e requerido no item 4, aterrando o sinal modulante, obtemos a gura 5.

Figura 5: Sinal na sa da com a entrada do sinal modulante aterrada. As guras a seguir correspondem ` as medi c oes nos pontos 4 e 5 no dom nio da frequ encia e do tempo do circuito demodulador. Salientando que teremos mais de uma representa c ao no ponto 5, devido ao desvio de frequ encia que posteriormente ser a aplicado a ` portadora do demodulador em rela ca o ` a portadora do modulador. Nesta etapa quado foi dito que temos a portadora de mesma frequ encia tanto no modulador quanto no demodulador, quer dizer que ela foi obtida apenas com duas fontes de sinal, onde o mesmo sinal foi injetado na base do TJB do circuito modulador e no TJB do circuito demodulador. 4

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 6: Sinal medido no tempo no ponto 4 com portadora do demodulador igual ` a portadora do modulador.

Figura 7: Sinal medido na frequ encia no ponto 4 com portadora do demodulador igual ` a portadora do modulador.

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 8: Sinal medido no tempo no ponto 5 com portadora do demodulador igual ` a portadora do modulador.

Figura 9: Sinal medido na frequ encia no ponto 5 com portadora do demodulador igual ` a portadora do modulador.

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 10: Sinal medido no tempo no ponto 5 com portadora do demodulador com desvio de -2kHz em rela ca o a ` portadora do modulador.

Figura 11: Sinal medido na frequ encia no ponto 5 com portadora do demodulador com desvio de -2kHz em rela ca o a ` portadora do modulador.

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 12: Sinal medido no tempo no ponto 5 com portadora do demodulador com desvio de +2kHz em rela c ao a ` portadora do modulador.

Figura 13: Sinal medido na frequ encia no ponto 5 com portadora do demodulador com desvio de +2kHz em rela ca o a ` portadora do modulador.

An alise dos Resultados


Circuito modulador:

Ponto 2: Os sinais em (t) e e0 (t) ser ao misturados (ver gura 1) devido ao transistor Q1 que age com 8

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

uma chave anal ogica que possui os estados fechado e aberto que se alternam na mesma frequ encia da portadora, assim permitindo ou n ao a passagem do sinal para o ponto 3. Portanto, a portadora se comporta como se fosse uma onda quadrada de amplitude constante e frequ encia 0 escolhida (escolhemos 104 kHz na nossa pr atica, devido ao ltro ter f0 nessa frequ encia). Como a inu encia da portadora est a em polarizar ou n ao o transistor, ent ao sua amplitude n ao altera o sinal modulado, desde que tenha-se uma tens ao suciente para polarizar o transistor. Entretanto, na pr atica, tivemos que variar a tens ao de pico da portadora at e que se obte-se a maior supress ao poss vel, devido as caracter sticas do transistor utilizado que responde melhor na frequ encia escolhida com certa tens ao. Ponto 3: Temos a ltragem de componentes indesejadas do sinal (ver gura 2), de acordo com a modula c ao AM-DSB/SC. Assim, nesse ponto j a temos o sinal modulado em AM-DSB/SC com apenas duas raias de interesse na frequ encia (gura 4). Circuito Demodulador: Ponto 4: O transistor no demodulador age de forma semelhante ao do modulador, recuperando as componentes de interesse. Por em, a componente que queremos necessita de uma portadora na chave anal ogica de frequ encia e fase iguais ao da portadora do modulador. Ponto 5: Neste ponto temos um ltro passa baixa, o qual permite que coletemos um sinal senoidal de acordo com o sinal mensagem de origem.

Respostas das Quest oes

1) Comente os resultados obtidos a partir das medi c oes comparando-os com resultados te oricos esperados. De acordo com a refer encia [4], temos teoricamente os espectros da modula ca o AMDSB/SC (gura 14) e o espectro de pot encias do sinal modulado como mostra (gura 15).

Figura 14: Espectros da modula c ao AM-DSB/SC

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

Figura 15: Espectro de pot encias do sinal modulado. Onde k corresponde a ` constante do circuito modulador que permite que a multiplica ca o de duas tens oes resulte em uma outra tens ao. Em e E0 s ao respectivamente a amplitude da modulante e da portadora, e m e 0 correspondem as frequ encias das ondas modulante e portadora. Para conseguirmos comparar os valores de tens ao, adotaremos a normaliza c ao dos valores de acordo com a tens ao da onda modulada, pois esta onda j a tem considerado o k do circuito. Assim, no te orico faremos k gen erico, e no pr atico, usaremos resultados pr aticos obtidos para a normaliza ca o. A gura 16 mostra a onda escolhida.

Figura 16: Esbo co da onda modulada no dom nio do tempo. De acordo com a gura 3, a tens ao base Vbp que buscamos e aproximadamente 200 mV (an alise emp rica devido aos ru dos). Desta forma, teremos resultados pr aticos norp p malizados da tens ao da banda lateral inferior e superior, respectivamente, VBLI e VBLS . Usando a gura 4, podemos fazer:
p VBLI =

64.0mV = 0.320 200mV

65.6mV = 0.328 200mV Idealmente esses valores deveriam ser iguais, mas nosso ltro est a cortando um pouco mais a banda lateral inferior. r r Para os valores respectivos reais, denotemos por VBLI e VBLS . A tens ao base e dada r por Vb = k Em V , E0 pode ser suprimido, pois neste circuito a contribui c ao da tens ao da portadora, teoricamente, atua apenas na polariza c ao da chave anal ogica. Normalizando o resultado te orico, temos:
p VBLS =

kEm /2 = 0.5 kEm O erro relativo das tens oes das raias na frequ encia entre o te orico e o pr atico e de 0.50.32 0.50.32 100% = 36% e 100% = 34 . 4%. Os erros relativos deram bastante 0.5 0.5
r r VBLI = VBLI =

10

Laborat orio de Comunica co es II

AM-DSB

altos, isso deve ser devido as diversas perdas que acontecem no circuito que n ao foram consideradas a rigor nos c alculos. A frequ encia medida do sinal modulado na pr atica de acordo com a gura 4 e de p p BLI = 0 m = 101.0 kHz (banda lateral inferior) e BLS = 0 m = 107.0 kHz p (banda lateral superior). Normalizaremos valores obtidos na pr atica em rela ca o a B = p BLS = 107.0 kHz, portanto:
p 101.0 = 0.9439 BLI = 107 .0 p .0 =1 BLS = 107 107.0

Em teoria, sendo a frequ encia da portadora p = 104 kHz, as raias devem estar em r = 0 m = 104 3 = 101.0 kHz (banda lateral inferior) e BLS = 0 m = 104 + 3 = 107.0 kHz (banda lateral superior). Normalizando em rela ca o a 107 kHz:
r BLI .0 r = 0.9439 BLI = 101 107.0 107 .0 r BLS = 107.0 = 1

Obviamente, o erro relativo entre o pr atico e o te orico dar a zero, portanto o circuito modula bem em rela c ao ao deslocamento na frequ encia. 2) Qual o valor do fator de supress ao medido no item 4? Esse valor obtido e satisfat orio? Justique sua resposta. A supress ao e dada por S0 = 20 log Emax (DSB/SC ) Emax (em = 0)

De acordo com a gura 5 e 3, temos que Emax (DSB/SC ) 200mV e Emax (em = 0) 10mV . Portanto: S0 = 20 log 200mV 10mV = 26.02dB

O ideal e que n ao haja tens ao de sa da do modulador, j a que o sinal modulante est a aterrado, contudo a inu encia da portadora mais os ru dos devem satisfazer um S0 maior que 30dB . Na nossa montagem o ndice n ao atingiu o valor recomendado, ou seja, a portadora tem presen ca consider avel na sa da do modulador. 3) Explique o que ocorre com o sinal demodulado quando a portadora do demodulador sofre o desvio de frequ encia. Se o demodulador tiver uma portadora diferente em defasamento da portadora do modulador, ent ao sicamente a chave anal ogica chavear a sempre no momento errado, ou seja, o chaveamento acontecer a num momento em que n ao est a sincronizado com a portadora do modulador fazendo com que a mensagem tenha distor c oes ou at e mesmo seja perdida completamente. De forma similar, se a diferen ca for na frequ encia, ent ao a chave anal ogica pode chavear mais vezes (desvio positivo em rela ca o a frequ encia da portadora do modulador) ou chavear mais devagar (desvio negativo em rela c ao a frequ encia da portadora do modulador), em ambos os casos, o chaveamento pode ocorrer em diversos momentos indesej aveis para a recupera ca o do sinal mensagem devido a assincronismo de oscila ca o entre os sinais. Para que o sinal seja recuperado sem muita distor ca o, e necess ario que tanto a fase quanto a frequ encia da portadora do demodulador seja igual a ` da portadora do modulador. 11

Podemos ver matematicamente o que ocorre, seja r(t) = informa c ao recuperada, s(t) = sinal modulado AM-DSB/SC cr (t) = portadora local de recep ca o = cos(2fr t + ), fazendo uma an alise tonal, o processo pode ser entendido como segue: r(t) = s(t)cr (t) = [Am cos(2fm t)][Ac cos(2fc t)] cos(2fr t + ) = Am Ac cos(2fm t) [cos(2fc t) cos(2fr t + )] A A cos(2fm t) {cos(2 f t ) + cos[2 (2fc f )t + )]} = 1 2 m c A A cos(2fm t) cos(2 f t ) + 1 A A cos(2fm t) cos[2 (2fc f )t + )] = 1 2 m c 2 m c Ap os o ltro passa baixa, teremos: 1 r (t) = Am Ac cos(2fm t) cos(2 f t ) (2) 2 A equa ca o 2 representa o sinal demodulado. Quando temos que n ao h a desvio de frequ encia, teremos uma distor ca o do tipo cos(), caso esse defasamento seja 90o , podemos perder totalmente a informa c ao da onda modulante. Assim, caso o assincronismo seja apenas do desvio de frequ encia, teremos uma distor c ao da forma cos(2 f t), e caso tenhamos uma diferen ca de fase e frequ encia entre a portadora do demodulador e do modulador, isso causar a uma distor c ao de recep c ao de cos(2 f t ). Por isso e de extrema import ancia que as portadoras (do modulador e do demodulador) estejam em perfeita sincronia nesse tipo de demodula ca o, pois assim n ao causar a distor c ao no sinal mensagem fazendo com que cos(2 f t ) = cos(0 + 0) = 1.

Laborat orio de Comunica co es II REFERENCIAS

AM-DSB

Refer encias
[1] HAYKIN, Simon; MOHER, Michael. Introdu c ao aos sistemas de comunica c ao. 2. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2008. 514 p. [2] Gomes. Telecomunica co es.12. ed. S ao Paulo, SP: Erica. [3] http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/L/F/3/5/LF356.shtml, Acessado em Fevereiro de 2013. [4] Apostila Modula ca o AM DSB - SC, Profo Vitorino, FACCAMP. Obtido em http://www.faccamp.br/apoio/JoseCarlosVotorino/princ_com/ modulaCAoAM-DSB_SC.pdf, acessado em Mar co de 2013.

13

You might also like